O Electricista 31

Page 60

entrevista

revista técnico-profissional

o electricista

58

Helena Paulino

RITTAL PORTUGAL

{“Não sentimos a falta de dinamismo no mercado da indústria”}

Jorge Mota, Director-Geral da Rittal Portugal, explicou-nos como numa altura de crise uma empresa continua a ter sucesso, como é o caso da Rittal Portugal.

Revista “o electricista” (oe): Qual o volume de negócios realizado em 2009 pela Rittal Portugal? Eng.º Jorge Mota (JM): O volume de negócios realizado em 2009 foi aproximadamente de 4 milhões e 700 mil euros.

Portugal? JM: 2009 não foi um ano caracterizado por grandes projectos, pelo que será difícil enumerá-los, embora tivesse havido alguns com elevada importância, tais como: os conversores eólicos; a nova fábrica da Soporcel, REN e EDP. E ainda fornecemos os envolventes para a solução de informação de preços de combustíveis nas auto-estradas, e para a solução das portagens virtuais nas SCUTs.

áreas de negócio, como por exemplo, as energias renováveis, as telecomunicações e a climatização industrial. Em todo o caso, no que nos diz respeito, não sentimos que tivesse havido falta de dinamismo no mercado industrial, aliás foi uma das áreas onde crescemos, embora admita que esse crescimento possa ter acontecido à custa do decrescimento dos nossos concorrentes.

Programar o futuro com novidades

oe: Que quotas de mercado possui a Rittal no mercado nacional? JM: As nossas quotas de mercado dividemse nas seguintes áreas de negócio: Indústria 35 - 40%; Climatização de armários industriais 75 – 80%; Bastidores TI 50%. Isto em termos de valores aproximados. oe: Quais os projectos/negócios que marcaram o exercício de 2009 da Rittal

oe: Que novos produtos e inovações foram introduzidas no portfólio da Rittal? JM: Durante o ano de 2009 foram introduzidas no nosso portfólio diversas soluções inovadoras, tais como novos modelos de arcondicionado e chillers, mais eficientes do ponto de vista da refrigeração versus consumo de energia, novos acessórios para a instalação de equipamento, caixas metálicas, novos modelos de armários, entre outros. oe: Estão a trabalhar em novas áreas de negócios para colmatar a falta de dinamismo do mercado Industrial? CD: Sim, trabalhamos em diversas outras

oe: Qual a importância dos 10 anos dos armários Rittal TS8? JM: A comemoração dos 10 anos de armários da Rittal TS8 foi e é importante porque ilustra bem a capacidade de investimento e desenvolvimento da Rittal, na definição das tendências no mercado mundial de envolventes. A comercialização desde 1999 de 4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.