Page 1

ANO XVI Nº 901 27/04/12

Informativo do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Teresópolis

Diretoria do SindBancários Teresópolis toma posse Aconteceu nesta quartafeira, 25/04, na sede do SindBancários Teresópolis, o tradicional café da manhã oferecido aos bancários e convidados, em comemoração aos 32 anos de fundação do Sindicato. A Diretoria que foi eleita com 97,83% de aprovação, para o quadriênio 2012 a 2016, tomou posse informalmente, reafirmando o compromisso de continuidade na luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores e cidadãos. Para o presidente do sindicato, Aluisio Marra, a vitoria representou a confir-

mação de que o trabalho em defesa dos interesses dos bancários têm sido bem feito e mostra a responsabilidade para conseguir dar continuidade às conquistas para a categoria:

mos em nossa cidade, e o nosso objetivo é continuar fazendo um trabalho mais profundo, buscar novas conquistas para a categoria e para a população em geral", destacou.

" É uma luta que continua, o nosso papel de defender trabalhadores não é fácil, os desafios estão aí e a cada hora vem de forma diferente, por isso temos que estar preparados para adaptarmos a essas situações. Tem a questão do sistema financeiro , a questão da segurança, saúde dos bancários, emprego, que lutamos tanto, então o nosso foco agora é continuar olhando para isso com muita responsabilidade, observando o lado da cidadania que sempre atua-

O evento contou com a cobertura da imprensa local, feita pelo Jornal O Diário e pela TV Diário. Registramos as presenças dos valorosos companheiros no café da manhã, os ex presidentes do Sindicato, Eurico Guimarães e Gelson Flores. Esteve também presente, representando o escritório de advocacia conveniado, o Dr. Jefferson Soares, filho do presidente fundador do Sindicato, saudoso Tarciso Soares.

Mais fotos do café da manhã e da posse, clique no flickr no site do SindBancários ou na versão em PDF, clique aqui Diretoria Eleita:

Diretoria Administrativa- Presidente - Aluisio Rebello Marra (Itau Unibanco); Vice presidente - Wilson José Pereira (Itau Unibanco) ; Secretária Geral - Anna Paula P. Pries (HSBC); Diretor de Finanças - Valter Carneiro dos S. Ribeiro (Itau Unibanco) ; Diretor Jurídico - Joselito Lopes Botelho (Itau Unibanco); Diretor de Imprensa e Comunicação - Sérgio Mázala da Silva (Bradesco) ; Diretor de Patrimônio Promoção Social - Cláudio de Souza Mello (Itau Unibanco); Suplentes: Adriana Cunha da Costa, Luciene Miranda Leitão Dias, Amanda Rosa Silveira, Neliane de Paula Milagres, Carlos Henrique de Andrade Dias, Rosana Dias Pereira Cordeiro, Carlos Luciano Dias Pinto, Rose Mary de Souza, Cristhiano Márcio Silva Cordeiro, Sebastião da Costa Filho, João Bosco Novaes Vieira, Ziléa de Souza Cruz, João Guilherme Q. Cerqueira; CONSELHO FISCAL - Efetivos : Helênio Lemgruber Cordovil, Regina Maria Medeiros dos Santos, Maria do Carmo Rodrigues Baptista; Suplentes: Ana Maria Mello Pereira, Miguel Angêlo Pinheiro Gonçalves, Ricardo Paes Barreto Brandão; DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO AO CONSELHO DA FEDERAÇÃO Efetivos: Aluisio Rebello Marra, Armando de Oliveira Abrantes; Suplentes: Marisa Cardoso de Azevedo, Luis Eduardo de Miranda .


Bancário Cidadão Campanha de solidariedade:: SindBancários apresenta balanço A distribuição de donativos foi feita em comunidades de Vargem Grande, Quinta Lebrão e na Igreja de Saõ Cristovão, Fonte Santa. O Sindicato recebeu um total de R$ 4.000,00, que foi transformada em donativos. O SindBancários Teresópolis apresenta o balanço da campanha de solidariedade, que arrecadou doações destinadas aos desabrigados pelas chuvas, ocorridas no município no dia 06/04.

As doações foram feitas pela Federação dos Bancários do RJ/ES, pelo Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo, pelo Sindicato dos Bancários de Petrópolis,

e pelo SindBancários Teresópolis. O Sindicato distribuiu 30 cestas básicas, kits com 60 toalhas, 52 cobertores e 45 kits de material de limpeza e higiene. A diretoria do Sindicato agradece e expressa sua gratidão pela demonstração de companheirismo e solidariedade de todos que participaram da campanha, que servirá para amenizar o sofrimento dessas pessoas afetadas por mais esta tragédia.

Leia na íntegra no site do SindBancários Teresópolis www.seebt.com.br Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho A celebração do dia 28 de Abril - Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho - surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, como ato de denúncia e protesto contra as mortes e doenças causados pelo trabalho, espalhando-se por diversos países. Esse dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil e em vários países do mundo, como Espanha, Portugal, Argentina, Peru e Taiwan, por exemplo, a data é motivo para mobilizações, atividades, seminários, denúncias e reflexões em torno dos problemas que envolvem os acidentes, as doenças e o mundo do trabalho.

PROBLEMAS DE SAÚDE DOS BANCÁRIOS Jornada de Trabalho Aos poucos os bancos estão acabando com a jornada de trabalho de 6 horas e introduzindo, de maneira acelerada e massiva, a jornada de 8 horas com o tal de "comissionamento". Metas de produção Metas de produção e assédio moral 42% dos bancários já sofreram práticas de assédio moral em seu ambiente de trabalho, de acordo com pesquisa realizada com a categoria. As metas e as práticas de assédio moral são os mais novos riscos para a saúde dos bancários ... Adoecimento prevalente As LER/DORT continuam a atingir bancários e bancárias em todos os bancos, acarretando afastamento do trabalho por longo período ...

Transtornos mentais Os transtornos mentais ganham importância entre os bancários, principalmente quando os trabalhadores bancários são alçados à condição de VENDEDORES, com metas diárias para bater e avaliados constantemente ... Falta da emissão da CAT Apesar de todos os problemas de saúde e condições de trabalho que a categoria enfrenta, os bancos não emitem ou dificultam ao máximo a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho CAT ao empregado, desrespeitando o que diz a lei 8213/91 e o artigo 169 da CLT ... "Falhas" na Medicina do Trabalho O serviço de medicina do trabalho praticado pelos bancos é carregado de conservadorismo, tem postura burocrática e cartorial, não caminha no sentido da prevenção de acidentes e doenças e está extremamente subordinado aos interesses exclusivos das empresas ...

Associe-se ao Sindicato. Visite nosso site: www.seebt.com.br


Informativo nº 901 - 27 de abril de 2012  

Informativo do Sindicato dos Bancários de Teresópolis

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you