Page 1

Bรกrbara Lima da Fonseca Bรกrbara Lima da Fonseca

Um livro inspirado em scrapbook

Um livro de fotos e scrapbook


“ A brincadeira parece ter implicações importantes para todas as áreas da vida psicológica de uma criança e é um erro vê-la, mesmo em crianças mais velhas, como uma atividade trivial e uma perda de tempo. Por outro lado, é um erro perder de vista que a finalidade de brincadeira, do ponto de vista da criança, é simples diversão. Uma criança não se envolve conscientemente com brincadeiras a fim de descobrir como as coisas funcionam, ou de experimentar papéis de adultos, ou de estimular a imaginação ou qualquer das outras coisas que estudiosos ao longo dos anos afirmam identificar em vários aspectos das brincadeiras. Uma criança brinca porque é divertido, e o aprendizado que deriva da brincadeira é, para ela, casual.”

PSICOLOGIA PARA PROFESSORES - David Fontana e Cecilia Bartalitti


er s em v e d ho. s o tid carin r e iv om d os os c t n me rdad o m ua s e g l e e u r q A semp


“O treino da imaginação, em todas suas formas específicas para cada idade, funciona porque as crianças oscilam facilmente entre realidade e a fantasia. (...) Algumas crianças usam a fantasia como uma forma de transpor situações difíceis. Em lares muito infelizes elas tentam imaginar que seus pais não estão brigando, para poderem enfrentar o dia. Outras vezes, a fantasia é usada de um modo criativo e divertido. Se você observar crianças brincando de super-heróis ou de guerreiros do espaço, verá que, enquanto brincam, elas estão imaginando que de fato são aquelas personagens.”

ENFRENTANDO O BICHO-PAPÃO - Julie Davies e Jeffrey L. Brown


“ A s crianças florescem quando recebem elogios sin- ceros e reconhecimento daqueles que amam. Crescem mais receptivas ao amor quando sabem que são queridas e valorizadas. Ficam à vontade com críticas positivas e dão e recebem afeto com naturalidade e espontaneidade. Algumas crianças crescem sem nunca ouvir dos pais uma palavra verdadeira de amor. Essas crianças desconfiam dos elogios e se sentem desconfortáveis com a demonstração de reconhecimento: falta-lhes auto-estima. Crianças acostumadas à constante negatividade dentro de casa têm dificuldade em aceitar o elogio mais banal: elas ficam nervosas e ansiosas, como se fossem incapazes de receber amor.”

AMAR UMA CRIANÇA - Judy Ford


“Existe uma passagem na Bíblia: ‘E uma criança os conduziu’, que sugere que essa abençoada inocência pode apontar o caminho. Todos nós conhecemos pessoas que esperam sempre o pior; são cínicas, sarcásticas e desconfiadas. Elas não confiam em ninguém e não se abrem para o mundo. Um dia, elas também foram bebês inocentes, mas perderam essa inocência durante a caminhada para a maturidade. Nossas crianças são expostas a tudo muito cedo – nós as forçamos a amadurecer e as privamos da infância. A sociedade, com seu apelo ao glamour e ao brilho estampados em qualquer outdoor, parece que é contra a inocência e contra as crianças.”

AMAR UMA CRIANÇA - Judy Ford


“É a parte da vida – a infância – em que se dão as primeiras descobertas do mundo e das relações que, a partir do ambiente e do sujeito, possam acontecer. (...) A alegria e o deslumbramento observados na criança são próprios das emoções de suas descobertas. Por isso é essencial que não a privemos da possibilidade de experimentação plena de viver as suas próprias conquistas, apesar das dificuldades reais ou imaginárias que possam surgir.Vencer as dificuldades por si só gera na criança o orgulho e a segurança de que é possível continuar a buscar novos conhecimentos. Por tanto, sujar-se, chorar, sentir dor, machucar-se e até frustrar-se por não conseguir algo são acontecimentos importantes que a partir da infância contribuirão para a construção de um adulto capaz de encaminhar seus próprios conflitos e de buscar suas realizações. N ã o basta que tenhamos afeição pela criança, é preciso respeitar sua A EDUCAÇÃO SEXUAL DA CRIANÇA - Cesar Nunes E Edna Silva infância.”


“As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente.” Jean de La Bruyère


Bรกrbara Lima da Fonseca

As 5 palavras da infância  

Trabalho acadêmico realizado por Bárbara Fonseca para a matéria de "Gráfica II". Consiste em um livreto que explica as 5 palavras mais impor...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you