Issuu on Google+

ontato MUDE SUA VIDA — MUDE O MUNDO

A FONTE DO AMOR VERDADEIRO Como ter mais amor na sua vida

CASAMENTO É… Segredos para êxito no relacionamento conjugal

SINAIS DOS TEMPOS

A vindoura quebra econômica


Endereço: Contato Cristão Caixa Postal 66345 São Paulo - SP CEP 05311-970 Telefone/Fax — Ligação Gratuita 0800-557772 e-mail: revista@contato.org Editor: Mário Sant’Ana Diagramação: Elias Gabriel dos Santos Produção: Francisco Lopez Tradução: Mário Sant´Ana e Hebe Rondon A menos que esteja indicado o contrário, todas as referências às Escrituras na Contato foram extraídas da “Bíblia Sagrada” — Tradução de João Ferreira de Almeida — Edição Contemporânea, Copyright © 1990, da Editora Vida. VOL. 4, 2A EDIÇÃO Fevereiro de 2003 © 2003 Aurora Production AG Todos direitos reservados Impresso no Brasil www.auroraproduction.com www.contato.org

contato pessoal

Contamos com uma vasta gama de livros, CDs, vídeos, fitas de áudio e outros produtos para alimentar sua alma, enlevar seu espírito, fortalecer sua família e proporcionar momentos divertidos de aprendizagem para os seus filhos. Se estiver interessado, por favor, entre em contato com o distribuidor abaixo, ou visite o nosso site: www.contato.org.

Só Deus sabe por que tantas das maiores preciosidades do mundo estão em lugares de tão difícil acesso. Se esses esconderijos foram escolhidos para pôr nossa força de vontade à prova, para ver até onde estamos dispostos a ir e quanto estamos dispostos a pagar, funcionou. Quer seja perfurando poços de petróleo no Oriente Médio, ou no Ártico, ou aprofundando-se nas frias e escuras minas subterrâneas de ouro, diamante ou outros metais e pedras preciosas, os mais determinados desafiam condições inóspitas, arriscando a própria vida, e tudo o que têm para achar um veio e enriquecer. Mas será que vale a pena, até mesmo para os poucos felizardos que encontram o que buscam? Quanto tempo será que essas riquezas vão durar, e quanta felicidade verdadeira eles vivenciarão nesse ínterim? Se pararmos para analisar, veremos que esses triunfos são na verdade tragédias, se essas pessoas só têm isso na vida. Por outro lado, é maravilhoso ver que Deus colocou ao alcance de todos o que existe de mais valioso, capaz de verdadeiramente satisfazer e durar pela eternidade. Estou falando do Seu amor, é claro. A Bíblia nos diz que “Deus é amor” (1 João 4:8). Ele é o amor, o manacial de onde o amor flui em todas as suas formas maravilhosas. Por que desperdiçar tempo procurando em outros lugares quando pode ir direto à fonte e encontrar o amor com o qual sempre sonhou... e mais? Há uma imensidão de amor à sua espera, e a apenas uma oração de distância. Se ainda não aprendeu a extrair os recursos do ilimitado reservatório do amor de Deus, esta edição da Contato poderá mudar sua vida! Mário Sant´Ana

Pela Família Contato Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A


Quem ainda quer? Autor anônimo

— Vou dar esta nota de 50 reais a um de vocês — disse o homem, capturando na hora a atenção de todos. — Mas antes, permitam-me algo. E, tendo dito isso, amassou a nota e perguntou se alguém ainda a queria. Todos levantaram a mão. — Bem… — prosseguiu — E se eu fizer isto? — E jogando a nota no chão, pisoteou-a. Depois, tomando a cédula amassada e suja, voltou a perguntar: — Quem ainda quer este dinheiro? — As mesmas mãos voltaram a subir. O homem afirmou: — Meus amigos, vocês aprenderam uma importante lição. Não importa o que eu fiz com a nota, ainda a quiseram, pois o seu valor não diminuiu. Ainda eram os mesmos 50 reais. Muitas vezes somos amassados, atirados ao chão e pisoteados pelas decisões que tomamos e pelas circunstâncias nas quais nos encontramos. Sentimo-nos sem valor. Mas, não importa o que aconteça, para Deus você nunca perderá valor. Para Ele, sujo ou limpo, amassado ou lisinho, você é de um valor inestimável.”

Para Mim, você é inestimável Uma mensagem de Jesus

Meu amor é incondicional e imparcial. Eu amo os antipáticos, os difíceis de amar, os tristes, os solitários, os que passam por dificuldades, os perdidos e os confusos. Esse amor incondicional não espera nada em troca nem diz: “Reterei deste o Meu amor porque não sou correspondido”. Meu amor absoluto nunca perde a esperança. É perseverante, paciente e infalível. É amor que se doa infinitamente, sem limites, e nada o detém. Percorrerá qualquer distância para amar e conduzir uma única alma perdida, solitária e maltratada à vitória. É claro que você tem fraquezas e limitações, mas Meu amor por você não diminui por causa delas. Para ele não há restrições, ou seja, não importam as condições nas quais você se encontre, Eu o amo do mesmo jeito. Nunca pense que Eu o amaria menos por você não ser tudo que gostaria ou acha que deveria ser. Quando olho para você não vejo suas “deficiências”, apenas a Minha tão amada criação. Eu te amo tal qual criei você. Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A

3


do amor AA fonte fonte doverdadeiro amor verda As coisas da Terra podem satisfazer o corpo, mas só Deus e Seu amor eterno podem preencher aquele doloroso vazio espiritual nos nossos corações, o qual Ele criou para Si próprio.

4

Deus criou a necessidade de amar e ser amado, e é o único capaz de satisfazer o mais profundo anelo da alma humana por amor total e compreensão completa. As coisas da Terra podem satisfazer o corpo, mas só Deus e Seu amor eterno podem preencher aquele doloroso vazio espiritual nos nossos corações, o qual Ele criou para Si próprio. O espírito humano jamais estará completamente satisfeito sem uma completa união com o grande e amoroso Espírito que o criou. “Deus é amor” (1 João 4:8). Ele é o próprio Espírito do amor, do amor verdadeiro, eterno, genuíno e puro. É o amor infinito proveniente do Amor de todos os amores, que nunca nos deixará. Encontra-Se retratado em Seu Filho, Jesus, que viveu e morreu por amor, para que pudéssemos também viver e amar para sempre. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16).

manifestações através do ser humano. Mas isso não é tudo que nos está reservado. Podemos vivenciar o amor sobrenatural de Deus que supera todo e qualquer amor terreno. Para receber Seu amor através de Jesus, basta abrir o coração e convidá-lO a entrar. Jesus prometeu:“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo” (Apocalipse 3:20). Ele aguarda dócil e amoroso à porta do seu coração. Não vai forçar a entrada nem empurrar a porta, mas limita-Se a esperar que Lhe peça para entrar. Se ainda não O recebeu pode fazê-lo neste instante, basta fazer uma simples oração como esta:

— David Brandt Berg (D.B.B.)

Feito isso, sua vida mudará, e você, como um recém-nascido, ingressará em um mundo de amor totalmente novo que antes só existia em sua imaginação. Jesus pode lhe dar uma vida repleta de amor — todo o amor que precise para viver sua vida ao máximo e sair vitorioso em qualquer situação — mas Ele não

Quando encontramos e recebemos Jesus como Salvador, fazemos contato pessoal e direto com o Criador e a Fonte do amor: Deus. Abrem-se então para nós novas esferas de amor, aprofundando e melhorando a nossa percepção das suas

Querido Jesus, eu acredito que Você é o Filho de Deus e que morreu por mim. Preciso do Seu amor para Me limpar de erros passados, e abro o meu coração e Lhe peço que entre na minha vida. Por favor, encha-me até transbordar com o Seu amor. Amém.

Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A


adeiro pode lhe dar tudo de uma vez. Tanto Ele quanto o Seu amor estão sempre ao seu dispor, mas você precisa ir continuamente até Ele para receber. Precisa deixá-lO abastecê-lo cada dia, e às vezes de hora em hora, ou a cada momento. Quando dedicar um tempo orando a Jesus, lendo Sua Palavra e ouvindo a Sua voz em seu íntimo, Ele lhe transmitirá o Seu amor, que então se tornará parte de você. Aos poucos você passará a ser mais como Ele e terá mais do Seu amor, que transbordará para os outros. Conforme você amadurecer no Seu amor, o Seu Espírito em você lhe permitirá fazer o humanamente impossível, que é amar a Deus com todo o seu coração e o seu próximo como a si mesmo (Mateus 22:37–39). — Shannon Shayler (S.S.)

O amor de Deus por você é incondicional. Por mais fraco ou desanimado que esteja se sentindo, ou por mais decepcionado que esteja consigo mesmo ou com os outros, não importa, Ele o ama. O Seu grandioso, perfeito e maravilhoso amor incondicional não diminui, independentemente das circunstâncias ou condições. Deus o envia ininterrupta e desmedidamente, sem limites. É lindo! O amor divino está sempre ao nosso dispor, jorrando plena e abundantemente!

Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A

Podemos vivenciá-lo e ele se faz manifesto em nossas vidas tanto quanto desejamos, segundo nossa obediência e submissão a Ele. Deus está sempre procurando maneiras de demonstrar o Seu amor, basta lhe darmos abertura para isso. Deus espera que abramos um caminho e um canal por meio do qual Seu amor possa fluir. Só precisamos permanecer próximos a Ele, amando-O e fazendo o que espera de nós. — Maria Fontaine (M.F.)

Se as pessoas apenas entendessem a magnitude do amor do Senhor — que ele é verdadeiramente incondicional, vasto, profundo, amplo e infinito — muitos dos seus problemas seriam resolvidos. Elas seriam libertas de grande parte de seus temores, preocupações e remorsos. Se apenas compreendessem isso, saberiam que tudo vai dar certo e que Deus fará tudo contribuir para o bem, porque Ele está no controle de cada detalhe e age em perfeito amor. — D.B.B.

Se quiser mais pensamentos e matérias para reflexão sobre o assunto preferido de todos os tempos no mundo inteiro, o amor, solicite o seu exemplar do livro As Muitas Faces do Amor pelo endereço na página dois desta revista.

Por mais fraco ou desanimado que esteja se sentindo, ou por mais decepcionado que esteja consigo mesmo ou com os outros, não importa, Ele ainda o ama.

5


AMOR ATIVO

AMOR ATIVO

Mostre amor genuíno e interesse sincero pelas pessoas e não terá dificuldade para fazer amizades, pois ninguém resiste a quem se comporta com amor. As pessoas simpáticas são as mais benquistas. Se observar o Preceito Áureo (“Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”), as pessoas vão se sentir atraídas como a formiga pelo açúcar, e mais cedo ou mais tarde corresponderão a essa conduta. Essa é uma das vantagens de conhecer e amar Jesus, e obedecer ao Seu Preceito Áureo. — S.S.

A verdadeira felicidade não deriva da busca por prazer e satisfação pessoais e egoístas, mas sim de se encontrar Deus e compartilhá-lO com outros, levando-lhes assim a felicidade. A partir daí ela vai atrás de você, o alcança e o domina, sem você ter que fazer nada. Procure alguém a quem fazer feliz e a felicidade virá ao seu encontro. Fique tão ocupado tentando fazer alguém feliz que será, inevitavelmente, feliz. Demonstre amor abnegado e interesse sincero pelas pessoas e eles o amarão como nunca amaram ninguém.

Todos têm influência. Uma pessoa que age em amor incentivará outros a fazer o mesmo. Se demonstrarmos amor, outros nos copiarão, porque é contagiante. O amor traduzido em ação passa de um coração para outro, e se emanarmos amor suficiente, outros o refletirão.

— D.B.B.

— D.B.B.

Vamos nos amar mais e tratar uns aos outros como gostaríamos de ser tratados. Deixemos o amor do Senhor brilhar mais através de nós e se traduzir em mais perdão, compreensão, comunicação, altruísmo, apoio, solidariedade, afeição e atos sinceros e amorosos manifestados de forma prática! Vamos doar o nosso tempo, ser 6

d

um ombro amigo e abrir nossos corações e vidas para os outros. Vamos perdoar e esquecer com facilidade, fazendo o melhor que podemos para cuidar de nossos irmãos. Não retenhamos a simples afeição que comunica de forma tão maravilhosa o amor do Senhor. De todo o coração, tentemos dar um bom exemplo, servir de apoio para alguém que precise desabafar. Evitemos tirar conclusões precipitadas ou julgar parcialmente. Vamos dar uma colher de chá aos que estão enfrentando uma dificuldade, seja ela qual for. Levemos as cargas uns dos outros para assim cumprirmos a Lei suprema de Deus: o amor. Vamos todos nos esforçar para manifestar o amor incondicional do Senhor.

— M.F.

O amor pode causar reações em cadeia maravilhosas. Quando uma pessoa estende a mão para amar alguém ela dispara maravilhosas reações em cadeia. Basta um único ato de amor, uma palavra amorosa ou até mesmo um pensamento de amor, porque amor gera amor. — S.S.

Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A


dores

Embaixadores

David Brandt Berg

DO AMOR

Até as pequenas coisas podem ter um grande significado.

Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A

Por meio dos Seus filhos, Deus está tentando Se manifestar ao mundo. Jesus disse:“Assim como o Pai Me enviou, Eu vos envio” (João 20:21). Ele veio para amar o mundo e nos pede que façamos o mesmo, que transmitamos o amor de Deus de qualquer maneira, em todas as facetas da vida. A única maneira das pessoas encontrarem a alegria, a paz, a felicidade e o Céu que Jesus pode dar é por nosso intermédio. Não importa qual o nosso país de origem, se temos Jesus, somos Seus embaixadores e representantes do Rei dos reis, o que governa o Universo. Qual foi a última mensagem de Jesus aos Seus discípulos, na Última Ceia, logo antes de ser detido, encarcerado, espancado e executado? “Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35). Ele mencionou o amor, dizendo que era a coisa mais importante. Não bastaria que os discípulos simplesmente falassem aos outros do amor de Jesus? Será que Jesus não poderia simplesmente ter dito:“Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se pregardes a Minha mensagem”? Evidentemente, não. Apenas falar de amor não tem o mesmo efeito. Ele disse que Seus seguidores deveriam ter e viver o amor. Ele sabia que esse exemplo seria inegável. E, com o amor de Deus, aqueles primeiros cristãos puseram o mundo de pernas para o ar. A maneira como viviam convenceu os demais que a sua fé era

real. Até mesmo os romanos que os perseguiam se maravilhavam: “Veja como esses cristãos se amam!”“Quem é esse Cristo e como os faz tão felizes? Apesar de não possuírem nada, vocês têm tudo! Como posso encontrar esse tipo de felicidade?” E dois séculos depois, uma de cada cinco pessoas no mundo ocidental professava o cristianismo. Hoje, quase dois mil anos mais tarde, o coração do homem permanece o mesmo. Há muitos que buscam o amor, mas raramente, se é que alguma vez, o encontram. Em todo lugar as pessoas desejam algum raio de esperança e salvação, um cantinho iluminado, um pouquinho de amor, misericórdia e algum lugar onde achem alívio. Nós, que encontramos Deus e o Seu amor, temos o que as pessoas têm buscado e o que precisam urgentemente. Se pudermos lhes mostrar que o amor existe, poderão crer que Deus existe, porque Deus é amor. Até as pequenas coisas podem ter um grande significado. A luz do seu sorriso, a ternura do seu rosto e a influência da sua vida podem iluminar tantos e ter um efeito muito grande em algumas pessoas que você consideraria menos receptivas. Ao sentirem o seu amor e tomarem conhecimento que é o amor de Deus, pensarão “Talvez exista Alguém lá em cima que me ame!” É algo que pode mudar radicalmente a perspectiva de vida de uma pessoa e lhe dar um novo começo. Que sejamos sempre conhecidos pelo nosso amor! 7


Casamento é… casamento Casamento é entender que você não está completo sem a sua outra metade.

8

O que é o casamento? Para começar, é uma união, a formação de uma unidade, quando dois corações se tornam um. É convívio e amizade, é estarem juntos, agirem juntos, fazerem atividades juntos e gostarem disso. Casamento é compreensão, é fazer vista grossa às falhas do outro. É ter consideração total — em relação ao tempo, aos sentimentos e às preferências da outra pessoa. Casamento é cuidar do outro e se preocupar com ele. É se desdobrar para ter certeza que a outra pessoa está bem. Casamento é gentileza. É dizer palavras ternas e as traduzir em ações. Casamento é apoiar. É estar junto da pessoa amada em seus empreendimentos e projetos, nos momentos bons e ruins. É dar apoio geral, tanto moral quanto físico e através de oração. É animar a pessoa a perseverar e incentivá-la quando ela se sente por baixo. Casamento é curvar-se para levantar o cônjuge e ser forte quando o outro é fraco. Casamento é proteger o seu cônjuge de dano físico e emocional. Casamento é provisão. É fazer a sua parte para ter certeza que o

é

outro tem o que precisa. É fazer o que lhe cabe e trabalhar duro todos os dias. É dar um passo a mais, mesmo que não sinta vontade, para atender as necessidades do seu amado ou amada. Casamento é ser prestativo. Casamento é sacrifício. É dar de si à pessoa a quem você ama. É estar pronto para abrir mão de suas idéias e intenções para fazer o outro feliz. É se doar interminavelmente. É se submeter, ceder e se fundirem para formar um só corpo. É dar um passo a mais. Casamento é compaixão e preferir a felicidade do outro à sua própria. No casamento você dá e recebe; existe revezamento e o relacionamento depende dos dois. É preciso se submeter, dar à outra pessoa uma chance, viver, amar, ajudar um ao outro e aprender um com o outro. Ser casado é um exercício de humildade. Casamento é ter a mente aberta, colocar-se no lugar do outro, escutar e ter empatia. Casamento é estar presente nas dificuldades e nos bons momentos. O amor entre o casal é para o que der e vier, por mais difíceis e maiores que sejam as dificuldades. É um

Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A


é...

David Brandt Berg

amor que nunca perde a esperança. Está sempre presente, firme, de braços abertos e mãos estendidas para aceitar, amar, consolar, abraçar e acalentar. Estar casado é aprender a ignorar as coisas sem importância. O casamento é comunicação sincera, é ser franco e estar disposto a, humildemente, abrir o coração e revelar os seus pensamentos mais íntimos. Ser casado é conversar, orar, discutir e chegar a um acordo. É não deixar as coisas se acumularem entre vocês, isolando a outra pessoa, mas é dar um jeito e criar soluções. Casamento é um colaborar com o outro e estarem com os corações unidos. É uma descoberta. Descobrir um ao outro, se conhecer mutuamente e tomar conhecimento de todas as coisas divertidas que dizem e fazem. É ter bom humor, relaxar juntos e desfrutar da companhia um do outro. Casamento é respeitar, ter fé um no outro, aceitar a outra pessoa pelo que ela é, entender que você não está completo sem a sua outra metade. O casamento pode ser a experiência mais gratificante e fortalecedora da sua vida.

A SENTENÇA

A mulher enumerava os defeitos do marido para o juiz a quem requeria o divórcio, alegando não haver mais como viver com “aquele homem” nem mais um dia. Parecia que nunca mais pararia de falar, mas, quando fez uma pausa para recuperar o fôlego, o juiz indagou: — Mas por que a senhora se casou com ele? Provavelmente deve ter visto algo de bom. O que foi? — É... ele era de boa índole, trabalhador e um fiel provedor, gostava de crianças e era leal. — Mas isso mudou? — Bem, não — respondeu exasperada. Mas… E disparou de novo seus ressentimentos. — Ele é impossível! Larga as roupas no chão, nunca coloca nada no lugar e está sempre atrasado para o jantar. É uma luta tirá-lo da cama de manhã. Cutuca o nariz na frente dos outros, reclama se eu deixo a torrada ficar escura demais... Depois de ouvir as reclamações sobre aquelas ofensas relativamente de menor importância, o juiz lhe disse: — Muito bem, esta é minha decisão preliminar: vá para casa e, por 30 dias, pense em todas essas boas qualidades que a fizeram amá-lo, e evite pensar nas coisas que tanto a irritam. Se depois disso a senhora ainda quiser o divórcio, volte aqui. O juiz nunca mais viu a mulher. — Adaptado do escritos de D.B.B.

Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A

9


O amor de Deus muda vidas! Pare para amar!

Palavras sem igual!

Solomon Downs, Austrália

Jorge Solá, Chile

Uma senhora já de idade e aparentemente bem fraca chegou-se a mim na saída de um shopping e perguntou onde havia um ponto de táxi. Como eu estava com pressa, lhe disse rapidamente que seria melhor ela ligar para um ponto e chamar um táxi, porque àquela hora do dia não havia nenhum por ali. Ao ouvir isso ela desatou a chorar, totalmente frustrada. Senti então Deus me falando ao coração: Ela precisa do Meu amor. Pare com essa pressa toda e compartilhe o Meu amor com ela. Colocando o braço em seus ombros, a levei de volta para o shopping, acomodei-a num banco e chamei um táxi. Era óbvio que algo a estava incomodando, então lhe perguntei o que era. Contou-me que naquele dia fazia três anos que o marido falecera e que sentia muita falta dele. Falei-lhe das coisas maravilhosas que a Bíblia diz sobre o Céu e lhe assegurei que, por crerem no Senhor, os dois voltariam a se rever e passariam a eternidade juntos. Mal falei isso e o táxi chegou. Enquanto a acompanhava até o carro, ela me agradeceu muito por parar para ajudá-la, e por aquelas poucas palavras de encorajamento. Ainda bem que parei para lhe demonstrar um pouco do amor do Senhor!

Eliodoro é deficiente físico e vende maçãs-do-amor e outros doces na rua. Locomove-se usando um triciclo sem motor. Conversamos pela primeira vez justamente um dia depois de alguém da nossa equipe lhe dar um exemplar do folheto “Para Você, Com Amor”. Foi uma conversa muito interessante, durante a qual compartilhou o efeito que o texto tivera em sua vida. — Fui ateu e ativista comunista a vida inteira, e vivi na clandestinidade por cinco anos para não ser preso. Mas ultimamente tenho pensado na possibilidade da existência de um Deus. Como trabalho nas ruas, já li folhetos produzidos por todas as denominações e grupos e o meu quarto está cheio de livros de filosofia e política. Mas nunca li nada que me emocionasse tanto quanto isto! Estas poucas palavras mudaram a minha vida. Quem escreveu este folheto? Expliquei que se tratava de uma mensagem de Deus que alguém recebera em profecia depois de orar pedindo algo especial para pessoas justamente como ele. — É Deus falando com você e amando-o pessoalmente — disse-lhe eu. Eliodoro ficou muito emocionado. Abriu sua vida ao Senhor e absorveu cada palavra que eu lhe disse. Pediu mais textos, então lhe dei outros folhetos e sugeri que lesse os Evangelhos, especialmente o de João, por conter tantas palavras de Jesus. Mais uma vida tocada e transformada pelo amor de Deus!

(Solomon Downs, Jorge Solá, J.D. Barnes, e Hebe Rondon são voluntários do grupo A Família, cada um em seu respectivo país.) 10

Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A


Veterano da guerra do Vietnã é libertado do remorso J.D. Barnes, EUA

Eu estava com Steve, meu filho de 13 anos, quando conheci Robert. Nós havíamos reparado nele antes, sentado no seu carro, mas não demos muita atenção de início. Mas depois sentimos que o Senhor queria que conversássemos com ele, então nos aproximamos e após cumprimentá-lo lhe entregamos um pôster da Família com uma mensagem do Evangelho no verso. Então, nos mostrando um livreto com versículos bíblicos sobre salvação e consolo, ele disse: “Acabei de orar pedindo ajuda a Deus. Isso é incrível!” Robert contou que lutara na Guerra do Vietnã, onde ficou aleijado. Fazia pouco lhe roubaram todo dinheiro que tinha e ainda faltavam algumas semanas até receber o próximo cheque da pensão do governo. Como não tinha onde ficar estava vivendo no carro. Nós lhe indicamos um abrigo para pessoas sem teto onde trabalhamos como voluntários e pedimos que nos contasse mais sobre a sua vida. Não demorou muito e ficou patente que ele vivia afligido pelas suas experiências no Vietnã. Contou-nos que antes de ser recrutado pelo exército, adorava caçar, e que na guerra começou a sentir o mesmo prazer ao atirar nas pessoas. Dito isso começou a chorar, explicando que vivia com um forte sentimento de culpa e que várias vezes já pensara em suicídio. “Será que Deus vai me perdoar um dia?” ele perguntou. Nós lhe asseguramos do amor e perdão incondicionais de Deus e oramos com ele para que o Senhor o tranqüilizasse e lhe concedesse paz de espírito, a “paz de Deus, que excede a todo entendimento” (Filipenses 4:7). Bem diante de nossos olhos, o Senhor removeu a carga de remorso e condenação que há mais de 20 anos atormentava aquele homem! A essa altura Steve e eu também estávamos chorando. Robert era a prova viva de que Jesus e Seu amor podem curar qualquer mágoa e restaurar qualquer coração!

Um toque de amor Hebe Rondon, Brasil

Eu e meu marido estávamos saindo da firma de um amigo quando João, um jovem funcionário que nos acompanhou até o carro, disse: — Na primeira vez que vi vocês dois, pensei comigo: Essas pessoas têm Jesus. Conversamos um pouco com ele e antes de irmos embora lhe demos um folheto “Alguém Te Ama”. Uma semana depois, ao visitarmos novamente esse amigo, João me procurou para contar o que lhe acontecera. — No dia que vocês me deram aquele folheto era o meu aniversário. Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A

Eu estava fazendo 18 anos. Ninguém me desejou um feliz aniversário nem fez nada especial para mim… nem a minha mãe. Eu estava muito triste por ver que ninguém se interessava por mim e nem se lembrara do meu aniversário. Aí, antes de dormir li a mensagem que vocês me entregaram e comecei a chorar, porque senti o amor do Senhor por mim fluindo daquelas palavras. João é uma pessoa simples, do tipo que é facilmente ignorado por muitos, mas o Senhor Se lembrou dele e lhe deu o mais belo presente de aniversário que qualquer um de nós poderia receber: um toque do Seu amor divino! 11


PERGUNTAS RESPOSTAS ÀS

SUAS

P

: Somos casados há onze anos e nos amamos, mas nosso relacionamento perdeu a graça. O que podemos fazer para resgatar a magia no nosso casamento? R: Na emoção do momento dos votos de casamento, os casais normalmente só conseguem imaginar sua vida indo de boa para melhor. Ao contemplar o bebê recémnascido, os pais juram nunca prejudicar nem decepcionar seu filho. As crianças prometem umas às outras amizade eterna. Médicos, enfermeiras, professores, assistentes sociais, voluntários e outros dedicam suas vidas a salvar outros. É o amor — o supercimento que mantém unidos grupos de amigos, famílias e tudo que existe de bom — que inspira esse tipo de compromisso. Mas por que os casais discutem? Por que os pais implicam, depreciam e ficam impacientes com os filhos? Por que os amigos se afastam? Por que a inspiração para o serviço abnegado desvanece? Com o passar do tempo, nos acostumamos de tal forma com quem temos mais contato, que deixamos de valorizá-los e de tratá-los como deveríamos. O contato diário vai criando atritos que provocam desgaste, e os relacionamentos que nos eram tão que12

ridos começam a perder o brilho porque a novidade acaba. Quando somos íntimos de alguém é que começamos a reparar nas imperfeições e nas rugas. Rotinas viram tédio e as bênçãos que antes tínhamos por tão especiais começam a nos pesar. Quando isso acontece, é hora de dar meia-volta. Será preciso um esforço consciente e pode não ser fácil, principalmente se o problema existir a algum tempo. Mas pode ser feito. Conte suas bênçãos. Pense em todas as coisas sobre aquela pessoa que o atraíram inicialmente, e depois se coloque na posição dela e pergunte-se o mesmo. A melhor e mais garantida maneira de dar vida a um relacionamento insosso é reanimando as nossas próprias qualidades. Empenhe-se em ser a pessoa que, no início, você se propôs a ser, e é quase certo que o seu cônjuge reagirá da mesma forma. E lembre-se que Deus Se especializa em novos começos. “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo” (2 Coríntios 5: 17). É uma promessa sobre a salvação, mas que também se aplica ao cotidiano. Deus revitalizará e renovará qualquer relacionamento, se Lhe pedirmos para começar a mudança em nós. Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A


SINAIS DOS

TEMPOS A Vindoura Quebra Econômica

Joseph Candel

Uma queda repentina e drástica de um mercado financeiro de maior porte poderia provocar pânico mundial.

Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A

Muitos analistas e economistas de renome advertem sobre a iminência de uma quebra econômica mundial. Ainda que não esteja especificamente predito na Bíblia, trata-se de um evento alinhado com profecias-chave relacionadas ao Tempo de Fim e que quase certamente precipitará o seu cumprimento, particularmente no tocante à ascensão do Anticristo e à implementação do seu sistema de crédito universal, a marca da Besta (“666”). As economias modernas estão edificadas sobre a credibilidade. Equivocadamente, o povo tem fé na moeda de seu país, pois não percebe que lhe falta ativo tangível por base, como o ouro e a prata, e que o dinheiro é emitido por um governo muitas vezes extremamente endividado. Quando essa fé é abalada, o valor da moeda despenca, as ações caem e ocorre a ruína da economia nacional. Nesta era de comércio via Internet e de economias e bolsas de valores globalizadas, uma queda repentina e drástica de um mercado financeiro de maior porte poderia provocar pânico mundial que derrubaria a economia global como um

castelo de cartas. Se, por exemplo, a economia americana sofresse um baque desses em virtude de alguma crise internacional (uma guerra de maiores proporções no Oriente Médio, ou uma escassez aguda de petróleo), o resto do mundo poderia rapidamente perder sua fé na moeda americana. O valor do dólar, e de outras moedas e mercados de valores internacionais cairia significativamente, o que quase certamente provocaria a quebra dos bancos e mercados financeiros, e essa grande desordem econômica, possivelmente geraria caos político e civil. Outro fator relevante é a crise da dívida internacional. Praticamente todos os países no mundo foram seduzidos pelo poderoso sistema financeiro internacional, que opera através do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), a fazer empréstimos enormes a juros que inviabilizam o pagamento desses compromissos financeiros. Mas por que o Banco Mundial, o FMI, ou qualquer um concederia empréstimos no valor de bilhões de dólares sabendo que nunca poderiam ser pagos? — Porque quando 13


O povo aceitará ser governado por ele e se submeterá ao seu novo sistema econômico, quando ele os “resgatar” da ruína econômica para a qual ele próprio os conduziu.

14

as nações caem na bancarrota e não honram seus pagamentos, os credores assumem o controle dessas economias. Como diz a Bíblia: “O que toma emprestado torna-se servo do que empresta” (Provérbios 22:7). Esta é a verdadeira razão por que os financiadores internacionais emprestaram dinheiro para esses países: para ganharem controle sobre elas! O Banco Mundial e o FMI agora estão ditando a política econômica interna dessas nações, envolvendose nos governos, nas indústrias, nos bancos e em tudo o mais. Eles assumiram o controle indireto dos governos pela pressão financeira. Basta olhar para os problemas econômicos que têm atormentado a Argentina e outros países nos últimos anos para ver onde tudo isso está levando. As atuais dificuldades econômicas do mundo não são acidentais nem meramente o resultado “da ação das forças de mercado”, como tantas vezes lemos nas notícias. Por causa da manipulação do dinheiro do mundo — falências nacionais astutamente orquestradas seguidas por recuperações temporárias e crises ainda mais duras — o dinheiro do mundo migra mais e mais para as mãos de uns poucos, enquanto cada vez mais nações são empurradas à bancarrota e forçadas a trocar o controle das suas economias por empréstimos estrangeiros. À medida que o tempo avança e a situação degenera, a instabilidade econômica será ainda maior nos mercados financeiros do mundo inteiro e veremos oscilações bruscas e sem precedentes nas maiores economias. Numa situação assim as pessoas começam a procurar um salvador. Paul Henri Spaak, primeiro presidente da Assembléia Geral das

Nações Unidas, disse uma vez: “O que queremos é alguém de calibre para fazer uma aliança de todos os povos e nos tirar do lamaçal econômico no qual estamos afundando. Que venha tal homem, seja ele Deus ou o Diabo, e nós o receberemos.”1 E é exatamente o que o mundo vai fazer! A população sairá à procura de um super-homem financeiro que traga estabilidade e prosperidade, e quando o Anticristo surgir no cenário mundial aparentemente oferecendo justamente isso, o aclamarão como herói. O povo aceitará ser governado por ele e se submeterá ao seu novo sistema econômico quando ele os “resgatar” da ruína econômica para a qual ele próprio os conduziu, e seu programa terá êxito — por um tempo. — A hora para se preparar para esses eventos que em breve ocorrerão é agora, e a melhor maneira para começar é recebendo Jesus como Salvador — caso ainda não o tenha feito. Então, aprenda a permanecer conectado a Jesus em oração para que Ele o guie e supra suas necessidades no tumultuados dias por vir. Estude o que a Bíblia tem a dizer sobre a vindoura ditadura mundial do Anticristo e outros eventos do Tempo do Fim para que, quando isso acontecer, você não seja pego de surpresa nem enganado a seguir o Anticristo. O homem prevenido vale por dois, e Jesus prometeu: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize... Eu vos disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis” (João 14:27,29). 1

Cartledge, sem data, Eschatology (Estatologia)

pág.132. Faculdade Bíblica Rhema, Townsville.

Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A


NA PRÓXIMA EDIÇÃO O CAMPO DE BATALHA: A MENTE O que o Diabo mais gostaria é de desviar a nossa mente de Deus e de todas as coisas boas que Ele tem reservadas para nós, se O deixarmos guiar nossos pensamentos e ações. A meta principal do Diabo é nos fazer excluir Deus de nossa vida devido a todos os nossos afazeres, mas ele tem que começar em algum ponto. Precisa de um ponto de apoio, de uma entrada, e o primeiro lugar que procura é a nossa mente. Se puder, usará a abordagem direta, porque sabe que se conseguir nos fazer desperdiçar os minutos, as horas e os dias que compõem nossas vidas, vencerá fácil. Por isso, tenta ocupar nossas mentes com pensamentos frívolos e infrutíferos, coisas que consomem nosso tempo e drenam nosso espírito, e que nos distraem do que é verdadeiramente importante na vida. Se isso não funcionar, tenta nos fazer duvidar do amor e da bondade de Deus. Em vez de fé, esperança e das maravilhosas promessas divinas, ele procura preencher nossa mente com desânimo e com as suas mentiras, ou seja, qualquer coisa que nos afaste do Senhor. Como você pode se proteger desses ataques? A melhor defesa é uma forte ofensiva! Para saber como atacar e vencer a batalha pelos seus pensamentos, para assim viver de forma plena e vitoriosa, não perca a próxima edição da Contato.

VIVER NO AMOR DO SENHOR O amor é como um ribeiro. Alguns dias flui com ímpeto, com abundância, outros dias escorre apenas um fiozinho d’água e o ribeiro parece ter sumido entre as rochas. Mas há mais amor para vir da fonte, mesmo em época de seca, quando o amor deixa de fluir e parece nada mais que um leito de lama. Lembremos como Jesus amou, perdoou e estendeu a mão para mostrar que Se preocupava com as pessoas. Quando temos em Jesus nossa fonte de amor, podemos reabastecer nosso ribeiro, dando à vida a dimensão extra que Ele concede. Jesus é uma autoridade em amor. Ele ama quando é difícil amar. Ele ama quando o amor é rejeitado Ele ama quando o amor não faz muito sentido e quando os demais desistiriam. Jesus ama quando os outros são feios ou frios. Ele ama os indignos. E quando sentimos que o amor está secando, temos que buscá-lO e tentar amar de novo. — Autor anônimo Contato VOL. 4, 2 EDIÇÃO A

LEITURA QUE ALIMENTA PRIMEIRO LUGAR O Senhor quer o primeiro lugar nos nossos corações. Mateus 22:37-38 Êxodo 20:3 O que signifíca amar e desejar o Senhor acima de tudo: Salmos 27:4 Salmo 42:1-2 Salmo 63:1,8a Salmo 73:25-26 Salmo 84:2,10 Isaías 26:8-9a Deveríamos amar o Senhor em gratidão por tudo que Ele fez por nós. Salmo 116:1-2 1 João 4:19 Apocalipse 5:9 Como incluir o Senhor na nossa vida: Provérbios 8:17 Salmo 143:8 Lamentações 3:41 Efésios 5:18b-19 Hebreus 13:15 Deus nos abençoa por Lhe darmos prioridade. Mateus 6:33 Salmo 16:11 Salmo 37:4 Salmo 91:14-15 João 14:21,23b Tiago 1:12 15


Cada passo do caminho O caminho que tenho para vocês dois trilharem juntos é de amor, e devem segui-lo com ações de graça e alegria, mas também cientes de que a jornada só será segura se Eu estiver incluído. Preciso ser o centro do seu relacionamento, o vínculo e o elo vivo, o meio através do qual o Meu amor e a vida que dou possam fluir livremente entre vocês. Eu os amo e tenho prazer em acompanhá-los nessa estrada, mas precisam se lembrar de se apegar a Mim. O caminho nem sempre será tranqüilo. Custará algo e haverá provações, dificuldades e sacrifícios -- pré-estipulados por Mim -- para que amadureçam e aprendam a amar mais, a ter um amor mais profundo, a se doar e a entender o que é amar de verdade. O propósito de tudo isso é aproximá-los mais de Mim. Haverá momentos em que não verão a estrada adiante, mas quero que confiem em Mim mesmo assim. Dêem sempre prioridade a Mim e os abençoarei grandemente, os protegerei e guardarei. Nessa estrada haverá curvas inesperadas para as quais não estarão preparados, mas estarei com vocês a cada passo do caminho.

COM AMOR, JESUS


contato_04.02_2003