Issuu on Google+

ATOS E FATOS São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

Ano XXIII - número 2.780

E-mail: jornalatosefatos@yahoo.com.br

PREÇO R$ 2,00 Outros Estados R$ 2,50

DEU NA ISTOÉ

DESEMBARGADOR ACUSADO DE REPROVAR CANDIDATA QUE NÃO CEDEU A SEU ASSÉDIO SEXUAL

O

desembargador Jaime Ferreira de Araújo (foto), está em maus lençóis, por conta da denúncia de que teria assediado sexualmente a advogada Sheila Silva Cunha candidata ao concurso de juiz estadual, durante a prova oral. Ele era membro da comissão examinadora. Segundo denúncia encaminhada ao Conselho Nacional de Justiça e à Procuradoria-Geral da República, Sheila não só recebeu cantadas indecorosas do magistrado como, por não ter cedido aos galanteios, acabou reprovada injustamente. PÁGINA 3

PRÓXIMA AO POVO

PMMA tem 175 anos de história

Prédio do Comando Geral da Polícia Militar do estado do Maranhão 17 de junho de 2011. É a data em que a corporação elaborou uma vasta programação Polícia Militar do Estado do Maranhão para homenagear a honrosa instituição. comemora 175 anos de existência. Trata-se Dentre as diversas atividades a serem desende uma data muito importante para toda a volvidas, serão promovidas ações de cunho sociedade. Em comemoração, o comando da social, cultural e esportivo. PÁGINA 9

Kelly Key é destituída do posto de rainha de bateria antes mesmo de assumir PÁGINA 19

PTC terá 47 candidatos Câmara reune em povoados a vereador em São Luís do município de Pirapemas UDES CRUZ - Página 2

Prefeitura viabiliza funcionamento de Padres e quilombolas arraiais instalados em bairros da Capital encerram Programação diversificada anima A Prefeitura de São Luís, por meio da Fungreve de fome arraiais em 50 dação Municipal de Dois padres e 17 quilombolas que haviam iniciado uma greve de fome na quinta-feira (9) em São Luís, decidiram encerrar os protestos na noite de sextafeira (10). PÁGINA 3

bairros da cidade

Cultura (Func), apoia, este ano, o funcionamento de cerca de 120 arraiais comunitários espalhados pela grande São Luís e pela Zona Rural. PÁGINA 6

Pereirinha afirma que página da Câmara está sendo reformulada

O presidente da Câmara Municipal, Isaías Pereirinha (foto), disse ontem que o Legislativo Municipal não está incorrendo em descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, destacando que a o site da Câmara passa, no momento por uma reformulação. PÁGINA 3


2

ATOS E FATOS

G

E

R

atosefatos@elo.com.br

A

L

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 5/6 de Junho de 2011

PTC terá 47 candidatos

Coluna UDES CRUZ, veiculada nos jornais ATOS E FATOS e O QUARTO PODER, bem como em outros portais

ASSUB FAZ CONQUISTAS PARA PESCADORES

O

O coordenador do programa Pauta Zero, Pedro Holanda Pascoal, encaminhou na sexta-feira, ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) a decisão do desembargador Paulo Velten determinando a volta da prefeita Bia Venâncio à Prefeitura de Paço do Lumiar e todo o processo sobre o caso. Pelo visto, foi uma forma de amedrontar o desembargador.

Guterres com ministro Lobão O ministro Edison Lobão, das Minas e Energia, recebeu, na quarta-feira passada, o secretário de Minas e Energia do Maranhão, Ricardo Guterres (foto). Trataram de importantes assuntos, que contribuirão para o desenvolvimento do povo maranhense.

NO ARRAIAL DA PM Nos dias 23, 24 e 25 de junho será realizado o ARRAIAL SÃO SEBASTIÃO, que contará com a apresentação das mais variadas brincadeiras juninas do Circuito cultural do Estado e do Município. O evento acontecerá no Quartel do Comando Geral no Calhau, a partir das 19 horas, e faz parte das comemorações dos 175 anos de existência da Polícia Militar do Estado do Maranhão.

ELDA CONDUZ SESSÃO COM MUITA TRANQUILIDADE A primeira sessão da Câmara Itinerante, que se relizou no povoado Matões, em Pirapemas, teve o comando da presidente Elda Novais (foto). Foi a última sessão da legislatura e os vereadores votaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO para o exercício de 2012. Apesar do prefeito, que tem minoria na Câmara, tentar bagunçar a sessão itinerante, tudo transcorreu dentro da normalidade e a vereadora Elda Novais conduziu o evento com muita tranqüilidade.

diretório municipal do Partido Trabalhis ta Cristão - PTC de São Luís, no último dia 11, seus pré-candidatos à vereador pela Capital. O PTC deverá concorrer com 47 candidatos a vereador, em São Luis. O evento ocorreu no restaurante Cabana do Sol, da Avenida Litorânea. O partido, que tem como lideres os deputados Edvaldo Holanda (foto) [estadual] e Edvaldo Holanda Junior [federal], não deverá coligar na proporcional com alguma outra agremiação, na eleição de 2012.

PRESSIONANDO O DESEMBARGADOR

www.atosefatos.jor.br

O ex-vereador Raimundo Assub (foto), com o apoio do senador João Alberto e do presidente da Colônia de Pescadores da Raposa, está conquistando importantes ganhos para os pescadores daquele município. E as surpresas virão mais cedo do que muitos esperam.

SINDSALEM NO SÃO JOÃO "Nóis cunvida voismicê e familha pra participar da nossa brarraka na festança do arraiá do GEDEMA, nos dias 16 e 17 de junho, no terreiro da ALEMA apatir da 17 zora lá no sitiu Rangedor - Koafuma." Ests é psarte do texto do convite que o SINDSALEM, o Sindicato dos Servidores da Assembléia Legislativa, faz aos povo do Maranhão. A barraca do SINDSALEM tem a coordenação da presidente da entidade, dona Joana.

PIRAPEMAS TEM CÂMARA ITINERANTE A primeira sessão itinerante da Câmara Municipal de Pirapemas ocorreu na última sexta-feira, a partir das 17 horas, no povoado Matões, Os aliados do prefeito Eliseu Moura chegaram ao povoado, de ônibus fretado, e lotaram o local onde se realizava a sessão. Os moradores do povoado não tiveram oportunidade de participar da sessão sentados. Tiveram que ficar de fora, só ouvindo os vereadores falarem, pois os aliados do prefeito Eliseu chegaram cedo e ocuparam todas as cadeiras. O projeto da Câmara Itinerante é de autoria do vereador Edi Pontes, que tem o objetivo de tornar a Câmara de Vereadores mais próxima da população dos povoados de Pirapemas. "Queremos conhecer e discutir os problemas de cada povoado, de modo a facilitar o encaminhamento das soluções de cada caso específico', disse o vereador Edi Pontes.

HENRIQUE VENCE ELISEU MAIS UMA VEZ O vereador Henrique Correia, de Pirapemas, provou, na Justiça, que o prefeito Eliseu Moura cometeu mais um crime, dentre tantos que lhe caem nas costas. O vereador Henrique, com advogados, fez o que a Assembléia Legislativa do Maranhão não conseguiu, ao levar Eliseu Moura às barras da Justiça, ao fazê-lo sentar no banco dos réus e provar que ele engravidou uma garota menor de idade. O exame de DNA, exigido pela Justiça, provou que Eliseu praticou sexo com menor de idade e, com ela, fez nascer um herdeiro. Provado e comprovado um crime cometido pelo prefeito de Pirapemas, mas esquecido pela Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão.

Segurança para a Raposa No município da Raposa foi um sucesso, ontem, o encontro promovido, na Escola Santo Antonio, pela Exposaegma. O encontro que discutiu segurança em escolas e no município, teve a participaçao de destacas autoridades.


3

ATOS E FATOS

P

O L Í T I C A

atosefatos@elo.com.br

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 5/6 de Junho de 2011

www.atosefatos.jor.br

DEU NA ISTOÉ

Desembargador acusado de assédio sexual a advogada A Justiça do Maranhão está enfrentando uma guerra interna deflagrada por um escândalo de assédio sexual. O caso começou em abril. Durante a prova oral para o concurso de juiz estadual, o desembargador Jaime Ferreira de Araújo, membro da comissão examinadora, teria assediado a candidata Sheila Silva Cunha. Segundo denúncia encaminhada ao Conselho Nacional de Justiça e à Procuradoria-Geral da República, Sheila não só recebeu cantadas indecorosas do magistrado como, por não ter cedido aos galanteios, acabou reprovada injustamente. A investigação está em curso e conta com o apoio

Pereirinha afirma que página da Câmara está sendo reformulada O presidente da Câmara Municipal, Isaías Pereirinha (PSL), disse ontem que o Legislativo Municipal não está incorrendo em descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101/ 2000), conforme anúncio das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, que emitirem recomendação para o acesso às informações detalhadas de todas as receitas e despesas, no site institucional (www.cmsl.ma.gov.br). "O único problema é que o site da Câmara está passando por reformulação gráfica, num trabalho executado pela Diretoria de Informática, para criar novas opções, devendo retomar a sua normalidade até mesmo antes do prazo estipulado pelo Ministério Público", destacou o dirigente da casa parlamentar. A recomendação foi feita pelos promotores João Leonardo Sousa Pires Leal, Marcos Valentim Pinheiro Paixão e Zanony Passos Silva Filho argumentando que, nas informações sobre as despesas, devem constar "todo os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização". De acordo com o presidente da Câmara, todas essas providências já foram tomadas, enfatizando que dentro de pouco tempo, quando a página da Câmara na Internet retomar a normalidade, tanto o Ministério Público como a população terão conhecimento detalhado de todos os gastos daquela casa parlamentar.

da desembargadora Nelma Celeste Sarney, cunhada do presidente do Senado José Sarney. Nelma encaminhou ao CNJ um ofício relatando o problema. "Em conversa reservada, a senhora Sheila Silva narrou-me que o desembargador teria lhe convidado para saírem juntos de forma acintosa e inesperada", escreveu a desembargadora. Em um trecho da prova oral, uma voz masculina, identificada nos autos do processo como sendo de Jaime Araújo, pede para a mulher, apontada como a candidata Sheila Silva, anotar seu número de telefone. "Eu te ligo ou você me liga?", pergunta o homem.

Em outro trecho, ele questiona por que ela não teria atendido ao seu telefonema e pergunta até quando ficará em São Luiz, capital do Maranhão. Detalhe: Sheila é de Salvador (BA). Na gravação, ela explica que ficaria no Maranhão até o dia seguinte, para pegar o resultado da prova, enquanto o marido viajaria de volta para a Bahia. "Manda ele ir embora de manhã", afirma o homem, em tom de gracejo. Em depoimento encaminhado à corregedoria do CNJ, Sheila dá sua versão. "Como não cedi ao assédio a que fui submetida nos dois dias de provas, passou o desembargador Jaime Ferreira a me perseguir de toda for-

ma", disse ela. Em sua defesa, Jaime de Araújo argumentou ao CNJ que Sheila não obteve nota suficiente para aprovação no concurso, mesmo após o pedido de revisão. O caso foi parar nas mãos da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, que pediu à Polícia Federal a busca e apreensão dos discos rígidos onde estão armazenados os arquivos de áudio correspondentes às provas orais do concurso. O material também será periciado para saber se houve qualquer manipulação. Pelo que se ouve na gravação, há poucas dúvidas sobre os galanteios impróprios do magistrado.

Comissão de Orçamento da Câmara vai divulgar agenda de trabalho para a LDO O presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara de São Luís, vereador Osmar Filho (sem partido), informou que na próxima semana será divulgada uma agenda de trabalho da Comissão, para análise do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que terá que ser votado até o dia 18 de julho. Segundo Osmar Filho, os membros da Comissão estão se reunindo para avaliar todos os detalhes financeiros previstos pela administração municipal que devem constar no projeto orçamentário para 2012, cuja matéria só será votada até meados de dezembro deste ano, antes do recesso de fim de ano. "Estamos traçando uma agenda de trabalhos, que

deve incluir também a realização de duas audiências públicas, com datas a serem marcadas previamente para que a população de São Luís também possa discutir o melhor direcionamento das emendas parlamentares a ser apresentada e pelos vereadores, num prazo que será estabelecido pela Comissão", destacou. Osmar Filho garantiu que no decorrer desta semana, será determinado também a data-limite em que os vereadores deverão encaminhar suas emendas para a Comissão. "Nossa proposta é garantir que dentro do período regimental, possamos estar com todo material preparado para apreciação em plenário", disse. A LDO tramita no Legis-

lativo Municipal desde o dia 28 de abril, tendo sido encaminhada à Mesa Diretora pelo prefeito João Castelo (PSDB) dentro do prazo regimental. De acordo com o presidente da Câmara, Isaías Pereirinha (PSL), todos os procedimentos técnicos foram repassados aos membros da Comissão de Orçamento para que possam analisar a matéria. Para o vereador Sebastião Albuquerque (DEM), a Câmara Municipal nunca deixou de votar a LDO dentro do prazo regimental. "Certamente os vereadores terão um tempo para avaliar melhor a matéria, depois que a Comissão de Orçamento entregar o parecer técnico à Mesa Diretora da Casa", declarou.

Por Djalma Rodrigues

djalrodrigues@bol.com.br

Roberto Dinamite poderá ganhar título na Assembléia Por conta do Vasco da Gama ter se sagrado campeão da Copa do Brasil, o deputado Magno Bacelar (PV), torcedor do time carioca, anunciou na sessão de quinta-feira (9) que vai apresentar proposta de concessão de título de Cidadão Maranhense para o presidente da equipe, o ex-jogador de futebol Roberto Dinamite. Bacelar explicou que a Copa do Brasil é o mais importante campeonato brasileiro de futebol porque todo país participa. Uma inovação do deputado. Já imaginaram, se a cada ano, times diferentes ganham tal título, cada deputado que torcer pelo campeão propuser cidadania ao presidente do clube?

Robson Caetano estará na "Olympic Day" (I) O ex-atleta e medalhista olímpico Robson Caetano estará em São Luís, a partir da próxima quarta-feira (15). Na capital maranhense, ele participará do "Olympic Day", ação que será promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), entre os dias 14 e 16. O objetivo do evento é difundir os ideais olímpicos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e saudável, bem como consolidar o esporte, a cultura e a educação.

Robson Caetano estará na "Olympic Day" (II) Embaixador do esporte, Robson Caetano, confirmou presença no evento esportivo. Durante a sua passagem pela capital maranhense, ele ministrará, na quinta-feira (16), clínicas e palestras com estudantes da rede pública de ensino e jovens que fazem parte dos projetos "Esporte sem Drogas" e "Jovens Construindo Cidadania", ambos desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

FHC isenta Dilma Roussef de responsabilidade no caso Palocci No evento de comemoração de seus 80 anos, na sexta-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que a presidente Dilma Rousseff não é responsável pela crise que resultou na demissão do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci. "Seria melhor não ter perdido (o ministro), mas a presidente não é responsável por isso", afirmou. Questionado sobre a escolha da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) para a Secretaria das Relações Institucionais, FHC disse não conhecê-la o suficiente.

Padres e quilombolas encerram greve de fome no Maranhão Dois padres e 17 quilombolas que haviam iniciado uma greve de fome na quinta-feira (9) em São Luís, decidiram encerrar os protestos na noite de sexta-feira (10). Eles ocupam a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) na capital maranhense há dez dias, junto de outros representantes de 40 comunidades quilombolas. O prédio deve ser desocupado ainda hoje. Com a invasão e a greve de fome, os manifestantes tentavam chamar a atenção do governo para episódios violentos envolvendo líderes quilombolas em disputas de terras no Estado. "Só esperamos o dele-

gado chegar com um documento que nos garanta proteção policial para ir embora. A ocupação e a greve de fome acabaram", disse o padre Inaldo Serejo, que fez greve de fome durante um dia e coordenou as manifestações. A CPT (Comissão Pastoral da Terra) divulgou que 59 líderes quilombolas estão ameaçados de morte no Maranhão. Em 2010, o líder quilombola Flaviano Pinto Neto foi assassinado a tiros. No último dia 31 de maio, a casa de outro líder local foi alvo de três tiros. Os manifestantes pedem que a Secretaria de Direitos Humanos, comandada pela ministra Maria

do Rosário, garanta segurança aos quilombolas. Segundo o padre Serejo, hoje pela manhã, Maria do Rosário falou com os quilombolas por telefone na tarde de sexta. A assessoria da secretaria confirmou a ligação e disse que a ministra avalia as reivindicações juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Secretaria-Geral e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Maria do Rosário também ligou para a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e pediu reforço no policiamento em comunidades quilombolas do Estado.

Em São Luis, deputados estaduais ligados ao atraso, fazem todo tipo de manobra para inviabilizar obras do cronograma do prefeito João Castelo. &&& Bom seria que a população não esquecesse desses parlamentares. Nenhum deles destina suas emendas à capital. &&& Conceder título de cidadania a presidente de clube campeão porque é torcedor do time, representa o nível do nosso Parlamento. &&& Joãosinho Trinta, o genial carnavalesco maranhense terá sua obra relembrada hoje no Redação 1180, na Rádio Capital AM, a partir das 9 horas, com Joel Jacinto e este colunista.


4

ATOS E FATOS

G

E

R

atosefatos@elo.com.br

A

L

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

www.atosefatos.jor.br

PROTEÇÃO À SAÚDE

Programas especiais! Desde ontem, sábado, a Rádio Educadora vem apresentando programas especiais, como parte das comemorações dos seus 45 anos de fundação que acontece neste dia 12 de junho, Dia dos Namorados. E a continuidade dar-se-á também nesta data, em que a Emissora do Clero fica mais velha. Tudo por conta do diretor, repórter e apresentador Herbert de Jesus Pereira "Betinho", que em novo horário (21h30), apresenta o Programa Eu Você e o Amor, que completa 16 anos no ar, com música de todos os tempos, principalmente da Velha e Jovem Guarda, com a participação dos ouvintes de casa e na onda dos 560 - AM. Vale a pena conferir.

Dentro da regra Para não fugir à regra, Betinho deu toques especiais sobre o aniversário da Rádio Educadora ontem à tarde, durante a programação e especialmente no "Maranhão Cultural" que vai ao ar, todos os sábados das 15 às 16 horas, onde está sempre ao lado de Willame Rio Branco, Laíssa Rocha e Joice Soares. Hoje será a vez de homenagens especiais com Antônio Moreno que apresenta o "Papo 10" das 10h30 às 12 horas, Keila Roberta no "Futebol Carioca" das 12 às 13 horas, Reminiscências, com Walbert Ramos Martins "Canarinho" das 13 às 14h30, Enquanto a Bola Não Rola (Josué Furtado) o "Zuzuca" começando as 14h30, seguindo-se da jornada esportiva, da equipe comandada pelo Garcia Júnior. É dia de muita festa. Parabéns! Afinal, foi lá que começamos a nossa carreira.

História da rádio A primeira transmissão da Rádio Educadora AM foi ao ar no dia 12 de junho de 1966. O sonho de levar a cultura popular e a educação, através das ondas do rádio, para as mais distantes localidades do Maranhão se tornou realidade graças à iniciativa de Dom José Medeiros Delgado, Monsenhor Dr. Artur Lopes Gonçalves, Cláudio Brandt, Voltaire Frazão e Osvaldo Vasconcelos, que juntos começaram a criar uma rádio preocupada em garantir informação à zona rural maranhense. No dia 24 de julho de 1960 a rádio foi registrada e em 1962, através do decreto nº 815, o então Ministério de Viação e Obras Públicas liberou a concessão de funcionamento. Quatro anos depois a Rádio Educadora Rural do Maranhão Ltda (AM) estava no ar sob a direção de José Maria Linhares. Seu primeiro endereço foi a Rua do Sol, 535, no centro da capital.

Comunidade do interior Pelo fato da emissora ter o seu conteúdo voltado à comunidade do interior do Maranhão, a sua programação inicial ficou a cargo de instituições públicas, como Secretária de Agricultura e Educação do Estado, Associação de Crédito Assistência Rural e Movimento de Educação de Base. O que acabou levando a população a duvidar do potencial da emissora, pela sua ligação com a igreja, o que poderia distanciar sua programação com a realidade. Mas ao longo do tempo a Educadora se mostrou atuante e profunda conhecedora dos problemas do campo e da necessidade da informação para todos e hoje faz parte do dia a dia das comunidades. Entre os episódios que marcaram a emissora, um destaque especial aconteceu na época do Regime Militar, quando a Educadora teve sua programação suspensa por oito dias. O motivo foi uma crítica feita no programa "Entre o Dia e a Noite", questionando a independência do Brasil. O conteúdo foi considerado subversivo, uma vez que o script não foi previamente revisto pela censura federal 48 horas antes de ir ao ar, como era de praxe. T E M

M A I S . . .

Em 1999, a emissora transmitiu com exclusividade, e em tempo real, as sessões das Comissões Parlamentares de Inquérito do Narcotráfico e do Crime Organizado, que investigavam políticos e empresários do Maranhão e do Brasil, apontados como gerenciadores de uma rede criminosa no país. ///// À época a Rádio Educadora AM teve uma das maiores audiências do rádio maranhense. ///// Na área esportiva a Educadora também conquistou seu espaço, com as grandes coberturas, em níveis local, nacional e internacional. ///// Criada para levar informação aos moradores do interior do Maranhão, a Educadora pode ser definida como "um porta-voz dos sem-voz". ///// Hoje a emissora serve como fonte de informação e entretenimento à classe rural e operária, fortalecendo a comunicação a serviço das bases católicas no Maranhão. ///// Com sua programação mais voltada para o religioso, a Educadora integra a Rede Católica de Rádio (RCR), a maior rede de rádios do Brasil que conta com um pool de mais de 180 emissoras. ///// Para fortalecer a imagem da emissora a grade da programação foi reformulada, houve o lançamento da rádio na internet, bem como a criação de um canal extra na web (Educadora Net), 24 horas no ar e voltada para um público carente de uma programação eclética, com seleção de consagrados sucessos nacionais e internacionais. ///// E para concluir a de hoje, tem repórter confundindo as "bolas". Trocou até a "Tonaial" pela Secretária "Total". ///// Assim é difícil de ouvir! ATÉ A PRÓXIMA!!! FUNDADOR: Udes Lemos da Cruz

DIRETORA GERAL Nonata Marques

SUPERINTENDENTE Jorge Luis Raiol

EDITOR Djalma Rodrigues E-mails: atosefatos@elo.com.br/jornalatosefatos@yahoo.com.br Site: atosefatos.jor.br O jornal Atos e Fatos é uma publicação da COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDA Redação e parque gráfico-Avenida Guaxenduba - nº 285 Centro - Fone: 3254-0597-CEP-65000-000 CNPJ. 23.671.134/0001-30

Campanhas de prevenção da Semus garantem resultados positivos

Com foco em prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) acaba de fechar com sucesso um ciclo de três programas de proteção à saúde da população da capital: a série de mutirões de combate à dengue e as campanhas de vacinação contra a gripe e contra a raiva. Metas alcançadas na gripe, superadas na raiva e o risco de epidemia de dengue afastado. Um esforço que reuniu gestores, instituições e o amplo apoio da comunidade. "Nosso sentimento é de agradecimento. Obrigado a todos os parceiros que caminharam juntos em nossos mutirões da dengue, a toda a nossa equipe da Semus, em todas as ações. Aos nossos agentes, que são os nossos braços dentro da casa das pessoas. E principalmente o maior agradecimento é à população de São Luís, que atendeu e entendeu nossos chamados, nos ajudando a melhorar a saúde de todos", afirmou o secretário de Saúde do Município, Gutemberg Araújo. O trabalho de combate à dengue por meio de visita aos bairros chegou à reta final com 14 mutirões realizados, alcançando 40 localidades com a coleta de, aproximadamente, 100 toneladas de bagulho (móveis velhos e materiais sem uso que poderiam se transformar em criadouro do mosquito transmissor). De março a junho, período em que foram realizados os chamados Bota Fora Contra a Dengue, foram visitados 304.844 imóveis - fruto do trabalho direto de 435 agentes de endemias. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2011 foi realizada no período de 25 de abril a 13 de maio. Em São Luís, no entanto, o período foi estendido até 30 de maio, para garantir maior cobertura. A estratégia resultou em meta superada nos números totais, com mais de 130 mil doses aplicadas quando a meta era atingir um total de 119 doses. No grupo de idosos, 108% foram vacinados; entre crianças de seis meses a menores de dois anos, o índice foi de 95,88%; 92,74% das gestantes foram imunizadas; e 165% dos trabalhadores da saúde. Já a Campanha Nacional de Combate à Raiva teve caráter emergencial na capital, em razão do registro de um óbito por raiva humana de um morador de Paço do Lumiar. De julho, foi antecipada para os dias 21 de maio e 4 de junho. Na primeira etapa, quando a meta para as duas fases era vacinar 90 mil animais, foram imunizados 93.100 (13.100 gatos e 80 mil cães). Para a segunda etapa foram aplicadas mais 9.269 doses, totalizando 101.032 animais vacinados (79.732 cães e 21.300 gatos).

O trabalho de combate à dengue com visita aos bairros chegou à reta final com 14 mutirões

XÔ, DENGUE - Em fevereiro, São Luís vivia o risco de uma epidemia de dengue em razão da estação chuvosa prolongada (comparando-se ao mesmo período no ano anterior), com altos índices de casos registrados. De acordo com o Ministério da Saúde, a capital está entre as 13 cidades do Nordeste classificadas em situação de alerta. O fato levou a Semus a deflagrar uma estratégia diferenciada para combater a doença. A primeira ação foi a instalação do Comitê Metropolitano de Combate à Dengue, com o propósito de montar uma programação intensiva paralela ao trabalho dos agentes de endemias (que realizam visitas domiciliares para conscientização e aplicação de inseticida, quando necessário). A iniciativa da Semus foi assegurada por meio de ampla parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), Educação (Semed), Obras e Serviços Públicos (Semosp), a Secretaria de Estado da Saúde, e diversas instituições, entre as quais Exército, Aeronáutica e Marinha, Funasa, Uniceuma, Corpo de Bombeiros, Associação Comercial, Sesi, Sesc, Cruz Vermelha, Caema e Cemar, além de grande apoio popular. A principal linha de trabalho do Comitê foi a realização dos mutirões nos bairros com maior número de casos da doença. O primeiro mutirão foi realizado no São Francisco/ Ilhinha e seguiu pelo São Raimundo, Cidade Operária, Recanto do Vinhais, Cidade Olímpica, Centro Histórico, Anjo da Guarda, Cohatrac, Cohabs, Coroadinho e partiu para zona rural: Quebra Pote, Nova República/ Maracanã, Pedrinhas, encerrando na Vila Luisão. A cada visita, o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, liderava caminhada pelas ruas do bairro, ao lado dos representantes de órgãos e instituições parceiras, convocando a população a colaborar com o combate ao mosquito. Enquanto isso, agentes visitavam residências e orien-

tavam as pessoas a colocar na calçada móveis velhos para que fossem recolhidos pelo caminhão da limpeza. Destaque para a participação de alunos de escolas municipais de cada região, sempre presentes para que funcionem como multiplicadores de informação em casa. Em cada uma dessas ações, com participação de cerca de 100 agentes de endemias e outros 100 agentes comunitários, os mutirões contaram com carros fumacê, além de material educativo. SEM RAIVA - Toda a mobilização de combate emergencial à raiva na capital foi desencadeada após o registro da morte de uma pessoa de Paço do Lumiar, por raiva humana e o aumento de casos de raiva canina. A Semus convocou para traçar o plano o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Semus, Nordman Wall, o representante do Centro de Zoonoses do Estado, Salim Waquim, e a consultora do Ministério da Saúde, Lúcia Montebello. A ação foi montada com base em três linhas: reforço de bloqueio de foco por meio do aumento da estrutura de equipamentos e pessoal (com vacinação porta a porta nas áreas de foco); antecipação da campanha nacional de vacinação - de julho para maio, com meta de vacinar 90 mil cães em 300 postos; e mobilização da assistência médica da rede municipal para redobrar os cuidados em casos de ataque de animais, de acordo com o protocolo de atendimento. Fora as datas da campanha, a rotina de vacinação foi reforçada e segue em atenção. Qualquer pessoa que tenha sido agredida por um cão ou gato deve se dirigir a uma das dez unidades de saúde em São Luís preparadas para vacinação anti-rábica: unidades mistas do Bequimão, Coroadinho, São Bernardo e Itaqui-Bacanga, Hospital da Criança, centros de saúde Laura Vasconcelos, Paulo Ramos e Genésio Rego, PAM Cidade Operária e PS Anil. Procurar a unidade de saúde imediatamente signi-

fica salvar a vida. "É importante também lembrar que o esquema da vacina determinado pelo médico deve ser seguido rigorosamente. Há casos que necessitam de cinco doses. E deixar de tomar uma delas pode inviabilizar todo o tratamento", explicou, responsável pelo CCZ de São Luís, Nordman Wall. O sucesso da campanha pode ser verificado no histórico de vacinação antirrábica em São Luís, conforme quadro abaixo. Há cinco anos, São Luis não atingia a cobertura vacinal de animais. GRIPE CONTROLADA O vírus da Influenza (gripe) é responsável por 75% das infecções respiratórias e que atingem em maior proporção idosos e crianças. Em razão disso, todos os anos é realizada uma campanha entre abril e maio, ação que vem representando, desde 1999, impacto significativo na diminuição das internações hospitalares e complicações que podem, inclusive, levar à morte. Estudos recentes apontam que a vacina pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Para este ano o Ministério da Saúde elegeu grupos prioritários para receber a vacina: idosos a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes e populações indígenas. Em São Luís, foram disponibilizados 76 postos de saúde fixos (unidades de saúde da rede municipal e alguns da rede estadual). E no dia da Mobilização Nacional, 30 de maio, foram montados outros 200 postos volantes, em escolas municipais, supermercados, shoppings, farmácias, entre outros. O trabalho que deveria ser encerrado no dia 13 de maio, continuou até o final do mês. "Nosso compromisso de realizar a maior cobertura possível nos levou a estender o prazo, o que deu a São Luís uma das maiores coberturas dessa vacina no país", afirmou o secretário Gutemberg Araújo.


ATOS E FATOS

5

C

O

U

N

A www.atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

ARTIGO

djalrodrigues@bol.com.br Fone: 8865-8067

Tim, Tins... Nacional - XCI "A gloria é tanto mais tardia quanto mais duradoura há de ser, porque todo fruto delicioso amadurece lentamente: a glória destinada a ser eterna é como o carvalho que cresce lentamente; a glória fácil e efêmera assemelha-se às plantas anuais; quanto à falsa glória é como essas ervas daninhas que, além de ofenderem a vista, provocam prazer o prazer de extirpar". (Arthur Schopenhauer). Especial - O nosso Tributo vai a polícia Militar que apresenta uma Corporação assoalhada de envergadura, coerência e ação, e dentro desta existem um dos militares que faz parte da segurança do Estado. Este militar estar entre outros que merecem elogios pela sua dedicação e respeitabilidade - chama-se Sargento Jesus, que com o seu grupo tem feito diligências na área do Araçagy numa razão de ornar o local; levamos também tributo ao Secretário de Saúde Ricardo Murad que conduz o programa que lançou um pacote de 72 hospitais para serem entregues aos municípios maranhenses. O programa Saúde é Vida é um projeto considerado de prioridade na administração da governadora Roseana Sarney. Fica um fluxograma na responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado - Foi realizado um encontro com uma entrevista coletiva concedida pela governadora Roseana Sarney (PMDB). Naquele momento a governadora fora homenageada com um buque de flores e uma salva de palmas pela passagem do seu aniversário que aconteceu no dia 7 de junho do corrente ano. 1º. - TIM - Uma entrevista dada de um funcionário do DETRAN, ao "Bom Dia Mirante", em 3 do mês; quando o cidadão representante daquele órgão dizia que o documento pago não vale como documento representativo do veículo - O RENAVAM - ora segundo comentam que este documento é enviado pelo Correio Telégrafos, só que muitas das cartas chegam no seu destinatário atrasados e muitas das vezes voltam por não encontrar o cidadão. Evidente que precisam verificar essa medida para deste modo não prejudicar pessoas de bem,(o direito do consumidor ou do cidadão) aquele que são cumpridores dos seus deveres, pois as blitzzs que são feita deveriam sim levar em consideração o documento que fora pago ao Banco em nome desta instituição fiscalizadora dos veículos. 2º. - Vila Luizão a "Força Tarefa" contra Dengue. A população fez-se presente junto com membros do Hospital "Adelson Lopes" junto com outras colaborações de empresários locais que se fizeram presente com algumas contribuições para assim fazerem a marchar pela localidade do bairro. Foi de grande sucesso. 3º. - O senador Edison Lobão Filho (PMDB) seguiu para Brasília onde está o repouso e fará tratamentos para se recupera do acidente de carro, quando foi envolvido em um estrada que ligar Paço do Lumiar a São Luis. O Senador ficou internado por duas semanas no Hospital Albert Einstein, e ficara na Capital Federal por seis meses para recuperação total. Vai se submeter a fisioterapia no Hospital Sarah Kubitschek de Brasília. 4º. - O professor Natalino Salgado foi reeleito reitor pelo período de 2011/2015. O reitor concorreu com três outros candidatos doutores e um a vice-reitor, foi uma maior previa histórica dos tempos da Universidade Federal do Maranhão. O reitor Natalino Salgado teve como proposta de consolida o crescimento da UFMA com inovação e inclusão social. A votação seguiu com as votações de 79% de votos validos. 5º. - TINS - POLÍCIA NOS BAIRROS. Moradores dos bairros Habitacionais Turu, Planalto Turu -I, II, II e da Divinéia, Barragem, Sol e Mar, Vila Luizão, estão clamando e pedido para a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, que determine para aqueles bairros os meganhas para fazer umas inspeções, onde os bandidos (assaltantes, quadrilheiros e estupradores) estão atacando de dia e noite as pessoas sem pensar nas conseqüências, dizendo que não teme a polícia civil e militar, por isso que muitas pessoas estão pedindo que a polícia federal se aloque no meio dessas ações, por achaque dela ser mais ringida e terem juntado mais credibilidade... O ex-prefeito Tadeu Palácio secretário de Turismo do Estado Maranhão, está com o nome sumido das cercanias políticos, os bastidores explanam que o ex-prefeito perpetrou uma administração voltada para o social, e que agora se encontra numa secretaria que nada abrolha em balizas políticos; pois ainda não enfatizaram a secretariar do governo Roseana que sobsaia nesta administração que já esta quase que meses deste mandato... Cururupu dar início a menear os bastidores políticos, o Dr. Zé Amado e Rita, já estão cogitados para as eleições de 2012, badalam que o Dr. Zé Amado vai disputar uma vagar na Assembléia Legislativa do Estado nas eleições de 2014, e vai contar com os municípios de Bacuri, Central do Maranhão Serrano do Maranhão, Apicum Açu, Mirinzal, Guimarães, Cedral e Porto Rico, aonde tem os seus correligionários, (entre Dr. Zé Amado e Dr. Wilson Carvalho, os bastidores apóiam o Zé Amado) assim está sendo dito pelos lideres das cidades citadas... Caso calhe Rita Sodré sai forte candidata a prefeita da cidade de Cururupu, aonde foram vice-prefeita e secretária de saúde... Falando em secretária, São Luís está bem no setor das secretarias municipais, a de administração Margareth Reis apresenta notório satisfazer o governo do prefeito João Castelo... É necessário que seja bem esclarecido, sobre o poder judiciário... Juiz é quem julga as causas sociais... O Promotor é quem fiscalizar os andamentos... E assim sucessivamente... O MINISTÉRIO PÚBLICO É UMA INSTITUINÇÃO BEM CONCEITUADA NA

L

atosefatos@elo.com.br

SOCIEDADE... O município de Balsa está em meio aos municípios que mais ateia no Sul do Maranhão, ali a movimentação do incremento em todos os âmbitos está num demonstrativo do gráfico da parcimônia maranhense. Balsa é administrada pelo prefeito Francisco Coelho, que estar a exercer uma administração coerente, circunspecta e honesta. Naquela cidade quem chega ao município reconhece o seu acréscimo de preferência à aspiração que o prefeito Francisco Coelho cumprir a frente da prefeitura. No setor de infra - estrutura - o prefeito "Chico Coelho", como é notório pelos seus amigos e correligionários cumprir a favor das ruas da cidade, limpeza e pavimentação... A Praça João Lisboa ainda é o senadinho - encontros da velha guarda em alto grau dos aposentados sentam naqueles bancos da praça e vai troca de papo, lembrando do passado e curtindo o atual. Muito é conversando a situação que ficou o grupo liderado pelo e inesquecível ex-governador Jackson Lago, que quando estava no poder esqueceramse das praças da nossa Capital. O Shopping São Luis, está também havendo encontro de alguns amigos que estão aposentados... Santa HELENA a prefeita Helena Pavão realizar uma administração voltada para o social... Parabéns aos desembargadores maranhenses o quadro proporciona apresentado uma qualidade de serviço em prol do nosso estado de primeiríssima... A polícia precisa fazer blitz pra conseguir descobrir quem é irregular... Às vezes param pessoa de bem e os bandidos vão passando, assim foi dito por um cidadão que fora parado e legalmente em dias com seus documentos... As informações sobre a política de Cândido Mendes; o que rola nos bastidores é que o prefeito da cidade - Zé Haroldo (PV) poderá se reeleger, pois a população está a aplaudir o trabalho que dimana desempenhar em prol do município... FOLIAS JUNINAS NA ORLA MARÍTIMA - Os grupos Foliões e Gamar apresentaram o espetáculo Folias Juninas nesta quinta-feira, dia 2, às 21h, no Hotel Luzeiros, Ponta do Farol, como parte da programação cultural do Conaje 2011. - Uma divertida viagem por timos da cultura popular do Maranhão, como bumba-meu-boi, coco, quadrilha, cacuriá, tambor de crioula, entre outras, Na sexta, daí 3m, o espetáculo voltou a ser apresentado no Hotel Bella Ilha, na Litorânea, às 20h. No dia 14, às 22h, o público esteve a apreciar a beleza dos dois grupos na Praça Maria Aragão... Foi um grande espetáculo deste grupo... E-mail - recebido, sobre uma prisão que fora feito pela Polinter, a policia cumpriu seu dever, a mando de juiz - Um cidadão que teve sua prisão feita por ter assassinado o Pedro Paulo Pinto, conhecido entre os comparsa como Lambari, o E-mail diz que era considerado traficante o Lambari, assim foi dito no E-mail, que mandaram pra está coluna - Júlio Fernando dos Santos (dizem que o assassinato foi em legitima defesa),(sabemos que ninguém tem o direito de tira a vida do próximo), - O Fernando, vinha morando no bairro Habitacional Turu, e prestava serviço a comunidade, e nunca teve sua conduta desabonada, sucessivamente naquela localidade soube respeitar os moradores daquele bairro, passou os 15 anos naquela localidade e não vivia escondido da justiça. Todas as pessoas que moram naquele lugar conhecem e sempre viram um cidadão de bem... Publicamos o Email que mandaram. 6º. - NACIONAL - As avalanches de denúncias que foram colocados em pauta pela oposição ao senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Congresso Nacional, está indo de águas abaixo, os opositores estão ficando convencidos de que estão malhando em ferro frio, e que a sua liderança fez foi aumenta perante os sues pares, num reconhecimento de que nada tem para abona a sua conduta política e o seu dinâmico trabalha que faz a frente da presidência. Tudo está sendo transparente e nada está sendo escolhido, tudo está à vista nua da população... Foi determinado pelo presidente do Senado José Sarney o retorno do Painel sobre o Impeachment do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, que hoje é senador da República... Causou mal - estar e fez o presidente da Casa pedir a inserção da peça na galeria... O painel é composto por 16 documentos - painéis - contado toda a história legislativa do senado desde a sua instalação em 1826 até o ano de 2011 - É um momento histórico, quando os historiados, pesquisadores e estudantes terão oportunidade de realizar trabalho sobre o assunto do Congresso Nacional... O senador Epitácio Cafeteira esta de volta ao cenário com uma das que gosta de fazer Sobre as eleições de prefeito de São Luis em conversa com Flávio Dino (PCdoB) O CHAMOU NO SENADO - E DISSE "olha meu filho, está na hora de tirar o carro dos boxes e colocar na pista"... Turismo abre exceção para 'maior São João do mundo' Ministério permite que parlamentares direcionem R$ 1 milhão a mais que o limite autorizado por norma que pretendia coibir o uso de dinheiro público em festas. Parecer da própria pasta advertiu para excesso no repasse... MPF vai 'atacar irregularidades' de Belo Monte. Para o Ministério Público do Pará, exigências legais, como a necessidade de obras de saneamento para os novos moradores da região, foram ignoradas. Senador que acompanha as obras admite afrouxamento das normas... Idelfonso Vasconcelos.

Idelfonso Vasconcellos Jornalista idelvasco@hotmail.com

D ona B ibi e-mail pra

Olá, minha gata, muito bom dia! Na certeza de que estas poucas e mal traçadas venham a encontra-la na maior por aí, vou logo te adiantando que a barra por aqui continua pesada. Muito pesada! Acaba a greve de uma categoria, outra entra em cena. Agora foi a vez dos delegados tirarem os revólveres da cintura, fecharem os gabinetes das delegacias e irem protestar em praça pública, por melhores salários, condições de trabalho e o cumprimento de algumas antigas promessas. Sem delegado, agente, escrivão e até o contínuo, não trabalham. Nem na base da bolacha. Antes, estiveram em greve os agentes de Polícia, os motoristas de ônibus e até os agentes penitenciários. Estes últimos fizeram um arremedo de greve. Começaram o movimento pela manhã e, no final da tarde, já estavam de volta ao trabalho (até parece trocadilho com o lema do governo Roseana). Assim é que está a situação no governo do Estado, minha fofa. Olha, tua netinha, a Lívia, voltou a passar baque esta semana. Uma forte gripe a tirou de combate por dois dias. Ele reclama que nem bode na chuva, porque não gosta de perder aula. Mas foi o jeito. Ainda está de recuperação, a coitadinha. Bem, vamos deixala de lado, porque está com a vida ganha. * Ih, fofa, a governadora Roseana Sarney ganhou um verdadeiro "presente de negro", na quarta-feira da semana passada, data de seu aniversário. * É que grupos de comunidades quilombolas se postaram nesse dia, em frente ao Palácio dos Leões, com dezenas de cruzes de madeira, simbolizando assassinatos no campo. * Os manifestantes, na realidade, estavam atuando em duas frentes.

Acampados em frente ao Tribunal de Justiça, exigem ação do Judiciário e do Executivo, contra a violência no interior e a grilagem que voltou a correr frouxa no Maranhão. * Seria até redundância, né, Bibi, dizer que grilagem é irmã siamesa da violência e não aceitam cirurgia de separação. Continuarão juntas para sempre. * Tu nem sabes! O Aldionor Salgado está se tratando de diabetes com um remédio de nome estrambótico: Janumete. A rapaziada pronuncia o nome do medicamento gozando com a cara de nosso ex-vereador. Mas ele não está nem aí. * Um homem morto em 2008 foi condenado a 30 anos de prisão pela Justiça em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, acusado de matar um jovem na cidade, em 2000. * Jair Francisco Manoel Junior foi morto com um tiro em Goiânia em 2008, segundo o pai da vítima, Jair Francisco Manoel. Na época do enterro, a Justiça não recebeu um atestado de óbito. * O advogado de defesa, Luiz Carlos Martins Joaquim, alega que tentou impedir o julgamento. "A família é pobre e não tinha condições de fornecer esse atestado de óbito. Tentei informar o juiz a respeito disso. * O trabalho deveria ser suspenso e o oficial de Justiça teria que ir até o cemitério e constatar o sepultamento do Jair", disse. No registro do cemitério, Jair foi enterrado em setembro de 2008, no túmulo 3101, sem placas com o nome dele. Agora, a família apresentou uma certidão de sepultamento emitida por um cartório de Goiânia. * O que quero te dizer é o seguinte: A nossa Justiça é tão complicada, que consegue condenar até defunto, mas deixa em liberdade os bandidões que são mais vivos que

os magistrados. * Engraçada foi a decisão da Fifa, minha fofa, que decidiu banir da Olimpíada de Londres de 2012 a seleção feminina iraniana de futebol porque suas jogadoras cobrem os cabelos. As meninas choraram em campo, impedidas de jogar contra a Jordânia. * A entidade que dirige o futebol mundial fatura bilhões e enfrenta denúncias de corrupção e subornos. Mas essas suspeitas incomodam menos que a ousadia das iranianas. Afinal, quem são elas para imitar a bandana de Ronaldinho Gaúcho? * Vestida de branco dos pés à cabeça, a equipe do Irã posou em Amã, crente que tentaria se classificar para os Jogos de Londres, mas foi escorraçada antes de dar o primeiro chute. * No ano passado, elas conseguiram jogar contra a Turquia pelas Olimpíadas da Juventude, em Cingapura. Tinham adaptado o uniforme para seguir as regras da Fifa: as calças compridas foram substituídas por bermudas, que cobriam o início do meião. * Na cabeça, toucas de tecido. Assim se apresentaram para jogar na semana passada, mas foram desclassificadas por "razões de segurança". A Fifa explicou o veto: "A decisão (de março de 2010) permitia que as jogadoras usassem algo que cobrisse a cabeça, mas não que tapasse as orelhas e o pescoço". * Essa polêmica é de um ridículo atroz. O uniforme das iranianas, feio, desconfortável e calorento, não dá vantagem alguma a elas - correr embrulhada deve ser penoso. Quanto ao "problema de segurança" em cobrir o corpo, nossos craques brasileiros em países frios apelam para luva, manga comprida, gola alta, meião e gorro. *

Quem não está nem aí para códigos de vestir ou despir são as jogadoras de futebol alemãs que posaram quase nuas para a Playboy de seu país. Cinco atletas das equipes sub-23 estão na capa da revista. * Embora nenhuma delas tenha sido convocada para o Mundial feminino que começa na Alemanha no dia 26 de junho, as cinco batem um bolão como modelos no ensaio sensual, com decotes, transparências e toques (de mão) entre elas. * Elas não disputariam nenhum jogo assim, é verdade, mas a desenvoltura extracampo das atacantes alemãs choca os ocidentais? Elas poderiam ser acusadas de tentar impor um padrão libertino a mulheres atletas? * Bobagem. Umas são bonitas, gostosas, soltas e exibidas. As outras se submetem aos severos códigos islâmicos. Todas amam futebol. Não só como torcedoras de arquibancada. * Querem jogar bola, disputar campeonatos. Já imaginou o esforço de uma menina iraniana para vencer os preconceitos familiares e sociais e chegar à seleção de seu país? Contra tudo e todos. E agora contra Blatter. * Na humilde opinião desse teu pretinho, Bibi, o futebol mundial já deveria ter apresentado cartão vermelho ao controverso presidente da Fifa, Joseph Blater, por conta de decisão tão esdrúxula como essa. * Com essa, vou ficando por aqui, garantindo voltar no próximo domingo, se Deus quiser. E ele quer, porque ele é bom. * Beijão do filhote amado Djalma

V

ocê agora pode acompanhar esses e-mails pelo endereço www. donabibi. com.br . Mande seu comentário.


6

ATOS E FATOS

Prefeitura de São Luís recebe agentes de viagens de Belém

Agentes de outras cidades expõem destino turístico em SL

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), recebe, a partir de sexta-feira (10), uma equipe de Belém-PA para um Famtrip. Serão três dias para os agentes de viagens, empresários, hoteleiros e imprensa especializada paraense conhecerem as festas juninas maranhenses in loco com o objetivo de realizar negócios para alavancar o turismo local. O Famtrip - ou famtour, como também é conhecido é uma viagem de familiarização e compreende a recepção de profissionais do segmento turístico de outras localidades para conhecimento e avaliação de equipamentos (hotéis, restaurantes, locadoras de veículos, agências de viagens locais) e pontos turísticos, para que tenham uma visão real dos atrativos culturais, arquitetônicos, culinários, entre outros aspectos da região. A ação

é realizada em parceira com a Trip Linhas Aéreas. "É importante buscarmos essas parcerias e divulgarmos a cidade com forte teor turístico aos que realmente 'vendem' o produto aos clientes. Com certeza, esses famtours vão gerar muitos negócios beneficiando o setor em todas as suas esferas", disse o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão. A Setur preparou uma programação diversificada com citytours e apresentações folclóricas, a partir de visitas do grupo ao Espaço do Turista, que fica no arraial oficial da Prefeitura, na Praça Maria Aragão. Nas cerca de 30 barracas do local, os 13 visitantes e representantes da Famtrip terão a oportunidade de conhecer um pouco da gastronomia tipicamente maranhense e toda a peculiaridade que faz o São João de São Luís o mais envolvente do Brasil.

Linhas de Crédito em debate na Fecomércio-MA

José Arteiro da Silva Onde conseguir os recursos necessários para o crescimento é uma preocupação constante dos empresários, por isso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão - Fecomércio-MA realiza na próxima quarta-feira, 15, o Ciclo de Debates, que será realizado no auditório da instituição, às 19h. Esta edição do evento traz como tema: "Linhas de Crédito para Micro e Pequenas Empresas". A ideia do Ciclo de Debates veio da grande fase de desenvolvimento econômico que o estado está atravessando, em que a disposição do

crédito é fundamental para a consolidação de empresas iniciantes no mercado. Por isso a necessidade de conhecimento dos empresários no ramo dos financiamentos. O presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva, enfatiza que "o debate é uma oportunidade ímpar de diálogo entre empresários, sociedade e representantes de instituições financeiras. O empresariado local não pode deixar passar em branco essa ocasião de crescimento, conhecer as formas de obtenção de crédito das instituições financeiras é um caminho para o desenvolvimento", disse. Para o debate foram convidados representantes do Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, micro e pequenos empresários, e comerciantes locais. Na ocasião, os debatedores poderão trocar experiências e conhecer as melhores formas de obter investimentos através das instituições de crédito, que é um dos principais questionamentos dos micro e pequenos empresários maranhenses. Todos os empresários estão convidados a participar do evento, que é aberto à comunidade.

G

E

R

atosefatos@elo.com.br

A

L

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

www.atosefatos.jor.br

PÓLO TURÍSTICO

Prefeito realiza reunião com barraqueiros da Praia do Araçagy O prefeito Gil Cutrim (PMDB) promoveu, na noite da última quinta-feira (09), reunião com os 38 proprietários de barracas localizadas na Praia do Araçagy, um dos principais pólos turísticos do município de São José de Ribamar. Na oportunidade, além de ratificar total apoio do seu governo aos barraqueiros, o prefeito anunciou que já recebeu sinalização positiva, por parte do Governo do Estado, para que seja elaborado o projeto de urbanização da Praia, medida que garantirá a permanência dos comerciantes no pólo turístico. No final do mês passado, os barraqueiros realizaram um protesto pacífico contra decisão da Justiça que, atendendo Ação Cautelar movida pelo Ministério Público Federal, decidiu pela retirada dos bares instalados ao longo da Praia. Gil Cutrim relatou que, na semana passada, esteve reunido com o secretário estadual Max Barros (Infra-Estrutura) e com o secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, que representou a governadora Roseana Sarney, também do PMDB, no encontro. Os dois secretários garantiram ao prefeito que o Estado, sabedor da problemática enfrentada pelos barraqueiros, já abraçou totalmente a causa e irá elaborar o projeto de urbanização da

Prefeito Gil Cutrim com os donos de bares do Araçagy Praia, o que, além de benefi- za de que a governadora Ro- var a vida dos comerciantes, ciar os comerciantes, promo- seana está totalmente do nos- que retiram dos bares o susverá, ainda mais, a atividade so lado. E isso se deve a in- tento de suas famílias. A Câturística nesta região do mu- termediação do prefeito Gil", mara de Ribamar apoio Gil nicípio de Ribamar. avaliou a presidente da Asso- Cutrim porque ele faz um go"O ex-prefeito Luis Fernan- ciação dos Amigos e Donos verno participativo e popular". do, que é conhecedor desta de Bares do Araçagy, FarailTambém participaram do causa, e o Max disseram que de Raposo Seba. encontro os secretários mua governadora Roseana está Representando a Câmara nicipais José Eudes Sampaio do lado de vocês. Este projeto Municipal de Ribamar no en- (Receita e Patrimônio Públide urbanização, que é uma contro, o vereador Nonato Lima co Imobiliário), Rodrigo Valenobra cara, será elaborado em (PP) também ressaltou a par- te (Planejamento, Administraparceria com os barraqueiros", ceria firmada entre Prefeitura, ção e Finanças), Isaac Buarexplicou Gil Cutrim. Estado e os barraqueiros. que de Holanda (Meio AmbiO anúncio feito pelo pre"Somente assim, de for- ente), Fredson Froz (Goverfeito agradou os barraqueiros, ma unida, iremos resolver no), José Raimundo (adjunto que fizeram questão de agra- esta problemática. O meio de Obras); além do superindecê-lo pelo apoio. "Estamos ambiente do Araçagy precisa tendente substituto do Patrifelizes e muito mais esperan- ser preservado. No entanto, mônio Público da União no çosos. Agora temos a certe- também precisamos preser- Estado, Francisco Ewerton.

Prefeitura viabiliza funcionamento de arraiais instalados em bairros da Capital

Programação diversificada anima A Prefeitura de São Luís, dos, como Cidade Olímpica, por meio da Fundação Mu- Maracanã, Vila Luizão, Vila nicipal de Cultura (Func), Nova, Sacavém, Cohab, Sá apoia, este ano, o funciona- Viana, além de eventos junimento de cerca de 120 ar- nos em organizações da soraiais comunitários espalha- ciedade civil, associações dos pela grande São Luís e comunitárias e órgãos públipela Zona Rural. cos e privados. O apoio é São aproximadamente 50 dado com a disponibilização bairros diferentes contempla- de estrutura de palco, som e

arraiais em 50 bairros da cidade iluminação ou com apresen- gramação cultural de quase tações de grupos folclóricos. toda a temporada. Em outros arraiais, como Somente no arraial do o da Vila Palmeira, da Igreja Parque da Vila Palmeira, a de Santo Antônio (Centro), da programação conta com a Igreja de Santo Antônio de apresentação de oito shows Pádua (Arraial do Cohajap), musicais com artistas marado Vinhais e Igreja de São nhenses e 50 apresentações João (Centro), a Func é par- de grupos folclóricos no períceira e responsável pela pro- odo de 04 e 24 de junho.


ATOS E FATOS

7

G

E

R

atosefatos@elo.com.br

A

L

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

AUTORIZAÇÃO DE USO

População ribeirinha da Baixada tem a posse da terra regularizada

A Secretaria de Patrimônio da União no Estado do Maranhão (SPU/MA), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) entregaram 151 Termos de Autorização de Uso Sustentável de terra para ribeirinhos, agroextrativistas e pequenos criadores que ocupam os campos naturais e áreas federais de várzeas da Baixada Maranhense. A ação faz parte do Programa de Regularização Fundiária na Região dos Campos Naturais e Áreas de Várzeas da Baixada Maranhense, viabilizado por meio do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a União, por intermédio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Governo do Estado, por meio da Sedagro e o Iterma. As Prefeituras envolvidas são parceiras dos governos federal e estadual nesse programa. O documento que garante o uso da terra foi entregue em cerimônias realizadas, na quinta-feira (9), nos municípios de Bacuri e Apicum Açu e na sexta-feira (10), em Central do Maranhão. Foram beneficiados com o título 37 agroextrativistas em Bacuri, 42 em Apicum Açu e 72 em Central do Maranhão. Participaram das solenidades de entrega dos termos

Trabalhadores na cerimônia de entrega dos Termos de Autorização de Uso em Bacuri a secretária de estado de tista, Cururupu, Guimarães, Estado do Maranhão, Jorge Desenvolvimento Agrário e Bacuri, Apicum Açu e Central Luís Pinto, o Termo de AutoriAgricultura Familiar, Concei- do Maranhão. Deste total, zação de Uso Sustentável ção Andrade; o superinten- além dos 151 títulos entre- "garante a segurança na posdente do Patrimônio da União gues em Bacuri, Apicum Açu se da terra para atividades no Estado do Maranhão, Jor- e Central do Maranhão, 630 agroextrativistas e pastoris, ge Luís Pinto; o chefe da foram distribuídos nos muni- serve como comprovante ofiCoordenação de Ação Fun- cípios de São João Batista, cial de residência, facilita o acesso à aposentadoria e às diária do Iterma, José Lins Cururupu e Guimarães. De acordo com a secre- linhas de créditos para o fiFilho, representando o presidente Carlos Galvão; e os tária Conceição Andrade, o nanciamento da produção, prefeitos de Bacuri, Wa- Programa de Regularização bem como a inclusão nos shington Luís de Oliveira; de Fundiária da Baixada Mara- demais programas sociais". Municípios participantes Central do Maranhão, Irã nhense foi expandido de 11 Monteiro Costa; e de Apicum para 13 municípios e benefi- São João Batista, Cururupu, cia cerca de 4.000 famílias Guimarães, Bacuri, Apicum Açu, Wesley Monteiro. Ao todo, já foram emitidos de ribeirinhas, pequenos cri- Açu, Central do Maranhão, Cedral, Mirinzal, Porto Rico, 910 Termos de Autorização de adores e agroextrativistas. Segundo o superintenden- Serrano do Maranhão, AlcânUso Sustentável (Taus) nos municípios de São João Ba- te do Patrimônio da União no tara, Bequimão e Bacurituba.

www.atosefatos.jor.br

SES realiza capacitação para profissionais de vigilância sanitária Com o propósito de dar continuidade às ações de Vigilância Sanitária (VISA) no Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), realiza a partir desta segunda (13) a sexta-feira (17), em São Luís, o Curso de Capacitação nas Ações de VISA e Oficina de Trabalho para elaboração da Programação Anual de VISA. A abertura acontece, ás 14h de segunda-feira, no auditório da Celebre Eventos (Rua Celso Magalhães, nº 51 - Centro). A Capacitação das Ações de VISA é voltada para profissionais das vigilâncias sanitárias municipais de Humberto de Campos, Peri-Mirim, Matões, São Domingos, Altamira do Maranhão, Formosa da Serra Negra, São Domingos do Azeitão, Benedito Leite, São João Batista, Viana, São João do Sóter, Raposa, Amarante do Maranhão, Montes Altos e Bacuritiba. Os participantes terão

aulas sobre as ações de Vigilância Sanitária na área de alimentos, medicamentos, entre outros, e receberão também orientações sobre a elaboração do Plano de Diretor de Vigilância Sanitária. Para o superintendente da Suvisa, Arnaldo Muniz Garcia, o profissional de VISA deve buscar sempre o conhecimento e o apoio da ciência para realizar um bom trabalho na sua ação fiscalizadora. A intenção é desmitificar o poder de polícia da Vigilância Sanitária, investindo na educação e conscientização do setor produtivo. "A constante atualização do conhecimento dos profissionais de Vigilância representa uma política educativa das ações de VISA, que tem como principal objetivo contribuir na preparação de um profissional consciente de sua missão de proteção individual e coletiva da sociedade, de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS)", disse Arnaldo Garcia.

EM BRASÍLIA

Novo presidente do bnb tomará posse na próxima terça O novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Vieira Santiago, tomará posse na manhã da próxima terça-feira, 14 de junho, em cerimônia a ser realizada no Ministério da Fazenda, em Brasília. A nomeação de Jurandir Vieira Santiago foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. Atual presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Jurandir é natural de Russas (CE) e funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, onde foi superintendente do Ceará. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), o novo presidente do BNB possui pós-graduação em Consultoria Empresarial pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito Empresarial (Uece). Jurandir também tem diploma pela Escola de Formação de Governantes (EFG), foi secretárioadjunto da Secretaria das Cidades de 2007 a janeiro de 2011, e possui vasta formação curricular nas áreas Financeira, de Gestão de Negócios e Recursos Humanos. BNB EM NÚMEROS No primeiro trimestre de 2011, o Banco do Nordeste apresentou lucro líquido de R$ 75,7 milhões. Neste período, houve incremento na margem financeira de 23,67%, resultado da am-

pliação da carteira de crédito e de volume de recursos em tesouraria provenientes de novas captações. O lucro líquido do 1º trimestre de 2011 é 14% superior ao alcançado no mesmo período do ano passado. Em 2010, as contratações realizadas pelo Banco do Nordeste atingiram o montante de R$ 21,4 bilhões. O valor global, incluindo operações de mercado de capitais, foi cerca de R$ 550 milhões superior ao contratado no exercício anterior. Considerando apenas operações de crédito (longo e curto prazos), o BNB contratou R$ 20,3 bilhões, o que representa crescimento de 9,8% em relação a 2009. Os financiamentos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal funding do Banco, superaram em 17,7% o volume concedido em 2009 e alcançaram a soma de R$ 10,8 bilhões. Em abril deste ano, a Fitch, uma das maiores empresas de classificação de risco do mundo elevou a nota do Banco de BBB- para BBB, indicando uma perspectiva estável. Já em maio, a Standard and Poor's, outra agência internacional de classificação de risco, revisou o rating do Banco do Nordeste de estável para positivo. O comunicado da Standard and Poor's atribuiu ao Banco do Nordeste do Brasil, os ratings "BBB-/A-3" em escala global, e "brAAA" em escala nacional.


8

ATOS E FATOS

Neymar é comparado a Messi por empresário pre incluído nas listas de reforços pretendidos. Durante esta semana, a imprensa espanhola noticiou supostas mensagens do diretor geral do Real Madrid, José Angel Sánchez, pedindo ajuda a Ronaldo em uma negociação com o avante santista. Wagner Ribeiro negou qualquer contato preliminar com dirigentes merengues, porém não descarta uma negociação.

Apesar de interesse do Málaga, Lúcio quer ficar no Inter até 2014 Apesar do interesse do Málaga, o zagueiro Lúcio quer permanecer no Inter de Milão até a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. A informação é do jornal "La Repubblica". O agente do jogador, Alessandro Lucci, confirmou a vontade dele de renovar o contrato com o clube. - Nada deu errado e não há pontos de discordância. Colocamos as cartas na mesa e tudo está bem calmo relatou Lucci. O Málaga, que está investindo pesado para a próxima temporada, com reforços como o holandês Van Nistelrooy, deve fazer uma proposta pelo defensor de 33 anos caso a renovação com o Inter não seja concretizada. - O Inter sabe das nossas demandas. Estamos atentos ao interesse do Málaga, mas a prioridade de Lúcio no momento é o contrato - completou o agente. O Inter de Milão ainda não se pronunciou sobre a possibi-

S

P

atosefatos@elo.com.br

O

R

T

E

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

Chelsea faz nova sondagem por Neymar, segundo jornal inglês

O Chelsea pediu preço, e o Santos bateu o martelo: € 45 milhões (o equivalente a R$ 104 milhões) por Neymar. Em sua edição desta quinta-feira, o jornal britânico "The Sun" revelou a confirmação de Wagner Ribeiro, agente do jogador, ressaltando que o Santos não abre mão de receber o valor integral da multa rescisória para liberar o atacante. A quantia é 31% maior do que a oferta feita pelo próprio Chelsea no ano passado: € 35 milhões (R$ 80,1 milhões). A multa foi elevada devido à proposta do clube inglês e também ao interesse de outros gigantes da Europa, como Barcelona, Real Madrid e Milan. - Por que ele vale tanto? Porque Neymar é como Messi, e logo será o melhor jogador do mundo. É diferente dos outros. Tem só 19 anos, mas todos os grandes o querem - frisou Wagner Ribeiro, acrescentando que a direção do clube da Vila não reduzirá a pedida. - O Santos já recusou uma proposta de € 35 milhões (R$ 80,1 milhões) feita pelo Chelsea no meio da temporada. E agora não baixarão de € 46 milhões - reiterou o empresário. Neymar é visto como um dos jogadores mais cobiçados do planeta na atualidade, sem-

E

Lúcio no treino do Inter lidade de renovar o acordo por mais duas temporadas com o jogador, convocado pelo técnico Mano Menezes para a disputa da Copa América, com a Seleção Brasileira, que começa no dia 1º de julho, na Argentina.

www.atosefatos.jor.br

DE VOLTA

Fla anuncia a contratação de Airton: ‘Espero repetir o bom trabalho’

O Flamengo confirmou na sexta-feira a contratação do volante Airton, que foi titular do time rubro-negro na campanha do título brasileiro em 2009 atuando como zagueiro. O jovem jogador chega por empréstimo de um ano, junto ao Benfica, e já integrará o elenco na próxima semana. - Estou muito feliz com meu retorno ao Flamengo. Espero repetir o bom trabalho que tive na minha primeira passagem no clube e, como daquela vez, ganhar títulos. Foi muito bom para a minha carreira esse tempo que passei em Portugal. Amadureci e me ajudou. Sem dúvida isso vai ajudar no meu desempenho aqui no clube - afirmou Airton ao site oficial. do Flamengo, para em seguida falar sobre ótimas lembranças do título brasileiro de 2009.

Volante Airton está de volta ao Flamengo

- Aquele campeonato marcou muito. Ninguém acreditava que poderíamos ser campeões brasileiros. Mas, com seriedade, humildade e responsabilidade levamos o título. Farei tudo para que isso se repita. A empogação por jogar ao lado de Ronaldinho Gaúcho é grande. - Assim como foi com Adriano, realizarei o sonho de jogar ao lado do Ronaldinho Gaúcho. Ele é um astro, um dos grandes do futebol e espero ajudá-lo a conquistar muitas coisas no Flamengo - finalizou. A contratação de Airton surge como um alento para a torcida do Flamengo nesta sexta-feira, já que horas antes o zagueiro Juan se manifestou através da assessoria de imprensa garantindo que ficará no Roma.

Jorge Henrique renova e tem chances de enfrentar o Fluminense

Fim da novela: Jorge Henrique renovou seu contrato com o Corinthians até 31 de dezembro de 2014. Depois de muita especulação sobre o futuro do campeão da Copa do Brasil e do Paulistão de 2009, a diretoria do Timão e o empresário do atleta, Roberto Gomes, selaram o acordo em reunião realizada nesta tarde de sexta-feira, em São Paulo. O jogador, aliás, pode até participar da partida de domingo, contra o Fluminense, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Jorge Henrique tinha contrato com o clube paulista até o fim da temporada 2011 e discutia a prorrogação do vínculo há algumas semanas. O caso, porém, gerou até um mal estar. O presidente Andrés Sanches revelou que o jogador pediu muito para ficar. O agente do baixinho, porém, negou veementemente. - Repito aquilo que eu coloquei. É um atleta identi-

ficado. A permanência de uma base da equipe também é bom para o sucesso - comemorou o técnico Tite. Como em julho poderia assinar um pré-contrato com qualquer outro clube, Jorge Henrique recebeu várias propostas para deixar o Alvinegro. Internacional e Fluminense manifestaram interesse, mas os paulistas tinham prioridade no acerto. No primeiro semestre, o Corinthians tentou envolvê-lo em trocas por Fabrício, do Cruzeiro, e Douglas, do Grêmio. Destaque em 2009, o atacante caiu bastante de rendimento em 2011, chegando a ocupar o banco de reservas após o Campeonato Paulista. Entretanto, voltou à equipe no empate por 1 a 1 diante do Flamengo, no Engenhão, mas sofreu uma lesão muscular na panturrilha direita. A recuperação do jogador surpreende até aos médicos, que chegaram vetá-lo. Por isso, ele tem possibilidade de

Jorge Henrique fica no Timão até 2014 atuar contra o Fluminense. O joelho esquerdo. - A reação dele já vinha técnico Tite espera por uma resposta dos médicos para crescendo. Espero ainda saber se poderá utilizá-lo. O uma palavra do departamenmesmo acontece com o ata- to médico para contar comn cante Liedson, com dores no eles - completou o treinador.


9

ATOS E FATOS

G

E

R

atosefatos@elo.com.br

A

L

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

www.atosefatos.jor.br

INSTITUIÇÃO HONROSA

Polícia Militar do Maranhão tem 175 anos de história

17 de junho de 2011. É a data em que a Polícia Militar do Estado do Maranhão comemora 175 anos de existência. Trata-se de uma data muito importante para toda a sociedade. Em comemoração, o comando da corporação elaborou uma vasta programação para homenagear a honrosa instituição. Dentre as diversas atividades a serem desenvolvidas, serão promovidas ações de cunho social, cultural e esportivo. A Polícia Militar do Maranhão teve sua história iniciada a partir da chegada das Companhias denominadas "Canelas Pretas" vindas de Pernambuco, em 31 de março de 1693. Em 1757, na Capitania do Maranhão, foi estabelecido o Corpo Auxiliar comandado pelo General do Estado do Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Em 1820, a província do Maranhão passou a ter Distritos Militares que foram instalados em Alcântara, Aldeias Altas, hoje município de Caxias, Brejo, Tutóia, Guimarães, Itapecuru-Mirim, Iguará, Mearim, Viana e São Luis, sob a chefia de um Comandante Geral Militar, subordinado imediatamente ao Governador. Em 1835, foram criados pelo presidente da província do Maranhão, Antônio Pedro da Costa Ferreira, Distritos da Província e um Corpo de Polícia Rural. Em 1836, o projeto de lei do Deputado Gomes Belfort foi convertido em Lei Provincial, sancionado pelo Presidente Antonio Pedro Costa Ferreira, criando o Corpo de Polícia da Província do Maranhão, que deu origem a atual Polícia Militar do Maranhão, e teve como seu 1º Comandante e Patrono o Major Antônio Feliciano Falcão. A instituição ao longo de 115 anos recebeu várias denominações, tais como, "Corpo de Segurança Pública", "Corpo de Infantaria", "Corpo Militar do Estado", "Batalhão Policial do Estado", "Força Policial Militar do Estado", "Brigada Auxiliar do Norte" e "Polícia Militar do Maranhão", em 1951. A interiorização começou a partir de 1841, com a Lei nº 110, de 28 de agosto, que criou o "Corpo de Guardas Campestres"; seguida da Lei nº 872, de 05 de abril de 1920, que fixou o efetivo de 250 policiais para o sertão maranhense. Entretanto, a partir de 1966, com a Lei nº 2704, de 12 de outubro, além da criação da Companhia Escola, foram criados ainda, dois Batalhões de Polícia (BPM): o 1º BPM e o 2º BPM, responsáveis respectivamente pelo policiamento da capital e do interior do Estado. A formação dos praças era feita pela escola regimental que funcionava em uma das companhias e era ministrada por um sargento do exército

Ten-Cel. Silva Filho, ex-vereador Arimateia Viegas, Cel. Odair, Cmdt-Geral Franklin Pacheco, jornalista Udes Cruz e Cel. Iratan ou oficial da polícia militar. A primeira turma de oficiais PM, com Curso de Formação de Oficiais (CFO), formou-se em 1966, na Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; posteriormente formaram-se oficiais em outras Academias de diferentes Estados. Com a criação da Academia de Polícia Militar do Maranhão, através da Lei 5657, de 1993, passamos a formar oficiais, tendo a primeira turma 29 Aspirantes a Oficial, declarados em 22/12/1995. Em relação à estrutura operacional o Comando da Polícia Militar é dividido em Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e Comando de Policiamento do Interior (CPAI). O CPM é formado Pelas seguintes unidades de policiamento localizadas na capital: o 1º BPM, o 6º BPM; o 8º BPM e o 9º BPM. Além dos batalhões operacionais temos unidades especializadas, como BPCHOQUE (Batalhão de Polícia de Choque), CPTur (Companhia de Polícia de Turismo), CPRV (Companhia de Polícia Militar Rodoviária), CPGD (Companhia de Polícia de Guarda), EPMont (Esquadrão de Polícia Montado), Canil, Banda de Música, Batalhão Ambiental (BPA), Esquadrão Águia e ainda as unidades de ensino, atualmente composta pela Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) e Centro de Formação de Praças (CFAP) e Colégio Militar Tiradentes. Os CPAI´s (Comando de Policiamento de Área) são distribuídos em 06 comandos, constituídos por batalhões, companhias e pelotões localizados no interior do maranhão. POLÍCIA MILITAR E SOCIEDADE A Polícia Militar do Maranhão tem por função primordi-

al o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Maranhão. Ela é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados, assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão. No decorrer de sua existência a PMMA vem atendendo as necessidades relacionadas à segurança preventiva por meio do policiamento comunitário e na atuação do combate à violência nos bairros de sua área de atuação, dando maior comodidade aos moradores e a população em geral. Temos ainda alguns projetos junto à sociedade de grande importância para a PMMA, como a Ronda da Comunidade, PROERD, GEAPE, Equoterapia, Brigada Voluntária Ambiental, entre outros. A RONDA DA COMUNIDADE é um programa do atual Comando da Polícia Militar que vem desenvolvendo trabalhos de policiamento ostensivo e repressivo no combate à criminalidade e a violência junto às comunidades de São Luis. O PROERD é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que foi desenvolvido nos Estados Unidos no ano de 1992 e implantado no Maranhão em 2002. Já formou cerca de 190 mil alunos, por meio de atividades educacionais em sala de aula, prevenir o uso e abuso de drogas (lícitas e ilícitas) e a prática de atos de violência entre estudantes do Ensino Fundamental no Estado do Maranhão. O referido programa é aplicado por policiais militares. O GEAPE é o Grupo Especial de Apoio às Escolas que desenvolve um trabalho de atendimento específico às escolas, por meio da participa-

ção da Polícia Militar na formação do cidadão, investindo em ações de caráter educativo e de conscientização desses jovens, visando à redução da violência e do uso de drogas no ambiente escolar. A EQUOTERAPIA foi implantada no Esquadrão de Polícia Montada em outubro de 2001. Desde sua implantação vem ajudando a reabilitar milhares de portadores de necessidades especiais por intermédio de atividades desenvolvidas com o cavalo, além disso, todos os assistidos pela equoterapia são encaminhados por hospitais e profissionais da área da saúde. A BRIGADA VOLUNTÁRIA AMBIENTAL é um projeto do Batalhão ambiental que trabalha formando crianças e adolescentes em diversos cursos de capacitação na área ambiental. ANIVERSÁRIO DE 175 ANOS DA PMMA No dia 17 de junho deste ano a PMMA comemora 175 anos de existência. Trata-se de uma data muito importante para toda a sociedade, assim, o comando da corporação elaborou uma vasta programação para homenagear esta honrosa instituição, dentre as diversas atividades a serem desenvolvidas, estaremos promovendo ações de cunho social, cultural e esportivo. No curso das comemorações dos 175 anos de existência da PM maranhense, serão realizadas internamente algumas COMPETIÇÕES ESPORTIVAS entre os integrantes da Polícia Militar do Maranhão e de outros órgãos do sistema de segurança publica do Maranhão, como, competições de tiro, de futebol de campo e futebol socyte. Essas atividades acontecerão no Quartel do Comando Geral, de 09 a 16 de

junho, tendo como objetivo uma maior integração e harmonia entre os envolvidos. AÇÃO CIVICO-SOCIAL Será realizada no dia 11 de junho, sábado, de 08 ás17h, a "AÇÃO CÍVICO SOCIAL DE ANIVERSÁRIO DA PMMA" no Bairro Parque Vitória em São Luis/MA, envolvendo os conselhos comunitários de segurança e comunidade em geral. Uma Ação Social em beneficio das comunidades carentes de toda a cidade de São Luis. Nessa grandiosa ação serão desenvolvidas atividades em várias áreas: médica (com consultas em várias especialidades e distribuição de remédios), odontológica, terapia ocupacional, avaliação de desenvolvimento infantil, vacinação. Também serão oferecidos serviços de orientação jurídica, expedição de documentos de inclusão social, distribuição de cestas básicas, demonstração de primeiros socorros e salvamento, atividades folclóricas, brincadeiras infantis, apresentação de palestras, corte de cabelo, podologia, atividades religiosas entre outras. Serão distribuídos também, lanches e sopão para todos os presentes. A expectativa de público está em torno de 5.000 mil pessoas integrantes da referida comunidade e bairros adjacentes, nessa ação que visa promover uma melhor integração com aquela comunidade. CAMINHADA COMEMORATIVA No dia 12 de junho, sob a coordenação da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, será realizada uma CAMINHADA COMEMORATIVA AOS 175 ANOS: POLÍCIA E SOCIEDADE, que são prioridades do atual coman-

do da PMMA, que contará com a presença de policiais militares, seus familiares e toda a sociedade que tiver interesse em participar. A caminhada terá início no "Posto do Corpo de Bombeiro" e término na "Praça dos Pescadores", onde será realizado o encerramento e contará com a participação da Banda de Música da Polícia Militar. Acontecerá, ainda, no dia 14 de junho às 19 horas, no auditório da Assembléia Legislativa, situado na Av. Jerônimo de Albuquerque, um CULTO ECUMÊNICO, celebrado por padres e pastores integrantes da Capelania da Polícia Militar do Maranhão. No dia 17 de junho haverá a realização de uma GRANDE FORMATURA GERAL no Quartel do Comando Geral localizado no Calhau, onde será formada uma turma de aspirantes, haverá condecorações com diversas medalhas policiais militares, além de promoções de praças. CONFRATERNIZAÇÃO PM Dia 18 de junho será realizada uma CONFRATERNIZAÇÃO PM visando uma maior integração entre o alto comando da corporação, oficiais e praças e familiares com a finalidade do fortalecimento da paz, união, respeito e trabalho na PMMA. Nos dias 23, 24 e 25 de junho será realizado o ARRAIAL SÃO SEBASTIÃO, que contará com a apresentação das mais variadas brincadeiras juninas do Circuito cultural do Estado e do Município. O evento acontecerá no Quartel do Comando Geral no Calhau, a partir das 19 horas. É assim que a Polícia Militar completa no dia 17 de junho de 2011, seus 175 anos de dedicação à segurança da sociedade maranhense e convida todos os cidadãos a participar dos eventos.


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

CLASSI & CAMILE Responsabilidade da Gislane Publicidade

9606-9004

Eu voltei ao nosso Torrão POESIA

Eu voltei, Ao nosso querido torrão, Agradeço a vida, Do nosso, querido Maranhão. Este cenário foi feito, Na Praça Maria Aragão, Com letras escritas, Pelos nossos poetas. Do nosso querido Maranhão, Queremos aqui ressaltar, Meu pequeno poeta, É aqui, o seu lugar. Meu pequeno poeta, É aqui, o seu lugar, Meu pequeno poeta. É aqui, o seu lugar. Não distinguimos nem cor E nem raça, Este sangue que corre, Nas veias, de nossos corações, Do nosso querido Maranhão. Autor: Herbete Fidelis

Salão Raça Atitude (Residencial Pinheiros)

Precisa-se de uma Manicure Fone: (98) 3223-9949

Horários: 2ª, 3ª e Sábado - 8:00 às 12:00

(098) 8895-4518

CCE - CENTURY - GARANTECH


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597


12 G

ATOS E FATOS

FAMEM comemora decisão do TRT sobre destino de ‘sobras’ do FUNDEB

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Junior Marreca, comemorou, na sexta-feira (10), a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) garantindo que os gestores municipais só poderão usar as "sobras" dos recursos financeiros provenientes Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) para pagamento de abono salarial mediante a edição prévia de lei que estabeleça, de forma clara, o valor, a forma de pagamento e os critérios objetivos para a sua concessão. O entendimento foi firmado pelos desembargadores da 1ª Turma da Justiça do Trabalho ao negar pedido de uma servidora pública do município de Nova Colinas, que pleiteava pagamento de abono salarial em dobro com sobras do Fundeb pelo exercício de dois cargos de professora, assim como diferenças salariais decorrentes do abono relativo à segunda matrícula de professora que, segundo ela, foi suprimido desde 2005. Além da condenação do ente público a pagar custas processuais e honorários advocatícios no percentual de 20%. O pedido foi negado integralmente. A decisão, datada da última quinta-feira (9), reforça a orientação que a FAMEM vem dando aos prefeitos desde o mês de maio, quando enviou ofícios a todas prefeituras federadas com parecer técnico esclarecendo sobre como proceder a aplicação correta dos recursos oriundos destes ajustes do FUNDEB referentes a 2010. "O entendimento do TRT é o entendimento da FAMEM, que já trabalha há quase um mês na orientação dos prefeitos sobre o assunto", disse Junior Marreca. De acordo com balanço emitido através de portaria do Ministério da Educação no início de abril, o Maranhão terá direito ao repasse de R$ 248,1 milhões, a serem rateados entre o Governo do Estado e as prefeituras. Os recursos deveriam

E

R

atosefatos@elo.com.br

ter sido creditados ainda em 2010, mas só caíram nas contas estadual e municipais, no final do mês de abril. No parecer encaminhado pela Assessoria Jurídica da FAMEM, os prefeitos são orientados a contabilizar as receitas provenientes desse ajuste no exercício financeiro de 2011, e não de 2010 como imaginavam alguns. O motivo, explica a Assessoria, é o fato de que as contas do ano passado já foram fechadas. "Esses valores, apesar de referirem-se a uma correção do que foi recebido do FUNDEB em relação a 2010, em nenhuma hipótese podem ser considerada como receitas relativas e 2010. Como recebidas durante o ano de 2011 e nem sequer programadas para serem recebidas durante o ano de 2010 - devem ser contabilizadas como sendo receitas referentes a este exercício [2011]", diz o texto do documento. Ainda de acordo com o parecer, a orientação se faz necessária para que as prefeituras não deixem de cumprir a determinação legal, que obriga os municípios a dividir a aplicação dos recursos do Fundo em 60% para pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica e 40% em despesas de manutenção de desenvolvimento do ensino. Segundo o presidente da FAMEM, uma das sugestões da entidade é que os recursos fruto do ajuste sejam utilizados para antecipação do 13º terceiro salário dos professores. "Dependendo de como estão as finanças de cada município, essa verba pode muito bem ser utilizada para o pagamento do 13º já no meio do ano", explicou. VOTO - Em seu voto, o relator do recurso no TRT, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, disse que, conforme comprovado no processo, é incontroverso que a reclamante ingressou nos quadros do município após aprovação em dois concursos públicos distintos, sendo servidora pública municipal, submetida ao regime celetista, e ocupante de dois cargos de professora.

A

L

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

www.atosefatos.jor.br

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

MPF/MA quer solução definitiva para problema do aeroporto de SL O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) pediu à Justiça Federal que se manifeste quanto a ação civil pública proposta contra a Infraero e a Anac, no caso que envolve a atual situação do terminal de passageiros do aeroporto de São Luís. O MPF pediu, liminarmente, que a Justiça obrigue a Infraero a concluir a reforma das instalações permanentes do aeroporto, em prazo a ser fixado judicialmente. E, ainda, que seja realizada uma audiência de conciliação,

com vistas à resolução consensual dos problemas. Para o MPF, as intervenções realizadas até agora pela Infraero guardam apenas satisfação provisória quanto ao mínimo exigido para que o serviço funcione, sem a indicação de providências concretas e hábeis a restaurar o regular funcionamento do terminal principal de passageiros. Essa situação poderia ser constatada visualmente, em inspeção nos horários de maior movimento no terminal provisório, ocasião em que se

poderia verificar que, a despeito de terem sido adotadas medidas, elas se traduzem apenas no mínimo necessário à persistência do serviço, sem que haja uma resolução do problema à vista. Tais medidas apenas amenizam os efeitos da interdição. Em outras palavras: é notório que, nos horários de maior movimento no aeroporto de São Luís, as instalações provisórias adotadas convertem-se em local de concentração excessiva de pessoas em espaços pequenos e in-

suficientes para a demanda, ocasionando ausência de condições de funcionamento a médio e longo prazos. Dessa forma, a estrutura permanente deve, em caráter de urgência, ser restabelecida, tendo em vista que as atuais condições oferecidas aos usuários do serviço são improvisadas e inadequadas, deixando de garantir qualidade, conforto e eficiência na prestação dos serviços aos consumidores. A ação tramita na Justiça Federal, com o nº 10655-38.2011.4.01.3700

PEC de autoria de Ribamar Alves, reduz limite de idade para aposentadoria de policiais Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição 12/11, do deputado Ribamar Alves (PSB), que reduz em dez anos os requisitos de idade e de tempo de contribuição para a aposentadoria voluntária de bombeiros e policiais federais, militares e civis que comprovarem efetivo exercício nas atividades de segurança pública. O projeto reduz os requisitos previstos na Constituição, que permite aposentadoria integral aos 60 anos de idade e 35 de contribuição para homens e 55 anos de idade e 30 de contribuição para mulheres. Essa regra vale para o servidor que tenha pelo menos dez anos de efetivo exercício no serviço e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria. Para professores da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio, esse tempo é reduzido em cinco anos. No caso dos policiais, também são válidos os requisitos da Lei Complementar 51/85, que prevê o

Deputado federal Ribamar Alves

direito a aposentadoria voluntária, com proveitos integrais, após 30 anos de serviço, com pelo menos 20 anos de serviço em cargo de natureza policial. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, durante o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 3817, que essa norma foi recepcionada pela Constituição Federal. O deputado Ribamar Alves lembra que a atividade policial traz risco à vida e pode gerar confusão psicológica. "Nada mais natural do que permitir aos policiais e bombeiros que se aposentem mais cedo pelas graves consequências que podem advir para a própria função que exercem", afirmou Alves. TRAMITAÇÃO - A proposta terá sua admissibilidade examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, será formada uma comissão especial para avaliar seu mérito. Antes de ir para o Senado, a PEC terá que ser votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara.


13 S

E G U R A N Ç A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

www.atosefatos.jor.br Por:Mauro Diniz

Raposa receberá EXPOSEGMA na luta contra as drogas e a violência

Entre os dias 13 e 17 de junho o município de Raposa receberá o projeto "Segurança nas Escolas e Comunidades", projeto contras as drogas e violências derivado de um projeto maior chamado Exposição Sobre Segurança do Maranhão- EXPOSEGMA, que de maneira itinerante percorre as comunidades da capital e também municípios do Estado. No período de execução do projeto a Raposa será palco de uma exposição sobre Segu-

rança Pública, que acontecerá na Unidade Integrada Santo Antônio, localizada na principal avenida do Município, que juntamente com a solenidade de abertura iniciará a semana de palestras e mobilização social tanto na sede do município quanto nas vilas. Segundo um dos coordenadores da Exposegma Mauro Diniz, o projeto é um trabalho de grande cunho social que objetiva aproximar os órgãos de segurança e seus agentes junto à comunidade, levando a preventividade e conscientiza-

ção por meio das informações. "Nunca vimos um projeto dessa natureza em Raposa, moro aqui há cinco anos e vejo a iniciativa como uma oportunidade de fazer um grande trabalho de prevenção contra as drogas e a violência no município, onde a Comunidade terá a oportunidade de participar e de ser beneficiada na sua própria família", disse a moradora de Raposa Silvelene. MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE Para que o projeto aconteça da melhor maneira possí-

vel, a equipe do projeto, composta por médicos, pastores, padres, psicólogos, Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Promotores, Ouvidoria da Secretaria de Segurança, Juízes, Guarda Municipal e outros participantes, estarão ministrando palestras dentro das Escolas, Associação de Moradores, Igrejas, Câmara Municipal de Vereadores, clubes, praças públicas e demais "Estamos trabalhando para melhor servir, e juntamente com os órgãos e toda comunidade

possamos realizar um grande evento no município de Raposa, envolvendo a cultura, esporte e o lazer, enfatizou a coordenadora de trabalhos sociais da Exposegma, Silva Regina Santana. EXPOSEGMA A Exposição Sobre Segurança do Maranhão - Exposegma iniciou-se em 2003, é um projeto pioneiro no Maranhão, que tem como propósito apresentar uma nova concepção Polícia / Comunidade, tendo como ápice o projeto "Segurança nas Escolas e Comunidades" com mi-

nistração de palestras contra as Drogas e a Violência, Pedofilia, Bullying, violência contra o Idoso, Educação no transito, Proteção contra incêndio, Primeiros Socorros, Técnicas de Salvamento, Crimes Tecnológicos e outros Temas que foram indicados pela própria comunidade e serão trabalhadas dentro das escolas e da comunidade em geral. A Exposegma desenvolve também trabalhos voltados ao esporte, arte e literatura.

PROJETO "POLÍCIA CIVIL NA COMUNIDADE" PARTICIPA DA EXPOSEGMA


14 S

O

C

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

I

A

L

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

COMEMORE COM AMOR

Hoje, neste domingo vai ser um d ia muito especial para os Casais que se amam e a Ol igo-Flora Stud io do Bem-Estar e Estética Funcional, preparou uma grande surpresa para casais que se amam e se cuidam. Amar também é cuidar, do corpo e da mente e na Ol igo-Flora você pode ir além do presente convencional e presentear o seu amor com beleza, saúde e bem-estar com um SPA completo para o casal, massagem relaxante, l ifting facial com máscara ouro para ele e para ela todos os tratamentos com descontos para o mês dos namorados. Hoje no almoço e jantar dos namorados a Ol igo-Flora está em parceria com os melhores restaurantes de São Luis e sorteando tratamentos de beleza e saúde para casais apaixonados que almoçarem ou jantarem nos Restaurantes, Expand, Gran-Cru, Ghaya, Thai e Feijão de Corda, nos três Restaurantes na Holandeses, Litorânea e Ponta do Farol, do empresário Francisco Neto que preparou um menu especial pra data de hoje. A Ol igo-Flora deseja um fel iz d ia de beleza saúde e bem-estar para todos os namorados.Marque sua visita na Ol igo-Flora pelo telefone 3235-9658. Hoje Domingo 12 de Junho o amor estar no ar, e a coluna Portfól io Vip e esta colunista Wilma Vicky França,deseja a todos os casais apaixonados um fel iz d ia de muito amor, paixão.

1

2

3

Foto 01- O casal Oligo-Flora,os empresários Charles e Fernanda Duailibe,ele que nesta semana na quinta –feira mudou de idade e recebeu em sua residência amigos e familiares para comemorar o seu aniversário,parabéns... Foto 02- O empresário Francisco Neto do Restaurante Feijão de Corda com Fernanda Duailibe Oligo-Flora, afirmaram parceria neste domingo dia dos namorados e vão sortear tratamentos de beleza , saúde e bem estar para os casais que almoçarem ou jantarem em qualquer um dos 3 restaurantes Feijão de Corda você não pode perder... Foto 03- Paulo Edy Santos é o homem da minha vida e hoje neste dia especial eu quero te dizer que você me faz muito feliz e é muito bom ser amada e respeitada pelo homem amado, Wilma França.

Na última quinta-feira (09), a Escola Liceu Ribamarense II recebeu visita de comitiva composta por várias autoridades. A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão participou da comitiva que foi comandada pelo secretáriochefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva. Os visitantes foram recebidos pelo prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, pelos funcionários e estudantes da escola.

presidente da AJE, Rafael Sombra com o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim

NOTA O prefeito de São Luís, João Castelo, assinou nesta última sextafeira, dia 10, ordem de serviço para restauração asfáltica total das principais avenidas da capital. O Plano Macro de Revitalização das Avenidas de São Luís, que contemplará ao todo 144 km de avenidas, será apresentado às 10h, no auditório Reis Perdigão, no Palácio La Ravardière (sede da Prefeitura). A primeira via a receber os serviços será a avevida Daniel de La Touche.

Semus é pioneira na capacitação de agentes de saúde para prevenção de acidentes

A

Dr. Gutembergue Araújo, Secretário de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) realizou, nes ta semana, a primeira capacitação CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho para agentes comunitários no Brasil. A instituição da CIPA entre os agentes, exigência do Ministério do Trabalho, foi organizada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest Regional São Luís. O curso está formando comissões em 17 Unidades da Saúde da Família (as EACs – Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde), uma no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e uma para o Programa de Controle da Dengue. Cerca de 110 ‘cipeiros’ agora estão aptos a se tornar fiscalizadores das situações de risco em seus locais de trabalho. O objetivo da CIPA é gerenciar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes. “Capacitar o agente é também proteger a comunidade, já que o seu trabalho é realizado em constante contato com as famílias de sua área de atuação”, afirmou a coordenadora do Cerest Regional, Alexsandra Simião. Para realizar a capacitação a Semus contou com o apoio da Superintendência de Medicina e Saúde Ocupacional, do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e da Coordenação do Programa de Saúde da Família.

www.atosefatos.jor.br

Gente em Destaque Castelo assina ordem de serviço para obra do Cine Teatro Municipal

O prefeito de São Luís, João Castelo, assinou, na tarde desta quarta-feira (08), a ordem de serviço para a restauração do prédio do antigo Cine Roxy, que será transformado no Cine Teatro Municipal em uma parceria com o Governo Federal. Durante a cerimônia, ele ressaltou que a obra será executada no conjunto de um amplo projeto desenvolvido com vistas à comemoração dos 400 anos de fundação da capital maranhense. Localizado na esquina da Rua do Egito com o Beco da Sé, o imóvel, desapropriado e adquirido pela Prefeitura, será totalmente recuperado. “Num curto espaço de tempo, este prédio do Roxy vai se transformar num belo espaço para a valorização da nossa cultura e incentivo de nossos artistas com o sentido de estimular talentos e as nossas mais diversas manifestações culturais”, afirmou o prefeito João Castelo. Ao lado da primeira-dama, a ex-prefeita Gardênia Gonçalves, Castelo assegurou que todos os esforços serão envidados para que a restauração seja realizada com qualidade e rapidez. Ele informou que o prédio do Roxy, que estava abandonado e com utilização inadequada, será restaurado a um custo de R$ 1.239.518,41, obra executada sob a responsabilidade da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). A solenidade, realizada no auditório Reis Perdigão, do Palácio La Ravardière, contou também com a presença da superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, dos vereadores Ivaldo Rodrigues, Josué Pinheiro, Vieira Lima, Edmilson Jansen e Silvino Abreu, além de diversos secretários municipais e auxiliares do governo. A ordem de serviço também foi assinada pelo representante da Torquato Fernandes Construções, empresa que executará a obra, Tomás Henrique Oliveira Fernandes. A obra - O presidente da Fumph, Aquiles Andrade, informou que a obra deverá ser concluída no prazo de sete meses e terá o acompanhamento de técnicos da Fundação. Após ser concluída a restauração, o Cine Teatro passará a ser administrado pela Fundação Municipal de Cultura (Func). A transformação do Cine Roxy em Cine Teatro Municipal é o primeiro dos quatro projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo Federal. O projeto prevê 239 lugares, palco com estrutura em freijó (módulos) de 39,32 metros quadrados, camarins, foyer (área externa do auditório para exposição, coquetel, etc.), banheiros, sala administrativa e cabine de som e de projeção com equipamentos de áudio e vídeo multimídia. Em seu discurso, João Castelo afirmou que, ainda este ano, serão assinadas as ordens de serviços dos outros três projetos assinados pela Prefeitura de São Luís com o Governo Federal: restauração do casarão 445 da Rua do Giz, Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana para a área central da cidade e Modernização do Sistema de Gestão Urbana no âmbito do Centro Histórico de São Luís. Histórico - O Cine Roxy foi construído por Moysés Aziz Tajra, arrendatário de algumas salas de espetáculos, no final dos anos 30. Naquela época recebeu a denominação de “Cinema das Estrelas”. O edifício, de autoria do próprio Moysés, contou com o auxílio de dois mestres de obras para a execução de seu projeto: o senhor de nome Salvador e Aziz Moysés Tajra, pai do proprietário. A estrutura do prédio foi projetada para suportar um segundo pavimento, que não foi construído por falta de recursos. A fachada do prédio foi inspirada em uma fotografia publicada em uma revista mexicana. É marcada por características do estilo art decó, como os traços retos que compõem a platibanda de sua pequena torre, onde está localizado o nome do cinema em letreiro luminoso. Em junho de 1939, o prédio abriu suas portas para o público, apresentando o filme “As aventuras de Hobin Hood”, que ficou três meses em cartaz. Entretanto, o Cine Roxy não acompanhou a evolução tecnológica e perdeu seu espaço para outras salas de cinemas, que foram abertas na cidade.


ATOS E FATOS

15 S

O

C

atosefatos@elo.com.br

I

A

L

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

www.atosefatos.jor.br

São Vicente tem vasta programação em comemoração aos seus 70 anos

O tradicional colégio São Vicente de Paulo já deu início às festividades em comemoração aos seus 70 anos de fundação, que acontecerá no próximo dia 20 de agosto. A escola é responsável pela formação de milhares de ilustres maranhenses. O primeiro evento ocorreu no último dia 4, com o encontro de ex-alunos, que na ocasião criaram a Associação dos Ex-Alunos Vicentinos, denominada "Medalha Milagrosa", que terá como data comemorativa no calendário escolar, o dia 27 de novembro. Nesse grupo, destacam-se Valdevânia Araújo, Gilda Assun

Grupo Laboret (ex-alunas), formado por Vanessa Nogueira, Aline Correa, Fernada Letícia, Ayla e Franciele Cabral

ção Geysimar Durans, Alessandra Pintombeira e Geovana Mendes, que integram o grupo de educadores da escola onde aprenderam as primeiras letras. Sob a direção da Irmã Elisabeth Silva, o São Vicente de Paulo está anunciando a seguinte programação: 19/08 Inaugurações da Brinquedoteca Infantil e Sala das Lembranças, que funcionará como um pequeno museu daquela instituição de ensino. Nesse dia também acontecerá a Noite Cultural. 20/08Missa em Ação de Graças pela passagem dos 70 anos da escola.

Grupo de coordenadoras e educadoras, Silvia Helena, Geysimar Durans, Alexsandra Pitombeira, Valdevânia Araújo, Gilda Assunção, Lucélia Sormento e a gestora Irmã Elizabeth Silva

Rita de Cássia Mesquita, ex-aluna e o aluno Rafael Mesquita Fernanda Letícia uma das ex-alunas

Grupo de ex-alunos vicentinos

Anunciação Saraiva, coord. e a ex-professora Ismeria Ex-aluno Janilson Frazão e Maria das Dores, exsupervisora Outro grupo de ex- alunos

Ex-aluna Isabela Luisa Rodrigues


16 R

E L I G I Ã O

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

www.atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

Parlamento homenageia centenário da Assembléia de Deus no Brasil

Tributo a Jesus Cristo "Em verdade vos d igo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5.24).

Deputada Eliziane Gama, Neto Evangelista e Pastor Assis da Igreja Assembleia de Deus Raposa

Pastor Coutinho, Raimundo Louro e Neto Evangelista

Na manhã da última quinta-feira (9) foi realizada na Assembléia Legislativa do Maranhão, a Sessão Solene de homenagens em homenagem ao Centenário da Assembléia de Deus no Brasil. Foi um momento de agradecimentos ao Deus Salvador. A sessão foi proposta pela deputada Eliziane Gama (PPS) que também é membro da igreja e presidida pelo deputado Neto Evangelista. O evento contou com a participação de deputados, além de várias autoridades como o desembargador Júlio Ayres, Abenaias Almeida, representando o vice-governador do Estado, o suplente de senador, pastor Heber Waldo Costa, além de pastores assembleianos de várias áreas e cidades do estado, e de líderes de outras denominações evangélicas. Na abertura da solenidade, o pastor e escritor Rayfran Batista apresentou o histórico do movimento pentecostal e a história da Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Brasil que completa 100 anos no dia 18 de junho e ainda falou sobre a igreja no Maranhão que completará em janeiro 90 anos de fundação. O pastor destacou o nascedouro da igreja que hoje alcança pessoas de todas as idades e clas-

Pastor Coutinho ladeado pelos deputados, Gardenia Castelo e Neto Evangelista

Pastor e Historiador Rayfram Batista

ses sociais. Ele lembrou o legado pastor Estevão Angelo de Sousan e continuidade deste trabalho pelo pastor José Guimarães Coutinho. A deputada Eliziane Gama destacou a importância e o papel social da igreja no Brasil, em especial no Maranhão. Na tribuna ela parabenizou a juventude, as mulheres e as lideranças pelos 100 anos da igreja."A igreja tem prestado a este estado um verdadeiro serviço, inclusive no campo social e cultural. A igreja Assembleia de Deus hoje é respeitada e honrada pelas autoridades constituídas", destacou a parlamentar. Todos os deputados presentes parabenizaram a igreja e destacaram a importância do papel no campo da justiça social. "A igreja tem uma missão nobre que é fazer a justiça social e tem difundido o amor a Deus e ao próximo", disse Gardênia Castelo. O pastor José Guimarães Coutinho, presidente da Assembléia de Deus em São Luís (IADESL) e também representado no evento o pastor Pedro Aldir Damasceno, presidente da Convenção Estadual das Assembléias de Deus no Maranhão (CEADEMA) finalizou agradecendo a Deus. "Quero cumprimentar a todos e dizer que toda honra, toda glória seja dada a Deus e ao nosso Senhor Jesus Cristo", disse.

Muita gente limita sua vida a este mundo; o que a faz descansar da idéia de sua passagem aqui ter um propósito. Não faz parte de suas interrogações e curiosidades constantes pensar na vida após a morte. É verdade que quando morremos deixamos os sonhos, os amores, os bens conquistados, todos ficam enterrados, mas o nosso espírito, a essência da vida vai não morre. Se tudo se acabasse com a morte, muitas coisas perderiam a razão de exist ir aqui mesmo nesse plano físico. O mundo e a nossa existência não teriam graça. Mas, há algo que desconhecemos muitas vezes frutos de nossas escolhas. O que vivemos aqui não será vivido lá; f ica difícil imaginar, pois a referência de tudo o que sabemos e conhecemos está aqui, e como imaginar um mundo diferente se conhecemos só este? Jesus Cristo em várias pregações, mesmo em parábolas, demonstrou um pouco, como é o mundo do outro lado. Pela sua descrição seremos muito diferentes. Em primeiro lugar, não seremos mais carnais e sim, seres espirituais, não sujeitos a tempo ou espaço. Parece algo tão longe, mas é só morrer e já já se estará lá! O pior dest ino de um ser humano é ir para esse lugar sem ter se arrependido de suas faltas cometidas neste mundo. Todos erraram e careceram do perdão para viver na eternidade em paz, porque é lá que nos encontraremos com o nosso Criador, mas é aqui que recebemos a chance de sermos perdoados e transformados da nossa vã maneira de pensar e agir sobre nós mesmos e sobre Deus. Jesus Cristo sendo Deus veio em forma de homem para falar das coisas do céu, e mostrar a todos que é possível a reconciliação entre o Criador e a sua obra prima - o ser humano. Isso significa viver em submissão a Deus e à sua Palavra, porque é ela que nos livra do mal e da condenação, e gera bênçãos. O relacionamento entre Deus e a raça humana se dar através da Palavra de Deus, pois o Criador não pode vir a este mundo, nossa matéria não suportaria a glória de sua sant idade, assim Ele se comunica conosco através de sua Palavra, as quais deveram guardar e prat icar, porque é pela Palavra que seremos julgados. Jesus Cristo cont inua sendo anunciado, é somente através Dele que chegaremos ao Pai, pois o sacrifício na cruz foi o preço do resgate. Sangue por vidas!

Pastor Coutinho ladeado por parlamentares

Pastor Misael ladeado por parlamentares

Na solenidade foram homenageados os pastores e representantes de campos da igreja no Maranhão, pastores Pedro Aldir Damasceno, José Guimarães Coutinho, Moacir Luís dos Santos, Misael Mendes da Rocha, Joacy Almeida Costa, Joás Albuquerque Santos, João Trindade Ramos Coutinho, Luís Rabelo da Conceição, Francisco Assis Vieira dos Santos e Domingos Eduardo da Silva.A Câmara Municipal de São Luis também prestou sua homenagem realizando um painel sobre "O papel da Igreja Assembléia de Deus na sociedade ludovicense nos 100 anos de sua fundação". A proposição do painel foi de iniciativa do vereador Vieira Lima. Considerada a maior igreja protestante em solo brasileiro e o maior movimento pentecostal do mundo, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus desenvolve um calendário de eventos comemorativos - iniciado no último trimestre do ano passado, que atingirá o ápice no dia exato de sua fundação. Compuseram a mesa da solenidade: o Presidente do Campo Tirical, Pr. Joaci Almeida Costa; o presidente do Campo Cohatrac, Pr. JoaisAlbuquerque; o Presidente do Campo Calhau, Pr. Mizael Rocha, e o historiador e Presidente da Assembléia de Deus em Santa Inês, Pr. Raifran Batista. Num discurso emocionante Vieira Lima destacou: "São Luís não seria São Luís

sem as Assembléias de Deus, presentes em todos os seus bairros, dos mais nobres às periferias. A imagem das fachadas azul celeste percorre o mundo nas lembranças e registros produzidos pelos turistas, mesmo que não esteja entre os que oficialmente preparamos para vender a eles. Suas doutrinas e costumes estão, ainda que não integralmente, na consciência coletiva, todos sabem falar de como é esta Igreja", afirmou o parlamentar. "A maior de todas as contribuições da Igreja para o nosso povo é mesmo a divulgação do Santo Evangelho de Cristo. Certamente as comemorações deste centenário da Igreja Evangélica Assembléia de Deus servirá de combustível especial para ela continuar crescendo e abençoando a nossa nação". Outros pastores presente também falaram a respeito da história da Assembléia de Deus e dos preceitos de sua doutrina. Lembrando sempre do papel social e das atividades assistenciais da Igreja, a Fundação José Romão de Sousa que, entre outros serviços, mantém a Rádio FM Esperança - e o Centro Social da Igreja em São Luís. Os vereadores Josué Pinheiro e Rose Sales, bem como representantes da comunidade evangélica também discursaram sobre o assunto.

A

Óticas Popular

s Óticas Popular” estão com uma super promoção para o mês das mães, você comprovando que é mamãe, tem 50% de desconto, além desta promoção as Óticas Popular tem parcerias com instituições religiosas e outras. ‘Óticas Popular’ todos os modelos de armações e lentes que você deseja. Endereços: Rua 7 de Setembro, 282 – Centro (98) 3231-1788 Rua do Sol, 599 – Centro 3221-0780 Rua do Passeio, 266 – Centro 3221-3311


ATOS E FATOS

17 G

O

S

atosefatos@elo.com.br

P

E

L

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

www.atosefatos.jor.br

E-mail: momentogospel01@yahoo.com.br

Preparem no deserto o caminho do Senhor; O Senhor Deus vem aí, cheio de força e pronto para reinar. (Isaías 40, 3.10)

GRANDE Leitura Bíblica: Lucas 1.5-17 Sua mulher terá um filho chamado João, que será grande aos olhos do Senhor (Lc 1.15)

Q

uando eu era bebê, minha mãe fez uma espécie de álbum sobre mim. Eu gostava de ler o que ela tinha escrito a meu respeito, para perceber mais uma vez um pouquinho dos olhos amorosos de meus pais. Uma das coisas a preencher era o que a mãe achava que o bebê seria quando crescesse ... não consigo imaginar que alguma mãe fosse capaz de escrever "um zé ninguém" (desculpem, Josés!). Da mesma forma, seus pais sonharam grandes coisas para você, e você certamente também deseja isso para seus filhos. No texto de hoje,o ano que anunciou o nascimento de João Batista disse que ele seria grande. Mas quando cresceu, João usava roupas de pelo de camelo, vivia em lugares ermos e sem conforto, comia gafanhotos e mel silvestre e morreu relativamente jovem, decapitado por ousar censurar um governante indigno ... Grande? Mas e Herodes, que o mandou decapitar? Vivia no luxo de um palácio maravilhoso, vestido com as melhores roupas e cercado de riquezas ... Esse sim era considerado grande. A imensa diferença entre o que é ser grande como João Batista ou como Herodes está em quem os considerou grandes. Herodes o era diante das pessoas que podiam ver o exterior, o esplendor de seu reinado, o brilho de seu palácio. Mas João foi declarado grande diante do Senhor. Coube a ele anunciar a chegada do Reino de Deus e ser o primeiro a testemunhar publicamente de Jesus como o Cordeiro de Deus (Jo 1.29), muito antes que Cristo fosse oferecido em sacrifício. João Batista foi um instrumento da misericórdia de Deus ao mundo, e por meio dele muita gente se arrependeu de seus erros e foi preparada para conhecer o Filho de Deus. Quantos grandes não vivem hoje no anonimato do trabalho humilde e diligente, servindo ao Senhor enquanto servem ao próximo? Que Deus nos livre de procurar outro tipo de grandeza! - MHJ (Pão Diário) A verdadeira grandeza está em ser instrumento útil nas mãos de Deus.

Novo CD do Apóstolo Valdemiro faz sucesso

Depois de vender mais de um milhão de CD´s do seu primeiro álbum “Inesquecíveis Canções”, o apóstolo Valdemiro Santiago, líder e fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, acabou de ganhar mais uma premiação pela vendagem de mais de 500 mil cópias do mais novo lançamento “Inesquecíveis Canções II”, lançado no dia 1º de janeiro durante a mega Concentração de Fé que aconteceu no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. A premiação foi um disco de diamante entregue na manhã do dia 25 de abril pelo músico, maestro e compositor Tonny Sabetta, durante uma Concentração de Fé que acontecia na sede da IMPD. Sabetta, que produziu os

Apóstolo Valdemiro Santiago é premiado com um disco de diamante pela grande vendagem do mais novo lançamento Inesquecíveis Canções

dois CD´s do apóstolo, frisou que apesar da voz rouca do apóstolo, ele é afinado e um grande homem de Deus, comentando sobre uma infinidade de milagres que as pessoas já têm recebido apenas

em ouvir o mais novo CD, que conta com algumas canções como: Pare um Pouco pra Pensar; Toma os Pedaços; Amor Sem Medida e uma oração dele e da bispa que gravaram na faixa 12 do álbum.

Ele frisa que as grandes vendagens dos CD´s são em virtude da unção que está no apóstolo. “Não adianta cantar bem, ter a melhor voz do mundo e estar em pecado, mas a diferença do apóstolo é que ele é um homem sério, que dá a vida pelas ovelhas.” Após as palavras do produtor, o apóstolo agradeceu todas as pessoas que já compraram o seu CD. “Muito obrigado pelo carinho e reconhecimento deste ministério. Sei que vocês compram para ajudar a Obra de Deus”, finalizou humildemente. Vale lembrar que o CD pode ser adquirido nas livrarias das igrejas da IMPD e pelo site www.impd.com.br por meio da Central de Vendas.

R.R. Soares e Valdemiro Santiago disputam horários no SBT De acordo com a coluna Radar On-Line da Revista Veja, o SBT está negociando com o missionário R.R. Soares e com o apóstolo Valdemiro Santiago para ver qual das duas denominações vão poder transmitir seus programas religiosos na emissora. O horário das 1h às 5h

está sendo vendido por cerca de sete milhões de reais por mês. A Igreja Mundial do Poder de Deus e a Igreja Internacional da Graça de Deus terão que decidir se aceitam pagar esse valor pelo horário ou não. O terceiro interessado pela programação da emissora de Silvio Santos

era o pastor Silas Malafaia, mas ele já informou que não tem mais interesse no horário. Como já foi noticiado antes, o SBT negou as informações que saíram em maio dizendo que eles estavam negociando com a Igreja Universal do Reino de Deus.

Igreja Universal faz trabalho de

evangelização em unidades prisionais da Bahia

Voluntários se revezam no trabalho levando palavras de fé e fazendo orações pelos detentos

Igreja Universal faz trabalho de evangelização em unidades prisionais da Bahia A Igreja Universal do Reino Deus desenvolve um trabalho de evangelização nas unidades prisionais da Bahia, tanto em Salvador como no interior do estado, levando a palavra de Deus

para os detentos. Os voluntários da IURD se revezam para atender a todos os encarcerados. O trabalho realizado por eles beneficia tanto os presos quanto suas famílias. De acordo com o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

da Bahia, Almiro Sena (foto ao lado), o trabalho evangelístico é fator relevante no processo de ressocialização dos presos. “Considerando todos os credos religiosos, sou plenamente favorável. Obviamente, respeitado a laicidade do Estado, já que é facultado aos detentos o acesso ao segmento religioso que lhe for conveniente. A fé é algo bom para o espírito do ser humano, e se torna mais ainda para aquele que está privado da liberdade”, disse. O ministério da IURD realiza palestras para incentivar os detentos a compreenderem que a fé é uma alternativa importante para quem deseja mudar de vida. Nesses encontros que acontecem quatro vezes por semana são distribuídos exemplares da Folha Universal e

revistas. Eventualmente, os participantes são presenteados com Bíblias e kits de higiene. O grupo também realiza cerimônias de batismo nas águas, para o Sérgio Simplício, coordenador do Grupo, esse procedimento de fé concretiza a decisão do preso de trilhar um novo caminho. “É como um primeiro grande passo para a mudança, para a transformação de vida. Todos são passíveis de falhas, mas por meio desse trabalho eles recebem a oportunidade de recomeçar. E o batismo nas águas é a representação deste recomeço, para aquele que realmente crê e aceita o Senhor Jesus como Salvador”, disse o pastor.


ATOS E FATOS

18 T

E L E V I S Ã O

atosefatos@elo.com.br

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

Resumo das Novelas

INSENSATO CORAÇÃO Segunda, 13 de junho Marina se casa com Léo. Norma se emociona ao ouvir Teodoro dizer que a ama. Carol aceita sair com André, depois de Raul cancelar um encontro. Vitória fica irritada quando Léo a pede para colocar seu motorista à disposição de Wanda. Teodoro tem uma parada cardíaca e Gilda consola Norma. Vinícius finge sofrer ao saber da morte de Teodoro. Raul conta a Pedro que Marina se casou com Léo. Natalie pede para Roni ajudála a se portar como Clarice. Norma finge passar mal ao ver Léo chegar com Marina ao velório de Teodoro. Pedro mente para Selminha para tentar encontrar Valdir. Roni consegue uma sessão de fotos para Natalie em uma revista. André encontra Beto com Alice e fica furioso. Selminha leva Pedro até Valdir e Ismael o segue. Terça, 14 de junho Norma diz a Jandira que não vai deixar Pedro colocar Léo na cadeia. Hugo decide ir ao samba no Horto. Natalie fica chateada por Cortez não deixá-la fotografar em sua casa. Pedro planeja com Nando um esquema para conseguir gravar uma confissão de Zeca. Sueli se desentende com Kléber. Eduardo termina seu namoro com Paula. Carol não entende por que Raul não quer conversar sobre Wanda. Bibi estranha ao ver que Marina voltou ao trabalho e não viajou em lua de mel. Marina ouve uma conversa telefônica de Léo e fica apreensiva. André vai a um hospital em busca de Gregório. Após a leitura do testamento, Vinícius tenta disfarçar a irritação por ter herdado menos dinheiro do que gostaria. Paula presenteia Natalie com um broche de Clarice.

Quarta, 15 de junho André pede a Carol para passar a tarde com Antônio. Daisy se oferece para ir à casa de Beto procurar um contrato. Paula não dá atenção a Leila. Eduardo conversa com Alice sobre o término de seu namoro com Paula. Quim fica impressionado com o comportamento de Vinícius. Daisy arruma a casa de Beto. Wagner se desentende com Léo. Alice vê Daisy sair da casa de Beto e fica abalada. André não conta para Carol sobre a doença de Gregório. William convence Beto a presentear Daisy. Wagner chega atrasado a uma reunião por causa de Léo. Natalie visita Gilda. Marina recebe fotos comprometedoras de Léo. Neném conta a Pedro que haverá uma festa em homenagem ao irmão. Ismael segue Pedro até a casa de Zeca. Quinta, 16 de junho Pedro fica perplexo com a confissão de Léo sobre a sabotagem do avião. Kléber fica enciumado ao ver as flores que Daisy recebeu de Beto. Bibi vai ao encontro de Douglas. Neném ouve Pedro falar com Nando que vai desmascarar Léo na festa que será oferecida em sua homenagem. Jandira insinua que Norma sente ciúmes de Léo e ela fica confusa. Rafa ofende Natalie ao vê-la com o broche de Clarice e Paula disfarça. Léo destrata Wagner e o acusa de ter enviado fotos para Marina. Pedro, Nando e Raul chegam à Barão da Gamboa. Marina fica constrangida ao ver como é o relacionamento entre Gregório e André. Mesmo sem saber dos detalhes, Neném conta para Eunice o que Pedro pretende fazer contra o irmão. Sexta, 17 de junho Pedro desiste de desmascarar Léo por causa de Marina. Raul não encontra o gravador com a confissão de Léo. Cortez repreende Léo por causa do irmão. Douglas não gosta de ver Bibi conversando com Manolo. Marina desaprova os comentários de Léo sobre Pedro. Daisy fica dividida com o presente que recebeu de Beto. Ao perceber que seu dinheiro sumiu novamente, Gilda planeja algo para flagrar Vinícius. Douglas convence Bibi a levá-lo à casa de Vitória. Léo ameaça Raul e Pedro. Wanda discute com Pedro por causa de Léo. Wagner entrega a Norma todas as informações sobre a empresa de energia eólica. Olívia convence Gabino a pagar a viagem que Kléber que fazer para investigar Cortez. Léo explica como Wanda deve fazer para conquistar a confiança de Natalie. Carol diz a André que ele será o responsável por pegar o bolo de aniversário para a festa de Antônio. Vinícius pega dinheiro da carteira de Gilda. Sábado, 18 de junho Os médicos entram no quarto de Gregório para atendê-lo e André se afasta. Marina e Raul se encontram na festa de Antônio e ficam constrangidos. Wanda manipula Natalie para que ela a convide para trabalhar como sua consultora. Marina aconselha André a contar para Carol sobre a situação de Gregório. Oscar encontra as notas que Gilda marcou na carteira de Vinícius. Douglas convence Bibi a deixá-lo dormir em sua casa. Vinícius fica irritado quando Rafa pede para conversar com Cecília. Pedro se preocupa com o desaparecimento de Zeca. Wanda encontra um caderno de anotações de Clarice. Daisy fica cada vez mais encantada com Beto. Paula pensa em contratar Leila por causa da amizade da jovem com André. Wanda copia algumas orientações do caderno de Clarice e entrega a Natalie. MORDE E ASSOPRA Segunda, 13 de junho Zariguim aconselha Naomi robô a parar de brigar para não ser desligada e a androide se desculpa com a Naomi verdadeira. Salomé conversa com Natália e passa mal. Augusta apresenta Guilherme aos hóspedes do SPA. Minerva descobre que Isaías pretende promover Maria João. Isaías visita Virgínia. Júlia percebe que a Naomi robô está diferente e alerta Ícaro. Ícaro aconselha Júlia a contar para Abner o que ela sabe sobre o incêndio. Júlia vai à entrevista com o reitor e consegue o emprego na universidade. Áureo combina de nadar com Josué, mas Celeste chega. Júlia e Cristiano chegam no Instituto e encontram Virgínia e Isaías juntos. Minerva resolve ir ao SPA e convida os filhos e Celeste para a acompanharem. Alice vê Guilherme no SPA. Naomi diz a Rafael que a Naomi robô é sua parente e vai passar um tempo com eles. Terça, 14 de junho Júlia diz a Abner que foi Minerva quem mandou incendiar suas sacas de café. Júlia apresenta Xavier e Maria

João como suas testemunhas. Leandro conversa com Naomi robô e sugere que ela vá embora com ele. Ícaro avisa Rafael que ele terá que viajar para fazer seus exames e deixa Naomi preocupada. Naomi robô pede a Ícaro para não contar a Leandro que ela é uma androide. Abner conclui que Júlia está falando a verdade e decide ir atrás de Minerva. Minerva pede que Augusta demita Guilherme do SPA, mas ela recusa. Abner descobre que Minerva está no SPA e vai até lá. Júlia comemora sua vitória com Cristiano. Marcos encontra Natália paparicando Salomé e fica contente. Salomé confere a escavação na fazenda e planeja raptar Zariguim da casa de Ícaro para tentar achar os diamantes. Ícaro apresenta Zariguim para Rafael. Quarta, 15 de junho Abner tenta se reconciliar com Júlia, mas ela o rejeita. Minerva ameaça processar o SPA. Kimmy entrega uma carta de Keiko para Wilson pedindo que ele leve sua filha para Hoshi cuidar. Tieko descobre que o contrato que fez com Keiko não vale nada. Salomé reclama de Natália para Marcos e ele briga com a esposa. Wilson lamenta Keiko não ter esperado por ele e recebe o apoio do pai. Celeste avista Abner na mercearia e decide falar com ele. Doutor Eliseu tenta agarrar Elaine/Élcio, mas ela se esquiva. Tiago percebe que Lídia chorou e fica intrigado. Guilherme conta para a mãe que está trabalhando no SPA. Lilian tenta agradar Alice, mas ela a despreza. Dulce vai à igreja rezar pelo filho. Celeste encontra Abner e o leva para casa. Salomé surge na casa de Ícaro e descobre que existem duas Naomis. Quinta, 16 de junho Salomé pressiona Zariguim a contar onde estão os diamantes, mas a bateria do robô acaba. Rafael comenta que Zariguim sumiu e Ícaro estranha. Marcos põe Zariguim para carregar. Abner acorda ao lado de Celeste e não entende o que aconteceu entre eles. Abner deixa Celeste em casa e Júlia vê. Marcos flagra Natália servindo torta para Josué e fica com ciúmes. Celeste conta que não aconteceu nada entre ela e Abner e deixa Áureo e Salomé surpresos. Ícaro leva Rafael para uma consulta médica. Naomi robô encontra a Naomi verdadeira tocando piano e se revolta. Carolina faz um tratamento estético em Minerva para tirar as manchas e causa outro problema na primeira dama. Alice ofende Carolina e Lilian a repreende. Carolina conta que Minerva ameaçou processar o SPA e Augusta se preocupa. Sexta, 17 de junho Abner admite que gosta de Júlia e decide ir atrás dela. Naomi robô pede que Leandro fique sempre por perto dela. Abner procura Júlia e ela questiona o seu relacionamento com Celeste. Augusta libera os hóspedes do SPA para irem ao jantar dançante. O médico examina Rafael e desconfia de que ele tenha algo mais grave. Ícaro alerta Naomi que a vida de Rafael está em risco. Janice convida Padre Francisco e Melissa para o jantar dançante. Minerva fica com a pele cor de violeta e se desespera. Xavier resolve levar Maria João e sua família ao jantar dançante. Salomé pede que Celeste faça Natália dançar com Josué no baile. Guilherme conta para Dulce que irá acompanhar os hóspedes do SPA ao jantar dançante. Cristiano leva Júlia e Abelha ao baile. Guilherme encontra Alice no baile. Eliseu insiste em levar Elaine/Élcio ao jantar dançante. Sábado, 18 de junho Virgínia diz que ganhou seu vestido de John, mas Minerva desconfia. Salomé pressiona Zariguim a dizer onde estão os diamantes e ele dá coordenadas falsas. Pink, Irene, Augusta e Carolina disputam a atenção de Cristiano. Fernando propõe que Lavínia fuja com ele. Tiago leva Lídia para passear e os dois se beijam. Augusta vê Elaine/Élcio com Eliseu e conclui que os dois estão namorando. Leandro percebe que Naomi robô está triste e se preocupa. Abner surge no baile e tira Júlia para dançar. Por influência de Celeste, Natália dança com Josué. Marcos pede à mãe que Josué se mude. Abner tenta reatar com Júlia e ela exige que o fazendeiro investigue se Josué fez um acordo com Celeste. Cristiano abandona suas pretendentes para dançar com Abelha. CORDEL ENCANTADO Segunda, 13 de junho Timóteo insiste com o tenente da volante para invadir o cinema. Cândida acusa Penélope de ter traído o bando e Bel fica inconsolável. Herculano, ferido, implora que Cesária o ajude. Úrsula se enfurece com Nicolau ao saber que Cecília está presa no cinema e que o capitão está ferido. Florinda não deixa que Petrus a beije. Açucena se lamenta com Bartira por não poder ficar com Jesuíno. Ternurinha não para de falar e Zóio-Furado fica impaciente. Cesária cuida de Herculano, que decide se render. Antônia sofre por causa de Inácio. Açucena foge para encontrar seu noivo. Petrus fala com Zenóbio que ainda não recuperou sua memória. Nicolau ameaça contar todas as armações de Úrsula se ela for procurar Herculano. Cesária protege Herculano e não fala com Augusto ao sair do cinema. Terça, 14 de junho Jesuíno destrata Açucena ao defender Herculano e Timóteo se anima. Penélope não deixa Bel tentar salvar Herculano e o cangaceiro a culpa pela prisão do capitão. Timóteo oferece carona para Açucena, mas Augusto interfere e leva a filha para Vila da Cruz. No caminho, Açucena reclama de Jesuíno para Augusto. Penélope exige que Patácio autorize que Herculano tenha atendimento médico. Cândida tem uma ideia para libertar o filho. Herculano se emociona com a visita de Jesuíno. Carlota procura Timóteo. Augusto se entristece depois de conversar com Cesária. Timóteo liberta Antônia. Jesuíno diz a Benvinda que ajudará Herculano a fugir. Quarta, 15 de junho Úrsula visita Herculano e os dois se beijam. Açucena revela a Timóteo que sabe que foi ele o responsável pela morte de Cícero. Bel conta o plano de Cândida para libertar Herculano a Penélope. Ternurinha tenta fugir, mas Zóio-Furado a impede. Cândida aconselha Jesuíno a se entender com Açucena. Úrsula garante a Herculano que vai tirá-lo da cadeia. Batoré enfrenta Timóteo para defender Antônia. Jesuíno e Açucena se

www.atosefatos.jor.br

reconciliam. Úrsula conta a Jesuíno quando Herculano será transferido. Penélope conta para Patácio que os cangaceiros propuseram trocar Ternurinha por Herculano e o prefeito combina ação com Batoré. Timóteo confidencia a Fausto que usará Dora para separar Jesuíno de Açucena. Quinta, 16 de junho Bel e Zóio-Furado se desesperam ao constatar que Ternurinha fugiu. Miguézim avisa a Açucena para tomar cuidado com o coronel. Timóteo explica seu plano para Fausto. Herculano fica inquieto ao ver Penélope com Batoré e Patácio. Farid aparece na casa de Euzébio. Penélope fica arrasada quando o tenente da volante leva Herculano de volta para a delegacia. Cândida avisa ao neto que seu plano deu errado e que eles precisam tirar Herculano da prisão. Jesuíno ouve Timóteo tramando com Fausto para separá-lo de Açucena. Bartira encontra Farid na casa de Euzébio. Nicolau se veste de cangaceiro e Úrsula o ironiza. Sexta, 17 de junho Jesuíno tenta salvar Herculano, mas o tenente o enfrenta. Fausto e Patácio ajudam Ternurinha a se acomodar em seu quarto. Fubá e Bel conseguem libertar Herculano. Felipe se preocupa com Dora. Petrus tem um pesadelo e Zenóbio e Florinda tentam acalmá-lo. Baldini recrimina Augusto por causa de Cesária. Zenóbio conversa com Baldini sobre a morte de Petrus. Helena fica desolada por causa de Inácio. Açucena foge para procurar Jesuíno. Timóteo fica furioso ao saber que o capitão foi libertado pelo bando da Alvorada. Augusto desaprova a empolgação de Cesária ao saber da libertação de Herculano. Zóio-Furado leva Úrsula para ver Herculano. Sábado, 18 de junho Virtuosa percebe que Açucena não está em casa e Euzébio sai para procurá-la. Timóteo fala sobre sua desconfiança para o tenente e Batoré, e explica seu plano para capturar o líder do bando da Alvorada. Cesária sai do quarto de Augusto observada por Baldini. Farid arranca um dente de Miguézim. Euzébio e Virtuosa encontram Açucena e Jesuíno. Nicolau mostra as roupas e joias de Úrsula para Ternurinha. Baldini ofende Cesária e sugere que ela se afaste de Augusto. Úrsula rouba o anel que Augusto deu a Cesária. A mando de Timóteo, Tibungo e os jagunços invadem a casa de Jesuíno e levam Açucena. Zenóbio fala o nome de Úrsula para Petrus e ele fica descontrolado. Jesuíno volta para casa e descobre que Açucena foi levada. MALHAÇÃO Segunda, 13 de junho Catarina acompanha Pedro à delegacia atrás de notícias sobre Raquel. Theo acredita que a pessoa que está mandando mensagens para ele tenha destruído a bicicleta de Lorelai. Maicon culpa Babi pela demissão de Farnel. Duda se recusa a perdoar Eric. Lorelai fica arrasada ao ver sua bicicleta quebrada. Tereza mostra o painel que Fred grafitou em homenagem a Raquel. O inspetor Moraes mostra para Pedro, Catarina e Fausto o retrato falado da pessoa que foi vista próximo ao posto de gasolina onde Raquel desapareceu. Pedro se enfurece com Catarina quando ela sugere que talvez Raquel não tenha sido sequestrada. Fred e Andrea se beijam. Theo percebe que está sendo seguido. Tereza termina seu relacionamento com João. Terça, 14 de junho Catarina fica desolada com a falta de notícias concretas de Raquel. Theo decide ficar na casa de Railda enquanto Lurdes e Geraldo viajam. Flavinho implica com Maicon e o prende em uma cadeira. Lúcio pergunta se Pedro abandonaria Catarina para ter Raquel de volta. Babi desabafa com Catarina por ter ido à Vila Zuleima com Maicon. Tereza sofre por causa de João. Milena se preocupa com a diretora. Lúcio comenta com Marcos que tem planos para Catarina. Railda dá uma bicicleta nova para Lorelai. Laura se desentende com Duda e Josiane defende a amiga. Catarina chama Babi para ir a um baile funk em Vila Zuleima. Pedro fica animado com o convite de Maicon para tocar no baile funk. Quarta, 15 de junho Lorelai e Theo terminam o namoro. Fred pede para falar com Duda sobre Josiane. Lúcio mostra a Catarina a gravação da conversa que teve com Pedro sobre Raquel. Babi briga com Maicon por causa de Flavinho. Catarina devolve a corrente que Pedro lhe deu quando ainda namoravam. Theo reclama com Railda por ter dado a bicicleta para Lorelai e ela conta que a menina devolveu o presente. Catarina destrata Pedro. Theo e Lorelai reatam o namoro. Cláudia volta a trabalhar no hospital para atender aos casos mais graves. Theo é observado ao chegar ao colégio com a bicicleta de Lorelai. Fred pergunta a Andrea como é a amizade entre meninas e fica nervoso com os comentários dela. Quinta, 16 de junho Pedro se irrita com a revelação da paixão de Catarina por Guilherme. Theo conta para Kátia que Railda o abandonou no hospital depois que ele nasceu. Rosana pensa em tirar Andrea e Milena do colégio. Maicon tenta evitar que Babi vá ao baile funk. Kátia pergunta a Railda por que escondeu a existência de Theo. Kátia diz a Railda que vai morar com ela. Lúcio comenta com Marcos que Guilherme deveria tomar cuidado com o baile funk. Pedro e Guilherme se desentendem quando chegam ao baile. As pessoas contratadas por Lúcio observam Guilherme no baile. Fred tenta beijar Josiane assim que Duda sai do quarto. Kátia tem ciúmes de Theo. Sexta, 17 de junho Guilherme reclama com Catarina e a convence de não falar com Pedro. Maicon começa a dançar e Babi se afasta dele. Cláudia recrimina a atitude de Fred e não entende seus argumentos para tentar beijar Josiane. Kátia derruba um copo de água em Theo enquanto ele dorme. Geraldo estaciona para abastecer o carro e sugere a Lurdes que passem a noite no hotel ao lado. Dois dançarinos tentam ficar com Babi no baile funk. Seu Pintinho tenta convencer Dona Zica a refazer seus exames antes da greve no hospital terminar.


ATOS E FATOS

Horóscopo ÁRIES Você precisa de mais descanso hoje! Faça o necessário, mas reserve bastante tempo pra imaginar mundos melhores e bolar ideias incríveis para levar adiante no futuro com a equipe. Arme uma reunião com amigos em casa, será especial! TOURO Pratique o exercício de ir além do real, do visível, do palpável. Solte a mente, e se não conseguir peça ajuda de um amigo pra fazer isso, assim se sentirá livre e mais amplo. Estudos, viagens e arejamento mental são essenciais hoje, corra. GÊMEOS Dia de cuidar com mais atenção de sua reputação e imagem profissional. Nada de bagunça, esquecimento ou confusão nas tarefas, pois isso iria abalar sua credibilidade. Pelo contrario, mostre que sabe fazer sínteses e criar convergências.

19 T

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

VIRGEM Energia não falta e você anda tendo atitudes até egoístas! Hoje, elas podem machucar alguém. Portanto, fique atento a pequenas indelicadezas, criticas fora de hora e esquecimentos esquisitos de pedidos de seu amor. Ou fique longe, por um tempo! LIBRA Conflitos entre desejos e necessidades atordoam você hoje, e fica difícil tomar uma decisão sobre empregados, subalternos etc. Deixe para decidir a tarde, assim neutraliza o efeito negativo de um ângulo áspero entre Lua e Marte. Impulsividade. ESCORPIÃO Sustentação espiritual e sonhos clarividentes ajudam você a ver claro.. Vontade de se divertir, de curtir os prazeres da vida, mergulhar no infinito, porem resolva pendências e agendamentos antes. Assim o caminho ficará livre de verdade. SAGITÁRIO Se você estiver mergulhando mesmo fundo nos questionamentos, como deveria, hoje entenderá algo especial sobre si mesmo e os outros. Assuntos de família passam por ai também. Finanças em destaque: some esforços num alvo comum.

Ivete engordou 24kg durante a gravidez, mas prova na capa da "Boa forma" deste mês que conseguiu dar um baile na balança depois do nascimento de Marcelo, que está com 1 ano e 8 meses. "Depois do sexto mês, o apetite disparou, mas só interrompi os exercícios 17 dias antes de o Marcelo nascer", conta a cantora, que perdeu 10kg na fase de amamentação e, depois que voltou à rotina de malhação, já conseguiu mandar embora mais 5kg. Ivete diz ainda que aprendeu várias lições com o marido. "Ele me ajudou a descobrir a diferença entre fome e gula. Até mesmo na TPM, quando fico louca por chocolate, ele não me deixa passar de quatro quadradinhos". E Ivete faz questão que o filho entenda a importância de se alimentar bem, já que não quer que a história da sua própria família se repita: "Meus pais morreram por causa da obesidade. A fartura à mesa era uma espécie de compens a ç ã o pelos problemas financeiros".

Durante lançamento Maria e Wesley se esquivam da imprensa Já passava da meia-noite de quarta-feira, 8, Terminada a sessão de fotos, Wesley quando Maria e Wesley chegaram juntos à tentou despistar a imprensa para não boate 3p4, em São Paulo, onde foi realizada a dar entrevista e se limitou a dizer: festa de lançamento da "Playboy" da qual a ex"Está lindo". A ex-BBB não tirou o BBB é capa do mês de junho. sorriso do rosto, mas pareceu tamO casal, que virou xodó da 11ª edição do "Big bém não estar com muita vontade de Brother Brasil", entrou no local acompanhado de bater papo e entrou rapidamente na dois seguranças e seguiu logo para a frente dos pista. Entre os famosos que marcafotógrafos. Maria recebeu um buquê de flores ram presença no evento estavam os como homenagem da revista e não poupou ex-BBBs Serginho, Eliéser e Igor e a carinhos ao namorado na frente das lentes. atriz Rachel Ripani.

PEIXES Sensibilidade continua forte hoje, e pode ser bem canalizada em atividades artísticas, culturais etc. Filhos são fonte de alegria, e através deles você pode se superar, ir além de algo. Infinito e presente, o amor se desdobra também. Como num conto de fadas!

Deborah Secco é das atrizes mais requisitadas para comerciais Deborah Secco e Caio Castro estão aproveitando a ótima fase na carreira para encher o cofrinho. Segundo a coluna de Bruno Astuto, publicada no jornal "O Dia", os dois atores são os mais requisitados pelo mercado publicitário neste Dia dos Namorados. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Propaganda, Deborah foi contratada para sete campanhas sazonais e Caio para cinco.

Latino quer Wolf Maya é condenado a pagar R$ 11 mil por racismo assumir Wolf Maya foi condenado em primeira o diretor o chamou de "preto fedorento" instância pela 2ª Vara Criminal de durante a produção de uma peça em namoro, Campinas a cumprir dois anos e dois 2000. O juiz Abelardo de Azevedo meses de prisão em regime aberto pelo Silveira substituiu a pena pelo pagamenRayanne crime de injúria com conotação racial. to de indenização no valor de 20 saláriO técnico de iluminação Denivaldo os mínimos, o equivalente a R$ 11 mil. Morais não Pereira da Silva movia uma queixa-crime Wolf nega a acusação e diz que Denivalcontra Wolf desde 2003. Ele afirma que do quer se vingar de uma crítica feita por ele. Seu advogado, João Carlos de Lima Junior, já recorreu da decisão e pretende alegar que a condenação é incabível já que o fato é inexistente.

Kelly Key foi destituída do posto de rainha de bateria da Império de Casa Verde antes mesmo de assumir. Segundo a coluna "Olá!" do jornal "Agora", a diretoria da agremiação não teria gostado do fato da cantora, primeiro, ter dito não ao convite e, depois, ter voltado atrás. Kelly Key recebeu a notícia na quinta-feira, 9.

CAPRICÓRNIO Esquemas e programações não servirão para você se relacionar bem com as pessoas, seja um especialista a ser consultado, ou o cônjuge. Vá pela via do sentimento! Deixe o coração falar, coloque poesia na sua comunicação. Pode ser caótico, mas eficiente. AQUÁRIO Na busca por uma rotina mais confortável, você encontrará recursos internos para chegar lá - isso é hoje somente, aproveite. Pode ser que a surpresa boa venha na forma de um convite para um novo trabalho, agradável e mais inspirador. Autoconfiança.

www.atosefatos.jor.br

Ivete Sangalo tem ajuda do marido para emagrecer

CÂNCER Astral bom pra você, que atravessa um período de mais expressão, boa reputação e brilho social. Todo mundo está ligado em suas qualidades e assim surgem os aplausos bem merecidos. Viagens e vida espiritual dão alimento a sua alma. LEÃO Divagações e distrações estão no cardápio astral - cuidado com o dinheiro, especialmente o alheio, ou a poupança conjunta. Está tudo meio nebuloso nessa área hoje. Sexo e amor são assuntos delicados também. Seja diplomático e cuidadoso.

E L E V I S Ã O

atosefatos@elo.com.br

Kelly Key Key éé Kelly destituída do do posto posto destituída de rainha rainha de de de bateria antes antes bateria mesmo de de assumir assumir mesmo

Latino quer assumir compromisso sério com Rayanne Morais, mas a moça tem feito jogo duro. O cantor revelou a amigos que já recebeu inúmeros pedidos de revistas para posar com a ex-miss, mas que está à espera do "sim" da moça. Ele planeja oficializar o namoro no domingo, Dia dos Namorados e seu número de sorte.


20 P

O

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Í

C

I

A

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 12/13 de Junho de 2011

BRONCAS

MEIO-NORTE

São Luis sediará encontro do Conselho de Segurança Pública São Luís vai sediará, na próxima quarta-feira (15), a 35ª Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Pública do Meio-Norte (Comen). Esta será a sétima vez que São Luis sedia o encontro, que reunirá secretários de Segurança, dirigentes e integrantes das polícias Civis, Militares, Federal, Rodoviária Federal e dos Corpos de Bombeiros dos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Amapá e Tocantins, além de representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Eles vão debater e traçar ações estratégicas de combate à criminalidade em todo o território circunscrito pelos cincos estados. O evento acontecerá no Hotel Luzeiros, na Praia de São Marcos. Já estão confirmadas as presenças da secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Filomena de Luca Miki; e dos secretários de Segurança Pública Aluísio Mendes (Maranhão), Robert Rios Magalhães (Piauí), Luiz Fernandes (Pará), Marcos Roberto Marques da

Silva (Amapá) e João Costa Ribeiro Filho (Tocantins). Para o secretário Aluisio Mendes, esse evento é uma oportunidade de integrar melhor as instituições que fazem parte do Comen, e será de fundamental importância, principalmente para intensificar discutir e planejar ações conjuntas de combate a crimes que atravessam as fronteiras dos estados. "Durante dois dias vamos reunir em São Luis as cúpulas dos sistemas de Segurança Pública de todos os estados que fazem parte do Comen, e ainda as forças federais de segurança, para juntos, tratarmos os rumos da segurança na Região", disse. A solenidade oficial de abertura acontecerá às 9h, e contará com a presença de diversas autoridades. O encontro reunirá além dos secretários de Segurança dos estados-membros, dirigentes e integrantes das Polícias Civis e Militar, Federal, Rodoviária Federal, Corpos de Bombeiros e representantes do Ministério da Justiça (MJ). A expectativa, segundo a

coordenação do encontro, é que cerca de 100 profissionais de segurança entre secretários e gestores dos cinco estados participem da reunião, que marca o reinício dos encontros do colegiado, suspensos desde o ano passado em decorrência do período eleitoral. PROGRAMAÇÃO - Diversos assuntos voltados para resolução da criminalidade nos cincos estados serão debatidos. A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, falará da nova Política Nacional de Segurança Pública e as estratégias do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp). Ainda serão abordados pela representante do MJ os planos, projetos e programas de segurança em desenvolvimento em âmbito nacional. Haverá exposição de temas por profissionais do sistema de segurança, que falarão sobre as novas políticas de enfrentamento ao crime, com explanações de experiências adotadas em diversos lugares do país, além de palestras com temas como: "O sistema de

informações e o controle penitenciário", "A integração institucional das forças de segurança"” e "Procedimentos eletrônicos de polícia integrados ao Poder Judiciário". Na oportunidade, ocorrerá ainda a eleição da nova presidência do Comen. O novo presidente eleito coordenará as ações durante o biênio 2011/ 2012. Será definida também a data e o local da trigésima sexta reunião do Comen. SOBRE O COMEN - Criado em 1997, o Comen promove atividades integradas de combate à criminalidade em diversas áreas como crime organizado, violência rural, seguranças nas rodovias, exploração sexual infanto-juvenil, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, contrabando e descaminho, crimes ambientais, pirataria, dentre outras. Também são realizadas palestras em escolas, associações e entidades comunitárias sobre prevenção ao uso de drogas, polícia comunitária, crimes ambientais, acidentes domésticos, primeiros socorros, Lei Maria da Penha entre outras.

Juiz condena pedófilo de Timon a 18 anos de reclusão O juiz da 6ª vara de Timon, Francisco Ferreira de Lima, em sentença assinada na manhã de sexta-feira, 10, condenou a 18 anos e oito meses de reclusão Francisco Carlos Pereira da Silva, mecânico de bicicletas, por estupro de vulnerável praticado contra uma sobrinha, V. L.S.R, à época do crime com 8 anos. O juiz negou ao réu o direito de recorrer em liberdade. Francisco Carlos foi preso agora a pouco, em cumprimento à ordem judicial. A título de indenização, o magistrado fixou o valor mínimo de R$ 5.000,00, com juros de 0,5% ao mês e correção monetária. O valor da indenização e seus acréscimos serão pagos 15 dias após o trânsito em julgado da sentença. Assim não fazendo o devedor, incidirá multa

de 10% sobre o valor do principal (art. 475-J, CPC). DENÚNCIA - A sentença do juiz atende à Ação Penal movida pelo Ministério Público contra o réu que, segundo a denúncia, no dia 13 de março de 2010, por volta das 18h, teria sido surpreendido por uma irmã passando a mão na vagina da filha dela. O fato teria ocorrido em um quarto na casa da mãe dos dois irmãos. Ainda de acordo com a denúncia, após oferecer um real à sobrinha, o mecânico a teria levado para o quarto, onde teria lhe tirado as roupas e acariciado as partes íntimas, quando foi flagrado. A mãe conta que encontrou a filha semi despida, e diz que ao ser surpreendido o irmão "pediu desculpas", porém iniciou discussão com ele. DINHEIRO - Em audiên-

cia realizada pelo juiz da 6ª vara, a menor declarou que o tio costumava lhe dar dinheiro - "um real, dois" - sempre pedindo algo em troca. Segundo a garota, Francisco pedia para pegar na sua vagina, e que sempre que isso acontecia o tio tirava-lhe a roupa, beijando-a pelo corpo. Ainda segundo a garota, isso acontecia sempre que ia à casa da avó e que não achava normal o comportamento do tio, mas não o denunciava "por medo de apanhar". Dizendose envergonhada, a menor afirma sentir culpa pelo ocorrido. VIOLÊNCIA - Para o juiz, "não houve violência física, apesar de ser visível o sofrimento da criança nas ocasiões em que foi molestada...". E continua: A presunção da violência porém fica evidente pelos ditames da lei

atualmente em vigor, pois não resta dúvida de que uma menor de 8 anos não tem capacidade de consentir em manter relação sexual ou qualquer outro ato libidinoso com um adulto". Para o magistrado, "a conduta do réu é mais grave ainda porque a vítima é sua sobrinha e o considerava uma pessoa boa ao ponto de lhe pedir dinheiro com freqüência, dada a confiança que tinha no mesmo e pelo fato do agressor ter um bom relacionamento familiar com a mãe da menor...". Na visão de Francisco Ferreira Lima, como tio legítimo da vítima o réu tinha obrigação de protegê-la e lhe dar carinho, e não "corrompê-la sexualmente, causando-lhe, com sua atitude doentia e odiosa, dano irreparável para o resto de sua vida".

Júri em Icatu condena réu a 14 anos de reclusão em Pedrinhas Kleber Gomes Ferreira foi condenado a 14 anos de reclusão por prática de homicídio duplamente qualificado contra Francivaldo Silva Passos, de acordo com sentença anunciada na terça-feira, 7, pelo Tribunal do Júri de Icatu.

O réu deve cumprir a pena em Pedrinhas, em regime inicialmente fechado. O início do cumprimento da pena deveria ser em 1º de outubro do ano passado, data da prisão provisória, determinou a juíza Edilza Barros Fer-

reira Lopes Viégas, que presidiu o julgamento. Kleber Ferreira era acusado pelo assassinato de Francivaldo Silva Passos com golpe de faca, na madrugada de 30 de setembro de 2010, em Juçatuba (zona rural de Icatu).

www.atosefatos.jor.br

O promotor de Justiça Raimundo Nonato Leite Filho, titular da comarca, sustentou a tese de crime praticado por motivo fútil e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima - argumentos aceitos pelos jurados.

Por isso supliquei, e inteligência me foi dada; invoquei, e o espírito da sabedoria veio a mim.Sabedoria 7,7

‘Paiacan’ é assasinado com tiro na cabeça

Francisco Antônio Balbino, o ‘Paiacan’ Em plena luz do dia, to de ter participado de um com um tiro na cabeça e à crime de agressão a um queima roupas, foi assas- idoso, um dia antes do seu sinado na última terça-fei- assassinato. Segundo inra (07), um homem identifi- formações, na segunda-feicado como Francisco An- ra (06), por volta de 11h da tônio Balbino da Silva, de noite, "Paiacan" em com27 anos, que no submun- panhia de outro comparsa do do crime era mais co- teria agredido à paulada um idoso de 65 anos e em senhecido como "Paiacan". O homicídio ocorreu às guida tinha praticado o as10h da manhã e o que im- salto. O idoso foi encamipressiona a todos é que nhado ao hospital em Imaconteceu há poucos me- peratriz, onde se encontra tros de distância do quar- em estado grave. Outra informação prestel da Polícia Militar, a 5ª CI, o que não causou inti- tada pela própria mãe de midação para o autor ou "Paiacan", é que ele, estaria devendo uma quantia aos autores do crime. A polícia ainda não sabe de 150 reais em, uma o que teria motivado o as- "Boca de Fumo". Ele mosassinato de "Paiacan", rava próximo ao abrigo dos mas está trabalhando sob idosos, localizado na Vila duas linhas de investiga- Ildemar e dizem que ele ção, supondo que o crime era temido pelos moradoteria sido motivado por vin- res daquela região por ser de alta periculosidade. gaça ou acerto de conta. Estas duas linhas es- "Paiacan" era bastante tão sendo investigadas conhecido no 1º. DP e já pela polícia já que "Paia- tinha registro de várias can" era o principal suspei- passagens pela polícia.

Homem é preso em flagrante com documentos falsos A Polícia Federal na cidade de Caxias prendeu em flagrante, um indivíduo por uso de documento falso. Tal pessoa dirigiu-se até o cartório da 4ª Zona Eleitoral desta cidade, onde apresentou uma série de documentos materialmente verdadeiros, porém ideologicamente falsos, a fim obter Título de Eleitor. A fraude na documentação consiste na obtenção de uma ordem judicial para a expedição de uma certidão de nascimento extemporânea em nome de uma pessoa fictícia. Esta pessoa de posse de tal certidão dirige-se até os órgãos de expedição de RG, Carteira de Trabalho, CPF e Título de Eleitor, a fim de confeccionar tais documentos e assim iniciar o cometimento de fraudes. Neste ano já foram presas, pela Policia Federal, na cidade de Caxias, mais de 20 pessoas praticando delitos desta natureza, seja contra o INSS ou contra outros órgãos públicos federais. Diante de tais prisões, nesta semana, o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão enviou, para correição nos cartórios desta cidade, uma equipe de servidores, a fim de identificar possíveis irregularidades e adotar medidas, como forma de coibir este tipo de prática. Após a lavratura do flagrante, o indiciado foi encaminhado para a Central de Custódia de Presos da justiça desta cidade, onde aguarda decisão da Justiça Federal.

Homem morre afogado na Ponta do Bonfim Um homem morreu afogado, na noite de sexta-feira (10), na Ponta do Bonfim, no bairro Vila Nova, em São Luís. Segundo informações de testemunhas, Valdir Santos estava pescando camarão quando desapareceu no mar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as buscas pelo corpo serão iniciadas na manhã deste sábado (11), devido a falta de iluminação no local.

Leia Atos e Fatos na Internet www.atosefatos.jor.br


Jornal de Dom/Seg 12/13/06/2011