Page 1

SINDQUÍMICA PUBLICAÇÃO DO SINDICATO DAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS, FARMACÊUTICAS E DA DESTILAÇÃO E REFINAÇÃO DE PETRÓLEO NO ESTADO DO CEARÁ ANO I - NÚMERO 3 - SET/OUT DE 2013

EM AÇÃO

Suécia - Alemanha|

Associados participam de missão internacional

A partir da esquerda: Deyciane Carvalho e Felipe Rabelo (FELIPE PRODUTOS QUIMICOS), Gérson Lopes (BSPET), Ociran Soares (INSOPRO), Marcos Soares (presidente SINDQUÍMICA), Zezinho Vasconcelos (BIOMÁTIKA), Adilson e Glasneide Veiga (KIBO PLÁSTICOS), Alexandre Mota (PLASTSAN) e Paulo Gurgel (CIGEL)

E

ntre os dias 12 e 21 de outubro último, um grupo de empresários ligados ao Sindiquímica participou da Missão Internacional Suécia-Alemanha. Durante a viagem, o grupo pode conhecer os sistemas de processamento de resíduos sólidos (logística reversa) sueco.

presa também associada ao Sindquímica – participou pela primeira vez do evento. “Foi muito bom. Durante nossa visita pude observar que a automação da cadeia produtiva do setor é uma forte tendência. As empresas tem investido fortemente em robótica para garantir a qualidade de seus produtos. O contato com os fabricanJá na Alemanha, os empresários visitaram a FEIRA K, a tes e a forte presença de empresas brasileiras expondo maior feira mundial de plásticos, realizada a cada três no evento foram outros pontos que também chamaram anos. Gérson Lopes, titular da BS Pet Embalagens – emminha atenção”, disse.

ISQ_SET_OUT.indd 1

04/11/2013 16:32:47


SINDQUÍMICA

Set - Out | 2013

Sindquímica, Simec, Sindienergia e Sindialimentos |

Sindicatos promovem participação de associados em curso de liderança Com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento técnico profissional do grupo gestor de suas empresas associadas, o SINDIQUÍMICA – juntamente com o Simec, Sindialimentos e Sindienergia – apoiou a participação destes no curso Liderança Eficaz (coaching), realizado nos dias 23 e 24 de agosto, no Hotel Sonata, em Fortaleza. O curso, que foi dividido em duas turmas - uma em agosto e outra em setembro (dias 20 e 21) - foi realizado pelo IEL e teve Ana Patrícia Martins como facilitadora.

proposições expostas durante os encontros eram pertinentes à realidade enfrentada diariamente no mercado. “A facilitadora expôs conceitos e situações práticas, cuja participação de todos era sempre incentivada ao máximo. Realizamos exercícios práticos e análise de casos reais, que possibilitaram aplicabilidade imediata do conteúdo abordado”, disse. Evando ainda explica que a figura do líder coach “surge como uma forte tendência para o atual modelo de gestão pois reúne não somente qualidades técnicas, mas outras competências diferenciais possuindo uma ampla visão dos negócios, com foco voltado para a formação dos colaboradores a fim de ajudar a aprimorar suas habilidades”.

Durante o curso, os participantes foram incentivados a realizar auto avaliações de seus desempenhos para compreenderem seu estilo de liderança, bem como a conhecer ferramentas a fim de aprimorar o trabalho que realizam junto as Quem também participou do empresas onde atuam. curso foi Laborênia CavalcanEvando Rodrigues, gerente in- te Costa, diretora da Nordeste dustrial da empresa Point Sutu- Indústria de Tintas. “Aquele foi re, foi um dos participantes da um importante momento para primeira turma. Ele conta que aprimoramento dos saberes e a experiência foi positiva e as troca de experiências”, disse.

ISQ_SET_OUT.indd 2

“O curso possibilitou ao gestor o desenvolvimento de sua habilidade de coach e o desenvolvimento de competências para orientar e desenvolver sua equipe, tratar questões de desempenho, facilitar o diálogo aberto e o feedback promovendo mudanças para alcançar resultados de curto a longo prazo, neutralizando riscos e estimulando a produtividade”. Evando Rodrigues, gerente industrial Point Suture

04/11/2013 16:32:48


Set - Out | 2013

SINDQUÍMICA

ABRAFATI 2013 |

Associados participam do maior evento do setor de tintas do Brasil

Afonso Borges (Fortfix), João Sérgio Borges (Fortfix) e Eduardo Barranjard (Bandeirante Brazmo).

Realizada nos dias 16, 17 e 18 de setembro passado, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), a feira ABRAFATI 2013 (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) ,reunindo fabricantes e fornecedores do setor de tintas, contou com contou com a presença de 270 fornecedores de todo o país e 1500 congressistas. O Sindiquímica apoiou a participação de 07 (sete) empresas parceiras no evento. São elas: Lafaiete Tintas, Color Mil, Nossa Tinta, Fortex, Fortcolor, Hipercor e Fortfix. Durante o encontro, os participantes puderam conhecer as inovações tecnológicas e as atuais pesquisas científicas que estão mudando o cenário

ISQ_SET_OUT.indd 3

nacional do mercado de tintas. Os novos produtos desenvolvidos por estes avanços apresentam alta performance e ótima relação custo/benefício. Os empresários e técnicos do setor tiveram a oportunidade de conhecer essas inovações de perto, através das mais de 70 conferências que o Congresso disponibilizou. Elas abordaram, principalmente, o uso de novos equipamentos para a produção de tintas. “O apoio do sindicato foi muito importante para que todos nós pudéssemos participar deste evento. Esta é uma oportunidade única de nos atualizarmos”, disse Ailton Rino, executivo da Fortcolor e diretor setorial de tintas do Sindquímica.

04/11/2013 16:32:49


SINDQUÍMICA

Set - Out | 2013 Prêmio Master de Administração e Negócios |

Ex-presidente do Sindquímica recebe homenagem do CRA-CE No último dia 09 de setembro, o ex-presidente do Sindquímica, José Dias de Vasconcelos Filho, recebeu o Prêmio Master de Administração e Negócios do Conselho Regional de Administração (CRA). O evento foi realizado no auditório da Universidade do Parlamento Cearence (Unipace). O anúncio da premiação, no entanto, havia sido divulgado ainda em agosto, pelo presidente do CRA, prof. Ilailson Silveira de Araújo. O prêmio reconhece profissionais e autoridades que se destacaram no durante o ano em curso pelo trabalho que realizaram e as contribuições que podem trazer na perspectiva da gestão corporativa profissional no Ceará, em suas ações de administração ou pelo êxito em seus empreendimentos. “Quero dizer que a honra dessa homenagem me enche de orgulho, assim como aos meus familiares, e traz junto de si o peso da responsabilidade. Farei vigília constante para continuar sendo merecedor dessa distinção. E para continuar sendo merecedor, significa, antes de tudo, fa-

zer uma avaliação de valores éticos e morais e moldá-los aos padrões que a sociedade exige não só de um administrador, mas também de um cidadão”, disse José Dias de Vasconcelos Filho.

SERVIÇOS QUE OFERECEMOS AOS NOSSOS ASSOCIADOS: Segmentos representados: Farmacêuticos, Cosméticos, Saneantes, Colas, Tintas, Hospitalares, Veterinária, Plásticos, Defensivos Agrícolas, Química

• • • • • • • • • • •

Assessoria jurídica nas áreas Trabalhista e Tributária Capacitação Empresarial Convenções Coletivas - negociações salariais Grupo Temático de RH/DH com reuniões mensais Informativo Jurídico & Corporativo Informativo Setorial Acesso diferenciado aos produtos e serviços do sistema FIEC (IEL, SESI, SENAI) Promoção de eventos de interesse do setor Participação em feiras nacionais e internacionais para difusão de produtos locais e acesso às novas tecnologias Incentivo e fomento à inovação: Prêmio Sindquímica de Inovação Reuniões mensais com associados - oportunidade de relacionamento e negócios intrasetorial ASSOCIE-SE

JÁ!

SINDQUÍMICA - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS QUÍMICAS, FARMACÊUTICAS, DE DESTILAÇÃO E REFINAÇÃO DE PETRÓLEO DO ESTADO DO CEARÁ - Av. Barão de Studart, 1980 - Casa da Indústria - FIEC - 3º andar - Aldeota Fortaleza-CE Fones: (85) 3268 3426/1058 Fax: (85) 3261 1538 - Cel.: (85) 9987 0288 E-mail: quimica@sfiec.org.br Site: www.sindquimicaceara. org.br // Presidente: Marcos Antônio Ferreira Soares // SINDQUÍMICA NOTÍCIAS, Ano I - Número 3 - Outubro de 2013 // PRODUÇÃO EDITORIAL: Jornalista Responsável/Editor Thiago Mena Barreto Viana (MTE CE 02248 JP)

ISQ_SET_OUT.indd 4

04/11/2013 16:32:49

Isq 3  

Informativo Sindquímica nº 3

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you