Issuu on Google+

A TRIBUNA www.atribunamt.com.br

quinta-feira, 21 de outubro de 2010 AMÉLIA STEFANINI

O Colunismo Social Inteligente.

O

lá pessoal! Segundo o juiz José Luiz Oliveira de Al meida (juiz da Vara Criminal do Maranhão) “A vai dade, como uma erva daninha, aniquila as relações com seu veneno. Incontáveis foram as relações, até mesmo as familiares, que se deterioraram em face desse sentimento deletério. É que o vaidoso é, necessariamente, arrogante e prepotente. As verdades que só ele sabe, que é privilégio só dele, conflitam com as mentiras que, para ele, só os outros contam[...]”. Vamos à nossa reflexão semanal com essa mensagem do autor citado.

JULIANY DUARTE/ RED COLOR

Vaidade, o câncer da alma! O vaidoso, no exercício do poder, se imagina um superhomem, um ser supremo, pairando acima do bem e do mal, cujos pecados, imagina, devem ser sempre perdoados, porque ele, segundo sua ótica, não erra nunca; às vezes, se equivoca. O vaidoso, de regra, tem ambição desmedida – é hipócrita, gosta de ostentar; é presunçoso, arrogante, altivo, e tudo isso de forma extremada – nessa condição, com esse sentimento, não sustenta nem mesmo as relações familiares. O vaidoso tem orgulho excessivo e conceito elevado ou exagerado de si próprio. Ninguém é tão bom quanto ele. Ninguém é mais sábio que ele. Ninguém é mais correto. Só ele acerta. Ele nunca erra o alvo. Ele tem resposta para tudo. Ele não se importa de ser ridículo. Mas ele é ridículo. No campo profissional, o vaidoso diz para si mesmo: “Eu sou melhor que os outros”, muito embora não o seja; eu sou o mais bonito, sem ser; eu sou o mais competente, mas o é. O vaidoso tem uma imagem inflada de si, todavia, ela nem sempre correspondendo à realidade. A vaidade não deixa que ele veja a realidade. Tudo em torno dele é falácia, engodo… O vaidoso tem uma incontida vontade de aparecer, de ser o alvo das atenções, e vê os seus colegas e colaboradores como meros coadjuvantes, cujas ações são sempre minimizadas, como se não tivessem nenhuma importância. Geralmente, pessoas com essas características ocupam cargos elevados e utilizam seu poder para impor suas vontades, manipulando as pessoas ao seu redor com o intuito de conseguirem que tudo seja feito conforme seus desejos. A pessoa com essa característica, e por sua necessidade de destaque dentro de uma corporação, despreza as idéias e decisões da equipe; não reconhece a capacidade desta. Toma as decisões, muitas vezes sozinho, entretanto, na hora de reconhecer o fracasso, diz que a decisão foi em equipe e, no sucesso, diz que a ideia foi dele. A pessoa acometida pela soberba sacrifica, quase sempre, sua tranquilidade, a convivência com a família, uma relação afetiva saudável, a própria saúde, para conquistar ou manter uma posição de destaque, não importando o preço a ser pago – em geral, muito alto. O vaidoso é orgulhoso e costuma menosprezar os sentimentos das pessoas, colocando-se sempre como um ser superior, como se estivesse num pedestal difícil de ser alcançado... “ Infelizmente, a cultura moderna incentiva a vaidade, obrigando o homem a se tornar brilhante, poderoso, conquistador. A vaidade deixa-o embriagado pelo poder, renegando seus sentimentos límpidos e suas virtudes e voltado para si mesmo esquecendo-se dos seus semelhantes. Pense nisso!

Festa de N. S. Aparecida Na terça (12) mais de 900 pessoas marcaram presença no animado almoço da festa de N.S. Aparecida, no salão do Centro de Eventos de Pedra Preta. Nota 10 para os organizadores e parabéns à sociedade daquela cidade pela receptividade. RED COLOR

Gracinha A festa de aniversário de 1 ano de Beatriz Araújo, filha de Denize e Marcelo Araújo, aconteceu dia 16/10 no Clube da PRF.

MACSUEL OLIVEIRA/ RED COLOR REDCOLOR

Linda de viver A bela Bianca, filha de Helenice e Eliomar Debona ganhou dos pais um book e fez poses no e s t ú d i o para registrar essa fase de sua vida.

Marcha nupcial

De bem com a vida O garotão Vinícius Chaves de Souza, filho do casal de amigos Franques e Gildo Moura (Agrimáquinas) trocou de idade ontem e comemorou em família.

GALERIAVIP

Registramos um momento especial do casamento de Ricardo Souza Lopes e Mireli Aparecida Pinheiro Lopes, realizado dia 10/10, na Fazenda Estância.

Fofucho Em clima de muita alegria, aconteceu o aniversário de 02 anos do garotinho Guilherme, filho de Fláviane Aime e Leandro Aime.

Quem estava toda radiante nesta terçafeira (19/10), era a gatinha Shaday Gusmão pelo seu aniversário de 14 anos. Na foto, Shaday, à direita com a mana Shelda e a amiguinha Andressa Nogueira (no centro). Shaday e Shelda são sobrinhas do coordenador do curso de Biblioteconomia da UFMT, Alexandre Gusmão.

RED COLOR

Um close especial da Aura Santana, aniversariante do último dia 18 de outubro, comemorado em alto estilo com um belíssimo café da manhã no campus local da UFMT, onde ela exerce a função de chefe do Departamento Financeiro. Parabéns, querida!

Véu e grinalda Os jovens Kellem Lopes do Carmo e Wilmar Fernandes confirmaram o “sim” na bela cerimônia de casamento na cidade de Poxoréu.

Agenda do Caiçara Para sócios e convidados dos sócios, o Caiçara Tênis Clube oferece serviço de qualidade no Restaurante e Lanchonete do Clube. SÁBADO – feijoada completa (quilo)caipirinha e sobremesa a partir das 11h. No palco a animação fica por conta de Adriano Valente.

Nesta quarta-feira, dia 20/ 10, sob a mística cabalística de luz divina completou mais uma primavera a sempre elegante e sofisticada Maria de Paula e Silva. Que a Estrela do Oriente, um dos símbolos da Cabala, possa lhe guiar pelos caminhos da retidão, da nobreza de alma e do amor infinito a Deus. Seja feliz!

GALERIAVIP / OGUIADANOITE

DOMINGO – almoço - pernil suíno assado, coxa e sobrecoxa de frango, lasanha à bolonhesa, linguiça toscana, arroz branco e colorido, saladas verdes e legumes, sobremesa e ainda serviço a lá carte a partir das 11h. Quem vai animar o almoço é Musical Paris (Thiago, Amélia e Tatiane). Fotos AS

Oktoberfest foi um sucesso! Nos dias 15 e 16 de outubro a agitação da cidade ficou por conta da Oktoberfest, realizada no CTG Saudades da Querência com uma organização impecável e recheada de atrações.

Sabadão No sábado (16), o Restaurante e Choperia GrandBeer recebeu um público seleto que foi curtir o chopp geladinho e o repertório variado do cantor das multidões “Adriano Valente”.

No último dia 9, em Pedra Preta, uniuse em matrimônio o casal Lauriana (pediatra) e Marcelo (fisioterapeuta). O fotógrafo Rivian Dias registrou este momento mágico.

B

em minha gente, para Matias Aires a vaidade é a mais escondida das paixões. Os valores são mensurados a partir do grau em que ela se apresenta. A nossa vaidade é a que julga tudo: dá estimação ao favor e regula os quilates à ofensa; faz muito do que é nada; dos acidentes faz substância e sempre faz maior tudo que diz respeito a si. De todas as paixões, a que mais se esconde é a vaidade; e se esconde de tal forma, que a si mesma se oculta e ignora. A vaidade é um mal comum, a mais vã e tola das vaidades é a que resulta do saber, porque no homem não há pensamento que mais o agrade, do que aquele que o representa superior aos demais, e superior no entendimento, que é nele, a parte mais sublime. O aplauso é o ídolo da vaidade. Beijos da Amélia Stefanini

CMYK


AmeliaSocial.com - 21-10-10