Page 1

Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra Escola Associada

Ano Lectivo 2007/2008

Avaliação do Plano TIC “Byte a byte em direcção ao futuro”

Oeiras, Julho de 2008

O Coordenador TIC Rufino Almeida


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Introdução

Durante este Ano Lectivo tentou-se evoluir numa nova abordagem ao Ensino/Aprendizagem utilizando as TIC. Contudo, dado os condicionalismos apontados na introdução do Plano TIC, que agora se avalia, não terem sido alterados, devido à demora na concretização do PTE – Plano Tecnológico para a Educação, e ao facto de não se ter realizado mais nenhuma acção de formação para professores nesta área, fez com que apenas se tivessem dado pequenos passos que certamente nos levarão à melhoria do ensino e da aprendizagem. Porque o próximo ano lectivo será um ano de mudanças, nomeadamente no que se refere à implementação do PTE nas escolas, os novos Departamentos Curriculares e à previsível saída de mais de uma dezena de Professores para a aposentação, foi sugerido pelo Coordenador TIC e aprovado em Conselho Pedagógico de 8 de Julho de 2008 a vigência por mais um ano do Plano TIC formulado para 2007/2008. Nesse sentido serão elaboradas algumas correcções e um novo Cronograma com as Actividades. Para facilitar a leitura da avaliação deste Plano optamos por manter visíveis os objectivos e actividades propostas.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 2 de 2


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos Desenvolver as literacias em Língua Portuguesa.

Calendário

Eleição dos melhores textos da turma incluídos no PIT e divulgação no Moodle.

De Dezembro a Junho de 2008

Prof. Maria José Seixas; Professores de Língua Portuguesa; Coordenadora do PNL; Coordenadora da BE/CRE; Coordenador TIC.

Envolver 5% dos alunos da Escola Sede.

Até Junho de 2009

Prof. Maria José Teixeira; Professores de Língua Portuguesa; Coordenadora do PNL; Coordenadora da BE/CRE; Coordenador TIC.

As actividades envolveram cerca de 7,5 dos alunos e para o próximo ano lectivo pretende-se manter ou ultrapassar este número.

Leitura dos melhores trabalhos pelos seus autores, ou pelos seus amigos, e possível edição em livro. Divulgação de todas as Actividades no Moodle. Desenvolver o gosto pela escrita pessoal, segundo modelos de texto previamente definidos.

Concurso de poesia ou prosa, utilizando as TIC nos vários processos de desenvolvimento.

A eleição dos melhores textos da turma incluídos no PIT contou

Avaliação

com a participação entusiasta dos alunos.

As Actividades foram divulgados no Moodle, na página do PNL, e envolveram cerca de 7,5% dos alunos. Estas actividades pelo impacto que tiveram deverão continuar no ano lectivo 2008/2009.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Equipa

Indicadores de Partida e Chegada

Actividades e Meios

Página 3 de 3


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos Promover o gosto pela leitura.

Actividades e Meios “Texto pela Rádio” – Leitura na rádio da escola, durante os intervalos, de textos / poemas proibidos antes do 25 de Abril. Dinamização do PNL e BE/CRE no Moodle com actividades promotoras de leitura: - Livro da Quinzena; - Novidades na BE/CRE.

Calendário

De 21 de Abril a Coordenadora do 2 Maio de 2008 PNL; Coordenadora da BE/CRE; Prof. Cristília; De Janeiro a Alunos Junho de 2008 Coordenador TIC.

A actividade “Texto pela Rádio” não foi realizada devido ao Não continua facto de os aparelhos estarem avariados. Assim, apenas foi em 2008/09 divulgada música/poemas no espaço da BE/CRE.

Avaliação

Equipa

Foi feita, no Moodle, a divulgação de actividades Ao longo do promotoras de leitura, que no caso da Homenagem a Torga ano lectivo atingiu as 523 consultas. Foram recomendados 14 Livros e 2008/2009 divulgadas 17 novas aquisições para a Biblioteca e Centro de Recursos.

Coordenadora do PNL; Coordenadora da BE/CRE; Coordenador TIC.

Indicadores de Partida e Chegada Chegar a 50% dos alunos da Escola Sede.

Manter as consultas do PNL e BE/CRE, no Moodle, num valor Superior a 50% dos alunos da Escola Sede.

As recomendações de leitura foram consultadas por 137* utilizadores no PNL e 148* na BE/CRE. Houve, ainda, 85 que consultaram as últimas aquisições da BE/CRE. *Não estão contabilizados todos os que viram/leram a notícia na quinzena em que os livros foram recomendados.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 4 de 4


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos Desenvolver as literacias em Matemática. Desenvolver centros de interesse que ocupem de forma útil e criativa os alunos da escola

Actividades e Meios Dinamização do Laboratório de Matemática onde podem aplicar as novas tecnologias na aprendizagem desta disciplina.

Desenvolver estratégias de Utilizar o Moodle da Barra para promover actividades matemáticas ensino/aprendizagem que promovam a autonomia e o lúdicas e interactivas. desejo de actualização constante dos saberes. Estimular o espírito crítico através da resolução de problemas.

Calendário

Equipa

De Outubro a Junho de 2008

Coordenadora do PME/PAM; Professores de Matemática; Coordenadora do Projecto Digitando o Futuro; Coordenador TIC.

Reduzir o insucesso a Matemática no 2º Ciclo de 45% para 43% e no 3º Ciclo de 25,4% para 24%

Utilizar os computadores portáteis para jogos e software de Matemática.

Coordenadores do A ocupação do Laboratório de Matemática teve uma De Setembro PME/PAM; ocupação semanal superior a 60% com actividades do de 2008 a Junho de 2009 Professores de PAM/PME.

Avaliação

Indicadores de Partida e Chegada

O Moodle foi utilizado de forma sistemática, sendo que das 6 disciplinas mais activas nos últimos 11 meses, 3 delas são de Matemática (ver fig.1). Foram utilizados 1178 computadores portáteis pelos alunos no âmbito do PAM/PME.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Matemática; Coordenador TIC.

No 2º Ciclo a média do insucesso situou-se nos 26,19% uma melhoria acentuada, enquanto que no 3º Ciclo a média do insucesso foi de 26,6%, superior ao previsto. Tentar diminuir ainda mais o insucesso no 2º Ciclo e reduzir no 3º Ciclo para os 24% .

Página 5 de 5


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Fig.1 – Disciplinas mais activas do Moodle nos últimos 11 meses.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 6 de 6


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos

Avaliação

Promover o uso das tecnologias de informação nas actividades de ensino aprendizagem. Perspectivar o uso das TIC como ferramentas potenciadoras e geradoras de novas situações de aprendizagem e de novas metodologias de trabalho.

Actividades e Meios

Calendário

Utilização dos computadores portáteis no De Setembro a âmbito do Projecto “Digitando o Futuro” Junho de 2008 para recolha, tratamento de informação e apresentação de trabalhos das várias disciplinas. Criação, por parte dos professores, de material didáctico digital a disponibilizar no Moodle a outros colegas e aos alunos.

A utilização sistemática dos portáteis por todas as turmas, Setembro de independentemente do professor pertencer ou não ao 2008 a Junho de projecto “Digitando o Futuro”, permitiu uma maior 2009 rentabilização destes recursos tecnológicos, muito embora o facto de a Internet só cobrir o Pavilhão Principal foi um constrangimento para que a sua utilização não tivesse sido maior. (ver gráficos comparativos nas duas páginas seguintes). Utilizaram o Moodle para disponibilizar material didáctico digital a outros colegas e aos alunos 70% dos professores que integram o projecto “Digitando o Futuro”.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Indicadores de Partida e Chegada

Equipa Coordenadora do Projecto Digitando o Futuro; Professores de todos os grupos; Coordenador TIC.

Aumentar de 16 para 20 as turmas com acesso aos computadores portáteis.

Coordenador TIC Professores de todos os grupos disciplinares

Foram contabilizadas 20 turmas a utilizar os portáteis, no entanto, houve mais turmas que os utilizaram mas não estão identificadas porque a aplicação GATo (Gestão de Actividades TIC) utilizada para gerir as requisições e actividades TIC, apenas nos indica o ano. A turma só é identificada quando é explicitada na actividade.

Página 7 de 7


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Percentagem de Ocupação dos 14 Computadores Portáteis em 2006/2007

11%

Ocupados Livres

89%

Para além dos computadores dos alunos foram ainda requisitados 1780 computadores de professores. Em média, cada computador de professor apenas esteve ocupado 9,7% dos 1830 tempos lectivos disponíveis para cada computador. Os professores que pertencem ao projecto “Digitando o Futuro” nem sempre efectuaram requisição e por essa razão não foi possível contabilizar a sua real ocupação. Do ano lectivo passado para este houve um aumento de 12% na utilização dos computadores portáteis (gráficos à esq.). Vários Departamentos, que engloba os professores de Área de Projecto, o Departamento de Educação Artística e Tecnológica e o Departamento da Matemática foram os 3 Grupos que mais utilizaram os portáteis neste ano lectivo (gráfico em baixo).

Percentagem da ocupação dos 14 computadores portáteis em 2007/2008

Departamentos e Grupos que mais requisitaram computadores portáteis 2940

Vários Dep.

23%

Dep. Edu. Art. e Tec. Dep. Matemática Coord. TIC

Ocupado Livre

Dep. Ciê. Fís. Nat.

1442 1186

Dep. Líng. Est. 971

Dep. Ciê. Soc. e Hum. 1º Cíclo

537

77%

282

Coordenador TIC: Rufino Almeida

122

Dep. Líng. Port. 24

Página 8 de 8

8


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

N.º de computadores que os Professores do Projecto "Digitando o Futuro" requisitaram para actividades com os seus alunos e sua comparação com o ano lectivo anterior

Cristília José

2

Elsa Tavares

8

218 96 73 94 68

Ilda Coelho Jorge Augusto

174

Céu Maio

632

Fernanda Pires

166

Hermínia Paiva Manuela Pereira Susana Ribeiro Rufino Almeida

1 137 789 242

2006-2007

2007-2008

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Não estão contabilizadas as utilizações dos portáteis atribuídos aos professores do projecto “Digitando o Futuro”, fora do trabalho com os alunos, nem as requisições efectuadas pelos seus pares pedagógicos.

Página 9 de 9


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos

Avaliação

Utilizar instrumentos e ferramentas de comunicação à distância, valorizando o seu papel na construção de espaços de cidadania.

Actividades e Meios

Calendário

Videoconferência mediada pela Internet, Junho de 2008 entre os alunos da sala nº3 do Jardim de Infância Beça Múrias, e os alunos da sala Amarela do J. I. Da P. Da Galega –

Mafra

A videoconferência mediada pela Internet, realizada a Até Junho de partir do Jardim de Infância Manuel Beça Múrias, pelos 2009 alunos da sala n.º 3 com os alunos da sala Amarela do Jardim de Infância da Póvoa da Galega – Mafra, foi dinamizada no âmbito do Plano de Actividades do JI Manuel Beça Múrias. Na sequência da realização desta actividade, decorreram actividades conjunturais que se desenrolaram num espaço mais “comum” das actividades do jardim de infância (produção de registos, reflexões e debates, troca de correspondência entre os jardins de infância, etc.), bem como uma reflexão sobre os meios técnicos e tecnológicos de comunicação e informação.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Equipa

Indicadores de Partida e Chegada

Prof. Conceição Bracons e Alunos da sala 3 do Jardim de Infância Manuel Beça Múrias. Coord. TIC

Envolver todos os alunos da sala 3 do Jardim de Infância Manuel Beça Múrias.

Prof. Conceição Bracons e Alunos da sala 3 do Jardim de Infância Manuel Beça Múrias.

Esta actividade teve um enorme sucesso, em ambos os Jardins de Infância, pelo que há todo o interesse em continuar esta actividade no próximo ano lectivo.

Página 10 de 10


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos Combater a iliteracia tecnológica.

Actividades e Meios Projecto: praTIC@ndo. Utilização do computador para elaborar trabalhos, para registo escrito de visitas de estudo, experiências, descobertas, opiniões, debates, etc. A desenvolver com alunos que não tenham computador em casa.

Calendário De 7 de Janeiro de 2008 a 20 de Junho de 2008

Avaliação

O projecto TIC, praTIC@ndo, envolveu 23 alunos da Ao longo do Ano escola, dos 3ºs e 4ºs anos de escolaridade. A planificação Lectivo deste projecto era semanal, no entanto, estas 2008/2009 planificações foram sendo adaptadas, uma vez que, os cinco grupos evoluíram de forma diferente.

Equipa

Indicadores de Partida e Chegada

Professoras: Alexandra Silva; Ana Cristina Almeida; Anabela Valentim (Coordenadora)

Envolver 18 alunos, da EB1 Conde Ferreira, do 3º e 4º ano, que não possuem computador em casa.

Professoras: Alexandra Silva; Ana Cristina Almeida; Anabela Valentim (Coordenadora)

Envolveu 23 alunos (mais 5 alunos do que o inicialmente previsto) do 3º e 4º ano da EB1 Conde Ferreira.

Essencialmente o que se trabalhou foi o processamento de texto, ilustração, digitalização de documentos, paginação, paint, pesquisa na net, etc. Os alunos revelaram-se sempre interessados e participativos. É um projecto a continuar no próximo ano lectivo.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 11 de 11


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos Desenvolver as competências em TIC dos Alunos e Professores.

Actividades e Meios Dinamizar a página WEB da Escola EB1 Manuel Beça Múrias.

Calendário De Janeiro a Junho de 2008.

Equipa

Indicadores de Partida e Chegada

Professor Artur Envolver os alunos do 4ºA Nunes e Alunos. da EB1 Manuel Beça Múrias.

Avaliação

Mostrar a Escola ao exterior e divulgar os trabalhos dos Alunos.

Esta actividade não se realizou por motivos relacionados com recursos humanos e temporais.

Objectivos Específicos

Avaliação

Promover a imagem do Agrupamento/Escola

Actividades e Meios Manter actualizada a página do Agrupamento / Escola e o Moodle.

Foi conseguido parcialmente a consecução deste objectivo já que não foi possível actualizar a página da Escola/Agrupamento, excepto pontualmente, por não ter havido possibilidade de formação em FrontPage. Para compensar a Página inicial do Moodle da Barra tem servido como meio privilegiado para promover as actividades do Agrupamento.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Ao longo do ano Professor Artur lectivo 2008/09 Nunes e Alunos.

Calendário De Setembro a Julho.

Equipa Coordenador e Equipa TIC; CCMA; CRIE

Ao longo do ano Coordenador e lectivo 2008/09. Equipa TIC; CCMA.

Envolver os alunos do Professor Artur Nunes.

Indicadores de Partida e Chegada Aumentar em 10% no Moodle os actuais 589 participantes.

Os utilizadores do Moodle aumentaram em 29%. Passou dos 589 para 760. Manter ou ultrapassar os actuais 760 utilizadores é o objectivo para o próximo ano. (ver gráficos na página seguinte).

Página 12 de 12


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Abril

88

Marº

87 114

Fevº 96

Janº

115

Dezº

231

Novº 139

Outº 33

Setº 0

50

100

150

200

250

Utilizadores em 28 de Junho de 2008

Média de 113 logins diários no Moodle da Barra no período de Setembro de 2007 a Abril* de 2008. * Último mês com dados disponíveis.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 13 de 13


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos Beneficiar de todas as vantagens da utilização da Internet, conhecendo os seus perigos.

Actividades e Meios Sessão para Professores e Encarregados de Educação sobre “Segurança de Crianças e Jovens na Internet”.

Calendário

Avaliação

O destaque a este tema e à segurança na Internet em geral foi dado em várias disciplinas do Moodle da Barra (como por exemplo: Página principal, Coordenação TIC, Plataforma Moodle Alunos, Plataforma Moodle Professores e na página dos Encarregados de Educação).

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Indicadores de Partida e Chegada

Final de Janeiro de 2008.

CRIE – Dr. Jorge Chegar a 3% da Borges; CCMA – comunidade educativa, Dr.ª Lígia Azevedo e adulta, do Agrupamento. Dr. Luís Bárcia; Coord. TIC

No Moodle da Barra ao longo do próximo ano lectivo 2008/09

Coord. TIC, CCMA, Em termos de participação na sessão sobre o tema ERTE/PTE (SeguraNet) “Segurança de Crianças e Jovens na Internet” não foi cumprido o objectivo dos 3% , apenas metade. No entanto, a probabilidade de os adultos da comunidade educativa terem chegado à informação disponibilizada nas páginas do Moodle, sobre este tema, foi superior à prevista uma vez que estão inscritos 236 adultos (Professores e Enc. de Educação) e por conseguinte com acesso a essa informação.

Promover a segurança no Moodle do Agrupamento.

Com a ajuda do Centro de Competência Malha Atlântica, realizou-se uma sessão sobre o tema “Segurança de Crianças e Jovens na Internet”, na Biblioteca no dia 27 de Fevereiro às 18,30h e destinada a Professores e Encarregados de Educação. Nesta sessão, onde foram focados aspectos relacionados com a “Segurança do computador”, “Conhecer a rede: riscos e desafios”, “Comunidades Virtuais”, “Ciberdependência” e “Sites falsos e phishing”, estiveram presentes 24 participantes.

Equipa

Página 14 de 14


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos Proporcionar aos professores formação e apoio na utilização das aplicações informáticas Moodle e GATo.

Actividades e Meios

Calendário

Oficina das TIC – Destina-se a Professores para apoio à implementação do Moodle da Barra e da aplicação de Gestão de Actividades TIC – GATo. Destina-se também ao apoio das Actividades TIC, em geral.

Durante o primeiro período, haverá duas sessões semanais de 90 minutos e, nos segundo e terceiro períodos, as sessões serão mensais ou sempre que se justifique.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Equipa Coordenador TIC

Indicadores de Partida e Chegada Apoiar 40% dos professores do Agrupamento.

Página 15 de 15


Avaliação

Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Numa primeira fase deu-se prioridade à implementação do No ano lectivo Moodle e GATo – Gestão de Actividades TIC. No 2º e 3º Período 2008/09 sempre o destaque foi para a segurança na Internet e no computador. que se justifique. Para sensibilizar a utilização do Moodle foram realizadas 2 sessões. A primeira, com a colaboração do Centro de Competência Malha Atlântica, realizou-se na BE/CRE no dia 7 de Setembro, das 14,30h às 17h. A segunda sessão destinou-se a futuros responsáveis por Disciplinas do Moodle com o objectivo de prestar esclarecimentos sobre a melhor forma de estruturar as disciplinas e o seu funcionamento e decorreu no dia 12 de Setembro de 2007, das 9,30h às 12,00h e das 15,00h às 17,00h. Para demonstração das funcionalidades e experimentação da aplicação de Gestão de Actividades TIC – GATo, realizaram-se duas sessões no dia 10 de Setembro de 2007, uma das 9,30h às 12,00h e a outra das 15,00h às 17,00h. Ainda no âmbito do apoio a professores foi prestada ajuda à Directora de Turma do 6º D na inscrição dos alunos no Moodle. Foi aproveitada a ocasião para alertar estes alunos sobre a segurança na Internet, razão pela qual foram utilizadas quatro aulas de Formação Cívica entre 14 de Fevereiro e 6 de Março de 2008. Realizou-se uma sessão sobre o tema “Segurança de Crianças e Jovens na Internet”, já referida. Dando seguimento à temática do Moodle e Segurança foram realizadas 2 sessões, a 21 e 28 de Abril, das 18,30h às 20,00h, em que se trataram de aspectos relacionados com o Moodle sempre numa perspectiva de utilização segura. De uma maneira geral estas actividades tiveram bastante receptividade por parte dos professores, no entanto estes preferem um apoio de proximidade, i.e. obterem apoio no momento em que surgem as dúvidas ou os problemas. Este tipo de apoio nem sempre é compatível com a distribuição de Serviço do Coordenador TIC. Nem sempre a participação de professores nas várias sessões foi a esperada, noutras superou as expectativas. Para o próximo ano deverão ser realizadas sessões pontuais com destaque para temas como Moodle e segurança, assim como prestar apoio na implementação do PTE. Coordenador TIC: Rufino Almeida

Coordenador e Equipa TIC

Nas sessões sobre o Moodle participaram 54 Professores. Às sessões sobre o GATo compareceram 35 Professores. A Oficina das TIC funcionou, durante o primeiro Período, todas as segundas-feiras das 10.05h às 11.35h e às quintas-feiras das 16.55h às 18.25h. Abrangeu 25 professores únicos (25 presenças nas segundas e 31 nas quintas). Nas 2 sessões de “Moodle e Segurança” participaram 13 professores. Não foram contabilizados os apoios individuais que ocorreram ao longo do ano. No total foram apoiados 63,5% Professores do Agrupamento.

Página 16 de 16


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos Promover uma efectiva utilização das TIC nos processos de ensino/aprendizagem.

Actividades e Meios Formação em Power Point, e dúvidas em geral, destinada a professores.

Avaliação

Desenvolver competências na diversificação de estratégias, no desenvolvimento de projectos e recursos Educativos.

Parte das pessoas inscritas acabou por não frequentar, devido ao horário. As que frequentaram regularmente demonstraram interesse e vontade de continuar.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Calendário De Setembro de 2007 a Junho de 2008 em sessões semanais de 90 minutos.

Equipa Professora Fernanda Pires

Indicadores de Partida e Chegada Apoiar 15 professores ao longo ano lectivo.

Este objectivo ficou aquém do previsto.

Página 17 de 17


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos Educar para a cidadania respeitando os direitos de autor.

Avaliação

Incentivar a não utilização de material pirateado, alertando para as consequências da utilização desses produtos.

Indicadores de Partida e Chegada

Actividades e Meios

Calendário

Equipa

Eu não sou pirata – Nesta semana pretende-se chamar a atenção dos alunos e de toda a Comunidade Educativa para as várias formas de pirataria, seja na música, nos filmes, nos livros, no software, na Internet, etc.

Semana de 3 a 7 de Março de 2008.

Equipa TIC; Toda a Comunidade Educativa; Sociedade Portuguesa de Autores; ASOFT; ASAE.

Envolver todos os participantes do Moodle e a maioria dos Professores e Alunos do Agrupamento.

No ano lectivo 2008/09 nas primeiras aulas de Área de Projecto, apenas para as turmas do 5º Ano

Actividade a desenvolver em parceria com a BE/CRE e Profs. de Área de Projecto. Alunos do 5º ano Coordenador e Equipa TIC

Esta actividade só não conseguiu superar as expectativas ao nível do 1º Ciclo. Ao contrário do previsto foi bastante divulgada junto de professores de outras escolas e de outros Coordenadores TIC.

Programou-se para a semana "EU NÃO SOU PIRATA" uma apresentação em Power Point e uma disciplina no Moodle que pretendeu chamar a atenção de toda a Comunidade Educativa para as várias formas de pirataria, na música, nos filmes, nos livros, no software, na Internet, etc. Foi realizada uma sessão de apresentação da semana “Eu não sou Pirata” para os Directores de Turma, no dia 20 de Maio, na BE/CRE, com a duração de uma hora e trinta minutos. Estiveram presentes 14 Professores. Foi elaborado e distribuído um guião para os Directores de Turma. Durante a semana de 26 a 30 de Maio foi posta à disposição de todas as turmas uma sala devidamente preparada e foi prestado todo o apoio pela Equipa TIC à concretização desta actividade. As actividades foram orientadas pelos Directores de Turma, em Formação Cívica, e visaram os seguintes objectivos:

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 18 de 18


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Educar para a cidadania. Respeitar os direitos de autor. Alertar para as consequências da utilização de produtos pirateados. Incentivar a não utilização de material pirateado. A semana do “Eu não sou Pirata” decorreu de 26 a 30 de Maio e superou as expectativas ao nível do interesse e participação dos alunos e dos Professores dos 2º e 3º Ciclos. O tempo para esta actividade (45 minutos da aula de Formação Cívica) foi insuficiente para o debate. Esta falta de tempo impossibilitou as turmas de, no final da aula, apresentarem as suas conclusões na Disciplina do Moodle. Como a actividade decorreu quase no final do ano, numa altura em que se ultimavam os preparativos para o musical “No tempo de Camões...” e a apresentação de diversos trabalhos não permitiram a conclusão da actividade na aula de Formação Cívica seguinte como seria desejável. A Disciplina “Eu não sou Pirata”, no Moodle, teve 1676 visualizações entre 26 de Maio e 23 de Junho de 2008 e foi a mais activa dos últimos dois meses. A nível do 1º Ciclo esta actividade não teve qualquer desenvolvimento digno de nota. Sugerese que esta Actividade tenha continuidade no próximo Ano Lectivo, desta vez, nas primeiras aulas de Área de Projecto e em estreita colaboração com a Biblioteca e Centro de Recursos. No que diz respeito à disciplina do Moodle, esta deverá ser actualizada com mais alternativas de software livre, etc. • • • •

Logins na Página "Eu não sou Pirata", por semana, no período entre 26 de Maio e 30 de Junho 26-Mai-08 208

02-Jun-08

710

09-Jun-08

181

16-Jun-08 23-Jun-08 30-Jun-08

75 41 59

Disciplinas do Moodle mais activas nos últimos 2 meses

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 19 de 19


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos Criar as condições favoráveis à aquisição por parte dos alunos de competências nos domínios do saber, do saber sentir, do saber fazer e do saber estar.

Actividades e Meios Dinamização do espaço multimédia com a criação de um grupo de Professores (eBIB) disponíveis para apoiar os alunos na pesquisa e trabalho individual nos computadores.

Avaliação

Com o de objectivo de proporcionar aos alunos mais acesso aos computadores e um maior apoio na pesquisa e na utilização das TIC, foram seleccionados professores, de entre os que tinham horário na BE/CRE – os e-BIB – que apenas cobriam 19 dos 60 tempos do horário semanal do Centro de Recursos. A maioria dos professores que constituíram a equipa eBib, fizeram um trabalho meritório mas pouco visível pelo insignificante número de tempos envolvidos. Continuamos a achar que é uma óptima solução para apoio dos alunos que frequentam este espaço, mas que só deverá ser posta novamente em prática quando houver professores em número suficiente para preencher a maior parte do tempo em que a BE/CRE estiver aberta.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Calendário De Setembro a Junho.

Equipa Coordenadora da BE/CRE; e-BIB; Equipa TIC; Coordenadora da Área de Projecto.

Indicadores de Partida e Chegada Aumentar a ocupação dos computadores da BE/CRE dos actuais 19% para 25% de alunos em actividades de aula e para os alunos que não têm computador em casa uma ocupação na ordem dos 50%.

Não foi possível atingir os objectivos propostos uma vez que observando os dados recolhidos (ver gráficos) estes não indiciam que tenha havido uma evolução favorável à manutenção desta equipa de apoio aos alunos na pesquisa e trabalho individual nos computadores.

Página 20 de 20


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Ocupação do espaço Multimédia da BE/CRE por turmas*

12%

Tipo de utilização dos computadores no espaço da BE/CRE Moodle

523

Área de Projecto

2256

CD-ROM Processamento de Texto

88%

Internet Ocupado

589 378 1027

Livre

* Neste gráfico apenas foi contabilizada a ocupação por turmas em contexto sala de aula.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Tipo de utilização individual dos computadores da BE/CRE ao longo do ano.

Página 21 de 21


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos Aumentar o acesso e o uso da tecnologia pela comunidade educativa, perspectivando a escola como uma comunidade de aprendizagem.

Actividades e Meios Facilitar o acesso à Sala TIC e Laboratório de Matemática com a possibilidade de requisição destes espaços pela Internet – GATo – mantendo sempre actualizada a ocupação e com o equipamento operacional.

Calendário De Setembro a Junho.

Avaliação

Apoiar a concretização de Projectos em que o Agrupamento se encontra envolvido. Foram criados utilizadores e palavras-chave, para acesso aos De Setembro a computadores da sala TIC e GATo, para todos os professores Julho de 2009 do agrupamento e alunos da Escola Sede. Foi feito um mapa com a ocupação das salas TIC, Lab. De Matemática e espaço multimédia do Centro de Recursos. Mapa com a disponibilidade de espaços TIC nas horas em que cada professor tinha a Área de Projecto. Para facilitar a requisição de Equipamentos Informáticos / Multimédia e salas específicas para a utilização destes equipamentos, foi implementada a aplicação informática – GATo, baseada na Internet. Esta aplicação foi configurada de acordo com o nosso Agrupamento e nela foram inscritas a maioria das Actividades do Plano Anual, associadas ao Projecto Educativo e Actividades TIC. Embora com algumas resistências, por parte de alguns professores esta aplicação tem muitas vantagens na uniformização de procedimentos incluindo na sua Avaliação.

Equipa

Indicadores de Partida e Chegada

Coordenador e Equipa TIC. Professora de ITIC. Coordenadora do PME/PAM. Coordenadora do Projecto “Digitando o Futuro”.

Aumentar em 10% a ocupação da Sala TIC que se situa nos 35%. Aumentar a ocupação do Laboratório de Matemática em actividades TIC de 19% no ano passado para 35% este ano.

Coordenador e Equipa TIC. Professora de ITIC. Coordenadora do PME/PAM.

Manter uma ocupação igual ou superior aos 35% na Sala TIC e no Lab. de Matemática.

Foi prestado todo o apoio solicitado aos projectos: “Digitando o Futuro”, PAM/PME e LER+. Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 22 de 22


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Ocupação da Sala TIC depois de descontada a actividade lectiva fixa da sala no ano lectivo 2007/08

47%

Departamentos ou Grupos que mais requisitaram a Sala TIC e o Lab. de Mat. no ano lectivo 2007/08

Ocupado Livre

53%

Dep. Líng. Port. Dep. Línguas Estr. Coordenação TIC

Ocupação do Lab. de Matemática depois de descontada a actividade lectiva fixa nesta Sala no ano lectivo 2007/08

Dep. Matemática Dep. Ed. Art. e Tec. Dep. Ciên.Soc.e Humanas Vários Dep.

36% Ocupado Livre 64%

0

50

100

Sala TIC Lab. Mat

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 23 de 23

150

200


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Ocupação do Portátil 1 em 2006/2007

9%

Ocupação do videoprojector em 2006/2007

91% 16%

Ocupado

84%

Livre Ocupado

Ocupação dos portáteis 1 e 2 em 2007/2008

Portátil 2

Portátil 1

8%

92%

16,30%

83,70%

Livre

Ocupação do VideoProjector 1 e 2 em 2007/2008

VídeoProjector 2

VídeoProjector 1

14%

86%

15%

85%

Ocupado

Ocupado

Livre

Houve um aumento de 15,3% na utilização dos portáteis e um aumento de 13% dos VídeoProjectores móveis. Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 24 de 24

Livre


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos Promover uma efectiva utilização das TIC na avaliação e nas tarefas administrativas e de gestão escolar. Articular com a (s) empresa (s) que presta (m) serviços técnicos e de manutenção ao equipamento informático.

Actividades e Meios Criação de utilizadores e palavras-chave para todos os professores do agrupamento e alunos da Escola Sede. Elaboração de manuais. Instalação, manutenção e configuração de programas. Cópias de segurança regulares. Articulação com as empresas de software e que prestam assistência Técnica.

Calendário

Equipa

Indicadores de Partida e Chegada

De Setembro a Julho.

Coordenador TIC; Equipa TIC; Conselho Administrativo; Comissão Executiva; JPM; Infordígito; Jolufra.

Manter a operacionalidade do software e equipamentos entre os 90 e os 100%.

De Setembro de 2008 a Julho de 2009.

Coordenador TIC; Equipa TIC; Conselho Administrativo; Comissão Executiva; JPM; Bibliosoft; Infordígito; Jolufra; PTE.

Manter a operacionalidade do software e equipamentos entre os 90 e os 100%.

Avaliação

Zelar pelo funcionamento dos computadores e das redes na escola/agrupamento. Foram criadas as condições para a utilização das TIC na avaliação dos alunos, nas tarefas administrativas e de gestão escolar. Foi feita a articulação com as empresas que prestam serviços técnicos e de manutenção ao equipamento informático: Infordígito, Jolufra, JPM, Bibliosoft e Areal. Foi feita a manutenção básica e actualização aos computadores, redes e impressoras na Escola Sede. Foram criados utilizadores e palavras-chave para todos os professores do agrupamento e alunos da Escola Sede. Foram feitas cópias de segurança regulares das bases de dados dos programas utilizados na Escola Sede. Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 25 de 25


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos

Actividades e Meios

Proporcionar aos Articular com o Centro de Formação de professores formação no Oeiras (FOCO) e o Conselho Pedagógico a formação de professores e âmbito das TIC. funcionários. Criar condições para que algumas acções possam ser ministradas na sede deste Agrupamento.

Calendário De Setembro a Julho.

Avaliação

Foi elaborado em conjunto com Conselho Pedagógico De Setembro de o Inventário das necessidades de Formação 2008 a Julho de Transversais definidas como prioritárias pelo 2009. Agrupamento (aprovado no C. Pedagógico de 10 de Outubro de 2007). Para auscultar as necessidades e preferências em diversas áreas foi feito um inquérito aos funcionários e professores do Agrupamento.

Indicadores de Partida e Chegada

Equipa Coordenador TIC; Conselho Pedagógico; Comissão Executiva; Centro de Formação de Oeiras; CCMA; Professores; Funcionários.

Proporcionar Formação a pelo menos 50% dos Professores.

Coordenador TIC; Conselho Pedagógico; Comissão Executiva; Centro de Formação de Oeiras; CCMA; Professores; Funcionários.

Até ao momento não foi possível atingir o objectivo de proporcionar Formação a pelo menos 50% dos Professores.

Com a colaboração do CFO realizou-se uma acção de formação – A Utilização das TIC nos Processos Ensino/Aprendizagem – na Escola Sede do Agrupamento, para 20 formandos. Houve mais 6 formandos a realizarem formação neste período, 3 dos quais através do CFO. Não foi possível realizar outras acções previstas por falta de financiamento. O DGRHE em colaboração com os de Formação realizaram formação sobre a Avaliação de Desempenho Docente” a diversos professores do Agrupamento.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 26 de 26


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Objectivos Específicos

Calendário

Equipa

Indicadores de Partida e Chegada

Estudar soluções de espaços a disponibilizar para o trabalho dos Professores na preparação das suas aulas. Propostas para extensão da rede aos diversos espaços escolares e locais para a colocação dos Quadros Interactivos no âmbito do Plano Tecnológico.

De Janeiro a Julho.

Coordenador e Equipa TIC; Comissão Executiva; Professores; Funcionários.

Aumentar em três o número de computadores disponíveis para o trabalho dos professores, assim como um novo espaço de trabalho.

Foi estudada e apresentada à Comissão Executiva Provisória uma proposta para reorganização de espaços para o trabalho dos Professores na preparação das suas aulas, a localização dos Quadros Interactivos e a redistribuição de computadores no âmbito do PTE.

Até Julho de 2009

Coordenador e Equipa TIC; Comissão Executiva; Professores; Funcionários.

Devido ao atraso na implementação do PTE e de reorganização dos espaços, ainda não foi possível cumprir o objectivo de aumentar em 3 o número de computadores disponíveis para o trabalho dos professores.

Criar condições e apresentar propostas aos Órgãos de Gestão para a implementação do Plano Tecnológico na Escola.

Avaliação

Actividades e Meios

Notas Finais: Dos vinte e nove objectivos em análise sete não foram atingidos e dois apenas o foram parcialmente.

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 27 de 27


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Cronograma das actividades para o ano lectivo 2007/08 e 2008/09

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 28 de 28


Avaliação do Plano TIC 2007/2008 – Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Oeiras, 29 de Julho de 2008

(Rufino Manuel Lima de Almeida) Coordenador TIC

Coordenador TIC: Rufino Almeida

Página 29 de 29

Avaliação do Plano TIC  

Do Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you