Page 1

PRETO

ATOS E FATOS Ano XXIII - número 2.558 São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 29/30 de Agosto de 2010 E-mail: jornalatosefatos@yahoo.com.br

PREÇO R$ 2,00 Outros Estados R$ 2,50

SINDICATO APELA

CASTELO NÃO PODE DEIXAR 30 MIL FAMÍLIAS SEREM PREJUDICADAS A

o ser informado de que o prefeito João Castelo (foto)não vai antecipar a primeira parcela do 13º salário do servidor do município de São Luis, antes de novembro, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Luis-Sindsãoluis, Kleber Madeira Cutrim, reagiu com indignação e considerou que o prefeito de São Luis demonstra sua insensibilidade diante dos prejuízos que dá às mais de 30 mil famílias dos servidores que trabalham na Prefeitura de São Luis. PÁGINA 2

Pesquisa Ibope aponta Dilma com 24 pontos sobre Serra

Juiz militar preso por roubo de cabos POLITICANDO - Página 3

PAI E FILHO SÃO ASSASSINADOS A FACADAS PÁGINA 11

Pesquisa Ibope divulgada no sábado mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abriu 24 pontos de vantagem sobre José Serra, candidato do PSDB. A petista tem 51% das intenções de voto contra 27% do tucano. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. PÁGINA 3

Dani Bolina reclama de condomínio no Twitter PÁGINA 12

Especulação imobiliária gera conflito em Bacabeira Com o início das obras da Refinaria Premium instalada no município de Bacabeira, 48 km da capital, moradores do povoado Santa Quitéria, estiveram reunidos no Forum, no último dia 26, quinta-feira, para garantir a posse dos seus lotes e benfeitorias existentes há mais de 15 anos. É que estão ocorrendo conflitos por posse de várias áreas. PÁGINA 6

Gil Cutrim lança Caminhão da Juventude no Parque Vitória Gil Cutrim acompanha alunos do curso de informática no Caminhão da Juventude

Em solenidade realizada na noite da última sexta-feira (27), o prefeito em exercício de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PSL), lançou o projeto itinerante Caminhão da Juventude no bairro Parque Vitória. PÁGINA 3

‘Namorou’ noiva de ‘mala’ e foi morto na porta da igreja PÁGINA 11

Homem morre e quatro ficam feridos durante briga de gangues PÁGINA 11


2G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Bastidores dos MUNICÍPIOS Por Isaias Rocha

e-mail: isaiasrocha21@gmail.com

FRASE

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Augusto Cury

FANTÁSTICO

Neste domingo, 29, a revista eletrônica semanal da Rede Globo, Fantástico, lançará o quadro "É bom pra quê?", que vai abordar o uso de ervas e medicamentos fitoterápicos no Brasil. Já no programa de estréia será destaque o trabalho do professor Antônio Augusto Brandão Frazão, do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

PASSEIO PERIGOSO

O serviço de coleta de animais em Chapadinha precisa funcionar melhor. Neste período, os condutores de veículos e transeuntes reclamam da frequência com que encontram animais "passeando" pelas ruas. Bois e vacas circulam livremente próximo às pistas e avenidas, podendo causar acidentes. A tendência é aumentar o problema, pois, devido à falta de pasto, muitos criadores estão trazendo seus animais para a cidade e para as beiras de estrada.

LUZ E TELEFONE

Moradores da localidade de Contrato, em Morros, solicitam dos órgãos responsáveis iluminação e telefone público para aquela área. Em nome da vizinhança, o agricultor José Nascimento garante que, pelo menos 20 famílias, serão beneficiadas com os dois serviços de utilidade pública. Ele lembra que o atendimento dos anseios de sua comunidade podem ser compensados no mês de outubro próximo, nas urnas, quando são feitas promessas.

A CÉU ABERTO

Moradores que residem nas proximidades da feira do Maiobão, em Paço do Lumiar, reclamam de um esgoto, a céu aberto, que passa ao lado do mercado público. A dona de casa, Maria do Socorro Silva, diz que a área está empestada de muriçoca e mosquito transmissor da dengue. O acúmulo de lixo só não é maior porque os moradores fazem a limpeza do canal por conta própria

TRANQUILA

Como na anterior, a Sessão da Câmara de São José de Ribamar desta semana teve poucas matérias e nada mais que chamasse a atenção. É o efeito da campanha eleitoral.

FRIEZA

Falando em campanha eleitoral, é notória a frieza com que as pessoas estão encarando o pleito até o momento. Segundo analistas políticos, o motivo seria o fato do descontentamento com os políticos.

LEGISLATIVO

Por outro lado, a campanha para os cargos da Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados nunca foi de empolgar ninguém. Parece que cada vez mais a população fica descrente dos políticos que ocupam estes cargos.

DEMOCRACIA

A frieza do eleitorado era até esperada, mas não é bom para a democracia. A população tem que entender que política é uma coisa boa e o que a estraga são os maus políticos. Dentro desta lógica, esses deveriam ter sua carreira encerrada e a única maneira para que isso aconteça é o voto consciente.

FARELO

O asfalto da principal avenida do povoado Rancho Papoco, no município de Santa Rita, vem sendo chamado de "asfalto farelo": está se desintegrando e pelo jeito não vai durar muito, já que um grande número de veículos trafega diariamente no local.

IN LOCO

Segundo informações, no contrato para realização da obra, deveria ter uma base de 10 cm e capa asfáltica de 3 cm. A reportagem do Bastidores dos Municípios esteve no local e constatou que em parte da via a capa asfáltica não tem nem 1 cm de espessura e está colocada praticamente sobre a terra, sem praticamente nenhuma base de pedra britada por baixo.

INDEFINIDO

Os três, até existir um fato para provar ao contrário, jogam nas ruas - na discussão das esquinas, bares, campo de futebol e restaurantes. Independente dos resultados das pesquisas Ibope - não ocorrendo fatos extraordinários - brigam nas urnas. Roseana Sarney, Jackson Lago e Flávio Dino - cada um em sua posição - querem fazer o placar de outubro, até agora indefinido.

DESENCONTRADOS

Não são as sondagens com números desencontrados que mudarão rumo da disputa de governador. A verdade - hoje ou amanhã - virá à tona e, na urna, vai-se saber - na apuração dos votos - os interesses de cada um. Receberá castigo quem mentiu e os vencedores, com faixa no peito, ganharão aplausos da sociedade.

TEMPERATURA

Consulta no meio da multidão em diversos municípios, retratam uma realidade que, a rigor, mostra a temperatura de cada candidato. Mas, como dizia Ulysses Guimarães, opinião do povo na preferência eleitoral muda como as nuvens no céu. Os mais experientes repetem que o voto só é definido no último favor dos que imploram a consciência alheia.

MESMO FILME

Vantagem nas pesquisas não significa fato consumado, como atestaram exemplos aqui mesmo no Maranhão durante as eleições de 2006. Naquela época, por sinal, o Ibope errou todas. Este ano o filme se repete: os números do Ibope apresentam a governadora com 47%, Jackson Lago com 25%, Flávio Dino com 13% e Marcos Silva com 1%. O Ibope ouviu somente 1.204 eleitores.

DROBADINHA

Durante reunião na sede do PDT de Timon, ficou definido apóio de Luciano Leitoa ao candidato a deputado federal Simplício Araújo, do PPS. Simplício Araújo nasceu em Bacabal, onde tem hoje empresas e boa parte de familiares. Ele milita na política da região há mais de 20 anos, tendo participado ativamente da sucessão política nas prefeituras da localidade.

CONTATO

A Coluna Bastidores dos Municípios destina-se aos leitores do Interior maranhense, em suas demandas nas áreas social, de lazer, educação, transporte, meio ambiente, saúde, entre outras. As reclamações ou reivindicações podem ser enviadas à redação de Atos e Fatos, por carta: Avenida Guaxenduba, 285, Centro, São Luís (MA), CEP 65000-000; fone: (98) 3254-0597, celular (98) 8855-3872, ou e-mail: isaiasrocha21@gmail.com. Leitores também podem acessar o site do jornal no endereço eletrônico: www.atosefatos.jor.br.

Si te : atosefatosj .or.br

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 29/30 de Agosto de 2010

SINDICATO APELA

Castelo não pode deixar 30 mil famílias serem prejudicadas Ao ser informado de que o prefeito João Castelo não vai antecipar a primeira parcela do 13º salário do servidor do município de São Luis, antes de novembro, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Luis-Sindsãoluis, Kleber Madeira Cutrim, reagiu com indignação e considerou que o prefeito de São Luis demonstra sua insensibilidade diante dos prejuízos que dá às mais de 30 mil famílias dos servidores que trabalham na Prefeitura de São Luis. Kleber Cutrim reafirmou que a maioria dos 35 mil servidores (efetivos e contratados) das Prefeitura de São Luis, estão desesperados porque o Banco do Brasil, que adiantou a primeira parcela do pagamento do 13º, está descontando, dos salários dos servidores municipais, já que a Prefeitura de São Luis não fez o referido pagamento."Os prefeitos que antecederam João Castelo, nos últimos 10 anos, adiantavam a primeira parcela do 13º, o que vinha sendo um fato costumeiro na vida dos servidores munici-

pais, lembrou Kleber. O presidente do Sindicato disse que se justifica o desespero dos servidores municipais com o fato do prefeito João Castelo não proceder ao adiantamento da primeira parcela do 13º salário, porque os trabalhadores já recebem um salário irrisório e o Banco do Brasil, que fez o adiantamento, acreditando que o prefeito João Castelo iria honrar o depósito da primeira parcela do 13º, neste momento, está descontando o que adiantou. CASTELO SERÁ INSENSÍVEL? Kleber Cutrim diz não acreditar que a insensibilidade do prefeito João Castelo chegue ao ponto, conforme comentários, da Prefeitura de São Luis não honrar os compromissos com o pagamento dos servidores por causa da candidatura a deputada estadual de sua filha Gardênia Castelo. "Voltamos a dizer que não acreditamos nos comentários de que o prefeito João Castelo não pagou a

primeira parcela do 13º salário para beneficiar sua filha, que é candidata a deputada. Entendemos que, ao contrário, não fazendo o pagamento, ele está é prejudicando a candidatura da filha Gardênia Castelo", afirma o presidente do Sindsãoluis. Kleber Cutrim chama a atenção para o fato de que os servidores municipais já percebem salários baixos e a situação piora quando são surpreendidos com o desconto que o Banco do Brasil faz, pelo fato do prefeito João Castelo não ter adiantado a primeira parcela do 13º salário. "A situação se transforma num verdadeiro inferno, já que o desconto não era esperado e faz com que atrasemos os pagamentos de débitos que havíamos programado", revela o presidente do Sindicato. SINDICATO É PARA LUTAR Mesmo sendo informado de que o prefeito não quer fazer o adiantamento da primeira parcela do 13º salário, o presidente Kleber Cutrim faz um

apelo dramático ao prefeito João Castelo, no sentido de que ele entenda as dificuldades que os servidores da Prefeitura enfrentam, com o atraso no pagamento, e determine que a Secretaria da Administração inclua o 13º no pagamento do mês em curso. "Os servidores municipais, no entendimento de Kleber Cutrim, devem trabalhar para fortalecer os Sindicatos que defendem a categoria e se desfiliar daquelas entidades sindicais que só querem receber o benefício do desconto nos salário dos trabalhadores. Eles são verdadeiros parasitas e, por isso, os trabalhadores do município de São Luis não devem pagar a sindicatos que ficam no silêncio quando as autoridades exploraram a classe trabalhadora". Assegura Kleber que os sindicatos foram criados para defender, intransigentemente, a classe que representa. Quando não fazem isso, devem ser desconstituídos pela categoria, pois só existem no papel e para sugar os trabalhadores.

Flávio Dino defende que exploração de gás em Capinzal do Norte traga riqueza para maranhenses O candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino, fez na noite de sexta-feira, 27, um grande comício na cidade de Dom Pedro. Lideranças e moradores de mais de uma dezena de cidades próximas foram até Dom Pedro para participar da atividade. Antes do comício, Flávio Dino liderou uma grande carreata que passou por várias ruas da cidade. Bandeirolas, carros de som, inúmeras motocicletas e apitaço marcaram a passagem de Flávio Dino pelas ruas da cidade, que acenava para todas as pessoas. Várias casas exibiam nas portas

cartazes com a foto e o número do candidato. Em Dom Pedro, Flávio Dino defendeu a necessidade de que a reserva de gás natural recentemente descoberta em Capinzal do Norte, seja aproveitada em benefício de todos os maranhenses. "Se não tivermos um governo com prometido com a saúde, a educação e o bem estar do povo do Maranhão, o dinheiro e as oportunidades que vierem com a exploração dessa reserva vão todos para fora do Maranhão, vão ficar para poucos e para gente de fora daqui", disse ele. Flávio Dino disse que, em seu

governo, pretende dar qualificação profissional aos maranhenses para aproveitar a oportunidade e trabalhar, e ainda, que a exploração seja feita respeitando todas as leis ambientais. Em seu discurso, Flávio Dino criticou ainda a gestão da atual governadora do estado, mencionando novamente os R$30 milhões que, segundo os dados apresentados por Flávio, já foram gastos esses ano com propaganda. "ela gastou com propaganda cinco vezes mais do que gastou com saneamento, por exemplo. E o Maranhão é o último estado do país em número de

residências com saneamento básico. Um gasto imenso, mas o povo não pode morar na propaganda, não pode cuidar da saúde na propaganda, não pode estudar na propaganda", criticou. Em Dom Pedro, Flávio Dino recebeu ainda o apoio de várias lideranças da região. No sábado, 28, Flávio Dino seguiu para Caxias, Coelho Neto, Parnarama e Matões. No domingo, retorna a São Luís, onde lidera mais uma grande carreata pelos bairros da Cidade Operária e Cidade Olímpica, seguindo depois para a região tocantina.

Cerca de 70% do País está sob risco crítico de fogo, aponta Inpe As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar registradas nas últimas semanas deixaram cerca de 70% de todo o território nacional sob risco crítico de fogo nesta sextafeira (27), ou seja, correndo risco iminente de incêndio. A afirmação é de Raffi Agop, meteorologista e analista de queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Segundo Agop, além do ar seco e do calor, a falta de chuvas e o tipo de vegetação de

cada região são fatores levados em consideração para indicar o risco de incêndio de determinada área. De acordo com as imagens do Inpe, somente os extremos norte e sul registram condições um pouco melhores, porém isso não indica que estão fora de perigo. "A diferença entre médio risco e risco crítico não é muita. Isso depende também das condições climáticas no momento em que o foco se dissipa. O vento forte, por exem-

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMON COORD. GERAL DE CONTROLE DAS LICITAÇÕES PUB. DO MUNICÍPIO. AVISO DE CANCELAMENTO DE PUBLICAÇÃO A Coordenadoria Geral de Controle das Licitações Públicas do Município de Timon, torna público que a Tomada de Preços nº 004. 009/2010-SEMAD Objeto prestação de serviços de assistência técnica individual, coletiva, mobilização e organização comunitária em bairros do município de Timon,-Ma. Publicada com abertura para o dia 02/09/2010 às 09:00h e adiada para o dia 09/09/2010, será REPUBLICADA com nova data e horário, devido alteração no Edital. Outras informações: fone 099-32121500 Sala da Coordenação de Controle de Licitações, Prefeitura Municipal de Timon - Praça São José, s/nº, Centro. e-mail: lydia35@gmail.com. Timon-MA, 27 de Agosto de 2010. Maria Lidia de Araújo Nascimento - CGCLPM

plo, pode aumentar muito o risco de queimadas", explica Agop. Levando em consideração as previsões para os próximos dias, a situação deve melhorar com a aproximação de uma frente fria que trará queda nas temperaturas e chuvas para algumas regiões. Entretanto, o novo cenário chegará apenas no domingo (29) e não deve ser forte o suficiente para atingir todo o Brasil. Somente os Estados do sul do país e parte do litoral do nordeste serão afetados pela frente fria. Além disso, áreas do Amazonas, Rondônia, Pará e Amapá também devem sentir as melhoras. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 10 mil pessoas estão envolvidas no trabalho de combate ao fogo, principalmente nas áreas de proteção ambiental. Desse contingente, 3.000 são dos institutos Chico Mendes e Brasi-

leiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e 7.000 são bombeiros de todo país. Para o analista do Inpe, além das condições climáticas, grande parte dos incêndios pode ter origem criminosa. Esta semana, o Ibama já aplicou mais de R$ 4 milhões em multas por queimadas ilegais na região Norte. Em Rondônia, uma pessoa foi presa em flagrante ontem (26) por atear fogo, sem autorização, em uma pastagem. Além da prisão, o infrator recebeu multa de R$ 3,4 milhões. No Pará, sete proprietários rurais dos municípios de Novo Progresso e Altamira, no oeste do Estado, também foram multados. Eles provocaram queimadas em 724,91 hectares de pastos e florestas em regeneração. Além da multa de R$ 726 mil, o Ibama embargou as áreas.


3P

O L Í T I C A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Si te : atosefatosj .or.br

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 29/30 de Agosto de 2010

PRESIDÊNCIA

Pesquisa Ibope dá 24 pontos de vantagem para Dilma sobre Serra Pesquisa Ibope divulgada no sábado mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abriu 24 pontos de vantagem sobre José Serra, candidato do PSDB. A petista tem 51% das intenções de voto contra 27% do tucano. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. No último levantamento, os índices eram de 43% e 32%, respectivamente. A enquete anterior foi feita antes do início do horário eleitoral na TV e no rádio. A vantagem de 24 pontos, portanto, reflete os dez dias de exposição dos candidatos nos meios eletrônicos. A candidata do PV, Marina Silva, caiu para 7%, ante os 8% averiguados na última pesquisa. Somados, todos os adver-

sários de Dilma tem 35% das intenções de voto, 16 pontos percentuais a menos do que ela. Se a eleição fosse hoje, a ex-ministra venceria no primeiro turno com 59% dos votos válidos. A performance de Dilma já pode ser comparada à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2006. Na época, no primeiro turno, Lula teve 59% dos votos válidos como teto nas pesquisas. ESTADOS - A candidata petista passou Serra em São Paulo, Estado que o tucano governou até o início do ano. Entre os paulistas, 42% declararam voto em Dilma, e 35% em Serra. Em Minas Gerais, a exministra tem o dobro de votos do adversário: 51% contra 25%. São Paulo e Minas são os

dois maiores colégios eleitorais do país. No Rio de Janeiro a pesquisa mostra um cenário ainda pior para a campanha tucana. Dilma abriu 41 pontos de vantagem: 57% a 16%. REGIÕES - No Nordeste, a petista tem mais do que o triplo de intenções de voto, chegando a 66% contra 20% de Serra. No Sudeste, vence por 44% a 30%, e no combinado Norte/Centro-Oeste, por 56% a 24%. No Sul, há um empate técnico: 40% a 35%, com vantagem para Dilma. É a única região onde a margem de erro é de 5 pontos percentuais. Na comparação com o último levantamento, a petista subiu cinco pontos, e Serra caiu nove. RENDA - Entre os eleitores

que têm renda familiar de até um salário mínimo, 58% manifestam a intenção de votar em Dilma, e 22% em Serra. Há um empate no eleitorado com renda superior a cinco salários: a ex-ministra tem 39%, e o ex-governador, 38%. REJEIÇÃO - A taxa de rejeição à candidata petista caiu dois pontos e ficou na casa dos 17%. Já em relação a Serra, 27% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele. Segundo o Ibope, 88% sabem que Dilma é a candidata de Lula. REGISTRO - A pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, realizada entre os dias 24 e 26 de agosto, ouviu 2.506 eleitores em todo o país. Ela está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 26139/2010.

Gil Cutrim lança Caminhão da Juventude no Parque Vitória Em solenidade realizada na noite da última sexta-feira (27), o prefeito em exercício de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PSL), lançou o projeto itinerante Caminhão da Juventude no bairro Parque Vitória. Idealizado pelo prefeito Luis Fernando Silva (DEM), licenciado do cargo, e cujas atividades receberam total apoio da administração interina de Gil Cutrim, o Caminhão da Juventude é um projeto pioneiro no Maranhão que objetiva promover a inclusão digital e capacitar os jovens ribamarenses visando inseri-los no mercado de trabalho. Luis Fernando foi representado na solenidade de lançamento pela esposa e primeira-dama do município, Eliana Silva. “Estamos trabalhando dia e noite com o objetivo de manter o ritmo acelerado e eficiente desta administração. E os resultados obtidos até o momento são muito satisfatórios. O projeto Caminhão da Juventude é uma destas ações, executadas pelo governo municipal, que visam capacitar os ribamarenses proporcionando a eles uma inclusão mais rápida no mercado de trabalho”, afirmou Gil Cutrim, que aproveitou a oportunidade para fazer um balanço positivo da sua administração interina. “Em um mês e meio de administração, tenho orgulho

Gil Cutrim acompanha alunos do curso de informática no Caminhão da Juventude de dizer que já executamos ceber o projeto, o Caminhão importantes ações, muitas ficará instalado na Praça do delas direcionadas para os jo- Rodão por um período de 15 vens. Além do Caminhão da dias e a meta também é caJuventude, muito em breve as- pacitar 248 pessoas. A estisinaremos a ordem de serviço mativa é de que até o final do autorizando a recuperação de ano cerca de 3.400 jovens do todas as vias coletoras do Par- município sejam beneficiados com a iniciativa. que Vitória”, completou. “A população está satisA exemplo do que aconteceu no início deste mês na re- feita com as ações desengião da Sede de São José de volvidas pela administração Ribamar, onde foram capaci- Luis Fernando/Gil Cutrim ditados 248 jovens, o Caminhão recionadas para a juventude da Juventude oferecerá gratui- ribamarense. Estes cursos tamente aos moradores do que estão sendo oferecidos Parque Vitória e de bairros vi- no Caminhão da Juventude zinhos cursos de informática serão fundamentais para que e cursos profissionalizantes – nós, jovens, tenhamos mais estes últimos são ministrados oportunidade de ingressar no por monitores do Senac. mercado de trabalho”, avaNo Parque Vitória, segun- liou a estudante Jaciara Souda região do município a re- sa, inscrita para participar do

curso de excelência no atendimento. SAIBA COMO FUNCIONA - O laboratório de informática (com 12 computadores interligados à Internet), assim como o espaço para a realização dos cursos profissionalizantes, que também possui computadores interligados à Internet, foi instalado no container de um caminhão baú de 13 metros de comprimento que foi totalmente adaptado e climatizado. Na área de informática, estão sendo oferecidos cursos de introdução ao processamento de dados, sistema operacional, processador de texto e noções básicas de Internet. Na área de profissionalização, estão sendo oferecidos cursos de excelência no atendimento, excelência em vendas, unhas decoradas e habilidades gerenciais. É importante ressaltar, ainda, que o laboratório de informática funcionará como uma lan house. Ou seja, nos horários em que não estiverem sendo ministrados os cursos (sempre no intervalo das 18h às 22h), crianças, jovens e adultos ribamarenses poderão utilizar gratuitamente os computadores interligados a Internet. O Caminhão da Juventude ficará instalado, por um período máximo de 15 dias, em 11 regiões de São José de Ribamar.

JB Internacional promove a II Exposegma no estado Com o objetivo de aproximar cada vez mais o sistema de segurança pública, no estado, da comunidade maranhense, a JB Internacional News promove, este ano, a II Exposição de Segurança do Estado do Maranhão-EXPOSEGMA-2010.

Segundo os organizadores do evento, ele também tem como meta um trabalho de conscientização do papel importante que a própria comunidade pode desenvolver no combate à criminalidade e à violência. Em 2009, a JB Internacional e a Police Publicidade

promoveram a I EXPOSEGMA, que movimentou 40 stands, representados pela Polícia Militar do Maranhão, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Sistema Penitenciário, DETRAN, Polícia Federal, 24 Batalhão de Caçadores, Disque Denúncia, SMTT,

Guarda Municipal e secretarias do governo do Estado, bem como sindicatos e organizações religiosas. Os interessados em participar da II EXPOSEGMA podem fazer contatos com a secretaria do evento, pelo telefone 8809-1098.

Por Djalma Rodrigues

djalrodrigues@bol.com.br

Castelo diz que servidores não pagarão juros antecipação do 13º O prefeito João Castelo garantiu, ao presidente da Associação dos Servidores Municipais (Asismur), Beca Rodrigues, que o 13º salário dos servidores municipais será pago integralmente no mês de dezembro. Ao mesmo tempo, segundo Beca, Castelo disse que aqueles servidores que anteciparam os 50% na rede bancária, não irão arcar com nenhum juro, uma vez que a Prefeitura já negociou sobre essa questão. Conforme Beca Rodrigues, os que já retiraram os 50%, poderão retirar integralmente os 100% em dezembro, desde que façam o requerimento a respeito. A informação foi dada ao sindicalista durante a solenidade de assinatura do contrato para execução da obra de drenagem do canal que fica por trás do Shopping Tropical, no Renascença.

Seis cidades maranhenses são contempladas com Banda Larga Os municípios de Imperatriz, Paço do Lumiar, Presidente Dutra, Grajaú e Barra do Corda, estão sendo contempladas com o Plano Nacional de Banda Larga, da Telebrás, que vai instalar, até o final do ano, banda larga ao preço de R$ 35,00 ao mês a cada consumidor em 100 cidades brasileiras.Nessa primeira fase, a meta é alcançar algo em torno de 14 milhões de brasileiros, de acordo com técnicos do Governo Federal. O único problema é que a banda larga oferecida pelo Governo é de baixa velocidade, com apenas 512kb/s, muito inferior à que são negociadas pelas operadoras.

Juiz militar preso por roubo de cabos (I) O juiz militar e capitão da PM Lauro Moura Catarino foi preso enquanto furtava cabos de telefonia da Oi, na Praia de Botafogo, no Rio, na madrugada da última sexta-feira (27). O capitão era responsável por julgar os PMs acusados de receber propina para liberar o atropelador do músico Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães. Poucas horas antes da prisão, ele havia participado na quinta-feira (26) da audiência da Auditoria Militar em que os PMs acusados foram ouvidos.

Juiz militar preso por roubo de cabos (II) Além de Catarino, outra policial foi preso no mesmo episódio: o capitão do Batalhão de Choque Marcelo Queiroz dos Anjos. O comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, determinou que se inicie imediatamente um processo disciplinar com o objetivo de demitir os oficiais, que já foram afastados de suas atividades. A PM disse que não vai esperar a conclusão do inquérito da Polícia Civil para tomar providências. “É inadmissível que policiais pagos com dinheiro público para proteger a população e bens privados e públicos se envolvam em atos como os descritos”, disse.

Após a divulgação da pesquisa do Ibope, sobre a disputa pelo governo do Maranhão, a expectativa agora é quanto aos números que a empresa Amostragem coletou. &&& Essa pesquisa vai ser divulgada hoje pelo Jornal Pequeno. Lourival Bogéa já recebeu centenas de telefonemas, pedindo, em segredo a antecipação dos números. &&& Setores da Oposição também se municiaram e estão de posse de uma pesquisa, que após ser registrada no Tribunal Regional Eleitoral, será levada ao conhecimento público.


4G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Si te : atosefatosj .or.br

Observatório Social lança Movimento Nossa São Luís Com caráter de utilidade pública que visa despertar nos moradores, o debate em torno dos desafios que São Luís enfrenta, a consciência da importância da participação na vida pública e a busca de ações que possam contribuir para a melhoria da nossa qualidade de vida, aconteceu na manhã de quarta-feira, no Auditório da OAB-MA, no Calhau, o pré-lançamento da campanha do Movimento Nossa São Luís. Presentes ao evento, dentre outras personalidades, Valéria Lauande, vice-presidente da OAB-MA; Nilson Ferraz, diretor da Alumar; Ted Lago, ex-presidente do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE-MA), representantes de empresas, organizações sociais e poder público. O Observatório Social de São Luís é um Programa do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão que visa monitorar indicadores de qualidade de vida da cidade de São Luís (saúde, educação, dinâmica urbana, dinâmica econômica, assistência social, gestão pública, cultura, acesso a justiça e segurança pública) promovendo a participação cidadã e o diálogo com o poder público em torno de uma agenda e conjunto de metas e ações, visando uma cidade justa e sustentável Esta iniciativa é apartidária, concentrando suas ações e propostas nos interesses públicos, sempre preservando sua autonomia frente aos governos e grupos políticos. Tem por pretensão ser um espaço de convergência da socieda-

de civil junto ao poder público, no sentido de contribuir com a boa gestão da cidade. Agenda São Luís Sustentável - Às vésperas de completar dois anos de existência, o Observatório Social de São Luís lança a Campanha Movimento Nossa São Luís, que visa ser um espaço de convergência da sociedade civil no monitoramento das políticas públicas, contribuindo com a boa gestão e buscasndo a valorização da cidade. "Outra proposta do Movimento Nossa São Luís é contribuir na construção de uma Agenda São Luís Sustentável propondo ações em curto, médio e longo prazo. Nossa cidade pode se tornar, assim, uma cidade cada vez mais segura, saudável, ela e solidária para todos", destaca Ted Lago, expresidente do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE-MA). Com o slogan "Nossa São Luís Minha São Luís' e "sob o guarda-chuva Abrace esse Movimento", a Campanha foca em áreas como saúde, trânsito, educação, segurança, limpeza, lançando a chama da participação cidadã e do cuidado, conservação e valorização que devemos ter pelo lugar que moramos. Assim, as peças da campanha utilizam o abraço como marca registrada, com dois braços juntos no gesto de acolhimento da cidade. PARCERIA IMPORTANTE A Campanha ganhou a adesão dos principais meios de Comunicação e será veiculada por meio de parcerias com os mesmos, a partir do dia 29 de agosto.

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA AVISO DE EDITAL Nº40/2010-PROG/UEMA A Pró-Reitoria de Graduação - PROG, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontra afixado nos quadros de avisos da Reitoria, da PróReitoria de Graduação, do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais/Departamento de Letras, o Edital de Retificação nº 08/2010-PROG/ UEMA, do Edital nº 126/2010-PROG/UEMA, referente a abertura de inscrições aos Concursos Públicos para ingresso na Carreira do Magistério Superior, para atender ao Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais e do Departamento de Letras. São Luís, 26 de agosto de 2010. Prof. Dr. Porfírio Candanedo Guerra Pró-Reitor de Graduação

FUNDADOR: Udes Lemos da Cruz

DIRETORA GERAL Nonata Marques

SUPERINTENDENTE Jorge Luis Raiol

EDITOR Djalma Rodrigues E-mail: atosefatos@elo.com.br O jornal Atos e Fatos é uma publicação da COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDA Redação e parque gráfico-Avenida Guaxenduba - nº 285 Centro - Fone: 3254-0597-CEP-65000-000 CNPJ. 23.671.134/0001-30

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 29/30 de Agosto de 2010

PROFESSOR DA UEMA

Pesquisa sobre ervas medicinais será abordada no Fantástico Neste domingo, 29, a revista eletrônica semanal da Rede Globo de Televisão, Fantástico, lançará o quadro "É bom pra quê?", que vai abordar o uso de ervas e medicamentos fitoterápicos no Brasil. Já no programa de estréia será destaque o trabalho do professor Antonio Augusto Brandão Frazão, do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O professor irá apresentar uma pomada cuja fórmula, descoberta por ele, é baseada em graviola (Annona Muricata), uma planta muito cultivada nos estados do Nordeste e comum no cerrado maranhense. O remédio é usado como cicatrizando em feridas difíceis de tratar, como as decorrentes de diabetes, câncer de pele, leishmaniose ou queimaduras diversas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),

Professor Antônio Augusto Frazão fazendo experimentos com noni

inclusive, já autorizou o uso do medicamento e os médicos da região que trabalham com o programa Saúde da Família já receitam a pomada quando o caso envolve feridas graves. Augusto Frazão possui pesquisas com mais de 16 espécies de plantas medicinais, para a produção de oito tipos de medicamentos. Pela eficiência de seus estudos foi convidado para ser o consultor dos quadros de saúde comandados por Drauzio Varella, para a região Nordeste. O pesquisador é docente da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), do curso de Química e Biologia em regime integral de trabalho. Também é químico toxologista, graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UGMA), mestre em Geoquímica pela Universidade Federal do Pará e livre docente pela Universidade Nacional da Ucrânia.

DPE interioriza suas ações

Defensor público geral do Estado, Aldy Mello Filho A Defensoria Pública do da Região Tocantina é parra Estado do Maranhão (DPE- atender a crescente demanMA) está interiorizando suas da nessas localidades. ações com a instalação, quinSegundo o defensor públita-feira (2), de dois núcleos do co geral do Estado, Aldy Mello órgão em Imperatriz e Açai- de Araújo Filho, a participação lândia. Atualmente, a DPE- da sociedade civil organizada MA atua em seis municípios: e do Poder Judiciário foi imporSão Luís, São José de Riba- tante para a definição de Açaimar, Paço do Lumiar, Baca- lândia e Imperatriz, como mubal, Caxias e Timon. A ampli- nicípios contemplados. ação para os dois municípios Em Açailândia, a deman-

da é maior nas áreas que envolvem questões ligadas aos crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Há relatos de casos de abuso sexual e trabalho infantil, entre outros. Os problemas de violação dos direitos humanos envolvem, também, o trabalho escravo. Os defensores também atuarão na área da Saúde e do direito à moradia, bem como averiguarão a situação da superlotação carcerária. Em Imperatriz, há denúncias de casos de violação dos direitos dos idosos, principalmente com relação ao direito ao passe-livre e à prioridade nos serviços essenciais. "A idéia é instalarmos em Imperatriz uma réplica do Centro Integrado de Apoio e Preservação à Violência contra a Pessoa Idosa, existente em São Luís", disse Aldy Mello Filho. Ele acrescentou que três defensores públicos serão encaminhados para o Núcleo de Imperatriz e dois para o de Açailândia. Uma equipe do Núcleo Psicossocial da

Defensoria Pública dará suporte à atuação dos defensores. Conforme Aldy Mello Filho, um "Termo de Cooperação Técnica" foi firmado recentemente com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania para troca de experiências entre o Centro de Referência em Direitos Humanos e os núcleos regionais, inclusive com oferta de oficinas e palestras educativas. "A presença da Defensoria Pública nessas localidades é de fundamental importância e resulta em consequências positivas, uma vez que contribui para a melhoria dos indicadores sociais, estimula a sociedade para a conscientização dos seus direitos, promove a circulação de riqueza, diminui os índices de criminalidade e transforma a vida das comunidades", destaca Aldy Mello Filho. Aldy Mello Filho informa que a Defensoria Pública implantou recentemente o sistema de plantão aos fins de semana para atendimento à comunidade em São Luís.

Reciclagem proporciona reutilização de material e economia de recursos pelo TJ Materiais encostados e inservíveis estão sendo transformados em peças renovadas e úteis pela equipe da coordenação de Material e Patrimônio do Tribunal de Justiça do Maranhão, que desenvolve projeto de reciclagem que consiste no reaproveitamento de garrafões de água e móveis. De acordo com o coordenador de Material e Patrimônio do TJ, Aristeu Júnior, além dessa prática ecológica, outros procedimentos estão sendo implantados neste setor, como a vistoria de materiais imobiliários que possam ser recuperados, como mesas, cadeiras e armá-

rios de aço, todos sob a responsabilidade do servidor Lemos. Somente esta semana, sete mesas reformadas foram entregues às comarcas de Buriticupu, Cedral e Icatu. Para auxiliar no processo de identificação e recuperação de móveis, o setor recebeu apenados em processo de ressocialização indicados pela Coordenação de Atividades Especiais do TJ (CAE). Um dos trabalhos mais interessantes é o do motorista Waldimilson Lemos - mais conhecido como Dino, que utiliza a experiência de mais de dez anos na área de marcenaria e pintura para transformar

garrafões plásticos em depósitos de lixo. Em três meses de trabalho, aproximadamente 120 cestos já foram produzidos e distribuídos para as comarcas da capital e do interior. TRIAGEM - Para transformar o garrafão de água em cesto de lixo, a primeira etapa é a triagem dos recipientes de plásticos que estão inutilizáveis por apresentarem danos ou data de validade vencida. Após a seleção, é feito o corte no garrafão para dar moldura ao cesto. O acabamento é dado com lixa nas bordas e por último, o material recebe a pintura com esmalte sintético. Estão previstos

para serem feitos mais 150 cestos até setembro. "É importante que se amplie o projeto que colabora para diminuição de gastos, uma vez que se está reaproveitando material que iria para o lixo para transformá-lo em novo produto de consumo necessário ao TJ", analisa. A coordenação de Material e Patrimônio solicita aos setores do TJ que encaminhem os garrafões de água para o anexo do Tribunal, no bairro da Alemanha, a fim de que o setor possa realizar a devida averiguagem dos recipientes para uso ou reciclagem do material.


C O L U N A 5 Si te : atosefatosj .or.br atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

EVOÉ! MEUS CANDIDATOS...

djalrodrigues@bol.com.br Fone: 8865-8067

D ona B ibi e-mail pra

CHICO DA LADEIRA

AOS OITENTA ANOS DE MATURIDADE MINHA VÓ ANA ARLETE ME FEZ UMA PERGUNDA INUSITADA: - CHICO VOCÊ CONHECE UM HOMEM, CHAMADO JOSÉ SARNEY? - SIM VÓ? ELE É UM GRANDE POLÍTICO E UM EXCELENTE ESCRITOR FAMOSO NO MUNDO INTEIRO. O SEU FILHO DR. FERNANDO SARNEY, É MEU AMIGO NASCIDO DE CORAÇÃO, ASSIM COMO DR. ISAIAS PEREIRINHA, CANINDÉ, BARROS, H. LEITE, ZÉ RAIMUNDO - VOCÊ JÁ VOTOU NO IMORTAL SARNEY? - SIM VÓ? DE DEPUTADO A SENADOR COMO GOVERNADOR; FEZ PONTE E UMA LINDA RENASCENÇA ASFALTOU NOSSA CIDADE, A BAIXADA, E VÁRIAS REGIÕES DO AGRESTE, DO NOSSO MARANHÃO! COMO PRESIDENTE ENGORDOU A DEMOCRACIA CONGELOU OS PREÇOS DOS ALIMENTOS MAS FOI TRAÍDO PELO INSANO FHC E SUA TRUPE DE POLÍTICOS IMBECIS INCLUINDO POLÍTICOS MARANHENSES E SEUS FILHOTES QUE NÃO SABEM O QUE DIZ VÓ ELE CARREGOU ESSA MENINADA NO COLO EXÍMIO PAI DE FAMÍLIA! ELE É ÍNTEGRO, HUMANO E INTENSO! - LEIA VÓ! VERSOS QUE FIZ PARA ELE. "VAI JOSÉ SARNEY, SEGUE EM FRENTE SÓ "ELE" TEM O PODER, DE ARREBENTAR SUA CORRENTE, FEITA DE ANDRÔMEDA, PAZ E SABEDORIA VAI MEU FACHO DE LUZ ILUMINA A CRUZ DO FILHO DE DEUS ESTOU AO SEU LADO COMO UM ENCANTADO SEU! VEJA VÓ, OS MEUS CANDIDATOS: ENQUANTO EU, PUDER CANTAR SOU DANINDÉ 17000, PEDRO 1414 ENQUANTOEUPUDERSORRIRSOUROSEANA15 E ENQUANTO EU PUDER ANDAR, DE PEITO ABERTO SOU JOÃO ALBERTO, LOBÃO E A PEQUENA NOTÁVEL DILMA ROUSSEFF!!!

Compositor, Poeta Popular & AUTODIDATA CONTATO: 3221-0085

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 29/30 de Agosto de 2010

Olá, gata, belo dia, hein! Como sei que está tudo às mil maravilhas por aí, vou logo te revelando que, por estas bandas, morena, só a fuxicaria da política. Em Brasília, por exemplo, o caldo engrossou, depois que a Oposição descobriu que a Receita Federal do governo Lula anda espionando os adversários. Até a apresentadora Ana Maria Braga teve suas contas vasculhadas. Como o governo é forte, todo mundo sabe que não dá em nada. Governos ditadores é que se utilizam dessa prática, Bibi, de bisbilhotarem os segredos fiscais dos adversários. Teu neguinho aqui, que não morre de amores por essa gente, também não morre de medo de ter as contas vasculhadas. Já conta ou declaração de renda de pobre interessar a alguém. Pobretão só tem conta é pra receber salário. E olhe lá! Muitas das vezes, o cidadão nem se dá conta de ir ao banco, porque sabe que já está tudo descontado. Mas a Dilma continua na dianteira pelas pesquisas, fazendo o Serra engolir poeira. O Lula, realmente é um fenômeno político e eleitoral. Olha, tua netinha, a Lívia, vira e mexe, volta com aquela história de uma longa viagem pelo país e pelo exterior. Na terça-feira, por exemplo, me disse, na maior naturalidade: - Olha, pai, trata de tirar umas férias em dezembro, pra que possa me levar aio Rio de Janeiro, São Paulo, Egito, Espanha e na Disney. Fiquei com os olhos mais esbugalhados ainda e indaguei porque aquela vontade repentina de viajar e ela tranquilona: - Olha, só conheço São Luís, Rosário e, Penalva e Esperantinópolis. Por isso, acho que é hora da gente dar uma esticada por outras terras. Com isso, Bibi de Deus, dobrei minhas apostas na Mega e na

Supersena, na esperança de que possa realizar o sonho dessa pirralha. Só desse jeito, com uma Mega aqui pro teu pretinho, que tá cansado de ralar, ralar e não sair dessa crise aguda de anemia financeira. Vamos deixar a Lívia, porque ela é desse jeito. * Ta um perrengue danado por aqui, entre a governadora Roseana e o exgovernador Jackson Lago, por conta da construção do PAC do Rio Anil, destinado a oferecer apartamentos para quem morava ali na beira do mangue, na Camboa. * Negócio é o seguinte: O Jackson, antes de ser destronado do cargo, andou por lá entregando alguns blocos e, com sua cassação, não teve como terminar o projeto, que é do Governo Federal, mas com contrapartida financeira do Estado. * Os marqueteiros do Jackson colocaram essa ação no horário eleitoral. Aí, a turma da Roseana Sarney atacou, dizendo que ele havia entregue só um pedacinho, baixando a ripa no ex-governador, chamando-o de mentiroso e coisa e loisa. * O grupo de Jackson contra atacou e coisa esquentou. Já estava virando uma novela, quando a Justiça Eleitoral entrou em ação e mandou acabar com essa história. * Mesmo assim, ainda acho que a campanha está morna, muito serena, tranqüila. Os maiores ataques, de ambos os lados até agora foram estes. No mais, é os oposicionistas, falando na eterna oligarquia Sarney, coisa que já não mais chama a atenção. * Já pelo lado da Roseana Sarney, neguinho mais desavisados pode até imaginar que o programa destinado a ele seja do presidente Lula e da Dilma Roussef. * Só dá a dupla, pedindo votos para a Roseana. Até ministros já entraram nessa jogada. Mesmo

assim, a governadora fez foi perder dois pontinhos pela pesquisa divulgada na sexta-feira, pelo Ibope, com relação a da Escutec do dia 15. * O santo milagreiro Lula, pelo visto, vai ter que passar uma temporada no Maranhão, pedindo votos para a sua aliada, já que as aparições na televisão estão surgindo é um efeito contrário. * O Luis Cardoso deixou jornal impresso Bibi, e enveredou pelo mundo virtual. Criou o próprio blogue. Baixa o sarrafo na rapaziada sem dó nem piedade. * Virou uma febre, o blogue do Luis Cardoso. Tem até propaganda em ônibus por aqui. Só tu vendo a foto que ele colocou. A mesma foto que tirou quando foi se apresentar no Exército, em 1977. * Falo na imersão do Luis Cardoso pela informática e lembro de um episódio curioso ocorrido com gente da minha amizade, na utilização da Internet, logo no comecinho da bicha por aqui. * O dito cujo, que falta pouco para ser anão, engatou namoro virtual com uma cidadã de outro Estado. Já na casa dos 50 anos, colocou a foto de um jovem que era nadador, hoje bem situado funcionário público federal, com pinta de galã, do alto de seus 1.80m. * A foto que ele mandou deixou a "namorada" perdidamente apaixonada. Pobretão, o nosso herói foi despertado certa noite com o telefonema do amor virtual, dizendo que o aguardava no aeroporto do Tirirical. * Pense no aperreio! O dito cujo não tinha uma pataca no bolso. Recorreu ao empréstimo junto a um amigo, se entertelou todo, pegou um táxi e se mandou para o aeroporto. * Se encontraram no saguão do Cunha Machado. Ele a conhecia pela foto verdadeira, mas ela o imaginava pelo perfil físico de um

rapaz muito mais jovem e bonitão, pelas fotos que recebera. * Dá pra imaginar a cena, quando ele disse quem realmente era. Escutou uma esculhambação e a ameaça de processo por propaganda enganosa. A dita cuja só não embarcou no mesmo avião de volta porque isso é impossível. * Porém, tirou outra passagem a despachou o "namorado" ali, em cima da bucha, sob os olhares incrédulos da multidão que se comprime no aeroporto naquele conhecido vai-e-vem. * Ih, gata, tu nem sabes! Tem candidato aí que quebrou a cara. Lançou o nome para deputado pensando captar alguma verba dos candidatos majoritários, mas até agora, necas de catibiriba. * O Moto Clube, morena, quem diria, né não? Deixou o futebol profissional e uma torcida irritada, em ponto de bala. Isso é uma humilhação para o Papão do Norte. * Os torcedores não perdoam o deputado Cleber Verde. Tentando tirar proveito da torcida, o Cleber Verde, velho de guerra assumiu o Moto prometendo levar o time ao pé de igualdade com Flamengo, Vasco, São Paulo e outros grandes. * O tempo passou e o Cleber levou o Moto em pé de igualdade com o Viana, Chapadinha, Bacabal e outros menos famosos, que estavam na Segunda Divisão do Campeonato Maranhense. Ô sina! * Bem cidadã, com essa, vou ficando por aqui. No próximo domingo tem mais, se Deus quiser. E ele quer, porque ele é bom. * Beijão do filhote amado Djalma ocê agora pode acom panhar esses e-mails pelo endereço www. donabibi. com.br . Mande seu comentário.

V


G E R A L 6 Si te : atosefatosj .or.br atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Especulação imobiliária gera esbulho em Bacabeira Com o início das obras da Refinaria Premium instalada no município de Bacabeira, 48 km da capital, moradores do povoado Santa Quitéria, estiveram reunidos no Forum, no último dia 26, quinta-feira, para garantir a posse dos seus lotes e benfeitorias existentes há mais de 15 anos. Uma comissão integrada pela Associação de Moradores e a Procuradoria da Prefeitura de Bacabeira estiveram presentes, por conta de um pedido de reintegração de posse da área feita por um senhor de nome Berilo, que alega ter uma sentença transitada e julgada em seu favor. Os moradores e donos de lotes beneficiados estão se organizando para que não sejam desalojados da área, já que o caso está gerando um problema de ordem social. Por sua vez, a Prefeitura já fez benefícios na área com pavimentação, energia, escolas e os moradores afirmam que não vão se deslocar da área. "Todo período político é essa mesma história de querer tomar essa área", diziam os moradores indignados onde cada um se espremia para ter um lugar no Forum que não coube a todos que compareceram ao ato. A especulação na área é muito grande, e oportunistas aproveitam para fazer esbulho (retirada forçada do bem de seu legítimo possuidor, que pode se dar violenta ou clandestinamente). É o caso já conhecido de um morador da área conhecido por "Louro" que invade os terrenos, corta cerca e "vende" lotes para terceiros, segundo os comentários de moradores de Santa Quitéria, reunidos no Forum. Segundo Raimundo Nascimento, presente à reunião, e morador há mais de 10 anos no povoado Santa Quitéria, ele conta que já foi vítima pelo tal Louro, que 'vende' os mesmos lotes para várias pessoas, onde o próprio Nascimento diz que acabou ficando no prejuízo. "Ele é conhecido na área por esse tipo

de negociata" afirma. O caso mais recente aconteceu com os lotes de Zilda Cerqueira, que os adquiriu há cerca de 3 anos. O arame foi cortado e sumido da área igualmente com carradas de pedras. Na última segunda-feira, 23, um senhor de nome José Carlos que trabalha na firma FIDENS, iniciou a 'todo vapor', uma construção com mais de 10 operários na área, que segundo estes, seria casas para aluguel. Ainda na manhã de segundafeira, 23, Zilda recebeu um telefonema do próprio José Carlos, em que dizia ter conhecimento que o terreno adquirido recentemente por intermédio de "Louro", seria da própria, por informações de outros moradores da área. Ao afirmar ser possuidora dos lotes, disse que no dia seguinte, na terça pela manhã, iria até a área e mostrar a documentação, sugerindo inclusive que não prosseguisse com a obra, e pediu que José Carlos fosse 'se entendesse' com o tal do Louro" a quem ele supostamente recebeu alguma quantia. Só que na terça-feira, 23, José Carlos 'sumiu ', desligou o celular e não cumpriu o prometido de se encontrar com Zilda, mas deixou os pedreiros continuarem a obra. Zilda Cerqueira fez registro do fato na Delegacia de Bacabeira e propôs embargo administrativo junto a Prefeitura de Bacabeira, por falta alvará (licença da Prefeitura), para realizar a tal obra considerada clandestina e arbitrária, pelo funcionário José Carlos da empresa Fidens. Informações de moradores da área, dão conta de que José Carlos trabalha nas obras da Refinaria. Zilda diz que caso não seja cessado o esbulho possesório, ela tomará medidas cíveis e criminais na Justiça por perdas e danos praticadas por José Carlos Pereira da Silva, que segundo informações da empresa, este seria o seu nome e que é engenheiro de segurança.

Santa Inês tem acesso ao Cadastro Nacional de Adoção A comunidade de Santa Inês passa a ter acesso ao Cadastro Nacional de Adoção (CNA). A ferramenta foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça para auxiliar os juízes das Varas da Infância e da Juventude na condução dos procedimentos de adoção. Em Santa Inês, quem vai cuidar dos assuntos relacionados ao cadastro é a juíza titular da 3ª Vara, Karine Pereira Reis. Ela informa que o interessado em adotar uma criança deve dirigir-se ao fórum da comarca com os documentos básicos, mais o comprovante de residência, preencher um prontuário e agendar entrevista psicológica e social para ser considerado habilitado ou não. Lançado nacionalmente em 29 de abril de 2008, o CNA tem por objetivo agilizar os processos de adoção por meio do mapeamento de informações unificadas. O cadastro irá possibilitar, ainda, a im-

plantação de políticas públicas na área. Segundo o CNJ, até o dia 12 de agosto foram registradas no Cadastro Nacional de Adoção 5.369 crianças, de 0 a 17 anos, em todo o Brasil - 2.939 meninos e 2.355 meninas. O total de pais candidatos a adoção é bem maior: 28.988. O perfil dos meninos e meninas não corresponde ao exigido pelos adotantes. Entre crianças e adolescentes, predomina a idade de 12 anos. Atualmente, 87,69% dos pais adotivos procuram crianças de até três anos de idade. A importância da adoção motiva campanhas de divulgação em Santa Inês e em Bela Vista, termo judiciário da comarca. "Queremos reunir o maior número de pessoas interessadas em adotar uma criança. Uma vez no cadastro, a pessoa pode adotar uma criança de qualquer região do Brasil", informa Karine Reis.

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 29/30 de Agosto de 2010

INVESTIMENTOS NA SAÚDE

SES amplia oferta de leitos de TERAPIA INTENSIVA

O Governo do Estado está investindo mais de R$ 5 milhões em obras de adaptação, ampliação e manutenção de leitos em unidades de terapia intensiva, na rede pública dos municípios de São Luís, Imperatriz e Coroatá. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite durante visita a Maternidade Marly Sarney, em São Luís. Como resultado do esforço, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliou a capacidade instalada da Maternidade Marly Sarney em mais seis leitos mãe-canguru. A unidade de saúde, que funciona no bairro da Cohab-Anil, em São Luís, é referência em gestação de alto risco no estado. Mantém atualmente 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e 20 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), "Aqui na Marly Sarney, a criança tem acompanhamento da mãe e fica até ganhar peso suficiente para receber alta da maternidade", explicou o coordenador de Enfermagem, Paulo Ribeiro. Ainda dentro do plano de expansão de leitos de terapia intensiva na capital, o Hospital Infantil Juvêncio Mattos, de acordo com Márcio Leite, até final de setembro deste ano, vai operacionalizar 12 leitos de UTI infantil. IMPERATRIZ - Nessa mesma linha de cooperação, o Governo do Estado está presente em Imperatriz. A SES mantém 10 leitos de UTI neonatal e 20 leitos de UCI no Hospital Regional Materno-Infantil de Imperatriz, integrante da rede estadual e reformou um anexo ao hospital, onde foi investido R$ 1,8 milhão. No momento, A SES aguarda equipamentos do Ministério da Saúde para ampliar a oferta em mais 10 leitos de UTI neonatal nessa unidade. Marcio Leite informou que o Estado transferiu para o município de Imperatriz o aporte financeiro de R$ 5 milhões para reforço do sistema, tendo como foco a instalação de mais 10 leitos de UTI infantil no Hospital Municipal. Para o secretário de estado da Saúde, José Márcio Leite, com estes investimentos o Governo, sensível ao problema de superlotação do sistema de saúde da capital, vem dando a sua contribuição, de forma complementar, como determina a Lei Orgânica da Saúde, de nº 8.080/90. Na visão do gestor estadual, a solução para o problema da falta de leitos em UTI em São Luís, Imperatriz e Caxias, municípios-sede de macrorregiões de saúde, não está apenas na ampliação dos serviços oferecidos à população. É necessário, segundo ele, a operacionalização plena da atenção primária em saúde e, em especial, a implementação de programas eficazes de assistência pré-natal e suporte nutricional. "Ao Governo do Estado compete promover a descen-

UTI Neo-natal tralização para os municípios das ações de saúde, para que estes possam gerir e executar os serviços públicos de saúde", afirmou o secretário. José Márcio Leite explicou que os municípios, em Gestão Plena do Sistema, são responsáveis pela gestão das unidades próprias, ambulatoriais e hospitalares, além das transferidas pelo Estado e União, e todos os demais atores do sistema municipal como os prestadores de serviços de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), exercendo o comando único. São Luís, inclusive, administra os recursos SUS para média e alta complexidade de inúmeros municípios pequenos que não dispõem desses serviços. COMISSÃO - Preocupado com a situação da falta de leitos em unidades de terapia intensiva, Márcio Leite propôs a criação de uma comissão para elaboração do Plano Estadual de Urgência e Emergência, que está em plena atividade. A comissão é formada por representantes da SES, da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, do Hospital Universitário e Conselhos de Saúde Estadual e Municipal. Tem a função de organizar os fluxos e regulação dos mecanismos de referência e contrareferência de pacientes do interior do estado para São Luís,

da Maternidade Marly Sarney, nas diversas patologias e não somente de recém-natos. "A questão neonatal é apenas a ponta de um iceberg. Essa comissão tem como prioridade identificar os hospitais de referência das macrorregionais para uma co-gestão de média e alta complexidade", disse José Márcio Leite. Também por iniciativa do Estado, foi criado o Fundo Estratégico de Emergência em Neonatologia. Um dos objetivos do Fundo é custear a contratação de leitos de UTI neonatal existentes na rede filantrópica e privada, sempre que esgotadas a capacidade do setor público, no caso de excesso de demanda nessa área, desafogando o atendimento e diminuindo o tempo de espera por um leito de UTI neonatal na rede SUS. MAIS HOSPITAIS - O governo estadual redimensionará a demanda no setor de saúde, com a construção dos 64 hospitais de 20 leitos. Estas unidades servirão de referência para atenção primária nos municípios. Serão edificados e equipados mais oito hospitais de 50 leitos que atuarão no suporte, na retaguarda da atenção primária, pois vão dispor de serviços de apoio diagnóstico de média complexidade, incluindo UCI, bem como o Hospital Carlos Macieira, em São Luís,

em São Luís que está sendo reformado e ampliado para atender serviços de alta complexidade. Recursos estaduais, em parceria com o Ministério da Saúde estão sendo alocados na implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que são unidades pré-hospitalares de urgência/emergência. A primeira delas foi entregue, em junho, na área do ItaquiBacanga, em São Luís. "Dos hospitais de 20 leitos, só colocamos em operação o do município de Lago dos Rodrigues. Embora estejamos com grande parte das obras já concluídas, estamos impedidos de abrir estes serviços por conta da legislação eleitoral, que não permite a contratação de pessoal até o final deste ano", disse José Márcio Leite. Esse processo de reorganização do Modelo de Atenção à Saúde da SES será coroado com a implantação de três hospitais de alta complexidade, com 150 leitos em Caxias, Pinheiro e Imperatriz e de um Hospital Geral em São Luís, também de alta complexidade com 500 leitos, além de um hospital de média complexidade de 100 leitos no município de Balsas. O Plano de Expansão da Rede Hospitalar da SES já foi apresentado ao Conselho de Saúde Estadual e à Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Parada LGBT de São José de Ribamar acontece neste domingo Abordando o tema "Travestis e transexuais merecem respeito", acontece neste domingo (29) a IV Parada do Orgulho LGBT de São José de Ribamar, evento organizado pelo Grupo Solidário Lilás e que conta com o apoio da Prefeitura ribamarense. A concentração terá início a partir das 14h na Praça Ana Carolina, localizada na orla marítima da Sede do município (em frente ao cais). A partir das 16h, 12 mini trios irão desfilar pela avenida Beira-Mar. Por volta das 18h, a festa fica por conta da banda Energia, que irá se apresentar no palco montado no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen. A exemplo dos anos anteriores, atrações nacionais irão participar da IV Parada do Orgulho LGBT de Ribamar. É

o caso do modelo Felipe Panda, que recentemente posou para a revista G Magazine. A previsão, de acordo com Babalu Rosa, presidente do Grupo Solidário Lilás, é de que mais de 50 mil pessoas participem do evento. "Receberemos caravanas de vários municípios maranhenses, como Imperatriz, Humberto de Campos, Bacabal, Itapecuru, Paço do Lumiar e da própria São Luís. Além disso, já confirmaram presença caravanas do Ceará, Piauí e Pará", afirmou. O tema escolhido para a IV Parada do Orgulho LGBT de Ribamar foi o mesmo abordado na 7º Parada da Diversidade Sexual, que aconteceu no mês de junho em São Luís. O objetivo é chamar a atenção da

sociedade para a violência, principalmente física, sofrida por travestis e transexuais maranhenses. "A Parada ribamarense será um momento de reflexão sobre a discriminação de gênero, ainda muito presente na sociedade. Este movimento visa, acima de tudo, promover a educação", explicou Babalu Rosa. Travestis são cidadãos e também votam Aproveitando o momento democrático ocasionado pelas eleições de outubro, o Grupo Solidário Lilás e a Prefeitura, a exemplo do que ocorreu nos anos anteriores, realizaram, ontem (28), o seminário "Travestis e transexuais também votam".


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

CLASSI & CAMILE Responsabilidade da Gislane Publicidade

9606-9004 Horários: 2ª, 3ª e Sábado - 8:00 às 12:00

(098) 8895-4518

Deleicious Salgados VENDE-SE Sa do lgado ces , b s em olo ge s, e ral etc , ...

TRATAR COM REGIANE CONTATO: 8823-8102 E-MAIL: 1303@hotmail.com

U

ma casa na Aveni da Principal da Cida de Olimpica com 7 compartimentos e uma área de 20 metros

Tratar: (98) 8854-8036


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

A

LUGA-SE APARTAMENTO TIPO (KITNE TE) NO COHATRAC IV: SALA, COZINHA AMERICANA, QUARTO E BANHEIRO. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO!!!

**TRATAR COM CARLOS: 88134970**


9S

O

C

I

A

L

atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

Si te : atosefatosj .or.br

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 29/30 de Agosto de 2010

E-mail:elineusapanorama@bol.com.br

Secretário de Desportos e Lazer prestigia Gincana cultural do Honório Odorico

Goiabeira entre alunos, e a colunista, Ana Aquino, Djalma Rodrigues e Franckmar Oliveira

Goiabeira, Elineusa e Frackmar entre estudantes

Professora Alexsandra entrega premio para um dos melhores destaques

Representante da Equipe Branca recebendo premio de 3° lugar da Professora Concita

Professor Eduardo com uma das intregantes da equipe vencedora

Mesa dos trabalhos

Representante da Equipe Azul recebendo premio de 2° lugar da professora Carla Batalha

Representate da Equipe Amarela recebe premio da professora Concita

Secretário discursa e garante apoio a garotada

Equipe Amarela recebendo premiação da coordenadora Maria José Mesquita

Garoto e Garota Honório, posando para as lentes

O

secretário municipal de Desportos e Lazer, Carlos Goiabeira e sua chefe de gabinete, a jornalista Ana Aquino, prestigiaram, no último dia 20, a IV Gincana Cultural Recreativa e Cultural da UEB Honório Odorico Ferreira, localizada no Tajipuru. Franckmar Oliveira, da Secretaria de Educação, também marcou presença nas atividades. A escola, que tem esta colunista como diretora geral, mobilizou toda a comunidade com um grande evento, que constou várias manifestações, como sabatina de conhecimento, apresentações de danças folclóricas e até internacionais, corrida do saco, cabo de guerra e outras atividades. Carlos Goiabeira, que fez questão de elogiar a iniciativa da direção, dos professores e funcionários da escola, afirmou que levará para aquela UEB o programa "Brincando nos Bairros". Ele elogiou a iniciativa e disse que a administração do prefeito João Castelo trabalha com prioridade no esporte e na educação. Alunos, professores e pais de alunos elogiaram a IV Gincana Cultural, acrescentando que este ano, o evento foi mais movimentado e com mais estrutura. Acima, flagrantes do evento:


10E

S

P

O

R

T

E

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Si te : atosefatosj .or.br

PROFISSÃO PERIGO

Quedas de Rogério e Leão ampliam a dança de técnicos no Brasileirão Em um campeonato longo e tão disputado como o Brasileirão, as oscilações das equipes na tabela costumam ser fatais para os técnicos. Se o time apresenta um desempenho abaixo do esperado, todo mundo já sabe quem será o primeiro bode expiatório. E os números da edição 2010 mostram que a dança das cadeiras continuará intensa ao longo do ano. No total, já aconteceram 18 mudanças de comando, sendo 13 demissões. As mais recentes foram conhecidas na sexta-feira, com as saídas de Leão e Rogério Lourenço de Goiás e Flamengo, respectivamente. Esses números levam em consideração apenas as mudanças dos técnicos principais e dos interinos que tenham sido efetivados no cargo. A conta fica ainda mais expressiva se incluirmos também os treinadores provisórios, que ficaram algum tempo dirigindo as equipes até que o "oficial" assumisse a missão. No to-

tal, seriam 26 mudanças. Os recordistas até o momento são Atlético-GO, Ceará e Palmeiras, que foram treinados por quatro diferentes técnicos na competição. No clube goiano, Geninho, Roberto Fernandes e Reinaldo Gueldini (interino) não tiveram sucesso ao tentar tirar a equipe da zona de rebaixamento. A "batata quente" está agora nas mãos de Renê Simões. Os cearenses tiveram início promissor no Brasileiro com PC Gusmão. Mas neste caso, foi o sucesso que pesou negativamente. O Vasco ofereceu proposta mais sedutora e conseguiu levar o técnico. Estevam Soares (demitido), Sérgio Araújo (interino) e Mário Sérgio vieram em seguida tentar manter a equipe entre os primeiros colocados. Antes da chegada de Felipão, o Verdão teve Antônio Carlos, Parraga e Flávio Murtosa treinando os jogadores. Nesse ranking nada positivo, o clube do Palestra Itália tem

ao menos a desculpa de que Parraga estava como interino e Flávio Murtosa apenas auxiliava o time antes da chegada do técnico principal, Luiz Felipe Scolari. O já citado Antônio Carlos divide com Gaúcho (ex-Vasco) a frustração de mal ter sentido o gostinho de participar do Brasileirão: foram demitidos logo na segunda rodada. OS EXEMPLOS DE RESISTÊNCIA Se por um lado 15 equipes da Série A sofreram com a instabilidade no comando, outras cinco podem se orgulhar de ter mantido seus técnicos desde a primeira rodada. O mais interessante é que essa manutenção não significa necessariamente que o time esteja bem na tabela. Fluminense, Botafogo e Santos seguem a lógica de que não se mexe no que está dando certo. Os três estão no G4 e, por enquanto, Muricy

Ramalho, Joel Santana e Dorival Júnior não têm com o que se preocupar. Mas Vágner Mancini, no Guarani, e Vanderlei Luxemburgo, no Atlético-MG, são os casos atípicos. A equipe de Campinas está em 14º lugar, sem conseguir grandes resultados, enquanto o Galo ocupa um lugar na zona de rebaixamento. Mas até agora, nem sinal de que correm risco de demissão. Não são apenas estes cinco técnicos que podem se gabar de terem certo prestígio no momento. Alguns simplesmente deixam os clubes por vontade própria, por considerarem que podem ter um futuro melhor em outro lugar. Enquadram-se neste quesito PC Gusmão (trocou o Ceará pelo Vasco), Celso Roth (trocou o Vasco pelo Inter), Péricles Chamusca (trocou o Avaí pelo Al Arabi-QAT), Toninho Cecílio (trocou o Prudente pelo Vitória) e Mano Menezes (deixou o comando do Corinthians para assumir a Seleção Brasileira).

Com 122 gols no Brasileirão, Washington mira marca de Zico Para Washington, fazer gols é como tomar banho, se alimentar. Tem que ser todos os dias. Aos 35 anos, o atacante tem um bocado de artilharias no currículo. Foi goleador de Paulistão, Copa do Brasil, Campeonato Japonês, Mundial de Clubes da Fifa e duas vezes do Brasileirão. Em 2004, pelo Atlético-PR, fez 34 gols e tornou-se o maior artilheiro de uma edição do Nacional. Quatro anos mais tarde, no Fluminense, marcou 21 e também liderou o quesito. Balançar as redes é um hábito do centroavante e também o coloca numa lista especial. O camisa 9 do Tricolor carioca é o sétimo maior artilheiro da história da competição mais importante do país, com 122 gols. Está atrás de Serginho Chulapa (127), Túlio Maravilha (129), Zico (135), Edmundo (153), Romário (155), e Roberto Dinamite (190). Na edição deste ano, fez seis gols (dois pelo São Paulo e quatro pelo Fluminense). Completam a lista dos dez artilheiros: Dadá Maravilha (113), Kleber Pereira (102) e Ramon (98).

Se mantiver a média de 0,8 gols por partida, Washington marcará mais 17 vezes no Brasileirão De volta às Laranjeiras, o Coração Valente se reencontrou. Passou um ano e meio no Morumbi e não conseguiu se firmar, apesar de sempre cumprir com seu ofício. Tanto que ainda é o artilheiro são-paulino na temporada, com 13 gols. No Flu, foram quatro em cinco jogos, média de 0,8 por partida. Números tão positivos que o estimulam a subir ainda mais no ranking. - É um número difícil de al-

cançar, mas este objetivo também é importante, principalmente para mim como centroavante, jogador que tem de fazer gols. Já é uma marca histórica, muito boa. O primeiro objetivo é fazer o Fluminense ser campeão. Para que isso aconteça, eu tenho de fazer gols (risos). Não dá para separar uma coisa da outra. Quem sabe eu consigo bater mais marcas e ajudar o Fluminense a vencer? - disse.

O Fluminense ainda vai fazer 22 jogos no Brasileiro. Se mantiver o aproveitamento, Washington pode fazer cerca 17 gols. Número suficiente para ultrapassar Zico e assumir o quarto lugar. No entanto, vai ter de superar a concorrência de Fred, que se recupera de lesão e voltará em breve. Fominha, ele gostaria de alcançar Dinamite, mas reconhece que será complicado. A idade, segundo ele, vai começar a pesar. - Até porque eu já estou na finaleira. Se tivesse mais uns cinco anos garantidos, aí eu acho que bateria essa marca. Acho difícil bater, mas vamos tentando, fazendo uns golzinhos de vez em quando. Estou feliz com a marca atual e se conseguir mais vou ficar muito feliz - afirmou. Estar no ranking já é motivo de grande satisfação para o atacante tricolor. - Só tem fera aí, só goleador nesta lista, jogadores de Seleção, que fizeram história no Brasileiro. Me sinto orgulhoso. Espero continuar por um bom tempo junto com esses craques - comentou.

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 29/30 de Agosto de 2010

Seleção Brasileira fará jogo-treino com o Barcelona B no dia 7 setembro

Mano Menezes, técnico da Seleção A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou na sexta-feira, em seu site oficial, que a Seleção Brasileira realizará um jogotreino no dia 7 de setembro com o Barcelona B, às12h (horário de Brasília). O técnico Mano Menezes fará período de treinamentos entre os dias 3 e 7 de setembro em Barcelona. A preparação será realizada na Ciudad Deportiva, no centro de treina-

mento do clube catalão. Os integrantes da comissão técnica, mais o goleiro Gabriel, viajarão no dia 1 de setembro, na quarta-feira, em dois grupos. De São Paulo, o voo sai às 21h05m para Barcelona. O outro sairá do Rio de Janeiro, às 23h57m com destino a Paris, e da capital francesa para a Espanha. Os 21 jogadores que atuam em clubes europeus se apresentam diretamente na Espanha.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHEIRO AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 006/2010 O MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA, através da Prefeitura Municipal de Pinheiro, por meio da Comissão Permanente de Licitação-CPL, torna público, para conhecimento dos interessados que, com base na Lei Federal nº 8.666/93 e alterações posteriores, fará realizar às 08:00 hs (oito) horas do dia 30 de setembro de 2010, licitação na modalidade Concorrência nº 006/2010, sob a forma de execução indireta, do tipo menor preço, tendo por objeto a contratação de empresa de engenharia para execução dos serviços de recuperação de 70,50 km de estradas vicinais na zona rural do município de Pinheiro-MA. A presente licitação será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiro, situada na Praça José Sarney, nº 560, Centro, Pinheiro–MA e será presidida pelo Presidente da Comissão Permanente de Licitação desta Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão a disposição dos interessados nos sítios www.pinheiro.ma.gov.br ou no endereço supra, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 08:00 hs (oito horas) às 13:00hs (treze horas) onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 100,00 (cem reais) feito, exclusivamente, através de Documento de Arrecadação Municipal. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelo telefone (98) 3381-0606. Pinheiro–MA, 26 de agosto de 2010. Silvano José Moraes Ribeiro - Presidente da CPL PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHEIRO AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 007/2010 O MUNICÍPIO DE PINHEIRO-MA, através da Prefeitura Municipal de Pinheiro, por meio da Comissão Permanente de Licitação-CPL, torna público, para conhecimento dos interessados que, com base na Lei Federal nº 8.666/93 e alterações posteriores, fará realizar às 11:00 hs (onze) horas do dia 30 de setembro de 2010, licitação na modalidade Concorrência nº 007/ 2010, sob a forma de execução indireta, do tipo menor preço, tendo por objeto a contratação de empresa de engenharia para execução das obras de implantação de 04 (quatro) sistemas de abastecimento d’água nos projetos de assentamentos do município de Pinheiro-MA. A presente licitação será realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiro, situada na Praça José Sarney, nº 560, Centro, Pinheiro–MA e será presidida pelo Presidente da Comissão Permanente de Licitação desta Prefeitura Municipal. O edital e seus anexos estão a disposição dos interessados nos sítios www.pinheiro.ma.gov.br ou no endereço supra, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 08:00 hs (oito horas) às 13:00hs (treze horas) onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 100,00 (cem reais) feito, exclusivamente, através de Documento de Arrecadação Municipal. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelo telefone (98) 3381-0606. Pinheiro–MA, 26 de agosto de 2010. Silvano José Moraes Ribeiro - Presidente da CPL AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL nº020 /2010 A Comissão Permanente de Licitação - CPL da Prefeitura Municipal de Estreito- Ma, devidamente autorizada, comunica aos interessados, que promoverá licitação do tipo MENOR PREÇO POR LOTE mediante “PREGÃO PRESENCIAL”, visando a Aquisição de medicamentos e correlatos para atender a demanda operacional da secretaria de saúde do Município, abertura Será dia 10 de Setembro de 2010 as 08:30 horas, em sua sede, sito à Av. Chico Brito, n. 902, Centro, Estreito (MA), na forma da Lei 10.520/02, onde deverão ser adquiridos o Edital e seus anexos até três dias úteis que antecede a Abertura dos envelopes no valor de 100,00 (cem reais), onde poderão ser obtidos esclarecimentos adicionais ,de 2ª a 6ª feira, no horário das 08:00 as 12:00 horas. Estreito (MA), 26 de Agosto de 2010. Osvaldo Silva da Costa – Pregoeiro


11 P

O

L

Í

C

I

A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Si te : atosefatosj .or.br

BRONCAS

VIOLÊNCIA EXTREMA

Pai e filho são assassinados a golpes de faca em Timon Um duplo homicídio ocorreu no município de Timon, (MA), cidade vizinha a Teresina, (PI), após um assalto na noite de anteontem, (27). Pai e filho morreram com vários golpes de faca em casa durante um assalto praticado por dois ho-

mens. Os bandidos fugiram, mas a polícia já trabalha na busca dos suspeitos. As vítimas são conhecidas como Luís Carlos, 72 anos e Lidiano, 24 anos. Eles residiam no povoado Santa Fé à 17 km de Timon. Os corpos fo-

ram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Timon que averiguou 5 golpes de faca no idoso e 13 perfurações no jovem. Segundo a polícia, os bandidos fugiram de canoa. Eles teriam forçado um canoeiro atravessar o

rio Parnaíba, de Timon para Teresina. No percurso os bandidos chegaram a esfaqueá-lo por três vezes, jogando-o em seguida no rio. O canoeiro ainda está vivo e foi internado as pressas no Hospital de Urgência de Teresina.

‘Namorou’ noiva de ‘mala’ e foi morto na porta da igreja Tiros em frente a Igreja São Raimundo, no bairro Piçarra, zona sul de Teresina. Mataram o marceneiro Daniel da Silva Santos, o 'DJ Soldado'. Uma das balas atravessou o corpo dele e atingiu uma mulher que estava na entrada da igreja. O crime foi cometido porque o marceneiro estaria namorando a noiva de um 'mala' (marginal).

Era noite de quinta-feira (26/08). O padre fazia a celebração dentro da igreja. Do lado de fora barracas com vendas de comidas típicas e de bolos, café, refrigerantes. O festejo de São Raimundo é celebrado. De repente, nas proximidades, dois homens em uma moto se aproximam de Daniel, que olhava o movimento da

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 29/30 de Agosto de 2010

igreja um pouco afastado. Não falaram nada; foram logo atirando. Daniel correu em direção a igreja. Os homens seguiram atrás atirando. Quase na porta da igreja Daniel cai sem vida e os assassinos fogem em uma moto. Na manhã de sexta-feira (27/08), os policias do 6° DP, na Piçarra, já haviam desven-

dado o quebra cabeça que envolve o assassinato: Luana, uma jovem da região seria a pivô. Estaria mantendo um relacionamento com um 'mala' (ex-presidiário) e com Daniel. Ela será intimada. Os autores estão foragidos. O apelido do noivo de Luana é 'Gaiola'. Ele saiu da prisão há poucos dias e é considerado de alta periculosidade

Homem morre e quatro ficam feridos durante briga de gangues Um homem morreu e quatro pessoas ficaram feridas na noite desta sexta-feira (27) em uma troca de tiros envolvendo grupos rivais no distrito de Ravena, no município de Sabará (região metropolitana de Belo Horizonte). De acordo com a PM (Polícia Militar), o tiroteio ocorreu por volta das 22h durante uma briga no meio da rua. Um homem de 20 anos foi baleado e morreu. Outras quatro pessoas --entre elas dois adolescentes de 11 e 14 anos-- foram atingidos e socorridos à Santa Casa de Sabará.

Homem morre em acidente com carreta após tentativa de assalto Uma tentativa de assalto seguida de um acidente com uma carreta na marginal Tietê resultou na morte de um homem na madrugada deste sábado em São Paulo. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o acidente aconteceu por volta das 5h20 na transposição da pista central para a local, alguns metros antes da ponte Júlio de Mesquita Neto (zona norte), no sentido Castello Branco. A CET informou que houve uma tentativa de roubo antes do acidente, mas não confirmou se o motorista da carreta, que transportava caixas de laranja vazias, morreu baleado ou em função do acidente. Por volta das 10h50, a transposição permanecia interditada para o tráfego para a realização da perícia. Não há registro de tráfego lento no local. O caso foi registrado no 13º DP (Casa Verde).

Homens invadem casa em condomínio de alto padrão e matam mulher Uma mulher foi assassinada na noite desta sexta-feira (27) dentro da própria casa em Vinhedo (79 km de SP) durante um assalto. De acordo com a Polícia Civil, três homens armados e encapuzados invadiram a casa da mulher para roubar objetos pessoais. A residência fica dentro do condomínio de alto padrão Vista Alegre. A polícia informou que a mulher levou um tiro na nuca e morreu no local. Dentro da casa, ainda estavam o marido e duas filhas. O boletim de ocorrência registrava o roubo de três telefones celulares. Até a manhã deste sábado, ninguém havia sido preso.

Homem é preso por agredir mulher Homens da Policia Militar da área do 3º Batalhão, conseguiram prender nessa madrugada de sexta-feira, 27, no serviço de rondas ostensivas, Vilcemar Rodrigues de Silva, residente no bairro São José, bairro Simbaíba, que nas proximidades do Ginásio Poliesportivo, bairro Tiberão em Floriano (distante 244 quilômetros de Teresina), agredia uma mulher a socos. Ao ser abordado pelos policiais, o agressor que estava batendo na mulher que não teve o nome revelado, disse que a mesma tinha lhe roubado a quantia de R$ 30,00, situação negada pela vítima, segundo informações do tenente PM Edmauro. Vilcemar foi preso e deixado em uma das celas do 1º Distrito Policial, bairro Caixa D´ Água. Na vítima, foram confirmados vários hematomas. DIREÇÃO PERIGOSA - Ainda no serviço de ronda a Polícia Militar conseguiu deter nesse último plantão, Vilmar Reis de Oliveira, morador do bairro Ibiapaba, por dirigir embriagado. O mesmo foi surpreendido por uma viatura da polícia num trecho Br 230, zona urbana do município. Vilmar foi levado para a área do 1º DP que tem como delegado titular, o advogado Eraldo Freitas.

RONE prende traficante com três quilos de maconha no Bela Vista Policiais do RONE - Rondas Ostensivas de Teresina prenderam na noite de ontem, 27, por volta das 10 horas, um vendedor de maconha em flagrante, no conjunto Bela Vista, zona Sul de Teresina. Identificado por Pedro Silva da Cruz, estava em um ponto quando a polícia fez a abordagem e encontrou com ele três quilos de maconha em papelotes prontos para a venda. Segundo a polícia a droga vem de Pernambuco. Conhecido na região como Negão, Pedro foi levado para a Central de Flagrantes.

Leia Atos e Fatos na Internet www.atosefatos.jor.br


12T

E L E V I S Ã O

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Horóscopo ÁRIES Seu planeta regente Marte adentra o pacifico e artístico signo de Libra, no ponto oposto ao seu signo. Ali, promete dinamizar questões que estavam paradas ou mal digeridas para você, em relação a parcerias e relacionamentos. Seja claro e tudo irá bem.

L Lucilene ucilene Caetano Caetano aproveita aproveita praia praia com com chapéu chapéu de de Cowboy Cowboy Lucilene Caetano, a Musa do Goiás de 2009, curtiu a manhã ensolarada de sexta-feira (27) na praia de São Conrado, Rio de Janeiro. A modelo aproveitou para se bronzear e apenas molhava os pés para se refrescar. Mas ela protegeu o rosto do forte sol com um chapéu de cowboy e um par de óculos de sol.

TOURO Dinamismo astral adiciona um toque a mais de urgência no cotidiano. Você tem de mostrar disciplina, senso de dever e capacidade de colaboração. E sem abrir mão de uma boa dose de criatividade! É difícil, mas é o jeito certo de conquistar a paz.

Loira da Laje, do Zorra Total, faz topless na praia

GÊMEOS Brigar pela paz pode ser paradoxal, porem Marte em Libra quer dizer isso - entre outros conteúdos. Mas a concórdia com os filhos e no namoro depende de mostrar a eles limites reais. Amores e amizades em tensão. Mudança de planos.

Fernanda Abraão, a Loira da Laje do Zorra Total, da Globo, fez topless na praia da Reserva, no Rio. A moça foi fotografada na sexta-feira (27), enquanto tomava sol. Fazendo pose para as fotos, Fernanda entrou no mar, mergulhou, passou bronzeador e deixou o paparazzo registrar cada momento. No final, a loira soltou a alça do biquíni para não deixar a marquinha do bronzeado.

Liv Tyler posa sexy para revista

CÂNCER Desafio grande os que estão vindo por ai! Tanta pressão em casa e na família, enquanto tudo o que você quer é boa acolhida e suporte. Mas alguém falta e não é culpa de ninguém. Apóie-se mais no que quer conquistar para sua vida. Abra caminho. LEÃO Transferida para a área intelectual, a partir de agora, a luta pela vida. Que você dissemine palavras que harmonizem e contribuam para um equilíbrio real. Zele por uma expressão clara e equilibrada, assim evitará confrontos muito sérios. VIRGEM Agosto vai terminando com a semana, e com ativação forte do cenário astral. Clima de tensão a partir da tarde, de modo que será melhor concentrar atividades que demandam mais atenção e cuidado na parte da manhã. Não protele nada. LIBRA Marte entra em seu signo, e tudo se torna mais urgente para você! Pegue leve para não criar tensões desnecessárias ao seu redor. Fuja dos acidentes pensando um pouco antes de aceitar qualquer desafio. Confie no poder do dialogo e da união. ESCORPIÃO Em certo sentido, a partir de hoje, quanto mais discrição e colaboração com as pessoas, melhor para você. Escolha bem as lutas nas quais vai entrar. Hoje de tarde, evite lidar com eletricidade. Viagens podem ser tensas. Amor em baixa. SAGITÁRIO Planetas tomam posição acirrada nas esquinas do céu - deste fim de mês até 10/8 os confrontos ficarão mais claros e decisões importantes terão de ser tomadas. Surpresas o obrigarão a mudar de direção. Intuição e inspiração. CAPRICÓRNIO Marte se une a Saturno em Libra, configurando dias de decisão importante em assuntos familiares e profissionais. Seu desafio: exibir autodisciplina, produtividade e conciliar vida doméstica com demandas externas. Muita coisa, não? AQUÁRIO Talvez hoje tenha a chance de mostrar todo seu poder criativo e genialidade mental. Segurar uma onda difícil que envolve gente graúda, e ao mesmo tempo evitar um desastre financeiro, por exemplo. Sua liberdade vale muito. Rompimentos. PEIXES Até metade da tarde a Lua permanece em seu signo; concentre cuidados consigo neste período. Depois, impulsividade e urgência! Mas é uma péssima maneira de defender seus valores e seu dinheiro. Tente criar um campo de paz.

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 29/30 de Agosto de 2010

Si te : atosefatosj .or.br

Exagero no Photoshop deixa Mary-Louise Parker magra demais em revista Mary-Louise Parker ganhou um novo corpo na nova edição da revista "Vanity Fair". A atriz aparece com cinturinha de Barbie nas fotos da reveladora entrevista - em que afirma desconhecer a sensação da maconha. O site Coco Perez atribui a silhueta extremamente enxuta a excesso de Photoshop. Será?

Liv Tyler surpreendeu ao posar para a nova edição da revista "Love". A atriz, conhecida por sua discrição - ela raramente faz ensaios sensuais e polêmicos -, estrelou um editorial bastante sexy intitulado "Liv for Love". Nas imagens, clicadas por Willy Vanderperre com styling de Olivier Rizzo, Liv, que é filha do roqueiro Steven Tyler, aparece com um vestido justo e curto, que realça sua boa forma física, e com uma lingerie preta, além de um boá da mesma cor.

Ex ‘No Limite’ mostra as curvas em ensaio fotográfico Sandi Ribeiro, ex-participante do "No Limite" mostrou as suas curvas em ensaio fotográfico. A loira posou de maiô em um hotel em Santa Tereza, no Centro do Rio.

Panicat reclama de condomínio no Twitter Dani Bolina não está muito satisfeita com o condomínio onde mora. A panicat reclamou em seu perfil no Twitter da falta de privacidade na piscina do seu prédio. Dani conta que estava tomando sol e dois homens chegaram para fazer a manutenção do local. A modelo, que faz parte do elenco do Pânico na TV, declarou que não entende porque existem câmeras de segurança no local onde fica a piscina. Dani ainda concordou com um de seus seguidores que comentou achar muito complicado pagar e não receber os serviços corretos.


T E L E V I S Ã O 13 Si te : atosefatosj .or.br atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Larissa Riquelme pode atuar em novela mexicana Vej ens a ma Bro aio is fo ok p nu tos ara de K do a ‘P ell lay y boy ’ Foram divulgadas, na sexta-feira, 27, mais fotos do ensaio nu da modelo inglesa Kelly Brook para a revista "Playboy". Kelly, que foi escolhida a mulher mais bonita do mundo em 2009 pela revista "More!", está na edição americana deste mês da publicação masculina. A morena também está no cinema, como protagonista do filme "Piranhas 3D".

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 29/30 de Agosto de 2010

A modelo paraguaia Larissa Riquelme, considerada a musa da Copa do Mundo desde que apareceu com seu celular guardado entre os exuberantes seios, está no México cumprindo alguns compromissos de trabalho e promovendo um novo celular de uma reconhecida marca. Lá, Larissa também está colhendo os frutos de seus 15 minutos de fama, e foi convidada pelo produtor de novelas Salvador Mejía, para integrar o elenco de sua nova trama, Cuna de Lobos (berço de lobos), um remake de uma história de 1986. Na terça-feira (24) Riquelme fez teste para essa produção, mas ela ainda não decidiu se aceitará, já que tudo indica que vai mesmo participar da nova versão de A Fazenda, da TV Record.


PRETO

14S

O

C

I

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Si te : atosefatosj .or.br

Portfólio Vip em destaque O prefeito João Castelo com Luzia Fonseca, vice presidente da associação comercial O prefeito João Castelo com Eduardo Tevah e empresários maranhenses

O famoso palestrante Eduardo Tevah com esta colunista Wilma França

O advogado João Castelo Filho com a esposa

O prefeito João Castelo com o empresário Carlos Gaspar e Haroldo, presidente da associação comercial Dr. José Carlos Sousa e Silva e esposa

O empresário Moacir Fernandes e esposa

O empresário Pedro Pearce e o palestrante Eduardo Tevah

A vereadora da Raposa Arlete Pontes com o filho, Emanoel Jorge, subprocurador de Paço do Lumiar Armando Ferreira, gerente de vendas norte do Hotel Luzeiros com o empresário Pedro Pearce de Carvalho O empresário Marlison Araújo com a esposa Isabel Araújo

A

O casal Samarony Rodrigues e Wilma Vicky França

Associação Comercial do Maranhão, trouxe um dos mais consagrados conferencistas do Brasil, Eduardo Tevah para uma das maiores palestras de sucesso dos últimos tempos no auditório do Hotel Luzeiros. A palestra foi prestigiada pelo prefeito João Castelo e vários empresários maranhenses. Eduardo Tevah deu um verdadeiro show e prendeu por algumas horas à atenção de todos os expectadores, com a sua criatividade, talento e simpatia, que agradou a todos os presentes com motivação e mostrando caminhos concretos para que as pessoas se sintonizem com os tempos modernos que estão vivendo. Eduardo Tevah, não é apenas mais um palestrante. Ele também é um empresário de sucesso, que vive no dia a dia todos os desafios que fala.

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 29/30 de Agosto de 2010

Gente em Destaque Encontro dos Clubes da Melhor Idade em São Luís no Rio Poty Hotel Aconteceu na terça-feira (24) o XII Encontro Regional Nordeste dos Clubes da Melhor Idade e X Encontro Estadual dos Clubes da Melhor Idade do Maranhão, numa promoção da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade do Maranhão (ABCMI-MA), com apoio do São Luís Convention & Visitors Bureau. O evento, de abrangência nacional,trouxe palestras e debates sobre uma visão atualizada de caminhos viabilizadores de um futuro promissor para o cidadão idoso. Segundo a presidente da ABCMI-MA, este encontro, em São Luís, "será de fundamental importância para o fortalecimento dos clubes da Melhor Idade do Maranhão e dos demais estados nordestinos e contribuirá também para a troca de experiências e a confraternização dos associados", destaca Astemar Castro. "O encontro também foi uma oportunidade de difundir o conhecimento técnico-científico sobre o universo da melhor idade", completa a presidente da ABCMI-MA. A abertura do evento aconteceu às 20h, no Rio Poty Hotel, com desfile das delegações, apresentação cultural e, em seguida, coquetel. Continuando, no dia 25 (quarta-feira), manhã livre. À tarde, às 14h30, palestra "No Apogeu da Melhor Idade Viver com Dignidade", com o professor Geraldo Castro Sobrinho. Depois, às 16h, palestra "Bioética o Desafio de Envelhecer com Sabedoria, Estética e Dignidade", com a Drª. Jacira Serra, e as 17h30, apresentações artísticas. Na Quinta-feira, dia 26, a programação iniciou com visita a cidade de São José de Ribamar e Missa no Santuário; às 15h, palestra "Turismo e Melhor Idade", com o secretário municipal de São Luís Liviomar Macatrão; seguido de oficina lúdica, às 15h45; palestra "Espiritualidade" com a professora Ana Luiza Nazareno, 16h15; e apresentações culturais,as 18:00 horas. No dia 27 (sexta-feira), às 09h, Ato Ecumênico. No segundo horário, às 11h, palestra; e às 21h, baile de encerramento.O encontro foi um sucesso e como sempre esta colunista marcou presença e prestigiou com muita honra esse encontro de pessoas maravilhosas e ricas em experiências de toda uma vida,enfrentando a melhor idade com muito amor e respeito a vida.

A equipe de representantes da ABCMI Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade de vários estados do Brasil, prestigiaram o evento


Jornal de dom/seg 29 e 30/08/2010  

atosefatos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you