Issuu on Google+

Viver Azeméis ANO 2012

De 11 JUNHO a 17 JUNHO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

MAIS PROXIMIDADE MAIS SEGURANÇA MAIS ACOMPANHAMENTO A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis acaba de lançar uma linha direta de apoio aos mais idosos.

Novo Parque Intergeracional

Obras em São Roque

O Parque da Cidade está agora transformado num espaço de lazer e desporto, ao serviço de toda a população.

Requalificação de ponte da freguesia aumenta a segurança e melhora a circulação na via rodoviária.


AGENDA CULTURAL

de A a Z

CINEMA . MÚSICA . TEATRO . DANÇA . DESPORTO . EXPOSIÇÕES . INFANTIL

9 A 23 DE JUNHO

13 A 20 DE JUNHO

Casa Museu Regional 17h00 (dia 09) Exposição «Olhares no caminho de Santiago»

Biblioteca Municipal Ferreira de Castro 10h30 às 18h30 (2ªfeira) 10h00 às 18h30 (3ª a 6ª feira) 10h00 às 18h00 (sábado) Exposição «Guimarães 2012 Tu fazes parte»

Uma iniciativa, realizada pela S.A. de Xestión do Plan Xacobeo em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, apresenta a paisagem, o património arquitetónico, a riqueza humana dos peregrinos, dos visitantes e das pessoas que vivem ao longo dos Caminhos que vão a Santiago de Compostela. A inauguração da exposição acontece no dia 9 pelas 17h00.

A mostra apresenta trabalhos artísticos que resultam do desafio lançado pela biblioteca escolar da EB2,3 Dr. José Pereira Tavares através de um concurso aberto a toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas do Pinheiro da Bemposta.

13 DE JUNHO Centro Lúdico 10h30 Despertar com histórias «Nadadorzinho» Iniciativa dirigida a grupos de crianças a partir dos dois anos.

12 JUNHO Biblioteca Municipal Ferreira de Castro 10h00 Contos com obra: Escolas EB1 e ATL O conto escolhido é «Uma casa cheia», da autoria de Maria Lúcia Carvalhas.

14h45 Encontros com guitarra Sessões contínuas de formação para jovens a partir dos nove anos. É necessário trazer guitarra.

14 DE JUNHO Biblioteca Municipal Ferreira de Castro 10h00 Contos com obra: jardins de infância O conto escolhido é «Perto da lua», da autoria de Conceição de Sousa Gomes.

12 E 15 DE JUNHO Centro Lúdico 14h30 (3ª feira), 10h30 (6ª feira) Histórias com magia «A princesa que bocejava a toda a hora» A sessão tem como objetivo fazer um relato divertido, simples e eficaz que, em tom poético, tira grande partido da linguagem e sublinha o valor da amizade com uma mensagem clara e direta. Destinada aos jardins de infância e escolas do 1º ciclo. Entrada livre

Necessária inscrição

Centro Lúdico 10h30 Visitas a Brincar A iniciativa tem como objetivo promover e divulgar o equipamento e permitir o acesso aos materiais lúdicos. Destinada a grupos escolares e restante público.

14h30 Encontro dos Saberes Iniciativa dirigida à população sénior com o objetivo de promover a partilha de experiências e saberes.

Concerto «Azeitonas»

15 DE JUNHO 22h00 Praça da Cidade

Os «Azeitonas» vão atuar na praça da cidade, no âmbito do programa musical da Fanzone. A banda formada no Porto em 2002 já editou três álbuns de originais. A Fanzone decorre até ao dia 01 de julho.

17h45 Histórias ao Pôr do Sol A atividade destinada a toda a população. A iniciativa tem como objetivo oferecer um momento de imaginação no fantástico mundo das histórias.

ATÉ 15 DE JUNHO Villa Cesari Freguesia de Cesar 3º Concurso de Fotografia A Associação de Cultura e de Desporto, Villa Cesari, promove a 3ª edição do concurso de fotografia, no âmbito do «Ano Internacional da Energia Sustentável para todos». A iniciativa tem como objetivo estimular a capacidade de observação dos participantes para as questões ambientais e sustentáveis dos recursos naturais do planeta. O desafio passa por fazer uma abordagem fotográfica que capte as energias. O concurso é composto por três escalões e cada participante pode concorrer com duas fotografias. Os trabalhos deverão ser enviados por correio eletrónico (villacul@villacesari.org) até ao dia 15 de junho.

15 DE JUNHO Centro Lúdico 14h30 Experiência Sénior A iniciativa tem como objetivo promover a interação, o convívio, para uma vida mais ativa.

Praça da Cidade 21h30 Espetáculo «D-Trouble» Os D-Trouble, atuam em Oliveira de Azeméis no âmbito da Fanzone.Trata-se de uma banda masculina, vencedora do concurso de bandas escotistas.

16 DE JUNHO Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Parte da manhã Bebetéca Bê de Bébé «Filhos únicos, irmãos e gêmeos» A iniciativa, destinada a pais e educadores, tem como objetivo ser um espaço de formação, informação e reflexão para as diversas problemáticas da infância.

Biblioteca Municipal Ferreira de Castro 10h30 às 18h30 (2ªfeira) 10h00 às 18h30 (3ª a 6ª feira) 10h00 às 18h00 (sábado) Exposição «Inovar social» A mostra, promovida pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis em parceria com a Universidade de Aveiro, apresenta trabalhos de alunos do 2º e 3º ano da licenciatura em tecnologia e design de produto. Os projetos foram ainda realizados com 11 instituições de solidariedade social do concelho.

Condicionada ao número de participantes

Praça da Cidade 15h00 Tarde Radical Os melhores atletas nacionais de skate, bmx e patins em linha apresentam-se na cidade para mostrar que os jovens podem ser radicais sem recorrer às drogas.


11 | SEGUNDA

12 | TERÇA

13 | QUARTA

22h00 Festival de Folclore «Cidade de Azeméis 2012»

Pavilhão Municipal 15h30 Futsal Women Cup

Espetáculo incluído na Fanzone, onde vão atuar o rancho folclórico de S. Miguel do Milharado, o grupo etnográfico de Samuel, o rancho folclórico de Canelas e o grupo folclórico de Cidácos.

O evento promovido vai contar com a presença de Jorge Braz, selecionador nacional, Zé Manel, selecionador de Aveiro, Sandra Coutinho e Ana Azevedo, representantes do jogo feminino.

16 E 17 DE JUNHO Freguesia de Loureiro 17h00 (dia 16) 12h00 às 18h00 (dia 17) III Encontro de Gastronomia No sábado o evento tem início às 17h00. Já no domingo acontece entre as 12h00 e as 18h00, sendo que vai ter lugar um passeio de pasteleiras e motorizadas antigas, às 10h00.

MAIO A DEZEMBRO Arquivo Municipal Arquivo vivo!

Freguesias do Concelho

Praça da Cidade 09h00 Torneio de Basket 3*3 Os jovens do município até aos 30 anos vão ter um dia grátis nas piscinas municipais.

Piscinas Municipais 10h00 GEDAZ Pool Free Os jovens do município até aos 30 anos vão ter um dia grátis nas piscinas municipais.

Praça da Cidade 15h00 Encontro de bateristas O evento apresenta como principal objetivo a partilha de experiências, troca de informações e a permuta de conhecimentos adquiridos.

15 | SEXTA

Atelier «De onde vem o papel?» Dar a conhecer aos jovens entre os cinco e os 18 anos as funções desempenhadas na instituição.

Atelier «Será que consigo moldar o papel?» A iniciativa, destinada a famílias e crianças entre os cinco e os 18 anos. Realizar inscrição prévia para arquivo@cm-oaz.pt.

Visita à Casa das Escadas Redondas

O Arquivo Vivo, destinado a crianças e jovens entre os seis e os 15 anos, consiste num jogo lúdico no qual os participantes devem responder a questões relacionadas com os serviços, funções e exposições do arquivo municipal. Para participar na atividade é importante a realização de uma inscrição prévia.

DESDE 19 MARÇO

17 DE JUNHO

14 | QUINTA

ATÉ 31 DE JULHO

Torneios desportivos entre as 19 freguesias

Arquivo Municipal De férias no Arquivo Municipal

Organização de torneios de damas, sueca, dominó e boccia. Ação destinada a todas as pessoas do concelho em situação de reforma. É fundamental a realização de uma inscrição feita nas juntas de freguesia, pelos representantes do Conselho Municipal do Idoso e pelo programa Viver Melhor.

Iniciativa destinada a todos os níveis de ensino para ocupar as férias dos estudantes através de atividades lúdicas e educativas.

TODO O ANO Arquivo Municipal Arquivista por um dia Iniciativa, destinada às crianças com mais de oito anos.

MÊS DE JUNHO Biblioteca Itinerante Viagens da Boneca Caracoleta: Sem palavras Iniciativa, destinada a jardim-deinfância e escolas básicas com o objetivo de desenvolver nos mais pequenos o prazer de ler e a redescoberta do livro e da leitura.

16 | SÁBADO

17 | DOMINGO

Viagens do Dr. Marcolino: O artista Iniciativa destinada a grupos de lares e centros de dia, pretende desenvolver o prazer de ler estimulando para a redescoberta do livro e da leitura. As inscrições devem ser feitas com oito dias de antecedência.

Biblioteca Municipal Ferreira de Castro 10h30 às 18h30 (2ªfeira) 10h00 às 18h30 (3ª a 6ª feira) 10h00 às 18h00 (sábado) Leituras sobre… O mais rápido, o mais alto, o mais forte A iniciativa decorre no âmbito do Dia Olímpico (23 de Junho) e homenageia os jogos olímpicos.

ATÉ 21 ABRIL 2013 Biblioteca Itinerante Caixeta do livro e da letra A iniciativa contempla a existência de uma caixa itinerante e local, que em cada freguesia irá percorrer as casas e promover o livro, a leitura e a biblioteca municipal. No total serão 19 caixetas, uma por cada freguesia, ficando a família que a recebe de a entregar a outra família durante o fim de semana seguinte. No interior da caixa podem ser encontrados contos para todas as idades e um livro em branco para que cada família possa expressar a sua opinião sobre as leituras e o projeto.

Exposição «Entr’artes»

ATÉ 30 DE JUNHO

09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (3ª feira a sábado) Galeria Tomás Costa A iniciativa, realizada no âmbito do projeto «Entr’artes», tem como objetivo dar a conhecer os trabalhos criados pelos artistas que, durante um dia, percorrem as principais artérias da cidade para captar paisagens, monumentos e retratos nas telas. Entrada livre

Necessária inscrição

Condicionada ao número de participantes


EM DESTAQUE

Linha direta presta apoio aos idosos do Concelho A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis lançou, no dia do 28º aniversário de elevação de Oliveira de Azeméis a cidade, a «Voz da Alegria». Tratase de uma linha de apoio ao idoso, que tem como objetivo divulgar junto dos seniores informações sobre os direitos e benefícios na área da saúde, segurança social, habitação, ação social e obrigações familiares. A partir de agora qualquer cidadão residente no concelho e com mais de 65 anos pode reportar uma situação de emergência ou apoio social através do número 800 025 625. O serviço é gratuito e funciona todos os dias das 09h30 às

12h30 e das 14h00 às 17h00 «A linha dá resposta a dúvidas e problemas sendo um meio eficaz de sinalização de idosos em situação de isolamento», afirmou a técnica da ação social. Dora Brandão acrescentou ainda que o serviço «é uma aposta na salvaguarda dos direitos da pessoa idosa». A «Voz da Alegria» pretende assegurar o acesso da população mais idosa a serviços de proximidade e que lhes permitam continuar integradas no seu meio de vida. O lançamento do serviço, inserido no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, é

uma oportunidade para proporcionar um envelhecimento ativo e uma melhoria na qualidade de vida, segurança e auto estima dos utilizadores.

Voz da alegria é um serviço gratuito de apoio ao idoso. Funciona diariamente das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 através do número de telefone 800 025 625.

Parque intergeracional para miúdos e graúdos

Requalificação de ponte na freguesia de S. Roque

Nova infraestrutura contempla um parque de lazer e desporto

Intervenção teve como objetivo aumentar a segurança e melhorar a circulação

O parque da cidade está agora transformado num «espaço multifuncional, acolhedor, moderno e atrativo», afirmou o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Loureiro, na cerimónia de inauguração da obra. Trata-se de um parque de lazer e desporto para todas as gerações, que resultou de um investimento de 200 mil euros. O atual parque contempla uma

área recreativa com equipamentos para as áreas infantil e sénior, uma área desportiva e um espaço de usufruto dos visitantes. Ricardo Tavares, presidente da Fundação La Salette, lembrou que «esta é a primeira de seis operações que integram o projeto global de requalificação do parque de La Salette e que o transformam num espaço voltado para o futuro», concluiu.

A ponte situada na rua do Silvar, freguesia de S. Roque, foi alvo de uma ação de segurança rodoviária. A obra, no valor de 10.300 euros, incluiu a construção de um muro de proteção que facilita a circulação da população. «A execução dos trabalhos surgiu da necessidade de garantir a máxima segurança de todos quantos circulam nesta ponte e aumentar a qualidade de

vida dos residentes. Estamos a cumprir mais um compromisso, ao melhorar as condições de circulação de um número considerável de munícipes que esperavam por esta intervenção», afirmou Hermínio Loureiro. Os trabalhos de requalificação foram desenvolvidos no âmbito de um protocolo assinado entre a junta de freguesia de S. Roque e a autarquia.


Viver Azeméis - 11 junho a 17 junho 2012