Issuu on Google+

1


2


1. Índice -Fase 01 ............................................................. 04

1. Identificação do produto .................................... 05 2.Pesquisas Conceituais .........................................08 3. Estímulos e Referenciais ................................... 11 4. Síntese dos Dados/ Diagnósticos ...... ............... 13 -Fase 02 ..............................................................1 5 -Fase 03 ............................................................. 25 -Fase 04 ..............................................................31

3


4


1. Identificação do Produto 1.1 Justificativa da Escolha

Na hora de escolher um produto para criar um ponto de venda, resolvemos escolher um produto ao qual as duas componentes do grupo ja utilizamos e gostamos, optamos escolher o The Sims por estar relacionado a área de de Design e Tecnologia.

para conter o CD´s são caixas de DVD´s do tamanho padrão com um envoltório tipo envelope com apenas o logo e a cor chave do jogo. 1.3 Linha de Produtos

1.2Caracteristicas Físicas

The Sims é um produto importado. Seu fabricante é a empresa Electronic Arts mais conhecida como EA Games. O conceito do produto são personagens customizáveis (Sims) com um nível de personalidade e detalhamento muito maior do que antes. O caminho para fazê-los atingir a felicidade em seu total potencial está mais desafiantes: eles podem ter mais aspirações profissionais, desejos de relacionamentos e, claro explorar um mundo cheio de possibilidades. A temática do jogo é um simulador de vida real. As embalagens utilizadas 5


Jogos de interatividade. Na ultimaloja pesquisada The Sims estava exposto junto com os jogos de linhas e categorias completamente diferentes.

1.4 Exposição

Ao visitarmos lojas especializadas na venda do The Sims, analisamos que ele é pouco exposto e não chama muita atenção, sendo exposto apenas como um jogo normal. Na primeira loja que entramos, encontramos um display personalizado no canto da loja com o produto e ao lado em alguns estantes os demais jogos, mas não dando ênfase aos jogos de interatividade. Nas demais lojas visitadas todas tinham a exposição do jogo em estantes, umas colocavam o produto junto com jogos da mesma linha, mas de versões anteriores e outras colocavam justamente com os


1.5 Comunicação

Na parte de comunicação, foram encontradas pocas ações. Mas as encontradas chamam bastante a atenção e são bastante originais.

7


2. Pesquisas Conceituais 2.1 Consumidor

O consumidor do The Sims são homens e mulheres de 16 a 20 anos, de classe alta e média alta. Os jogadores são pessoas que desenvolvem ações criativas com muita facilidade, pois o jogador do The Sims tem o objetivo de montar e cuidar da vida de uma pessoa virtual. Os jogadores são vistos com estranheza pela maioria

8

das pessoas em nossa cultura, pois estas não conseguem ir além da impressão concreta imediata e compreender que já há algo sendo realizado em um plano abstrato, que é o plano da nossa imaginação, ago que envolvem emoções, e que os jogadores estão intimamente ligados a isso.


2.2 Concorrentes

2.2.1 Concorrente Indireto

Analisando os concorrentes vimos que os principais são quatro: Roller Coaster (Infogame), Sim City (EA Games), Second Life (Virtual God) e Spore ( EA Games). 2.2.1 Concorrentes Diretos

O concorrente direto do The Sims é o Second Lifer que atrai muitos consumidores pelo fato dele poder ser gratuito e poder ser jogado online. O Second Lifer é um simulador da vida real, em um mundo virtual totalmente em 3D, onde os limites de interação com o game vão além da sua criatividade. Nele, alem de interagir com jogadores de todo o mundo em tempo real, é possível também criar seus próprios objetos, negócios até mesmo personalizar completamente seu avatar, tudo em modelagem 3D.

O jogo Roller Coaster já é um simulador mais fácil de manusear e de entender, pois o principal objetivo é construir um parque de diversões. O jogador deve gerenciar seu parque cumprindo os mais diversos objetivos como atrair certo número de visitantes e suas satisfações ou tornar o parque valioso. Esses objetivos cumpridos abrem novos cenários e novas atrações que no jogo vão de montanhas- russas, lojas de souvenir a brinquedos tranqüilos, emocionantes e aquáticos. No jogo deve-se preocupar também com a contratação de mecânicas, garis e bonecos animadores,

9


empréstimos, desenvolvimento de novas atrações, segurança e construção dos traçados das montanhas-russas. O jogo traz também a possibilidade de construir parques temáticos com decorações de cartas de baralho e alienígenas, entre outros.

Sim City já é mais relacionado com a construção de cidades, isso faz com que o jogador seja o prefeito e tenha responsabilidades, é basicamente um jogo para apenas um jogador e seu conceito é simples e bem sucedido.

10

Spore é um jogo totalmente lúdico e mais voltado para préadolescentes. Spore é uma idéia de um jogo abrangente que pode soar difícil ou complexo, mas na prática, funciona como uma série de jogos separados, com uma curva de dificuldades planejada para acrescentar informações e possibilidades conforme a necessidade e o interesse do jogador. Cada estágio evolucionário e representado por uma fase própria e não é preciso completar uma para jogar as seguintes, desde o começo todas as fases se encontram liberadas para o jogador e funcionam quase como jogos independentes.


3. Estímulos e Referências 3.1 Estímulos

A Apple é uma empresa multinacional que atua no ramo de aparelhos eletrônicos e de informática. Se tratando da comunicação da empresa não é considerada a melhor, mas o grande lance da Apple é que sua comunicação seja memorável não se preocupando em parecer muito extravagante, pois o que a Apple quer é surpreender e deliciar os seus clientes. Muitas pessoas não gostam disso por achar simples demais, mas a própria marca não faz questão em se mostrar muito, justamente por ser de grande peso no mercado e a que recebe uma atenção maior por ter uma variedade de computadores e uma ampla gama de programas e acessórios compatíveis. Os pontos de venda da Apple são todos iguais, só diferenciam às vezes de acordo com a loja, mas todos têm um padrão como nos exemplos das imagens abaixo:

11


3.1 ReferĂŞncias

12


4. Síntese dos Dados/ Diagnósticos 4.1 Quais os problemas de exposição do produto atualmente?

Não contem nenhuma informação do jogo em seu PDV, além disso, é bem simples e não chama tanta atenção dos consumidores como deveria. 4.2 Quais os pontos fortes do produto?

Os pontos fortes do jogo The Sims 3 são: é um jogo muito real em simulação de vida, depois de ser lançado mundialmente, foi um dos jogos mais comprados, tem os controles e formas de jogo muito à vista, assim sendo muito fácil de manipular e criar sua vida e os sims tem DNA herdado do pai, aspiração, personagens únicos, influências e estilo próprio. O jogo roda tanto em PC como em MAC. O jogo por ser tão perfeito e real não se tem muitos pontos fracos, mas o que mais se destaca seria que o simulador precisa de um computador de última geração para que rode tranquilamente.

4.3 Quais ações são necessárias para destacar o produto?

Não há um PDV adequado do The Sims 3, teríamos que fazer um novo ponto de venda para que não fosse visto como um jogo normal, a qual iluminaríamos a área onde o produto estaria exposto para que chamasse bastante atenção do Consumidos. Uma área reservada para quem quisesse experimentar o jogo por alguns instantes, para que o próprio consumidor não ficasse na duvida na hora da compra.

13


4.4 Storyboard

1.

1. Consumidor pesquisa na internet sobre o jogo, ou recebe alguma informação sobre o jogo em uma mala direta.

2.

2. Consumidor decide ir até a loja comprar seu produto. 3. Consumidor vai até o ponto de venda e compra o produto.

3.

4. Consumidor logo que chega em casa, instala o jogo e começa a joga-lo. 4.

14


FASE 02

CONCEPTS

15


1. Diretrizes

O local a qual o produto será exposto vai ser em livrarias e lojas de computação, mais especificadamente perto dos jogos de interatividade. Os PDVS seram grandes e chamaram bem a atenção do consumidor e das pessoas que não conhecem o jogo. E para os jogadores que não conhecem o jogo ter um oportunidade de vivenciar o que é, ou enter como que o jogo funciona, fazendo que com isso o numero de compradores aumente, pela fraqueza deste aspecto como ja foi visto anteriormente, O ponto de venda será uma exposição bem atrativa com diversos modos de convencer o jogador a comprar o produto.

16

Atenderá bem aos problemas levantados anteriormente, pois a maior preocupaçãoé deixar o jogo mais visível para todos que passarem pelo ponto de venda se sintam atraidos a pelo menos parar olhar, para os fiéis jogares uma experiência de ver o novo lançamente do seu jogo e para os que nunca ouviram falar, uma forma de poder conhecer e se encantar com as caracteristicas que o jogo possui.


2. Cenรกrios

Simples

Sofisticado

Funcional

Inovador

17


Polaridade

Simples +Funcional

Simples +Sofisticado

P. Chave

Prático

Interativo

Pay Off

Portátil

Tecnológico

Perfil

Jogadores que conhecem e que não conhecem o jogo

Vision

Elementos do jogo, juntados com o prisma já conhecido do jogo

Materiais

Papelão

Computadores, bancada, papelão, ferro e cartolinas

Cor Pred.

Verde

Verde

18

Jogadores que não conhecem o jogo Interatividade com o jogo, e um atendente para a explicação do jogo


Sofisticado + Inovador

Inovador + Funcional

Tendência

Eficaz

Futurista

Explicativo

Jogadores que conhecem e não conhecem o jogo

Jogadores que não conhecem o jogo

Equipamento rotativo, irradiando a cor principal do jogo.

Dinamismo, atendente presente para conhecimento do jogo

Acrilico, suporte de metal, lâmpada, equip. rotativo, cartolinas

Tecidos, cartolinas, papelão metal e etc.

Verde

Verde

19


Inovador

2

e

sofisticado:

As lojas teram um prisma grande, giratório e iluminado e será dividido em duas partes separando as duas versões do jogo, cará na parte dos jogos interativos e também terá seus posters explicando sobre o jogo , sobre o que se trata aquele display exatamente para quem não entender, para que que por dentro.

Simples e funcional: será um display em forma de prisma, grande de papelão com o dvds dos jogos bem divididos ja que tem duas versões em um dos lados terá a edição de colecionador e no outro lado o The Sims normal, terá ao seu redor posters e folders mostrando o que é o jogo e quase tenha que tirar alguma duvida Simples e sofisticado: Terá ou tenha alguma curiosidade no ambiente aonde o jogo será exposto, mesas personalizadas tudo está ali. com computadores as quais o Inovador e funcional: será jogo estará instalado para que um display normal mas com experimente antes de fazer a uma moça ao lado dos jogos compra ou para saber como é com um manual do The Sims o jogo para quem nunca jogou, explicando o que é , como fun- nesta mesa também terá uns ciona, tirando duvidas de quem folders explicando o jogo caso não conhece o jogo. A garota tenha duvidas e um ajudante (o) estaram com um uniforme estará a disposição caso alguem precise de ajuda.Em cada cenário personalizado ligado ao jogo irá as duas versões do jogo, mas The Sims e tudo isso estará em cada display os jogos caram no setor dos jogos interativos. separadados para que não haja confusão.

20


3. Rafes Manuais Simples + Sofisticado

Inovador + Funcional

21


Inovador + Sofisticado

22


Funcional + Simples

23


FASE 03

Anteprojeto

24


1. Justificativa e Conceito do projeto escolhido Depois de análisarmos muitos pdvs do The Sims, ver toda a forma de comunicação desse jogo, chegamos a conclusão de que o modo como ele estava sendo mostrado para os consumidores era péssima, pouco comunicativa e com apenas alguns displays e as vezes misturados com outros jogos, então resolvemos fazer algo sofisticado e ao mesmo tempo inovador. Analisamos também que o The Sims não possuia um pdv próprio personalizado. Por isso resolvemos ousar e usamos a idéia que seria um prisma grande com uma tv de LCD mostrando uma versão demo do jogo e ao lado haverão prateleiras onde estarão exposto os dvds. Esse prisma estaria girando para que fosse olhado de qualquer ângulo. Achamos que seria bastante atrativo e chamaria muita a atenção dos consumidores que já conhece e instigaria curiosos para conhecer o jogo e quem sabe virar um jogador fiél.

2. Especificações O prisma que faremos será de matacrilato translúcido verde e será feito com uma estrutura metalica interna, a parte inferior a qual segurará o prisma ficara no formato de um hexagono no mesmo material do prisma, na parte superior aonde se encontra o círculo com o logo do The Sims estará preso por um material de acrílico termo moldado pintado com iluminação interna, as luzes que ficaram nas dobraduras do prisma na parte de dentro para iluminar os dvds será de ledes.

25


3. Tabela Cromatica

Folhas

C M Y K 86 31 92 17 44 0 90 0 23 0 77 0

26

Ă gua

C M Y K 96 77 9 1 78 33 0 0

Nuvens

C M Y K 62 49 43 12 41 34 31 0 0 0 0 0


4. Mock-up

27


28


3. Renders 3D

29


30


FASE 04

Projeto Executivo

31


Monitor tela LCD 15� Acrilico Termo Moldado Metal Metacrilato Translucido

32


Simples e Sofisticado Lateral

3 experimente o jogo

The Sims 3

33


Funcional e Simples Frontal / Adesivo 31,5 13,7

34


Inovador e Funcional Lateral

15

manual

The Sims 3

35


ESPM Prof. Leandra Saldanha Barbara Neves e Luciane Alvim Design 4B Data: 14 de Dezembro de 2009

36


PDV Project