Page 1

Viver Azeméis ANO 2012

De 12 NOVEMBRO a 18 NOVEMBRO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Ideias de Negócio

Autarquia aposta no empreendedorismo Óscar e a Senhora cor-de-rosa

Arrendamento Urbano

Considerada um hino à vida e ao ser humano, a peça “Óscar e a senhora cor-de-rosa” sobe à cena em Oliveira de Azeméis.

A autarquia vai promover uma sessão informativa sobre arrendamento urbano, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.


AGENDA CULTURAL

de A a Z

CINEMA . MÚSICA . TEATRO . DANÇA . DESPORTO . EXPOSIÇÕES . INFANTIL

Masterclass

13 de NOVEMBRO

18 de novembro

Biblioteca Municipal 10h00 Contos com obra EB1 e ATL

15h00 Cine-teatro Caracas

A atriz Lídia Franco realiza uma masterclass destinada a todos aqueles que queiram conhecer o trabalho do ator, apreender técnicas de autoconhecimento, sociabilização e terapia da timidez. A masterclass terá a duração de 3 horas e o preço de 25 euros por aluno funcionando com o número mínimo de 8 pessoas inscritas. Os interessados, deverão enviar a sua inscrição para eugenia.ferreira@cm-oaz.pt remetendo o nome, a morada e o contacto de telemóvel. O pagamento será efetuado em dinheiro, no cine-teatro Caracas, até ao dia anterior ao evento.

Uma atividade destinada às crianças das EB1 e ATL. Após a leitura do conto segue-se uma oficina que consiste na produção de adereços para recriação teatral da história.

Centro Lúdico 14h30 Mexer – atividade física A iniciativa, aberta a toda a população, inclui um programa de exercícios físicos realizados na companhia de um professor.

13 e 16 de novembro Centro Lúdico 14h00 Histórias com magia Uma sessão de magia com a história “A princesa que bocejava a toda a hora”, numa atividade destinada a jardins de infância e escolas do 1ºciclo.

Oficina de fantoches com materiais recicláveis

17 de novembro

14h30 Sede da URATE, freguesia de Carregosa Primeiro uma oficina de construção de fantoches. No dia seguinte (18 de novembro), pelas 15h30, haverá teatro de fantoches no café da praça. As ações decorrem no âmbito do FESTOLA, Festival de Teatro da URATE. Para participar na atividade que se realiza na sede da URATE é necessária a realização de uma inscrição em www. portalurate.com.

14 de NOVEMBRO Centro Lúdico 10h30 Visitas a brincar A iniciativa inclui visitas orientadas aos vários espaços com o objetivo der promover e divulgar o equipamento e permitir o acesso aos materiais lúdicos. Para participar na atividade, destinada a grupos escolares e restante público.

14h45 Encontros com guitarra

A ação inclui sessões contínuas de formação, onde os jovens, a partir dos 9 anos, podem contactar e aprender mais sobre este instrumento musical. É necessário trazer guitarra. Entrada livre

Necessária inscrição

Condicionada ao número de participantes

15 de NOVEMBRO Biblioteca Municipal 10h00 Contos com obra jardins de infância Uma atividade destinada às crianças dos jardins de infância. Para esta sessão, o tema escolhido são os contos de viagens e a oficina consiste na realização de um caracol de argila.

Centro Lúdico 10h30 Despertar com histórias Com a história “Nadadorzinho”, a iniciativa, destinada a crianças a partir dos 2 anos, apresenta “...algures, num cantinho no mar, vivia um cardume de peixinhos. Todos eram vermelhos, exceto um deles, que era tão preto, como a casca de um mexilhão” A atividade é dirigida a grupos.

14h30 Encontros dos saberes A iniciativa, dirigida à população sénior, tem como objetivo promover a partilha de experiências e saberes desenvolvendo a aquisição de novos conhecimentos.

17h45 Histórias ao pôr do sol A iniciativa tem como objetivo oferecer um momento de imaginação no fantástico mundo das histórias.

16 de novembro Museu do papel Paços Brandão 13h00 Roteiro “À descoberta da história regional: Paços Brandão”


12 | SEGUNDA A Câmara de Oliveira de Azeméis promove, no dia 16 de novembro, pelas 13h00, o Programa Turismo Sénior «Ir mais longe... À descoberta da história regional 2011» com a visita ao Museu do Papel em Paços Ferreira. O roteiro turístico destina-se à população sénior das freguesias de S. Roque, Santiago de Riba-Ul, Nogueira do Cravo e Travanca.

Centro Lúdico 17h45 Experiência sénior

13 | TERÇA

14 | QUARTA

ATÉ 14 de novembro Concelho Todo o dia GIS day 2012 A Câmara de Oliveira de Azeméis assinala as comemorações do Dia Mundial dos Sistemas de Informação Geográfica (GIS day). “Descobrir o Mundo através dos sistemas de Informação Geográfica”, é o lema do GIS day para este ano.

ATÉ 17 de novembro Galeria Tomás Costa 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (3ª feira a sábado) Exposição de pintura de Marinho Neves

As atividades têm como objetivo promover a interação, o convívio e partilha facilitando o acesso a uma vida mais ativa e participativa.

17 de novembro Centro Lúdico 10h30 Sábados em família Passar tempo de qualidade juntos como família aumenta a autoestima das crianças e promove o desenvolvimento social saudável.

Auditório da Junta de Freguesia de Carregosa 21h30 Comédia “A partilha” A secção de teatro URATE, no âmbito do FESTOLA, apresenta a comédia dramática “A Partilha”, do grupo GEDE.

Além de pintor, Marinho Neves, natural do Porto, é jornalista e escritor. Viveu em Paris onde iniciou a sua carreira jornalística como repórter de imagem regressando a Portugal em 1974. Em 2007, resolveu materializar um sonho antigo.

15 | QUINTA

16 | SEXTA

O Programa tem como objetivo a organização de torneios desportivos entre as 19 freguesias. Para participar nas ações é fundamental a realização de uma inscrição feita nas juntas de freguesia, pelos representantes do Conselho Municipal do Idoso e pelo programa Viver Melhor.

NOVEMBRO Biblioteca municipal 10h30 às 18h30 (2ª feira), 10h00 às 18h30 (3º a 6ª feira), 10h00 às 18h00 (Sábado) Leituras sobre… A caixa mágica que mudou o mundo A iniciativa decorre no âmbito do Dia Mundial da Televisão (21 de Novembro) e tema incide nos meios de comunicação social.

17 | SÁBADO

18 | DOMINGO

Viagens da Boneca Caracoleta: o lencinho mágico A iniciativa, destinada a jardins de infância e escolas básicas, consiste na leitura de um conto e na realização de uma atividade que convida a desenhar as palavras.

ATÉ 4 DE DEZEMBRO Biblioteca Municipal Todo o dia Concurso de presépios 2012 O concurso é dirigido a todas as pessoas que concorram em grupo institucional estando contempladas pelas categorias infantil, juvenil, adulto e sénior. Os trabalhos realizados deverão ser entregues até 04 de dezembro.

Biblioteca itinerante Viagens do Dr. Marcolino: a coisa mais importante do mundo

ATÉ 30 de NOVEMBRO Freguesias do Concelho Torneios desportivos entre freguesias

A iniciativa, destinada a grupos, lares e centros de dia, pretende desenvolver o prazer de ler estimulando para a redescoberta do livro e da leitura.

Sport day for all – Dia do desporto

14 de novembro

Todo o ano Arquivo Municipal

14h00 Centro Lúdico

Arquivista por um dia

O Centro Lúdico promove, “Sport day for all - dia do desporto”. A iniciativa, destinada a maiores de 9 anos, inclui atividades desportivas e jogos tradicionais que decorrem uma vez por mês no Centro Lúdico.

3ª Feira 09h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30

Arquivo Vivo 5ª e 6ª feira todo o dia

Cine-teatro Caracas 21h30 Espetáculo “Óscar e a Senhora cor-de-rosa”

Atelier «Sabes de onde vem o papel?» 2ª feira de Manhã 4ª feira de Tarde

“Óscar e a Senhora cor-de-rosa” é um hino à vida e ao ser humano que nos mostra a amizade total entre uma criança com leucemia e a Senhora cor-de-rosa, voluntária na área da pediatria do Hospital, que todos os dias o visita.

Visita à casa das escadas redondas

2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira 09h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00. Entrada livre

Necessária inscrição

Condicionada ao número de participantes


EM DESTAQUE

Concurso estimula capacidade empreendedora A Câmara de Oliveira de Azeméis está apostada em desenvolver o empreendedorismo no concelho e lançou, por isso, o Concurso Municipal de Ideias de Negócio - Azeméis Youth Business. Com esta competição a autarquia pretende captar ideias de negócio e desenvolvimento do espírito de iniciativa de natureza empreendedora. E, ao mesmo tempo, estimular a capacidade de ação e criativa dos empreendedores para o desenvolvimento de projetos. O grande objetivo deste projeto

passa pela criação de empresas, de forte conteúdo de inovação de pequena escala, na área de comércio e serviços, que contribuam no futuro para o crescimento da economia local. Numa primeira fase vão ser selecionados 5 projetos de negócio, dos quais sairá a ideia vencedora, que poderá posteriormente contar com o apoio de conselheiros empresariais, possivelmente selecionados pela AECOA (Associação Empresarial de Oliveira de Azeméis), para que esse projeto salte do papel para a realidade.

Com um prémio de 2500 euros para o vencedor, o concurso de ideias pretende estimular o empreendedorismo. As candidaturas já se encontram abertas, e manter-se-ão à espera de candidatos até ao dia 27 de dezembro

Espetáculo Ação de informação fala sobre “Óscar e a Senhora cor-de-rosa” Arrendamento Urbano A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promove a 17 de novembro, pelas 21h30, a peça “Óscar e a Senhora cor-de-rosa”.

O mercado de arrendamento na atual conjuntura económica vai ser alvo de uma sessão de informação.

“Óscar e a Senhora cor-de-rosa” sobe ao palco do cine-teatro Caracas, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. Trata-se de é um hino à vida e ao ser humano, que mostra a amizade total entre uma criança com leucemia e a Senhora cor-de-rosa, voluntária

Destinada a proprietários, arrendatários de imóveis e consumidores que possuam crédito habitação, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promove no dia 15 de novembro, pelas 14h30, a ação de informação “Arrendamento Urbano”. A iniciativa acontece na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e pretende contextualizar a habitação nas cidades na atual

na área da pediatria do Hospital, que todos os dias o visita. Entre os dois estabelece-se um jogo em que cada dia equivale a dez anos. Deste modo o menino passa a ter a sensação de que avança no tempo e de que aproveita a vida nas suas diferentes idades.

conjuntura económica, procurando refletir sobre as suas implicações no mercado de arrendamento. A ação tem, ainda como objetivo dar a conhecer as principais alterações ao regime geral do crédito habitação, disponível para todos os contratos, nomeadamente a proteção da habitação das famílias em situação económica muito difícil.

Viver Azeméis - 12 novembro a 18 novembro 2012  

A Câmara de Oliveira de Azeméis está apostada em desenvolver o empreendedorismo no concelho e lançou, por isso, o Concurso Municipal de Idei...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you