Page 1

MINAS JR CONSULTORIA MINERAL

Edição nº2

2

Boletim

Informativo

Março/Abril

Novos membros selecionados por [Bárbara Corrêa]

PROCESSO SELETIVO 2014/1

PROJETO SOCIAL – FUNDAÇÃO SARA Otávio Oliveira – Comercial

Durante os meses de março e abril realizamos nosso Processo Seletivo e, mais uma vez, foi um sucesso!

Wendeson Souza – Comercial

Desta vez houve 65 inscritos para 23 vagas que disponibilizamos. O processo seletivo se deu em 4 etapas: triagem de currículos, prova de conhecimentos, dinâmica e entrevistas.

Ana Flávia Andrade – Comunicação

No dia 26/03 ocorreu a prova de conhecimentos, com abordagem empresarial, além de questões específicas de Engenharia de Minas e Geologia para candidatos mais avançados no curso.

Arthur Amorim – Financeiro

A dinâmica em grupo ocorreu no dia 27/03 e os pré-selecionados foram indicados para entrevistas. Estas ocorreram entre os dias 31/03 e 11/04 com 34 candidatos. Através das entrevistas com os Diretores de cada setor, 23 alunos foram selecionados.

Heitor Queiroz - Proj. Eng. De Minas

Estes são: Kennedy Andrade – Administração Heitor Pinheiro Moura – Administração Gabriel Duarte – Comercial

Júlia Rolim - RH

Isadora Frade – Comunicação

Henrique Borgatti – Comunicação Rodrigo Santos – Comunicação José Mateus Almeida – Comunicação

Demétryus Oliveira – Proj. Eng. De Minas Rafael Barroso – Proj. Eng. De Minas Luis Gustavo Silva - Proj. Eng. De Minas

Hélvio Barcelos - Proj. Eng. De Minas

Faça sua doação!

Isabela Machado - Proj. Eng. De Minas

O Projeto SARA continua! Já estamos recolhendo as doações para a Fundação. Em conjunto ao Projeto SARA, também participamos do Engenharia Solidária, arrecadando alimentos para doação.

Vinicius Figueiredo – Proj. Geologia Letícia Cruz – Qualidade Alisson Mayrink – Qualidade Karl Tôrres – RH Ana Paula Daher – RH

Se você ainda não contribuiu, procure nossos consultores ou faça a entrega na sala da Minas Jr. Qualquer ajuda é muito bem-vinda! Você pode doar alimentos, brinquedos, roupas e produtos de limpeza. Não perca tempo e faça uma criança feliz!


MINAS JR CONSULTORIA MINERAL | Edição Nº2

2

Membros Diamante por Amanda Ribeiro

Os certificados de Membro e Setor Diamante são concedidos aos funcionários e à Diretoria, respectivamente, que se destacaram nas avaliações de desempenho mensal. A campanha motivacional foi idealizada pelo setor de RH, com o propósito de reconhecer o empenho de seus colaboradores e incentivá-los a continuar executando um bom trabalho dentro da Empresa. Confira os destaques do mês de Fevereiro: 

Flávia Lima – Qualidade

Ariela Diniz – RH

Gabriel Rodrigues – RH

Israel Rodrigues – Comercial

Setor: Qualidade

Bárbara Costa e Ariela Diniz

Flávia Lima, Gabriella Piffer e Vinícius Henrique

Gabriella Piffer e Flávia Lima

Gabriel Rodrigues e Bárbara Costa

Israel Rodrigues e Saulo Morais

DEPOIMENTO DE MEMBROS DIAMANTE “A divulgação de membros destaque do mês foi uma ideia bastante interessante pelo fato de contribuir para a motivação dos funcionários. Fiquei muito satisfeita ao receber o certificado, principalmente pelo fato da avaliação ser feita pelos próprios membros da Minas Jr, que são de extrema dedicação e profissionalismo. É muito gratificante saber que os funcionários sabem dar retorno uns aos outros e reconhecer a dedicação dos colegas. Como membro da Diretoria de Recursos Humanos, não pude deixar de notar que os quatro membros destaque entraram na empresa pelo Processo Seletivo anterior (2013/2). Isso indica que os membros mais novos na Empresa estão conseguindo dar continuidade ao excelente trabalho construído pelos funcionários ao longo dos anos, além de desenvolver cada dia mais a Empresa."

Ariela Diniz – RH

“Uma empresa é movida pelo comprometimento organizacional de seus colaboradores, e a motivação é pautada no bem estar dos funcionários, porque é a partir daí que se constrói o desejo de participar do crescimento e dos objetivos da empresa. Em 2014 a Minas Jr. iniciou suas atividades com o auxílio de um novo setor, o Setor Qualidade, constituído por três membros, candidatos do processo seletivo de 2013, e apesar da inexperiência o setor foi motivado pela política interna da Minas Jr e ganhou destaque em sua avaliação de desempenho no mês de Fevereiro. Em nome dos membros do setor, queremos agradecer à empresa por esta valorização, foi de grande satisfação e surpresa e ficamos cada vez mais orgulhosos de fazer parte dessa equipe, além de que, é a partir deste reconhecimento que somos propulsionados a trabalhar buscando cada vez mais a qualidade e o comprometimento."

Setor de Qualidade


MINAS JR CONSULTORIA MINERAL | Edição Nº2

3

NOVOS VALORES MINAS JR

Os valores de uma empresa são as prioridades que devem ser adotadas pelos membros. São os valores que guiam profissionalmente e pessoalmente os integrantes de uma equipe.

Nossos valores: Aprendizado Ética Comprometimento Profissionalismo Excelência

A Minas Jr de sala nova por Flávya Freitas

NOVA MISSÃO MINAS JR

Proporcionar aos nossos membros experiências de mercado, vida em equipe, crescimento pessoal e formação complementar nas áreas de Geologia e Engenharia de Minas.

NOVA VISÃO MINAS JR

Ser uma empresa que se mostre para seus membros e comunidade acadêmica como uma agente de transformação de conhecimento, trabalho em equipe e excelência profissional em valores para toda vida.

No final do ano de 2013 a empresa buscava melhorar sua infraestrutura, e de fato já estava conseguindo. A primeira conquista foi o telefone, seguida do aumento de nosso espaço físico. As negociações de melhoria envolviam o então vice diretor da Escola de Engenharia, o professor Alessandro, o superintendente administrativo (Célio), e o chefe de serviços gerais (Paulo). “ Na época em que a Inova convidou as EJ's a irem para o 1º andar do prédio, houve intensa movimentação politica em nosso meio, numa dessas idas e vindas, o então diretor da escola de engenharia (professor Benjamim) veio até nosso antigo espaço e, conversando diretamente com o Aluir (responsável pela Inova), "pediu" um novo espaço para nós. Eu estava neste dia. O Aluir nos levou até o espaço que hoje digo com muita felicidade ser "nosso espaço" e perguntou: "Essa sala atende vocês?" E na sexta feira da mesma semana, com a ajuda dos membros da empresa, foi feita a mudança da sala.” (Saulo Morais – Presidente Minas Jr).

DEPOIMENTO DE EX – MEMBRO “Entrei na Minas Júnior em Julho de 2011, no final do meu primeiro ano de faculdade e permaneci nela por 3 anos. Ao entrar, fui direcionada ao administrativo e atuei como consultora, vice presidente e logo após tive a honra de desenvolver um trabalho como presidente. Nesse período, tive a oportunidade de participar de uma etapa crucial para o desenvolvimento da empresa, um processo de reestruturação iniciada pelo presidente da época e que proporcionou à Minas Jr o formato que ela tem hoje. Foi um período de muitas mudanças, muito trabalho e principalmente muito aprendizado. A Minas Júnior me proporcionou estar em contato com a realidade do meu curso e o que é desenvolvido por um engenheiro de minas. A partir dela fui capaz de experimentar o que é trabalhar em um ambiente corporativo, liderar uma equipe e, acredito que o mais importante, trabalhar em equipe. Recomendo, sem sombras de dúvidas, ingressar numa empresa Júnior. Além de adquirir uma certa vantagem no currículo, soma-se desafios, histórias de superação, trabalho em equipe e troca de conhecimento, que com certeza, desenvolve o aluno tanto no âmbito pessoal como profissional. Estar em um ambiente em que a troca de aprendizado é o maior foco é uma experiência sem igual. Fico muito feliz de ter contribuído e fazer parte da história da empresa. Falo com toda segurança que foi uma das melhores escolhas que fiz ao participar do processo seletivo. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos pelo trabalho desenvolvido e por manter vivo esse sonho. Fernanda Morais

SEMPRE MINAS JUNIOR!”

Fernanda Morais – Ex- Presidente


MINAS JR CONSULTORIA MINERAL | Edição Nº2

4

Mineral da Semana por Amanda Ribeiro

No dia 7 de abril, a Diretoria de Comunicação lançou o quadro Mineral da Semana na página oficial da Minas Jr no Facebook. A campanha se valerá de publicações semanais de cards informativos sobre um mineral-tema em linguagem simples e acessível a diferentes públicos, desde leigos a estudantes e profissionais da área. A ação faz parte de um plano de divulgação interna e externa da Empresa e visa estimular o compartilhamento de conhecimento pelas EJs e a divulgação da marca Minas Jr.

Reedição do 1° card do Mineral da Semana lançado em 12/04/2014.

Acontece na Minas Jr: Engenharia de Minas e Geologia, uma parceria de sucesso por Amanda Ribeiro

O Projeto Análises, realizado ao longo do mês de janeiro de 2014, teve como objetivo apear algumas características em amostras de areia e argila solicitados por um cliente e verificar seu enquadramento aos parâmetros exigidos por lei para o uso na construção civil. A ação contou com a participação conjunta das diretorias de Projetos de Engenharia de Minas e de Geologia e foi o 1° projeto do gênero executado pela nova gestão. 3

Em entrevista à redação, o Diretor de Projetos de Engenharia de Minas, Ailton Campos, afirmou que o projeto deixou clara a importância das EJs na formação do profissional. Ressaltou ainda a relevância que o trabalho em equipe e a mobilização e o engajamento dos membros em aprender e agregara valor à Empresa

tiveram durante o processo. Segundo ele, os principais pontos positivos foram o cumprimento de prazos e a aprendizagem técnica adquirida, que incluiu pesquisa bibliográfica burocrática e a execução de um teste de análise inédito, possibilitando a elaboração de uma proposta de solução para um possível problema e a consequente readequação do produto a parâmetros alternativos. Posteriormente, tais conhecimentos puderam ser aplicados em dois outros bem sucedidos projetos, ampliando a gama de serviços prestados pela Empresa e diminuindo os custos com a contratação de terceiros. Ailton fez ainda um agradecimento especial ao ex-diretor de Projetos de Engenharia de Minas, Tarcísio Domingues, pela confiança e responsabilidade depositada nos novos membros do setor e pela transmissão de sua experiência.

Ailton Campos – Diretor de Projetos de Engenharia de Minas


MINAS JR CONSULTORIA MINERAL | Edição Nº2

Parceria com a AMCHAM por André Garcia

Desde o ano passado a Minas Jr, por intermédio da então presidente Fernanda Morais, estava em negociação com a Amcham (American Chamber of Commerce for Brazil), uma das mais respeitadas câmaras de comércio do país com mais de 90 anos de história, a fim de se obter uma parceria de peso para a empresa. Pouco se evoluiu na conversa durante a maior parte de 2013, porém com a persistência as negociações começaram a tomar melhores rumos, e no início de 2014, já com os contatos do atual presidente Saulo Sabino e de sua Vice Bárbara Costa, a empresa foi presenteada com a notícia de que a parceria havia finalmente sido firmada. A associação da empresa à Amcham nos será benéfica por variados aspectos, sendo o principal deles a visibilidade que a parceria nos proporciona, uma vez que a Amcham é uma entidade empresarial de grande prestígio, com a qual iremos associar nossa imagem. Além de que essa mantém um catálogo anual com todos seus associados, o que propicia uma rede de relacionamento entre as empresas. Espera-se que a inserção da Minas jr. nessa rede acabe culminando na possibilidade de estabelecer o nome da empresa no mercado. Outro grande benefício para a empresa é a existência de uma boa relação com dois contatos importantes dentro da Amcham. Estes nos propiciam ajuda para solucionar questões como, por exemplo, auxílio com contatos de serviços variados, tais como advocacia e bancos. Além de tudo isso há ainda a disponibilização de cursos periódicos para os associados, nos quais podemos enriquecer nossa experiência profissional e obter uma maior qualificação para o mercado de trabalho.

Edição: Diretoria de Comunicação Minas JR – CONSULTORIA MINERAL │Av. Antônio Carlos . 6627 . Pampulha . Belo Horizonte . MG . Brasil . CEP 31270-901 . Escola de Engenharia . Predio INOVA . Sala 216 . Tel: +55 (31) 3409-1033

5

Newsletter Minas Jr - Edição nº 2  

Boletim Informativo da Minas Jr Consultoria Mineral