Issuu on Google+

Viver Azeméis

De 23 MAIO a 29 MAIO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

«Políticos de palmo e meio» levou centena e meia de alunos do 1º ciclo a Assembleia Municipal para debater segurança e conhecer funcionamento da democracia

A POLÍTICA COMO PEDAGOGIA

Uma biblioteca mais próxima

Entremãos anima população sénior

«Bibliomóvel», um serviço itinerante sobre rodas, leva livros a todos os lugares do concelho.

Programa integrado no Ano Europeu do Voluntariado potencia conhecimento dos mais velhos.


AGENDA CULTURAL 23 MAI 18h00 às 20h00 Centro Apio Familar Pinto Carvalho Sessão: «Já vou à Escola dos Grandes» Esta iniciativa, integrada no programa «Educar, Prevenir, Agir...», tem como objectivo promover um espaço de reflexão e de partilha informal das diferentes etapas de desenvolvimento das crianças.

24 MAI 16h30 às 18h30 Centro Lúdico ABC das Cores Esta actividade de expressão plástica, destinada às crianças com mais de quatro anos, alia a cor ao desenho promovendo a criatividade, a imaginação e o sentido crítico dos mais novos. Estamos no mês de apanharmos os nossos animais preferidos, sejam patos ou galinhas, gatos ou porquinhos. Não se aceitam grupos e é necessária inscrição prévia, condicionada a um número limitado de participantes.

10h00 Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Hora do Conto e Oficina de Encantos – EB1 e ATL «A cor instável» é o conto escolhido para esta iniciativa, destinada

de A a Z

CINEMA . MÚSICA . TEATRO . DANÇA . DESPORTO . EXPOSIÇÕES . INFANTIL

às crianças das escolas básicas e Ateliês de Tempos Livres (ATL) tendo como tema os «Contos de Cavaleiros».

24 e 27 MAI 14h00 Centro Lúdico Histórias com magia: «Burros» «Burros» conta a história enternecedora de um casal de burros que celebra o aniversário das suas bodas de prata.

10h30 às 12h00 Centro Lúdico Actividade Física Esta acção tem como objectivo fomentar e estimular a prática da actividade desportiva enquanto estilo de vida saudável. O exercício físico é fundamental para uma vida mais equilibrada e um estímulo para adoptar outros comportamentos saudáveis. Será monitorizada por um professor.

25 MAI 10h15 Centro Lúdico Despertar com histórias: «A Lagartinha comilona» Esta iniciativa é destinada a creches (2 e 3 anos) e requer inscrição prévia, sujeita a um número limitado de participantes.

Inscrições até 27 MAI de 17 de Junho a 23 de Julho Praça da Cidade

Fins de Semana de Artesanato De 17 de Junho a 23 de Julho, os «Fins-de-semana de Artesanato» ocupam a praça da cidade com o objectivo de reunir artesãos de vários pontos do país durante seis fins-de-semana. As inscrições (até 27 de Maio) para participar deverão realizarse com o preenchimento e envio do boletim através do email gta@cm-oaz.t ou para a morada: Município de Oliveira de Azeméis, Área Técnica de Gestão e Promoção do Turismo e Artesanato, 3720-240 Oliveira de Azeméis.

14h15 Centro Lúdico Encontros com guitarra Esta iniciativa destina-se a crianças a partir dos nove anos e tem como objectivo descobrir os ritmos e as técnicas da guitarra. Para participar é necessário trazer guitarra e efectuar uma inscrição prévia.

16h00 às 17h00 Centro Lúdico Laboratório dos Sabores Este laboratório tem como objectivo proporcionar a execução de diversas receitas através da sensibilização para uma alimentação completa e equilibrada. A acção, para crianças a partir de seis anos, requer inscrição prévia, condicionada a um número limitado de participantes.

16h00 às 17h30 Centro Lúdico Curso de Iniciação ao Xadrez De forma clara e sucinta, neste curso serão apresentadas as noções básicas para a compreensão do jogo. De como movimentar e posicionar as peças no tabuleiro, desenhando jogadas. O xadrez é, além de uma competição, uma forma óptima de estimular o intelecto. Esta actividade é direccionada a grupos e requer inscrição prévia, condicionada a um número limitado de participantes.

21h00 Auditório da Junta de Freguesia de Loureiro Ano Europeu do Voluntariado: Acção «Voluntariado e cidadania Integrado no Ano Europeu do Voluntariado 2011, o Tour «Sê Voluntário, Faz a Diferença» vai estar na freguesia de Loureiro entre 23 e 29 de Maio. Neste dia, às 21h00, promove-se uma acção de sensibilização sob o tema «Voluntariado e Cidadania».

14h30 Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Gerações Cruzadas: Terra Destinada a jovens e idosos, esta acção propõe como actividade a escultura de cestos e alfaias agrícolas e de jardim. O «Gerações Cruzadas» foi criado em 2003 e propõe-se como um elo de ligação entre gerações.

26 MAI 18h00 Centro Lúdico Histórias ao Pôr-do-Sol Depois de um dia de escola, nada melhor do que ouvir histórias que nos falam de sentimentos de forma divertida.

14h30 às 16h00 Centro Lúdico Experiência Sénior Nesta iniciativa, os idosos poderão relembrar os jogos de antigamente, ficando a conhecer ainda aqueles que são utilizados agora pelos jovens.

10h00 Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Hora do Conto e Oficina de Encantos – Jardins-deInfância

«A viagem da Laura às estrelas», de Klaus Baumgart, é o conto escolhido. Esta acção é destinada às crianças dos jardins-de-infância, tendo como tema os «Contos de Fantasia». Nesta oficina, as crianças poderão fazer uma estrela.

18h30 Auditório da Junta de Freguesia de Loureiro Ano Europeu do Voluntariado: Work-Café Integrado no Ano Europeu do Voluntariado 2011, o Tour «Sê Voluntário, Faz a Diferença» vai estar na freguesia de Loureiro entre 23 e 29 de Maio. Para este dia, está agendada uma sessão


23 | SEGUNDA

24 | TERÇA

25 | QUARTA

26 | QUINTA

27 | SEXTA

Todo o dia Cidade Seniorgym: Festival NAcional de Ginástica, Saúde e Vida Activa Este evento reúne anualmente milhares de participantes com mais de 50 anos e decorre de uma parceria entre a autarquia e a Federação de Ginástica de Portugal. De todo o país vêm idosos que ao longo de um dia divulgam a prática do exercício físico entre a população mais velha. A única condição para participar é ter mais de 50 anos. As anteriores edições realizaram-se em Mafra, Óbidos, Torres Vedras e Évora, chegando este ano a Oliveira de Azeméis para consagrar a aposta da autarquia na promoção da actividade física junto dos seniores. Recorde-se que o município promove, desde 2004, o programa desportivo «Viver Melhor», um contributo para melhorar a qualidade de vida.

26 e 27 MAI 16h30 às 18h30 Centro Lúdico Mãos nas Ideias Destinada a crianças a partir dos seis anos, esta actividade terá como complemento a incorporação de materiais recicláveis. Em Abril, aborda-se a caricatura. Não se aceitam grupos e é necessária inscrição prévia, condicionada a um número limitado de participante

27 MAI até 11 JUN 21h00 Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Exposição «Livr’arte» A «Livr'Arte» decorre na sala polivalente da biblioteca em parceria com a escola EB 2,3 Bento Carqueja e reúne trabalhos artísticos realizados por docentes das disciplinas de Educação Visual e Tecnológica (EVT) e Educação Visual (EV). A inauguração é no dia 27 de Maio de 2011, às 21h30.

29 | DOMINGO

MAI

28 MAI

de debate para adolescentes sobre o seu papel como voluntários

28 | SÁBADO

28 MAI 16h00 Centro Lúdico Educação pela Arte, Movimento e Dança Para crianças com mais de dois anos, esta iniciativa visa recrear histórias reais e imaginárias e explorar as capacidades de exteriorização na dupla necessidade expressão / comunicação aprendendo diferentes movimentos com o corpo.

10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 Centro Lúdico

09h00 Freguesia de Loureiro Ano Europeu do Voluntariado: Mobilização de Voluntários Integrado no Ano Europeu do Voluntariado 2011, o Tour «Sê Voluntário, Faz a Diferença» vai estar na freguesia de Loureiro entre 23 e 29 de Maio. Neste dia, decorre a mobilização de voluntários para a preparação da abertura da Casa Social..

29 MAI

18h00 Dia Internacional do Brincar Casa Social de Loureiro Ano Europeu Tal como no ano anterior, jogos e brincadeiras vão divertir do Voluntariado: crianças, jovens e adultos, que Abertura da Casa Social têm acesso a equipamentos disponíveis no Centro Lúdico.

10h00 às 12h30 e das 15h00 às 17h00 Centro Lúdico Atelier de inicação à Pintura Esta iniciativa destina-se a jovens com mais de 13 anos e tem como objectivo fomentar o estudo das artes como o desenho, a gravura e a pintura em acrílico a óleo. Não se aceitam grupos e é necessária inscrição prévia, condicionada a um número limitado de participantes.

Integrado no Ano Europeu do Voluntariado 2011, o Tour «Sê Voluntário, Faz a Diferença» vai estar na freguesia de Loureiro entre 23 e 29 de Maio. Para este dia, está agendada uma sessão solene de abertura da Casa Social «Maria da Silva Figueiredo».

14h00-19h00 (2ª feira) 10h00-19h00 (3ª a 6ª feira) e 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (sáb.) Biblioteca Municipal Ferreira de Castro «Leituras sobre... Autores Portugueses: Uma viagem pela literatura portuguesa» Durante o mês de Maio, esta exposição dá seguimento ao Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre..., que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca.

MAI e JUN Parque Temático Molinológico Concurso Fotográfico: «A biodiversidade do Parque Temático Molinológico» Os amantes de ciências da vida e de fotografia podem concorrer com o máximo de cinco fotos em papel e suporte digital. Serão excluídas fotografias resultantes de montagem ou manipulação. Os trabalhos integrarão uma exposição em Setembro. As três melhores recebem vales de compras em material fotográfico. Informações: ana.pinho@cmoaz.pt ou 256 664 043.

ao longo do ANO 10h00 Arquivo Municipal Visitas de Estudo: «Faz de Conta que somos de papel» Esta iniciativa é destinada a alunos do pré-escolar e 1ºciclo e tem como objectivo divulgar os serviços disponíveis no Arquivo Municipal, através de visitas guiadas. As crianças são convidadas a desenhar as diferentes etapas da visita. É necessária inscrição prévia.


EM DESTAQUE

Políticos de corpo inteiro debatem segurança

Em democracia, a política é vital para a comunidade. Em Oliveira de Azeméis, foi tempo de a política se abrir à escola e de a escola se abrir ao conhecimento da política, com centena e meia de alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho a participar na assembleia municipal «Políticos de Palmo e Meio», debatendo questões de segurança e qualidade nas escolas. Os pequenos «deputados»foram os protagonistas da sessão e apresentaram uma

série de questões pertinentes relacionadas com a construção de passeios, colocação de passadeiras junto às saídas da escola, inclusão de equipamentos desportivos e de lazer e mais policiamento e sinalização junto às escolas. «É importante que os mais pequenos possam conhecer o funcionamento dos órgãos municipais e assim expor os seus problemas e anseios», defendeu Hermínio Loureiro, presente na iniciativa. «Fico

muito satisfeito por ver que estas crianças aprofundaram e analisaram questões muito pertinentes e que directamente interferem com o seu dia-a-dia», anotou o presidente do município. Este ano sob a temática «Segurança das crianças», o projecto começou em Novembro de 2010 com a eleição dos deputados nas escolas e dos elementos da mesa da Assembleia.

A política abriu-se à escola e proporcionou a 150 jovens do 1º ciclo uma aproximação a uma actividade de cidadania vital para uma sociedade democrática

Livros para todos e ao domicílio

Seniores em acção de aperfeiçoamento

Carrinha leva a leitura a zonas mais longínquas

«Entremãos» anima mais velhos com actividades lúdicas e pedagógicas

A «Bibliomóvel» já está no terreno. O novo serviço de leitura itinerante chega com livros aos habitantes mais isolados do concelho de Oliveira de Azeméis. O projecto, apoiado em 75 mil euros pelo ON.2 - O novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013), socorre-se de uma carrinha equipada com material bibliográfico e informático que se propõe levar a leitura a zonas rurais e com baixa densidade populacional, além de se aproximar ainda de grupos com necessidades especiais e com poucos recursos. Esta iniciativa promovida pela autarquia visa também combater a iliteracia através da criação de hábitos de leitura, de aprendizagem e de utilização das bibliotecas.

Com o programa «Entremãos», a população sénior de Oliveira de Azeméis ocupa o tempo em actividades que potenciam as capacidades cognitivas e a partilha de conhecimentos. Esta acção promovida pela Câmara decorre do «Programa Desportivo Viver Melhor» e inserese no Ano Europeu do Voluntariado. O projecto decorre no Centro Lúdico com a participação de 14 voluntários envolvidos em trabalhos manuais e pequenos arranjos de costura. «Os benefícios prendem-se com a formação de um grupo de voluntários seniores que ampliarão os seus conhecimentos potenciando as suas capacidades e saberes», explicou Gracinda Leal, vereadora da acção social. O objectivo é expandir o programa às 19 freguesias do concelho.


Viver Azeméis - 23 maio a 29 maio 2011