Issuu on Google+

Municípios litorâneos estão mobilizados para duplicação da RS 040 O prefeito de Balneário Pinhal, Jorge Fonseca, esteve reunido na noite de quarta-feira, 27, com o prefeito de Viamão, Alex Boscaini; de Palmares do Sul, Luciano Bins; e de Capivari do Sul, Glaci Osório, em Águas Claras, para discutir a duplicação da ERS 040. Também estiveram presentes o secretário municipal de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, o radialista e presidente da Comissão pró-duplicação da ERS 040, Clayton Porto, e os componentes da comissão de Viamão, que tem como

presidente o prefeito Alex Boscaini. O encontro teve o objetivo de preparar as comissões. Cada município já formou a sua, para a audiência pública que deve acontecer às 19 horas, do dia 25 de agosto, em Balneário Pinhal (Sociedade Amigos da Praia de Pinhal, rua General Osório, 1030, Centro). Na oportunidade, o assunto será discutido com a Comissão para Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, que tem como presidente o deputado estadual Cassiá Carpes.

Prefeito Fonseca e chefe de gabinete visitam comando da BM

Prorrogação da licença maternidade O município de Balneário Pinhal aprovou, recentemente, lei que institui o Programa de Prorrogação da Licença-Maternidade, que beneficia as servidoras municipais titulares de cargos efetivos e em comissão. A prorrogação, segundo a lei, será garantida à servidora que requeira o benefício até o final do primeiro mês após o parto e terá duração de 60 dias.

GEFM entrega kits pedagógicos

O prefeito de Balneário Pinhal, Jorge Fonseca, e o chefe de gabinete, Márcio Rafael Machado, estiveram visitando o quartel general da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. No encontro, esteve em pauta a segurança pública do município. O prefeito e o chefe de gabinete, que foram recebidos pelo comandante

geral Sérgio Abreu, fizeram a solicitação de análise e agilização do processo de Balneário Pinhal que trata sobre a possibilidade de pagamento de horas extras para os policiais lotados no município. Os recursos, segundo Fonseca, serão provenientes do município, no montante de R$ 60 mil, que já fazem parte de lei aprovada.

Os trabalhos de ampliação da consciência fiscal, em Balneário Pinhal, deram mais um passo recentemente, quando o Grupo de Educação Fiscal Municipal - GEFM de Balneário Pinhal, entregou kits pedagógicos às escolas da rede municipal de ensino, tanto infantis como fundamentais. Os kits, que contêm livro

do professor, cartazes, panfletos da campanha 'Minha Nota Fiscal Dá Prêmio Legal', descritivo do projeto, CD com material de apoio, bem como máquinas registradoras recebidas através de doação pela Receita Federal, também foram entregues aos públicos que integram os projetos sociais de Balneário Pinhal.

Consulta a leis municipais A Administração Municipal de Balneário Pinhal, com o objetivo de proporcionar maior transparência às suas atividades, mantém no site oficial do município um link onde morador e veranista pode fazer consulta às leis municipais. No formulário, o interessado pode consultar pelo número da lei, seu ano ou palavra chave, tendo acesso à íntegra, em formato pdf.


Apicultores realizam curso para qualificação da produção

Balneário Pinhal, nos dias 8 a 11 de julho, sediou mais uma atividade de capacitação e qualificação profissional dos apicultores. O curso de Apicultura Avançada, ministrado pelo SENAR Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, abordou assuntos como manejo para o desenvolvimento de enxames, manejo de safra, equalização de enxames, colocação de

melgueiras, coleta de mel, processamento de mel, divisão de enxames, e custos na produção. O objetivo da iniciativa foi incentivar a melhoria da produtividade, lucratividade e de forma direta apresentar um produto ao consumidor de excelente qualidade, segundo o coordenador de projetos da prefeitura municipal, Wilson Augusto Mello da Fonseca.

FAC financia Segunda edição do Descobrindo Talentos na Escola O projeto Descobrindo Talentos na Escola, do agente cultural Celso André de Oliveira, foi novamente financiado pelo FAC Fundo de Apoio à Cultura, de Balneário Pinhal. A aprovação aconteceu recentemente, conforme determinações do edital. O projeto contemplou oficinas de música nas escolas das redes municipal e estadual de Balneário Pinhal, durante o mês de julho.

Bradesco instalará agência no município O Bradesco, um dos maiores bancos privados do Brasil, instalará agência no município de Balneário Pinhal. O prefeito, Jorge Fonseca, demonstrou-se satisfeito com a notícia, em seu programa na RadioWeb Balneário Pinhal. A agência, segundo Fonseca, atenderá a microrregião e escolheu Balneário Pinhal a partir de pesquisa de mercado, qualificando a prestação de serviços financeiros no município.

Saibro A Secretaria de Obras de Balneário Pinhal está fazendo uma operação de colocação de saibro em todas as ruas não pavimentadas no distrito de Magistério. A expectativa, segundo o secretário Sérgio Bertol, é de atender todas as demandas solicitadas para este tipo de serviço, aproveitando a época de chuvas e umidade, a fim de que após este período a sedimentação e compactação nas ruas fique homogênea.

Segurança O prefeito de Balneário Pinhal, Jorge Fonseca, encaminhou recentemente ao governador do Estado, Tarso Genro, ofício acerca da segurança no município. No documento, Fonseca alerta sobre a necessidade de ocorrências serem registradas na delegacia de Tramandaí, a 35 quilômetros de Balneário Pinhal, uma vez que a delegacia local não tem atendimento à noite e finais de semana.

Pescadores Os pescadores do município, no dia 15, reuniram-se para debater a Lei Estadual que determina a obrigatoriedade de demarcação das áreas de pesca, lazer ou recreação, nos municípios com orla marítima, lacustre ou fluvial.

Campanha de educação fiscal tem prosseguimento A Campanha 'Minha Nota Fiscal Dá Prêmio Legal', que tem como objetivo aumentar e incentivar a arrecadação de tributos, ICMS e receitas próprias, bem como difundir a educação fiscal nas escolas do município, premiando o consumidor e/ou contribuinte, realiza, no dia 29 de setembro seu segundo sorteio. Até o mês de julho, mais de 78 mil cupons já estavam concorrendo.

Tertúlia O projeto 1ª Tertúlia Cultural Gaúcha, do Piquete Gaudérios do Litoral, no segmento Folclore e Tradição, será realizado no dia 18 de setembro. A autoria é do agente cultural Piquete Gaudérios do Litoral, com financiamento do FAC Fundo de Apoio à Cultura, de Balneário Pinhal. Entre as atrações, constam palestra sobre indumentária gaúcha e semana farroupilha, trovas, música nativista, danças tradicionais mirim e juvenil.

Música na praça O projeto Música na Praça, do agente cultural Idio Irineu Schuch, foi financiado pelo FAC Fundo de Apoio à Cultura, de Balneário Pinhal. O projeto está em sua terceira edição e aconteceu nos dias 16 e 30 de julho. Ocorre, também, em 13 e 27 de agosto e 3 de setembro, na Praça Zenaide Rufino, distrito e Magistério. O evento conta com as apresentações de talentos locais, como Kinei Prado, Maicon e André, Grupo Saggie, Isis Roberta, Dupla Beko e Rodrigues, DJ Diego entre outros.

O CIDADÃO é um informativo da Administração Municipal de Balneário Pinhal. Circulação mensal. Distribuição gratuita. Jornalista responsável: Sandra Veroneze (Mtb 10210). Ano 03. Número 31. Julho/2011. Contato: Gabinete do Prefeito. Fone 51 3682 4541, celular 51 9949 6029, e-mail: sandra.veroneze@pragmatha.com.br. Site: www.balneariopinhal.rs.gov.br


Bolsa Família A Secretaria de Assistência Social de Balneário Pinhal, dia 16 de julho, realizou mais um mutirão de pesagem do programa Bolsa Família. A atividade foi realizada nos PSFs da Sede, Magistério e Túnel Verde. A pesagem é uma das condicionantes para que as famílias garantam o recebimento do benefício.

PETI Balneário Pinhal, através da Secretaria de Assistência Social, desenvolve o projeto PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O grupo do distrito do Túnel Verde, recentemente, desenvolveu uma atividade especial, com a participação do assistente social Adriano Ristoff. Durante o encontro, desenvolvido de maneira lúdica, os participantes puderam conhecer melhor o Estatuto da Criança e do Adolescente e também se inteirar sobre a importância dos projetos sociais como garantia dos direitos das pessoas desta faixa etária.

Twitter Balneário Pinhal também conta com perfil no microblog Twitter. No endereço http://twitter.com/balneariopinhal , oficial do município, é possível acompanhar as realizações da Administração Municipal.

Musicalidade A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Balneário Pinhal realizou, no dia 15 de julho, o terceiro encontro da Oficina de Musicalização da educação Infantil, com Marcelo Machado Gonçalves, para profissionais da educação infantil, que se reuniram na EMEI Peixinho Dourado. Nesta etapa, aconteceu a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, e o grupo, através da literatura infantil, construiu letra de músicas.

Conferência Municipal de Assistência Social A Secretaria de Assistência Social de Balneário Pinhal, coordenada por Jacqueline Torres, realizou, em 18 de julho, a Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontece na SAPP Sociedade Amigos da Praia do Pinhal e teve como pauta o trabalho do SUAS Sistema Único de Assistência Social e valorização dos trabalhadores.

Sorrindo para o futuro As escolas do município de Balneário Pinhal receberam, recentemente, a reposição de materiais do SESC RS do Programa Sorrindo para o Futuro, como creme dental e escova dental. As odontólogas Roberta Carnizella Ribeiro e Betina Borges da Rosa executam o programa nas escolas municipais, com o apoio dos educadores na orientação aos alunos na escovação diária, após as refeições.

2º Seminário do Programa Educação Inclusiva O município de Balneário Pinhal esteve presente, de 25 a 28 de julho, no 2º Seminário do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, organizado pela coordenadoria da Educação Especial Pólo de Capão da Canoa, Ministério da Educação MEC. Segundo a equipe da SMECD, o evento foi de suma importância no que tange a construção de conhecimento para alavancar a implantação de um novo modelo de educação que esteja voltado à inclusão de todos os alunos com necessidades educacionais especiais.

Assistentes sociais e visitadoras do PIM reunidos Os assistentes sociais Adriano Ristoff e Janaína Aparecida da Rocha e as monitoras e visitadoras do PIM - Programa Primeira Infância Melhor reuniram-se, em 16 de julho, para debate intersetorial sobre o 'cuidado'. Através do diálogo entre os participantes, motivado por dinâmicas de grupo e pela explanação dos técnicos, buscou-se trabalhar questões importantes como, por exemplo, a responsabilidade que a visitadora tem ao entrar semanalmente na casa das pessoas; sobre o sigilo profissional e o comprometimento com o trabalho.

Fórum de Educação Especial Balneário Pinhal sediou, no dia 15 de julho, o segundo encontro Fórum Permanente Regional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O evento tem sido itinerante e organizado pelos conselhos municipais de educação. O fórum proporcionou reflexões sobre o processo ensino/aprendizagem, onde o processo de inclusão passa por construir um mundo melhor de se viver, pela educação do olhar que temos sobre o outro onde as pessoas se sintam acolhidas, amadas e protegidas e acima de tudo respeitadas em sua diversidade e necessidades.

Biblioteca pública recebe equipamentos A Biblioteca Pública de Balneário Pinhal está melhor equipada, com a instalação de 11 cadeiras multiuso; dez mesas para computador; uma mesa de professor; um armário baixo; uma mesa para impressora. A previsão é de que, nos próximos dias, sejam instalados 11 computadores com internet banda larga.

Voleibol A escolinha de voleibol do DMD está em pleno funcionamento. As aulas são realizadas todas as quartas e sextas, no turno da tarde, no ginásio de esportes da Escola Calil Miguel Allem. As inscrições são feitas gratuitamente no local das aulas.

Pés protegidos Com a meta de atender 100 alunos das oficinas esportivas, a campanha Pés Protegidos tem por objetivo arrecadar tênis e chuteiras por doação voluntária, atendendo meninos e menina das oficinas esportivas que integram o projeto Movido pelo Esporte. O material arrecadado é direcionado aos meninos e meninas integrantes do projeto.

Gestão escolar Os professores Maria Angélica Grabowski, Luisa Menezes Coelho, Valmir Schimitz, Eliane Cristina Adam e Paulo Sérgio Ferreira Lopes, da rede municipal de ensino de Balneário Pinhal, formaram-se, no dia 6 de julho, no curso de especialização em Gestão Escolar, ofertado pelo Programa Escola de Gestores da Educação Básica através da UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A solenidade aconteceu na ACISAP, em Santo Antonio da Patrulha, com a presença da Secretária de Educação, Cultura e Desporto de Balneário Pinhal, Neusa Carvalho. O curso contou com 400 horas/aulas.


A Secretária de Turismo e Lazer de Balneário Pinhal, Tatiana Weissheimer, é uma das 100 melhores secretárias de turismo do país e concorre ao Prêmio Brasil Tourist 2011. A solenidade acontecerá durante o Encontro Nacional de Secretários de Turismo, que ocorre em Florianópolis (SC), de 25 a 28 de agosto.

Balneário Pinhal sedia passeio turístico O município de Balneário Pinhal sediou, no dia 5 de julho, um passeio turístico. A atividade, organizada pelo grupo que participa do Projeto Fotografando Cidadania II, realizado por Pedro Gonçalves com patrocínio da Petrobras, se estendeu das 9h30 ao meio-dia. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Lazer de Balneário Pinhal.

Balneário Pinhal em folheteria do Salão do Turismo O município de Balneário Pinhal foi divulgado na sexta edição do Salão do Turismo Roteiros do Brasil, que aconteceu de 13 a 17 de julho em São Paulo. A folheteria, que foi entregue em stand do Litoral Norte gaúcho, apresenta um dos principais pontos turísticos do município, o túnel verde, e informações técnicas sobre o município.

Balneário Pinhal prepara campanha Natal Verde As secretarias municipais de Balneário Pinhal já estão engajadas na campanha 'Natal Verde'. A iniciativa tem por objetivo arrecadar garrafas PET, recicláveis, para serem utilizadas na confecção de enfeites natalinos. A meta é recolher, até o dia 30 de novembro, 20 mil garrafas. Participam da campanha alunos e professores das escolas municipais, associações e comunidade em geral. A escola que alcançar a cota proporcional 18 garrafas por aluno receberá prêmio de R$ 500,00 para investir na instituição.

Voluntários para Defesa Civil A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Balneário Pinhal está atenta à possibilidade de ocorrência de desastres naturais. Uma das iniciativas, neste sentido, é orientar a população sobre como proceder em caso de vendaval, granizo, incêndio e outros. A Secretaria também mantém no site oficial do município um cadastro para interessados em atuar como voluntários em situações como estas. Além de dados cadastrais, o interessado informa disponibilidade para atuação. O link para cadastro é

Balneário Pinhal realiza conferência municipal de saúde Balneário Pinhal realizou, nos dias 9 e 10 de julho, a segunda edição da Conferência Municipal da Saúde. O tema do evento foi 'Controle social: venha exercer um direito que é seu'. Em debate, o Sistema Único de Saúde.http://intranet.balneariopin hal.rs.gov.br/voluntarios/.

SMS inicia campanha 'Adote um Amigo' Foto ilustrativa

Tatiana Rita Weissheimer é eleita uma das 100 melhores secretárias de Turismo do país

A Secretaria da Saúde de Balneário Pinhal está iniciando uma campanha para adoção de cães. Com a implantação do canil municipal, diversos animais abandonados têm a possibilidade de encontrarem um lar. O atendimento veterinário, no distrito do Túnel Verde, acontece nas segundas, quartas e sextas feiras. A perspectiva, segundo o secretário Luiz Antonio Palharin, é que o canil esteja concluído no prazo de 20 dias.

Grupo 'Abelhas Arteiras' participa de oficina para criação de novos produtos O grupo de artesãs Abelhas Arteiras, de Balneário Pinhal, participou, nos dias 4 a 7 de julho, de mais uma oficina de qualificação de suas atividades, ministrado pelo Sebrae. Com acompanhamento do coordenador de projetos da prefeitura municipal, Wilson Augusto Mello da Fonseca, o foco foi a criação de uma nova coleção, com produtos inovadores. Com a participação de 16 artesãs, a atividade proporcionou a criação de 40 novos produtos, alinhados à temática do município, que adotou a figura da abelha como oficial. No total, foram 40 horas de curso.


Informativo Cidadão - Julho de 2011