Page 1

por Diana Monteiro

dianamonteiroo@hotmail.com

A TRIBUNA www.atribunamt.com.br

sexta-feira, 12 de março de 2010

ANTES QUE A GRIPE CHEGUE FORTALEÇA SEU ORGANISMO Mal dá o primeiro espirro e você já começa a ouvir as recomendações para chupar laranja ou tomar o suco da fruta. Rica em vitamina C, ela é a mais lembrada das frutas cítricas quando o assunto é lutar contras gripes e resfriados. A lembrança é boa, mas o momento não é o mais adequado. “Os cítricos não agem no combate de doenças, mas sim no fortalecimento do sistema imunológico”, afirma a nutricionista Maria Eliza, do hospital São Luiz. Segundo ela, os minerais contidos nas frutas cítricas (e não apenas a vitamina C) oferecem reforço extra para as nossas células de defesa. Com isso, as doenças em geral passam longe do seu organismo. A recomendação diária indica o consumo de duas a três porções e há uma dica para aproveitar ainda mais os nutrientes. “A laranja lima, por exemplo, fica amarga após uma hora de partida, o ideal para aproveitar ao máximo é comer logo após descascar. E não sinta culpa pelo desperdício da casca”, afirma. Segundo ela, com isso você só perde fibras (também presentes na polpa, desde que você não jogue o bagaço no lixo).. Antes que a gripe se instale e assuste você, aproveita para colorir a sua fruteira consuma essas delícias.

O D N A I R A S ER V I AN

MELANCIA AFRADISÍACO

Iracema Dinardi Peixoto, gente que faz em Rondonópolis, está estreando nova idade. Um abraço desta colunista.

Os poderes afrodisíacos da pimenta e das ostras para aumentar a vida sexual já são bastante conhecidos. Mas ninguém nunca desconfiou que a melancia também pudesse esquentar a vida sexual dos casais. Investigando a fruta, pesquisadores do Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais da Universidade A&M do Texas (Estados Unidos), descobriram que ela é rica num fitonutriente reconhecido como vasodilator: a citrulina. A substância é convertida em arginina, precursora na formação do óxido nítrico no interior dos vasos sanguíneos. O óxido nítrico, por sua vez, leva à vasodilatação e ao relaxamento vascular (não é à toa que ele é dos componentes do Viagra).

PRAIAS DE BELÉM E LITORAL DO PARÁ

Natsa Modesto, em sua beleza angelical, faz niver e recebe o carinho de amigos, parabéns!

Muita gente nem sabe que em Belém tem praia, e que no litoral paraense existem praias paradisíacas. Vejam algumas fotos, mas existem lugares inusitados e muito lindos, descubra. A cidade também é famosa pelas comidas típicas como o pato no tucupi, tacacá e maniçoba. O pato no tucupi é o prato mais famoso de Belém. Consiste num pato assado no forno com tucupi (suco de uma espécie de mandioca fervido com alho e chicória) adicionado com folhas de jambu (planta da Amazônia) cozidas. Inventado pelos índios, o tacacá é uma sopa preparada com tucupi, camarões secos, goma (minguau de mandioca) e jambu. É encontrado nas barracas das “tacacazeiras” localizadas nas esquinas de Belém. A maniçoba é feita de folhas de mandioca moídas e cozidas por oito dias. No quarto dia, ganha chouriço, toucinho e charque. - Frutos regionais Cupuaçu, castanha do Pará e açaí tornaram-se famosos que deixaram a cidade para serem saboreados em outras regiões. Com seis a dez metros de altura, a fruteira de cupuaçu é típica da Amazônia e dá frutos em forma de cilindro de casca dura. No interior, sementes grandes recobertas com uma massa espessa de cheiro agridoce. Geléias, doces, sucos, licores e recheios podem ser feitos à base da fruta. A castanha do Pará é um dos principais produtos exportados do Pará. É usada para fazer confeitos, sorvetes, recheios, balas e coberturas de bolo. Quando fresca fornece um leite usado para preparar pratos típicos da região. E o açaí é fruto do açaizeiro, árvore característica da Amazônia que produz cachos com dezenas de frutos redondos de cor roxa. Pode ser bebido gelado com açúcar ou não, acompanhado de farinha d’água ou tapioca, entre outros condimentos. Em Belém, é vendido em postos onde tem pendurada uma bandeira vermelha escrito o nome da fruta em branco. - Folclore Seu folclore é único e muito valorizado pela população. É originário dos índios e dos caboclos amazônicos. Um dos ritmos mais conhecidos é o carimbó e o folguedo mais popular é o boi-bumbá. O carimbó é uma dança africana marcada pelo atabaque (tambor africano). Os pares dançam soltos e o cavalheiro é quem comanda os passos seguido pela dama. Sua característica principal é marcação do ritmo com a perna direita e arrastando a perna esquerda. Os braços ficam elevados, acompanhando o gingado do corpo. Nosso Brasil é lindo e surpreendente vá conhecer Belém do Pará e aproveitar suas delícias e belezas naturais. Fale com a Mênfis Turismo que essa agência programa sua viagem com muito conforto e tranquilidade, além de possuir os melhores preços, ligue e confira.

SOBRE BOLSAS FEMININAS Você já notou que as mulheres colocam suas bolsas em pias e pisos de banheiros públicos e depois vão diretamente para suas mesas de jantar e colocam-nas sobre a mesa? Nem sempre é o “alimento do restaurante” que provoca angústia no estômago. Às vezes, ‘o que você não conhece vai feri-lo’ ! Leia até o fim... Mamãe fica tão chateada quando os convidados chegam na porta e jogam suas bolsas no balcão onde ela cozinha ou prepara os pratos. Ela sempre disse que as bolsas são realmente sujas por causa de onde estiveram antes. As mulheres carregam bolsas em todo lugar, do escritório a sanitários públicos, ao chão do carro. A maioria das mulheres não vive sem suas bolsas, mas você já parou para pensar onde vai sua bolsa durante o dia? “Eu dirijo um ônibus escolar, por isso a minha costuma ficar no chão dele “, diz uma mulher. ‘No piso do meu carro, e nos banheiros’. “Eu coloquei minha bolsa em carrinhos de compras e no chão do banheiro”, diz outra mulher “e, claro, na minha casa, que deveria ser limpa.” Para descobrir se bolsas portam uma grande quantidade de bactérias, decidiu-se testá-las no Nelson Laboratories, em Salt Lake City, e, em seguida, partiu-se para testar a bolsa comum da mulher média. Acontece que bolsas são tão surpreendentemente sujas, que mesmo os microbiologistas que testaram ficaram chocados. A microbiologista Amy Karen, do Nelson Labs, diz que quase todas as bolsas que foram testadas não só apresentaram níveis elevados em bactérias, mas ricos em espécies de bactérias nocivas. Pseudomonas que podem causar infecções oculares, Aurous Staphylococcus que podem provocar infecções cutâneas graves e as salmonelas E-coli encontradas nas bolsas podem causar doenças sérias. Em uma amostragem, quatro das cinco

ciano magenta amarelo preto

bolsas testou positivo para as salmonelas, e isso não é o pior. “Há coliformes fecais nas bolsas”, diz Amy. Bolsas de couro ou vinil tendem a ser mais limpas do que bolsas de pano, e o estilo de vida parece desempenhar um papel. As pessoas com filhos tendem a ter bolsas mais sujas do que aquelas que não os tem. Com uma exceção, a bolsa de uma mulher solteira que frequentava boates tinha uma das piores contaminações de todas. “Algum tipo de fezes, ou, eventualmente, vômito”, diz Amy. Assim, a moral desta história é que sua bolsa não vai matá-la, mas ela tem o potencial de fazer você ficar muito doente se você a mantiver em lugares onde você come. Use ganchos para pendurar sua bolsa em casa e banheiros, e não coloque-a em sua mesa, uma mesa de restaurante, ou em sua bancada de cozinha. Especialistas dizem que você deve pensar em sua bolsa da mesma forma que um par de sapatos. “Se você pensar em colocar um par de sapatos em sua bancada, que é a mesma coisa que você está fazendo quando você colocou sua bolsa sobre a bancada.” Sua bolsa foi onde as pessoas antes andaram, sentaram, espirraram, tossiram, cuspiram, urinaram, defecaram, etc! Você realmente quer trazer tudo isso para casa com você? O microbiologista no Nelson Lab disse ainda que a limpeza de uma bolsa vai ajudar. Lave as bolsas de pano e use limpa-couro para limpar o fundo de bolsas de couro. Recebi essa mensagem pela net e não resisti em publicar. Vale a pena compartilhar isso! Por favor, passe isto para suas avós, mães, filhas, netas e namoradas! Pano molhado com vinagre excelente bactericida.

Estilo D+ - 12-03-10  

Coluna A TRIBUNA

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you