Page 71

fundidos

FUNDIÇÕES: recuo ao patamar de 2006, com 3 milhões de toneladas/ano

Importados e produção de pesados em baixa são os complicadores

ANO 5% MELHOR. SERÁ?

D

epois de um primeiro semestre fraco, a cadeia de fornecedores da indústria automotiva espera retomada no segundo semestre, o que permitirá, ao menos, equilibrar as contas. O otimismo baliza as expectativas da Abifa, Associação Brasileira de Fundição, projetando para o setor expansão de 5% em 2012, mesmo com a primeira metade do ano 10% abaixo da linha do ano passado. Para cumprir a meta, os negócios terão de evoluir agora 20%. “Teremos uma visão mais clara em setembro, com o encerramento do terceiro trimestre. Acredito que o setor de pesados deverá diminuir a defasagem entre produção e vendas e conseguiremos alcançar nosso modesto objetivo”, afirma o presidente da entidade, Devanir Brichesi, que lamenta a quebra do ciclo de seis anos de expansão.

“Voltamos para os níveis de 2006, quando ultrapassamos pela primeira vez a barreira de 3 milhões de toneladas. Precisamos reagir e justificar os investimentos futuros para aten-

Devanir Brichesi, presidente da Abifa

der uma fabricação estimada em 6,3 milhões de veículos em 2020.” Com produção de apenas 1,5 milhão de toneladas no primeiro semestre, a ociosidade média do setor já beira os 30%, índice perigoso que, se não for reduzido, exigirá ajustes rigorosos. O executivo acredita que a chegada do novo regime automotivo, em janeiro de 2013, permitirá maior equilíbrio e confiança para os investimentos futuros, estimados em US$ 4 bilhões, a fim de elevar a capacidade instalada em 2,7 milhões de toneladas, chegando aos 7,7 milhões de toneladas em 2017. “Sem esses aportes, 40% do fornecimento de fundidos em 2020 será oriundo do mercado externo. O governo já entendeu essa necessidade e alguns ajustes estão sendo feitos, como o praticado sobre a energia elétrica. Mesmo assim, ainda estamos longe de aumentar nossa competitividade”, avalia.

AutomotiveBUSINESS • 71

66-84_B_AUTOPECAS.indd 71

01/09/2012 12:13:15

Revista Automotive Business - edição 16  

Revista Automotive Business - edição 16

Revista Automotive Business - edição 16  

Revista Automotive Business - edição 16