Page 1

Viver Azeméis

De 19 SETEMBRO a 25 SETEMBRO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

CULTURA À MEDIDA Ambição e eficácia na gestão de meios presidem à elaboração do Plano Municipal de Cultura que a Câmara tem em curso e que pretende concluir num prazo de dois anos com contributo dos oliveirenses

Oliveirenses de vanguarda

Marco volta «a casa»

Câmara distingue dois estudantes de Oliveira de Azeméis premiados com projecto inovador de detecção de incêndios.

Após construção de acessos ao novo quartel dos Bombeiros Voluntários, pedra do século XVI foi recolocada no local.


AGENDA CULTURAL

de A a Z

CINEMA . MÚSICA . TEATRO . DANÇA . DESPORTO . EXPOSIÇÕES . INFANTIL

14h30 (repete-se a 23 SET) Centro Lúdico Histórias com Magia «Sou especial porque sou eu!»

19 SET 18h30 Piscina Municipal Programa «Marchas e Corridas» Em parceria com o Instituto do Desporto de Portugal, esta iniciativa tem como objectivo fomentar a prática regular de marcha e corrida com acomcado. O projecto, que arranca no dia 19, contará com a participação de atletas de referência nacional. Para participar é necessária a realização de uma inscrição prévia através do email gedaz@gedaz.pt.

20 SET

Destinada aos Jardins de Infância e escolas do 1º ciclo do concelho, esta sessão pretende despertar nos participantes o gosto pelo livro e pela leitura através da estimulação do imaginário. Esta é uma belíssima história sobre um menino que transforma a rejeição em triunfo, com a ajuda da sua imaginação e com uma mãe fantástica. É necessária inscrição prévia, condicionada a um número limitado de participantes.

16h30 às 18h30 Centro Lúdico ABC das Cores

10h30 Centro Lúdico Convid(a)rte Para alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo, esta iniciativa possibilita o contacto com várias técnicas artísticas, que vão desde a exploração da cor, do desenho e da criação de objectos com materiais recicláveis. A actividade é destinada a grupos e é necessária a realização de inscrição prévia, condicionada a um número limitado de participantes.

10h30 às 12h00 (repete-se a 23 SET) Centro Lúdico Actividade Física Comece o dia de forma activa com amigos no Centro Lúdico ao praticar exercícios acompanhados por um professor.

Esta actividade de expressão plástica, destinada às crianças com mais de quatro anos, alia a cor ao desenho promovendo a criatividade, a imaginação e o sentido crítico dos mais novos. Não se aceitam grupos e é necessária inscrição prévia condicionada a um número limitado de participantes.

21 SET 10h30 Centro Lúdico Despertar com histórias «O Ganso Gastão» Esta é a história de um ganso que quer ser diferente: porque fala como um tucano, nada como uma foca e salta como um canguru.

Para participar é necessária a realização de uma inscrição prévia.

14h15 às 15h45 Centro Lúdico Encontros com Guitarra Esta acção inclui sessões contínuas de formação para jovens a partir dos nove anos. Não se aceitam grupos e é necessária inscrição prévia, condicionada a um número limitado de participantes. É necessário trazer guitarra.

14h30 Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Gerações Cruzadas: O nosso país

22 SET 14h30 às 16h30 Centro Lúdico Experiência Sénior Destinada aos utentes dos centros de dia e lares de terceira idade, esta experiência sugere actividades animadas que levam os idosos a partilhar e a sentir novas sensações, como, nesta sessão, a pintura em tela. A sessão requer inscrição prévia, condicionada a um número limitado de participantes.

18h00 Centro Lúdico Histórias ao Pôr-do-Sol

Destinada a jovens e idosos, esta acção propõe o visionamento de um vídeo e uma tertúlia sobre temas da actualidade.

Ouvir histórias que falam de sentimentos e afectos é uma óptima forma de acabar o dia.

23 SET 10h30 Centro Lúdico Histórias com Magia «A lagartinha muito comilona»

Para promover o livro, apresenta-se esta história para grupos. Requer inscrição prévia, condicionada a um número limitado de participantes.

16h00 às 17h00 Centro Lúdico Laboratório dos Sabores Este laboratório para crianças com mais de seis anos propõe a execução de diversas receitas através da sensibilização para uma alimentação completa, equilibrada e variada. Requer inscrição prévia, condicionada a um número limitado de participantes.

SEMANA DA MOBILIDADE

16h30 às 18h00 Centro Lúdico Mãos nas Ideias Para aprender a utilizar vários materiais e técnicas. O tema é o mar. Não se aceitam grupos e é necessária inscrição prévia, condicionada a um número limitado de participantes.

19, 20, 21 e 22 SET

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a decorrer entre os dias 16 e 22 de Setembro, Oliveira de Azeméis promove iniciativas que visam sublinhar a necessidade de olharmos o nosso mundo como um local que devemos respeitar e preservar. Estes eventos têm como objectivo fomentar na população oliveirense hábitos de vida saudáveis com o intuito principal de melhorar a qualidade de vida do concelho.

19 SET 10h30 Largo da República Demonstração de veículos eléctricos

Neste dia, realiza-se uma demonstração de veículos eléctricos, uma das novas formas de transporte não poluente.

22 SET 16h30 Praça da Cidade Passeios a cavalo

Percorrer a Praça da Cidade a cavalo é uma forma pedagógica e divertida de alertar para a necessidade de pouparmos o mundo quando temos a necessidade de nos deslocarmos. Estes passeios a cavalo são destinados às famílias.


19 | SEGUNDA

20 | TERÇA

21 | QUARTA

25 SET 15h00 Cine-teatro Caracas

Espectáculo «O Avô Cantigas» A Câmara de Oliveira de Azeméis promove, no dia 25 de Setembro, o espectáculo do «Avo Cantigas», no âmbito do programa «Há domingos assim». A iniciativa que decorre no cine-teatro caracas, pelas 15h00, pretende reunir os mais pequenos com uma das mais acarinhadas personagens da música infantil. O Avô Cantigas promete animação e muitas surpresas, para miúdos e graudos. Carlos Vidal, o «ajudante» do avô, com 30 anos de carreira, convida a pequenada a entrar num mundo de fantasia, feito de música, de teatro, de personagens brincalhonas e de diálogos com a «netinha» Rita, cuja curiosidade a leva a fazer muitas perguntas engraçadas.

24 SET 10h30 Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Letras à Solta: Bêabá dos Animais da Minha Vida Bebés e crianças entre os seis e os 36 meses podem aprender a conhecer os sons e os animais que fazem parte da sua vida através de livros.

10h30 Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Histórias do Anis Estrelado: «Chifres» Esta iniciativa destina-se a crianças entre os dez meses e os quatro anos e tem como objectivo desenvolver o sistema psicomotor do bebé e estabelecer um vínculo afectivo

Para crianças com mais de dois anos, pretende-se ensinar diferentes movimentos através da utilização do corpo como meio de expressão.

ATÉ 30 SET Wiki Loves Monuments concurso

europeu

23 | SEXTA

de

monumentos da Europa. Cada país aderente terá o seu concurso independente, após o qual haverá uma fase interna cional onde será determinado o vencedor por entre os escolhidos de cada país. Os concorrentes habilitam-se a ganhar estadias nas Pousadas de Portugal, álbuns, telas e impressões fotográ-

10h30 às 12h30 15h00 às 17h00 Centro Lúdico Atelier de Pintura

Cabo da Roca e exemplares da Revista Monumentos. Mais informação: http://www.wikiloves monuments.org.

Para jovens com mais de 13 anos, esta actividade visa fomentar o estudo das artes como o desenho, a gravura e a pintura em acrílico a óleo, promovendo o contacto com estes materiais. Não se aceitam grupos e é necessária inscrição prévia, condicionada a um número limitado de participantes.

09h00 às 12h30 14h00 às 17h30 Parque Temático Molinológico Exposição «Biodiversidade do Parque Temático Molinológico» Neste concurso, há 24 registos ao público, que poderá votar

24 | SÁBADO

25 | DOMINGO

através do Facebook. Os mesmos trabalhos serão ainda apreciados e avaliados pelo júri do concurso. O 1º, 2º e 3º

inscrição prévia através do número de telefone 256 690 100 ou do endereço arquivo@cm-oaz.pt.

compras em material fotográ-

AO LONGO DO ANO

euros, respectivamente. O vencedor da votação on-line receberá um prémio surpresa.

10h00 Arquivo Municipal Visitas de Estudo: «Faz de Conta que somos de papel»

14h00-19h00 (2ª feira) 10h00-19h00 (3ª a 6ª feira) 10h00 às 13h00 14h00 às 18h00 (sábados) Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Leituras sobre… Alfabetização: Saber não ocupa lugar! Esta exposição dá seguimento ao Ciclo de Exposições Documentais Temáticas Leituras sobre..., que visa a divulgação do acervo documental da biblioteca.

16h00 Centro Lúdico Educação pela Arte, Movimento e Dança

Este

22 | QUINTA

ATÉ 1 OUT 09h30 às 12h30 14h00 às 18h30 (ter., qua., qui. e sex.) 09h30 às 12h30 14h00 às 18h30 21h00 às 22h30 (sábados) 15h00 às 18h30 (domingo) Galeria Tomás Costa Exposição de João Teixeira Este artista oliveirense já realizou várias exposições pelo país, mostrando um trabalho que lhe vai dando reconhecimento nacional. Desta vez, João Teixeira apresenta uma série de trabalhos onde está representada a sentações.

SEG. A SEX. 09h00 às 16h30 Arquivo Municipal A minha chupeta fica para a história O serviço educativo do arquivo municipal propõe às crianças, entre os dois e os cinco anos, separarem-se da chupeta de uma forma diferente e pedagógica. Para participar é necessária a realização de uma

Esta iniciativa, destinada a alunos do pré-escolar e 1ºciclo, visa divulgar os serviços disponíveis no Arquivo Municipal possibilitando experiências de conhecimento e informação fora da sala da aula. As visitas guiadas incluem uma em que as crianças são convidadas a desenhar as diferentes etapas da visita. Para participar é necessária a realização de uma inscrição prévia.

09h30 às 11h30 14h30 às 16h30 Arquivo Municipal Arquivista por um dia No âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, esta iniciativa, destinada às crianças com mais de oito anos, tem como objectivo dar a conhecer o trabalho realizado diariamente no arquivo.

09h30 às 12h00 14h30 às 17h00 Arquivo Municipal Visitas à casa das escadas redondas O serviço educativo do arquivo municipal promove estas visitas guiadas, dirigidas a adultos, para dar a conhecer o edifício que alberga as instalações do arquivo municipal, bem como as funções desempenhadas.

ATÉ 30 ABR 2012 Arquivo Municipal Atelier «Será que consigo moldar o papel?» O atelier «Será que consigo moldar o papel?» é destinado a famílias e crianças entre os cinco e os 18 anos. O objectivo é reciclar o material do arquivo. Para participar é necessário a realização de uma inscrição prévia para arquivo@cm-oaz.pt.


EM DESTAQUE

Cultura de todos e para todos

No prolongamento da estratégia de proximidade e gestão racional, a Câmara pretende concluir em dois anos o ambicioso Plano Municipal da Cultura (PMC), um documento estratégico que está a ser construído de baixo para cima: primeiro, radiografou-se a actividade e os aparelhos que a servem no Concelho; agora, é tempo dos oliveirenses darem voz às preocupações e opções para que a Cultura assuma o papel de relevância que merece.

«É um projecto ambicioso que tem da actuação indo ao encontro das expectativas dos munícipes», cultura. Gracinda Leal explica que «o plano pretende ainda o desenvolvimento de projectos na área cultural». Iniciado em 2010, o PMC incluiu, numa primeira fase, o levantamento por áreas dos projectos desenvolvidos e equipamentos existentes no concelho.

Neste momento, e até 10 de Outubro, está em curso o processo de auscultação da população e instituições, através de um inquérito individual em papel e da página electrónica do município (http://www.cm-oaz.pt). «Pretendemos perceber quais são os assuntos que interessam aos munícipes, como ocupam os seus tempos de lazer, de que forma utilizam os equipamentos culturais e qual a sua relação com o património », destacou a vereadora.

Plano Municipal de Cultura passa pela radiografia dos serviços e bens do Concelho e beberá das sugestões dos oliveirenses para fazer bem sem desperdícios

Dois oliveirenses que apontam o caminho

O marco secular regressou às origens

Os dois estudantes de Oliveira de Azeméis que integraram a equipa vencedora do prémio «Europe Enterprise Challenge 2011» foram homenageados pela Câmara. O projecto criou um dispositivo que reduz o tempo de detecção de incêndios através de um sistema plo de excelência, uma esperança para o futuro e um modelo para a juventude», disse Hermínio Loureiro a Bruno Teixeira e Sérgio

A construção do acesso ao novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e o enquadramento paisagístico determinaram a remoção provisória do multissecular marco triangular que delimita as freguesias de Oliveira de Azeméis, Macinhata da Seixa e Ul.

Autarquia homenageia estudantes que criaram sistema de detecção rápida de incêndios

nossa juventude e criar condições para que as empresas se desenvolvam e dêem oportunidade aos jovens», apontou o autarca, lembrando várias apostas da Câmara nesta matéria.

Foi recolocada pedra do século XVI que delimita três freguesias oliveirenses

Oliveira de Azeméis, foi agora devolvido «a casa» após a conclusão das obras do novo quartel dos Bombeiros Voluntários e do arranjo urbanístico da área envolvente, que mereceu um cuidado especial a vários níveis, como os acessos rodoviários. Agora, foram realizados melhoramentos para enquadrar esta peça do


Viver Azeméis - 19 setembro a 25 setembro 2011  

No prolongamento da estratégia de proximidade e gestão racional, a Câmara pretende concluir em dois anos o ambicioso Plano Municipal da Cult...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you