Issuu on Google+

nº19 - Maio de 2009 - Informativo periódico para clientes e colaboradores

Visite o Elipse Knowledgebase Portal permite ao usuário ter acesso e postar comentários sobre cada um dos artigos técnicos da empresa vo. Dinâmico, permite ao usuário postar comentários, colocando o seu parecer sobre cada um dos textos. Para facilitar a procura por um conteúdo, tema ou assunto, o usuário dispõe de duas ferramentas de busca, uma voltada para o acesso direto, via palavras-chave, e outra a uma categoria específica, com a possibilidade de imprimir ou enviar qualquer um dos artigos. Com o objetivo de criar um canal de acesso às informações técnicas sobre seus produtos, a Elipse Software lança o Elipse Knowledgebase. Um portal que já nasce com quase mil artigos, cuja função é fornecer um ambiente de consultas interati-

Através dele, o usuário pode encontrar respostas as mais diferentes perguntas sobre os softwares desenvolvidos pela Elipse.Trata-se de um canal criado para facilitar a busca por soluções dos problemas que o usuário possa vir a enfrentar durante a aplicação, por exemplo, do E3.

Com isso, o portal evita o desperdício de tempo, na medida em que o cliente possui uma ferramenta extra de suporte de fácil e rápido acesso. Adicionalmente, o Elipse Knowledgebase possui um recurso capaz de alertar o usuário, caso seja efetuada uma modificação em um dos artigos. Para isso, basta clicar sobre a expressão “avise-me” na margem direita da página. Assim, sempre que houver uma alteração no conteúdo, é enviado de imediato um e-mail informando as atualizações que foram realizadas. Vale ressaltar que o portal pode ser visualizado em português ou inglês. Não perca tempo e acesse já o endereço http://kb.elipse.com.br/pt-br

Elipse atua em conjunto com a VAMP Korea

Software da Elipse contribui para preservação ambiental

Empresas esperam agir juntas em busca de espaços no mercado mundial de energia elétrica

Solução E3 monitora o processo de extração e queima do metano no Aterro São João, em São Paulo Em junho de 2007, a São João Energia Ambiental, subsidiária da Biogás Energia Ambiental S/A, inaugurou a usina de coleta e queima do metano liberado a partir da decomposição orgânica do lixo depositado no Aterro Sanitário São João, em São Paulo. O empreendimento, além de impedir a emissão do metano à atmosfera, 21 vezes mais poluente que o gás carbônico, gera energia elétrica ambientalmente sustentável.

A Elipse Software e a VAMP Korea trabalharão em conjunto para o fornecimento de aplicações ao mercado coreano ligado à automação de energia elétrica. A Elipse auxiliará a empresa coreana, oferecendo todo o suporte técnico necessário para o desenvolvimento do sistema requerido pelo projeto KOSPO ECMS, que terá como base o E3. A solução é uma plataforma flexível para aplicações de sistemas, com suporte ao protocolo de comunicação IEC61850, integrando os relés de proteção VAMP presentes no projeto. A VAMP Korea é a subsidiária da VAMP Finland na Coréia. A empresa é especializada na promoção de vendas, fornecimento de equipamentos e serviços técnicos ao mercado voltado à automação de energia elétrica. A ideia é de que este projeto represente o primeiro passo de uma longa parceria entre as empresas. União que deve auxiliá-las a expandir suas atuações no mercado mundial de energia elétrica.

Com o objetivo de monitorar o processo, a São João Energia adotou o E3. Através de relatórios e gráficos, a solução exibe a quantidade precisa de gás armazenado, queimado e liberado sob a forma de gás carbônico pela usina. Além disso, o software disponibiliza as informações sobre a temperatura e pressão do gás, vazão e número de horas trabalhadas por cada um dos moto-geradores, equipamentos responsáveis pela conversão do metano em energia. Por fim, a ferramenta realiza uma análise do percentual de metano e oxigênio emitidos pelo aterro. “Sem o E3, não teríamos como comprovar a quantidade precisa de biogás liberado à atmosfera sob a forma de gás carbônico à auditoria da ONU, registro fundamental para a obtenção dos créditos de carbono”, declarou Daniel Picanço, supervisor da usina.


Elipse apresenta seus produtos em Volta Redonda-RJ Representantes de grande empresas da região e capital carioca compareceram no 1° Workshop Vale Automação Industrial

Treinamentos do E3 na Argentina Córdoba e Buenos Aires sediam os cursos ministrados pela parceira Geding Desde abril, os treinamentos oficiais da Elipse estão sendo oferecidos na Argentina, mais precisamente nas cidades de Córdoba e Buenos Aires. Para concretizar esta realidade, a Elipse conta com o apoio da Geding Automatismos y Control, empresa cordobesa certificada a conduzir os cursos.

No dia 27 de abril, a Elipse Software esteve em Volta Redonda-RJ, palco do 1° Workshop Vale Automação Industrial. Durante o encontro, a consultora técnica da filial de São Paulo, Luana Pinheiro, apresentou alguns dos principais produtos desenvolvidos pela empresa. Representantes de nomes como a Votorantin, Diamond Brasil, Prime Technologies, Siemens e Xerox Comércio e Indústria Ltda estiveram presentes. Além da Elipse, a Omron Eletrônica e a AutomatinicS conduziram o evento. A partir das 10h30min, a consultora deu início à palestra sobre o E3 Playback, ferramenta que permite visualizar ocorrências passadas referentes a qualquer tipo de processo, utilizando as mesmas telas de supervisão do software E3. Na sequência, Luana discerniu sobre o E3 Power, solução a ser lançada ainda este ano, desenvolvida para garantir confiabilidade, qualidade e eficiência à operação de redes de distribuição de energia elétrica. Outro lançamento apresentado foi o Elipse Plant Manager, software criado para o ambiente de chão de fábrica. “Gostei muito da palestra. Tanto é verdade que convidei a Luana para vir conhecer a nossa empresa com o intuito de verificar até que ponto podemos contar com ajuda da Elipse”, revelou o participante Jorge Luis Nogueira Olyntho, supervisor de produção da Xerox Comércio e Indústria Ltda, localizada em Resende-RJ.

Há mais de cinco anos, a Geding vem atuando em projetos de automação na Argentina, possuindo vasta experiência no uso das soluções desenvolvidas pela Elipse. Um relacionamento de longa data que rendeu à empresa o certificado E3 tanto para programação, quanto para ministrar treinamentos. É importante ressaltar que os cursos realizados na Argentina seguem o mesmo padrão e conteúdo programático dos cursos promovidos no Brasil. Entre os assuntos abordados nos treinamentos estão os diferentes componentes do E3 (E3 Server, Studio e Viewer), a criação de projetos, bibliotecas, relatórios e históricos, além das noções sobre como configurar alarmes e banco de dados. Mais informações através do e-mail cursos@geding.com. ar ou telefone ++54 3543-432094.

Polo industrial da Braskem utiliza software da Elipse Solução E3 monitora e controla os centros de carregamento de gasolina e solvente da Petroquímica de Triunfo-RS Fundada em agosto de 2002, a Braskem lidera o mercado latino-americano de resinas termoplásticas. A empresa possui polos nas cidades de Maceio-AL, Marechal-AL, Camaçari-BA, São Paulo-SP, Paulínia-SP e Triunfo-RS, onde o E3 foi instalado nos centros de carregamento de gasolina e solvente. Tudo começou em 2004, época em que foi realizada a primeira aplicação do software no centro de carregamento de gasolina. Em vista dos resultados positivos, em setembro de 2008, a solução foi implementada nas ilhas de solvente. Em ambos os casos, o E3 se comunica com o CLP, fazendo a coleta dos dados do carregamento como um todo, permitindo a realização de testes e diagnósticos de falhas nos instrumentos. Com a solução, os operadores passaram a ter acesso aos dados sobre todas as etapas que abrangem o processo de carregamento: placa e peso do caminhão, validade da habilitação do motorista, temperatura e nível de vazão do solvente nas ilhas, além do status geral do carregamento. Atualmente, o polo possui quatro licenças Hot-Standby, controlando e monitorando um total de 21 ilhas (cinco de gasolina e 16 de solvente).

é um informativo periódico produzido pela Elipse Software e distribuído gratuitamente para seus clientes e colaboradores. Sugestões, comentários e críticas poderão ser enviados para o e-mail: imprensa@elipse.com.br. 2007 (C) Elipse Software. Todos os direitos reservados. Acesse o nosso site: www.elipse.com.br. Fone: +55 (51) 3346-4699. Fax: +55 (51) 3222-6226. Endereço: Av. 24 de Outubro, 353 - 10º andar - Moinhos de Vento CEP 90510-002 - Porto Alegre - RS - BRASIL. Projeto Gráfico e Editoração: Capella Design - www.capelladesign.com.br


Elipse News