Page 1

Homenagem ao dia de São Bartolomeu

por @Pri_Santos2013 O Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS) realizou durante toda a manhã de hoje (24) o cortejo performático Omi Ayê em comemoração ao dia de São Bartolomeu. Participaram fanfarras de escolas municipais, grupos de capoeira, grupos de dança, o Movimento Abre Rodas (MAR) de palhaços e percussionistas que animaram centenas de pessoas que acompanharam o cortejo passar. A saída e a chegada do cortejo foi no parque São Bartolomeu.

Com o apoio da Policia Militar o cortejo performático fez um grande desfile de forma pacífica, atraindo um grande número de espectadores que assistiram a uma pequena amostra da riqueza cultural da sua região. Apesar da chuva que ocorreu em vários momentos da passagem do cortejo, o que se via era o desejo das


pessoas em mostrar a sua cultura e desconstruir a imagem de morte e violência que é retratada nos veículos de comunicação de massa.

O Movimento de Cultura Popular do Subúrbio é uma das organizações da sociedade civil em parceria com o governo do estado na gestão das ações do Programa Vida Melhor Urbano (PVM). O MCPS tem o propósito de atuar em rede, aglutinando artistas e grupos culturais dessa região.

Embora alguns projetos do movimento sejam apoiados pelo governo do estado, muitos grupos culturais do subúrbio não recebem apoio nenhum e atuam de modo independente. Segundo o mestre Berico, do grupo Capoeira Karkará seu projeto não tem nenhum apoio do governo inclusive investe seus próprios recursos para retirar crianças e adolescentes das ruas oferecendo-lhes a possibilidade de um futuro


melhor através da preservação da cultura e disseminação da arte.

Esse tipo de evento leva a reflexão do quanto à população do subúrbio tem para oferecer em termos de cultura e de história e que, no entanto parece estar esquecida ou apartada do restante da sociedade. Em meio a tantos problemas socioeconômicos que permeiam o subúrbio é elogiável que a cultura esteja sendo preservada. É necessário que projetos como esses recebam o apoio e o reconhecimento por parte dos grandes empresários e autoridades governamentais, possibilitando assim a redução da desigualdade social e contribuindo para a preservação da cultura. Para ver mais fotos do evento, basta visitar nosso álbum que possui a cobertura completa do evento.

Homenagem ao dia de São Bartolomeu  

Veja a matéria sobre os festejo do dia de São Bartolomeu.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you