Page 1

Entrevista: Projeto de cidade miniatura Comemoração CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES Dicas de mestre: como escolher uma profissão o dos textos

Estimula a escrita, a leitura e a revisã

Valoriza a pesquisa de informações

Dá destaque ao trabalho dos professores balho em equipe

Dinamiza a sala de aula e o tra

A escola leva conhecimentos à comunidade O aluno expressa suas opiniõe

s e sua cidadania


PAPO DA HORA Para início de conversa...

tema trabalhado com as 1ªs séries do Ensino Médio foi a “Diminuição da maioridade Penal”. Os alunos pesquisaram, discutiram e produziram Artigos de Opinião, sobre o assunto. Abaixo, transcrevemos as considerações de alguns dos nossos alunos:

O

lá pessoal, que prazer poder entregar para vocês mais uma edição do Jornal FalAção! Estamos na 3ª edição do nosso Jornal, procurando trazer para vocês, leitores, um pouco do que acontece no nosso dia a dia na escola. Nesta edição vocês conhecerão o Sr. Paulo, vizinho da escola que desenvolve um projeto de cidade em miniatura que é simplesmente fantástico! Além disso, faremos um resumo dos principais projetos realizados pela escola em 2012 como esse pessoal trabalhou hein! Novas seções estão presentes, como a Palavra de Mestre, onde os nossos Professores respondem às perguntas dos alunos,; nessa edição, eles os orientam sobre como escolher uma profissão. Já na seção “Papo da hora” trazemos a opinião dos alunos sobre temas polêmicos recorrentes nas mídias., trabalhados, pesquisados e debatidos em sala de aula. Isso, sem contar com o “Desenrolando a Língua”, com explicações para que você leitor não caia em nenhuma “armadilha do idioma”. Os classificados anunciam serviços de primeira linha, oferecidos por pais de alunos e pessoas da comunidade de modo geral, vale a pena conferir! Vamos saber o que a galera está ouvindo, com as indicações do TOP 10 e garantir nossa diversão com indicações de livros e filmes da melhor qualidade. Tudo isso, com uma receita especial de Capuccino que , com esse “friozinho” gostoso, nos convida a sentar, provar de uma boa leitura... e é exatamente isso que desejo a todos vocês!

“Discute-se muito a questão da redução da maioridade penal, motivada pelo aumento da criminalidade cometida pelos adolescentes que, além de entrarem cada vez mais cedo para o mundo do crime, mostram-se intensamente frios e ousados, ao ponto de tirar vidas sem nenhum motivo, no mais alto grau da banalidade. Também são verdadeiros culpados aqueles que compactuam com inúmeros acontecimentos criminais surgidos a partir das ações de muitos adolescentes que, protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, acabam ficando impunes.”

O

Murilo de Lima Molesini - 1ºB - 15 anos “A diminuição da maioridade penal seria uma medida paliativa e que agravaria ainda mais os problemas da criminalidade das penitenciárias brasileiras, uma vez que aumentaria ainda mais o contingente de presos que vivem em condições precárias, em presídios caindo aos pedaços, fato que já é um problema real e, até agora sem solução”.

Thainá Cristina Lourenço Lozano - 1ºA - 15 anos

Boa leitura e até a próxima edição! Profª Tania Aparecida Pereira

Expediente E.E. Prof. Francisco Gomes

CNPJ: 46.384.111/0106-17 Rua Prof.Antonio da Silveira, 274 Cravinhos/SP

Tiragem: 1000 exemplares Projeto Gráfico: Leandro Cavalcanti Jornalista - MTB 66822 Fone: (16) 9201-0942 Impressão: Sangaletti e Gráfica Ltda ME CNPJ: 04.001.259/0001-08

“A diminuição da maioridade penal é essencial para que os jovens sejam mais responsáveis e arquem, de fato, com as conseqüências dos seus atos. Saber que eles terão que responder criminalmente, como adultos, podendo ter penas de 20, 30 anos atribuídas dependendo do ato cometido e não no máximo 3 anos na Fundação Casa como é atualmente, pode fazer com que pensem duas vezes antes de cometer um delito”.

Giovana Barissa Esteves - 1º A - 15 anos Editado pelos alunos e professores da E.E. Prof. Francisco Gomes: Profª Tania Aparecida Pereira. Alunos do EM: Maria Carolina – 1ºB; Pedro – 1ºB; Cínthia – 2ºA; Gabrielle – 2ºA; Pâmela – 2ºA; Jennifer -1ºA; Jaqueline - 1ºA; Felipe, 2ºA; Leonardo - 2ºA.


LI E RECOMENDO... Livro: Tristão e Isolda – Helena Gomes Aluno: Pedro Henrique Scatena - 1ºB

T

ristão e Isolda é uma história que fala de castelos, realeza, batalhas e história de amor. Esse livro é uma produção que faz você viajar nas ondas da imaginação, pois nos faz vivenciar cada cena, como se fosse real. Tristão, recebeu este nome, pois sua mãe encontrava-se em profunda tristeza pela morte de seu marido. Um dos criados do reino cuidou dele como se fosse seu pai, ensinando-o a lutar com soldados e dragões. A história se desenvolve e Tristão acaba salvando o rei Marc, mas ferindo-se gravemente. Foi curado por Isolda, a única que tinha o poder da cura. A partir daí muitas coisas acontecem, a história de amor que os envolve é muito bonita e repleta de desventuras que nos surpreendem. Um livro bem interessante, com um final bem inesperado. Eu li e o recomendo a vocês!

CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”

C

omemoramos, no ano de 2013, o centenário do nascimento do nosso grande poeta, Vinícius de Moraes, conhecido também como o “Poetinha”. Um motivo mais que forte para trazermos sua biografia e sua discografia, de maneira mais aprofundada para nossos alunos, apresentando a eles a vida e a obra desse mestre incomparável. Estão sendo desenvolvidas várias atividades de pesquisas e de apresentações sobre Vínícius de Moraes, fatos que culminarão numa apresentação, que será o II Sarau Cultural, que ocorrerá nas dependências da escola, no 2ºsemestre. Alunos interessados em fazer parte dos grupos de teatro, de música, que se aprensentarão no Sarau, procurar a Profª Tania ou os componentes da Equipe do FalAção! Participem! (Equipe Jornal FalAção)


Cultura e Lazer além dos muros da escola

Vi si ta à EP TV

Aconteceu em 2012... Alguns dos Projetos desenvolvidos pela escola que merecem destaque:

Campanha do Agasalho

Dia do DesaFio

Fazendo Arte

Sarau Cultural

Co nc ur so Se lo s

Visita à Feira do Livro

Projeto Sexualidade

Haloween

Fe st a Ju ni na


COMUNIDADE QUE FAZ... Nome: Paulo Carrascosa de Oliveira - Idade: 68 anos - Profissão: Aposentado da CPFL Equipe Falação: Por que o sr. Decidiu fazer esse trabalho? Sr. Paulo: Porque ganhei uma caixa com algumas miniaturas de uma fábrica de Ribeirão Preto, aliás, a única fábrica da América Latina que produz esse tipo de material.

uma semana olhando só de longe, às vezes, quando estou sem sono, venho e fico mexendo com as peças, varia muito...

Equipe Falação: Era um sonho de criança ter um projeto desses? Sr. Paulo: Não, nunca tinha pensado nisso antes.

Equipe Falação: O que a sua família acha dessa dedicação toda? Recebe apoio deles? Sr. Paulo: Eles apoiam e não apoiam (risos), acham bonita essa dedicação, é uma atividade que me distrai, da qual eu gosto muito, mas ao mesmo tempo, gasta-se muito dinheiro, pois são muitas pecinhas, muitos detalhes.

Equipe Falação: Quantas horas o Sr. Trabalha nesse projeto, por dia? Sr. Paulo: Tem dias que fico quase 10 horas, às vezes fico até

Equipe Falação: O sr. teve ajuda de algum patrocinador, da Secretaria da Cultura do município? Sr. Paulo: Não, ninguém... na verdade, só o dono da fábrica que me deu de presente a caixa com as primeiras peças. É um projeto muito caro, as peças são muito difíceis de encontrar para comprar, eu tenho feito muitas delas...mas é sempre muito caro. Equipe Falação: O sr. já expôs seu projeto aqui na cidade? Sr. Paulo: Sim, na escola onde meu neto estudava “EMEB Moacir Martins dos Santos”

Equipe Falação: O sr. acredita que os brinquedos de hoje são mais interessantes do que os de antigamente? Sr. Paulo: Hoje em dia tem mais facilidades, pois os brinquedos, principalmente os que vêm da China, são muito parecidos com os objetos reais. Nota da Equipe: O projeto de cidade miniatura, segundo sr. Paulo, vem sendo desenvolvido por ele há 20 anos. Quantos talentos iguais a ele existem em nossa comunidade e não nos damos conta, não é mesmo? Se quiserem ajudar financeiramente, como patrocinador do projeto, entre em contato com a Equipe do Jornal FalAção, que os encaminharemos.


Resenha do Filme As aventuras de PI

Resenha do Filme “Juno” O filme retrata uma realidade que muitas meninas vivem atualmente: gravidez na adolescência. A naturalidade com que Juno (a protagonista) lida com o assunto é impressionante. Apesar da pouca idade e dos olhares críticos, a adolescente descarta a ideia do aborto e decide que o melhor a fazer é doar a criança a um casal que terá melhores condições para cuidar do que ela, uma adolescente de 16 anos. A maturidade da personagem em relação ao assunto, que para a maioria das jovens seria um “inferno”, que pode estar passando pela mesma situação, inspira! É um filme com uma linguagem simples, um cenário tranquilo e com uma discussão bastante pertinente sobre um assunto tão delicado. Um filme que nos fornece uma boa reflexão sobre a gravidez prematura de ambos os adolescentes, tanto Juno quanto seu melhor amigo que é o pai. por Bruna Grigoleto, aluna do 9ºano E Professor Alessandro G.Barbosa

Se você é fã de filmes de aventura com show de efeitos especiais, recomendo “As aventuras de PI. Baseado no livro de Grann Martel de 2001 (vencedor do prêmio Book Prize), o filme mostra a história de um menino carismático chamado PI. Ele morava na Índia com seus pais e irmão mais velho que juntos cuidavam de um zoológico até resolverem ir para o Canadá, porque o governo estava disposto retiram o incentivo fiscal e assim o zoológico não poderia se manter. Todos os animais viajaram com eles num cargueiro chinês, que depois de um naufrágio, todos acabam morrendo exceto PI, que fica sozinho com um tigre num bote salva-vidas. O garoto luta pela sobrevivência com coragem, fé e é claro, com bom humor. Este filme tem vários temas importantes como a luta pela sobrevivência, a relação com Deus e com a natureza. A coragem de viver e como podemos lidar com a perda também preenchem a gama de temas. PI é, simplesmente, um jovem de coração puro, corajoso e muito inteligente. “As aventuras de PI” é ótimo para quem gosta de se emocionar com a história e se encantar com tantos efeitos especiais, por isso, não é à toa que o slogan do filme é: “acredite no inacreditável”. por Amanda N. Menighin, aluna do 9ºano E

Desenrolando a língua PORTUGUESA 1. Muçarela ou Mussarela? Não existe a grafia “mussarela”. Está no vocabulário Ortográfico da língua portuguesa a grafia “MUÇARELA” 2.Magda, quero ir em sua companhia? Ou Magda, quero ir em sua compania? A palavra “compania” não existe. É inaceitável essa pronuncia. O correto é “COMPANHIA” 3. Quando usar o mas ou o mais? Mas: é uma conjunção adversativa. É usada para dar ideia de oposição entre duas orações. Mais: é um adverbio de intensidade. 4. Para EU/ Para MIM NUNCA se deve dizer: mim quer casar ou mim vai casar. O eu é que pode ser sujeito. Assim: Sou EU que faço. Portanto, para eu ler. - Use o “mim”, quando o “eu” não for o sujeito. Assim: O jornal é para mim. / Para mim, ela é linda. 5. Ser “de menor” ou “de maior” são expressões comuns, mas totalmente inaceitáveis. O correto é ser MAIOR DE IDADE ou ser MENOR DE IDADE. 6. Viagem/Viajem Viagem: Substantivo, a jornada em si. Exemplo: Desejamos aos passageiros uma boa viagem.

Viajem: Do verbo viajar. Exemplo: Quero que todos viajem no fim do ano. 7. De baixo ou Debaixo? Grafa-se de baixo nos seguintes casos: • Quando “baixo” é adjetivo ou faz parte de uma locução adjetiva: “Disse várias palavras de baixo calão”; • Em correlações com “cima” ou “alto”: “Olhou a moça de baixo a cima”; • Ou quando pode ser substituído por “de cima”: “Saiu de baixo (de cima) da árvore”. Nos demais casos, escreve-se debaixo. “o menino está debaixo da mesa” ou “Debaixo de um sol forte, centenas de pessoas disputaram um lugar na fila” 8. “Nenhum” ou “nem um”? Nem um equivale a “nem sequer um”. Exemplo: Não te darei nem um real a mais. Nenhum é pronome indefinido, o contrário de algum. Exemplo: Nenhum brasileiro está livre da violência. 9. Por tanto ou Portanto? Portanto: Então, logo. Exemplo: Eles estudaram muito, portanto merecem o prêmio. Por tanto: Por muita quantidade. Exemplo: Você pode ficar com estes apontamentos da matéria por tanto tempo que você precisar.


1. Pollo Vagalumes

6. Bonde das Maravilhas Aquecimento das Maravilhas

2. MC Anitta Show das Poderosas

7. Naldo Se joga

3. Demi Lovato Heart Attack

s músicas mais votadas na pesquisa com os alunos da escola

A

8. Luan Santana Te esperando

4. Thiaguinho Desencana

9. Emicida Zoião

5. Grupo Revelação Xiii

10. Alicia Keys Girl on fire

Capuccino

MODO DE PREPARO

Misture bem o café, o leite e o açúcar. Depois vá adicionando o chocolate em pó solúvel, o bicarbonato de sódio, a canela Livro “Mais Você - Receitas e viagens internacionais”. em pó e, por ultimo, o achocolatado e misture bem. Editora Globo, 2011. Transfira este preparado em pó para um recipiente limpo e seco e tampe, vedando bem. INGREDIENTES Guarde em local seco e longe da luz ou do calor. Na hora de - 200g de café em pó solúvel preparar um Cappuccino, despeje 100 ml de água fervente - 400g de leite em pó integral em uma xícara com 3 colheres (sopa) do pó para Cappuccino. - 400g de açúcar Misture bem para dissolver todo o pó. Se quiser, decore com - 1 colher (sopa) de chocolate em um pouco de Chantilly. pó solúvel Tempo de preparo: 20 minutos - 1 colher (sopa rasa) de bicarbonato Rendimento: 2 porções de sódio

CLASSIFICADOS Comércio: Picanha e Companhia Nome: Antônio ou João Fone: (16) 3482-1106 / 8121-5416 Aluno: Letícia – 1ªB

Comércio: Lavador São Cristóvão Nome: Luis Afonso Endereço: Perto do Moraes Fone: 9281-4528 Aluno: Cristiane – 7ªA

Comércio Loja Estilo Z – Para quem tem bom gosto! Comércio: Auto - Jocar Endereço: Cesário Motta, 1632 Nome: Talita Fone: 3951 6554 Endereço: Avenida Pedro Amoroso Comércio: Restaurante Maranatá Fone: 3951 3042 Nome: Rodrigo Heirich Comércio: Manicure e Pedicure Endereço: Ribeirão Preto Fone: (16) 3011-9205 Nome: Gisele Aluno: Vinícius – 7ªA Fone: 9281-4528 Aluno: Alexandre – 7ªA

Comércio: Cabeleireira Nome: Roxanie Ap. de Oliveira Endereço: Calil Capez nº 120 Fone: 9123-4476 Aluno: Rosianie – 7ª A Comércio: Bolo para festas Nome: Lucilene Fone: 39517686 Aluno: Davi – 1ºA Comércio: Cabeleireira Nome: Ariane Endereço: Rua Luís Sertório, 158 Fone: 3482-1344 Aluno: Caroline – 6ªB

Comércio: Salgado e Massas Nome: Aparecido Osvaldo Endereço: Avenida Pedro Amoroso Aluno: Amanda – 1ªB Comércio: Maria Manicure Nome: Maria Manicure Endereço: Rua Dirce Paes Varandas Fone: 3951 1043 Comércio: Cabeleireira e Manicure Nome: Neide Black Endereço: Rua Santi Pieri, 49 Fone: 3951 7770 Aluno: Laurah – 6ªB


Dicas de Mestre Como escolher uma profissão? “Os profissionais mais procurados no mercado de trabalho hoje, no Brasil e no mundo são os ligados à informática e à genética. Em nossa região, predomina a procura de profissionais ligados ao agronegócio e é bom ressaltar que nessa área, as tecnologias de informação são muito usadas, na medida em que atualizam os conhecimentos e os avanços genéticos da área. Ser um bom profissional não se limita a ter um diploma superior. Os técnicos têm seu lugar de destaque no mercado de trabalho”.

Flávia da Silva Ramos, Professora de Geografia

“Existem profissões mais tradicionais que têm maior procura, como Medicina, Direito, Engenharia e hoje também, Jornalismo. Não existe curso fácil, cada curso tem sua própria dificuldade. Para tornar-se um bom profissional é necessário muito esforço, dedicação, comprometimento e responsabilidade com sua atividade profissional”.

Geraldo Veiga de Souza Júnior, Professor de História

Equipe do jornal falação Felipe - 2ºA

Jaqueline - 1ºA

Pâmela - 2ºA

Jennifer - 1ºA

Cintia - 2ºA

Gabrielle - 2ºA

Pedro - 1ºB

Maria Carolina - 1ºB

FalAção  

jornal FalAção

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you