#30 - Robert Scheidt

Page 38

patagônia chilena

a trilha dos caçadores Média - Duração: 4 h. A caminhada tem início após um curto passeio pela Portería Lago Sarmiento, no lado oriental do Parque Nacional. Este passeio remete ao mundo dos caçadores nativos que ocuparam aquela área há, aproximadamente, 6.000 anos atrás. Visita às cavernas pintadas dos Aonikenk (índios nativos) e observação dos animais silvestres. Para guardar na memória: imagem pitoresca na Trilha dos Caçadores

mirador lazo Média - Duração: 2 h e 30 min. O ponto de partida deste roteiro é a Estancia Lazo. Uma fazenda aos pés da montanha com criadouro de cavalos, cervejaria artesanal e hospedaria própria. Com caminhadas curtas, porém extenuantes, o passeio engloba vistas panorâmicas que incluem o Maciço del Paine, os Lagos Sarmiento, Nordenskjöld e também Laguna Verde. Subida a pé por caminhos bastante escarpados até a Sierra del Toro, com passagem por um pequeno bosque – Haya Patagônica – em encostas abertas. A caminhada é exaustiva, porém, a recompensa é garantida, pois a volta reserva um delicioso churrasco de cordeiro patagônico regado a cerveja Sierra del Toro, totalmente artesanal e produzida na própria fazenda (somente 40 litros/dia). Uma preciosidade elaborada manualmente pela agrônoma e mestre cervejeira Maria Jose Portales, filha de Jorge Portales, proprietário do local. Estância Lazo: ecoturismo, gastronomia deliciosa e cerveja artesanal de 1ª linha

mirador glaciar grey Média - Duração: 6 h. Começa com um passeio de 30 minutos em um catamarã para cruzar o Lago Pehoé. Partida do lodge Paine Grande rumo ao norte pelos bosques de Lenga e afloramentos rochosos. O ponto alto desta excursão é um impressionante mirante de onde o visitante pode apreciar o Campo de Gelo Sul da Patagônia, o Lago Grey e os icebergs que flutuam em direção à superfície do lago.

meseta valle del francés difícil - Duração: 12 h. Esse é para aqueles que têm disposição de sobra. Com saída do Parque Nacional, o tour começa com um passeio de barco pelo Lago Pehoé. Após o desembarque, caminhada por um caminho tranquilo e sinuoso com passagem pelo Lago Skottsberg, de onde se contempla o visual do Lago Nordensköjld e dos Cuernos del Paine, para só então chegar ao Acampamento Italiano, no Vale do Francês, para observação do majestoso Glaciar Francês.

citadela difícil - Duração: 11 h. Rumo ao norte e ao leste do parque Nacional, passagem pela Estância Cerro Guido em rota para a Cordilheira de Baguales. Esta caminhada é difícil e começa na Estância Las Chinas: um rancho que se encontra ao norte de Cerro Guido. Com a clássica vista das Torres del Paine, este passeio revela uma região várias vezes descrita como tendo formações rochosas de outro planeta. Um passeio somente para aqueles que queiram experimentar o mais recôndito da Patagônia.

Recompensa após a longa caminhada: o tradicional churrasco de cordeiro patagônico

chenque difícil - Duração: 7 h. Partida da Estância Cerro Guido. Caminhada rumo ao norte com subida constante. O objetivo é atingir o cume do Cerro Guido a 815 metros de altura. Este passeio não só oferece impressionantes vistas panorâmicas do Maciço del Paine, da Sierra Baguales, Lago Sarmiento e arredores, mas também permite que os visitantes penetrem no mundo dos antigos índios Tehuelches. Destaque para o escarpado cume do Cerro Guido, coroado por um túmulo funerário dos índios nativos. Outras opções de passeios: Laguna Verde, Lago Cebolla, Laguna Azul, Mirador Bosquecito, Segunda Barranca e Las Flores. uma boa notícia: pessoas portadoras de necessidades especiais podem realizar diversos roteiros numa modalidade chamada “Aventuras en Van”, na qual guias treinados para tal finalidade dão todo o apoio necessário para um passeio agradável e satisfatório.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.