Issuu on Google+

e ton

OS NOVOS MADRICHIM

AVANHANDAVA

VEJA AS FOTOS DO ACAMPÔ DE INVERNO

O QUE A AVANHANDAVA MUDA NO MUNDO? 2a edição • Agosto de 2012


Carta da Redação

Queridos leitores,

Bem vindos a mais um espetacular semestre da Avanhandava! Nessa edição do Eton vocês poderão conhecer um pouco mais sobre nossos projetos desse semestre, além dos novos madrichim de cada ramo. Uma kvutzá de treze pessoas acaba de passar para o grupo de madrichim, e subiram com um pique incrível para o semestre que vem por aí! Através desse Eton pretendemos deixá-los cada vez mais por dentro do que acontece na AVA, estando assim totalmente abertos para sugestões, críticas ou comentários! Esperamos vê-los em todos os sábados durante o semestre e que aproveitem ao máximo os eventos que teremos, como o Ecoday, Dia do Amigo, Yom Balagan e, claro, o Acampamento da AVA! Vocês poderão conhecer, também, a nova liderança (Hanagá) da Avanhandava, composta por André “Dili” Bain (Mazkir), Simon Silberfeld (Rosh Chinuch), Gabriel Hidal (Guisbar) e Alex Rutman (Rosh Vaadot). Aproveitamos ainda para lhes fazer um convite especial em Sucot. Com a ajuda da comunidade, em 30/09 a Avanhandava construirá uma sucá na CIP, colocando em prática nossos valores escoteiros em paralelo a essa data tão especial. Que tenhamos mais um semestre maravilhoso! Uma vez Avanhandava, sempre Avanhandava.½ 1

Julia Kalili Diretora de Redação

Rodrigo Berezovsky Editor Assistente

Alex Rutman Diretor de Arte


Palavra do Mazkir “Nossa jovem seleção tem boas perspectivas para os desafios que virão pela frente”. Lendo essa frase, provavelmente a primeira coisa que vem a mente seria uma entrevista do técnico da nossa seleção masculina de futebol, Mano Menezes (supondo que ele ainda esteja no cargo quando você ler esse texto!). Mas, aproveitando a época de Olimpíadas, fui percebendo que na verdade essa frase tem tudo a ver com a situação da Avanhandava para esse semestre e para os próximos. Assim como a seleção olímpica, nosso time de madrichim é formado em sua maioria por jovens. Isso poderia até dar uma impressão de insegurança, não fosse outra característica em comum entre esses dois grupos: a qualidade. Apesar da idade, os jogadores brasileiros inspiram respeito pela habilidade que já demonstraram ter – assim como nossos madrichim mais novos, que já vem se destacando nas oportunidades que tiveram. Mas nem só de habilidade se faz um bom time! É preciso misturar a energia dos jovens com a experiência dos mais velhos, aqueles que sabem administrar diferentes situações em campo. Assim como a seleção olímpica tem sua “cota” de 3 jogadores acima de 23 anos, também temos madrichim já mais experientes que podem encaminhar os mais novos para a direção certa, focando sua energia e empolgação,

convertendo tudo isso em boas peulot, contato intenso com os chanichim, saídas animais, entre outras “jogadas de craque” que acontecerão ao longo desse semestre. Também é preciso uma boa comissão técnica para apoiar os jogadores e permiti-los desenvolver todo seu potencial. Pessoas que orientem, motivem, cobrem, liderem. Junto com os outros membros da Hanagá – Simon, G e Alex – e da Vaadat Chinuch – Nadav e Vicky – além do André (Sheliach), Rabinos, entre outros, é nesse papel que me vejo nesse semestre. Como um técnico dentro da Ava, penso que tenho menos responsabilidade de “vestir a 10” e resolver em campo, mas principalmente de passar para quem eu puder um pouco de tudo que aprendi nesses 11 semestres como madrich, participante do Shnat ou membro da Hanagá. Apesar da seleção olímpica não ter atingido o ouro, ela igualou a melhor colocação que já obtivemos na história dos jogos. Espero que possamos repetir (ou mesmo superar) a façanha deles – e acredito que temos os recursos humanos para isso. Sem arriscar muito, posso dizer que, ao fim desse semestre, vocês e seus filhos darão “medalha de ouro” para a AVA. Abraços, Dili

2


Sumário

O papel da ava no m Sobre Nós 5 Madrichim A avanhandava possui muita história e muita estrutura por trás do palco. Aprenda mais sobre o que rola no “backstage” e sobre a história da Ava.

Madrichim

Nós, madrichim, acreditamos que va através de nossa visão e missão cial na formação que acompanha futuros madrichim, durante a vida Lançamos então a pergunta para de cada ramo, que responderam papel da Avanhandava no mundo diferentes respostas!

7

Novo semestre, novos madrichim. Descubra quem são, o que fazem, e em que ramos estão os novos e antigos madrichim da Ava.


11

mundo? 12 Lehakat

e a Avanhandao tem um espea os chanichim, a fora da tnuá. a os madrichim juntos: “Qual o o?”. Confira as

A Lehaka da Avanhandava está de volta com tudo esse semestre! Veja as novidades dessa vaadat na matéria especial da Vaada Dança da Ava.

Fotos

13

O acampamento de Inverno da Ava foi tão bom que não dá pra explicar só com matérias e palavras. Confira as fotos do acampô que vai ficar para a história

Eventos

17

Semestre passado tivemos vários eventos que foram um sucesso! Conheça nessa matéria um pouco mais sobre eles e as datas dos próximos mega-eventos da Avanhandava.


Sobre nós H istórico

A Avanhandava é um Movimento Juvenil que surgiu em 1938 como uma resposta às proibições impostas pela ditadura Vargas à criação de grupos de reunião de judeus. Assim, desde a nossa criação, somos um grupo escoteiro, algo que era permitido e aprovado na época. Desde então, a Avanhandava sofreu diversas transformações, como a incorporação do Bandeirantismo através de uma mudança proposta pela própria Avanhandava para as Bandeirantes do Brasil, de forma que fosse possível aceitar mulheres judias no Movimento Bandeirante. Muitas outras mudanças aconteceram ao longo do tempo até chegarmos ao ponto em que estamos hoje.

I deologia Por definição, somos um “Movimento Juvenil Judaico Sionista Comunitário Educativo Não formal, Político Apartidário e Bandeirante e Escoteiro”. Tudo isso significa que, através da educação judaica não formal, ou seja, aprendendo através de brincadeiras, vivências e troca de informações entre os membros da Avanhandava, nós construímos nosso conhecimento e nossa forma de pensar. Além disso, não seguimos nenhum partido político, atuamos dentro da comunidade judaica e não judaica e somos bandeirantes e escoteiros, por acreditar que os caminhos seguidos por estes dois movimentos e principalmente os seus valores, como respeito à natureza. trabalho em grupo e auxílio ao próximo, são muito condizentes com os valores do judaísmo e dos jovens do nosso movimento. 5

Educamos para o pluralismo, ou seja, para a liberdade de pensamentos e escolhas, mas sempre voltados para a atuação na comunidade e para fazer o bem dentro da sociedade em geral. Somos sionistas culturais, o que significa que acreditamos que Israel é o centro cultural para todos os judeus do Mundo, e que, vivendo no Brasil, devemos atuar em prol de Israel. Estando dentro da CIP, somos judeus liberais, não ortodoxos, seguindo as tradições e os costumes do povo judeu e participando de eventos da comunidade.

N osso M étodo A educação e formação dos membros da Avanhandava é o nosso maior objetivo, e para alcançá-lo, acreditamos no método da educação não-formal do jovem para o jovem, o que significa que em nossos encontros aos sábados e nos acampamentos, fazemos atividades lúdicas e divertidas, mas sempre com o intuito de transmitir e discutir ideias e conteúdos que julgamos relevantes para nossos jovens. Através de um Programa Pedagógico criado especialmente para a Avanhandava, criamos brincadeiras e discussões. Assim como Baden-Powell, o fundador do Escotismo e Bandeirantismo, acreditamos no método escoteiro como uma maneira de transmitir nossos valores e os valores universais de respeito ao próximo, cooperação e trabalho em grupo. Tanto em sede quanto em acampamentos, sempre tentamos trabalhar para atingir estes valores com todos os nossos jovens.


P rofissionais CIP

H anagá

Além dos próprios madrichim, há profissionais e voluntários que nos ajudam na preparação de atividades, formação de novos madrichim, tomada de decisões e contato com a CIP. Coordenadora do curso Manhigut (curso de liderança e hadrachá da CIP para preparação de novos madrichim) e do Maayan, central de recursos educativos da CIP: Lyca Stahl. Ela é nova no departamento e entrou na CIP para nos ajudar com atividades de temas mais difíceis para nós, novos conteúdos e apoio para os madrichim em geral. Além disso, foi chanichá e madrichá da Avanhandava por muito tempo. Diretor de Juventude: Renato Sacerdote (Ganso). Faz o contato entre a Avanhandava e a diretoria da CIP, representando as opiniões da juventude na diretoria.

Além dos Madrichim (monitores), nós também temos alguns jovens que lideram e organizam a Avanhandava. São eles: Mazkir: é responsável pela organização geral do Movimento e pela nossa representação frente a pais, profissionais da CIP e comunidade. Vocês podem procurá-lo quando precisarem de informações gerais, como datas, preços, horários etc. Neste semestre o Mazkir se chama André “Dili” Bain. Rosh Chinuch: é quem cuida de toda a parte de educação dentro da Avanhandava, o que inclui desde acompanhar as atividades aos sábados e saber tudo o que está sendo passado para os chanichim (educandos) até preparar capacitações para os próprios madrichim. Ele trabalha junto a uma comissão de educação (vaadat chinuch) e pode ser procurado em caso de problemas do seu filho com as outras pessoas do grupo ou com os madrichim e dúvidas em relação ao que está sendo trabalhado com cada idade. Este semestre o nosso Rosh Chinuch é o Simon Silberfeld e a Vaadat é composta por Victoria Kimmelman e Silva, e Nadav Perez Guizbar: cuida de toda a parte financeira da Avanhandava junto à CIP. O Guizbar neste semestre se chama Gabriel Hidal. Rosh Vaadot: Além dos ramos (kvuztot) que vocês conhecem, os madrichim da AVA se organizam em Vaadot (comissões) responsáveis por diversos assuntos daa tnuá, e essas comissões são coordenadas pelo Rosh Vaadot. Nosso Rosh Vaadot esse semestre é o Alex Rutman.

R elação

com a

CIP

Nossa sede é na CIP, comunidade da qual participamos ativamente, formando parte da juventude da CIP. A Juventude é um departamento dentro da CIP e conta com, além dos próprios jovens atuantes, profissionais formados em educação/psicologia e também um sheliach (enviado) de Israel, todos trabalhando com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais o trabalho dos madrichim (monitores/educadores) com os chanichim (crianças/educandos). Além de realizar nossas atividades todos os sábados na CIP, também participamos das atividades da comunidade, como comemorações das festas judaicas, seminários para jovens, capacitações para os madrichim, campanhas sociais, palestras e pas-

6


Madrichim Novos? Fadas Nome: Paula Uehara Kalili Idade: 19 Estudos: Faculdade Santa Marcelina – Artes Visuais Ramos anteriores: Fadas, Lobos, Jr’s A e B1’s. Telefone: 9 8399-6136 Email: Paula.kalili@gmail.com Nome: Paula Frudit Idade: 16 Estudos: Colégio Bandeirantes Ramos anteriores: Telefone: 9 8432-5194 Email: Paulafrudit@uol.com.br Nome: Lilian Bain Idade: 16 Estudos: Colegio Colégio I.L Peretz Ramos anteriores: Auxiliar de Fadas Telefone: 9 9319-9809 Email: Lilianbain.ava@gmail.com

7

Da esquerda para direita: Paula K., Paula F., Carla e Lilian

Nome: Carla Diamante Idade: 16 Estudos: Colégio I.L. Peretz Ramos anteriores: Auxiliar de Jr’s A Telefone: 993558868 Email: Carladiamante3@gmail.com.


Lobos Nome: Hannah Steiner Idade: 15 Estudos: Colegio H. B. Renascença Ramos anteriores: Auxiliar de Lobos Telefone: 992455345 Email: steinerhan@gmail.com Da esquerda para direita: Arieh, Gabriel H., Gabriel Z. e Hannah

Nome: Arieh Gold Idade: 16 Estudos: Colégio Bandeirantes Ramos anteriores: Auxiliar de Lobos Telefone: 992258791 Email: arieh.gold@gmail.com Nome: Gabriel Zolko Idade: 16 Estudo: Colégio Rio Branco Ramos anteriores: Auxiliar de B1’s Telefone: 975573139 Email: gazolko95@gmail.com Nome: Paula Lottenberg Idade:15 Estudos:Colégio Santa Cruz Ramos anteriores: Auxiliar de B1 Telefone: (011) 973360699 Email:paulinhalotten@gmail.com Nome: Mauricio Samuel Homsi Idade: 16 Estudos: Colégio Visconde de Porto Seguro Ramos anteriores: Auxiliar de Fadas Telefone: 011) 983123853 Email: mauriciosamuelhomsi@gmail.com Nome: Amanda Silber Bleich Idade:15 Estudos: Colégio Oswald de Andrade Ramos anteriores: Auxiliar de lobos Telefone: (11) 98157-1316

Nome: Gabriel Hidal Idade: 20 Estudos: Economia na FEA- USP Ramos anteriores: Lobos, B1’s Osher, B1’s Iedidut, Jr’s A, Jr’s B, Sêniors e Guias Telefone: 983263324 Email: gabrielhidal@gmail.com

B1’s

Nome: Bianca Levy Predella Idade: 15 Estudos: Colégio Renascença Ramos anteriores: Auxiliar de Fadas Telefone: (011) 979971889 Email: biancalevy18@gmail.com Nome: Bruno Eli Salzman Idade: 17 Estudos: Colégio CECI Ramos anteriores: Auxiliar de B1 Osher e Lobos Telefone: (011)97286-1774 Email: bruno.salzman@gmail.com 8


Jr’sA Nome: Eduardo Rubinsztain Idade: 19 Estudos: Engenharia Civil Faculdade Anhanguera Ramos anteriores: Jr’s A, Lobos e B1’s. Telefone: 980942599 Email: edurubi@gmail.com

Da esquerda para direita: Eduardo, Rodrigo, Tamy e Karina

Nome: Rodrigo Berezovsky Idade: 16 Estudos: Escola Vera Cruz Ramos anteriores: Auxiliar de Jr’s A Ilan Ramon Telefone: 984572105 Email: rb.bere@gmail.com

Nome: Karina Hojda Idade: 16 Estudos: Colégio Bandeirantes Ramos anteriores: Auxiliar de Jr's A Ilan Ramon Telefone: 999326023 Email: karinahojda7@hotmail.com

Nome: Tamara Silberfeld Idade: 15 Estudos: Colégio Renascença Ramos anteriores: Auxiliar de B1’s Telefone: 989750067 Email: tamysilberfeld@gmail.com

Jr’s B/B2’s Nome: Alex Rutman Idade: 18 anos Estudos: FAAP - Publicidade e Propaganda Ramos anteriores: Fadas, Lobos, Jr’s A Ilan, Jr’s A Ioni, B1’s osher Telefone: 9-8618-0013 Email: alexrutm@gmail.com

Nome: Leonardo Federmann Idade: 18 anos Estudos: Engenharia civil - Mackenzie Ramos anteriores: Jr’s A Yoni e B1’s Iedidut Telefone: 9-9249-7932 Email: leofedermann@gmail.com Da esquerda para direita: Alex e Leonardo

97


$eniors

e

Guias

Nome: Simon Silberfeld Philip Martin Idade: 20 anos Estudos: PUC - Administração Ramos anteriores: JR’s A, lobos, JR’sB e B2, Seniors e Guias Telefone:(11)989662635 Email:simonspmartin@gmail.com

Nome: Victoria Kimmelmann e Silva Idade: 17 anos Estudos: Psicologia, PUC-SP Ramos anteriores: B1’s, Fadas, JrB e B2 Telefone: (11) 992912675 Email:vksilva@uol.com.br Simon e Vicky

Hanagá Nome: André “Dili” Bain Cargo: Mazkir Idade: 21 Estudos: POLI-USP - Engenharia civil Ramos anteriores: Fadas, Lobos, Jr’s A Ilan, B2, Jrs B e Guias e Seniors Telefone: (11) 99198-8040 Email: andre.bain1@gmail.com

Da esquerda para direita: Eduardo, Rodrigo, Tamy e Karina

Da esquerda para direita: Alex, Gabriel, Simon e André “Dili”

Nome: Simon Silberfeld Philip Martin Cargo: Guisbar Idade: 20 anos Estudos: PUC - Administração Ramos anteriores: JR’s A, lobos, JR’sB e B2, Seniors e Guias Telefone:(11)989662635 Email:simonspmartin@gmail.com

Nome: Alex Rutman Cargo: Rosh Vaadot Idade: 18 anos Estudos: FAAP - Publicidade e Propaganda Ramos anteriores: Fadas, Lobos, Jr’s A Ilan, Jr’s A Ioni, B1’s osher Telefone: (11) 98618-0013 Email: alexrutm@gmail.com Nome: Gabriel Hidal Cargo: Guisbar Idade: 20 Estudos: Economia na FEA- USP Ramos anteriores: Lobos, B1’s Osher, B1’s Iedidut, Jr’s A, Jr’s B, Sêniors e Guias Telefone: (11) 98326-3324 Email: gabrielhidal@gmail.com 10


Lehakat Avanhandava Queridos pais e chanichim, Através desse pequeno texto gostaríamos de convidá-los para uma grande experiência! A Lehakat Avanhandava (grupo da dança) existe há mais de 5 anos. Participamos anualmente do Festival Carmel na Hebraica, um dos maiores eventos de dança folclórica israelense. Não precisa ter nenhuma experiência prévia, qualquer um pode participar! Nesse semestre estaremos nos preparando para o próprio Festival, além de outros shows! Todas as idades, e, meninos, vocês também podem participar! O número de meninos na Lehakat vem crescendo a cada semestre! Todos os sábados às 11h30 na Casa de Juventude. Para maiores informações ou dúvidas: avanhandavanews@gmail.com. Beijos, Vicky, Carla, Hannah, Bibi, Lili e Ju. Vaadat Dança.

11

“Perdido seja para nós, aquele dia em que não se dançou nenhuma vez!” Friedrich Nietzsche, filósofo alemão.


Qual é o papel da Avanhandava no Mundo?

F adas

A Avanhanhandava é o lugar onde cada um pode ser como é, sonhar, descontrair. Porém, ao mesmo tempo fazer parte de um grupo, que possui um ideal de bem maior: fazer alguma mudança no mundo. Paula K, Paula F, Lilian e Carla

L obos Educar uma futura geração para a vida em sociedade explorando diferentes áreas. Hannah, G , Zolko e Arieh

B1’ s A Avanhandava ajuda a formar pessoas conscientes de uma maneira única e especial, de modo que as pessoas que passaram por aqui sabem e acreditam que suas ações podem construir um mundo melhor. Além disso, durante o ciclo dentro da Avanhandava é possível conhecer diversas pessoas e construir grandes amizades e forte sentimento de grupo que podem ser levados pelo resto da vida. As pessoas podem ter a mesma idade ou idades bem diferentes, mas com todas há uma grande troca de experiências e ensinamento, tanto nas peulot quanto nos momentos informais. Os va-

lores passados dentro da Ava se perpetuam ao longo de anos, passando de geração em geração de madrichim e chanichim, sendo aplicados ao longo da vida nas mais diferentes situações. Paula L., Bianca, Bruno, Amanda e Maurício

Jr’s A Qual o papel da Avanhandava no mundo? A Avanhandava tem como papel formar pessoas com mentes críticas pensantes prontas para passar seus valores e conhecimento à frente. Além disso, proporciona um contato com o judaísmo, a comunidade, os valores e tudo que a cerca. Não só, faz com que os jovens da comunidade achem sua identidade como cidadãos e tornem-se pessoas melhores e mais bem preparadas pra vida fora da AVA. Karina, Rodrigo, Edu e Tamy

Jr’s B

e

B2’ s

A Avanhandava não serve apenas para difundir o escotismo, o judaísmo, o sionismo e todos os seus valores, não só na comunidade judaica, mas na sociedade, como também para criar - e ampliar - um ciclo de amigos. A formação, os valores e os conhecimentos adquiridos acompanharão

o chanich ao longo de toda a vida, sendo úteis em, no mínimo, várias situações: vida pessoal, trabalhos escolares e, até mesmo, no mercado de trabalho - alguns dos meus antigos madrichim são prova disso. O escotismo estimula o trabalho em equipe e habilita o chanich a lidar com processos grupais, requisito tão exigido pelas empresas. Além disso, por ampliar o ciclo de amigos, a frequência em um grupo escoteiro eleva a sociabilidade e os relacionamentos, vindo, nesse aspecto, também a ser uma vantagem no mercado (posso dizer mais em relação ao de engenharia, tenho parentes e amigos engenheiros civis, todos enfatizam tal ponto). A diferença em relação aos demais grupos escoteiros é que, na Ava, o chanich será contemplado com todas as vantagens implicadas pelo escotismo, sendo acompanhadas pela construção da identidade judaica. Alex e Leo

$ eniors

e

G uias

A importância da Avanhandava no mundo é formar pessoas, pois formando pessoas críticas e com experiências únicas, a AVA por meio delas, poderá mudar o mundo. Uma vez Avanhandava sempre Avanhandava. Simon e Vicky 12


Fotos

13


14


15


16


Eventos Ecoday 22/09

Nesse ano teremos o 2º Ecoday, um evento no qual usamos a prática para ensinar aos chanichim ecologia. Nesse dia todos os ramos têm atividades especiais fora de sede sobre ecologia e sustentabilidade. Na edição do ano passado fomos ao parque Trianon e realizamos atividades divididas por ramos, com o intuito dos chanichim refletirem sobre o que cada um pode fazer para mudar o mundo. Dia 22 de setembro. - Vaadat (Comissão) Ecologia

Desde o ano passado começamos a tradição do Dia do Amigo, com o intuito de que os chanichim trouxessem seus amigos para conhecer a Avanhandava. Através de uma doação, a Avanhandava proporcionou um dia com muitas atividades e brincadeiras, algumas não muito usuais a tnuot, como cama elástica, futebol de sabão, e “briga de cotonetes”. 17

Dia Do Amigo 20/10


Esse ano teremos mais um super animado Yom Balagan, do hebraico “dia da bagunça”! É um dia bem atípico no qual todos os chanichim vão fantasiados e tem uma troca de madrichim por uma peulá. Apesar de ter o objetivo de sair um pouco da rotina, as peulot continuam sendo como todas as outras: com diversão e conteúdo!

Iom Balagan 10/11

Acampô de Verão 18 à 23/12

18



E-ton Avanhandava 2ª edição