Issuu on Google+

Edição nº 11 • dezembro de 2013 e janeiro de 2014 • distribuição gratuita

xão e ral l f u e t a R ••• onas eN z t a n e i m b A •••Am ecendo o nh o C • • • mor u H ••• eta u q i al t •••E ia region es pel o s P o • • G • eiro z n a •••B uções e ad •••Tr e e higien úd a S • • •


Recado do Editor

Olá amigos,

Hélio Marques Jornalista e editor da revista Banzeiro

Mais uma edição de nossa Revista Banzeiro, a sua revista de bordo, em sua 11ª edição, tomando novo fôlego para continuar atendendo ao objetivo de fornecer a melhor informação para você, amigo interiorano. Da bela poesia de Celdo Braga, às notas picantes da coluna “Pavulagem e Panavueiro”, passando pela receita do “peru de natal”... tudo pensado para melhor informá-lo. De alegria e orgulho se encheu o coração do amazonense com a inauguração do belíssimo Mercado Municipal de Manaus, promovendo a felicidade aos permissionários e clientes deste mercado. Confira na matéria especial o que rolou neste evento, na noite mágica do último dia 22 de outubro. Boa leitura! Diretor-Presidente:

Felipe Trajano

Jornalista responsável: Hélio Marques /MTE-0000128

Editora Jurupari

CNPJ.: 10.829.862/0001- 85 Av. Tefé, 782 – 4º andar, sala 02 - Ed. Antonio Paulino de Souza / Praça 14 de Janeiro Manaus – AM CEP.: 69.020-090 (+0055 (92) 3633-4870

Designer gráfico :

Victor Rodrigues/MTE-0000359

Revisão:

Jesua Maia

Foto capa:

Nathalie Brasil

Fotos:

Nathalie Brasil, Adailto Lima e Divulgação

Colaboradores:

Roberto Oliveira e Adailto Lima

Tiragem:

10.000 exemplares

Recado do Editor

Este material informativo é de distribuição gratuita e não pode ser comercializado, sob pena de aplicação das orientações legais punitivas e corretivas.

www.revistabanzeiro.com.br

3


Poesia Regional

Identidade Toda vez que ouço o rio deslizando lentamente em busca do mar Ouço o eco da saudade dos meus pais dos meus avós ressoando em mim... Minha parte nordestina querendo voltar Mas ao entrar na canoa uma voz bem lá do fundo soa, dizendo não vá É o som de todas as tribos tamborilando meu peito... Minha parte índia querendo ficar Daí olhando pro rio com sede de identidade entendo que na vontade de partir e de ficar o meu ser caboco é o encontro das duas águas metade rio, metade mar Celdo Braga é amazonense de Benjamin Constant (“De coração”, como ele costuma se expressar a quem pergunta sua origem), nascido em setembro de 1952. Professor, músico e poeta, já publicou quatro livros de poemas, entre eles, Mito X Realidade e Cordel Verde. Também publicou outros livros em parceria com Eliberto Barroncas. Radicado em Manaus há mais de 15 anos, desde os tempos de Benjamin Constant já era ligado à literatura e à música. É formado em Letras e é mais um autor da nova geração de poetas amazonenses.

Homenagem da REVISTA BANZEIRO a Celdo Braga, poeta do Amazonas

4 www.revistabanzeiro.com.br


www.revistabanzeiro.com.br

5


Meditação

Foto: Divulgação

O mais

importante Por André Luiz Provavelmente você estará atravessando longa faixa de provações em que o ânimo quase que se lhe abate. Crises e problemas apareceram. Entretanto, paz e libertação, esperança e alegria dependem de sua própria atitude. Se veio a colher ofensa ou menosprezo, você mesmo pode ser o perdão e a tolerância, doando aos agressores o passaporte para o conhecimento deles próprios. Se dificuldades lhe contrariaram a expectativa de autorealização, nesse ou naquele sentido, a sua paciência lhe fará ver os pontos fracos que precisa anular a fim de atingir a concretização dos seus planos em momentos mais oportunos. Se alguém lhe impôs decepções, o seu entendimento fraterno observará que isso é uma benção de vida imunizando-lhe o espírito contra a aquisição de pesados e amargos compromissos futuros. Se experimenta obstáculos na própria sustentação, o seu devotamento ao trabalho lhe conferirá melhoria de compe-

tência e a melhoria de competência lhe elevará o nível de compensações e recursos. Se você está doente, é a sua serenidade, com a sua cooperação, que se fará base essencial de auxílio aos médicos e companheiros que lhe promovem a cura. Se sofre a incompreensão de pessoas queridas, é a sua bondade, com o seu desprendimento, que se lhe transformará em arrimo para que os entes amados retornem ao seu mundo afetivo. Evite as complicações de rebeldia e inconformidade, ódio e inveja, egoísmo e desespero que apenas engrossarão o seu somatório de angústia. Mudanças, aflições, anseios, lutas, desilusões e conflitos sempre existiram no caminho da evolução. Por isso mesmo, o mais importante não é aquilo que aconteça e sim o seu modo de reagir. Francisco Cândido Xavier. Da obra: Na Era do Espírito, ditado pelo Espírito André Luiz.

6 www.revistabanzeiro.com.br


Foto: Divulgação

Higiene e Saúde

Pele Perfeita

Você quer ter uma pele linda, jovem, saudável e bem cuidada, ou seja, perfeita? É preciso ter alguns cuidados diários, que não são difíceis nem caros. Abaixo, sugerimos dez segredos essenciais para manter a pele do rosto e do corpo saudáveis e prevenidas do envelhecimento. Confira! 1) Coma frutas, verduras e peixes – alimentação rica em vitaminas, sais minerais e fitoquímicos, que têm ação antioxidante e são uma grande arma contra o envelhecimento. Entre os benefícios para a pele e saúde do corpo, um dos mais visíveis é a pele viçosa. 2) Beba bastante água - hidrata o corpo e a pele, eliminando grande parte das impurezas que dificultam a absorção de nutrientes. A água repõe o que você perde através da urina, do suor e até da respiração. 3) Atividade Física Rejuvenesce – praticando regularmente exercícios físicos, muitos benefícios acontecem ao corpo, como a melhoria da circulação e entrega de nutrientes às células, além de auxiliar na produção do colágeno, fibra que sustenta a pele. 4) Hidratação é fundamental - é necessário se hidratar, seja qual for a estação do ano. Os cremes são muito importantes. No verão, prefira produtos que contenham Vitaminas C e E, Aloe Vera, que minimizam a perda de água e inflamações, além de prolongar o bronzeado.

No inverno, recomendam-se hidratantes com lactato, cerâmicas, silicone ou manteigas, pois a pele produz menos sebo e resseca. 5) Use SEMPRE Filtro Solar – aplique em todo o corpo, pois algumas regiões sofrem mais com as rugas e efeitos nocivos dos UVA e UVB. 6) Esfolie a Pele - este procedimento renova a pele, eliminando as células mortas e as impurezas dos poros. Facilita a absorção de cremes e ajuda a combater a acne. Peles secas devem fazer a esfoliação no rosto a cada 15 dias, já as oleosas podem fazer todos os dias, desde que seja com esfoliante suave. Para o corpo, uma vez por semana é suficiente. 7) Limpeza facial com sabonete para o rosto – o ideal são os líquidos ou de glicerina em barra, com pH baixo. 8) Cuidados dia e noite - no sol aposte em filtros solares e hidratantes; à noite, antes de dormir, use ativos anti-idade. 9) Nunca cutucar a pele – não esprema cravos ou espinhas, nem fique com as mãos no rosto toda hora. A chance de bactérias e doenças penetrarem no corpo é enorme, como por exemplo, inflamações, furúnculos e outras. 10) Cuidado com a Maquiagem - use produtos de qualidade e de acordo com seu tipo de pele. Nunca durma com maquiagem, pois dormir de maquiagem obstrui os poros, forma cravos e espinhas, além de deixar a pele mais oleosa

www.revistabanzeiro.com.br

7


Saúde

Receita caseira de creme contra estrias na gravidez Durante a gravidez, as grávidas têm que redobrar os cuidados com a pele, principalmente com relação à hidratação. Após a gravidez muitas mulheres passam a ficar com estrias, pois a pele vai ficando mais seca e se esticando. Para ficar longe das estrias indesejáveis, principalmente após a gravidez, confira um creme caseiro, ótimo e que funciona e que vai te ajudar a se proteger. O creme pode ser usado também sem ser na gravidez. Acompanhe!

Ingredientes:

1 vidrinho de óleo de amêndoas de boa qualidade 1 bisnaga de hipoglós pequena 1 hidratante para o corpo 1 ampola de arovit (vitamina A)

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes em uma vasilha, de preferência de vidro, e depois ponha em um pote grande com tampa. Use o creme contra as estrias diariamente após o banho e também quando sentir a pele seca.

8 www.revistabanzeiro.com.br


Conhecendo o Amazonas

Maués, terra do guaraná e da vida longa!

Município do interior do Estado do Amazonas, localizado na microrregião de Parintins, Maués fica distante de Manaus, a capital, 268 km em linha reta, e 356 km por via fluvial. Sua população atual é de 54.079 habitantes, conforme dados de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Limita -se ao Norte com os municípios de Urucurituba, Boa Vista do Ramos e Barreirinha; ao Sul, com o município de Apuí; a Oeste, com Borba, Nova Olinda do Norte e Itacoatiara e a Leste, com o Estado do Pará. A prefeitura do município realiza vários festivais durante o ano inteiro, onde se destacam o Festival de Verão, realizado no mês de setembro, e a Festa do Guaraná, realizada entre os meses de novem-

bro e dezembro. As belas praias que se formam em seu entorno durante a vazante dos rios no Amazonas são um dos grandes atrativos da cidade, com destaque para as praias da Maresia e da Antartica, onde se concentram a maioria dos eventos culturais e esportivos da cidade. Maués é conhecida como a “terra do guaraná”, fruto de origem indígena, planta nativa do município, já cultivada pelos índios da etnia saterê-mawé, habitantes do município de Maués. A cidade é reconhecida nacionalmente por estatísticas oficiais do IBGE, atestando ser o município de Maués um dos cinco municípios brasileiros com maior expectativa de vida.

www.revistabanzeiro.com.br

9


Curiosidades Amazônicas n A maior floresta tropical do Planeta, a Amazônia sul-americana corresponde a 2/5 da América do Sul e a Metade do Brasil.

n Vive na Amazônia a maior mariposa do mundo, a Imperador. Os insetos tem 30 cm de envergadura – tamanho igual ao de duas canetas esferográficas.

n Num único dia, o Amazonas despeja no Oceano Atlântico mais água do que toda a vazão do Rio Tâmisa, em Londres (Inglaterra), durante um ano inteiro. Só a Bacia do Rio Negro, um dos afluentes do Amazonas, tem mais água doce do que toda a Europa.

n Tubarões e outros peixes do mar entram com certa regularidade no Amazonas. Eles não se reproduzem na água doce, mas conseguem se dar relativamente bem. Tubarões já foram pescados até em Iquitos, no Peru, uns 4.000 km rio acima.

n O volume de terra que o Rio Amazonas joga no mar é tão grande que, graças a esses sedimentos, o litoral da Guiana Francesa e do Amapá está crescendo. Esse crescimento, ainda não medido, já aparece em imagens de satélites.

n Com 30 milhões de espécies, os insetos formam o maior grupo de seres vivos na terra, sem levar em conta bactérias e microrganismos. Na Amazônia está um 1/3 deles.

n A Ilha de Marajó é na verdade, um arquipélago. O número exato de ilhas ninguém conseguiu ainda contar, mas é de, pelo menos 2mil. Ocupam uma área de 50.000 km², maior que a Suíça. n Ao contrário do que se pode imaginar, os rios mais feios da Amazônia, os de água barrenta, são os mais generosos para a vida na região. Carregam sedimentos que arrancam da Cordilheira dos Andes e de outras regiões por onde passam. Na enchente, depositam no solo esses sedimentos, adubando quilômetros nas vizinhanças do rio. Ali, as plantas nascem viçosas quando as águas baixam. Esses rios também têm mais peixes. n Os rios escuros, como o Negro, são muito mais bonitos, mas a água é ácida e pobre em nutrientes. Apenas 5% dos peixes vendidos em Manaus vêm do Rio Negro, que banha a cidade.

n As mais antigas evidências arqueológicas da existência humana na Amazônia são de, pelo menos, 12.000 anos atrás. n Dois em cada três índios brasileiros vivem nas reservas indígenas da Amazônia. São 170.000 pessoas em um território equivalente quase três Alemanhas. Só os 8.200 Ianomâmi ocupam uma área de 94.000 km², maior que a área de Portugal. Cada índio brasileiro hoje possui, em média 3,6 km², mais de duas vezes o Parque do Ibirapuera, (SP). No total, é dos índios quase 12% do território nacional. n Graças à borracha, nos primeiros anos deste século a Amazônia teve uma renda per capita duas vezes superior à da região produtora de café – São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A riqueza acabou quando ingleses levaram as mudas de seringais para a Malásia, até hoje líder mundial na produção de borracha natural.

10 www.revistabanzeiro.com.br


Gastronomia

Frango ao molho de cachaça Tipo de receita: Prato Principal Número de doses: 5 porções Tempo de Preparação: 1 Hora Tempo de Confecção: 30 Minutos Pronto em: 1h30 minutos Dificuldade: Fácil

Ingredientes:

1 colher de sopa de azeite 1 cebola pequena picada 1 tomate médio, sem pele e sem semente, picado 1 folha de louro 500 gramas de frango cortado a passarinho 1/2 colher de chá de sal 1/2 xícara de chá de cachaça 1 xícara de chá de água fervente 1/2 xícara de chá de maionese 1 colher de chá de cheiro-verde picado

Preparação:

Aqueça o azeite em fogo médio em uma panela média, doure a cebola, junte o tomate, o frango e o sal. Refogue em fogo médio até dourar. Depois de dourado retire a panela do fogo e misture a cachaça. Volte com a panela ao fogo, junte a folha de louro e cozinhe em fogo médio, junte aos poucos a água mexendo de vez em quando por 20 minutos ou até a carne ficar macia, e obter um pouco de molho no fundo da panela. Acrescente a maionese, misture e coloque em uma travessa. Polvilhe o cheiro-verde e sirva em seguida. Pode também trocar a maionese pelo creme de leite, ficará mais suave e mais leve.

www.revistabanzeiro.com.br

11


12 www.revistabanzeiro.com.br


Moda Verão

4 1 20

s a i c n ê d Ten o para verão

Estilistas cariocas apontam as dez tendências que vão bombar na estação mais quente do ano. Confira abaixo as peças, estampas, cores e modelagens que vão fazer sucesso no próximo verão.

coloridas e alegres. A estampa nunca esteve tão desejável. Os looks estão exuberantes e é permitido abusar das misturas.

Azul caneta

Existe algo mais veranil do que flores? Vale dizer que os florais, apostas sempre certeiras no verão, ganham a companhia das frutas na temporada 2014.

Azul Klein; ultra blue; caneta bic. Chame como quiser esse tom forte, escuro, mas ainda assim vibrante, candidatas ao posto de cor do verão 2014. É o novo preto: tomou conta de vestidos, saias, blusas, shorts, acessórios. Em looks monocromáticos, o resultado é moderno e elegante. Aposte sem medo.

Cropped

Se há algumas temporadas os tops subiram, ainda vai levar tempo até que fiquem compridos de novo: o cropped segue firme e forte como recurso para refrescar o look. Eles são leves e ultrafemininos, sem dúvida uma das nossas principais apostas para a estação.

Étnico

As influências étnicas e tribais seguem em alta no verão, ganhando roupagens

Estampas tropicais

Formas amplas

A leveza necessária aos looks de verão faz com que saias e vestidos longos sejam peças-chave para a estação. Nesta temporada, ganham destaques modelagens mais amplas, fluidas, mas sempre cheias de cor. Além de elegantes, vestidos longos e estampados são versáteis e podem ser usados a qualquer hora do dia.

Renda

O charme da renda garante seu lugar nas coleções de alto verão de 2014. A textura e as transparências do tecido ajudam a criar aquele jogo de mostra-e-esconde, conferindo romantismo e sensualidade na medida.

www.revistabanzeiro.com.br

13


Comportamento

10

hábitos saudáveis para sua vida

Nosso corpo sempre reage conforme o tratamento que recebe. Existem alguns hábitos saudáveis simples que podemos cultivar. O corpo e a mente agradecem! Incluir hábitos saudáveis no seu dia-adia mantém sua saúde física e mental, melhora a autoestima, ameniza os sintomas da depressão e da ansiedade, reduz o risco de doenças cardíacas e fortalece o organismo — enfim, aumenta sensivelmente sua qualidade de vida. Eis aqui 10 hábitos saudáveis que devemos cultivar!

2

iMexa-se

Se você ainda não tem o hábito de praticar exercícios regularmente, inclua caminhadas, ainda que por alguns minutos por dia. Qualquer exercício é melhor do que nenhum. Exercícios físicos ativam a circulação, revigoram o corpo e fornecem energia. Está provado que o sedentarismo é um vilão para o corpo e a mente.

1

Alimente-se bem

Inclua na sua dieta uma porção de frutas, verduras e fibras como a linhaça ou aveia. Equilibre as quantidades de proteínas e carboidratos, assim como as gorduras e açúcares. Evite comer muita fritura e doces, além de pratos congelados com muito sódio. Inclua também vitaminas para o bom funcionamento do organismo.

14 www.revistabanzeiro.com.br


Comportamento

3

iBeba água

A ingestão de água deve ser dividida ao longo do dia e não em grandes volumes de uma vez só. A água é fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo. A quantidade recomendada é de 1 litro e meio a 2 litros por dia. Evite bebidas açucaradas.

4

iEvite o estresse

Hoje em dia o estresse é apontado como um dos grandes causadores de doenças. O estresse é uma alteração do organismo em resposta a estímulos internos ou externos. Faça exercícios de respiração, relaxamento e meditação.

5

Divirta-se!

Ter amigos é muito saudável — uma boa conversa faz milagres para a nossa saúde! Ouça música, dance e viaje mais. Mude a rotina e esqueça os problemas e o trabalho. Dê mais risadas. Está comprovado que o sorriso é uma excelente terapia contra o estresse e a ansiedade.

6

iDescanse iquando necessário

Tenha algum tempo para descansar. Seu corpo necessita de um período de seis a oito horas para se recuperar das atividades diárias. Uma boa noite de sono repõe todas as energias. A falta de sono está vinculada ao prejuízo do corpo e da mente.

7

,Cuide da sua postura

Procure adotar uma posição adequada no escritório. As cadeiras incômodas podem fazer com que você termine em uma visita ao ortopedista. Disponibilize alguns momentos para esticar os músculos durante a sua jornada laboral. Os alongamentos ajudam a evitar dores nas costas, ombros, braços, pescoço e cabeça.

8

i Levante sua autoestima

Essa é especialmente para as mulheres. Cuide da saúde e do corpo, faça hidratação na pele, corpo e cabelo, vá ao salão de beleza, faça massagens, pinte as unhas, compre uma roupa nova… Não descuide de seu aspecto visual, ainda que você não esteja se sentindo bem. Sentir-se agradável com relação aos outros aumenta a produção de endorfinas, o hormônio responsável, em boa parte, para que as pessoas se sintam felizes.

9

Use protetor solar

Os benefícios em longo prazo do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência. Usar filtro todos os dias evita câncer de pele e o envelhecimento precoce. Se a exposição ao sol é pouca basta usar o FPS 15, mas se for alta, use ao menos o fator 30.

10

iEsqueça o cigarro e i o alcool

Tanto o cigarro quanto o álcool prejudicam o desempenho do corpo para quaisquer atividades. O consumo de qualquer droga pode levar a outra, e a droga mais relacionada ao tabagismo é o álcool. E quando o tabagismo está associado ao álcool, o consumo de cigarro tende a triplicar — o que pode precocemente, causar doenças graves.

www.revistabanzeiro.com.br

15


Banzeiro da Mem贸ria

1 2

3

4

5

6

16 www.revistabanzeiro.com.br


Fotos da Cidade de Manaus antiga (10) Foto 1: Antiga Praça dos Remédios, em frente à igreja do mesmo nome

7

Foto 2: Castelinho localizado na esquina da rua 24 de Maio com Rua Barroso Foto 3: Antiga Rua Lobo D’Almada, toda arborizada Foto 4: Pavilhão Universal, com sua beleza completa.Hoje está deteriorado e jogado na Praça Adalberto Vale, no Centro

8

9

Foto 5: Praça da Matriz, hoje em processo de revitalização pela Prefeitura de Manaus Foto 6: Biblioteca Pública na época de sua inauguração Foto 7: Antigo balneário público, a cachoeira do Tarumã hoje está imprópria para o banho Foto 8: Avenida Eduardo Ribeiro, com destaque para o antigo casarão dos Miranda Corrêa, onde hoje é o edifício Maximino Corrêa

10

Foto 9: Início da Av. Eduardo Ribeiro, antes da instalação do relógio municipal Foto 10: Cachoeira do Tarumã, em foto mais recene, mas já imprópria para o banho Foto 11: Antiga Praia da Ponta Negra

11

12

Foto 12: Ginásio Amazonense D. Pedro II (Colégio Estadual), onde é possível ver os trilhos dos bondes da época

www.revistabanzeiro.com.br

17


Mercadão

Mercado Adolpho Lisboa reaberto após sete anos Após sete anos fechado, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa reabre para a população, no aniversário de 344 anos de Manaus. A restauração e reforma foram realizadas e atendem ao projeto orçado em R$ 17 milhões. A restauração, aprovada em 2005 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), contemplou a repaginação de alguns espaços. Inovações foram trazidas com a promessa de melhorar e modernizar o local, que também é ponto turístico municipal. Com a nova disposição, os 5 mil metros quadrados do ‘Mercadão’ contém 64 boxes distribuídos no Pavilhão Central, 20 no do Peixe, 22 no da Carne, 24 no de Hortifruti, duas praças de alimentação cada uma com 11 boxes, duas bombonieres, dois restaurantes, além dos Pavilhões Pará e Amazonas. Mais de 170 profissionais entre restauradores, engenheiros e pedreiros estiveram envolvidos na obra. Durante as obras, os 182 permissionários foram realocados nos arredores do Mercado. Ao longo dos anos, os trabalha-

dores tentaram chamar a atenção do poder público e até um “abraço” simbólico foi promovido ao prédio do ‘Mercadão’ na intenção de cobrar posicionamento sobre a obra que iniciou em 2010. Nas últimas semanas da reforma, os feirantes foram retirados do local, receberam o valor de R$ 2 mil e fizeram cursos voltados à requalificação profissional. Inaugurado em 1882, o ‘Mercadão’ foi construído em etapas e uma escada de pedra Lioz foi encontrada soterrada pelos trabalhadores da obra. Outro símbolo de reencontro com a história da cidade, o achado foi exposto para a população. “Deixamos ela um pouco soterrada ainda; mais para mostrar que foram muitas etapas pelos quais passam o mercado”, afirmou o engenheiro.

Patrimônio histórico

O Mercado Adolpho Lisboa é um dos principais prédios do patrimônio histórico da capital. Com estilo eclético, o ‘Mercadão’ levou três décadas para ser construído. As obras tiveram início no dia 2 de agosto de 1882.

18 www.revistabanzeiro.com.br


Mercadão O contrato inicial previa apenas a construção de um mercado de ferro e alvenaria de pedra e tijolo, nos moldes do mercado central de Paris, o famoso ‘Les Halles’. O pavilhão central foi inaugurado então, em 15 de julho de 1883, pelo presidente da Província, José Paranaguá. Até então, o mercado tinha um grande galpão, sem grandes pretensões estéticas, calçado em lajes de pedra calcária de Lioz, procedentes de Portugal. A fachada voltada para o Rio Negro era mais cuidada, possuindo duas edificações em alvenaria de tijolos, além da entrada, executada no mesmo material. Em 1890, foram construídos dois pavilhões laterais, iguais. Eram galpões abertos, com estrutura coberta em madeira e cobertos de telhas de zinco. Com o crescimento da cidade, o edifício sofreu uma ampliação e um cuidado maior com a fachada, voltada para a Rua dos Barés, durante a administração do prefeito Adolpho Guilherme de Miranda Lisboa, em 1906, tendo os dois pavilhões laterais sido substituídos por dois iguais, em ferro fundido, cujas fachadas apresentam frontões curvos acompanhando as formas dos arcos de coberta, que ostentam delicados ornatos em ferro e vidros coloridos, ao gosto do ‘Art Nouveau’, muito em voga neste período. Estes dois pavilhões destinam-se à venda de peixe e carne. A fachada da Rua dos Barés recebeu tratamento mais rebuscado, em estilo eclético, de alvenaria de tijolos. Em 1909, foi edificado o ‘Pavilhão das Tartarugas’, localizado no centro do pátio sul e destinado à comercialização de quelônios, iguaria tradicional da culinária amazônica. Totalmente fechado com chapas de ferro, venezianas do mesmo material e vidro, possuía cobertura com chapas onduladas composta de quatro águas que se desdobram nas entradas, formando um pequeno frontão, decorado com ferro

fundido e vidro colorido. Já no triênio 1911-1913, durante a administração do prefeito Jorge de Moraes surgiram os dois pequenos pavilhões octogonais, montados próximos às extremidades do Pavilhão das tartarugas, homenageados com os nomes dos Estados do Amazonas e Pará. Destinaram-se, originalmente, à função de café e botequim. Neste mesmo período, foi instalado o gradil de ferro fundido, oriundo da Praça Dom Pedro II, sobre base em alvenaria de pedra e dois portões, fechando a parte sul (com fachada voltada para o Rio Negro) e construídas duas escadas de alvenaria em Lioz nas laterais do edifício e desaparecidas anos depois.

Imagem mostra o Pavilhão Central no início do século XX

Mercado fica às margens do Rio Negro, foto de 1901-1902

www.revistabanzeiro.com.br

19


Traduções

Banzeiro na copa (10) 1. Onde fica o Teatro Amazonas? Where is the Teatro Amazonas?

13. Onde fica o hospital? Where is the hospital?

2. Fica na Rua 10 de Julho, no Largo de São Sebastião. It is located at Dez de Julho Street, at the Largo de São Sebastião.

14. Na Avenida Mário Ypiranga Monteiro. On Mário Ypiranga Avenue.

3. Onde fica o Hotel Tropical? Where is the Tropical Hotel? 4. Fica ao lado da Praia da Ponta Negra. It is next to Ponta Negra beach. 5. Onde fica o estádio Arena da Amazônia? Where is the stadium Arena Amazon?

15. Onde tem uma casa de câmbio? Where is a Money Exchange? 16. Nos shoppings centers e no centro da cidade. In shopping malls and in the city center 17. Onde é a estação central de ônibus? Where is the central bus station?

6. Fica na Av. Constantino Nery. Sits on the Constantino Nery Avenue.

18. No entorno da Igreja da Matriz, no centro. Surrounding the Nossa Senhora da Conceição Church, in the city center.

7. Como faço para ir ao estádio? How do I go to the stadium?

19. Como posso pegar um táxi? How can I get a taxi?

8. Pegue o ônibus nº 120 na estação central ou nas paradas de ônibus. Take bus number 120 at the central station or at the bus stops.

20 Chame um por telefone ou faça parada na rua. Call a taxi by phone or stop by in the street.

9. Onde tem um restaurante de comida regional? Where is a regional food restaurant? 10. No Centro da cidade. In the center of town.

21. Onde posso comprar artesanato local? Where can I buy local handcrafts ? 22. No Largo São Sebastião, no centro. In the Largo São Sebastião, in the city center.

11. Onde fica o Mercado Adolpho Lisboa? Where is the Adolpho Lisboa market? 12. Ao lado do porto, na Avenida Manaus Moderna. Beside the harbor, in Manaus Moderna Avenue.

20 www.revistabanzeiro.com.br


Laborat贸rios

Controle de Qualidade

www.revistabanzeiro.com.br

21


Banzeiro

Shalom povo de Deus Mais uma edição especial da nossa revista de bordo BANZEIO dedicado aos nossos amigos evangélicos. Sempre com muitas informações do mundo gospel que acontecem na cidade e no interior do nosso abençoado estado do Amazonas. É sempre um prazer interagir com esse publico chamado povo de DEUS. Shalom e boa leitura!

agenda

A igreja Assembleia de Deus no município de Tapauá estará realizando um mega evento gospel, e convida a todos para esse acontecimento. O preletor do evento será o pastor Gebson Andrade e os cantores Keila Andrade e Ederson Castro. Sob a coordenação do pastor Ezequiel e da pastora Ivone. Tapauá em festa dias 11, 12 ,13 e 14 de outubro de 2013. Imperdível!!!!

Palavra de fé

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9

22 www.revistabanzeiro.com.br


Por Ederson Castro

Associação dos amigos do projeto Shekináh Segue-se aqui um resumo desse extraordinário trabalho chamado projeto Shekináh (A.A.P.S). A Associação dos Amigos do Projeto Shekináh, é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo alcançar usuários de drogas ilícitas moradores de rua que vivem marginalizados e excluídos da sociedade. O idealizador desse projeto são os pastores Gebson Andrade e Keila Andrade e suas equipes. Estes trabalham incansavelmente pela ressocialização desses indivíduos que vivem em áreas de risco e na margem da pobreza. Para o melhor tratamento dessas pessoas foram criadas duas casas de reabilitação. Lá elas passam um período entre três e nove meses internados, desenvolvendo atividades psicoterapêuticas, que inclui terapia ocupacional, terapia social e terapia espiritual. Exemplos: plantações de horticultura, piscicultura e avicultura etc. Também tem o social, onde eles interagem com as suas famílias no objetivo da ressocialização deles com as mesmas. Já no lazer, praticam esportes como futebol e natação, que ajudam na desintoxicação dos mesmos. Mas a prioridade desse projeto é jus-

tamente trabalhar o lado espiritual desses internos, através de orações periódicas e o ensino diário da palavra de Deus. Essa estratégia lhe traz bons e grandes resultados na transformação e libertação dessas pessoas. Esse persistente projeto não começou agora. Ele já vem fazendo esse tipo de trabalho há oito anos, “ainda assim tem muito que se fazer em prol ao próximo”, diz o pastor. As dificuldades enfrentadas por eles são grandes e diárias, pois eles não têm nenhuma ajuda dos governantes. Sobrevivem das pequenas doações vindas das próprias famílias dos internos, e de alguns amigos do projeto que abrem o coração para ajudar. Levando em consideração a proporção do trabalho essas ajudas têm sido muito pouca, quase nada, para manter o trabalho de pé, o qual é realizado há anos por esse guerreiro homem de Deus e sua equipe. Declaramos aqui a nossa admiração, respeito e agradecimento aos pastores Gebson Andrade, Keila Andrade, Joveniano Filho, Jair Lopes e Elias Guimarães, por este maravilhoso trabalho na nossa cidade e todo o estado do Amazonas. Parabéns e obrigado a toda equipe do projeto Shekináh!!!

Torne-se um Amigo do Projeto Shekináh. Doe roupas, calçados alimentos etc...O pouco que você dará será muito pra nós! Entre em contato hoje mesmo com um dos nossos coordenadores. (92) 9175-4222- pr: Elias Guimarães (sede no centro de Manaus) (92) 9117-6217 pr: Jair Lopes (casa Iranduba KM 36) (92) 9305-2155 (92) 9452-9865 pr: Joveniano Filho (casa ramal do pau rosa km 21 BR174) (92) 9444-1669 (92) 8158-1373 pr: Gebson Andrade (presidente da A.A.P.S)

www.revistabanzeiro.com.br

23


Piadas vou ao enterro dela... O que é que você acha? - Primeiro, o trabalho. Depois, a diversão!!!

Sogras 2

Um cara vai à delegacia e diz: - Eu vim dar queixa, pois a minha sogra sumiu. O delegado oergunta: - Há quanto tempo ela sumiu? - Duas semanas - respondeu o genro. - E só agora é que você me fala? - É que eu custei a acreditar que eu tivesse tanta sorte!

Roupa nova!

Num comício daquela pequena cidade, dizia o prefeito: - Queridos cidadãos e cidadãs, durante todo o meu mandato, coloquei a minha honestidade acima de qualquer interesse político. Vocês podem ter certeza que neste bolso - e batia no bolso do paletó com uma das mãos - nunca entrou dinheiro do povo. Neste instante alguém grita: - Paletó novo, né Prefeito?

Pneu furado

O pneu do carro do Manuel fura diante de um hospício. Ele desce e tira as porcas da roda, mas elas escorregam para dentro de um bueiro. Um dos internos assiste a cena do lado de dentro das grades do manicômio e aconselha ao Manuel: - Tire uma porca de cada uma das três rodas para segurar a que ficou solta, até chegar a um posto. - Fenomenal! Muito boa ideia. Obrigado! Olhe, eu nem sei por que tu estás aí dentro. - Eu estou aqui porque sou doido, não porque sou burro!

Sogras 1

O cara chega para o amigo e fala:Minha sogra morreu e agora fiquei em dúvida, não sei se vou trabalhar ou se

Anão

Um homem passa pela sua colega de escritório e diz que o cabelo dela cheira muito bem. A mulher vai, imediatamente, ao gabinete do chefe e diz que quer fazer uma queixa de assédio sexual. O gerente fica admirado e diz: - Qual é o mal de um colega lhe dizer que o seu cabelo cheira bem? A mulher responde: - É que ele é anão!

Baiano

Um baiano deitado na rede pergunta pro amigo: - Meu rei... tem aí remédio pra picada de cobra? - Tem não, meu lindo. Por que, você foi picado? - Não, mas tem uma cobra vindo na minha direção.

O cachorrinho da loira

Uma loira estava chorando muito sem razão. Uma morena que passava pela rua disse: - O que foi? A loira respondeu: - Meu cachorrinho sumiu. A morena falou: - Por que você não coloca um anúncio no jornal? A loira olhou para a morena e falou: - Não ponho porque não vai adiantar. Ele não sabe ler.

24 www.revistabanzeiro.com.br


Piadas

Conversa de casados

Querido, o que você prefere? Uma mulher bonita ou uma mulher inteligente? Nem uma, nem outra. Você sabe que eu só gosto de você.

eu acho que seu marido está debaixo da mesa. - Não está não - disse a mulher, olhando calmamente para o garçom - Meu marido acabou de entrar no restaurante.

Dieta

Em coma

Doutor, como eu faço para emagrecer? Basta a senhora mover a cabeça da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Quantas vezes, doutor? Todas as vezes que lhe oferecerem comida.

Atrasado

A mulher comenta com o marido: Querido, hoje o relógio caiu da parede da sala e por pouco não bateu na cabeça da mamãe... Maldito relógio. Sempre atrasado...

Dois amigos se encontram: - Você sabia que o Arnaldo está hospitalizado? comenta um deles - O cara tá mal. Parece que nem dá pra reconhecer direito... - Não pode ser! - disse o outro, aflito - Ainda ontem eu vi o Arnaldo num baile de carnaval, dançando com uma loira deliciosa! - Pois é, a mulher dele também viu!

Encontro

O condenado à morte esperava a hora da execução, quando chegou o padre: Meu filho, vim trazer a palavra de Deus para você. Perda de tempo, seu padre. Daqui a pouco vou falar com Ele, pessoalmente. Algum recado?

Bodas

Dois amigos conversam sobre as maravilhas do Oriente. Um deles diz: Quando completei 25 anos de casado, levei minha mulher ao Japão. Não diga? E o que pensa fazer quando completarem 50? Volto lá para buscá-la.

No restaurante

Um homem e uma bonita mulher estavam jantando á luz de velas num restaurante de luxo. De repente o garçom notou que o homem escorregava lentamente para debaixo da mesa. A mulher parecia não reparar que o companheiro tinha desaparecido. Perdão, senhora - disse o garçom - mas

Cuidado com o papagaio

Dois ladrões procurando casa para roubar, olham daqui, olham de lá e só viam aquele aviso: cuidado com o cão. Em outra casa, eles deram risadas com o aviso: cuidado com o papagaio. Um olhou pro outro e falou: - Vamos fazer ele assado, depois a gente rouba! - Tudo bem... - respondeu o outro. Entraram e no corredor outra placa: cuidado com o papagaio último aviso. Eles entraram rindo, de repente um fala: - Olha o papagaio ali! O papagaio também vê os ladrões e começa a gritar: - pega rex... pega rex... pega rex...

www.revistabanzeiro.com.br

25


Adailton Lima

Artista plástico Roberto Cravo veio conferir de perto

Orlando Câmara curtindo nossa 10ª edição

O graduado Laerte Nogueira tambem viu de perto

Cláudia Marques ‘dando uma espiada’ em nossa edição

Tainah Padilha, Cíntia Mortágua, Tainah Padilha e Adailton Lima em visita ao Centro Cultural

Nosso querido porteiro tambem curtiu nossa edição

26 www.revistabanzeiro.com.br


Fotos: Adailton Lima

Nosso colunista aproveitou um passeio pelos rios do Amazonas, curtindo com sua turma Regina Santos, Amanda Ramos e Tamara Kuroki patrocínio de Iúna roteiros turísticos

As amigas Edinir Gonçalves e Nazaré Affonso se divertem com a décima edição da revista Banzeiro

Nadisson Alcantara tambem curtiu nossa edição que trouxe a praia do Açutuba

Banzeirando foi conferir evendo da Prefeitura de Manaus por lá, com Larissa Santos e Jefferson Ribeiro

Jefferson Ribeiro e Maria Portilho, com os amigos em visita técnica

www.revistabanzeiro.com.br

27


Economia Verde

Desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação do meio ambiente, esse é o foco da economia verde. Para isso as pessoas precisam adotar uma postura adequada:

Corte o exagerado desejo de consumir... ir às compras. Além disso, consumir apenas produtos que têm refil. Ex.: Repelentes contra insetos. Opte por produtos com certificações ambientais e sociais. Assim, você influirá em toda a cadeia produtiva. Seja qual for a sua profissão, fique atento às conversas sobre sustentabilidade e de ‘não desperdiçar’. Esse assunto se tornará cada vez mais presente no seu dia a dia.

Além de investir em tecnologias que promovam baixa emissão de dióxido de carbono. Ex.: reduzir o consumo de luz elétrica, o consumo de papéis e o uso de carros particulares em opção ao transporte público. c. Políticas públicas – apoiar a elaboração de políticas públicas adequadas e que promovam a responsabilidade sócio ambiental. d. Progresso – Nesse campo o progresso não é medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), mas por indicadores sociais e ambientais.

A economia verde em prática:

a. As lâmpadas eficientes, como as compactas fluorescentes e as de LED (Light-Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz). Essas lâmpadas são mais caras, mas duram bem mais e pagam o investimento em 03 meses a 05 anos, respectivamente.

O que a economia verde faz:

a. Os serviços ambientais – o que a natureza oferece de ‘graça’ hoje deverá passar a ter ‘preço’, a ser pago pelas pessoas para financiar ações que reduzam os danos ambientais e que possam garantir por um período mais longo o usufruto dos benefícios da natureza.

b. O bem estar social – investir no bem estar social significa respeitar os direitos trabalhistas, a inclusão de aprendizes e mulheres no mercado de trabalho.

28 www.revistabanzeiro.com.br

b. Compre eletrodomésticos mais eficientes. O selo Procel ajuda nessa hora. Para os aparelhos à gás, o selo Conpet indica os melhores: c. Não deixe os aparelhos em STANDUP. Tire-os da tomada quando não estiverem em uso ou adote tomadas com interruptor.


Economia Verde

www.revistabanzeiro.com.br

29


Foto: Divulgação/Agecom

e revoltada.

Tapauá incendiada 2

Há anos sob o mesmo julgo, a dinastia instalada pela família Albuquerque, a partir do mandato do ex-prefeito Daniel Albuquerque, com 05 mandatos no currículo. A participação do senhor prefeito Almino Albuquerque dura dois mandatos . Neste cenário político a senha para os apaniguados é ‘tudo’ e para o restante é ‘quase nada’. É do restante que falo... Eles acordaram!

Tapauá incendiada 3

Governador e PrimeiraDama presentes

Os finais de semana de sua excelência do senhor Governador Omar Aziz e Dona Nejmi Aziz têm sido preenchidos com visitas aos municípios da Região Metropolitana. O governador Omar inaugurando obras das mais diversas. Dona Nejmi, na função de presidente do Fundo de Promoção Social – FPS, não descuida da assistência às comunidades, bem como às associações e cooperativas dos municípios visitados. Os comunitários ficam encantados com a beleza e tamanha generosidade da primeira-dama. Dona Nejmi sabe fazer a diferença.

O descaso é quase total com os munícipes, pela “falta de oportunidades” no único empregador municipal: a prefeitura. Existe uma falta de olhar de amizade e paz nas disputas e intrigas políticas, práticas utilizadas pela maioria dos prefeitos eleitos. O grupo da ‘situação’ se acha ‘Rei de reino algum’ e assim agem. Em Tapauá é assim. Cruzes!

Tapauá incendiada 4

Tapauá incendiada 1

Um município de população pacata, às margens do Rio Purus, se revelou nos últimos dias ‘um pavio de pólvora’. A residência do prefeito Almino Gonçalves de Albuquerque foi incendiada, juntamente com alguns prédios públicos. A população estava enfurecida

30 www.revistabanzeiro.com.br


A torcida está para que a população encontre o seu rumo e conquiste, novamente, a tranquilidade na cidade. Os trabalhadores precisam de paz para produzir e os desempregados consigam um espaço para também produzirem, para que todos tenham o peixe e o pão para oferecer aos seus filhos. Que Santa Rita promova a paz em Tapauá!

Municípios sem link

Mais de 20 municípios estão impedidos de firmar convênios a nível federal, uma vez que estão com pendências junto a órgãos fiscalizadores da União. Os senhores prefeitos devem contratar servidores competentes e atualizados com as novas ferramentas tecnológicas disponíveis no momento, ao invés dos ‘aspones’, analfabetos de que nada servem... a não ser “puxar e puxar o saco”... Ploft!

Drogas e muitas drogas

Os municípios do Amazonas, em quase sua totalidade, sofrem com o problema das drogas: Tabatinga, Benjamin Constant, Jutaí, Codajás, Coari e em Tefé é visível o uso de cocaína em bares, festas e descampados. Uma rotina que já faz parte do cotidiano desses municípios! Apreensões e mais apreensões, o que fazer? As famílias desfeitas, filhos e filhas na marginalidade e prostituição. É a total desagregação familiar dos que têm parentes envolvidos com tal vício. O governo federal deve imediatamente implantar uma política de cuidados com esses usuários, uma vez que só a desgraça e a prisão são as suas únicas opções.

Transparência já!

A sociedade espera o cumprimento da Lei da Transparência – o munícipe espera ver na internet onde os valores destinados ao seu município foram empregados. Os fornecedores e prestadores de serviço quanto receberam. É urgente a matéria e a população descabelada com a falta de cumprimento da lei por parte das suas ‘excelências’, os prefeitos municipais... E pode?!

TRE – AM na frente

Valoroso o empenho desenvolvido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas – TRE-AM, Desembargador Flávio Pascarelle, que tem sido incansável na missão de avançar ao máximo no cadastro digital de eleitores do interior do Amazonas. Tudo em busca das eleições perfeitas. Os caciques eleitorais, do voto de cabresto / camburão, estão apavorados. Parabéns presidente!

Posse concorrida, TCE-AM

Posse concorrida do novo presidente do Tribunal de Contas do Amazonas – TCE-AM, vonselheiro José Cláudio de Souza Filho. O mesmo substitui o conselheiro Érico Desterro, que deixa um legado administrativo marcado com o combate aos maus gestores públicos. Já o novo presidente focará a sua administração na “educação de gestores públicos” para que haja melhora na condução de suas gestões. Gestor esclarecido não erra, ou só erra se quiser! Cruzes!

www.revistabanzeiro.com.br

31


Esoterismo&Passatempos áries

touro

20/03 a 20/04 Seu ano começa com 70 por cento e, às vezes, 80 por cento dos planetas acima da linha do horizonte – na parte superior do zodíaco. Sua décima Casa – da Carreira – estará muito poderosa durante o mês inteiro, mas especialmente até o dia 19. Esse é o período de seu auge profissional anual. É o meio-dia de seu ano.

21/04 a 20/05 Você começará seu ano 2014 com 80 por cento e, às vezes, 90 por cento dos planetas acima da linha do horizonte de seu mapa – a metade superior. No dia 19, você entrará em um pico profissional anual. Então, este será um momento para se concentrar na carreira – em realizações exteriores. A família é importante para você.

gêmeos 21/05 a 21/06 Você começará o ano 2014 com a maioria dos planetas no setor ocidental de seu zodíaco, o que significa que os relacionamentos serão importantes. Você será beneficiado pelas boas graças dos outros, e não tanto por causa de suas habilidades e atos. Portanto, será necessário cultivar a desenvoltura social e se adaptar melhor às situações.

busca palavras

Para acalmar marido

Rezar com fé, “Santa Catarina, vós que tendes amansado homens e mulheres, amanse agora (dizer o nome dele ou dela) para que faça as coisas da maneira certa sem atritos ou violência”. Repetir 3 vezes seguidas.

Para proteger seu lar

Coloque um pouco de sal grosso em 1 copo com água, tampe e deixe perto da porta de entrada da sua casa, em um local visível, durante 3 dias. Passado esse tempo, jogue a água em 1 pia qualquer e o copo no lixo. Para que a magia tenha um resultado melhor, troque a mistura todas as manhãs.

LIBRA

23/09 a 22/10 Você começará seu ano com 70 a 80 por cento dos planetas abaixo da linha do horizonte. Sua quarta Casa – do Lar e da Família – vai estar repleta de planetas, enquanto a décima – da Carreira – estará vazia (apenas a Lua passará por ela nos dias 24 e 25). É uma mensagem muito clara: os assuntos profissionais podem ser deixados de lado, receber uma manutenção mínima. Mantenha o foco no lar, na família e na vida emocional.

ESCORPIÃO

23/10 a 21/11 Este será um ano muito voltado para a comunicação. Um ano de aprendizado, estudo e ensino. Um ano para expandir suas bases de conhecimento. E janeiro será ainda mais poderoso para essas atividades. Sua terceira Casa – da Comunicação – será a mais forte do zodíaco até o dia 19. A mente vai estar aguçada e clara. Ela absorverá e comunicará informações com facilidade. Será um ótimo mês para os estudantes.

32 www.revistabanzeiro.com.br

SAGITÁRIO

22/11 a 21/12 Sagitário começará seu ano 2014 com a maioria dos planetas no setor oriental do mapa – o setor do selfe da independência pessoal. O poder planetário ainda estará fluindo em sua direção, de forma que mais poder pessoal estará disponível para você. Em um ou dois meses, essa situação vai se modificar. Portanto, se houver condições em sua vida que lhe desagradem, mude-as e as deixe da maneira que deseja.


CÂNCER

LEÃO

22/06 a 22/07 Você começará o ano com 70 por cento e, às vezes, 80 por cento dos planetas no setor social ocidental do mapa. Sua sétima Casa – do Amor – estará muito poderosa durante o mês todo> mas especialmente até o dia 19. Você estará em meio a um pico social anual. O ideal é deixar de lado seus próprios interesses e desejos nesse momento.

23/07 a 22/08 Você começará o ano com 80 por cento e, às vezes, 90 por cento dos planetas no setor social, ocidental de seu mapa. Na verdade, eles estarão no ponto mais ocidental, e você passará por um período intensamente social. Seu destino estará nas mãos das outras pessoas, o que é uma posição difícil para um rei ou uma rainha.

VIRGEM

23/08 a 22/09 Você viverá um ano extremamente poderoso para a carreira, e terá muito sucesso, mas agora, com a maioria dos planetas sob a linha do horizonte no mapa, o ideal será se preparar emocional e mentalmente para o sucesso que deseja. Essa preparação emocional – que envolve entrar no estado de consciência.

cruzadinhas

Atrair clientes

Pegue uma taça de champanhe, vá até o portão despeje o champanhe dos dois lados da entrada, acenda um cigarro de filtro branco, longo, dê três pitadas, baforando a fumaça para o lado de fora; coloque o cigarro num cantinho da entrada e deixe queimar até o fim.

Para emagrecer

Numa quarta-feira coloque dentro de um copo o número de grãos de arroz correspondente a quantos quilos você gostaria de perder e acrescente água filtrada até a metade do copo. À noite, beba a água deixando os grãos de arroz. Coloque novamente água e repita o processo na quinta-feira. Na manhã de sexta, em jejum, beba a água junto com o arroz.

CAPRICÓRNIO

22/12 a 19/01 Você começará 2013 com a independência pessoal no auge anual. Não apenas a metade oriental do zodíaco estará forte, mas sua primeira Casa vai ser muito poderosa até o dia 19. Quando o setor oriental fica forte, o cosmos nos incentiva a cultivar a autoafirmação, e moldar nosso destino a nossas especificações pessoais. Como essa atitude parte de nós, humanos e mortais, haverá alguns erros, mas não importa.

AQUÁRIO

20/01 a 18/02 Neste e no mês que vem, os planetas estarão em sua posição mais oriental. Você vai viver um auge de independência pessoal e poder criativo, e pode e deve fazer as coisas a sua maneira – desde que não sejam destrutivas. Sua iniciativa pessoal e sua autoa Armação serão desenvolvidas. Você conhece a si mesmo, sabe em que acredita, o que é certo para você e seguirá esse caminho – seja ele aceito ou não.

PEIXES

19/02 a 20/03 Você começará seu ano com a maioria dos planetas na metade superior do zodíaco. Embora tenha passado por um pico profissional anual – que aconteceu no mês passado -, terá um minipico após o dia 19. O lar e a família continuarão sendo muito importantes – um dos focos principais -, mas você poderá se concentrar na carreira. A melhor maneira de servir a sua família neste momento será ser bemsucedido no mundo profissional.

www.revistabanzeiro.com.br

33


Banzeiro Sentimental Quer enviar um recado para seu amado? Entre em contato com o nosso editor pelo e-mail revistabanzeiro@gmail.com

Esperando por você Divino amor

De: Belinha (Anori) Para: Paulo Silva (Urucará) O que passo a contar é a história de um lindo e inesperado amor, foi o que me aconteceu nos festejos do Divino, neste ano de 2012. Eu e mais três amigos nos organizamos para ir pela primeira vez ao município de Urucará participar desta grandiosa festa. Na primeira noite de festa, logo percebi um jovem de longa cabeleira me olhando, por onde eu passava (na praça, na sorveteria do centro e nas festas que ocorriam na cidade) lá estava o rapaz de cabeleira encaracolada, sempre na paquera até que o encontro aconteceu, na festa dos visitantes, ele foi o meu maior presente de São João, ou talvez de Santo Antônio, um amor divino e maravilhoso, um homem atencioso, carinhoso e um excelente amante... e que amante. Quando penso em você fico ofegante de emoção e saudade, na espera de uma oportunidade de voltar a Urucará para ver esse amor divino.

De: Soares (São Sebastião do Uatumã)Para: Leoa (Parintins) Minha querida e amada Leoa (você sabe porquê...), a tua partida deixou um grande vazio em nossa casa. Isso mesmo, nossa casa, pois se, você quiser, ainda é sua. Entendo os motivos de sua partida, uma paixão de verão que arrebenta qualquer coração e também já arrebentou o meu um dia, mas passo por cima de qualquer coisa pra te ter ao meu lado. Não me envergonho em dizer que te amo, mesmo tendo que reconhecer que você fugiu com o meu melhor amigo, uma pessoa sem hombridade, com uma personalidade doentia e que não te fará feliz, pois não tardará e este ‘homem sem valor’ aprisionará você em suas armadilhas e limitará a sua vida às condições que você não merece. Por favor, reveja a sua decisão antes que seja tarde e a sua vida seja arruinada. Permita-se ser feliz ao lado de quem lhe tirou da casa de seus pais, deu roupas novas e a transformou na mulher maravilhosa que você é hoje. Sei que eu não deveria ter tocado neste assunto, mas lembro como se fosse hoje, daquela moça descalça e descabelada, sentada na escada da casa do seu pai (seu Raimundo) aqui na cidade...Bem, esse não parece comigo, mas não consigo parecer diferente de um ‘corno manso’. Entretanto, jamais deixarei de dar o carinho, a atenção e o respeito que você merece ter. Venha pra casa. Já tenho no freezer um grande tambaqui para comemorar o seu retorno e, não posso deixar de informar que troquei a nossa cama tubular por uma cama box, pois uma mulher como você merece conforto adequado. De quem sempre te amará, Soares.

34 www.revistabanzeiro.com.br


10x R$ 200,00 Ă  vista R$ 1.690,00

www.revistabanzeiro.com.br

35


36 www.revistabanzeiro.com.br


Banzeiro 11