Page 18

18 ○

A UNIÃO

Palco ○

João Pessoa > Paraíba > TERÇA-FEIRA, 30 de agosto de 2011

caromero@globo.com

A consciência tranquila Esperar é confiar no futuro e o futuro é incerto. Quem confia no presente, não espera, age. Nada, portanto, de um esperar vazio. Quando você espera, você para. Não fique aguardando que as coisas aconteçam. Diz o ditado que quem espera sempre alcança. Depende. Há a espera passiva e a espera dinâmica. Horrível aguardar de braços cruzados. Vá à luta! Aprenda com a Natureza. Ela nos ensina que tudo evolui, que tudo caminha para frente, que nada estaciona, nem involui. Veja o mar. As ondas nunca param. E quando se desmancham, se transformando em espumas, e outra onda surge por trás dela. A vida é isso: nada fica esperando, nada fica de braços cruzados. E o bebê que entra no ventre materno para, um dia, dele sair. Tudo muda, tudo se transforma, tudo evolui. Os rios todos os dias misturam suas águas doces com as águas salgadas do mar. E depois saem como entraram. Eis uma imagem da vida. E que dizer desta semente que, um dia, se transformará numa frondosa árvore. Uma castanhola ou uma gameleira por exemplo. No entanto, nada de esperar com a semente na mão. Joga-a na terra, que ela, graças ao sol e ao adubo, vai trabalhar sozinha até se transformar numa grande árvore. Trabalhar sozinha, veja bem. Nada de esperar pelos outros. Basta dar-lhe água, luz e húmus, e o resto ela fará. Assim é o homem. Nada, portanto, de braços cruzados, nada de esperar, passivamente. Ocupe sempre o seu tempo. O tempo é como o solo, disse um pensador espiritualista. Se você nada planta nele, nada colherá. Essa, a lei da vida. O tempo está passando e você esperando, de braços cruzados. Nada de aproveitá-lo. Inculto, não cultivado, o solo não produz. E chegará, um dia, em que você será intimado a prestar conta do tempo que ficou vazio. Lembre-se que você é livre em semear, mas obrigado a colher. É a grande advertência da vida. Somos livres, sim, mas inteiramente responsáveis. Dir-se-ia que a responsabilidade é o freio da liberdade. Portanto, não espere em vão. Aja. Tudo passa tão rápido. Não pare, porque nada está parado. Veja o seu corpo, essa admirável e silenciosa oficina. Aí ninguém descansa. O coração pulsa a todo instante, os pulmões a mesma coisa. Até dormindo, os pulmões e o coração trabalham. O sangue também não cessa o seu trabalho de circular alimentando as células. Existem a espera passiva e a espera dinâmica. Nada de braços cruzados diante do tempo que pede serviço. Afinal o que vamos colher se nada plantamos nele? E sabe qual é o prêmio da boa plantação no solo do tempo? A consciência tranquila.

Horóscopo

l Nova > 01/AGO 21:22

l Cheia > 15/AGO 20:12

Crescente > 09/AGO l Ming. > 23/AGO 02:10 11:48 ○

Áries (21/03 a 20/04)

Libra (21/09 a 20/10)

● Semana começa sob influxo da Lua nova, dia de se recolher para captar as vibrações de Virgem, o signo que purifica a sua saúde, dando a você a orientação de como se portar e cuidar, para viver de um modo mais saudável e correto.

● Os librianos chegam hoje à data mais sensível de todo o período de revisão do presente a que chamam inferno astral. Trata-se de um dia para se resguardar, meditar, descansar, no mínimo dormir.

Touro (21/04 a 20/05) ● Para os taurinos, dia mágico de concentração de poder na área da criatividade, com a lunação em outro signo de elemento terra, como você pratico e racional.

Gêmeos (21/05 a 20/06)

Escorpião (21/10 a 20/11) ● Olhe para fora, abra a janela, dê um giro por ai; semana começa sob a vibração promissora de uma lunação em Virgem, que aciona interesses coletivos e chama voe a participar da construção de um mundo mais limpo.

Sagitário (21/11 a 20/12)

● Foco principal das próximas semanas será a busca de raízes, o resgate do passado, com seus valores, vivencias e acontecimentos importantes. Segurança é o tema, e discriminar quem é quem e o que é o quê na bagunça da vida é a sua meta.

● Foco na profissão, mas não só: o privilegio de hoje é usar a mente e a razão em uma freqüência única para captar as orientação certas que permitirão a você ajustar e refinar sua voz de comando.

Câncer (21/06 a 20/07)

Capricórnio (21/12 a 20/01)

● Nervoso, o clima pede calma externa para você ouvir o barulhos dos pensamentos e das sensações em pura fusão e futura alquimia, modelando novos achados e interpretações com que lidar com o mundo real.

● Um mundo de crenças uteis, de ideais exeqüíveis, de filosofias em que natureza e cultura se fundem, a organicidade como meta - eis o tema de Virgem para você meditar, refletir e dar um novo sentido a seu presente.

Leão (21/07 a 20/08) ● O ouro que você procura depende de saber misturar muito bem ingredientes precisos, com rigor e comedimento. Sol e Lua em Virgem inauguram ciclo hoje que vai ajudar você a dispor melhor de seus talentos e dons.

Virgem (21/08 a 20/09) ● Comemore o encontro anual do Sol e da Lua em seu signo! Um dia especial, carregado de simbolismo e de promessas. Vale um ritual, algo que tenha natureza, pureza, humildade.

Projeto volta com Choro das 3 Fotos: Cristina Meyer

Grupo paulista apresenta o show Meu Brasil Brasileiro, no dia 3 de setembro

U

m show cheio de graça e talento vai animar a primeira edição deste semestre do projeto Sabadinho Bom, que retorna no dia 3 de setembro, na Praça Rio Branco, Centro, em João Pessoa. A apresentação fica por conta do grupo Choro das 3, das irmãs Corina, Lia e Elisa, que representam hoje o que há de mais novo no cenário da música instrumental brasileira com dedicação ao resgate e popularização do choro. As "meninas do choro", como são conhecidas informalmente e nas rodas de chorões, lançaram o primeiro CD em 2008, Meu Brasil Brasileiro, pela gravadora Som Livre. O álbum é um verdadeiro passeio musical que reúne clássicos populares, como 'Carinhoso', 'Saudades de Matão', 'Tico-tico no Fubá' e 'Aquarela do Brasil'. O próximo CD já está em fase de elaboração e deve ser lançado em breve, com a promessa de ser um presente para os fãs e ouvintes da boa música. "Para nós é uma grande honra participar do Sabadinho Bom, uma iniciativa da Fundação Cultural de João Pessoa que ajuda a democratizar o acesso à

O grupo formado por três irmãs abre a temporada de shows na Praça Rio Branco com clássicos populares música brasileira. O projeto é uma referência cultural que precisa ser cada vez mais valorizada", disse a flautista Corina. "Além disso, para o Choro das 3 é a oportunidade de mostrar nosso choro paulista e ao mesmo tempo homenagear alguns dos grandes nomes da música do Nordeste", completa. Em João Pessoa, além do repertório do CD Meu Brasil Brasileiro, as "meninas do choro" apresentam também composições

como 'Homenagem à Velha Guarda', de Sivuca; 'Assim Mesmo', de Luiz Americano; 'Arranca Toco', de Meira; e 'Bordões ao Luar', de Tia Amélia. O sucesso do primeiro CD, aplaudido em todo Brasil, garantiu às meninas do choro o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de Melhor Grupo de Música Popular. A conquista é um reconhecimento muito importante, pois o Choro das 3 foi o primeiro grupo de música

instrumental a receber este prêmio que destaca os talentos da cultura brasileira.

# SERVIÇO >Projeto: SabadinhoBom > Atração: Choro das 3 > Data: 3 de setembro, às 12h30 > Local: Praça Rio Branco, em João Pessoa > Realização: Funjope

Os Ideais da Comédia em Areia

Foto:s Divulgação

com sarcasmo e bom humor. Os quatro integrantes se revezam no palco com piadas sobre o cotidiano. Os comediantes, além da "comédia em pé", também interagem com o público, realizando jogos de improvisação. Revelação do stand up comedy pernambucano, o grupo promove apresentação repleta de brincadeiras com a plateia, tudo na maior descontração. A secretária de Cultura de Areia, Janaína Azevedo, garante que o público "vai se dobrar de tanto rir com as piadas sobre o cotidiano e as sacadas dos comediantes".

Pernambucanos interagem com o público em jogos de improvisação

# Roteiro de Cinema

A LUA E SEU ASTRAL

EM CARTAZ

# Seu Astral ○

O grupo pernambucano Stand Up Comedy - Os Ideais da Comédia apresenta seu show de humor hoje, às 20h, no Teatro Minerva, em Areia, dentro da rota cultural Caminhos do Frio. A entrada é franca. Formado por Gustavo Pardal, Kedny Silva, Renato Bartolomeu e Rodrigo Marques, o grupo foi finalista do 1º Campeonato Brasileiro de Stand up Comedy. Os Ideais da Comédia surgiu em 2009 com apresentação em bares, restaurantes e teatros. Sempre com textos autorais em tom de bate-papo, eles abordam assuntos diversos

A natureza ensina que uma árvore frondosa começa com uma semente

>>> MÚSICA > Sabadinho Bom

# Carlos Romero

“É Lua Nova em Virgem e Vênus está presente no ascendente ao nascer do Sol, convidando a um dia em que os deveres são cumpridos com zelo e êxito, com muita prestatividade.”

Aquário (21/01 a 19/02) ● Sol e Lua em Virgem se unem para depurar e transformar, zerando ciúmes, invejas, perdas de tempo e ideais malucas. Principalmente para zerar dívidas com parceiros, que apostaram tanto em você.

Peixes (20/02 a 20/03) ● Você e o universo infinito vivem um namoro eterno, onde abundancia e fertilidade nunca faltam. Do outro lado do espelho há uma Alice que pede o contrario: regras, listas, controle financeiro, palavra dada e cumprida, limite e concretude.

PLANETA DOS MACACOS - A ORIGEM (Rise of the Planet of the Apes, EUA, 2011). Gênero: Ação/Terror. Duração: 106 min. Classificação: 12 anos. Dublado e Legendado. Direção: Rupert Wyatt, com James Franco, Freida Pinto, John Lithgow. Caesar, o primeiro símio inteligente, é traído pelos humanos e se revolta passando a liderar a incrível corrida de sua espécie rumo à liberdade e ao inevitável confronto com o Homem na disputa para ver quem será a espécie dominante do planeta. CinEspaço 1: 14h20, 16h40, 19h e 21h10. Manaíra 5: 14h30, 16h50, 19h10 e 21h30. Manaíra 7: 14h, 16h20, 18h40 e 21h. Manaíra 8: 13h30, 15h50, 118h10 e 20h30. Tambiá 5: 14h40, 16h40, 18h40 e 20h40. O REI LEÃO 3D (The Lion King, EUA, 2011). Gênero: Animação. Duração: 89 min. Classificação: Llivre. Dublado. Direção: Roger Allers e Rob Minkoff. Simba, filho de Mufasa, o Rei Leão, e da rainha Sarabi, é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, que planeja herdar o trono. Simba é injustamente acusado pela morte do pai e se refugia em um abrigo onde conhece o javali Pumba e o suricate Timão, que lhe ensinam a filosofia do "Hakuna Matata". CinEspaço 3: 14h, 16h, 18h e 20h. AMOR A TODA PROVA (Crazy, Stupid, Love, EUA, 2011). Gênero: Comédia. Duração: 118 min. Classificação: 12 anos. Legendado. Direção: Glenn Ficarra e John Requa, com Steve Carell, Ryan Gosling, Julianne Moore, Emma Stone, John Carroll Lynch. Cal Weaver tem a vida dos sonhos: bom emprego, boas condições de vida, é casado com seu amor da adolescência, filhos bem comportados... Mas essa vida perfeita desaba depois da descoberta de que Emily, sua esposa, tem um amante e quer o divórcio. Desamparado, Cal conhece Jacob Palmer, um cara que vai ensiná-lo a ter estilo, beber e paquerar mulheres. Manaíra 1: 13h45, 16h15, 18h45 e 21h15. Tambiá 2: 14h20, 16h30, 18h40 e 20h50. LANTERNA VERDE (Green Lantern, EUA, 2011). Gênero: Ação. Duração: 114 min. Classificação:

10 anos. Dublado e legendado. Direção: Martin Campbell, com Ryan Reynolds, Blake Lively e Peter Sarsgaard. Hal Jordan é piloto que foge de responsabilidades. Um dia ele é envolto em uma redoma verde e levado até um alienígena prestes a morrer, chamado Abin Sur, que lhe entrega um estranho anel e diz que ele foi escolhido. Ao usar o anel Hal torna-se no herói Lanterna Verde. Ele viaja até o planeta Oa para aprender a usar suas novas habilidades e tem como grande teste o temido Parallax. CinEspaço 3/3D: 21h40 (Legendado). Manaíra 3: 13h10, 15h35, 18h e 20h25. Manaíra 6/3D: 14h10, 16h35, 19h e 21h25. Tambiá 3: 14h, 16h10, 18h20 e 20h30. Tambiá 6/3D: 14h20, 16h30, 18h40 e 20h50. ONDE ESTÁ A FELICICIDADE (Brasil, 2011). Gênero: Comédia. Duração: 118 min.Classificação: 12 anos. Direção: Carlos Alberto Riccelli, com Bruna Lombardi, Bruno Garcia, Marcello Airoldi. Passando por crises no amor e na vida profissional, a chef de cozinha Teodora decide percorrer o Caminho de Santiago de Compostela ao lado do amigo Zeca e a espanhola Milena. Nessa caminhada ela vai viver reencontros e aventuras. CinEspaço 2: 18h20. Tambiá 1: 14h10 e 18h30. SUPER 8 (Super 8, EUA, 2011). Gênero: Aventura. Duração: 112 min. Classificação: 12 anos. Direção: J.J. Abrams, com Elle Fanning, Amanda Michalka, Kyle Chandler, Ron Eldard, Noah Emmerich. No verão de 1979, um grupo de crianças presencia uma catastrófica colisão de trens enquanto realizavam um filme com a câmera Super-8. Eles desconfiam que aquelo não foi um acidente. Pouco tempo depois, estranhos desaparecimentos começam a acontecer na cidade. CinEspaço 2: 14h. OS SMURFS (The Smurfs, EUA/Bélgica, 2011). Gênero: Animação. Duração: 105 min. Classificação: Livre. Direção: Raja Gosnell, com Neil Patrick Harris, Alan Cumming, Katy Perry, George Lopez, Sofia Vergara. Gargamel descobre o povoado mágico dos Smurfs e faz com que eles se dispersem na floresta. Desastrado pega o caminho errado e, seguido por outros, entra na gruta proibida que os leva

para o Central Park. Voltar para casa é cada vez mais complicado, já que Gargamel os persegue, por isso, os Smurfs resolvem se esconder e são protegidos por um casal. CinEspaço 4: 14h30, 16h50, 19h10 e 21h20 (Dublado). Manaíra 4: 13h50, 16h10, 18h30 e 20h45. Tambiá 4: 14h10, 16h10, 18h10 e 20h10.

Divulgação

Super 8 [Aventura]

QUERO MATAR MEU CHEFE (Horrible Bosses, EUA, 2011). Gênero: Comédia. Duração 98 min. Classificação: 14 anos. Direção Seth Gordon, com Jennifer Aniston, Kevin Spacey, Colin Farrell, Jamie Foxx, Donald Sutherland. Nick, Kurt e Dale acham que a única saída para melhorar a rotina seria moer seus chefes até virarem pó. Com a ajuda de alguns drinks a mais e dos conselhos duvidosos de um ex-presidiário trapaceiro, eles elaboram um plano confuso, e aparentemente infalível, para livrarem-se de seus respectivos chefes. Tambiá 1: 16h20 e 20h40. ASSALTO AO BANCO CENTRAL (Brasil, 2011). Gênero: Ação. Duração: 104 min. Classificação: 12 anos. Direção: Marcos Paulo, com Milhem Cortaz, Eriberto Leão, Hermila Guedes, Giulia Gam, Lima Duarte. Grupo consegue roubar R$ 164,7 milhões do Banco Central, em Fortaleza (CE). Sem dar um único tiro, sem disparar um alarme, os bandidos entraram e saíram por um túnel de 84 metros cavado sob o cofre, carregando três toneladas de dinheiro. Foi o segundo maior assalto a banco do mundo. Manaíra 2: 14h20, 16h40, 18h55 e 21h10 MEIA NOITE EM PARIS (Midnight in Paris, EUA/ Espanha, 2011). Gênero: Comédia. Duração: 100 min. Classificação: 12 anos. Legendado. Direção: Woody Allen, com Kurt Fuller, Owen Wilson, Marion Cotillard, Michael Sheen, Tom Hiddleston. Gil vai a Paris com a noiva, Inez, e os pais dela, John e Helen. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido. CinEspaço 2: 16h10 e 20h50.

# Preços BOX Cinema Manaíra - Segunda-feira: R$ 11 e R$ 5,50. Quarta-feira: R$ 11 e R$ 5,50. Terça e quinta-feira: R$ 13 e R$ 6,50. Sexta, sábado, domingo e feriados: R$ 18 e R$ 9. Salas 3D - Segunda a quinta-feira: R$ 22 e R$ 14. Sexta, sábado, domingo e feriados: R$ 24 e R$ 12. Informações: 3268-5454/2106-6311. MULTIPLEX Tambiá - Segunda e quartafeiras: R$ 8 e R$ 4. Terça e quinta-feira: R$ 10 e R$ 5. Sexta, sábado, domingo e feriados: R$ 12 e R$ 6. Sala 3D - Segunda e quarta-feira: R$ 15 e R$ 7,50. Terça e quinta-feira: R$ 13 e R$ 6,50. Sexta, sábado, domingo e feriados: R$ 18 e R$ 9. Informações: 3214-4020. CINESPAÇO Mag Shopping - Sexta-feira a domingo e feriados: R$ 17 e R$ 8,50. Segunda, terça e quarta (exceto feriados): R$ 12 e R$ 6. 5ª Cinematográfica (exceto feriados): R$ 7 (preço único). Sala 3D - Sexta a domingo e feriados: R$ 24 e R$ 12. Segunda, terça e quarta (exceto feriados): R$ 20 e R$ 10. 5ª Cinematográfica (exceto feriados): R$ 10 (preço único). Informações: 30481140.

SE LIGUE! Mudanças de última hora na programação são de responsibilidade exclusiva dos exibidores.

SERVIÇO

l Funesc [3211-6280] l Mag Shopping [3246-9200] l Shopping Tambiá [3214-4000] l Shopping Iguatemi [3337-6000] l Shopping Sul [3235-5585] l Shopping

Manaíra (Box) [3246-3188] Sesc - Campina Grande [3337-1942] l Sesc - João Pessoa [3208-3158] l Teatro Lima Penante [3221-5835 ] l Teatro Ednaldo do Egypto [3247-1449] l Teatro Severino Cabral [33416538] l Bar dos Artistas [3241-4148] Galeria Archidy Picado [3211-6224] l Casa do Cantador [3337-4646]

l

JORNAL A UNIÃO  

30/08/2011

Advertisement