Page 1

A NOVA MADEIRA


Contemporâneo

O impacto, o seu potencial é enorme ... CNN

Durável

Uma saída para este problema seria um processo amigo do ambiente para conferir às resinosas maior dureza e durabilidade - Algo que uma empresa norueguesa chamada Kebony já alcançou. The Economist

Amiga do ambiente

A exploração comercial é o motor da destruição da floresta tropical. Você precisa pensar. Não use madeiras tropicais. Encontre alternativas porque nós necessitaremos da floresta tropical para o nosso futuro comum. Lars Løvold, Director da Rainforest Foundation, Noruega

2


ÍNDICE A revolução em produtos de madeira

4

O que é a kebonyzação?

7

Muitas alternativas – muitas vantagens

8

Uma solução para o futuro

11

A kebonyzação confere durabilidade e resistência

12

Madeira Kebony – um material novo e atraente

14

Deixe a natureza decidir

16

Contemporâneo

18

Durável

21

Amiga do ambiente

22

Tudo começou com alguns arquitectos

25

Quality Spa & Resort Kragerø

26

Darren Saines, designer paisagista e de jardins, sobre madeira Kebony

29

O pensar inovador dos clientes do sector público

31

Edifícios comerciais mostram a tendência

33

Moradia ou casa de campo em madeira Kebony

35

Projectos de marinas

36

Compare você mesmo

39


Casa de Campo Hurum, Noruega, Kebony Pine

A revolução em produtos de madeira

4


Kebony é a empresa norueguesa que está por trás desta sensação mundial. Muitos anos de pesquisa e a vontade de pensar de maneira inovadora já produziram resultados.

O interesse pela forma e pela cor estão a crescer, assim como o nosso desejo de adicionar um toque pessoal às construções. Nós não queremos gastar todo o nosso tempo e recursos na manutenção da nossa moradia ou da casa de campo. A nossa consciência sobre as questões ambientais e climáticas está a aumentar. A Kebony desenvolveu uma tecnologia que dá aos arquitectos, designers e carpinteiros um produto que satisfaz essas necessidades:

soluções contemporâneas e inovadoras durabilidade e manutenção mínima produtos amigos do ambiente Os produtos de madeiras Kebony podem substituir madeiras que requeiram tratamento da superfície com primário e pintura. Kebony pode substituir a madeira impregnada e madeiras raras de florestas tropicais. É por isso que Kebony é a madeira para o futuro!


Projecto Greenwich, Londres, Reino Unido, Kebony SYP

O que é a kebonyzação? A kebonyzação é um processo patenteado em que as propriedades da madeira são reforçadas. A madeira torna-se mais dura e mais estável, com durabilidade acrescida. O líquido usado no processo contém uma substância de base biológica que reforça a estrutura celular. O processo envolve as seguintes quatro fases: 1 / Os ingredientes são misturados de acordo com uma formulação patenteada, usando um líquido derivado de resíduos biológicos agrícolas 2 / O líquido é impregnado na madeira sob pressão 3 / A madeira é aquecida acima de 100 ˚C e o produto químico é polimerizado permanentemente, transformando a estrutura celular 4 / O líquido em excesso é reciclado e reutilizado no processo de produção

6

Os métodos de modificação patenteados pela Kebony são o resultado de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento na Noruega, Suécia e Canadá. Estes basearam-se também nas colaborações com universidades e institutos na Alemanha, Holanda, EUA e África do Sul, incluindo o Instituto Norueguês de Tecnologia da Madeira, o Instituto Norueguês do Ambiente e da Floresta, os Institutos de Investigação Técnica SP da Suécia e o SHR de Investigação em Madeira, na Holanda, a Universidade de New Brunswick e o Woodtech, no Canadá.


Projectos noruegueses: em cima à esquerda Parque Nansen, Oslo; em cima à direita Villa Malla, Hurum; página direita, Escola Helle, Kragerø

Muitas alternativas muitas vantagens Vários tipos de madeira são adequados para a kebonyzação. Actualmente Kebony é produzido a partir de diversos pinhos e áceres. Kebony tem a versatilidade para ser usado tanto em aplicações internas como em externas. Pode escolher casquinha vermelha, southern yellow pine (SYP) ou ácer (maple), com uma ampla gama de dimensões e perfis. A Kebony proporciona a melhor escolha possível a todos os níveis: ambiental, político, social e económico.

8


10


Uma solução para o futuro A indústria da construção está em constante mudança. Autoridades públicas e os clientes do sector da construção têm novas exigências e expectativas. Os arquitectos vislumbram novas possibilidades. A Kebony criou soluções que satisfazem a procura pela inovação em termos de qualidade, estética e respeito pelo meio ambiente. Esta nova tecnologia confere à madeira maior tolerância a climas severos e adquire uma pátina atraente na exposição ao sol e elementos naturais.

SYP natural

As suas áreas de aplicação são várias: Interior e exterior Grande variedade de aplicações, desde grandes superfícies comerciais ou edifícios públicos, até terraços ou marinas Muitos tipos de estruturas, desde telhados, revestimento de paredes até pavimentos Mobiliário, cozinhas, decking de iates, etc. A madeira kebony é a escolha para o futuro: Fornece uma solução que é contemporânea, durável e esteticamente agradável para si e para a próxima geração.

SYP kebonyzado

SYP envelhecido


A kebonyzação confere durabilidade e resistência

12


Uma vantagem notável da madeira Kebony é a sua resistência ao tempo e ao desgaste, uma importante propriedade em situações onde a madeira está exposta aos elementos. A madeira Kebony é particularmente adequada para uso em aplicações externas, como decks, superfícies em terraços, passadiços e marinas. Outros benefícios notáveis são a sua excepcional resistência ao apodrecimento e elevado tempo de vida útil. Esta durabilidade é conseguida sem os inconvenientes associados aos métodos de impregnação tradicional. É por isso que à Kebony foi atribuído o eco-label Swan pelas suas credenciais ambientais.

Os principais critérios para o uso do logótipo Swan: Nenhum metal pesado é adicionado Nenhum agente biocida é adicionado Produzido a partir silvicultura sustentável Durabilidade Não criar problemas na fase de eliminação


Kebony é muito mais estável por comparação com a madeira da qual é produzida. Kebony tem a aparência da madeira tropical e, devido à exposição aos elementos, adquire ao longo do tempo uma pátina cor cinza-prata. A madeira Kebony tem uma estabilidade e durabilidade melhoradas, tornando-a a escolha ideal para a construção.

14


Madeira Kebony - um material novo e atraente


Deixe a natureza decidir Kebony é uma madeira modificada que é única no que oferece. É uma alternativa sustentável em madeira modificada às madeiras tropicais em extinção que continuam a diminuir drasticamente.

Bio-resíduo. O álcool furfurílico é um derivado dos resíduos agrícolas resultantes da produção de açúcar, milho ou outras fontes biológicas alimentares.

16

Kebony tem sido usada por arquitectos e designers de referência internacional. Esta alternativa, comprovadamente demonstra os seus benefícios como madeira de elevado desempenho, resultando numa crescente procura. O despertar ambiental global é um dos principais motores para a preferência dos arquitectos e construtores pela madeira modificada.


“

Pegada de carbono

A floresta tropical encon tra-se à beira da destruição

Fonte: Bergfald & Co, 2010. —16.000 —14.000 —12.000 —10.000 —08.000 —06.000 —04.000 — 2.000

Rain Forest Foundation IpĂŞ Kebony (ĂĄrvore adulta) SYP

Toneladas CO2 por m3

A madeira Kebony tem um ciclo de vida mais longo do que outras madeiras, agindo como “sumidouroâ€? de carbono por aprisionar sete vezes mais CO2 do que a madeira nĂŁo tratada. A Kebony recebeu vĂĄrios prĂŠmios como reconhecimento pelas suas credenciais ecolĂłgicas. Recentemente foi nomeada como uma das empresas de tecnologia limpa mais promissoras do mundo no Global Cleantech 100. A Kebony foi tambĂŠm citada como estando no top 50 das empresas que poderiam mudar o mundo em 2010 e uma das 25 empresas europeias mais inovadoras. A Kebony ĂŠ certiďŹ cada pelo FSC/PEFC e acolhida por organizaçþes lĂ­deres na preservação a The Rain Forest Coalition e o WWF. A Kebony recebeu os eco-label nĂłrdicos Swan e Glass Bear, pelo

consumo e produção sustentadas, e o prÊmio norueguês Blue Ocean Award. A Kebony foi apresentada na Conferência do Clima CC8, sendo convidadB a mostrar os seus produtos inovadores na Conferência Climåtica da ONU, em Copenhaga. Recentes estudos ambientais realizados pela consultora ambiental norueguesa Bergfald & Co demonstram que a madeira Kebony tem uma pegada de carbono substancialmente inferior à teca da Birmânia e ao ipê do Brasil, de abate insustentåvel. Kebony Ê uma alternativa real de madeira ecológica às madeiras tropicais. Apenas matÊrias-primas provenientes de orestas de gestão sustentåvel são usadas na produção de madeira Kebony.

PEFC/81-36-89

A certiďŹ cação de produto pode variar dependendo da espĂŠcie e da disponibilidade.


Hurst Avenue, Londres, Kebony SYP

Contemporâneo EstÊtico e inovador. Agora e para o futuro.

18


20


Abrigo para botes em Aure, Noruega, Kebony Pine

Durável Resistente e livre de manutenção. Adequado a condições climatéricas extremas e aplicações onde é requerida durabilidade.


Parque Nansen, Oslo, Noruega, Kebony Pine

Amiga do ambiente Kebony é uma alternativa ambientalmente sustentável às madeiras tropicais e outros materiais de construção, tais como metais, plásticos e betão.

22


24


Pavilhões em Bexhill, Reino Unido, Kebony Pine e Kebony SYP

Tudo começou com alguns arquitectos ... Tudo começou quando alguns arquitectos perceberam as possibilidades que a madeira Kebony tinha para oferecer. Arquitectos aconselharam os seus clientes a optar por construção com soluções de longo prazo. Estas recomendações são baseadas em rigorosos critérios qualitativos, estéticos e económicos. Kebony oferece novas possibilidades de design e é muito adequado a aplicações interiores e exteriores, tais como pisos, fachadas, telhados e terraços. A madeira Kebony oferece, durante o seu longo ciclo de vida, uma solução muito competitiva quando comparada com as madeiras com tratamento superficial. Sem necessidade de primário nem pintura, Kebony oferece uma solução livre de manutenção ao longo de sua longa vida útil.


Quality Spa & Resort, Kragerø, Noruega, Kebony Pine

Quality Spa & Resort, Kragerø com 28.000 m 2 de madeira Kebony “Os arquitectos da Lund Hagem utilizam frequentemente madeira nos nossos projectos, e preferem fazê-lo. Acreditamos que a madeira é um material com muito boas propriedades”, diz Einar Hagem. “Sempre que possível, nós optamos por soluções que permitam à madeira manter a sua aparência natural - sem pintura ou outros tipos de acabamento. A madeira também funciona muito bem em ambientes naturais e em conjunto com outros materiais de construção como o betão, a ardósia, o aço e o vidro. Nós já havíamos tentado a madeira Kebony em alguns dos nossos projectos menores. Mantivemos as amostras do material para observar como a madeira reagia ao sol, vento e chuva ao longo do tempo. Assim, quando ganhamos o contrato para o projecto do Quality Spa & Resort Kragerø,

26

recomendamos Kebony Pine como um dos materiais a serem utilizados. Nós colocamos ênfase especial nos tons de cor e pátina que iria adquirir nos anos seguintes. Tentamos evitar a pintura ou coloração de fachadas, tanto por razões de manutenção e também para destacar a aparência de material rugoso. O facto do método de impregnação ter um perfil ecológico, é muito positivo.” O gabinete Lund Hagem Arkitekter AS procura uma forma moderna, um estilo atemporal de arquitectura, que é claramente enraizado nas tradições nórdicas. Este gabinete de arquitectos ganhou um reconhecimento considerável pelos seus projectos, bem como uma série de prémios. O artigo mostra imagens do Quality Spa & Resort Kragerø, projectado por Lund Hagem Arkitekter e inaugurado em 2007.


Mostra de Flores em Chelsea, Londres, Kebony SYP e Kebony Pine

Nós os ingleses temos aproximadamente a mesma atitude para com os nossos jardins que os noruegueses têm para com as suas florestas e campos. 28


Darren Saines, designer paisagista e de jardins, sobre madeira Kebony Há um interesse crescente em novas e não convencionais soluções de jardinagem. E o que poderia ser mais natural na Noruega do que trazer a madeira para o jardim? A madeira que é utilizada em jardins tem de suportar o severo clima norueguês. Muito pode ser dito em favor da impregnação com cobre,

mas o resultado não é propriamente atraente. A alternativa, é ter que gastar os poucos dias ensolarados de verão, que poderíamos usufruir, com os trabalhos de pintura e protecção da madeira. Com Kebony isto poderia ser uma coisa do passado. Durável e bonito de uma vez só! Darren Saines é um dos principais designers paisagistas e de jardins da Noruega. Ele tem realizado inúmeros projectos interessantes, recomendando muitas vezes madeira Kebony como parte integrante do projecto do jardim.


1

2

5

6

30

3


4

O pensar inovador dos clientes do sector público As autoridades públicas estão preocupadas com as questões ambientais combinadas com a funcionalidade, estética e medidas que possam reduzir as exigências inerentes à manutenção contínua. Kebony foi bem recebido pelos municípios que optaram pela madeira Kebony na construção de muitas das suas escolas e jardins-de-infância. Usando Kebony, estes estão a fazer uma declaração ambiental, com a vantagem dos custos de manutenção reduzidos. O plano de acção do Ministério Norueguês do Meio Ambiente, para o período 2007-2010, afirma: “O Governo será fundamental para garantir que o sector público dê o exemplo como consumidor consciente, adquirindo bens e serviços ecológicos produzidos de acordo com elevados padrões éticos. Produtos e serviços são escolhidos com base nos custos do ciclo de vida, qualidade e propriedades ambientais. No caso de mercadorias para as quais os critérios de rotulagem ambiental foram desenvolvidos sob os programas de eco-label Swan ou UE eco-label, as decisões serão tomadas com base nestes critérios, tanto quanto possível.”

Projectos públicos noruegueses 1 / Vestsiden oppvekstsenter, Porsgrunn 2 / Assentos do Metro, Oslo 3 / Lares de terceira idade, Trondheim 4 / Escola em Høvik, Oslo 5 / Escola em Helle, Kragerø 6 / Barreira de som na RV 47, Haugesund








4

32








Edifícios comerciais mostram a tendência Hoje em dia, não é mais um caso de simplesmente edificar um prédio de escritórios. Os média e as comunidades locais valorizam as melhores soluções estéticas, ambientais e energeticamente eficientes. As empresas estão cada vez mais conscientes da sua reputação, não podendo pretender estar preocupadas com o meio ambiente, se a sua conduta indica o contrário. Kebony é, portanto, uma escolha sábia para um perfil corporativo.



Projectos comerciais 1 / Casas em Barrat, Londres, Reino Unido 2 / Casas em Barrat, Londres, Reino Unido 3 / Bad Farris, Larvik, Noruega 4 / Bad Farris, Larvik, Noruega 5 / Bad Farris, Larvik, Noruega 6 / Hotel Confort, Stavanger, Noruega 7 / Hotel ConforU, Stavanger, Noruega 8 / Hotel Confort, Stavanger, Noruega


34


Moradia ou casa de campo em madeira Kebony – porque é atractiva e amiga do ambiente Poucas alternativas podem conjugar tantos requisitos individuais e especificações como a madeira Kebony. A escolha de Kebony para revestimento de fachadas, telhados, janelas, portas ou terraços, demonstra o seu apreço pela qualidade. Comprar madeira Kebony é a opção ambiental que combina resistência, durabilidade e estética, por comparação com as madeiras tropicais. Kebony reduz drasticamente a necessidade de manutenção, dando tempo para que possa desfrutar das actividades de lazer.

Página esquerda: Villa Malla, Noruega; em baixo Casa de Campo em Larvik, Noruega; direita: Princesse Square, Londres


1

2

Projectos de Marinas Os molhes estão continuamente expostos aos elementos e exigem madeiras excepcionalmente resistentes ao uso. A escolha por madeira Kebony totalmente impregnada irá fornecer-lhe uma solução duradoura e sem emissões prejudiciais para o ambiente. Kebony Maple é uma alternativa ecológica à teca utilizada em decks para iates. Kebony SYP é usado em decks para marinas e pontões.

3 Projectos de marinas 1 / Marginal da Praia de Bethany, EUA 2 / Porto de Yarmouth, Reino Unido 3 / Barcos Windy, Noruega 4 / Projecto em Greenwich, Reino Unido 5 / Barcos Contessa, Reino Unido

36


4

5


Compare você mesmo Espécie de Madeira Movimento Dureza máximo (Brinell) 2) casquinha vermelha (%)

Durabilidade *) borne tratado

Kebony Maple 1

6

Muito duro

Muito durável

Acer

9

Duro

Não durável

Massaranduba

6 - 11

Muito duro

Muito durável

Ipê

6

Muito duro

Muito durável

Teca

4-6

Duro

Muito durável

Bangkirai

11

Muito duro

Muito durável

Merbau

5

Duro

Durável

Iroko

6

Duro

Durável

Garapa

4-8

Duro

Durável

Carvalho

4-6

Duro

Durável

Kebony SYP

5

Duro

Muito durável

Red Cedar

8

Brando

Durável

SYP não tratado

8

Brando

Pouco durável

Kebony Pine 2

6

Duro

Muito durável* / durável

Pinho lariço

7

Brando

Durável / moderadamente durável

Casquinha vermelha

8

Brando

Moderada a pouco durável

1) ácer

Kebonyzação – o processo de modificação Mistura Catalisador

Alcool Furfurilico

38

Agua

Impregnação

Secagem

Estabilização


Kebony não têm efeitos nocivos sobre o ambiente. A kebonyzação é baseada num líquido extraído de resíduos biológicos. Na fase de eliminação de resíduos, Kebony pode ser tratada como madeira não tratada.

Os produtos têm uma cor castanho dourada. Os produtos adquirem uma pátina natural cinza-prata com a exposição ao sol e à chuva, criando um efeito interessante de profundidade.

O processo resulta no inchamento permanente das células da madeira, o que, por comparação com a madeira não tratada, reduzem a retracção e o inchamento em cerca de 50%.

AMIGA DO AMBIENTE

EXCELENTE ESTÉTICA

DIMENSIONALMENTE ESTÁVEL

Os produtos Kebony não requerem outras formas de manutenção além da limpeza normal.

FÁCIL MANUTENÇÃO

O processo aumenta a densidade do material, tornando-o mais rígido e significativamente mais duro que a madeira não tratada

BOA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO

As matérias-primas para Kebony são extraídas de árvores de grande porte por silvicultura sustentável. Todos os fornecedores são titulares de certificados que garantem a origem de madeira.

SUSTENTÁVEL

Elevada durabilidade e vida útil em climas severos. Por exemplo, aplicação de produtos para manter as propriedades da madeira. A manutenção necessária é limitada à limpeza normal.

ECONÓMICA

Protegido contra a podridão, fungos, insectos e outros microorganismos xilófagos

RESISTENTE

Kebony não contém produtos químicos que possam ser emitidos para o meio ambiente. O polímero é permanentemente selado na estrutura celular da madeira por um processo irreversível.

NÃO TÓXICO

A madeira modificada é uma alternativa duradoura à madeira tratada com produtos químicos preservantes, à madeira com acabamento e à madeira tropical.

BOA DURABILIDADE


Kebony - a nova madeira  

Reformulação da brochura Kebony com o novo logótipo da Banema (em branco) - 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you