Page 1

R$ 8,90


[ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


[ ITAIPU ] Nelton Miguel Friedrich

ITAIPU SERÁ DESTAQUE NO 10º Congresso Nacional do Meio Ambiente da Espanha Foto de grupo con el Principe

Mais uma vez, a Casa Real espanhola mostrou seu respaldo ao projeto Conama (Congresso Nacional do Meio Ambiente). No dia 16 de abril, Sua Alteza Real o Príncipe Dom Felipe recebeu no Palácio da Zarzuela uma representação do último Encontro Iberoamericano do Meio Ambiente, realizado em Foz do Iguaçu, em novembro de 2009, paralelamente ao 6º Encontro Cultivando Água Boa.

dos resultados do 7º Encontro Iberoamericano do Meio Ambiente realizado no Brasil em 2009. Neste ato celebrado no Palácio da Zarzuela, o Príncipe Dom Felipe se mostrou muito interessado no próximo Conama 10, que também terá um forte caráter iberoamericano pela participação do Brasil como país convidado.

EMERGÊNCIA PLANETÁRIA

R

Foto con el Principe

epresentando a Itaipu Binacional, o diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich, participou da recepção dada ao Príncipe Dom Felipe à delegação do Conama.

Agora que preparamos o 10º Congresso Nacional do Meio Ambiente (Conama 10), não é demais recordar que, já desde a primeira edição, em 1992, este fórum dedicado à sustentabilidade contou com o apoio da Casa Real, nesse caso com Sua Majestade a Rainha, que encerrou o encontro”, relata desde Madri, Espanha, Gustavo Paredes, da assessoria de comunicação do Conama. Este respaldo” acrescenta Paredes, “tem sido contínuo nesses 18 anos e voltou a se repetir na semana passada, numa recepção convocada por Sua Alteza Real para ser informado

No encontro com o Príncipe, o presidente da Fundação Conama, Gonzalo Echagüe, disse: “Os mais de quinhentos participantes do 7º Encontro Iberoamericano, procedentes de treze países da América e da Europa, apresentamos um manifesto pedindo liderança dos políticos e mobilização da sociedade frente à tríplice crise: econômica, social e ambiental. Nesse texto se explica que nos encontramos em um momento de “emergência planetária” e se reflete sobre a oportunidade que representa o fato de que, perante a crise, há uma opinião quase unânime de que é necessário mudar o modelo de desenvolvimento”. Junto com a representação da Fundação Conama, participaram da recepção no Palácio Zarzuela os demais componentes do comitê organizador do Encontro Iberoamericano: da parte espanhola, representantes da Fundação Mapfre, o Observatório para a Sustentabilidade na Espanha e a Fundação Ecologia e Desenvolvimento; e, da parte da Iberoamérica, o Centro Internacional para o Desenvolvimento Sustentável do Panamá e a Itaipu Binacional. Também estiveram presentes as entidades que apoiaram a realização do evento, encabeçadas pela

Secretaria de Estado de Cooperação Internacional, Soraya Rodríguez, e com representação de diversos cargos da Fundação Biodiversidade, Telefónica, a Fundação Carolina, Abengoa, a Fundação Comércio para o Desenvolvimento (COPADE) e Rede Elétrica da Espanha. Além dos documentos de trabalho gerados, de alto nível e disponíveis para toda a sociedade na web do encontro, quero chamar a atenção sobre um último resultado desse evento: o convite para o Brasil participar no Conama 10, que se realizará em Madrid nos dias 22 a 26 de novembro deste ano”, disse Echagüe.

Nelton Miguel Friedrich é diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional.

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

03


[ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


[ CARLOS KIISTER ]

LOJA KIISTER:

O luxo está em Guaíra Um lugar diferenciado. Isto torna a Loja Kiister, em Guaíra – Paraná, o empreendimento da moda que agrega clientes de diversos lugares do Brasil e possui a mais alta qualidade do mercado fashion. O atual padrão da loja se estabeleceu em 2004, com uma estrutura de indiscutível bom gosto.

Faço questão de deixar meus clientes deslumbrados, maravilhados. Me sinto um personal style

TEXTO: RÉGIS CARDOSO

O

prédio de quatro andares comporta o que há de melhor. Carlos Kiister, proprietário, é o principal comprador, a nível nacional, da Carmim, marca renomada internacionalmente. “Faço questão de deixar meus clientes deslumbrados, maravilhados. Me sinto um personal style”, enfatiza Kiister. A Loja Kiister possui artigos masculinos e femininos, desde roupa e calçados até acessórios em geral. São mais de 28 grifes exclusivas. É um empreendimento referência na moda nacional. O alto padrão é visto quando existe uma atenção especial aos que vem de outras cidades do país, com horário marcado e atendimento diferenciado. Hoje os clientes desfrutam desde o happy hour até um mirante com uma bela visão do por do sol da cidade de Guaíra, com vista para o Rio Paraná e a famosa

ponte Ayrton Senna. A Loja possui 1.300 metros de modernidade. Comporta as melhores marcas do Brasil, num total de 28 grandes nomes do mercado da moda. Outro fato que eleva este empreendimento é a preocupação com as tendências do mercado fashion. Sempre atual, Carlos Kiister está presente nas mais importantes Feiras, São Paulo Fashion Week, grandes salões da moda. “Tenho acompanhado e participado dos mega eventos relacionados à moda. Minha loja hoje é o que há de mais moderno no mercado da moda e isto em Guaíra”, explica Kiister. A Loja Kiister traz para o Oeste do Paraná uma visão deslumbrante do que é a moda, o luxo está em Guaíra. “Nossa Região precisa de algo grandioso. Não adiante você ter grana para comprar roupas caras, precisa ter estilo e bom gosto, saber combinar roupas e acessórios. Seja autêntico, buscaremos juntos o resgate do luxo”, conclui Carlos Kiister.

KIISTER CARLOS KiiSTER

044 3642-9350

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

05


[ EXPEDIENTE ]

ÍNDICE 09 29

SEJA O CONDUTOR DO CARRO DA SUA VIDA: Adiministre-a! A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA ORDEM DO DIA!

61 www.autoestilomagazine.com.br

Diretora Geral: Mara Livi Jornalistas Responsáveis: Angela dos Anjos - MTB 7980 Redação: Patrícia Steinbach - MTB 6768

21 41

RECEITA: CEVICHE DE TILÁPIA LIBERTADORES, CAMPEONATO BRASILEIRO, A VOLTA DE JOEL SANTANA...

Projeto Gráfico / Diagramação:

34 CAPA Dr. Thomaz Tanaka e Carlos Figueiredo Michelangelo Pizzaria Foto: Alysson Borges Make: Rafael Americano Veste: Raffer

Dpto Financeiro: Maicon Livi Dpto Jurídico: Daniely Zampronio Albuquerque OAB/PR 53.923 Dpto Comercial: Cascavel: Mara Livi, Jean Franchesco Foz do Iguaçu: Marcos Yukio Shida Hatsumi Murakami AUTO ESTILO MAGAZINE Rua Machado de Assis, 655 Região do Lago - Cascavel - PR CEP 85812-280 Contato Comercial: 45 3038.9062 45 9141-4415 contato@autoestilomagazine.com.br

48 DA COLHEITA DE ALGODÃO PARA O MUNDO DOS NEGÓCIOS

26 UM SHOW DE SAPATOS

Revista ON LINE www.autoestilomagazine.com.br

ASSINE | Receba sua AUTO ESTILO MAGAZINE sem sair de casa. contato@autoestilomagazine.com.br

Distribuição: AUTO ESTILO MAGAZINE é uma publicação bimestral da Editora Livi. São 8 mil exemplares distribuídos em clínicas, academias, consultórios, bancas e hotéis de Cascavel, Foz do Iguaçu e região.

Colunistas: 09 - Lair Ribeiro / 15 - Arnaldo Jabor / 17 - Dr. César Bressanim / 19 - Dr. Meassi / 25 - Serli Bier 27 - Luís Henrique / 32 - Cristiano Meireles / 41 - Fernando Vanucci / 51 - Regis Cardoso 69 - Daniely Zampronio / 74 - Mara Livi / 76 - Hatsumi Murakami / 79 - Keila de Lima 80 - Celso Becker

*Os textos assinados nesta revista são de responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opnião dos editores.

Colaboradores: Alysson Borges, Instituto Chico Mendes, Itaipu, Dani Paula, Dr. Gláucio Bressanim, Sérgio Sanderson.

06 [ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


[ EDITORIAL ]

MARA LIVI

maralivi@autoestilomagazine.com.br

O PRIMEIRO ANO NUNCA SE ESQUECE! A expectativa é sempre muito forte quando se trata de comemorações e datas especiais. Ainda mais quando falamos da Auto Estilo Magazine, que comemora seu primeiro ano de existência.

S

e resgatarmos o que fizemos neste período, seremos nostálgicos! E essa não é nossa proposta, pois sempre primamos pelas inovações. Relembrar é importante, podemos fazer isso, mas deixamos claro que nosso incessante interesse é pra que cada edição desta revista seja diferenciada. A melhor é sempre a próxima. Então, resumidamente, devemos agradecer a todos por este inicio difícil, mas prazeroso. Expusemos os melhores, isto é resultado de persistência. Da primeira edição da AE MAG até agora, aprendi muito! Vi que com inteligência atingimos nossos objetivos sem ofender ninguém. Nunca houve qualquer dúvida em relação ao nosso trabalho. Esta segurança e confiança no que produzimos e na qualidade de nossos clientes, torna esta

Revista sinônimo de credibilidade. Por isso quando vem aquele velho ‘boato’: “é só mais uma revista”. Com certeza afirmo que isto não cabe na nossa realidade. Sempre primamos pelo algo mais, nunca pelo igual. Por isso nossos clientes são tão importantes, pois eles são a diferença. Nossa equipe está cada vez mais entrosada, nossos clientes cada dia mais cientes da importância que é esta Revista. Nós cada dia acreditando que divulgar o trabalho é sinal de reconhecimento. Vemos que cada empreendedor tem uma história para contar, que as pessoas merecem saber quem está por trás de uma marca. Agradeço a cada um de vocês, pois este compromisso de propagar empresas e produtos é maravilhoso. É prazeroso e estimulante arriscase! E é dessa forma que a Auto Estilo Magazine comemora um ano! Obrigada e sintam-se abraçados.

A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio. Martin Luther King Jr.

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

07


[ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


[ SAÚDE ]  Dr. Lair Ribeiro

SEJA O CONDUTOR DO CARRO DA SUA VIDA

Administre-a!

Muitas pessoas sonham com o dia em que se tornarão felizes, bem-sucedidas, sadias, prósperas e financeiramente independentes, mas ficam apenas sonhando acordadas, esquecendo-se de agir! Outras vivem apenas das lembranças do passado, ignorando o fato de que suas vidas continuam e que é preciso continuar vivendo, pois a vida acontece a cada momento, aqui e agora! LAIR RIBEIRO

T

anto umas quanto outras não passam de espectadoras de si mesmas, pois apenas assistem aos acontecimentos, sem interferir neles. Vão para onde forem levadas, pois se consideram sem poder de escolha. Um dia, porém, percebem que não viveram como gostariam, tornam-se frustradas e passam a considerar-se vítimas do mundo. Mais para frente acabam se dando conta de que estão numa situação que elas mesmas criaram. Só que, na maioria das vezes, descobrem que poderiam ter vivido de outro modo quando já lhes falta vigor físico para fazer o que gostariam ou quando a saúde já está debilitada a ponto de tirar-lhes a autonomia sobre sua própria vida. Percebeu que se você não acordar para a vida agora, amanhã pode ser tarde demais? Você é o único responsável pela sua vida! Isso quer dizer que tudo o que acontece com você, de bom ou de ruim, é de sua inteira responsabilidade. E ao responsabilizar-se por si mesmo, você elimina a possibilidade de que alguém venha chateá-lo, entristecê-lo ou machucá-lo, física ou psicologicamente — a não ser que você permita. Com os seus pensamentos, ocorre a mesma coisa: ou você os controla ou eles serão controlados por outras pessoas e/ou instituições oportunistas. Só você tem poder sobre seus pensamentos, mas se você abrir mão... O próximo passo para manter-se no controle da sua vida é saber escolher. Você

se comunica com o Universo por meio de suas escolhas. Das escolhas primordiais, que estão na base de todas as demais decisões e acontecimentos da sua vida, a primeira se resume a: “Eu escolho ser a força criadora da minha vida.”. Fazendo essa escolha, você assume a responsabilidade pela sua vida, torna-se criador do seu destino e deixa de ser vítima de pessoas ou situações, a não ser que você queira! A próxima escolha, que complementa a anterior, é ser sincero consigo mesmo. Esqueça a idéia de agradar a todos e seja verdadeiro com a pessoa mais importante da sua vida: você! O que os outros pensarão sobre você é problema deles e não seu! Por fim, escolha ser saudável. Mas repare que “ser sadio” não é a mesma coisa de “não ser doente”. Uma pessoa sadia tem energia para fazer o que quiser da vida, já uma pessoa que não é portadora de nenhuma doença é apenas uma pessoa que não está doente. Assumindo essas escolhas, reafirmandoas diariamente e várias vezes ao dia, você reprograma sua mente e permite que ela aceite outras escolhas, tão importantes quanto estas. Mas lembre-se de que é preciso escolher! Abrir mão dessa dádiva é permitir que qualquer um manipule a sua vida. Lembre-se de que fazer escolhas é o primeiro passo rumo ao futuro, ao lugar que você quer conquistar. Mas para chegar lá você tem de agir no presente, neste momento, ou tudo permanecerá do mesmo jeito. Escolher é decidir pelo que nos trará mais felicidade e realização pessoal. Então, mãos à obra!

Esqueça a idéia de agradar a todos e seja verdadeiro com a pessoa mais importante da sua vida: você www.lairribeiro.com.br lrsintonia@terra.com.br Tel.: +55 11 3889 0038

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

09


[ MODA ] Carmim

POR: CAROL FÁVERO assessora de imprensa Carmim

A

Carmim é uma marca que tem história no mercado nacional, fundada em 1982 a marca nasceu com a missão de modelar o jeans e deixar as pessoas mais sensuais, bonitas e especiais. A Carmim hoje segue no topo da tecnologia e knowhow mundial de modelagem e fabricação de jeans, aliada a uma linha completa de produtos que despertam o desejo e identificam uma tendência própria. Hoje em dia a Carmim atua em vários segmentos do mercado de moda, produzindo sempre com muito estilo e personalidade amplas e completas coleções de confecção e acessórios. “Além de nossas 06 lojas próprias estamos presentes em mais de 1000 pontos de venda em todas as grandes capitais e principais cidades de cada estado através das multimarcas

autorizadas. O Carlos Kiister é nosso revendedor autorizado na cidade de Guaíra, clientes com o perfil dele são importantes para a marca pois transmitem e representam o Lifestyle Carmim.” comenta Fernanda Camargo representante da marca no estado do Paraná . Agora no mês de maio será dado inicio ao lançamento da coleção de verão da marca, na qual os clientes poderão conferir peças exclusivas e personalizadas . Aguardem as novidades!

A Carmim hoje segue no topo da tecnologia e know-how... maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

11


COLEÇÃO OUTONO/INVERNO 2010 A Spezzato buscou inspiração nos anos 80, uma década marcada pela inovação. E criou uma moda que expressa versatilidade e diversão, e que ao mesmo tempo, exibe facetas de sensualidade, ousadia e sofisticação. A época foi marcada por looks extravagantes e pela ostentação. Anos que marcaram uma geração, que tinha como forma de expressão um visual exagerado e poderoso. Foi nos anos 80 que a mulher ingressou no mercado de trabalho, competindo por cargos executivos e de chefia. Ao mesmo tempo, buscou novas formas de glamour e despojamento, que se refletiram na maneira de compor o figurino, com alegria e intensidade nas cores. Buscamos resgatar os hits da época, no estilo Rock-Chic. As calças jeans são justíssimas e rasgadas, com aplicações de tachas e brilhos. As lavagens e tingimentos têm aparência destroyed. Blazers e jaquetas são estruturados e com ombreiras, nas modelagens perfecto, boyfriend ouem microcomprimentos.Nos materiais encontramos o couro, as sarjas e os veludos, complementados por metais e glitter. Sempre usados sobre camisetas, com estampas e frases divertidas, bem ao espírito da época. Os vestidos são justos e curtos, podendo ser tomara-que-caia ou ter ombreiras e mangas longas. Sempre com muito brilho, very glam. Saem de cena os shorts, entram as saias, que deixam o look mais despojado e jovial - sem dúvida, um must haver da estação. A alfaiataria vem mais descontraída. No estilo casual, as calças são curtas, com pregas e às vezes com a cintura alta. Para as baladas e cocktails, as calças justíssima são luxo total! Entre as peças mais cobiçadas da estação estão às botas, que agora tem o cano alongado cobrindo os joelhos, puro Rock'n Roll. Ficam lindas quando usadas com os vestidos curtos ou minissaias. Sem deixar de lado as ankle boots, essenciais para o look das leggins e calças skinny. Neste clima Rock-Chic, o preto e os falsos pretos, com texturas e brilhos, compõem o novo look 80's . Boas vendas!

www.spezzato.com.br

CARLOS KIISTER Um empresário bem sucedido, sinônimo de moda e bom gosto, vestindo todas as mulheres antenadas, elegantes e de bom gosto. Com sua garra e competência, o sucesso estará sempre ao seu lado. Equipe SPEZZATO


EXISTE UM “SUB-EU” VAGANDO NA INTERNET Blogs, twitter, orkut e outros buracos Não estou no “twitter”, não sei o que é o “twitter”, jamais entrarei nesse terreno baldio e, incrivelmente, tenho 26 mil “seguidores” no “twitter”. Quem me pôs lá? Quem foi o canalha que usou meu nome? Jamais saberei. ARNALDO JABOR

V

A tecnociência

ivemos no poço como microfones, ouvem nos enfiou escuro da web. como celulares, não Ou buscamos a sabemos se estamos com uma lógica exposição total para tesão ou se criam o tesão produtiva de ser “celebridade” em nós. O Brasil está tonto, ou usamos perdido entre tecnologias fábricas vivas, esse anonimato novas cercadas de miséria chips, pílulas para e estupidez por todos os tinirresponsável com o nome dos outros. Tem gente que fala para lados. A tecnociência nos tudo.. mim: “Faz um blog, faz um blog!” Logo eu, enfiou uma lógica produtiva que já sou um blog vivo, tagarelando na TV, de fábricas vivas, chips, rádio e jornais... Jamais farei um blog, esse pílulas para tudo, enquanto nome que parece um coaxar de sapo boi. Quero o a barbárie mais vagabunda corre solta no país, balas passado. Quero o lápis na orelha do quitandeiro, perdidas, jaquetas e tênis roubados, com a falsa quero o gato do armazém dormindo sobre o saco esquerda sendo pautada pela mais sinistra direita de batatas, quero o telefone preto, de disco, que que já tivemos, com o Jucá e o Calheiros botando não dá linha, em vez dos gemidinhos dos celulares o Chávez no Mercosul para “talibanizar” de vez a incessantes. América Latina. Temos de ‘funcionar’ - não de viver. Comunicar o quê? Ninguém tem nada a dizer. Somos carros, somos celulares, somos circuitos Olho as opiniões, as discussões “on line” e só vejo sem pausa. Assistimos a chacinas diárias do tráfico besteira, frases de 140 caracteres para nada dizer. entre chips e “websites”. Vivemos a grande invasão dos lugares-comuns, dos O leitor perguntará: “Por que esse ódio todo, uivos de medíocres ecoando asnices para ocultar bom Jabor?” Claro que acho a revolução digital à sua solidão deprimente. coisa mais importante dos séculos. Mas estou com O que espanta é a velocidade da luz para a raiva por causa dos textos apócrifos que continuam lentidão dos pensamentos, uma movimentação “em enfiando na internet com meu nome. rede” para raciocínios lineares. A boa e velha burrice Já reclamei aqui desses textos, mas tenho continua intocada, agora disfarçada pelo charme da de me repetir. Todo dia surge uma nova besteira, rapidez. Antigamente, os burros eram humildes; se com dezenas de emails me elogiando pelo que esgueiravam pelos cantos, ouvindo, amargurados, eu “não” fiz. Vou indo pela rua e três senhoras os inteligentes deitando falação. Agora não; é a me abordam: “Teu artigo na internet é genial! revolução dos idiotas “on line”. Principalmente quando você escreve: ‘As mulheres Quero sossego, mas querem me expandir, são tão cheirosinhas; elas fazem biquinho e deitam esticar meus braços em tentáculos digitais, meus no teu ombro...’ “Não fui eu...”, respondo. Elas não olhos no “Google” (“goggles” - olhos arregalados) ouvem e continuam: “Modéstia sua! Finalmente em órbitas giratórias, querem que eu seja ubíquo, alguém diz a verdade sobre as mulheres! Mandei quando desejo caminhar na condição de pobre isso para mil amigas! Adoraram aquela parte: ‘Tenho bicho bípede; não quero tudo saber, ao contrário, horror à mulher perfeitinha. Acho ótimo celulite...’” quero esquecer; sinto que estão criando desejos Repito que não é meu, mas elas (em geral barangas) que não tenho, fomes que perdi. Estamos virando replicam: “Ah... É teu melhor texto...” - e vão aparelhos; os homens andam como robôs, falam embora, rebolando, felizes.

Sei que a internet democratiza, dando acesso a todos para se expressar. Mas a democracia também libera a idiotia. Deviam inventar um “antispam” para bobagens. Vejam mais o que “eu” escrevi: “As mulheres de hoje lutam para ser magrinhas. Elas têm horror de qualquer carninha saindo da calça de cintura tão baixa que o cós acaba!...” Luto dia e noite contra cacófatos e jamais escreveria “cós acaba!” Mas, para todos os efeitos, fui eu. Na internet, eu sou amado como uma besta quadrada, um forte asno... (dirão meus inimigos: “Finalmente, ele se encontrou...”) Vejam as banalidades que me atribuem: “Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!” Ou: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche!” Ainda sobre a mulher: “São escravas aparentemente alforriadas numa grande senzala sem grades”. Há um texto bem gay sobre os gaúchos, há mais de um ano. Fui “eu”, a mula virtual, quem escreveu tudo isso. E não adianta desmentir. Esta semana, descobri mais. Há um texto rolando (e sendo elogiado) sobre “ninguém ama uma pessoa pelas qualidades que ela tem” ou outro em que louvo a estupidez, chamado “Seja Idiota!”... Mas o pior são artigos escritos por inimigos covardes para me sujar. Há um texto de extrema direita, boçal, xingando os brasileiros, onde há coisas como: “Brasileiro é babaca. Elege para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari. Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira. Brasileiro é vagabundo por excelência. Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de R$ 90 mensais para não fazer nada não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo. Noventa por cento de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira. Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como ‘aviãozinho’ do tráfico para ganhar uma grana legal. Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora... O brasileiro merece! É igual a mulher de malandro - gosta de apanhar...” E o pior é que muita gente me cumprimenta pela “coragem” de ter escrito essa sordidez. Ou seja: admiram-me pelo que eu teria de pior; sou amado pelo que não escrevi. Na internet, eu sou machista, gay, idiota, corno e fascista.

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

15


Oficina da Beleza na FECOM 2010

BIO EXTRATUS

A beleza agora sob rodas

C

om sede em Francisco Beltrão, desde 2001 a Bio Ativos Distribuidora atende as regiões Oeste e Sudoeste Paranaense e em 2007 abriu a unidade de Cascavel. Com participação em feiras e eventos, a Bio Ativos está tornando a marca Bio Extratus muito conhecida e apreciada por centenas de pessoas da região. Serviços agregam valor à marca A Bio Ativos Distribuidora disponibiliza consultoras capilares nos pontos de venda, que orientam consumidores na compra, a técnica capilar prepara cabeleireiros e atendentes de lojas e farmácias sobre a venda de Bio Extratus. Na Feira do Comércio de Cascavel deste ano, (17° FECOM) ocorreu o lançamento da Oficina da Beleza, o mais recente investimento da distribuidora Bio Ativos. Montado num caminhão, o salão de beleza sobre rodas tem a finalidade de percorrer os 100 municípios em que a Bio Ativos distribui os cosméticos Bio Extratus prestando consultoria capilar através do diagnóstico gratuito aos clientes.

A análise do fio permite a indicação do produto correto para uso e o cliente poderá atestar no ato a sugestão da consultora. Na compra dos produtos, ganhará a hidratação capilar, realizada por cabeleireiros profissionais da Oficina da Beleza, equipada com estrutura moderna e confortável. A Bio Ativos convida você a conhecer seu salão de beleza sobre rodas e comprovar a qualidade Bio Extratus. Bancada da Oficina da Beleza

As irmãs Silvana e Letícia (proprietárias da distribuidora Bio Ativos de preto), Vinícius e Rosangela (cabeleireiros exclusivos da Oficina da Beleza de amarelo).

16 [ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010

Os cosméticos Bio Extratus são desenvolvidos com ativos extraídos da natureza para tratar diferentes tipos de cabelos e ainda para cuidados corporais. A Bio Extratus satisfaz o desejo de manter cabelos saudáveis mesmo sofrendo efeitos nocivos do sol, mar, poluição, secador e chapinha, além de agentes químicos como colorações e alisamentos.

Imagem interna da Oficina da Beleza


[ SAÚDE ]

O glaucoma age discretamente, demora a ser percebido e pode causar prejuízos irreversíveis a visão. Na sua evolução atrofia o nervo óptico bem devagarzinho e danifica as células ganglionares da retina, que conduzem as informações do olho até o cérebro. Assim a pessoa vai perdendo a visão sem se dar conta de que está ficando cega aos poucos e pior, quando finalmente nota o problema, pode ser tarde demais. DR. CÉSAR BRESSIANIM

O

glaucoma é a principal causa de cegueira no mundo em pessoas acima dos 40 anos e segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia 900 mil brasileiros sofrem de glaucoma e 100 mil podem estar cegos pela doença. Ocorre em aproximadamente 2% da população geral e 50% das pessoas não sabem que tem a doença. Apresenta fator hereditário e pode ser mais agressiva em pessoas da raça negra. A doença geralmente atinge os dois olhos em estágios diferentes e pode ser progressiva se não for controlada com o tratamento. A doença deve ser precocemente diagnosticada e tratada. No início não apresenta sintomas como dor ou perda visual, mas com o desenvolvimento a visão periférica começa ser reduzida, os objetos laterais superiores e inferiores deixam de ser visto. No estágio final da doença a visão central é também afetada e se não houver tratamento a pessoa poderá perder totalmente a visão. Alguns exames são importantes para se avaliar o glaucoma como: medida da pressão intra-ocular, gonioscopia, para diferenciar ângulo aberto de ângulo fechado, campo visual computadorizado, medida da espessura da córnea (paquimetria), perimetria de freqüência dupla (FDT-MATRIX®), este exame avalia uma população de células específicas que são precocemente danificadas no glaucoma e a tomografia de coerência óptica (OCT) que estuda as alterações

microestruturais do nervo óptico e da mácula podendo estes últimos equipamentos mostrar o problema em até 5 anos antes do aparecimento dos primeiros sintomas. Na sua forma mais comum a primeira manifestação da doença ocorre depois dos 40 anos, geralmente com o aumento da pressão intraocular. Isto ocorre porque há pouca drenagem do humor aquoso, líquido que circula entre a córnea e a íris. Seu excesso pressiona estruturas como a íris, cristalino, humor vítreo DO PRESENTE E DO eFUTURO o nervo óptico. O tratamento é feito a base Atualmente estamos vivendo de principalmente crianças colírios.asHoje a que mistura de drogas facilita a um tempo de grandes avanços e tiveram melhores resultados, que doa realizar paciente novidades quanto ao diagnóstico vida passaram tarefas que antes antes precisava pingar 2 e tratamento de vários problemas impossíveis. ouO 3outro colírios durante o dia. O remédio apenas e doenças da visão. A oftalmoloestudo baseou-se no gia está entre as especialidades freia implanteo de microeletrodos na avanço do glaucoma, não recupera a médicas com maior desenvolvi- retina de um grupo de pacientes alta precisão. Essa inovação da degenerativa. visão queApós a doença danificou. Quando mento devido às tecnologias parte com doença tecnológica pode ser aplicada laser, fibra óptica, programas e o implante foi adaptado um também a cirurgias refrativas, tratamento com o colírio não for eficiente, sistemas sofisticados de avaliação o óculos com uma pequena câmera implantes de Anel de Ferrara e das várias estruturas oculares, recomenda-se de vídeo acoplada e um aparelho com agrandes perspectivas a cirurgia laser ou mesmonovos medicamentos existentes, receptor colocado na cintura. As também em cirurgias de catarata. novos materiais para os implantes a imagens captadas e processadas O crosslinking cirurgia trabeculectomia para éabrir outras atualmente uma intra-oculares, como lentes multi- pelo sistema foram enviadas ao nova proposta para tratamento, vias do humor aquoso.eNos focais especiais. cérebro.de Os drenagem pacientes puderam visando a estabilidade o controRecentemente foram apresen- últimos observar diferenças le da progressão de doenças anos de asiluminatécnicas vêm evoluindo muito tados no Congresso da Academia ção em um ambiente, caminhar degenerativas como o CeratocoAmericana de Oftalmologia, reali- permitindo por locais desconhecidos outras ne. umaereabilitação mais precoce, zado em São Francisco-EUA, dois percepções facilitando as atividacirurgias de catarata e prescomplicaçõesbiopia eEmmelhores resultados. importantes estudos que prome- menores des diárias. (vista cansada), novas tem revolucionar a oftalmologia e Com um olhar para o futuro da tecnologias em lentes multifocais Também estão surgindo novos tratamentos combater a cegueira. O primeiro oftalmologia, novas tecnologias e acomodativas permitem a recudiz respeito a retina biônica e o com estão sendo utilizadas em cirurperaçãoedamenores visão e a independêncolírios mais eficazes efeitos segundo a terapia genética. gias como transplantes de cia quanto ao uso de óculos para nos dias Ambos direcionados às doenças colaterais. córnea, por meio Ainda de equipamenlongeatuais e leitura, a namelhor maioria dos da retina e tecido intra-ocular tos a laser chamados Intralasecasos. maneira de prevenir a doença é através do responsável em transmitir a femtosecond com cirurgias de imagem ao cérebro. No primeiro exame oftalmológico periódico. estudo, os pesquisadores ameri-

OFTALMOLOGIA

canos selecionaram um grupo de pacientes, adultos e crianças que tinham perdido a visão devido a doenças genéticas que provocaram degeneração da retina. Os pesquisadores corrigiram o defeito genético através de implantes de genes saudáveis em vírus inofensivos e inocularam este material na retina. A partir deste material as células passaram a produzir pigmentos fotorreceptores. Algumas semanas após o tratamento, os pacientes apresentaram melhora da visão,

Dr César Bressanim

Oftalmologista do Insituto da Visão O autor é médico oftalmologista do Instituto da

Visão de Cascavel. É membro titular do Conselho Dr. César Bressanim Brasileiro de Oftalmologia, membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma e professor do DeparOftalmologista do tamento de Oftalmologia da Unioeste. Instituto da Visão

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

17


[ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


[ SAÚDE ]

Centro Especializado em Odontologia Meassi Rua São Paulo, 1831 - Centro Cascavel - PR Fone/Fax: 45 3225 1685 / 3038 3430 www.odontologiadosono.com.br meassi@terra.com.br

APARELHO INTRABUCAL PREVINE O AVC, enfermidade que mais causa mortes

Uma em cada cinco pessoas em hospitais dá entrada nas unidades de saúde com sintomas de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Essa doença causada pelo entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos cerebrais mata 10% da população mundial e é considerada uma das principais causas de óbitos no mundo. DR. MEASSI

A

alta incidência de pressão alta e diabetes, juntamente com fatores como tabagismo, alcoolismo e uso de outras drogas, são fatores responsáveis pela alta da incidência da doença. “Os distúrbios do sono, mal que aflige uma em cada três pessoas, também desencadeiam o AVC ,”, destaca o odontólogo João Cezar Meassi, idealizador de um aparelho intrabucal que elimina esse problema que na maior parte das vezes é provocado pela soma de distúrbios como o ronco a apneia e bruxismo. Segundo o doutor Meassi, como o índice é alto entre diabéticos e hipertensos, algumas atitudes preventivas podem fazer a diferença e diminuir o índice de AVC. “O AVC tem sintomas amplos. O paciente pode ter confusão mental, falar frases desconexas, ter

alteração da motricidade e desvio labial, entre outras disfunções. A ocorrência de AVC durante o sono esta cada vez mais frequente”, afirma. Chama a atenção dos números referentes ao AVC a incidência de casos em pacientes cada vez mais jovens, principalmente na casa entre 40 e 45 anos. “Segundo artigo escrito na Revista Brasileira de Hipertensão(2006) o uso do aparelho intrabucal pode reduzir em até 56% a incidência de AVC e 37% o risco de infarto”, afirma. “Os pacientes por nós tratados estão voltando a ter uma vida normal e recuperando a qualidade de vida, bem como tornando o sono excelente. Isto nos deixa felizes e com a sensação de que estamos prestando um bom serviço à comunidade”. O aparelho que elimina os distúrbios do sono do doutor Meassi evita esse processo degenerativo e permite horas de sono que são fundamentais na melhoria da qualidade de vida do indivíduo.

Os pacientes por nós tratados estão voltando a ter uma vida normal e recuperando a qualidade de vida, bem como tornando o sono excelente.

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

19


[ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


[ RECEITA ]

CEVICHE DE TILÁPIA DANI PAULA

Dani Paula Formentini, é paranaense formada pelo Centro Europeu de Curitiba em Chef de Cuisine, atualmente mora no Rio de Janeiro onde faz faculdade de Gastronomia, na Universidade Estácio de Sá e desenvolve seu projeto sobre Ecogastronomia. Baseado em um movimento internacional o Slow Food, a Ecogastronomia defende o uso de ingredientes frescos, sem agrotóxicos ou conservantes químicos. Além de valorizar sabores locais, levam-se em conta fatores como consciência ambiental, responsabilidade social e biodiversidade agrícola. “Não sou só mais uma a levantar a bandeira dos orgânicos no Brasil, quero mostrar aos produtores um novo mercado e a importância de nos tornarmos cada dia mais sustentáveis”. CEVICHE Ingredientes:

100g de tilápia 50 ml de suco de limão Modo de preparo: corte a tilápia em finas laminas, em um recipiente de vidro deixar imerso no suco de limão até cozinhar por completo. Dica: não utilize recipiente de metal, o limão oxida.

Foto ilustrativa

VINAGRETE DE TOMATES

Ingredientes: 60g de tomate cereja 30g de cebola roxa 1 unidade de pimenta dedo de moça 10g de pimentão amarelo 10g de pimentão vermelho 1 ramo de salsinha 1 ramo de coentro 20ml de suco de limão 20 ml de suco de laranja Tabasco a gosto Sal e Pimenta a gosto Modo de preparo: corte os tomates cereja em 4 partes, e os demais ingredientes em pequenos cubos (brunoise). Junte os ingredientes ao suco de limão e laranja.

Para servir: Junte o ceviche ao vinagrete de tomates, acerte o sal e sirva em uma taça de dry Martini.

Dani utiliza somente produtos orgânicos para a receita e garante muito mais sabor e qualidade!

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

21


[ SAÚDE ]  Instituto de Fisioterapia

R.P.G. e Pulse O RPG (Reeducação Postural Global) é um método da fisioterapia que trata as dores e desarmonias do corpo através de três princípios básicos: Individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente), Casualidade (tratar a dor ou sintoma através da causa, e não apenas a conseqüência), Globalidade (não tratar partes do corpo isoladas, e sim o todo). O Pulse é uma plataforma vibratória indicada para todas as idades, que utiliza a tecnologia da vibração a favor do ganho de força muscular, melhora da flacidez e estética, estímulo a circulação, coordenação motora, perda de peso, estímulo hormonal e ao metabolismo, e reabilitação física. DRA. JULIANA RIEDI ALBA GUIDUGLI Fisioterapeuta Crefito 849.138-F Especialista em Ortopedia e Traumatologia Especialista em RPG Philippe Souchard Membro da Sociedade Brasileira de RPG Especializando em Acupuntura

Osteopatia e Podoposturologia Osteopatia é um sistema de avaliação e tratamento surgido nos EUA, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulares, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático) com intuito de diminuir ou anular as dores existentes no corpo. Ela está baseada na Anatomia, Fisiologia, Biomecânica e na Semiologia. Podoposturologia tem como finalidade o diagnostico (através da baropodometria) e tratamento (palmilhas) das lesões ascendentes (lesões envolvendo os pés), que afetam a movimento normal dos pés, joelhos, quadril, pelve e coluna. DR. FERNANDO ANTONIO CANTU

Fisioterapeuta Crefito 94249-F Especializando-se em Osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid.

Microfisioterapia e Leitura Biológica O tratamento consciste em uma técnica de toques físicos e de informações sobre a vida do indivíduo, sobretudo no que se refere aos traumas emocionais. Esses traumas, que por sua vez, podem estar causando alguns distúrbios, como por exemplo, dores de cabeça, dores musculares (fibromialgias), bronquites, sinusites, rinites, depressões, síndrome do pânico, doenças reumáticas, câncer e alergias. DR. MAURICIO MOHALEM VALENTE

Fisioterapeuta Crefito 826.325-F Formado em Microfisioterapia e Leitura Biológica Mestre em Bioengenharia

22 [ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


Centro Integrado de atendimento a saúde

Hidroginástica e Natação para Bebês Hidroginástica: Tem como objetivo principal o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento, têm a vantagem de poder ser praticada por pessoas de qualquer sexo e de qualquer idade. Natação para bebês: O contato com a água ainda nos primeiros meses de vida favorece a saúde e proporciona um momento de prazer e descobertas para os bebês. Tudo através de estímulos esterioceptivos, ou seja, atividades que busquem facilitar o desenvolvimento de órgãos sensoriais das crianças, como o tato, a audição, a visão e o olfato. PROFª: CARINA FERNANDA FERLA Educadora Física Cref 9/PR 14698

Pilates e Hidroterapia Pilates, é um tratamento fisioterapêutico e um sistema de condicionamento físico, com uma técnica de exercícios de alongamento e fortalecimento que tonifica os músculos, melhora a postura, dá flexibilidade e equilíbrio, resultando em um corpo delineado. Hidroterapia, é um tratamento fisioterapêutico, que utiliza os princípios físicos da água combinado com uma temperatura adequada e exercícios para uma reabilitação, oferecendo benefícios a longo e curto prazo podendo ser realizado por qualquer pessoa. PÂMELA SPONCHIADO ARAKI

Fisioterapeuta, Certificada em Pilates Clínico Internacional, Mat Pilates, Hidro Pilates, Hidroterapia e Especializanda em Neuropediatria.

Nutrição Funcional O trabalho do nutricionista funcional, é baseado na individualidade bioquímica e genética, corrigindo as causas dos desequilíbrios orgânicos que levam a diversos sinais e sintomas. A ingestão inadequada de nutrientes, ou em alguns casos, a suspensão do consumo de determinados alimentos por um período, permitem auxiliar no tratamento de dores de cabeça, alterações de humor, candidíase, insônia, fadigas inexplicáveis, irritabilidade, rinites, sinusites, obesidade, entre outros, possibilitando que o organismo expresse um estado de Vitalidade Positiva. DRA. DAIANE CRISTINA CANTU

Nutricionista CRN8: 5475 Especializando-se em nutrição Clínica Funcional pelo Instituto de Ensino Valeria Paschoal

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

23


[ COMPORTAMENTO ]

A PSICOLOGIA DO

“MEDO

se isolar no interior de sua casa não resolve o problema de quem passou por uma tragédia.”

Em face de tantos acontecimentos de assaltos, roubos e seqüestros, as pessoas estão vivendo o trauma do medo.

serlibier@hotmail.com Palotina-Paraná

SERLI BIER - Psicóloga

A

o horário que coincidiu com o sinistro, sente taquicardia, sudorese, dores estomacais, dores de cabeça, tensão generalizada. Sensação de perseguição, sons parecidos, a impressão de que tudo está acontecendo novamente, desespero, Medo de sair de casa e ter os seus bens furtados, seus choram muito, se espaços violentados por mãos de ladrões: pessoas de trancam em casa e baixa índole que se apossam do que é alheio. ficam impacientes. Fiquei Medo de ficar em casa e ser surpreendido por ladrões impressionada com os que além de roubar, seqüestraram pessoas pra garantir relatos, pois são muito o furto. parecidos no que tange aos sentimentos de angustia. Não obstante, as piores conseqüências A maldade em levar reféns, os são psicológicas, pois afeta as pessoas torna “Demônios da Noite”, que sem atingidas direta ou indiretamente que escrúpulos descartam as pessoas, os apresentam desordem de estresse em sentimentos em troca de objetos. (SIC) resposta ao trauma. Tem dificuldade O trauma deve ser superado! de dormir e/ou pesadelos, falta de Fugir da realidade, aumentar o numero concentração no trabalho, muitos de grades ou se isolar no interior de sua evitam lugares, horários, atividades e casa não resolve o problema de quem assuntos que possam alimentar o medo passou por uma tragédia. A histeria não é e a insegurança de ser mais uma vez a melhor solução. É preciso falar sobre o VÍTIMA. assunto, aprender a se precaver física e Entrevistei algumas vítimas, com emocionalmente e manter a calma. o intuito de investigar sentimentos Na conjuntura atual, a violência reais. Alegam que falar sobre o assunto é uma bola de neve, resultado da gera medo, tristeza e desconforto marginalização das crianças, da emocional. Quando chega diariamente s conseqüências psicológicas da violência geram vários distúrbios de comportamento.

educação precária que recebem de lares desestruturados, do desemprego e do consumo de drogas. A Psicoterapia ajuda muito. É preciso estar emocionalmente preparado para estas eventualidades, pois a violência é uma questão social. Recuperar a normalidade, é uma tarefa em que o tempo “Cura as feridas da Alma” e ter muita fé na proteção divina é fundamental. Agradeço as pessoas que se dispuseram a ser entrevistadas, revivendo os sentimentos de horror, para que pudessem aliviar e compartilhar a dor de quem infelizmente passou por isso.

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

25


UM SHOW DE SAPATOS [ TECNOLOGIA ]  Agrocelli

Cada um tem seu estilo

Mule: sapato que é aberto na parte posterior. O calcanhar fica livre.

Scarpin (ou escarpam): Palavra derivada do italiano scarpino que, em português, segue a pronúncia do francês escarpin, ou seja, escarpan. O escarpin é um sapato feminino, leve, ligeiramente cavado na altura dos dedos e com salto, sua principal característica é ser fechado na frente e atrás.

Peep toe: Possui uma frente mais arredondada, deixando à mostra a pontinha dos dedos dos pés.

Chanel: “Primo” do scarpin, o chanel diferencia-se por ser aberto atrás e possuir uma tira que passa sobre o calcanhar e abaixo do tornozelo.

Mocassins: Hoje os mocassins podem vir sob vários materiais e acabamentos, como verniz, camurça e couro, mas sempre com a costura alinhavada para fora.

Botas: É o calçado oficial do inverno e dos lugares frios, por cobrir parte da perna.

Ankle boot: Bota de cano extremamente curto, termina no tornozelo (ankle, em inglês) ou logo no comecinho da canela.

Sapatilha: Adotada do figurino das bailarinas clássicas, a sapatilha ganhou roupagens mais moderninhas

Sandálias: Modelo preso ao solado apenas através de tiras grossas ou finas, deixando boa parte do pé exposta.

Mary Jane: Conhecido como “sapato de boneca” o calçado tem o bico e o “decote” arredondados, saltos medianos ou altos e uma tira que atravessa o peito do pé, presa por uma fivelinha ou velcro.

Travessa Cristo Rei, 137 - Fone: (45) 3039-1525 - Cascavel - PR www.sapatoshow.com.br 26 [ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


[ LUXURY ]

INSPIRAÇÃO QUE SAIU DAS COXIAS A grife francesa Hermès, após dois anos de estudos revela sua primeira coleção de jóias finas e acessórios desenhada por Pierre Hardy. LUÍS HENRIQUE SAMPAIO

A

coleção de 14 peças “haute joalharia” foi inspirada na forma do casco de cavalo para se manter com raízes equestres simbolo da casa, inclui ainda um colar de diamantes em forma de chicote com 3.669 diamantes totalizando 36,16 quilates.

Os preços variam de U$ 23.675,00 por um par de brincos de jade, ouro rosa e preto e de U$ 880.000,00 para um colar de diamantes. Todas as peças vêm com uma caixa personalizada em couro de jacaré legítimo.

Acesse o blog e tenha mais informações: LH LUXURY CONSULTANT http://lhmarketingdeluxe.blogspot.com

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

27


[ MEIO AMBIENTE ]

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA ORDEM DO DIA! Na contramão da tendência negativista pela qual nossa sociedade se submete, balizada pela grande mídia que, na falta de alternativas, tem enaltecido problemas ao invés de difundir soluções às angústias sociais e ambientais que comprometem o desenvolvimento sustentável de nosso país, o Instituto Socioambiental Chico Mendes promove um importante evento que marca a agenda nacional, destacando às vistas de um seleto público formador de opinião, os “cases” de sucesso, que servem de exemplo para a comunidade global. INSTITUTO CHICO MENDES

S

oluções criativas, casos de comprometimento, de eficácia e potencial replicador, desempenhados por personalidades, pela academia, por instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada, demonstradas em ações, produtos ou serviços, ilustram o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, um evento único de condecoração emérita. Um corpo consultivo formado por 600 colaboradores associados ao Instituto, indica pessoas físicas e jurídicas, de diferentes regiões brasileiras, candidatas, ao recebimento do Prêmio Socioambiental que enaltece o nome de Francisco Alves Mendes Filho, herói brasileiro precursor da resistência por modelos harmônicos de desenvolvimento norteado pelos

princípios de respeito à vida e justiça social. Há seis anos a entrega do P.S. A. “Chico Mendes”, consolida-se como marco revelador de ações em prol da melhor qualidade de vida. Neste ano o palco desta cerimônia de gala será o Monumental Espaço Paço das Artes na renomada Universidade de São Paulo - USP, em seu campus na Capital do Estado. Para este evento que será realizado em agosto de 2010, são esperadas personalidades de destaque, contando com importantes presenças públicas como Ministros, Governadores e Prefeitos, que já manifestam interesse em marcarem presença juntamente com uma forte parcela do empresariado brasileiro e segmentos da mídia nacional.

É fundamental que estejamos atentos a eventos como estes que promovem a força do exemplo, tendo como maior objetivo o respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Instituto Socioambiental Chico Mendes Promovendo Ações que Valem a Vida! www.institutochicomendes.org.br

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

29


Av. Brasil, 5506 - Cascavel - Pr 45 3222-4734


A MODA, O CARNAVAL E O Quando juntamos a sensualidade OURO Ă moda fica tudo mais perfeito as nossas lentes de olhares...

TEXTO E FOTOS: Cristiano Meireles

32 [ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


[ MODA ]  Cristiano Meireles

T

ive a grande oportunidade de realizar um ensaio para a grife Karen Vicius, com o make de Nilton Mattos e a realização de Flavia Lima Assessoria, cliquei a musa mais linda do nosso carnaval, a musa de ouro da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, THATIANA PAGUNG. Incrivelmente linda como pessoa e como musa, uma mulher que inspira sonhos de todos os homens, não importando a classe social, porque ela doa toda sua beleza em todos os ensaios fotográficos, tanto moda como sexual ela responsável pelo corpo escultural e de uma meiguice e energia pessoal incrível! Thatiana Pagung uma mulher de ouro que apresento a vocês. Poucas pessoas que não a viram, Thatiana esta em vários sites, revistas e TV, essa mulher linda, charmosa, sexy, inteligente, crente de sua filosofia e perfeita para nos fotógrafos. Mas quem pensa que uma linda mulher sexy, responsável por tirar suspiros no site paparazzo, revista sexy, rainha de bateria e musa de ouro só tem a beleza para nos mostrar este enganado, Essa rainha de ouro anda fazendo outras coisas, ela ganhou somente em 2010, quatro prêmios: Tamborim de Ouro Musa, Troféu Manchete - Melhor Rainha, Troféu Jorge Lafond e Troféu Musa do Samba.

Se quiser olhar nossa musa e seus passos, basta consultar a internet e você leitor vai ver uma mulher de formas de corpo belíssimo e de uma grande inteligência.

Formada em Artes Cênicas e Bacharel em Cinema, ela atualmente escreve uma Coluna no site SRZD Carnavalesco, do jornalista Sidney Rezende, chamada CARNAVALESCO EM CENA. Também apresentou o Programa Agito do Rio, do qual também dirigia, e na Rádio Manchete transmitindo Carnaval ao vivo. Como cineasta está finalizando o documentário “Do Barracão à Apoteose - 80 Minutos de Emoção”, onde assina o Roteiro, a Direção e a Edição. Esse será seu quinto filme como diretora, sendo a primeira longa metragem. Atriz, atualmente integra o elenco do humorístico: Uma Escolinha Muito Louca, com a personagem Luana Baiana, da TV Bandeirante, também esta ensaiando a peça “Sujou... A Comédia” que estará em cartaz em junho. Alguns trabalhos e destaques na mídia e muito mais... E podemos dizer que esta super envolvida com a arte, será que esse seria seu segredo de posar tão bem para vários ensaios e fotógrafos?

(Fotografia de Moda) TEL: (21) 8723-4000 cristianomeireles2@hotmail.com www.cristianomeirelesfotografiamoda.site.com.br

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

33


[ CAPA ]  

UMA HISTÓRIA DE AMIZADE E EMPREENDEDORISMO TEXTO: REDAÇÃO A.E FOTOS: ALYSSON BORGES

A

través de um fator cultural Carlos iniciou seu sonho. Ao servir seu tradicional churrasco aos domingos para os amigos, ele era elogiado pelo ótimo resultado do assado, isso que na época esse era feito em um latão de caminhão. ‘Sua carne’ caiu no gosto dos vizinhos, que começaram a comprar o churrasco que ele fazia. Após agregar água e cerveja ao seu comércio de domingo, viu que iniciara um negócio rentável. Assim nasceu a Churrascaria e

Pizzaria Michelangelo, então na Rua Manaus. Com ousadia, Carlos foi se especializando no segmento de carne e começou a servir seus clientes de maneira diferenciada. Primou sempre pela qualidade, o churrasqueiro nos conta como fazia para chamar atenção. “Eu ficava em frente à pizzaria e churrascaria onde tem um quebra molas. Eu picava carne e servia para os motoristas quando reduziam a velocidade, assim começaram a conhecer meu trabalho.” Outra estratégia era formar fila, ficava com apenas um funcionário para auxiliá-lo e os demais ficavam a espera, assim começava a aglomeração das pessoas. E foi numa cena como essa que Dr. Thomaz Tanaka, em um domingo

34 [ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010

O comportamento empreendedor tem como característica força de vontade, motivação, comprometimento, autoconfiança, versatilidade, liderança e paixão por resultados. E é essa energia, esse espírito, que levou Carlos Figueiredo a superar algumas dificuldades, conseguindo construir algo com características inabaláveis. Uma empresa que começou praticamente do nada, somente com a força de vontade.

ao retornar para sua casa, resolveu parar, pois viu o movimento em frente a Michelangelo. Thomaz esperou sua vez na fila e comprou carne para levar. Essa foi à primeira de muitas, até conhecer e tornar-se amigo de Carlos. Dessa amizade, fruto de uma estratégia de marketing, surgiu a ideia de fazer algo maior. Carlos e Thomaz articularam o que ambos vislumbravam ao olhar lugares para construir um sonho. “Faça, mas faça algo grandioso”, diz o apaixonado por medicina Dr. Thomaz, médico da Gastroclínica de Cascavel, que viu o potencial do grande churrasqueiro e entrou nesse sonho.


TAKAO KOIKE

O COMPONENTE QUE FALTAVA Depois de Carlos e Thomaz firmarem a sociedade, entra outro nome na história, Takao Koike, que em 2008 desenvolveu os projetos da empresa e tornou-se consultor econômico e financeiro de Carlos. Takao é Economista formado na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Participante do Empretec realizado pelo Sebrae/ PNUD, com MBA em Gestão Empresarial, Pós-Graduação em Enfoque Gerencial pela Fundação Getúlio Vargas – RJ

e avaliador do Programa Nacional da Qualidade – PNQ/IBQP. Foi consultor do SEBRAE/PR durante 11 anos e professor da UNIOESTE – Cascavel/PR por 9 anos. Possui experiência de mais de 10 anos em gerenciamento de empresas. Em maio de 1994 constituiu a empresa Consystem Projetos e Consultoria Empresarial, que atua na área de Consultoria Empresarial, Planejamento Estratégico, Diagnóstico e Treinamento Empresarial, Pesquisa de Mercado, Projetos de Viabilidade Econômico Financeira e Gestão de Pessoas, Organizacional, Financeira e Custos, além de 2 anos de trabalho e estudo no Japão.

Empreendedorismo não é uma ciência, nem arte. É uma prática. Peter Drucker MICHELANGELO: DUAS FASES VENCEDORAS A história da Churrascaria e Pizzaria Michelangelo pode ser dividida em dois períodos. O primeiro inaugurado em Cascavel, na Rua Manaus, em 2007, fruto do Carlos Figueiredo, catarinense de Lages – SC. Assim nasceu a marca Michelangelo, que veio com diferenciais no quesito rodízio de carnes e pizzas. O empreendedor mudou o conceito de churrascaria em Cascavel e região. Na Michelangelo as pessoas se encontram, degustam uma boa pizza ou um bom churrasco. Além de um lugar propício para se discutir e fechar negócios. A segunda fase da Michelangelo começa com união de experiências e histórias bem sucedidas. É quando três amigos unem seus estilos para criar e colocar em prática a ideia de ampliar a já consolidada Churrascaria e Pizzaria Michelangelo. Daí surge uma sociedade recheada por grandes histórias que agora se juntam para começar a escrever uma nova fase. Com um projeto ousado, esta nova etapa alcança novos horizontes, o que inclui a formação de uma rede de Churrascarias e Pizzarias Michelangelo. Assim o objetivo é expandir a marca para outras regiões, conquistar novos clientes e reforçar o já tradicional estabelecimento em Cascavel.

A nova instalação preza pela qualidade já conhecida e aprovada. Porém agora conta com novo ambiente, equipamentos modernos para cozinha, com fornos combinados, fornos a lenha para pizzas, nutricionista para supervisão das cozinhas, serviços de profissionais qualificados, com experiência em grandes empresas do segmento, trazidos de São Paulo. Tudo prima pela excelência no atendimento e qualidade de seus produtos, o que diferencia esta empresa das demais. Além da decoração do ambiente, que é criação de uma profissional especialista em restaurantes, o que torna o ambiente elegante e confortável. O carro-chefe são as carnes, que variam das mais tradicionais às mais exóticas. Os profissionais são treinados pelo ‘mestre’ Marcos Bassi, especialista em cortes de carnes, além das famosas pizzas assadas em fornos. Os proprietários não medem esforços para melhoria contínua dos seus produtos e serviços. CARACTERÍSTICAS DA MICHELANGELO Atualmente uma tonelada de carne é assada por semana em uma churrasqueira de 16 metros. Nas novas instalações será 32 metros de

churrasqueira, com três fornos para assar em média 200 pizzas por hora cada um. A capacidade hoje é de aproximadamente 600 pessoas, o local conta com 1500 metros quadrados, com 100 funcionários diretos e 60 indiretos. O restaurante é um centro de referencia gastronômica em Cascavel. Carlos Figueiredo é nascido em Lages/SC, esta em Cascavel há 16 anos, é casado com Miriam Figueiredo, e é pai de Pedro Henrique Figueiredo e Maria Carolina. “Tenho um sonho realizado, se parasse agora estaria feliz”. Comprou a ideia de fazer a Michelangelo da esposa, ele conta que o casal ficou um mês comendo pizza em outros locais. “Sem ela não eu não chegaria tão longe”, disse Carlos Takao Koike nasceu no Japão em 1956, de Santos veio para Paranavaí ainda criança e depois morou em Londrina antes de vir para Cascavel. Casado com Valdete Koike, tem três filhas: Simone, Kelly e Isabela. Dr. Thomaz Tanaka é paulista, mora em Cascavel há 27 anos, casado com Miriam Tanaka, tem duas filhas: Cindy e Romy. Vai continuar sendo médico, mas trabalha para que o empreendimento cresça e se expanda para outras cidades.

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

35


[ CAPA ] DR. THOMAZ TANAKA

CARLOS FIGUEIREDO

HISTÓRIA E TRADIÇÃO DO CHURRASCO A colonização gaúcha em nossa região é um fator preponderante para diversos aspectos culturais que estão enraizados no paranaense. Desde os centros tradicionalistas, com suas danças e musicas folclórica, até aquela reunião de domingo com os familiares para degustar o bom e velho churrasco. Dificilmente alguém na Região Oeste do Paraná não passou algum domingo de sua vida aguardando uma boa carne. Se fizermos uma análise de quantos churrasqueiros por metro quadrado temos por aqui, vai faltar churrascaria para empregar a todos. Brincadeiras a parte, o fato é que todo grande churrasqueiro tem seus segredos. Esse é o grande diferencial, a parte romântica que envolve todo esse processo. O churrasqueiro é fundamental para que um bom assado seja servido, é grandiosa sua importância para que as pessoas sentem, comam e conversem durante horas.

Faça, mas faça algo grandioso

Por isso tratando-se desta região específica do Paraná, o churrasqueiro é ainda mais ‘poderoso’. Esse detalhe faz com que as churrascarias da Região Sul tenham um diferencial, se comparado a outras regiões do Brasil, quem senta para almoçar pode ser também um grande churrasqueiro. Dizem que o churrasco existe desde quando tem fogo, pois o homem assava sua caça após perceber que esse processo a deixava mais macia. Porém a maior disseminação é mais recente, oriunda dos pampas – Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Nessa época os vaqueiros, que eram conhecidos como gaúchos deram fama ao prato. Argentinos e Uruguaios chamam esse

36 [ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010

prato de ‘asado’, por aqui é churrasco mesmo. No território dos ‘gringos’, é feito na grelha e preferencialmente a lenha. Já a tradição do brasileiro é o assado ‘fogo de chão’. A verdade é que diferenças a parte, o prato ganhou todas as classes sociais, é venerado e chega a ser fator turístico. BOM APETITE!

Rua Santa Catarina, esq. c/ Tan. Neves, 2578 Fone: (45) 3322-0033 / 3223-2248 Casacavel - PR


[ ALÔ VOCÊ ]  Fernando Vanucci

LIBERTADORES, CAMPEONATO BRASILEIRO, A VOLTA DE JOEL SANTANA, RONALDO O FENÔNEMO E A ESCALAÇÃO PARA A COPA DO MUNDO São tantos os assuntos que nem sei direito por onde começar. Mas vamos lá: o Botafogo, com a maior justiça, pois venceu os dois turnos no Rio, é o Campeão Estadual no Rio. Um trabalho onde não só o dedo do técnico Joel Santana estava presente, mas avalio que as duas mãos e principalmente a cabeça. Ele mudou um time que estava arrasado com uma goleada para o fraco Vasco por 6x0. FERNANDO VANNUCCI

E

sta equipe ganhou confiança, cresceu no campeonato e não teve para ninguém. Dizem até que Dunga não continuará na seleção depois da Copa na África. Lanço aqui a campanha: Papai Joel para técnico da seleção. Muitos podem discordar. Mas porque não Joel? É hoje o grande treinador deste país. E além da capacidade técnica, mostrou ter palavra ao dizer “Fico” para a direção do Botafogo. Falou mais alto o coração. E eu admiro pessoas que tem no coração suas diretrizes de vida. Disse não ao conturbado Flamengo e vai com o Fogão para o Brasileiro. Outro assunto em pauta: Ronaldo, o ex-fenômeno. O que está acontecendo com ele. Acho que é fácil diagnosticar: quando veio para o Corinthians foi uma festa, uma jogada de mestre do presidente Andres, um lance de marketing “fenomenal”. Pois bem: chegou gordinho e mesmo assim foi fundamental na conquista do Paulistão ano passado. O tempo foi passando, alguns fanáticos coleguinhas começaram a pedir Ronaldo na seleção. E ele acreditou que podia. Ledo engano. Sempre disse que jamais Dunga levaria o quase ex-jogador para uma competição como a Copa. O treinador foi objetivo: “Não vou cometer erros do passado!”. Isso caiu como uma bomba na cabeça de Ronaldo. E aí veio aquilo que todos nós estamos sujeitos, por motivos diversos:

o quase ex-atacante entrou em depressão profunda. Passou a comer mais, beber mais, fumar mais e, por conseqüência, engordar mais. Hoje o que se vê em campo é alguém sem fôlego, com as pernas duras, sem mobilidade e motivação para jogar. A Copa que era a grande esperança dele virou algo inatingível. Nem a possível conquista da Libertadores chega a motiválo. Juro: sempre achei o Fenônemo um exemplo. Superou o trauma de várias contusões e cirurgias sérias, superou o problema da Copa de 98 na França e comandou a seleção na conquista do penta em 2002. Torço, imensamente, para que ele reconquiste a vontade de jogar e tenha como principal meta, antes de anunciar o fim da carreira no final do ano, vencer a Libertadores pelo Corinthians. Isso deixará Ronaldo marcado para sempre na história centenária do Timão. Vai Ronaldo, você pode, você consegue. Mas, se ajude. E para finalizar, que beleza ver este novo time dos Meninos da Vila em campo. Outro dia, Robinho disse que se Dunga convocasse

A Copa que era a grande esperança de Ronaldo, virou algo inatingível.

o time inteiro do Santos para a Copa, o Brasil seria hexa. Achei uma exagerada, talvez até brincalhona a opinião, mas que talvez desse certo, ah...isso eu não posso negar. Falando nisso, acho que Dunga vai ser coerente e levar pelo menos o garoto Neymar, já que Adriano andou e anda aprontando demais no Flamengo. Mas isso só saberá no dia 11 de maio, data da convocação da seleção brasileira. Tomara que no dia, Dunga esteja com a cabeça no lugar. E perdemos recentemente nosso “mestre”: Lá se foi Armando Nogueira “prosear” principalmente sobre futebol, espero eu, no Céu. Tive o prazer de conviver diariamente com ele nos tempos de Globo. Aprendi muita coisa, algumas que na época pareciam inatingíveis para um garoto que recentemente havia saído do interior de Minas. Quem me dera ter aprendido 1/3, menos até, do seu talento na escrita. Mas, em compensação, narrei inúmeras crônicas que Armandão fazia questão de escrever, ler, reescrever, reler, corrigir(era assim o seu trabalho). Quer prazer maior do que esse? Narrar o que ela escrevia. Ficará a saudade e os ensinamentos. E a paixão pelo Botafogo. Fique com Deus, seus textos serão ainda mais brilhantes. Até a próxima.

Fernando Vannucci (gravações, eventos, convenções) alo.voce@terra.com.br 011-81366494 maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

41


[ ARQUITETURA ] Cascavel, são profissionais oriundos da Universidade Federal do Paraná – UFPR em Curitiba, sejam eles professores ou lá formados. O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR por sua vez, recebe grande influência da chamada Escola Paulista a qual é caracterizada pelas formas prismáticas retas, introvertida, dinamismo da forma espacial e envolvida em grandes planos de concreto, remetendo-se ao Brutalismo de Le Corbusier, arquiteto franco-suíço que muito influenciou a arquitetura moderna brasileira.

ARQUITETURA MODERNA DE CASCAVEL: Referência e Patrimônio Histórico FÚLVIO NATÉRCIO FEIBER E SILMARA DIAS FEIBER Arquitetos

No interior do Estado do Paraná, entre as décadas de 1930 e 40, é promovida uma colonização efetiva, tendo como base a exploração da madeira.

N

este contexto, em CascavelPR começa de fato um processo de ocupação, dando início à construção de seu espaço urbano, de modo tímido e natural, escrevendo sua história. Posteriormente, nas décadas de 60 e 70, tem sua economia alavancada devido, principalmente, à agricultura, de tal forma que apresenta um índice de crescimento acelerado, com investimentos na infraestrutura urbana e obras arquitetônicas de caráter moderno, colaborando para ressaltar o momento que se vivia e se pretendia: tornar-se pólo regional na esfera estadual.

Dentre as diversas formas de se estudar e registrar a história de dada cultura, a arquitetura apresenta um particular destaque em função de ser um testemunho desvinculável do seu lugar, retratando os modos como a sociedade se organiza em determinado espaço-tempo. Devido à característica dinâmica de desenvolvimento apresentado em Cascavel, muito do patrimônio tem passado despercebido pela sociedade e desaparecido, deixando de cumprir o importante papel de registro histórico. Os primeiros arquitetos a realizarem obras de expressão e também se instalarem na cidade de

Com o advento do asfalto na BR 277 e o salto no crescimento regional entre os anos de 1960 e 1970, Cascavel se vê no afã de se modernizar e mostrar por meio das obras de arquitetura e urbanismo que o progresso fazia parte de sua realidade. São desta época os projetos da Av. Brasil, Residência Gilberto Mayer, Catedral Nossa Senhora Aparecida, Cine Delphin do arquiteto Gustavo Gama Monteiro, a antiga sede da Prefeitura Municipal, atualmente Biblioteca Pública de Cascavel, Camagril de Nilson Gomes Vieira, a Praça do Migrante Florêncio Galafassi de Leonardo Oba e, já nos anos 80, a igreja de Santo Antônio, Residência Mário Pereira de Victor Bertolucci, Nélson Nástas e Luiz Alberto Círico entre outras, todas intervenções projetuais em concordância com o pensamento moderno progressista corrente à época. Infelizmente, percebe-se no presente a pouca consciência do valor histórico de tal arquitetura para a cidade, haja vista algumas intervenções realizadas que desrespeitam a linguagem característica deste tipo de edificação, escondendo balanços estruturais, revestindo-se o concreto aparente e outras ações que denunciam o descaso com o patrimônio edificado. Surpreende que algumas dessas intervenções são feitas por profissionais da área, o que denuncia a falta de conhecimento, preparo e mesmo humildade em se estudar os projetos originais, sua conceituação e contextualização histórica. As obras Brutalistas deste período, ao contrário do que se possa imaginar, poucas vezes tem sido reconhecidas como edificações de importância para a construção cultural de Cascavel. Faz-se importante conscientizar não só a população, mas também, o poder público, profissionais da área tais como engenheiros civis e arquitetos, estes últimos responsáveis técnicos e com a obrigação ética e moral de instruir-se dos princípios básicos norteadores de cada corrente para que possam, não só realizar intervenções adequadas, mas antes, propagar seu valor artístico cultural junto à sociedade. Por fim, encerra-se este ensaio com o pensamento do historiador João Carlos Tedesco diante da premência em se preservar as obras relevantes à história local, pois segundo o autor estes patrimônios culturais são os “Guardiões da Identidade” e para que a sociedade possa seguir adiante em sua história ela necessita deste fiocondutor que liga o passado, o presente e que a leva com segurança há um futuro promissor. Fúlvio N. Feiber: Arquiteto e Urbanista Especialista em Paisagismo Silmara Dias Feiber: Arquiteta e urbanista Especialista em Análise Ambiental

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

43


[ EVENTO ]  Fecom 2010

17ª FECOM

Feira do Comércio de Cascavel Aconteceu no Centro de Convenções de Cascavel a 17ª Fecom, dos dias 08 a 12 de abril.

44 [ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010

Auto Estilo Magazine marcou presença e fez a diferença na feira do comércio de Cascavel, no stand recebeu visitantes da cidade e toda região, personalidades ligadas a política, economia, agropecuária, moda, beleza e outros seguimentos.


mesmo com pouca idade, competência e vontade de vencer estão no sangue

UM NOVO NOME NO EMPREENDEDORISMO JOVEM DE CASCAVEL Os jovens brasileiros estão empreendendo mais. É o que revela a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2008. Do total de jovens entre 18 e 28 anos no Brasil, 15% empreendem o equivalente a 3,82 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia do crescimento, a taxa média de empreendedorismo entre 2001 e 2008 ficou em 11,9%. Se somado todos os empreendedores brasileiros, 25% são jovens, o que coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas do Irã (29%) e da Jamaica (28%). Outro dado muito importante é que 68% dos jovens empreendem por oportunidade e 32% por necessidade, o que aponta uma qualificação maior dos mais novos ao entrar no mercado para abrir uma empresa. Segundo a GEM, o empreendedorismo jovem tem sido tratado como um fenômeno contemporâneo.

E

m Cascavel um nome tem se destacado, Samoel Antônio de Mattos Júnior, que com apenas 27 anos tem mostrado a que veio. Nascido em Campo Mourão, é graduado no curso de Administração de Empresas e Pós Graduado em Gestão Comercial. Empresário estabelecido em Cascavel com a Empresa NipoSul, atualmente ocupa o cargo de Vice Presidente. Recentemente foi convidado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) para ser Diretor de Eventos em Cascavel. De acordo com os números, atuou com atitude ao realizar a 17ª Fecom (Feira do Comércio de Cascavel), onde teve 200 stands com 150 expositores na área de vestuário, calçados, acessórios, prestação de serviços, praça de alimentação, móveis, automóveis e outros. Com um público que passou de 150 mil pessoas e um valor de negócios realizados que ultrapassou um milhão e meio de reais.

Samoel destaca que as novidades da Fecom este ano foram: happy hour, fast food, desfile de moda todos os dias e oficina da beleza gratuita. “A última feira foi à maior no quesito de espaços vendidos e comercializados, número de visitantes, aprovação tanto dos expositores quanto dos visitantes, e em negociações. Portanto batemos todos os recordes das edições anteriores, isso me deixa muito feliz, pois estamos no caminho certo, fazendo com que a CDL volte a ter credibilidade em Cascavel, algo perdido infelizmente através das gestões anteriores”, revela o empresário. Ainda sobre a Fecom, Samoel demonstra grande satisfação ao falar da direção que conseguiu dar ao último evento. “Esta Feira, para mim, foi o grande termômetro de analise, pude ver se estava realmente no caminho certo. Após este bom trabalho, saio totalmente realizado e sabendo que estamos, sim, no caminho certo”, diz o empreendedor, acrescentando que tudo isso é um trabalho de resgate da CDL – Cascavel. Samoel demonstra, mesmo com pouca idade, que competência e vontade de vencer estão no sangue. O jovem arrojado diz ser

realizado profissionalmente, que é uma pessoa transparente e, acima de tudo, respeita todas as pessoas. Tem sonhos, como todos os outros jovens. Deseja se casar, constituir uma família, se estabilizar empresarial e financeiramente.

Samoel Antônio de Mattos Júnior maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

45


[ SAÚDE ]

INOVAÇÕES NA

O F T A L M O L O G I A A oftalmologia mundial está sofrendo uma profunda transformação com o advento de novos equipamentos, insumos e medicamentos para o diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças oculares. Praticamente todos os ramos da oftalmologia têm sido presenteados com avanços importantes. DR. GLÁUCIO BRESSANIM

P

ara um diagnóstico preciso e precoce do glaucoma estão disponíveis muitos exames inimagináveis há alguns anos. Um deles é a campimetria FDT-Matrix, que, ao contrário do exame convencional, detecta a doença em estágios iniciais. Outro exame que permite um melhor acompanhamento dos pacientes e eficácia do tratamento é a tomografia de coerência óptica, atualmente em um estágio de eficiência tecnológica impressionante, o chamado domínio espectral, com imagens tridimensionais de alta resolução do nervo óptico e retina. O tratamento também está mudando, com colírios mais eficazes e com menos instilações diárias, permitindo uma maior adesão do paciente, e novas abordagens cirúrgicas, como a esclerectomia profunda não penetrante. Na retina, provavelmente o ramo da oftalmologia com mais mudanças sofridas recentemente, doenças como a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) que até anos atrás deixou milhões de idosos em todo mundo às escuras, vem perdendo a briga frente às drogas anti-angiogênicas (Bevacizumab e Ranibizumab). Um novo medicamento recentemente aprovados nos EUA, a base de dexametasona, encara as oclusões vasculares da retina. Até mesmo o laser, talvez a maior descoberta de todos os tempos para o tratamento das doenças

retinianas, vem ganhando aprimoramentos com novos modelos lançados no mercado, atuando frente à retinopatia diabética, coriorretinopatia central serosa, dentre outras doenças. Recentemente, foi lançado um novo vitreófago, uma revolução na cirurgia vítreoretiniana, possibilitando ao cirurgião uma maior eficiência com melhores resultados. Pesquisas também prometem para os próximos anos mais novidades, como a devolução da visão aos pacientes através de implantes artificiais e com o uso de célulastronco. Na catarata, quando se pensou que nada mais poderia ser melhorado após o lançamento de aparelhos para a facoemulsificação de alta tecnologia em um passado próximo, a indústria surpreende os oftalmologistas e a comunidade em geral com o lançamento de insumos cada vez mais modernos, dentre eles se destacam as novas lentes intra-oculares. Além dos modelos multifocais, que permitem a correção tanto da visão para longe quanto para perto dos pacientes, hoje já é possível com a implantação de uma segunda lente, a correção de erros refrativos residuais de pacientes operados no passado. Nas doenças corneanas, o avanço ocorre em novos métodos diagnósticos e nas opções terapêuticas, como por exemplo, no transplante de córnea a laser. As cirurgias refrativas podem ser realizadas atualmente de maneira personalizada. A indústria das lentes de contato a cada dia lança novos materiais e,

até mesmo no ramo óptico, novas tecnologias e materiais, permitem aos usuários de óculos novas opções mais eficientes. Apesar de todas as inovações na oftalmologia recente para a melhoria na qualidade visual da população, infelizmente não são todos os pacientes que podem se utilizar, portanto, ainda cabe ao profissional, baseado na ética e no Juramento de Hipócrates, determinar quais casos serão beneficiados, as complicações dos procedimentos e os prós e os contras destas tecnologias frente aos métodos diagnósticos e tratamentos convencionais, para que juntamente com o paciente e familiares, decidirem a melhor conduta.

o laser, talvez a maior descoberta de todos os tempos para o tratamento das doenças retinianas, Dr. Gláucio Bressanim Especialista em Oftalmologia Especialista em Uveítes, Retina e Vitreo Membro do Corpo Clínico do Instituto da Visão de Cascavel

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

47


[ VIDA PÚBLICA ]  Gilmar Mendes de Souza

“Olhei fixamente para aqueles homens e disse pra mim, quero ser um entregador de móveis”

DA COLHEITA DE ALGODÃO PARA O MUNDO DOS NEGÓCIOS Existem histórias de superação e sonhos, histórias que quando começamos ouvi-las parecem ter um toque de grandes telas de cinema. Mas acreditem existem e são mais do que reais. Vamos contar uma história agora que é no mínimo emocionante, que quando a equipe da Auto Estilo começou a ouvir ficou com os olhos e 48 [ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010

ouvidos arregalados, não querendo perder nem uma vírgula sequer. Gilmar Mendes de Souza, este é o protagonista da história da vida pública da 6ª Edição da Revista Auto Estilo Magazine.


G

ilmar nasceu em 1972 em Corbélia, a cidade das flores como é conhecida no interior do Paraná. Filho da dona de casa Nazaré Mendes de Souza e do agricultor Nadir Andrade de Souza, Gilmar cresceu trabalhando na lavoura para ajudar no sustento da família, principalmente na colheita de algodão. Mas Gilmar olhava para os lados e sentia que podia ser mais que um apanhador de algodão. O então menino ‘sonhador’ uma tarde estava na roça de algodão e em um momento de descanso viu que o vizinho estava recebendo uma encomenda de móveis novos. Para uma criança naquele tempo pelo menos era algo que raramente acontecia, mas Gilmar não se encantou somente com os móveis e sim com o trabalho que aqueles homens tinham. “Olhei fixamente para aqueles homens e disse pra mim, quero ser um entregador de móveis”, o trabalho daqueles homens por mais pesado e difícil que fosse ainda era mais leve que o de Gilmar, e parecia ser mais satisfatório também aos olhos do menino. Ali começou a trajetória de sonhos e realizações do menino que colhia algodão. Gilmar veio para a cidade, arrimo da família, precisava trabalhar para sustentar a mãe e os irmãos. Começou a trabalhar como servente de pedreiro trabalhou também em uma fábrica de adubos e depois foi trabalhar em um posto de gasolina. Mas o sonho de trabalhar com móveis ainda era latente dentro dele, e quando passava pela única

“a relação humana é primordial, a confiança e a atitude positiva são essenciais para o crescimento e sucesso de uma empresa.” loja de móveis da cidade pensava “ainda vou trabalhar aqui”. Em 1988 com apenas 16 anos então venho à grande chance de Gilmar de trabalhar na loja de Móveis Brasil. Começava a historia de Gilmar no ramo moveleiro, sendo ele o funcionário de número nove da empresa. Trabalhou por três anos nesta loja, que foi vendida. Com outro ‘patrão’ digamos assim Gilmar ganhou novas responsabilidades e mostrou que era capaz de fazer aquilo que se propunha. Dentro de 08 meses inaugurou a primeira filial, hoje são 47 lojas da Rede Mânica Móveis e Eletros. Mesmo com punho de ferro se mostrar sensível no momento em que é preciso. Gilmar diz que não conseguiria nada se não fosse a equipe que ele trabalha, que seus funcionários são fiéis escudeiros. E diz mais que “a relação humana é primordial, a confiança e a atitude positiva são essenciais para o crescimento e sucesso de uma empresa.” Todos os anos e realizado uma convenção com os funcionários com um dia de festa, para valorizar os funcionários, com sorteio de brindes, moto 0 km, bebida e comida para todos. A diferença esta no tratamento em que se da ao funcionário, optando por ter não funcionários mas sim uma equipe, ressaltou Gilmar.

Projeto Presente

Continuar trabalhando para o crescimento da loja, abrir mais 30 lojas Mânica ate 2012.

Projeto Futuro

Visa continuar crescendo no grupo, até 2012 é que mais 30 lojas da rede Mânica sejam abertas.

Uma frase

“Você pode tudo, você consegue tudo desde que você entregue tudo nas mãos de Deus”

Vida Pessoal

Casado com Jusssara Inês Forbari, tem um filho de oito anos que se chama João Victor Forbari de Souza. Católico da Renovação Carismática sempre foi sempre teve muita influência em grupos da igreja e não esquece que as amizades o ajudaram a construir uma parte da sua história, “eles acreditaram no meu potêncial e fizeram toda a diferença.”

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

49


[ MÚSICA ]

ETERNO HENDRIX: 40 anos sem o guitarrista Jimi Hendrix dispensa comentários, mas só de saber que o cantor voltou aos alto falantes no mundo todo, é algo a ser comemorado. Alguns podem dizer: “mas ele nunca deixou de ser ouvido!”. Realmente, eu nunca deixei de ouvi-lo, assim como apreciadores de rock clássico, ou fãs que jamais deixaram sua discografia de lado. TEXTO: REGIS L. CARDOSO

P

orém este ano marca 40 anos da morte do músico e seguindo a ordem ‘comemorativa’ da data, vale lembrar que estão previstos grandes lançamentos por aí. Isso inclui algumas coisas ‘inéditas’ pra apreciarmos, é o que oferece o novo álbum de Jimi Hendrix: “Valleys of Neptune” – lançado oficialmente em março. Lógico que nenhum colecionador inveterado se surpreendeu com as faixas, mas o álbum é válido, tem grande qualidade de gravação e é essencial pra uma nova geração de fãs. “Valleys...” é um apanhado de músicas nunca lançadas

oficialmente, além de ótimas covers que Hendrix fez pra “Bleeding Heart”, de Elmore James, e “Sunshine of Your Love”, do Cream. Também temos as clássicas do álbum “Are You Experienced” como “Fire”, “Red House” e “Stone Free”. O bom é que o ‘novo’ álbum vai além. Temos faixas inéditas! Conforme alguns amigos brincaram quando disse que ouvia algumas músicas nunca lançadas do músico: “ressuscitaram o cara?”. Mais ou menos isso, pois músicas como “Lullaby For The Summer”, “Crying Blue Rain” e “Ships Passing Throug The Night” – resgatam ‘aquelas’ imagens do mestre da guitarra, com sua Fender Stratocaster e sua insana vontade de quebrar tudo! E ele quebrava...

Pacote do Jimi Hendrix versão 2010 Quem cuida da obra do músico é sua irmã Janie Hendrix. Segundo o que ela anda divulgando por aí, este ano promete. Podemos esperar o chamado “Jimi Hendrix Catalog Project”, com relançamentos em CD e DVD dos álbuns “Are You Experienced?”, “Axis: Bold As Love”, “Electric Ladyland” e “First Rays of the New Rising Sun”. Além de um projeto cinematográfico. Outra coisa é que o game Rock Band lançará provavelmente pro final desse ano uma versão do Hendrix. O jogo já tem The Beatles e também Green Day. Tenho certeza que tem polêmica pela frente, pois pra tocar igual o Hendrix só no videogame mesmo. Regis L. Cardoso regis@autoestilomagazine.com.br

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

51


Fotos: alyssonborges@yahoo.com.br

HABITARE A mais nova e conceituada loja de moveis e decorações em Cascavel.. Onde você encontra as mais belas peças de moveis estilizadas e exclusivas criadas pela arquiteta e designer Helainy Rocha seus produtos que antes era encontrados somente em grandes centros do brasil e exterior hoje mais perto de você que tem bom gosto e quer produtos com estilo requinte e qualidade ... HABITARE CLASSIC HOME Av. Tancredo neves 870 Fone: 45 3037 5777 Centro - Cascavel - Paraná

opções em moveis para locações de eventos

Classic Home


PÓS-GRADUAÇÃO

2010 Para quem só tem olhos para o futuro.

24 anos de Excelência em Pós-Graduação

MBA em Administração Financeira, Contábil e Controladoria - Turma XIV MBA em Auditoria e Perícia Contábil - Turma II MBA em Gestão de Clínicas e Hospitais - Turma I MBA em Marketing, Propaganda e Vendas - Turma XVI MBA em Recursos Humanos - Turma XIII Direito Notarial e Registral - Turma I Direito Civil e Processual Civil - Turma X Direito e Processo do Trabalho - Turma V MBA em Gestão Tributária - Turma I MBA em Formação de Auditores e Peritos Ambientais - Turma II MBA em Jornalismo e Marketing Esportivo - Turma I MBA Executivo em Estratégias Empresariais - Turma XIII e Turma XIV Engenharia de Software com Ênfase em Teste de Software - Turma I MBA em Gestão Empresarial - Turma XIV MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio - Turma V Pós-Graduação em Administração de Empresas

Aulas em Cascavel/PR. Faça já a sua pré-inscrição:

www.univel.br - (45) 3036-3601/3036-3600


[ EVENTO ]  ExpoVendas

5ª EXPOVENDAS É SUCESSO ABSOLUTO Um excelente público. Os estandes lotados. Intensa movimentação de visitantes na tenda montada no estacionamento da Univel. LUCIANO NEVES / ASSESSORIA UNIVEL FOTOS: PEDRO FOTOGRAFIAS

E

xpositores, organizadores e acadêmicos satisfeitos com a realização de mais uma feira. Este foi o cenário visto na quinta edição da ExpoVendas. Se a temática deste ano aborda a criatividade, os expositores capricharam na decoração dos espaços para apresentar seus produtos e serviços e chamar a atenção de um público consumidor em potencial: os acadêmicos da Univel. Para o professor Lúcio Scheuer, um dos organizadores do evento, “a ExpoVendas movimenta toda a Univel e sempre é aguardada com muita expectativa. Este ano, a circulação de visitantes deve ser maior que nas edições anteriores, visto que houve um aumento no número de acadêmicos da Univel. Os expositores gostam da feira, pois o custo benefício é muito interessante. A ExpoVendas possibilita um contato direto com o público universitário, sempre atento às novidades e disposto a consumir. E para quem organiza a feira, é um espaço de prática de gestão”, conclui o professor. A vice-presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core), Terezinha Wolmann, esteve presente nas cinco edições da ExpoVendas. Ela relembrou da primeira edição da feira e fez uma previsão otimista para os próximos anos. “Ainda lembro da primeira ExpoVendas

com poucos expositores. Nem se compara com a dimensão que temos hoje. E foram os alunos que conseguiram isso. Eles é que fazem a diferença no mercado de trabalho. Estão aproveitando a oportunidade que a Univel lhes dá. Eu tenho muito orgulho de esta aqui e daqui há alguns anos, eu quero ver onde esta feira vai chegar”, avalia Terezinha. O diretor-presidente da Univel, Renato Silva também fez uma avaliação positiva da feira. “Parece que foi ontem que realizamos a primeira ExpoVendas. Eu espero que nas próximas edições precisemos buscar um espaço maior”, comenta.

Palestras magnas E também na noite de quarta-feira, 05, o público compareceu de forma intensa no auditório da Univel para prestigiar a abertura solene da feira que reuniu diretores, organizadores e coordenadores dos cursos de tecnologia da Univel e para prestigiar a palestra do professor Nerildo Bezerra, que falou do tema Automotivação e Sucesso em Vendas. Nas noites seguintes, na quinta, 06, e sextafeira, 07, o bom público se repetiu tanto na feira quanto nas palestras do professor Carlos Martins Delgado Neto, que falou sobre Gestão do Conhecimento, e Gilson Antônio Tedesco, que ministrou a última palestra da feira, intitulada Objetivo + Acreditar + Empreender = Sucesso. A 5ª ExpoVendas encerrou no sábado, 08, com um almoço de confraternização, realizado no CTG Estância Colorada.

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

55


[ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


www.rafaincentro.com.br

RAFAIN CENTRO HOTEL

Às quartasfeiras, por exemplo, tem churrasco à beira da piscina do hotel; as quintasfeiras são de comida mineira, com moda de viola

Tradição em gastronomia e no bem receber

Q

uando chega o frio, vem a pergunta: qual é o melhor prato para acompanhar os dias de temperatura baixa? Em Foz do Iguaçu, a dica é a tradicional feijoada do Restaurante Ritorna, do Hotel Rafain Centro, onde moradores da cidade e turistas encontram os melhores pratos da culinária regional e nacional.

A feijoada possui 12 tipos de carnes, separadas em panelas de ferro, saladas e massas, além de uma variedade de sobremesas. Tudo é feito com padrão de qualidade. Na entrada do restaurante o cliente pode provar caldinhos de feijão, torresmos, linguicinhas, cachaças aromáticas e coquetéis de frutas. Além da saborosa feijoada servida aos sábados, o restaurante tem variedade gastronômica em outros dias da semana — sempre num ambiente agradável, com

atendimento especial e boa música. “Às quartas-feiras, por exemplo, tem churrasco à beira da piscina do hotel; as quintas-feiras são de comida mineira, com moda de viola”, afirma o empresário Carlos Silva. O Hotel Rafain Centro possui outros ingredientes que garantem o reconhecimento na arte de bem receber. A sua infraestrutura conta com recepção num ambiente amplo, climatizado, internet wi-fi em toda a área interna, sala de TV, business center, fitness center, sala de jogos, sala de reuniões e loja de suvenires. Já a área de piscina para crianças e adultos tem como grande diferencial o bar aquavite e um delicioso churrasco servido nas noites de quarta-feira. Vale ressaltar que os banheiros da área externa são adaptados para portadores de necessidades especiais. Os 120 apartamentos apresentam sofisticada decoração, infra-estrutura e conforto. Todos são equipados com frigobar, telefone, TV a cabo, ar-condicionado split, camas box spring, fechadura eletrônica, cofre individual, secador de cabelo, internet wi-fi e armários embutidos. Os diferenciais dos apartamentos são o piso de madeira e carpete antialérgico e as capas de colchão e travesseiros constituídos por diversas camadas de espuma de primeira

qualidade. Eles possuem photon magnetos — em outras palavras, ímãs especiais com intensidade adequada para equilibrar a energia estática do corpo humano. O Hotel Rafain Centro dispõe ainda de agência de turismo para sua comodidade, espaço para eventos com capacidade para 50 pessoas, em formato de auditório, em ambiente climatizado e com cadeiras confortáveis. E para deixar os hóspedes tranqüilos, tem garagem e estacionamento para carros e ônibus com total segurança. Seu endereço é na Rua Marechal Deodoro, 984, esquina com a Rua Quintino Bocaiúva. A localização é privilegiada, a poucas quadras do centro comercial de Foz e das principais avenidas com ligação ao corredor turístico da cidade. Ou seja, em poucos minutos o hóspede tem acesso ao Pizza Hut, Mac Donald’s, bares, restaurantes, lojas e bancos.

Telefones: 0800 45 1213 (45) 3521-3500

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

59


[ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


[ SAÚDE ]

CONHEÇA MAIS SOBRE O “Teste da Orelhinha” Teste da Orelhinha, ou Exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, é o método mais moderno para o diagnóstico de problemas de surdez nos recém-nascidos. VÂNIA BERTICELLI BASSO - Fonoaudióloga

O

exame é feito no próprio berçário, com o bebê quieto ou dormindo, de preferência após 48 horas de vida, antes da alta da Maternidade ou nos primeiros dias de vida. A duração é de 5 a 10 minutos e não apresenta contra-indicação. O teste da orelhinha pode garantir que seu filho ouve sua voz, que ele não está só, no silêncio, que os sons fazem parte de sua vida, possibilitando contatos e conhecimentos. Você aprendeu a falar ouvindo! As primeiras palavras da criança são precedidas de pelo menos 12 meses de experiências com sons.

Pesquisas comprovam que a detecção de alterações auditivas e a intervenção iniciada até os 6 meses de idade, garantem, à criança Deficiente Auditiva, o desenvolvimento da compreensão e expressão da linguagem, bem como seu desenvolvimento social, comparáveis ao da criança ouvinte, da mesma faixa etária. Todos os bebês devem fazer o exame, porque a incidência da surdez congênita é bastante alta quando comparada com outras doenças para as quais são realizados testes de Triagem Neonatal. Fenilcetonúrica (teste do pezinho) Hipotireoidismo Anemia Falciforme 2 Surdez (em bebês normais) 10 a 30 Surdez (em bebês de UTI Neonatal)

O exame deve ser realizado nos primeiros dias de vida, porque, se for detectada alguma alteração no Teste da Orelhinha, essa criança deverá ser encaminha para outros exames complementares, sendo recomendado que estejam concluídos até os 3 meses de idade. Confirmada a Perda Auditiva, recomenda-se iniciar a adaptação de Aparelho de Amplificação Individual (AASI) ou Implante Coclear e terapia Fonoaudiológica, no máximo até os 6 meses de vida, por serem decisivos no desenvolvimento auditivo da criança.

1 em 10.000 2,5 em 10.000 em 10.000 em cada 10.000 20 a 60 em cada 10.000 recém-nascidos. maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

61


drInK´s eXotICos espeCIaIs Barmem Dulcinei

DRINKS COQUETÉIS APERITIVOS PARA SEU EVENTO CASAMENTOS FORMATURAS DESPEDIDAS DE SOLTEIRO FESTAS EM GERAL Rua Ivam Cerpa, 994 Coutry Club Cascavel - Pr Atendemos Região Fone: 45 9944-1413 dulcinei_barmem@hotmail.com


[ ANIVERSÁRIO ]  Unimed Cascavel

A UNIMED DE CASCAVEL COMPLETA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA. TEXTO: ANGELA DOS ANJOS FOTOS: CADINI

O

começo da trajetória da Unimed de Cascavel, na região oeste do Paraná, é marcado pela estrutura cooperativista aliada à medicina, tendo como meta fortalecer a classe médica local. A empreitada é bem recebida por 124 profissionais do setor presentes, no dia 30 de janeiro de 1989, na assembléia de constituição da Singular, para assinatura de sua ata de fundação. No dia 16 de abril foi comemorada em grande estilo a festa de 21 anos da cooperativa. A comemoração foi na sede social da Coopavel, um jantar baile para os presentes, entre eles os cooperados, colaboradores e parceiros da instituição. Atualmente, a Unimed possui 138 colaboradores e é a quarta Singular do Paraná em número de clientes, ao todo são mais de 53 mil, espalhados por 24 municípios e atendidos por 426 médicos cooperados. Além disso, ela mantém uma rede credenciada com 23 hospitais, 28 laboratórios e 110 clínicas.

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

63


GRテ:ICA TUICIAL


EVANDRO - TUICIAL


Fones (45) 3223-5141 / 3038-5877 | Rua Manaus, 410 - Country - Cascavel - PR www.labelleflores.com.br | labelle@labelleflores.com.br


[ DIREITO ]

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? Uma das grandes dúvidas do consumidor quando compra um produto defeituoso ou quando o serviço contratado não é de qualidade é encontrar o responsável para indenizar os danos sofridos. DANIELY ZAMPRONIO DE ALBUQUERQUE

O

Código de Defesa no caso em que por um defeito de do Consumidor fabricação o produto possa lesionar o prevê dois tipos de consumidor. responsabilidade, a por Já a responsabilidade por vício são fato e a por vício do os defeitos relacionados exclusivamente produto e do serviço. à qualidade ou quantidade que tornem Diferenciar os tipos de responsabilidade os produtos ou serviços impróprios é de suma ao consumo. Não atingem a importância para segurança do consumidor. O que o consumidor defeito esta unicamente no saiba quem são os produto ou no serviço, seu responsáveis para uso não causará dano a saúde indenizar os danos do consumidor. O produto O Código de sofridos. não funciona como deveria, Defesa do A ou o serviço não atende as responsabilidade por Consumidor expectativas esperadas. fato são os defeitos O Código de Defesa atribui a do produto ou do do Consumidor atribui responsabilidade serviço que atingem a responsabilidade para a segurança do para indenizar os indenizar os defeitos por consumidor. O defeito fato ao fabricante, produtor, defeitos por fato vai além do produto, construtor, importador ao fabricante, atinge a pessoa do independente da existência consumidor, a sua de culpa. O consumidor produtor, integridade física. O não necessita provar que o uso do produto ou do construtor, produto possui defeito, basta serviço defeituoso apenas demonstrar que foi importador causa um acidente. com o seu uso que ocasionou independente Como por exemplo, o dano. O produto ou serviço

esta “originalmente” defeituoso, ou seja, oferece riscos a segurança do consumidor. É esse defeito o gerador do evento danoso, do “acidente de consumo”. Cabe salientar que o comerciante a princípio não responde diretamente pelos defeitos por fato, ou seja, o consumidor terá que procurar primeiramente o fabricante, o produtor, o construtor ou o importador. Não encontrado estes, aí sim o comerciante. Já na responsabilidade por vício, o comerciante também é responsabilizado de forma direta. Ou seja, o consumidor poderá exigir do comerciante que repare os danos sofridos. Também não há a necessidade de comprovação da culpa, de acordo é claro com o estabelecido no Código de Defesa do Consumidor. A diferença é que na responsabilidade por fato, o comerciante a princípio é excluído, ou seja, não tem a obrigação de indenizar. Cabendo ao fabricante, produtor, construtor e importador tal obrigação. Na responsabilidade por vício o comerciante também se torna responsável diretamente. É importante que, para não sofrer maiores prejuízos, o consumidor fique atento à qualidade do produto adquirido e do serviço contratado. E nos primeiros sinais de defeito, procure o Órgão de Proteção à Defesa do Consumidor ou ainda a um advogado especializado para maiores informações. Advogada OAB/PR 53.923 danielyzla@gmail.com

da existência de culpa.

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

69


[ EVENTO ]  Festa das Nações

34º FESTA DAS NAÇÕES DE GUAÍRA A Festa das Nações este ano contou com os sete pavilhões,(Brasileiro,Paraguaio, Árabe, Português, Italiano, Alemão e Japonês) cada um representando um país com sua culinária e tradição.. A arrecadação foi destinada para as entidades assistenciais do município. LUCIANO IKCASSATI DE JESUS

N

o ultimo dia 30 de abril o Centro Náutico Marinas mais uma vez reviveu a emoção da Festa das Nações a abertura da maior festa filantrópica do Paraná foi um sucesso contou com a presença da dupla sertaneja Fred e Inácio e um grandioso show pirotécnico . Autoridades políticas também marcaram presença como o Deputado Estadual Elio Rush , Elton Welter, Osmar Serraglio, além do apresentador Canário, da Rede Massa (SBT). Na sexta-feira, o palco principal recebeu Amado Batista, cantor de renome nacional que se mostrou bem receptivo com os fãs guairenses. No Sábado foi a vez da dupla Jeann e Julio se apresentar na festa a dupla considerada está sendo considerada uma das revelações setanejo universitária. No ultimo dia Domingo além do grandioso Bingo a Cantora evangélica Mara

Lima , encerrou as atrações artísticas com chave de Ouro. A representante da Barraca Italiana, Mariana Sandrin, foi eleita na noite a Rainha da Festa . A Festa das Nações este ano contou com sete pavilhões, (Brasileiro,Paraguaio, Árabe, Português, Italiano, Alemão e Japonês) cada um representando um país com sua culinária e tradição.. A arrecadação foi destinada para as entidades assistênciais do município.

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

73


COQUETEL

[ COLUNISTA ]  Mara Livi Coquetel de lançamento da edição N˚ 05 da AUTO ESTILO MAGAZINE no N. SHOW EVENTOS dia 17.03.2010. Apresentação da banda Evandro Acústico , DJ Udsom Cadila, desfile de moda Evidence Modas e acessórios Explendore. Capa Dra. Jaqueline Rorig de Azevedo.

74 [ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


 maralivi@autoestilomagazine.com.br

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

75


hatsumi@autoestilomagazine.com.br

FOZ DO IGUAÇU - PR

[ COLUNISTA ]  Hatsumi Murakami 01 Noreli Zantut e Mara Lângaro 02 Adilson Moreno, Talita Del Moro 03 Márcia Fidélis, Eliana Castella, a aniversariante, a jornalista e colunista social Katya Santos e Jânia 04 Lucimara Parisi e Alexandre Viturino 05 Murilo Albani (Catarina) e Juliana Albani 06 Selmar José Basso e Vânia Berticelli Basso

07 Laura Ramos 08 Maria Paz 09 Silvana Rojas, Carmen Russo

1

2

3

5 4

6 7

8

9 76 [ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


[ COLUNISTA ]  Fabricio Chianello

2

4

3

RIO DE JANEIRO - RJ

1

6

5 01 02 03 04

7

Cláudia Mauro Elizabeth Savalla Edwin Louise Hatsumi Murakami, Alessandra Schweig, Josiane Rech, Bárbara Fraga, Veridiana Horn 05 Neida Benitez e Gilberto Orella 06 Nelson Freitas 07 Suzana Pires e Marcos Pasquin

maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

77


[ COLUNISTA ]  keiladelima@autoestilomagazine.com.br

Keila D’Lima fotografia

Modelo: Luiz Henrique Machado Foto: Keila D`Lima | Designer Grafico: Angela Bohrer | Make: Lequip

WWW.FOTOGRAFIASKEILALIMA.COM.BR RUA PARANÁ, 3035 • 7 ANDAR - CJ. 71/72 FONE 45 3223 0613 • 9973 5534 CEP 85808 010 • CASCAVEL • PARANÁ ATENDIMENTO DAS 14 AS 18H maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

79


PALOTINA - PR

[ COLUNISTA ]  Celso Becker

01 02 03 04 05 06

Empresário Beto Dondoni e esposa Nadia Ronaldo Ioris, gerente do Sicredi de Palotina e esposa Serli Bier e filho Murilo Marcelo Vendrame e esposa Mércio Paludo, diretor da Uespar e esposa Valmor Borin e esposa

1

2

3

4

5

6

80 [ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010


   celsobecker@autoestilomagazine.com.br

07 08 09 10 11 12

7

Augustinho Fossa e esposa Leonel Stefanelo e esposa Renati Sergei Sendko e esposa Judite Talvani Michelin e Cleo Redivo Neri Leonhardt e esposa Ivanir Dotta e esposo Carlos Eduardo

8

9

10

11

12 maio/junho 2010 [ www.autoestilomagazine.com.br ]

81


www.autoestilomagazine.com.br

um ano de auto estilo !

AUTO ESTILO MAGAZINE | + 55 45 3038.9062 - 9141.4415 RUA MACHADO DE ASSIS, 655 - REGIテグ DO LAGO CEP 85812-820 - CASCAVEL - PR contato@autoestilomagazine.com.br

Anuncie, assine, TENHA!


MODELO: SIMONE MORAES ARAUJO | VESTE: EVIDENCE | CABELO: GERSON POLIDORO | MAKE: NEUSA POLIDORO | LOCACテグ: D ANGELIS MEGA STORE | FOTO: ( Jhustyn )


Auto Estilo Magazine 6ª Edição  

R$ 8,90 [ www.autoestilomagazine.com.br ] maio/junho 2010 Mais uma vez, a Casa Real espanhola mostrou seu respaldo ao projeto Conama (Congre...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you