Issuu on Google+

Tema: Jó, seu cativeiro vai virar! Por: Pra. Ana Paula Guedes QUEBRA- GELO: A última Bíblia Imagine que daqui a um mês, todos os livros do mundo, tanto impressos quanto eletrônicos fossem destruídos. Imagine que sua Célula é a responsável por preservar a Bíblia para as próximas gerações. O que vocês fariam? Moral: Precisamos guardar a nossa fé e a palavra de Deus quando a crise vier. É a palavra de Deus que sustentará o homem na dificuldade e o libertará do cativeiro. TEXTO: Jó 42.10a (Ler com o grupo) PONHA EM DISCURÇÃO: 1- Jó desfrutou dos favores de Deus, sendo um homem muito abençoado, muito rico. Mas o dia mau bateu a porta da sua casa, um dia marcado por perdas. Jó era incentivado a desistir da sua fidelidade a Deus. Muitos por conta da dor estão perdendo a integridade, a identidade e o destino profético que Deus tem para sua vida. Compartilhe com o grupo os tópicos abaixo:     

Reflita: Qual a área da sua vida que está em cativeiro? Cativeiro é lugar de dor, de ausência de liberdade. Deus só vai virar nosso cativeiro quando reagirmos. O que precisamos reagir na nossa vida para Deus virar nosso cativeiro? (Respostas variadas) As dores, as perdas, os conflitos emocionais...

2- Nós precisamos aprender seis verdades para que Deus vire nosso cativeiro. I. Que você tem um Redentor que vive e age para sua vida (Jó 19.25).  

O que você sabe sobre seu Deus? (Respostas variadas) Você só desfruta daquilo que você entende. Você só desfrutará das coisas de Deus se tiver um conhecimento da sua presença.

II. No meio do cativeiro você não pode se silenciar (Jó 23.17).  

Muitos estão silenciados pelas trevas no meio do seu cativeiro. Se você não controlar a dor, ela tem o poder de te calar.

III. Saber que Deus fala do meio da tempestade (Jó 40.1-6)   

Deus começa a falar com Jó somente a partir do 38. Até o capítulo 38, Deus só estava observando Jó. O que significa Deus querer falar com Jó no meio de uma tempestade? Que lição podemos extrair disso? Aprendemos que nos momentos mais difíceis da nossa vida podemos ouvir Deus, nas grandes coisas e nos pequenos detalhes.


IV. Saber que Deus pode tudo (Jó 42.2)  

Deus tem um propósito na sua vida e não será frustrado. Você sabe qual o destino profético de Deus/ o propósito de Deus para sua vida?

V. Não basta conhecer a Deus, é necessário ter intimidade com Ele (Jó 42.5)   

No início Jó conhecia a Deus, mas não reconhecia a sua presença (Ler com o grupo Jó 9.11). Como podemos nos tornar mais íntimos de Deus? (Respostas variadas) Deus vira íntimo de que se humilha, se quebranta, o adora...

VI. Ser menos egoísta (Jó 42.10).  

No início vemos um Jó que fazia tudo para si e sua família, mas não fazia para os outros. De quais formas podemos doar nossa vida para os outros e para o Reino? (Respostas variadas)

Essas seis verdades viraram o cativeiro de Jó e se você as praticar Deus pode virar o seu cativeiro. Pode estar tudo em ruínas na sua vida, mas resista e creia nessas verdades.

AVISOS CONSAGRAÇÃO – TERÇA-FEIRA ÀS 09H. CULTO DE MEIO DE SEMANA – QUARTA-FEIRA ÀS 19H30. TADEL/ REDE DE ADOLESCENTES – DOMINGO DE MANHÃ ÀS 09H. CONVOCAÇÃO – ALINHAMENTO DA VISÃO PARA TODOS OS LÍDERES, AUXILIARES E ANFITRIÕES DE CÉLULA NO DIA 02/06 ÀS 19H30.


GCB 18/14