Page 1


A história da internet   A internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagónicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projectos Agency. Em 1962, J. C. R. Licklider, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), já falava em termos da criação de uma Rede Intergaláctica de Computadores (Intergalactic Computer Network, em inglês).


O que é necessário para aceder à internet

 Para aceder á Internet precisamos de Hardware e Software específicos e também de um fornecedor de serviços. Hardware.

Em termos de Hardware, precisamos de um computador, de um Modem e de uma linha telefónica normal, RDIS ou uma ligação por cabo. Para se poder " navegar" na Net a uma velocidade aceitável convém ter em atenção o espaço livre do disco rígido e a memória RAM.


Os serviços que a internet disponibiliza

 Os serviços que a internet disponibiliza são: E-mail, WWW, Motores de busca, FTP, IRC, Videoconferência, TELNET, Comércio electrónico.


Regras de conduta 

Todos os novos cidadãos da Net, também chamados netcitizens, devem ter presente que existem outros cidadãos e que, tal como na navegação real ou noutra actividade pública, existem regras implícitas de conduta ou etiqueta. Se não compreendermos como funcionam as regras de cidadania na Net, isso poderá resultar em muito mais do que a simples perda de uma boa oportunidade. Se dissermos algo errado, na altura errada, isso poderá ser considerado um abuso e provocar outros problemas. Assim, antes de começarmos a utilizar as ferramentas de comunicação no processo de ensino e aprendizagem, é fundamental saber quais as regras de etiqueta que se usam nestes novos meios de comunicação. Devemos começar por orientar os nossos alunos com exemplos de boa conduta, tais como: não escrever com letras maiúsculas - isso significa que ESTÁ A GRITAR; evitar atitudes que possam ser mal interpretadas ou que firam susceptibilidades; evitar utilizar em excesso abreviaturas, pois podem confundir o(s) interlocutor(es); não ofender nem magoar aqueles com quem está a interagir; utilizar uma linguagem própria, adequada e cuidada; utilizar o bom senso; respeitar os outros; tentar escrever mensagens curtas.


Facebook 

 Facebook é um site e serviço de rede social que foi lançada em 4 de Fevereiro de 2004, operado e de propriedade privada da Facebook. Em 4 de Outubro de 2012 o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários activos. Em média 316.455 pessoas se cadastram, por dia, no Facebook, desde sua criação em 4 de Fevereiro de 2004. Além disso, os usuários podem participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras características, e categorizar seus amigos em listas como "as pessoas do trabalho" ou "amigos íntimos".


hotmail 

 Hotmail (oficialmente Windows Live Hotmail, posteriormente, Windows Live Mail (Programa de e mail que substituiu o Outlook Express, ou seja, não tem a ver com o nome do serviço de e-mail propriamente) e MSN Hotmail (Era como foi chamado este serviço de e-mail antes da mudança para Windows Live) foi um serviço de correio electrónico gratuito da Microsoft, baseado em acesso pela web. O Hotmail foi o primeiro serviço de webmail da internet, mas foi substituído pelo Outlook.com, porque a Microsoft decidiu mudar totalmente seu serviço de email.2 Em 2008, o serviço contava com cerca de 200 milhões de usuários em todo omundo,3 e era é um dos serviços de e-mail mais famosos e utilizados com cerca de 360 milhões de usuários4 em todo o mundo sendo 47 milhões no Brasil.


Twitter 

 Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber actualizações pessoais de outros contactos, em textos de até 140 caracteres. Os textos são conhecidos como tweets, e podem ser enviados por meio do website do serviço, por SMS, por celulares e etc.  As actualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que estejam seguindo a pessoa de seu interesse para recebê-las. As actualizações de um perfil ocorrem por meio do site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefónica.

A internet  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you