Revista Advogado Corporativo 3

Page 42

Coluna

2014 Chegou! por Maick Felisberto Dias

A

forma de gerir um contencioso, nos últimos anos, tem passado por profundas alterações, seja pela perspectiva de uma grande empresa, dos escritórios de advocacia, ou até mesmo do próprio poder judiciário, que a cada dia recebe milhares de novas ações judiciais e não consegue atender toda a demanda de forma rápida e eficaz. Neste contexto as empresas preocupadas começaram a investir em áreas de prevenção, tecnologia e na profissionalização da gestão de seus departamentos jurídicos; já o poder judiciário na informatização dos processos judiciais, a fim de criar mecanismos para solução rápida das controvérsias. E tudo isso só esta sendo possível com muita discussão e criatividade dos que estão diretamente envolvidos com o tema. No entanto, ainda temos muito para caminhar. Estamos no momento certo para definir um plano que garanta o máximo aproveitamento e desenvolvimento das oportunidades em 2014 e, quanto mais claro e assertivo for este plano, menor será a influência da atual e veloz dinâmica das informações, além do grande número de compromissos que possuímos, das priorizações e da rotina do dia a dia. Maick Felisberto Dias é presidente da Comissão de Advogados Corporativos da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB - Seção do Paraná, e gerente jurídico sênior do Contencioso do grupo HSBC.

42 | Advogado Corporativo

Isso nos faz pensar que ao término de um ano, um grande número de oportunidades poderiam ter sido desenvolvidas, mas acabaram, por alguma justa razão, sendo deixadas para depois. E é agora, no início de 2014, que certamente muitos gestores de departamento jurídico, sobretudo os de contencioso, serão questionados e irão refletir isoladamente ou com suas equipes sobre alguns temas, sendo os mais frequentes neste seguimento: 1) Como buscar o atingimento do orçamento proposto para 2014? 2) A equipe interna está adequada? 3) A rede de escritórios parceiros é a melhor possível? 4) Os fluxos internos e externos estão bem desenhados? 5) Quais os 3 principais objetivos que devem ser perseguidos em 2014? 6) Como comunicar e assegurar que a estratégia foi bem entendida por todos os que irão colaborar no seu desenvolvimento? 7) E, por final, como será acompanhada a execução desta estratégia? A resposta adequada a estes questionamentos, seu planejamento, bem como a correta execução, certamente farão a diferença nos resultados do ano de 2014. Não desperdice este momento, converse com todos os envolvidos na busca de oportunidades, certamente irá se surpreender com as soluções que lhe serão apresentadas. Termino assim, desejando a todos um ótimo ano, repleto de realizações!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.