Revista B2L Corporate 7

Page 8

caSe De SuceSSo

estratégias contínuas garantem expansão da quinta maior rede do Brasil

Consolidação

Mais de 485 milhões de livros foram lidos no Brasil de janeiro a julho. Os dados estão presentes no Livrômetro, espécie de cronômetro do mundo literário. Segundo o Ministério da Cultura, de 2000 a 2010, o índice de leitura do brasileiro cresceu 150%, passando de 1,8 livro/ano para 4,7 livros/ano.

Prestes a completar 50 anos em 2013, o grupo segue líder absoluto na região Sul. “Os concorrentes que vêm participar do nosso mercado assumem uma posição menor onde estamos consolidados. Entretanto, temos o maior cuidado para não perder essa posição, adotando todas as boas práticas do varejo para continuarmos merecendo a preferência dos clientes.”

Enquanto alguns consideram tais índices muito baixos frente aos países desenvolvidos, outros encontram oportunidades.

Estratégias não faltam: vendedores com capacidade e experiência; Ler & Cia, revista própria com tiragem de 220 mil exemplares; Leio +, cartão fidelidade com vantagens e pontuação para descontos, além dos mais de mil eventos realizados anualmente.

É o caso do Grupo Livrarias Curitiba. Com 19 lojas nos Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a quinta maior rede do país em faturamento e número de lojas prepara o lançamento da 20ª unidade em Florianópolis (SC) para outubro próximo. Marcos Pedri, diretor comercial do Grupo, fala à B2L como a empresa cresce de forma orgânica, via lucros acumulados e capital obtido do BNDES e bancos parceiros. “Nosso faturamento cresce de ano a ano, provando o aumento do interesse do brasileiro em educação e lazer cultural.”

Marcos Pedri, diretor comercial do Grupo Livrarias Curitiba

6

agosto 2012

Vasta gama de leitores compõe a base dos clientes do grupo. Leitores assíduos

crédito: andré Kopsch

Atualmente, a rede emprega de 900 a 1.200 colaboradores. O número oscila seguindo expectativas de vendas e o pico acontece na volta às aulas, período entre os meses de janeiro e fevereiro. O faturamento esperado para 2012 (30% vindos do atacado e 70% do varejo) é de dois milhões e duzentos mil livros, além de papelaria, áudio e vídeo, informática e presentes.

Público

incluem fatia expressiva. Profissionais também são apontados pelo diretor. “São pessoas motivadas que querem dominar seus ofícios e se atualizar. Excelentes clientes que estão sempre investindo na compra de livros como forma de evoluir profissionalmente”, constata. Há ainda os leitores por impulso, ou seja, os que circulam pelos shoppings em busca de lazer e acabam encontrando livros de ficção, relacionamentos e curiosidades. Estes clientes são cada vez mais numerosos e importantes para o empreendimento. Somados à lista, incentivados pelos pais, crianças e adolescentes ganham espaço nas lojas da Rede, com seções exclusivas e opções de músicas, filmes, livros, games e brinquedos pedagógicos. Estudantes de todos os níveis, da pré-escola ao MBA, completam o público da Livrarias Curitiba.

crédito: manuela Salazar

LivrAriAs CuritibA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.