Page 1

Veja os melhores restaurantes que produzem a iguaria mais pedida da região do Norte do Brasil.

Abrasileirando

Agosto 2013

PATO NO TUCUPI:

Vinhos brasileiros e o seu crescente mercado no exterior Curiosidades do Chef: Luís ensina como degustar o vinho da

Lista dos melhores Bistrô da região sudeste e sul do País. Assine Já

Abrasileirando 001

Pato no Tucupi

ano 01 Agosto2013


07

Restaurantes Melhores restaurantes da região Norte Bistrôs

10

O aconchego da região Sudeste e Sul

14

Degustação Como apreciar um bom vinho

´

ÍIndice

O Chef ensina

16

O Chef Luís e suas dicas para o dia-a-dia

22

Pato no Tucupi Os melhores sabores do Pará

Vinhos Destaques brasileiros no mercado exterior

31

Sabores A diversidade do Brasil em drinks

26


? Terracota e cozinha Por: Julianne Batista

A cerâmica Terracota é bastante comercializada, sua variabilidade abrange desde produtos para construção e composição civil como tijolos, telhas e utensílios domésticos a artefatos de decoração como vasos, bonecos, pratos decorativos. No Design a Terracota tem sido empregada em utensílios domésticos e decorativos,agregada a outros materiais como é o caso do emprego pela Designer Kate Chung nas vasilhas herméticas de terracota e silicon.

Ou abarcando sozinha, ou seja, como matéria-prima principal,como a série família de Ole Jesen pela loja e marca “Normann Copenhagen”. Ole Jesen: “ Os potes são simples e não refinado, quase primitivo na sua concepção e foram criados para irradiar calor, vida e um brilho apetitoso.

Designer Kate Chung

Designer Ole Jesen

E o caso da coleção Maya da Eno Studio e design de Arik Levy ( à direita). 29

Abrasileirando


Cozinha do Nordeste

Por: Pedro Marques (adaptado)

A região Nordeste do Brasil, uma terra de contrastes que acabam sendo refletidos na gastronomia e no dia-a-dia da alimentação de seus habitantes. Basicamente, aqueles que estão mais perto do litoral criaram pratos à base de peixes e frutos do mar - encontrados em abundância na região. Já o sertão se sustenta graças às carnes do boi e do bode e da farinha de mandioca, complemento de praticamente todos os habitantes da região. Nesse cenário, alguns Estados se destacam - caso da Bahia que recebeu uma grande influência dos escravos africanos e dos ingredientes que já eram conhecidos pelos imigrantes desde a África. O Maranhão, por sua vez, guarda o cuxá, pasta feita à base de vinagreira, camarões secos e gergelim torrado. Os principais ingredientes são os peixes, em especial o robalo, a tainha e o cação. Os frutos do mar também são bastante apreciados na região, sendo que o camarão é encontrado em todo o litoral -- não só do Nordeste mas em todo o país --, assim como outros crustáceos, entre eles a lagosta e o caranguejo, este último em abundância. O caranguejo, inclusive, é muito importante no Nordeste e sua captura e venda são fontes de emprego para milhares de pessoas que vivem próximos das áreas costeiras. A mistura desses elementos resultou em pratos que podem ser encontrados em boa parte da região, com nomes diferenciados e principalmente e mais importante, o sabor.

[ Acesse... - cozinhas do brasil. com. br Abrasileirando

30


Bebidas Por: AgĂŞncia Brasil (adaptado)


Drinks brasileiros

Os produtores brasileiros de cachaça estão substituindo a denominação genérica brazilian rum pelo nome cachaça nos rótulos dos novos estoques, segundo informação do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac). Vicente Bastos, presidente da entidade, acredita que em um período de seis meses a um ano a transição estará completa e todas as garrafas à venda nos Estados Unidos trarão a nova designação.Em fevereiro, o governo norte-americano divulgou em suas mídias oficiais o reconhecimento do destilado como produto de origem exclusiva brasileira determinando que a medida tenha validade a partir de hoje (11).

Em troca do reconhecimento da cachaça, o governo brasileiro publicou decreto no final de março definindo o bourbon e o tenessee whiskey como destilados de origem exclusiva dos Estados Unidos. Segundo Vicente Bastos, com o aval para vender cachaça como produto exclusivo nacional, o próximo passo é tornar o destilado popular entre os norte-americanos. A cadeia produtiva da bebida ainda é pequena e ela não é conhecida em larga escala fora do Brasil.

Abrasileirando

32


Quem conhece [a cachaça], no máximo ouviu falar de caipirinha. É preciso promovê-la, fazê-la conhecida, investir em divulgação”, diz. Segundo Bastos, a produção de cachaça emprega em torno de 600 mil pessoas no país e exporta em torno de US$ 20 milhões anuais. O Ibrac ainda não tem projeções de quanto as vendas externas podem aumentar com o reconhecimento dos EUA. Atualmente, o Decreto n° 4062/2001 regulamenta a

33

fabricantes é feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com Vicente Bastos, o setor privado discute a possibilidade de criar um Conselho Regulador formado por associações e produtores para reforçar as garantias de qualidade. [Decreto nº 4062/2001 “Define as expressões "cachaça", "Brasil" e "cachaça do Brasil" como indicações geográficas e dá outras

Abrasileirando


Projeto editorial pdf  

Revista Gastronômica

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you