Jornal A UNIÃO

Page 8

Últimas ○

○ ○ ○

Uma fiscalização do Ministério Público da Paraíba (MPPB) constatou a presença de alunos assistindo aula numa academia de ginástica, no município de Puxinanã, no Agreste paraibano. Os estudantes são da Escola Estadual Cônego Antônio Galdino, que funcionava na cidade, em um prédio que, segundo informações do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação, ameaçava desabar. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (SES), a permanência dos alunos temporariamente na academia foi decidida de forma conjunta pelos pais de estudantes, funcionários da escola e a secretaria. De acordo com o MPPB, 233 alunos se encontram estudando em salas improvisadas na academia de ginástica.

○ ○

auniaomaterias@gmail.com > REDAÇÃO: 83.3218-6509

> EDITORA: Carlos Cavalcanti > E-MAIL: cav.cavalcante@gmail.com > TWITTER: @cavcavalcante

FOTO: Divulgação

8 João Pessoa > Paraíba > SEXTA-FEIRA, 17 de fevereiro de 2012 ○

AULA EM ACADEMIA DE GINÁSTICA

A UNIÃO

>>> 12 CRIMES > Além do homicídio, o réu teve uma série de acusações, entre elas a de cárcere privado

Lindemberg é condenado a mais de 98 anos de prisão pela morte de Eloá São Paulo - Após quatro dias de julgamento, Lindemberg Alves, 25 anos, foi condenado ontem pela morte de sua ex-namorada Eloá Pimentel. O crime ocorreu em outubro de 2008, após Lindemberg ter mantido a ex-namorada em cárcere privado por mais de 100 horas, no apartamento onde ela morava, em Santo André (SP).

O

réu foi condenado a uma pena de 98 anos e dez meses de reclusão, em regime inicialmente fechado. Além de manter Eloá como refém, Lindemberg manteve ainda cativo três amigos da vítima, entre eles Nayhara Rodrigues, que foi ferida a tiro no rosto. Nayhara foi uma das testemunhas ouvidas durante o julgamento. O júri foi composto por sete pessoas. O réu foi acusado de cometer 12 crimes, entre eles, a morte de Eloá, duas tentativas de homicídio (contra Nayara Rodrigues e contra o sargento Atos Valeriano, que participou da negoci-

ação de rendição de Lindemberg), cárcere privado e disparos de arma de fogo. Ele foi condenado por todos os 12 crimes. Durante a leitura da sentença, a juíza Milena Dias disse que "o réu agiu com frieza, premeditadamente em razão de orgulho e egoísmo sob a premissa de que Eloá não poderia, por vontade própria, terminar o relacionamento amoroso . Pela lei brasileira, Lindemberg só poderá ficar preso por, no máximo, trinta anos. Segundo o Tribunal de Justiça, ele não poderá recorrer em liberdade.

Servidores da rede municipal de CG decidem manter greve > Lenildo Ferreira

Câmeras de segurança voltam a funcionar no centro de CG > Kalyenne Antero

Sucursal de Campina Grande

A audiência do comando de greve dos servidores da Educação de Campina Grande com o secretário municipal da pasta, Flávio Romero, não apresentou avanços e, com isso, a categoria resolveu, ontem, manter o movimento paredista. Uma nova rodada de negociações está agendada para acontecer na próxima Quarta-feira de Cinzas. Segundo disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), Napoleão Maracajá, a adesão à greve alcança cerca de 70% dos servidores. "Já atingimos o índice legal, tendo em vista que a legislação determina que 30% dos trabalhadores sejam mantidos em serviço", esclareceu o sindicalista. De acordo com o Napoleão Maracajá, entre a primeira audiência e a última, realizada na última quartafeira, as negociações retrocederam. "Na primeira reunião, o secretário de Educa-

Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)", disse o superintendente da STTP, Salomão Augusto. "Todos fazem o monitoramento em relação à melhoria da segurança pública. Atualmente, crimes já foram desvendados através dos equipamentos eletrônicos e das câmeras de monitoramento", esclareceu o superintendente. Conforme Salomão Augusto, "as câmeras de segurança já foram pagas e a licitação foi realizada ano retrasado. E a Insiel/Tecnologia Eletrônica é a empresa que fornece o tratamento do sistema", explicou o superintendente. De acordo com a empresa Insiel, a manutenção é feita assim que solicitada pela STTP. O período de revisão é de uma vez ao mês. Salomão Augusto afirmou que existe um projeto futuro, chamado de "segundo anel", do qual a primeira etapa foi concluída no centro da cidade.

Os monitoramentos feitos por câmeras de segurança do município de Campina Grande voltaram a funcionar. A paralisação do serviço permaneceu por mais de um mês, e, conforme a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), isso só ocorreu devido a troca de um sistema de link que, antes era via rádio, e agora passando para uma operadora. A STTP rebateu o motivo da falta de pagamento dos serviços. Com um total de 44 câmeras, sendo 33 fixas e 11 câmeras de 3600, espalhadas pela área central, devido às proximidades, elas têm um grande poder de registrar acidentes de trânsito e roubos de pequenos furtos. "A idéia maior desse projeto é transmitir mais segurança para a população. Esse projeto possui cinco parceiros, são eles: STTP, Polícia

Prefeitura terá que realizar obra em Matadouro

Dezenas de servidores da área de Educação fizeram ontem passeata no centro de Campina Grande

[MONITORAMENTO]

auniaokalyenne@gmail.com

[PIRPIRITUBA]

SEM ACORDO

#CampinaemNotas ○

auniaocampina@gmail.com

> Valor fixo

Em decorrência de uma série de denúncias, a STTP ratificou que o valor tabelado para a corrida de mototáxi na área urbana de Campina Grande é de R$ 4 de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Aos sábados, domingos, feriados e demais horários o valor da corrida é R$ 4,50.

> Denúncia

Segundo a assessoria da STTP, cobranças acima desses valores deverão ser denunciadas através do telefone 3341-1517, de segunda a sexta, no horário comercial. A superintendência, claro, só pode agir em caso de reclamações referentes à mototaxistas regularizados.

> Como sempre

O PT/CG está em pé de guerra - para variar. Ontem, representantes da tendência Democracia Socialista bateram boca com o coordenador do programa "Fome Zero", Eder Rotondano, porque ele defende que o partido deve compor a coligação majoritária com o PMDB.

que também não é justo, porque estes municípios têm menos servidores. Então, há, claramente, uma grande incoerência", avalia o presidente do Sintab. Anteriormente, o secretário Flávio Romero já havia rebatido as declarações do sindicalista, argumentando que a Prefeitura de Campina Grande cumpre a Lei do Piso, mas proporcionalmente à carga trabalhada, que na cidade é de 25 horas semanais - a norma prevê 30 horas. Segundo Flávio Romero, para ajustar a jornada, o município precisa do complemento da União, previsto na própria lei. "Esse pedido de complemento já foi enviado ao Ministério da Educação. Mas, até agora, nenhuma cidade do Brasil recebeu sequer um centavo, porque o governo está regulamentando esse repasse", explicou. "Nós gostaríamos de pagar, claro, até porque os professores merecem salários dignos, justos. Nossos professores e técnicos são altamente qualificados, mas, há um fato concreto: não há o recurso", completou.

[MOTOTAXISTAS]

Permissionários são convocados para se regularizar A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos STTP está realizando atualização do cadastramento dos mototaxistas permissionários de Campina Grande. Segundo o órgão, quem não se cadastrar pode perder o direito de atuarem devidamente regulamentados. Todos os 727 mototaxistas permissionários tem até o dia 2 de março de 2012, excluindo-se os feriados do período carnavalesco, para efetivarem a sua regularização documental junto a STTP. Os profissionais deverão comparecer, no horário das 12h às 17h, munidos de documentos pessoais e do veívulo cadastrado na STTP.

> Acusação

Da sucursal de Campina Grande

ção propôs um reajuste da ordem de 22%. Agora, voltou atrás, e disse que esse índice ainda precisava ser aprovado pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo. Durante a conversa, ele telefonou para o prefeito e apresentou a questão, mas a resposta foi que a Prefeitura precisa fazer algumas contas e, com isso, nossa posição se mantém", afirmou. De acordo com o Sintab, outras cidades em que o sindicato atua, apesar de menores que Campina Grande, cumprem a chamada Lei do Piso. Flávio Romero, no entanto, alega que essa comparação é indevida, porque municípios menores contam com um número menor de servidores, o que permite a adequação à lei. Em Campina Grande, conforme Flávio Romero, se esse ajuste fosse feito imediatamente, só a folha atingiria o patamar de 103% dos repasses de recursos do Fundeb. Napoleão Maracajá refuta o argumento: "Se a gente compara Campina com João Pessoa, o secretário alega que não se pode fazer esse paralelo, porque a Capital é maior, dispõem de mais recursos. Se comparamos com cidades menores, ele pondera

Em audiência pública realizada na manhã de ontem foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obriga a Prefeitura Municipal a realizar obras em matadouro do município de Pirpirituba Agora, a prefeitura tem 180 dias para providenciar obras e adaptações necessárias para garantir as condições mínimas de higiene e segurança no matadouro localizado no centro da cidade. Caso isso não ocorra, o local será interditado. O prazo já começou a correr desde o dia 9 fevereiro, quando foi celebrado o TAC com o Ministério Público da Paraíba. No TAC, o prefeito Rinaldo de Lucena Guedes se compromete a realizar pintura das áreas internas e externas do edifício onde funciona o matadouro, a promover a compra de recipientes em aço inoxidável ou material similar para os produtos comestíveis, providenciar a devida destinação de todos os resíduos oriundos do abate dos animais em local apropriado e afastado da zona urbana.

>> Foi Dito "Vejo a violência como um desafio. Mas não cruzaremos os braços, pois quando os braços são cruzados os maus é que prosperam. A nossa tarefa como sacerdote de Deus é de incentivar a vida, evangelizar, em busca da transformação do mundo pelo amor.". (Pe. Carlos Antonio de Araújo, Pe. Carlinhos). "Acho que esse trabalho sacerdócio é importante para o fortalecimento do trabalho da igreja, é uma renovação de vida, e o Pe. Carlinhos sabe fazer com amor". (Rômulo Gouveia, vice-governador da Paraíba, na nomeação do padre Carlinhos, para a Paróquia da Sagrada Família, em CG).

Para petistas que defendem a tese da candidatura própria, Eder Rotondano, que é militante do partido da estrela, estaria a serviço da cúpula do PMDB ao advogar que o PT abra mão de lançar seu próprio postulante majoritário para apoiar o candidato peemedebista.

> Transtorno

As reclamações são constantes. O acesso ao Centro Jurídico se mantém em situação vexatória, com parte das ruas sem calçamento ou asfalto, em virtude de obras realizadas no local. O retardamento das ações de recuperação dos logradouros irrita quem freqüenta o setor.

> Falta fiscalização

Já quem acessa com frequência a Rua João Suassuna, no centro, tem outra reclamação. Motoristas, sobretudo aqueles que buscam os serviços de oficinas instaladas naquela via, insistem em estacionar os veículos em fila dupla, o que acaba atrapalhando ainda mais o fluxo.

> Ação

Uma blitz educativa realizada na Praça da Bandeira, ontem, marcou a II Campanha Pré Carnavalesca de Prevenção de Acidentes: A melhor manobra é viver. Esta é mais uma parceria entre o Detran e o Hospital de Trauma de Campina Grande em favor da paz no trânsito.

> Em Campina

As câmeras de segurança voltaram a funcionar. A paralisação, que durou mais de 30 dias, conforme a STTP, foi devido à troca de um sistema de link que antes era via rádio passando para uma operadora, descartando assim a falta de pagamento dos serviços.

> Renovação

A STTP está chamando para recadastramento, os mototaxistas de Campina Grande. A atualização cadastral, para os 727 permissionários vai até o dia 2 de março, no horário das 12 às 17 horas, que não atender a convocação perde o direito a prestar do serviço no município.

> Interculturais

As inscrições para o prêmio Agente Jovem de Cultura vão até o dia 29. A iniciativa vai premiar 500 jovens entre 15 e 29 anos, com valor de R$ 9 mil, para ações concluídas nas áreas de comunicação, tecnologia, pesquisa, formação cultural, produção artística, intercâmbio e sustentabilidade.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.