Issuu on Google+


No dia

24 de Janeiro, esteve na nossa escola a Dr.ª Marta Nave, responsável pelas sessões de

esclarecimento do projecto “Gerir€Poupar – Faça contas à Vida” na Delegação de Coimbra da DECO e realizou uma sessão sobre o tema” Poupança”, por cortesia da Biblioteca Municipal. Os alunos presentes estiveram muito interessados e interagiram com a dinamizadora que não se poupou a esforços para informar, esclarecer, alertar que afinal “o dinheiro não cai do céu mas voa do bolso”! Também podes ficar a saber um pouco mais sobre este assunto que tanto preocupa os mais crescidos, clicando na imagem e navegando com o Guito


A

7 de fevereiro comemorou-se o Dia da Internet Segura.

Durante toda a semana, no blog da biblioteca os alunos puderam aceder à página da NET SEGURA e através de diversas atividades, textos e jogos aprenderem a lidar com o mundo digital, tão atrativo quanto perigoso, mas de forma mais segura.

É interessante (re)ver o Centro de Recursos da página Segura Net, onde diversas tiras de Banda Desenhada alertam para diferentes problemas, como por exemplo, a importância de se recorrer a fontes seguras, ao pesquisar qualquer assunto …


Na

2.ª semana de fevereiro,

e a propósito do Dia de S. Valentim, os alunos participaram em

“Momentos de Escrita” libertando a sua veia poética, porque... AMOR rima com calor, dor, cor, sabor, sedutor … e disto sabem eles e elas! O amor tem muito valor, às vezes torna-se um terror. Nos filmes, o ator, faz cenas de amor. No computador fazem-se rimas de amor. O amor é sedutor mas às vezes enganador. O amor tem muita cor. O belo professor é um grande desenhador. Sem favor Dou-te uma flor. Quando estou com o meu amor fico logo com calor. Carolina Solange Sousa, n.º 6 e Ângela Sofia Nunes, n.º 2 - 5.ºB

Eu conheço um sonhador que está sempre a sonhar e sente o sabor como se cheirasse uma flor. eu conheço um escritor que está sempre a escrever sobre a dor. eu conheço um diretor que nunca me fez um favor e isto parece uma história de terror. Marta, 6.ºA

Há meninos, aqui na escola que têm medo do professor mas esquecem-se que ele é um bom trabalhador. Mariana Simões, n.º 9, 6.ºB Ao longo dos nossos dias devemos dar muito amor para podermos desfrutar tudo com muito sabor. Neste dia de S. Valentim o nosso amigo apresentador gostou muito da D. Leonor e deu-lhe uma flor. Milena Dinis, n.º 11, 6.ºB Certo dia na biblioteca aproximei-me da Leonor, vi que estava com dificuldade a usar o computador. Rómulo, n.º 23, 5.ºC No dia de S. Valentim dar-te-ei uma flor, és uma grande amiga e dou-ta com muito amor. Carolina Abreu, n.º 4, 5.ºC No nosso dia-a-dia devo dar muito valor aos nossos estimados livros para ser um bom leitor. Inês Fernandes, n.º 14, 5.ºC


de 27 de fevereiro a 9 de março de 2012

Feira do Livro de 27 de fevereiro a 9 de março A Marca criativa das Turmas painel sobre a LEITURA, a construir por todas as turmas, durante a visita à Feira do Livro Maratona de Leitura – 28 de fevereiro, na Biblioteca Escolar Concurso de Leitura “Tabua a Ler +” ( 2.ª fase) – 29 de fevereiro Quem foi Sarah Beirão? – encenação da Sr.ª Prof Dolores, sessões na BE, a 1 de março


Semana(s) da Leitura na Escola Básica 2 27 de fevereiro a 9 de março 2012 ATIVIDADE Feira do Livro

Visita das turmas residentes na Eb2, do CE e salas do pré-escolar, ao longo das 2 semanas;

DESTINATÁRIOS

DINAMIZADOR

LOCAL

DATA

Comunidade escolar

Equipa da BE

Biblioteca

27 / 2 a 9 / 3

Turmas em visita à Feira do Livro

Equipa da BE

Biblioteca

27 / 2 a 9 / 3

Convite aos EE

A Marca criativa das Turmas (durante a visita à Feira do Livro)

Maratona da Leitura

Concurso de Leitura Tábua a Ler+

2.ªFase

Registo livre (quadras, pensamentos, desenhos), de cada turma, num painel em papel cenário, sobre a importância da leitura .

Ao longo do dia, ouve-se ler na BE: duas a duas, as turmas apresentam as suas leituras.

Turmas residentes na EB2 *ver calendário

Prestação de provas: Escrita e Leitura do texto selecionado para seleção de 8 alunos do 1.º ciclo e 8 alunos do 2.º ciclo, para a fase final, na BM.

Participação de todos os alunos do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos do Agrup, inscritos e apurados na 1.ª fase.

Participação de várias turmas em duas sessões para divulgação da obra social e literária de Sarah Beirão: encenação da autobiografia da autora e leitura de excertos de obras em exposição.

Turmas do 2.º ciclo

Prof E. A. (2.º c) Professores 4.º

28 /2 Biblioteca

9.30 – 15.30h

Equipa da BE

29 /2 Grupo RBTb

EB2 14.30 ….

1 /3

Quem foi Sarah Beirão?

A professora bibliotecária

Cristina Pedrógão

Professora Dolores Equipa da BE

Biblioteca

10.30 – 11.30h

*ver calendário Professores acompanhantes

14.30 – 15.30h


O Concurso de Leitura “ Tábua a ler +

A Feira do Livro


A Maratona da Leitura


“Quem foi Sarah Beirão?” na Biblioteca da EB 2 de Tábua As Bibliotecas Escolares estão empenhadas em tornar mais conhecida a obra da escritora, jornalista e humanista, Sara Beirão, uma das figuras de referência deste concelho. Na Biblioteca da EB2, no dia 1 de março, como numa viagem ao passado, 8 turmas puderam conhecer Sara Beirão, ao vivo, através da apresentação extraordinária da Sr.ª Professora Dolores Tavares. Foram momentos de verdadeira magia, ouvir contar na 1.ª pessoa: “Eu sou Sarah de Vasconcelos Carvalho Beirão…” Com

a

colaboração

dos

professores

presentes,

ouviram-se excertos de “Raul”, a leitura de algumas quadras que, na livraria Barreira, publicitavam os livros da autora e até uma carta do amigo e admirador, escritor e poeta António Botto! Ao terminar, ficou o conselho: “Leiam e escrevam muito! Ler é viver. Escrever é imaginar. Se não fossem os meus livros, hoje, não estaria viva”. E no ar ficou o desafio: “Querem saber Perguntem aos vossos professores”!

A professora bibliotecária

Cristina Pedrógão

porquê?


Na “Leitura fora de Portas” foi apresentado o livro OS MIL BRANCOS DOS ESQUIMÓS. Depois de se conhecer como vive este povo, foi interessante verificar que os esquimós identificam vários “brancos” da mesma forma que nós reconhecemos o azul e o amarelo.

Como a natureza que nos rodeia nos presenteia com vários verdes, foi a vez dos alunos criarem textos sobre essa cor.


A propósito do Dia da Floresta e simultaneamente o Dia da Poesia, o desafio foi imaginar “Se eu fosse uma árvore…” Eis o resultado :

Se eu fosse uma árvore… DANÇAVA COM O VENTO. OBSERVAVA TUDO. GOSTAVA DE SER UM PINHEIRO E TER PINHAS. GOSTAVA DE DAR MUITOS FRUTOS PARA OS MENINOS COMEREM. GOSTAVA QUE NÃO ME PARTISSEM OS RAMOS. DAVA ALEGRIA AOS SERES VIVOS. FAZIA CÓCEGAS ÀS NUVENS.

NÃO SAÍA DO LUGAR. NÃO VINHA À ESCOLA. GOSTAVA DE SER BEM TRATADA. GOSTAVA DE ESTAR COBERTA DE FLORES. GOSTAVA DE SER FELIZ. NÃO GOSTAVA QUE ME QUEIMASSEM. NÃO GOSTAVA QUE ME CORTASSEM. GOSTAVA DE VIVER EM PAZ. GOSTAVA DE ESTAR NUM QUINTAL BEM TRATADO. NÃO GOSTAVA QUE SE PENDURASSEM NOS MEUS RAMOS. MORRIA DE PÉ. ABRAÇAVA O VENTO. ABRIGAVA OS ANIMAIS. GOSTAVA DE SER UMA LARANJEIRA PARA PERFUMAR O QUINTAL DOS MEUS DONOS. BRINCAVA ÀS ESCONDIDAS COM OS MEUS RAMOS. DAVA MAIS OXIGÉNIO PARA COMPENSAR AS ÁRVORES QUE SÃO CORTADAS.

A BE agradece a todos os que participaram na atividade!


As exposições, os livros e a promoção da leitura…


Mais uma vez, as docentes de Línguas, do 2.º ciclo, organizaram o Concurso Literário sobre as obras Menina do Mar e Ulisses, em que participaram dois alunos de cada turma do 5.º e 6.º anos do Agrupamento. Como habitualmente, a atividade encerra um período letivo e tem a colaboração da biblioteca escolar. No 5.º ano, as turmas vencedoras foram: o 5.ºE, o 5.º A e o 5.º F (em1.º, 2.º e 3.º lugar respetivamente). No 6.º ano, em 1.º lugar ficou o 6.ºC. O 6.ºA e o 6.ºB ficaram em 2.º e 3.º lugar. A todos os concorrentes, ao público participante e às professoras dinamizadoras PARABÉNS por estes momentos literários!


Para concluir…

Registo do n.º de livros requisitados para leitura

domiciliária na biblioteca escolar da Eb2,

ao longo do 2.º Período:

Leitura domiciliária BE Eb2 0

50

4.º T 21

100

23

4.º T 24

23

4.º T 25

223

5

5.º B

11

5.º C

16

5.º D

20

6.º A

2.º Período

9

6.º B

66 2

6.º D 6.º E

42 5

AEC - Of Leitura Outros Emp. Interbibº

250

7

4.º T 23

6.º C

200

39

4.º T 22

5.º A

150

40 28 32

É Excelente o nível de registos efetuados pela Turma 25 do 4.º ano!


A Biblioteca e as Atividades no 2.º Período