Issuu on Google+

Conheça os docentes da Chapa 2! Da esquerda para a direita, em cima: Rafael Vieira Teixeira (CCJE), Renata Moreira (CCJE), Edson Cardoso (aposentado), Aureo Banhos (CCA). Em baixo, André Michelato (CCHN), Odilea Dessaune (aposentada), Sandra Della Fonte (CEFD), Ana Cláudia Campos (CCJE) e Cenira Andrade (CCJE).

Chapa 2 propõe autonomia e compromisso para renovar a Adufes

A

Chapa 2 – Adufes forte pela base! – quer renovar as práticas sindicais da Adufes-Seção Sindical aproximando os professores dos espaços de construção política do sindicato. Chega de imobilismo! O movimento sindical precisa ser dinâmico e ter a cara dos docentes da UFES. A gestão da Adufes precisa ser coletivizada e pensada em fóruns permanentes de discussão nos Centros e Departamentos. A Universidade precisa ser entendida como uma pluralidade criativa. É a partir do entendimento dessa pluralidade e da criação de espaços para que ela se manifeste, que vamos aproximar a Adufes dos docentes, fortalecendo nosso sindicato.

O Conselho de Representantes vai protagonizar a nova gestão da Adufes. Os conselheiros vão atuar continuamente para aproximar as demandas internas dos Centros à gestão e aos professores. A Adufes tem que conversar continuamente com os movimentos sociais para produzir resistência, em confluência com a movimento docente. A luta por novos projetos e novos modelos sociais deve partir também da universidade e o sindicato tem papel central na construção desses espaços. Nossa chapa reúne docentes que atuam político e pedagogicamente em defesa da universidade pública, em favor do tripé ensino, pesquisa e extensão. São professores e cidadãos que com-

batem organicamente as intervenções político-econômicas que deterioram a carreira, o trabalho e a universidade. Assumimos o compromisso de combater de forma crítica e resistente a lógica produtivista que vem exaurindo nossa saúde e dessubstanciando a pesquisa e suas aplicações sociais, afirma a Chapa 2. É a partir desse eixo propositivo que a Chapa 2 convida os professores da UFES a formar um coletivo em prol da construção política efetiva no âmbito do ANDES Sindicato Nacional e da CSPConlutas. É pela autonomia institucional, pela pluralidade de visões e pela resistência contínua que convidamos você para participar do nosso projeto!

Movimento! Mais participação! A Adufes está alheia à realidade dos docentes e dos processos sociais que culminaram na efervescência popular dos últimos meses. A greve de 2012 mostrou que o atual modelo de movimento sindical está farto de líderes imóveis e centralizadores.

Nosso compromisso é com a dinâmica criativa e participativa. Reivindicamos autonomia, participação e transparência. Um novo sindicato. No próximo dia 28, vote Chapa 2 - Adufes forte pela base!


“Para mim, a Adufes deve lutar constantemente pela carreira docente. O sindicato só vai ter condições de fazer isso quando a multiplicidade de professores for incluída nas discussões do sindicato, para a construção de uma universidade pública e socialmente referenciada.” Renata Couto Moreira (1ª Tesoureira) - Dep. de Economia (CCJE)

“Estou feliz por participar deste projeto, pois compomos um grupo diverso em gênero, etnia e área de atuação. Vamos usar essa diversidade para mudar a cara da representação política docente da UFES, agregando novas vozes e novas práticas.” Ana Cláudia B. Campos Wenceslau (4ª Suplente) - Dep. de Biblioteconomia (CCJE)

Chapa 2 Autonomia, transparência e integração com os docentes A Chapa 2 – Adufes forte pela base – propõe um novo modelo de sindicalismo para a Adufes. Focada na construção direta com a base e no diálogo irrestrito com o Conselho de Representantes, vamos garantir a autonomia intransigente do sindicato em relação à gestão da Ufes. Através desse tripé, vamos ampliar nossa atuação, fortalecer a luta do Andes-SN por salário e melhores condições de trabalho. Propomos uma gestão efetiva e focada nas transformações sociais e políticas que a universidade deve protagonizar. Só com a sua participação poderemos revigorar a Adufes e coletivizar suas ações. Conheça nossos candidatos!

“A Chapa 2 reúne professores que atuam na luta docente, além de professores que ingressaram recentemente na UFES e acreditam em um novo movimento sindical. Acredito que a luta por educação de qualidade passa por toda sociedade.” André Michelato Ghizelini (Tesoureiro Geral) - Dep. de Ciência Sociais (CCHN)

“Compor a Chapa 2 é acreditar na real possibilidade de promover um sindicato mais interativo e mais antenado às demandas oriundas da base. Estar na luta junto com os professores e professoras que compõem a Adufes forte pela base é a certeza de uma direção diferenciada para a Adufes.” Cenira Andrade de Oliveira (Secretária Geral) - Dep. de Serviço Social (CCJE)

“A Adufes é um sindicato diferente: luta por salário e carreira, mas luta também pela qualidade do trabalho docente no ensino, pesquisa e extensão. Acredito na Chapa 2 pela renovação, pela experiência e por uma vontade explícita de fazer do sindicato uma entidade atuante e próxima dos professores em exercício e dos aposentados.” Edson Pereira Cardoso (Presidente) - aposentado no CT e Ex-presidente da Adufes

“A Adufes precisa estar próxima do dia a dia dos docentes, conhecer suas necessidades e discutir questões de relevância para a sociedade. Para isso, queremos organizar pela base a categoria, e lutar no âmbito do Andes-SN por melhores condições de trabalho e de vida para todos e todas.” Rafael Vieira Teixeira (Vice-presidente) - Dep. de Serviço Social (CCJE)

“Estou na Adufes forte pela base porque acredito que formamos um grupo que pode realizar novas ações no sindicato, construindo juntos e lutando combativamente pelas reivindicações da categoria, pela universidade publica, gratuita e de qualidade.” Odiléa Dessaune de Almeida (1ª Suplente) - aposentada e extensionista do NEJA/CE

“A Adufes precisa descentralizar a seção sindical para permitir maior participação dos professores dos campi do interior e exigir mecanismos democráticos de decisão na Ufes, que incluam a participação do sindicato.” Aureo Banhos dos Santos (2º Suplente) - Dep. de Biologia (CCA)

“Construo a Adufes forte pela base porque ela consegue aglutinar experiência e vitalidade, criticidade e alegria, compromisso e diálogo permanentes. Política e paixão para construir a universidade pública. A Adufes precisa disso tudo!” Sandra Della Fonte (1ª Secretária) - Dep. de Educação Física (CEFD)

“A Adufes tem que ser um sindicato de verdade! Suas principais lutas devem ser pelos direitos dos docentes, a defesa da edução e de uma sociedade mais justas. Nossa chapa representa a oxigenação no movimento sindical da UFES. Venha com a gente! Raphael Góes Furtado (3º Suplente) - Dep. de Ciências Matemáticas Naturais, (CEUNES)


“A Adufes terá um bom desempenho quando houver compromisso com todos os docentes. Este compromisso está representado pela postura ética e participação ativa dos componentes da Adufes forte pela base. Vamos votar, precisamos fazer a nossa parte!” Jussara Faria Fardin - Dep. de Engenharia Elétrica (CT)

“Nunca me senti parte da Adufes, apenas mais uma docente que contribuía mensalmente. Mas, como membro do sindicato, acredito na mudança. Vamos mudar a Adufes através do diálogo setorizado em pequenas assembleias e da coparticipação da comunidade acadêmica. Venha construir conosco uma gestão diferente.” Adriana Madeira Alvares da Silva Conforti - Dep. de Biologia (CCA)

“A Chapa 2 representa o melhor da militância universitária e se propõe a construir um sindicato sintonizado com as demandas da categoria. Prezamos pela independência em relação à gestão da UFES e colocamos a pauta local da categoria entre as reivindicações de primeiro plano na luta por condições dignas de trabalho.” Helder Gomes - Dep. de Economia (CCJE)

“A Adufes forte pela base representa a possibilidade de voltarmos a nos mobilizar em nível local e nacional por uma agenda política que priorize, dentre outras pautas, a autonomia do sindicato, em defesa da valorização do trabalho docente e a invenção de estratégias contrárias a sua precarização.” Edna Castro de Oliveira - Dep. de Educação e Política Social (CE)

“É com grande prazer que aceitei participar da chapa encabeçada pelo professor Edson Cardoso. A equipe agregada na Chapa 2 trará de volta ao sindicato a discussão do cotidiano dos docentes e fará uma gestão mais próxima de todos. Por isso, conclamo a todos os professores a votar na Adufes forte pela base.” Antônio Carlos Amador Gil (Tom Gil) - Dep. de História (CCHN)

“Sou candidata da Chapa 2 porque acredito que a Adufes precisa ampliar a articulação com outros sindicatos e movimentos sociais e seja independente em relação à gestão da UFES. O sindicato precisa combater o projeto de universidade em vigor e lutar a serviço dos interesses das maiorias exploradas.” Ana Targina Rodrigues Ferraz - Dep. de Serviço Social (CCJE)

“Para uma UFES mais democrática e produtiva, temos que ter uma Adufes forte e atuante. Apóio a Adufes forte pela base porque o grupo que a compõe, pautado nos princípios da transparência e da autonomia, tem toda capacidade para implementar suas propostas, fortalecendo sindicato e professores.” Francisco Estevão Cota - Dep. de Egenharia de Produção (CT)

“Ao longo dos anos, a Adufes sempre esteve ao lado dos professores defendendo a dignidade na carreira docente. Os componentes da Adufes forte pela base têm uma biografia de lutas em favor da universidade pública, democrática e com forte inserção social.” José Geraldo Mill - Dep. de Ciências Fisiológicas (CCS)

CONSELHO representantes vão oxigenar participação da base É através do Conselho de Representantes que a Chapa 2 – Adufes forte pela base – espera ampliar e oxigenar a participação dos docentes na formulação de ações do sindicato. Com a eleição de candidatos da Chapa 2 ao Conselho vamos garantir um sindicato mais plural e participativo! Nossos conselheiros experimentaram as transformações no ensino superior brasileiro nos últimos dos 20 anos e estão preparados para enriquecer nossas políticas e ações, além de garantir a participação de mais professores em espaços de discussão. Novos pontos de vista são essenciais para a Adufes forte pela base!

“O apoio à Chapa 2 deve-se ao respeito que tenho pelo trabalho do Edson na UFES. Em função desse argumento, considero que sua gestão pode trazer mudanças importantes para os professores da Universidade e para o movimento docente.” Maria Elizabeth Barros (Beth Barros) - Dep. de Psicologia (CCHN)

“Eu apóio a Adufes forte pela base porque ela congrega as melhores propostas e candidatos para conduzir o sindicato. Os professores que a compõem têm ampla inserção na política acadêmica e foram determinantes no Comando de Greve da Adufes, no ano passado.” Luiz Alexandre Oxley da Rocha - Dep. de Ginástica (CEFD)


Nosso compromisso com a docência e com a sociedade Caro colega professor, Somos uma equipe de novos e antigos docentes, atuantes na Ufes e nos movimentos sociais, que apostam numa Adufes forte, combativa e mais próxima da Universidade. Nossas propostas foram pensadas a partir de apontamentos feitos pela comunidade acadêmica nos últimos dois anos. Com a experiência dos erros e vitórias do movi-

 Lutas majoritárias: salário, carreira e con-

dições de trabalho. Fortalecer o Andes-SN, única entidade sindical de representação dos docentes. Pauta local: formular uma pauta local de reivindicações que expresse as demandas dos professores da Ufes, por meios de fóruns participativos e transparentes. 

Descentralização: alterar o regimento da Adufes para garantir autonomia e participação dos docentes de Alegre e de São Mateus nos fóruns de decisão do sindicato. Criar secretarias locais da Adufes nesses campi, a fim de descentralizar o serviços prestados pelo sindicato, como plano de saúde, telefonia, assessoria jurídica etc. 

Assistência e serviços: contratar pessoal especializado para gestão da Unimed, serviços de telefonia e incrementação da assessoria jurídica. Trabalhar com maior rigor e transparência na gestão de convênios. Pressionar a administração da UFES para que a assistência prestada aos servidores do Campus Goiabeiras, como a Criarte, seja estendida aos demais campi. 

EXPEDIENTE

 Aposentados e pensionistas: luta intransigente pela paridade salarial entre docentes em atividade e aposentados. Criar espaços e polí-

mento sindical e a convicção de que podemos acertar mais, se fizermos diferente. Firmamos esse compromisso com você e lhe convidamos para compor este projeto conosco. Sua participação é imprescindível. Com ela vamos tornar a Adufes atuante política e academicamente, mas também autônoma, democrática e transparente. Entendemos que só um projeto coletivo de movimento sindical,

conectado com a pluralidade de servidores, estudantes e sociedade, poderemos alavancar nossas lutas. As eleições para a direção e para o Conselho de Representantes acontecerão na quinta-feira, 28 de novembro. Contamos com você para tornar este projeto possível. Acompanhe nossas páginas (adufesfortepelabase.wordpress. com e fb.com/fortepelabaseadufes).

ticas de integração para aposentados a fim de ampliar a participação dessa parcela de sindicalizados na Adufes, na Andes-SN e na UFES. Lutar por isonomia de tratamento para aposentados na administração da Universidade.

 Autonomia sindical: autonomia política intransigente da Adufes em relação à administração da UFES.

Conselho de Representantes: mobilizar permanentemente o CR para ampliar os espaços de discussão e elaboração das ações da Adufes, coletivizando a gestão por meio da participação da base. 

 Grupos de Trabalho: garantir e ampliar o funcionamento dos GT propostos pelo Andes-SN e criar novos, a partir do estabelecimento da pauta local.

Movimentos sociais: ampliar a rede de colaboração com movimento sociais urbanos e campesinos, além das entidades de representação da UFES, como o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Sintufes. Fortalecer a atuação do Andes-SN na organização da Central Sindical Popular. 

Vote na Chapa 2!

Comunicação: aperfeiçoar as ferramentas da imprensa, principalmente as digitas. Nosso objetivo é garantir a participação da comunidade acadêmica na construção da pauta do site e do Jornal, assim como das lutas da Adufes. 

Arte e Política: investir na ampliação dos espaços culturais e artísticos da UFES e apoiar a ações existentes no âmbito discente e administrativo. O Sindicato vai fomentar e participar de discussões de gênero, mobilidade urbana, drogas, direitos humanos e a luta pela criação da universidade estadual. 

 Filiações: realizar de campanhas de filiação para agregar mais professores à base do sindicato.

 Saúde: desenvolver ações voltadas à saúde do trabalhador e incentivar pesquisas que investiguem esse tema.  Planejamento coletivo: realizar planejamento

da gestão com a participação dos docentes, em espaços de discussão democráticos e coletivos. O objetivo da proposta é estabelecer metas de curto e longo prazo, e de formas de ação para o bom desempenho da gestão.

Informativo da Chapa 2 - Adufes forte pela base. Eleição para Direção e Conselho de Representantes da Associação dos Docentes da UFES (Adufes) - Gestão 2013-2015. Jornalista responsável: Haroldo Lima MTB 2886/10 ES. Fotos: Fábio Vicentini, Arquivo Pessoal, Comunicação Sintufes e Comunicação Adufes. Arte: Magno Calderón. Diagramação: Secretaria de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários ES. Tiragem: 5.000 exemplares. Impressão: Gráfica Ita. Conheça nossas páginas na internet: http://adufesfortepelabase.wordpress.com e http://fb.com/fortepelabaseadufes. End. eletrônico: adufesfortepelabase@gmail.com.


Jornal adufes forte pela base! novembro 2013