Page 1

SEGURANÇA PÚBLICA COM ESPORTE E LAZER


Programa Esporte e Lazer da Cidade - Pelc

Esporte e Lazer da Cidade - Pelc

Segurança pública com esporte e lazer O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, foi criado para prevenir, controlar e reprimir a criminalidade, principalmente nas comunidades mais expostas à violência. Suas 94 ações são diferentes porque se preocupam com as causas sociais que geram a violência e a criminalidade. Levando em conta que a solução para o problema da segurança pública envolve muitos aspectos, o Pronasci

Voltado para jovens entre 15 e 24 anos com grande exposição à violência, à exclusão social e com condições sociais e econômicas desfavoráveis. Proporciona o acesso a atividades físicas, jogos e brincadeiras e estimula a convivência social e a formação de gestores e de lideranças comunitárias, resgatando a autoestima dos participantes. Entre as atividades oferecidas pelo Pelc estão oficinas esportivas variadas, como basquete de rua, skate, futebol, esportes radicais etc. Também são oferecidas oficinas artísticas, salas de leitura, projeção e discussão sobre filmes, teatro, jogos populares e de salão, hip-hop, danças em geral, artes marciais, capoeira e ginástica.

Praça da Juventude Para democratizar o acesso ao esporte e ao lazer, o Ministério do Esporte implementa o projeto Praça da Juventude, que consiste em complexos esportivos construídos em comunidades com alto índice de exposição à violência. Cada praça conta com quadra poliesportiva, campo de futebol, pistas de corrida e de skate, área de ginástica e centros de convivência e da terceira idade. O projeto Praça da Juventude é fundamental para democratizar a prática de esporte, independente de classe social, gênero ou idade.

investe em ações estruturais, como a modernização das instituições de segurança pública e do sistema penal, a valorização dos profissionais de segurança, o enfrentamento da corrupção policial e do crime organizado e a realização de programas sociais locais. Por essa razão, o Pronasci, em parceria com o Ministério do Esporte, está investindo mais de R$ 48 milhões no atendimento a jovens e a suas famílias e comunidades, por meio de ações educativas de esporte e lazer. Além disso, nas penitenciárias, oferece aos presos a oportunidade

Pintando a Liberdade Realizado dentro do sistema penitenciário, oferece aos presos uma oportunidade de trabalho por meio da confecção de materiais esportivos. O programa está em funcionamento nos 26 estados e no Distrito Federal e atende mais de 12 mil pessoas. Os participantes são voluntários e têm a redução de um dia em sua pena a cada três dias trabalhados. Eles recebem salário, que é pago em duas etapas: uma parte durante o cumprimento da pena e outra depois.

de aprendizagem de um ofício, trabalho e renda ao participarem da con-

Pintando a Cidadania fecção de artigos esportivos. As pessoas atendidas pelo Pronasci têm a chance de melhorar a qualidade de vida, promover uma convivência solidária com outros moradores, divulgar a cultura da paz e contribuir para eliminar discriminações por condições físicas, sociais, de raça, de cor ou de qualquer natureza que limitem o acesso ao esporte e ao lazer. É por isso que o Ministério do Esporte tem orgulho em investir nessa parceria.

Foi desenvolvido como extensão do Pintando a Liberdade para proporcionar inclusão social, emprego e renda aos moradores de comunidades em risco social. Por meio da fabricação de itens esportivos, principalmente uniformes, quase duas mil pessoas de baixa renda ganham reforço mensal no orçamento. O material esportivo produzido pelo Pintando a Cidadania é distribuído gratuitamente em ações do Ministério do Esporte em escolas públicas e programas sociais.

Folder Segurança Pública com Esporte e Lazer / Pronasci / Ministérios da Justiça e do Esporte  
Folder Segurança Pública com Esporte e Lazer / Pronasci / Ministérios da Justiça e do Esporte  

Publicação para o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, sobre projetos em parceria com...

Advertisement