Page 1

PRETO

ATOS E FATOS Ano XXIII - número 2.579

São Luís-MA, Terça-feira, 28 de Setembro de 2010

E-mail: jornalatosefatos@yahoo.com.br

PREÇO R$ 1,00 Outros Estados R$ 1,50

NA RAPOSA

CRIANÇAS DORMIRAM EM CIMA DE ÁRVORES PARA NÃO MORRER E

ncontradas, no início da tar de de ontem (27), as duas crianças que estavam desaparecidas desde o fim da tarde de domingo (26), no município da Raposa. Segundo a polícia, Yuri Gatinho, de 4 anos, e Pablo Gabriel, de 5 anos, foram localizados por pescadores em uma ilha, na praia de Itaputia, no município. A polícia informou, ainda, que as duas crianças teriam passado a noite em cima de uma árvore por causa da maré. PÁGINA 12 Parentes e amigos depois das buscas pelas crianças

P O L Í C I A

Homem tenta o suicídio ao se jogar da ponte José Sarney

João Alberto e Fecury apostam que Roseana vence no 1º turno O vice-governador João Alberto (foto) e o deputado federal Clóvis Fecury (DEM) garantem que as lideranças políticas aliadas à governadora Roseana Sarney (PMDB) estão empenhadas para garantir a vitória nas eleições do dia 3 de outubro. João Alberto chega a dizer que, em primeiro ou segundo turno, a grande vencedora será a governadora Rosena Sarney. A residência do deputado federal Clóvis Fecury (foto), na Ponta d'Areia, transformou-se, ontem, em epicentro da política do Maranhão durante um almoço que reuniu os candidatos ao Senado pela coligação 'O Maranhão Não Pode Parar'. PÁGINA 3

Doutzen Kroes é capa da ‘Elle’ francesa PÁGINA 9

Sérgio da Silva Santos tentou suicídio ao se jogar da Ponte José Sarney

Homem é morto com mais de 10 golpes de faca no abdômen

Cadáver é encontrado dentro de um saco PÁGINA 12

Cassado o vereador que agrediu jornalista POLITICANDO - Página 3

Câmara concede cidadania ao odontólogo Francisco Paiva PÁGINA 3


2P

O L Í T I C A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Terça-feira, 28 de Setembro de 2010

FAMÍLIAS AGRACIADAS

A COBRA VAI FUMAR NA POLICIA MILITAR Logo após as eleições, quando muitos oficiais superiores em missões especiais retornarão a São Luis, o alto comando da corporação irá se reunir para apreciar problemas relacionados a indisciplina e acusações intempestivas praticadas por alguns oficiais. A maior expectativa reside na instauração de um inquérito administrativo contra um oficial superior e ex-comandante da corporação. Ele teria contrariado as normas disciplinares da Policia Militar e deverá sofrer punição dentre as quais a prisão por alguns dias, além de não haver qualquer prejuízo para ações penais e cíveis na Justiça Militar.

JUÍZA GARANTE VISITA INTIMA PARA CASAL HOMOSSEXUAL A juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da Vara de Execuções Criminais de Taubaté - São Paulo autorizou a visita intima entre um preso do Centro de Progressão Provisória da Comarca e o seu companheiro. Ao definir a autorização, a magistrada afirmou que negar o pedido apenas por se tratar de um casal homossexual feriria o principio constitucional da igualdade, que coíbe qualquer forma de discriminação, e o principio da dignidade e bem estar da pessoa humana, que reconhece a liberdade de orientação sexual.

FENAJ REFILIA O SINDICATO DOS JORNALISTAS O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Carlos Augusto Schoroder através da Carta Circular n° 006/2010 - FENAJ dirigiu aos Sindicatos de Jornalistas Filiados à FENAJ a seguinte informação: Companheiros. Em atenção a decisão do juiz primário da 6ª Vara do Trabalho de São Luis, que decidiu pela reintegração do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luis aos quadros da FENAJ, a Diretoria Executiva tomou as medidas cabíveis para a refiliação. Portanto, comunicamos que o Sindicato dos Jornalistas de São Luis foi refiliado e novamente faz parte dos quadros desta instituição.

SEGURO: ANAC ADVERTIU A TAM E A GOL A Agencia Nacional de Avaliação Civil advertiu as empresas aéreas TAM e GOL e exigiu a mediata correção do formato da venda de seguro de viagem para quem compra bilhetes pela Internet. O seguro de viagem é um serviço opcional, mas segundo ANAC, ele aparece nas paginas das duas empresas como opção previamente selecionada como se fizesse parte da tarifa.

O MAIS FALSO E XULO DA IMPRESA BRASILEIRA O escritor teólogo e ambientalista Leonardo Boff ao falar sobre o atual enfretamento entre o presidente Lula e a mídia comercial que reclama ser tolhida em sua liberdade afirmou. "O que está ocorrendo já não é um enfrentamento de idéias e de interpretações e o uso legitimo da liberdade de imprensa. Está havendo um abuso da liberdade de imprensa que, na previsão de uma derrota eleitoral, decidiu mover uma guerra acirrada contra o Presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff. Nessa guerra vale tudo: o factóide, a ocultação de fatos, a distorção e a mentira direta". Mais adiante o escrito destaca: "Precisamos dar nome a esta mídia comercial. São famílias que, quando vêem seus interesses comerciais e ideológicos contrariados se comportam como "famíglia" mafiosa. São donos privados que pretendem falar para todo o Brasil e manter sob cautela a assim chamada opinião pública. São os donos do Estado de São Paulo, da Folha de São Paulo, de O Globo, da revista Veja na qual se instalou a razão cínica e o que há de mais falso e xulo da imprensa brasileira. Estes estão a serviço de um bloco histórico, assentado sobre o capital que sempre explorou o povo e que não aceita um Presidente que vem deste povo", acrescentou Leonardo Boff. O texto é integrante do comentário A Mídia Comercial em Guerra Contra Lula e Dilma.

OS MAIS VOTADOS EM SÃO LUIS Os candidatos que devem ser mais votados em São Luis para a Assembléia Legislativa estão entre Raimundo Cutrim, Ricardo Murad, Roberto Costa, Canindé Barros e Jota Pinto. De acordo com algumas pesquisas, eles devem praticamente definirem os seus mandatos na região metropolitana de São Luis.

PEREIRINHA COM ROSEANA SARNEY O vereador Isaias Pereirinha, presidente da Câmara Municipal de São Luis e já reeleito para mais um mandato é um dos responsáveis pelo crescimento da candidatura de Roseana Sarney na Grande São Luis.

A CORRIDA AO ELEITORADO Os candidatos a governador, senador e deputados federais e estaduais decidiram ir para um vale tudo nos últimos dias que antecedem ao pleito. Na Coligação "O Povo é Maior" a preocupação é diferente em relação as demais. A expectativa é se Jackson Lago mantém a sua candidatura ou renuncia. Caso ele mantenha e seja defenestrado pela Lei Ficha Limpa e não apresente substituto em tempo hábil, os seus votos serão nulos e o pleito poderá ser definido logo no primeiro turno. A sua base política já se dilacera com uma parte já se integrando à campanha de Flávio Dino.

MOVIMENTO SINDICAL COM VALDINAR BARROS O Movimento Sindical Rural do Maranhão vem trabalhando com bastante intensidade para reeleição do deputado Valdinar Barros. Ele tem a sua origem como grande defensor da categoria e das suas aspirações.

Secid sorteia imóveis para o PAC Rio Anil Monte Castelo Alegria e muita emoção. Foram com esses sentimentos que as 224 famílias beneficiadas pelo Programa PAC Rio Anil receberam a chave com o número dos apartamentos onde irão residir, no novo Residencial PAC Rio Anil, na Rua Arimatéia Cisne, Monte Castelo. Na tarde de ontem (27), a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) realizou o sorteio de localização e posterior entrega das chaves dos imóveis. Ao todo, são 14 blocos, cada um com 16 apartamentos de 42 m2 de área construída. Ao condomínio está integrada uma área de lazer com quadra esportiva, playground e área de convivência. O sorteio, que contou com a presença do secretário Filuca Mendes e do gestor do PAC Rio Anil, Artur Boueres, teve o acompanhamento de José Mauro Lemos, auditor da Controladoria Geral do Estado. Um representante da Caixa Econômica Federal (CEF), Wandemilson Nascimento, também prestigiou a solenidade. Uma das beneficiadas foi

Secretário Filuca Mendes parabeniza um dos contemplados com apartamento Maria Antônia Costa Ferreira, andar de um dos blocos. Ca46 anos, que há 14 residia em sada, ela revelou que ainda não uma palafita no Bairro Liber- tem filhos, mas que a partir de dade. Ela disse que por todos agora irá pensar no assunto. esses anos esperou poder "Estava esperando demais realizar o sonho de mudar esse apartamento e enfim ele para o seu próprio imóvel. "Es- chegou. Estou satisfeita e muitou muito emocionada, pois to feliz", disse a beneficiada. Um dos mais entusiasmahá 14 anos espero a realização deste sonho. Hoje, as das era o encarregado geral minhas lágrimas são de ale- de ferragem Jorge Ferreira, 49, que trabalhou na construgria", disse, emocionada. A dona de casa Julikeit ção do condomínio e irá moMachado Nunes, de 27 anos, rar em um dos apartamentos. foi sorteada com um aparta- Ao lado da esposa, Joana mento localizado no quarto Verônica Campos Silva, 46,

ele se disse emocionado e feliz por ter sido beneficiado. "É muito bom quando você trabalha em um lugar onde vai morar. Para mim, é uma alegria muito grande e para minha esposa também", disse. Segundo o secretário Filuca Mendes, a mudança das famílias para os apartamentos acontecerá dentro de 15 dias, quando toda a parte burocrática já estiver completamente viabilizada. "Cada um tinha uma história diferente para contar e muitos sonhos a realizar. E esse sonho está se concretizando agora, graças ao PAC Rio Anil", disse o secretário. A ação faz parte de uma série que integra o projeto. A primeira foi realizada no Bairro Camboa, com a entrega de 288 apartamentos. Foram iniciadas este ano as obras de construção dos novos residenciais que integram o PAC Rio Anil. Ao todo, estão sendo construídos 432 apartamentos, sendo 320 no Bairro da Fé em Deus e 112 no Diamante, que terá uma grande área verde, a ser preservada e incorporada à área de lazer do conjunto.

STF condena deputado a 7 anos de prisão por sonegação de impostos Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) condenaram ontem (27) a sete anos de prisão o deputado federal José Fuscaldi Cesílio (PTBGO), conhecido como Tatico, por sonegação e apropriação indébita de contribuição previdenciária dos funcionários de

um curtume que mantém em sociedade com a filha, Edna Márcia Cesílio. A decisão foi unânime. Tatico terá de cumprir a pena em regime semiaberto e também terá de pagar multa de R$ 6 mil (em valor de 2002, a ser corrigido).

O deputado foi acusado de deixar de repassar aos cofres públicos as contribuições previdenciárias de empregados relativas às folhas de pagamento mensal e também às rescisões contratuais entre janeiro de 1995 e agosto de 2002. A defesa do deputado sus-

tenta que ele nunca atuou na gerência da empresa, que seria administrada pelo filho do deputado, Edmilson José Cesílio. Embora sua filha seja formalmente sócia do curtume, foi absolvida por não haver como atribuir a ela responsabilidade pelas denúncias.

Queimada deixa sete municípios mais o Sistema Italuis sem energia elétrica Um incêndio de origem ainda desconhecida no povoado Pode Ser, localizado a cerca de 15 km de Rosário, provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica a cerca de 29.000 unidades consumidoras. A CEMAR comunica que a interrupção no fornecimento ocorrida desde as 16 horas e 12 minutos de ontem, dia 27 de setembro, aconteceu em virtude do rompi-

mento da Linha de Distribuição de 69 kV no trecho entre Itapecuru Mirim e Rosário, danificada por conta da alta temperatura provocada pelo fogo. Segundo a CEMAR, de janeiro a agosto de 2009 foram 30 interrupções causadas por incêndios. No mesmo período em 2010 já foram 86 interrupções, sendo observado um aumento de 286% nas interrupções do

fornecimento de energia elétrica por queimadas. A Companhia orienta a população a denunciar à Polícia, por meio do número 190, atos de vandalismo ou queimadas ou ainda, em situações de risco a CEMAR orienta a população a ligar imediatamente para o 116 e informar o local do foco da queimada. RISCOS E PERIGOS DAS QUEIMADAS - A baixa umidade do ar nesta época

do ano acaba contribuindo também para situações de risco, como focos de incêndios em áreas onde a vegetação está mais seca. Por isso, a CEMAR alerta que é preciso tomar cuidado para que esses incêndios não cheguem até a rede elétrica, pois podem causar curtos circuitos ou romper os cabos da rede de distribuição, interrompendo o fornecimento de energia elétrica.


3P

O L Í T I C A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Terça-feira, 28 de Setembro de 2010

NA PRESENÇA DE SARNEY

Clóvis Fecury reúne prefeitos em apoio a Roseana, Lobão e João Alberto A residência do deputado federal Clóvis Fecury (DEM), na Ponta d'Areia, transformou-se, ontem, em epicentro da política do Maranhão durante um almoço que reuniu o senador José Sarney, os candidatos ao Senado pela coligação "O Maranhão Não Pode Parar", Edison Lobão e João Alberto de Souza, prefeitos, vereadores e lideranças de dezenas de municípios do estado. Durante a reunião não faltaram manifestações de otimismo em torno da reeleição da governadora Roseana Sarney já no primeiro turno, no próximo domingo. Compareceram ao encontro líderes políticos de todas as regiões do Maranhão. Atenderam ao convite de Clóvis Fecury os prefeitos de Coroará, Luís da Amovelar; de Presidente Dutra, Irene Soares; de Grajaú, Mercial Arruda; de Santa Quitéria, Osmar Leal, o Manim; de Rosário, Marconi Bimba; de Bacabeira, Venâncio Filho; de Itapecuru Mirim, Júnior Marreca, de Primeira Cruz, Sério Albuquerque, entre vários outros gestores. Para Irene Soares, a reunião serviu para reforçar o ânimo das lideranças para que se empenhem pela vitória do grupo em 3 de outubro. "Com certeza, as palavras que ouvimos hoje fizeram aumentar nosso entusiasmo não só pela reeleição da governadora Roseana Sarney, mas pela vitória de todo o grupo", assinalou. Anfitrião do encontro, Clóvis Fecury, que este ano participa do pleito na condição de primeiro suplente do candidato a senador João Alberto de Souza, pediu aos líderes que o apoiaram nas suas duas eleições à Câmara Federal que desta vez se empenhem para garantir a vitória do companheiro de chapa. "Peço a todos que vistam a camisa do nosso grupo e assim como ajudaram a me eleger deputado, dêem seu apoio para que o João Alberto e o Lobão sejam eleitos", observou,

djalrodrigues@bol.com.br

Câmara Municipal faz última sessão hoje antes do pleito A Câmara Municipal de São Luís realiza hoje uma sessão solene, para entrega de título de cidadão e logo encerra as atividades até depois das eleições, no próximo domingo. Todos os vereadores estão envolvidos no pleito, sendo que três deles são candidatos a cargos eletivos. Além disso, no prédio do Legislativo Municipal funcionam várias sessões eleitorais e ele ficará sob os cuidados da Justiça Eleitoral a partir da próxima sexta-feira.

Cassado o vereador que agrediu jornalista

Senador José Sarney falou de oportunidade de desenvolvimento do Maranhão acrescentando que esse es- jeto político, não tenho dúvida va política, a qual não podeforço também será importan- que decidiremos a eleição no mos perder de vista", obserte para que Roseana vença primeiro turno", conclamou. vou. O senador frisou que a Ele enfatizou, ainda, a maior eleição é a mais decisiva da logo no primeiro turno. Edison Lobão observou competência do seu grupo para história do Maranhão, pois que os últimos passos da cor- governar o Maranhão. "Temos acontece em um momento rida eleitoral devem ser os as cabeças pensantes da po- marcado pela virada do país mais rápidos, pois, segundo lítica maranhense e temos que em termos de desenvolvimenele, não se ganha eleição na provar nossa maior capacida- to econômico. "Por muitos véspera. "Nossos candidatos de vencendo a eleição no pri- anos, nosso estado foi esquecido pelo governo federal. Agopedirão votos aos eleitores meiro turno", assinalou. SARNEY - Último a discur- ra, no governo Lula, vivemos maranhenses até o último dia da campanha", salientou, para sar, o senador José Sarney fez outra realidade e temos que em seguida completar: "As li- um breve retrospecto de sua aproveitar a chance. Nesta videranças municipais, como as trajetória política. Lembrou as rada, precisamos de Roseaque estão aqui, são a força idéias que tinha para desen- na no governo, para que o motora da nossa vitória. Sem- volver o Maranhão antes de Maranhão possa distribuir ripre reconheceremos o apoio assumir o governo do estado, queza. E a parceria com os de vocês". Ao encerrar seu dis- em 1966, e as obras que fez prefeitos terá vital importância curso, Lobão ressaltou que em cinco anos de mandato. Da nesse processo", considerou. Para Sarney, o petróleo e toda a infraestrutura que dis- extensa lista, ele destacou o põe hoje o Maranhão, a exem- Porto do Itaqui - que possibili- o gás, riquezas encontradas plo do Porto do Itaqui, das ro- tou a instalação da Vale e da em abundância no Maranhão dovias, entre outros benefíci- Alumar -, a estrada São Luís- e que logo passarão a ser os, foi obra do grupo político Teresina (BR-135), as escolas, exploradas, trarão o desenvolas redes de abastecimento de vimento que o estado precido qual sempre fez parte. Em seu pronunciamento, água e a ampliação da oferta sa. "Vamos nos esforçar no próximo domingo para que o João Alberto destacou que os de energia elétrica. Sarney considerou o en- Maranhão aproveite a virada líderes presentes ao encontro representam uma parcela sig- contro uma iniciativa acerta- do Brasil com Roseana. Esse nificativa do eleitorado mara- da do deputado Clóvis Fecury, objetivo só será alcançado nhense e terão papel decisivo que em sua opinião tem tido com o empenho dos senhono pleito do próximo domingo. uma atuação destacada na res", assinalou. "E eu, já ve"Se as lideranças que aqui política maranhense. "Esta lho, estou aqui para ajudar e estão se empenharem pela reunião tem caráter social, bater palmas", finalizou, visiconcretização do nosso pro- mas também uma perspecti- velmente emocionado.

Câmara concede cidadania ao odontólogo Francisco Paiva O odontólogo e professor da UFMA, Francisco de Melo Paiva foi agraciado pela Câmara Municipal de São Luís com o título de cidadão ludovicense, através de uma proposição de autoria do vereador Albino Soeiro (foto), na manhã de ontem (27). Natural de Crateús, município do Ceará, Francisco de Melo Paiva mudou-se para São Luís em 1969, com o propósito de prestar o vestibular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Nesta instituição, graduou-se no curso de Odontologia, onde integra, atualmente, o quadro de professores. Na capital, atua em hospitais públicos como o Riod, Pan-Diamante e Presidente Dutra. Ouvinte invetera-

Por Djalma Rodrigues

do do Rádio AM, Paiva afirma que, se não fosse dentista, seria radialista. Sua paixão pelo Radialismo levou-o a conquistar um espaço na Rádio São Luís AM, onde apresenta o programa Cultura e Ritmos. "Por toda a sua história de lutas e desafios, sempre acreditando na realização de seus

sonhos; por todos os seus esforços no pronto atendimento de maranhenses oriundos das classes mais carentes; por tudo o que significa como docente de uma das mais importantes instituições de ensino superior do Estado; por ser uma personalidade instigante de atividades esportivas e culturais nesta cidade, enfim, é que torna-se mais do que justa a entrega do título de cidadão ludovicense ao doutor Francisco de Melo Paiva", declarou o vereador Albino Soeiro em seu discurso. Ao final da solenidade, Francisco Paiva agradeceu a Albino Soeiro e demais vereadores da Câmara pela concessão do título.

A Câmara de Vereadores de Pontes e Lacerda (MT) cassou o mandato do vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes (DEM), conhecido como "Kirrarinha", por quebra de decoro parlamentar. Em junho, ele agrediu uma repórter com um tapa no rosto durante uma entrevista. A agressão foi filmada e as imagens foram divulgadas no site de vídeos YouTube. O vídeo já teve mais de 192 mil acessos. A decisão foi tomada na sexta-feira (24) por seis votos a favor, um contra e uma abstenção. Segundo o presidente da câmara, Claudinei Sella (PMN), não há mais possibilidade de recurso no órgão.

Denunciado candidato que é ligado ao PCC A Justiça Eleitoral de São Paulo recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral contra o candidato a deputado federal Ney Santos (PSC) por oferecimento de vantagem em troca de votos. Ex-detento que ficou preso entre 2003 e 2005 por roubo, Claudinei Alves dos Santos, 30, é acusado pela polícia de usar seus postos de gasolina, uma ONG e uma factoring na lavagem de dinheiro e de ter elo com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). De acordo com a denúncia recebida ontem pela Justiça Eleitoral, Santos teria oferecido vale-combustível em troca de votos, quando participou de um churrasco, no último dia 12, realizado em creche conveniada da Prefeitura de São Paulo, na zona Sul da capital.

Ministro diz que imprensa deve ser livre para ‘publicar o que bem entender’ O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, disse que a imprensa brasileira é "absolutamente livre para publicar o que bem entender e informar a população". A declaração, feita em Salvador durante coletiva de imprensa, faz referência à censura imposta pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Tocantins a notícias que relacionem o governador Carlos Gaguim (PMDB), candidato à reeleição, a um suposto esquema de corrupção. Ele afirmou, no entanto, que não tinha "notícias precisas a respeito desse veto". Sobre a Lei da Ficha Limpa, Lewandowski, também ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a lei está em vigor, já que ela não foi declarada inconstitucional pelo tribunal.

Na reta final da campanha, não se consegue encontrar, em São Luís, nenhum dos deputados que disputam a reeleição. &&& Estão todos no corpo a corpo com o eleitorado. Analistas políticos avaliam que haverá uma renovação em torno de 50% na Assembléia. &&& O deputado Cleber Verde e o ex-governador Zé Reinaldo são citados como fichas sujas pelo Congresso em Foco.


4G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

Vidigal diz que é hora de aproximar os senadores da realidade do MA O candidato ao Senado participou ontem de mais uma carreata em São Luís, desta vez no bairro da Cidade Operária, onde garantiu que vai reaproximar o Senado da população, defendendo seus direitos e promovendo leis mais justas. Ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Vidigal lembrou a sua infância humilde na pobreza em Caxias, onde nasceu, e a adolescência em que viveu metido no sofrimento das perseguições por sua militância desassombrada nos movimentos de oposição política no Maranhão. - Não é de hoje que luto pela alternância de poder em meu estado, e essa alternância passa também pelo Senado. Não temo essa luta e estou convicto da vitória no dia 3 de outubro - disse. Vidigal explicou que os senadores do Maranhão vivem afastados da realidade do estado, e que deixam de exercer seus papéis de legisladores, para fazer política, onde cada voto é motivo de barganhas e trocas de favores.

- Como senador, vou estabelecer leis mais humanas; ver as pessoas como gente, vítimas que são de um sistema perverso, que privilegia o Estado, o poder, os poderosos, em detrimento do contribuinte, do cidadão - garantiu. O ministro conclamou os artistas, os poetas, os intelectuais a entrarem nessa luta, pois entende que em toda a história da humanidade quando a pobreza se alargou ocupando espaços, o poder diluiu o juízo dos governantes e a sociedade se vê acuada, sem expectativas de vencer a miséria e vencer aqueles que se mantém à custa dela, alimentados pela ignorância das massas. - Vamos todos juntos nessa guerra pela vida, pois em todos os momentos em que a humanidade fez revoluções ou avançou operando grandes transformações; todos os registros dão conta que sem os poetas, sem os pintores, sem os músicos, sem os romancistas, sem os intelectuais, nenhuma vitória seria alcançada - avisou.

História da Defensoria Pública do Maranhão é registrada em livro Lançado, na manhã de ontem (27), o livro "A Política Pública de Assistência Jurídica: a Defensoria Pública no Maranhão como reivindicação do campo democrático popular", do advogado e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/ DF, Ulisses Terto Neto. A solenidade contou com a participação do defensor geral, Aldy Mello de Araújo Filho; da corregedora, Fabíola Barros; do presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão, Antônio Peterson Leal; e da professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão, Cláudia Gonçalves. Para Aldy Mello Filho, "o livro do doutor Ulisses é leitura obrigatória para todos que desejam conhecer a trajetória da Defensoria do Maranhão nos primeiros anos de existência, à luz das reivindicações dos movimentos sociais. Diante dos graves problemas sociais experimentados pela sociedade brasileira, a Defensoria emerge como instituição essencial à realização do ideal democrático da República Brasileira, que é a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual". O livro é fruto de pesquisa para dissertação de mes-

trado, realizada por meio do Programa de Políticas Públicas, da Universidade Federal do Maranhão, sobre o processo de implementação da Defensoria Pública do Maranhão. "Nesta obra, faço uma interpretação da luta social pelo acesso à justiça como uma expressão da democracia. O trabalho científico é uma reflexão sobre a dignidade da pessoa humana, os direitos fundamentais e a questão da nova cidadania", esclareceu o autor. Segundo ele, a obra faz um breve resgate histórico da Defensoria colocada como um órgão fundamental na garantia de direitos. Também provoca uma discussão acerca da eficiência, eficácia e efetividade da DPE/MA numa sociedade que apresenta um percentual de 57% da população como usuário em potencial dos serviços da Defensoria. Durante cerimônia de lançamento, o autor Ulisses Terto destacou a participação de várias entidades do campo democrático popular no processo de implementação da Defensoria, dentre elas a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Açailândia e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini. FUNDADOR: Udes Lemos da Cruz

DIRETORA GERAL Nonata Marques

SUPERINTENDENTE Jorge Luis Raiol

EDITOR Djalma Rodrigues E-mail: atosefatos@elo.com.br O jornal Atos e Fatos é uma publicação da COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDA Redação e parque gráfico-Avenida Guaxenduba - nº 285 Centro - Fone: 3254-0597-CEP-65000-000 CNPJ. 23.671.134/0001-30

São Luís-MA, Terça-feira, 28 de Setembro de 2010

“VAMOS VENCER”

Jackson refuta boatos da oposição e diz ter confiança da vitória nas urnas "Minha candidatura não está sub judice. Ela foi aprovada pelo TRE do Maranhão por ampla maioria, por seis a zero. Há recursos apresentados por pessoas que não têm compromisso com a democracia. É como se não bastasse eles terem desrespeitado 1,3 mil eleitores e colocado quem não ganhou. Nossa candidatura está registrada e será vitoriosa. Ela está muito mais forte que há quatro anos. Vamos vencer e governar com a experiência adquirida nos dois anos que passamos no governo", afirmou Jackson Lago (PDT) durante entrevista ao programa Balanço geral, na TV Cidade (Record), ontem. O candidato da Coligação "O Povo é Maior" (PSDB-PDT-

PTC) destacou que a principal proposta para a educação no seu governo será dar continuidade ao projeto de entregar 300 novas escolas de ensino médio e profissionalizante, concomitantemente a uma campanha imensa para erradicar o analfabetismo. "Nossa intenção de erradicação essa doença grave é um dos nossos compromissos", ressaltou o candidato. Para Jackson Lago o problema da saúde no Maranhão tem que ser racionalizada como é definida na política pública do Sistema Único de Saúde. Além dos postos, o médico apontou como solução a construção de unidades para atender casos de alta complexidade em regiões estratégicas do estado. Essa racionalidade do sistema será

alcançada através da integração do agente comunitário de saúde ao sistema. O Maranhão tem 15 mil agentes comunitários de saúde, dividindo responsabilidade. "Eles prestam um serviço formidável", destacou o candidato. Ele enfatizou ainda a importância do estado voltar a ser um celeiro de produção agrícola, apoiado por programas como o FUMACOP, Fundo de Combate à Pobreza, criado em sua gestão. "É importante que o estado receba grandes projetos, mas que volte a produzir, principalmente através da tecnologia na agricultura", disse Lago. Estrada e energia são apontadas como pilares de sustentação desse crescimento. Jackson Lago criticou a

descentralização da reforma agrária que se distanciou do problema em sua raiz. "A partir de janeiro, se esta for a vontade do povo, vamos restabelecer o entendimento para reimplantar a ouvidoria agrária no Maranhão para evitar essas injustiças" disse. O candidato ao governo do estado nas eleições do dia 3 de outubro concluiu a entrevista em pouco mais de quinze minutos, agradecendo à recepção carinhosa e de apoio que tem recebido no interior do estado e nos bairros de São Luís. Jackson Lago disse que seu retorno ao governo vai permitir que seja concluído o projeto Rio Anil, beneficiando mais de 50 mil pessoas: "Queremos continuar aquilo que ao longo dos anos construímos".

Sagrima instala Câmara Setorial da Mandioca A população maranhense consome 18% da produção nacional de farinha de mandioca. O Maranhão ocupa o 5º lugar na produção da mandioca, apesar de aparecer no último lugar no ranking nacional de produtividade, com apenas oito toneladas por hectare, quando a média nacional é de 14 toneladas por hectare. Estes e outros dados foram apresentados, nesta segunda-feira (27), na solenidade de instalação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca, realizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). Com a criação da oitava câmara setorial uma das ações previstas é a diversificação no consumo da mandioca, que hoje tem 70% de sua produção destinada à produção de farinha e o restante para fécula e tiquira, produzida principalmente nas regiões dos Lençóis Maranhenses e Baixo Parnaíba. Estão previstas ações voltadas para o fortalecimento da assistência técnica, aumento da produtividade e da produção da mandioca, incentivo à instalação de agroindústrias e cursos de beneficiamento de mandioca, visando a melhoria da qualidade da farinha produzida, além de instalações de equipamentos mais modernos e cursos de gestão para agregar valor ao produto. O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Afonso Ribeiro, propôs a articulação com empresários para que eles possam ser inseridos neste processo. "Vamos marcar uma visita a algumas agroindústrias de farinha para despertar o interesse dos empresários em investir no agronegócio", sugeriu. Estavam presentes na instalação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca representantes de diversas entidades e órgãos, dentre eles, a Empresa Brasilei-

Afonso Ribeiro falou dos resultados das Câmaras Setoriais ra de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) dos Cocais e Planícies Inundáveis, Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Agência de Defesa Agropecuária (Aged), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Sedagro), Banco do Brasil e Banco da Amazônia. Em relação ao crédito rural, o representante da Superintendência do Banco da Amazônia, José Nunes de Oliveira disse que somente em outubro deste ano serão disponibilizados R$ 2 milhões para a cultura da mandioca, o que deve atender a mil famílias de agricultores familiares. "Temos mais recursos com valores ainda maiores, mas infelizmente a demanda ainda é pouca", ressaltou.

O coordenador da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca, Luiz Coelho, disse que a previsão é de que a câmara seja composta por 15 membros. "Vamos formalizar o convite para que possam ser indicados os titulares e os suplentes", explicou ele. Luiz Coelho citou como exemplo de ações já desenvolvidas no Maranhão, o Convênio Embrapa Mandioca e Fruticultura, com a interveniência da Agerp e apoio da Embrapa Meio Norte (envolve os estados do Piaui e Maranhão), que resultou numa produtividade média de 21 hectares no Território da Cidadania Lençóis/Munin, apesar da fragilidade daqueles solos. AS CÂMARAS SETORIAIS - O secretário Afonso Ribeiro, informa que já foram criadas as câmaras de Fruticultura e Hortaliças, Mel, Ovinocaprinocultura, Leite, Grãos, Floricultura e a mais recente, que é a de

Pesca e Aqüicultura. "As câmaras são fóruns, onde representantes dos mais diversos setores, da iniciativa privada e setor público, discutem os problemas e as soluções para o fortalecimento dos elos das cadeias produtivas", explicou Afonso Ribeiro. O secretário lembrou alguns resultados positivos alcançados pelas outras câmaras setoriais. "De acordo com as demandas apresentadas durante os debates nas câmaras nós articulamos algumas ações, como a redução do imposto do ICMS de 17% para 2% para o leite industrializado, a implantação da Delegacia do Meio Ambiente em Imperatriz e a instalação da Embrapa Cocais e Planícies Inundáveis. Estamos trabalhando a revitalização da produção de mel na Baixada Maranhense e o funcionamento do abatedouro de caprinos do município de Cantanhede", destacou.


5G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

EDUCAR É PRECISO

Assinada ordem para instalação do Procentro no antigo prédio do Marista O secretário de Estado de Educação, Anselmo Raposo, assinou, ontem (27), a ordem de serviço para o início das obras de reforma do antigo prédio do Marista que sediará o Procentro Marcelino Champagnat - Escola de Tempo integral, Centro de Idiomas e de Formação de Docentes. Esta é a segunda ordem de serviço para reforma de prédios que serão transformados em escolas de tempo integral, assinadas pelo Secretário de Educação, em menos de sete dias. Semana passada a comunidade do bairro da Vila Palmeira e adjacências testemunhou o início das obras de recuperação do antigo Colun. O prazo de conclusão das obras do Procentro Marcelino Champagnat é de 90 dias, o prédio será entregue em dezembro e a reforma custará R$ 954.989,98. A princípio, as obras de reforma irão atingir as estruturas prediais. No parque esportivo as obras estão previstas para iniciar em 2011. A Secretaria de Educação (Seduc), com vistas na formação também de cidadãos através do esporte, está buscando parcerias para a reforma do parque esportivo, já com vistas nas Olimpíadas de 2016, na cidade do Rio de Janeiro. As aulas do Procentro iniciarão em fevereiro de 2010, com seis salas de aula, atendendo 240 alunos, que serão matriculados na 1ª série do

São Luís-MA, Terça-feira, 28 de Setembro de 2010

Site: atosefatos.jor.br

Prédio do antigo Colégio Marista onde será Procentro Marcelino Champagnat

Bastidores dos MUNICÍPIOS Por Isaias Rocha

e-mail: isaiasrocha21@gmail.com

FRASE DO DIA

A oportunidade de ouro que você está procurando está dentro de você mesmo. Ela não está no ambiente, ela não está na sorte ou chance, ou na ajuda dos outros; ela está somente em você. (Orison S Marden)

DENÚNCIAS

Os professores e alunos do Projovem Trabalhador de Olho d'Água das Cunhãs se dizem vítimas das artimanhas políticas do ex-secretário de esporte e juventude o deputado Roberto Costa, e ameaçam denunciar na justiça comum e no ministério do trabalho, os desmandos do programa eleitoreiro...

PERSEGUIÇÃO

...Uma queda de braço entre o prefeito de Olho d'Água das Cunhãs, José Alberto, e o vereador de Pio XII, Assis Filho, teria sido o motivo da perseguição imposta pelo secretário aos alunos e professores. O vereador tentou colocar no programa sete professores de Pio XII, como o prefeito não aceitou a imposição, a briga começou.

PRESTÍGIO

O candidato a deputado estadual, Lima Neto (PMN) terá uma boa votação em pelo menos cinco dos sete municípios da região do Munim. A sua carreata gigantesca realizada no último domingo(26), foi uma mostra do seu forte prestígio político.

DO DIREITO

Ensino Médio. A escola ainda irá oferecer aulas de música, empreendedorismo, teatro, protagonismo juvenil e esportivo. O prédio também irá sediar o 1º Instituto de Idiomas Público do Brasil, sendo o Maranhão pioneiro nessa prática do ensino público de qualidade. Além disso, será instalado no antigo Marista, um espaço de formação continuada para professores. Tratase do Centro Maranhense de Formação do Educador, que visa por em prática a política de capacitação de professores e gestores escolares idealizada pela Seduc. A entrega do Procentro à comunidade significará um aumento expressivo no ensino e qualificação dos professores da rede estadual de ensino, segundo o secretário de

Educação, Anselmo Raposo. "Poder entregar o prédio do Antigo Marista, o Procentro Marcelino Champagnat, é uma satisfação muito grande para todos nós da Seduc. Eu, aqui estudei e depois de quase trinta anos que saí dessa escola, tenho a oportunidade de entregá-la novamente à população maranhense, servindo para o seu fim maior, que é a educação de qualidade no Estado," disse emocionado. O Procentro colocará o Estado como referência para a educação no país. A coordenadora pedagógica do Procentro, Áurea Borges, disse que "o espaço tem em sua essência o fomento do saber. Aqui iremos desempenhar várias atividades educacionais, e a proposta é de um ensino com um alto grau de qualida-

de. Iremos caminhar em várias vertentes, a da qualificação aos nossos jovens através, do Procentro e do Centro de idiomas, e capacitação dos os nossos professores, por meio do nosso Centro de Formação de Docentes," pontuou a Coordenadora. HOMENAGEM - Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço do Procentro, Anselmo Raposo, recebeu do Colégio Marista, a Honraria Marcelino Champagnat uma mostra de reconhecimento pelo trabalho e empenho para transformar as antigas instalações da escola em centro de referência. Após as formalidades, o secretário convidou a todos os presentes para percorrerem os corredores da escola e testemunharem a atual situação do prédio.

Candidato sub judice é a expressão mais falada nesses dias que antecedem a hora do voto. Tudo por causa da Lei da Ficha Limpa. A ex-prefeita de Caxias, Márcia Marinho(PMDB), candidata a deputada estadual está entre os casos.

RETA FINAL

Chegamos à ultima semana da campanha eleitoral. No próximo domingo, os eleitores maranhenses decidem quem serão os candidatos vitoriosos. Antes, porém, saem novas pesquisas da Escutec e do Ibope, e tem o debate da TV Mirante nesta terça-feira.

BONDADES

Falando nisso... Nessa última semana de campanha, candidatos ao governo preparam "pacotes de bondades". A iniciativa é comum em diferentes ideologias - tanto pela direita quanto pela esquerda. Afinal, mutreta não tem preferência política.

BAGACEIRA

Quando estava atrás de Serra nas pesquisas, Dilma dizia não ver problema em ter dois palanques no Maranhão e apoiava tanto Roseana Sarney quanto Flávio Dino. Hoje, na frente, descartou Dino como bagaço de laranja.

CARÁTER

Para abandonar o aliado comunista, Dilma alegou que ele está "atrás nas pesquisas". Ela esquece que Dino apoiou sua candidatura quando ela estava "atrás nas pesquisas" e precisava muito dele.

IDEIA DE JEGUE

Burrice eleitoral é o que a prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio (PDT), vem cometendo. Exige que os servidores apareçam nos eventos dos candidatos. Só gera revolta contra os candidatos.

VOTO ÚTIL

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Marcelo Tavares (PSB), já prega o voto útil porque "não vale a pena votar em candidatos que tenham oito ou dez pontos e não chegarão lá". Ele defendeu a proposta durante discurso realizado na cidade de Chapadinha.

REAJUSTE

Os vereadores de Montes Altos aprovaram na última sexta-feira (24) o Projeto de Lei nº 16/2010, de autoria do Poder Executivo Municipal, que concede reajuste salarial aos profissionais do magistério do quadro efetivo que estão em atividade em sala de aula e abono salarial aos auxiliares de serviços gerais do município.

OFICINAS

Durante três dias no município de Ribamar Fiquene, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, com o apoio cultural da Vale, coordenou o programa de atividades das oficinas de garrafa pet e papelão, biojoias com sacolas plásticas, arranjos floral, origame jornal e o rap ambiental, ministradas pela equipe da Companhia Cambalhotas Expressões Artísticas.

'SAFRA CHEIA'

A Câmara Municipal de João Lisboa aprovou nessa semana, por unanimidade, o Projeto de Lei, de autoria da vereadora Maria Rodrigues Araújo, a Maria do Sindicato, que cria o "Programa Safra Cheia", cujo objetivo é fazer com que o município ofereça transporte gratuito aos pequenos e médios agricultores que necessitam escoar a produção agrícola do interior até a sede do município.

INAUGURAÇÃO

A comunidade do povoado de Itatuaba, município de Icatu, recebeu na última quarta-feira (23), uma moderna escola de ensino médio, com seis de salas de aula, sala de informática e quadra poliesportiva coberta. Trata-se do Centro de Ensino Raimunda Paixão, construído pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), com capacidade para atender cerca de 700 alunos. A escola foi entregue à população pelo secretário de Educação, Anselmo Raposo, e pelo prefeito Juarez Lima.

CAIU A FICHA

Em Tutóia, numa roda de políticos, o deputado federal Sarney Filho (PV), candidato à reeleição, admitiu que o segundo turno será inevitável entre sua irmã, Roseana Sarney e um dos candidatos da oposição. Só agora que a ficha caiu?


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

CLASSI & CAMILE Responsabilidade da Gislane Publicidade

9606-9004 Horários: 2ª, 3ª e Sábado - 8:00 às 12:00

(098) 8895-4518

Deleicious Salgados VENDE-SE Sa do lgado ces , b s em olo ge s, e ral etc , ...

TRATAR COM REGIANE CONTATO: 8823-8102 E-MAIL: 1303@hotmail.com

U

ma casa na Aveni da Principal da Cida de Olimpica com 7 compartimentos e uma área de 20 metros

Tratar: (98) 8854-8036


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

A

LUGA-SE APARTAMENTO TIPO (KITNE TE) NO COHATRAC IV: SALA, COZINHA AMERICANA, QUARTO E BANHEIRO. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO!!!

**TRATAR COM CARLOS: 88134970**


8E

S

P

O

R

T

E

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Maldonado volta ao time titular do Flamengo O problema médico de Toró, que reclamou de dores na coxa direita, abriu brecha para o retorno de Maldonado ao time do Flamengo. O chileno, que nem no banco ficou contra o Palmeiras, no último sábado, será titular na partida desta terça-feira contra o Goiás, no Serra Dourada. - Maldonado é um jogador experiente, que vem progredindo. Ele precisava de ritmo de jogo e agora está pronto para participar da partida - disse Silas. O chileno volta ao time titular depois de exatamente um turno. O último jogo dele desde o início foi na derrota por 2 a 1 para o Goiás, no Maracanã. - Tenho que passar tranquilidade. No momento que a gente está precisamos conversar. Aos poucos vamos encaminhando o time para ficar em boa condição na tabela disse o volante. Depois de três dias fora para resolver um problema particular, Ronaldo Angelim retornou aos treinos ontem. Ele está re-

lacionado e disputa posição com Jean no time titular. Na entrevista coletiva, Silas voltou a justificar a saída de Juan no primeiro tempo da partida contra o Palmeiras. Segundo ele, o jogador estava desobediente taticamente. O treinador discorda de que tal tipo de mudança "queime" o atleta. - Foi tudo normal. Quando a gente faz uma substituição daquele jeito não é para expor. A ideia principal é o Flamengo. Taticamente, o Juan não estava bem. O que eu fizer para tentar a vitória será importante. Juan, assim como Léo Moura e outros, foram campeões, mas não têm lugar garantido - disse. Em 16º lugar, com 28 pontos, o Flamengo enfrenta o Goiás nesta terça-feira, no Serra Dourada. A partida começa às 21h10m (de Brasília). Provável escalação: Marcelo Lomba; Léo Moura, David Braz, Ronaldo Angelim (Jean) e Juan; Maldonado, Willians, Kleberson e Renato; Deivid e Diogo.

Jorge Henrique completa 100 jogos pelo Timão diante do Bota Jorge Henrique alcançará, nesta quarta-feira, a marca de cem jogos pelo Timão. Campeão paulista e da Copa do Brasil pelo clube, o atacante celebra a regularidade nas duas temporadas em que esteve no Parque São Jorge. - Chegar a essa marca é sinônimo de identificação com o clube e com a torcida. Ter esse sabor no Corinthians é mais do que especial. Tenho muito a agradecer por vestir essa camisa - disse, por meio de sua assessoria de imprensa. O centésimo jogo do atacante pelo Corinthians será justa-

São Luís-MA, Terça-feira, 28 de Setembro de 2010

Site: atosefatos.jor.br

mente contra seu ex-clube, o Botafogo. Como motivação para o confronto, Jorge Henrique pensa no bom desempenho do time em casa. Desde que trocou de Alvinegro, o jogador atuou 46 vezes no estádio, saindo vitorioso em 35 ocasiões. - Seria legal engrossar ainda mais esses números positivos no Pacaembu contra o Botafogo, pois não podemos perder o Fluminense de vista na tabela. Corinthians e Botafogo se enfrentam às 22h desta quarta-feira, no Pacaembu. O confronto de alvinegros é válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

PARA NÃO SER REBAIXADO

Galo precisa fazer 25 pontos NOS ÚLTIMOS 13 JOGOS O técnico Dorival Júnior chegou ao Atlético-MG com a difícil missão de tirar o time da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Porém, logo na primeira partida sob seu comando, o alvinegro saiu derrotado pelo Grêmio, na Arena do Jacaré, por 2 a 1. Com isso, o Galo permanece com 21 pontos e ocupa a vice-lanterna. Mais do que nunca, o time faz as contas para evitar que o fantasma de 2005 se repita. Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, qualquer time se livrará do

rebaixamento com 46 pontos, independentemente do número de vitórias. Assim, o Atlético-MG precisaria de, teoricamente, 25 pontos para permanecer na Série A. Como ainda faltam 13 rodadas, com apenas 39 pontos em disputa, a missão é dificílima, já que o clube teria de obter um aproveitamento de 64%. Daqui para frente, o aproveitamento do Alvinegro precisará ser igual ao do líder Fluminense, que tem 64%. Tristão afirmou também que as chances de rebaixamento do Atlético-MG são de 89%.

Para dificultar ainda mais a vida do Atlético-MG, os próximos compromissos não serão nada fáceis. Até o fim do Brasileirão, serão sete jogos fora de casa, incluindo os compromissos contra Internacional, Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo. Dentro de casa, os mineiros ainda receberão equipes como Corinthians, Botafogo, Santos e Flamengo. Nesta quarta-feira, em Fortaleza, o Galo enfrentará o Ceará, que - na última rodada - sofreu uma goleada de 5 a 0 do Avaí.

Nos últimos Brasileiros, média para escapar foi de 45 pontos Nas últimas edições do Brasileirão de pontos corridos, a média para escapar da zona de rebaixamento foi de 45 pontos. Em 2009, o Fluminense, 16º colocado, terminou a competição com 46 pontos e 14 derrotas. No ano anterior, o Náutico fez 44 pontos, com 16 derrotas. Em 2007, foi o Goiás que fugiu da série B, também com 45 pontos, mas com 19 derrotas. O Palmeiras, com 44, permaneceu na elite em 2006, terminando a competição com 18 derrotas.

Após garotos brilharem, veteranos assumem comando do Santos No primeiro semestre deste ano, a badalação em cima do Santos foi praticamente motivada pelo sucesso dos garotos. Com um futebol rápido e encantador, Neymar, Ganso, André e Robinho, que não é mais garoto, mas reencarnou o espírito de "menino da Vila" em sua volta ao clube, levaram o Peixe aos títulos do Paulista e da Copa do Brasil. Na segunda metade do ano, a importância dos jogadores mais experientes do elenco ficou evidente. A contusão de Ganso, as saídas de André, Robinho, e as polêmicas de Neymar colocaram nos holofotes

nomes como Edu Dracena e Marcel, por exemplo. - Procuramos auxiliar os mais jovens. Pelo que já passamos no futebol, podemos ajudá-los. Mas sempre acontecem coisas novas. Então também aprendemos nessas situações. Sentamos e conversamos, o grupo está mais maduro. O Santos provou que tem um elenco forte e unido para sair de algumas situações e seguir no caminho das vitórias - disse o capitão Edu Dracena, de 29 anos. A confusão envolvendo Neymar, que culminou na demissão do técnico Dorival Jú-

nior, ainda reflete no grupo. No entanto, a experiência desses atletas nas conversas internas foi fundamental para acalmar a situação. Marcel, de 28 anos, está se firmando como titular na Vila Belmiro. E não apenas fora de campo. Dentro das quatro linhas, o atacante tem cumprido papel importante. É o vice-artilheiro do Peixe no Brasileirão, com sete gols. Neymar tem oito. - Acho que essa mescla de jogadores mais experientes com jovens é interessante. Não importa quem vai decidir o jogo, o que importa é o time vencer - completou Marcel.

Para Dracena, elenco provou que consegue se recuperar de qualquer adversidade

Grêmio inverte tradição com Renato: Forte fora, frágil em casa Foi assim com treinadores como Mano Menezes e Paulo Autuori: o Grêmio, em casa, passava por cima de qualquer adversário; quando saía, só faltava cavar um buraco no chão e pular dentro, tamanha a timidez. O futebol tricolor parecia dependente dos gritos da torcida gremista. Mas não parece mais. Em 2010, especialmente depois da chegada de Renato Gaúcho, o time dá sinais de estar mais confortável como visitante do que em casa. Somando os tempos de

Silas com o período do Grêmio sob o comando de seu novo treinador, a pontuação ainda é maior no Olímpico do que no lar dos oponentes. Em seu estádio, o Tricolor disputou 12 jogos, com cinco vitórias, três empates e quatro derrotas. Fora, a equipe gremista perdeu tanto quanto no Olímpico, mas venceu menos: apenas três vezes, com outros seis empates. As três vitórias como visitante, coincidência ou não, são nas últimas três partidas longe do Olímpico.

Em todas, Renato era o técnico. A chegada do treinador provocou uma virada curiosa em uma tradição recente do Grêmio. Com ele, o Tricolor tem mais pontos fora de casa (11) do que no Olímpico (dez). Dos últimos cinco jogos disputados pelo time gaúcho diante de sua torcida, foram apenas duas vitórias, contra Guarani e Atlético-GO. Santos e Palmeiras venceram o Grêmio no Olímpico, e o Flamengo conseguiu arrancar um empate. Não faltam provas para a

força do Olímpico. Entre 2008 e 2009, o Grêmio conseguiu ficar mais de um ano invicto em seu lar. Na Libertadores de 2007, só foi derrotado em casa na finalíssima, para o Boca Juniors. É por essas e outras que os tricolores enxergam mais motivos para animação com a campanha como visitante do que decepção para o rendimento como mandante. A impressão é de que o time voltará a ter a força de antes no Olímpico. E aí, automaticamente, crescerá na tabela do Brasileirão.


9T

E L E V I S Ã O

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Horóscopo ÁRIES Comece a semana cuidando melhor do seu dinheiro e de seus bens - hoje é o dia certo pra saber de informações preciosas que poderão tornar sua vida mais prospera. Consulte especialistas se for o caso. Amor em alta! TOURO Você falará com o coração hoje e espelhará bem suas verdades aos próximos. Lua em seu signo arma aspecto positivo e poderoso com Mercúrio, favorecendo início de tratamentos, diagnósticos e exames em geral. Elegância. GÊMEOS Se faltavam apoios pra você se convencer de uma decisão, hoje receberá inequívocas provas de que é valorizado, benquisto e que pessoas levam-no em consideração de verdade. Apenas seja discreto sobre seus planos mais íntimos. CÂNCER Através de um amigo poderá saber de curso ou exercício que irá melhorar autoconfiança, fique de olho também nas informações do ambiente imediato. Decisões praticas que visem estabilidade afetiva e financeira em destaque. LEÃO Semana começa agitada pra você, que está com mais consciência do tempo e das tarefas urgentes a cumprir. Capriche na imagem e cuide de sua reputação! Viagens em alta. Boa comunicação é importante agora. VIRGEM Faro preciso mantem você na linha certa, sem distrações, e há quem o ajude a ir mais longe ainda! Comunicação, divulgação e mídia em alta - cuide bem desses elementos no seu trabalho. Saúde se fortalece, provas de amor. LIBRA Sol e Saturno muito próximos em seu signo até comecinho de outubro caracteriza vitalidade em baixa e necessidade de respeitar seus limites pra valer! O fim de algo aumenta desanimo. Muito esforço pra pouco resultado.

Si te : atosefatosj .or.br

Doutzen Kroes é capa da ‘Elle’ francesa A modelo Doutzen Kroes é a capa da revista "Elle" francesa, edição de setembro. A publicação trará um ensaio com Doutzen, uma das modelos mais bem pagas do mundo. A revista denomina o ensaio da holandesa como "simplesmente divino".

Em rádio, Valesca Popozuda levanta a saia e mostra bumbum siliconado O sucesso dos 550 ml de silicone implantados no bumbum de Valesca Popozuda não para! Na sexta-feira, 24, a funkeira participou do programa da rádio Beat 98 FM. Valesca mostrou para o radialista Tino Junior o resultado de sua plástica que a fez pular do manequim 40 para o 44. Com vergonha zero, ela levantou a minissaia e exibiu ali mesmo a nova silhueta.

Ciara exibe o corpão em fotos provocantes

Luan Santana vai gravar seu segundo DVD no Rio

Ciara é a estrela da edição de outubro da "Maxim". A cantora, conhecida por sucessos como "Love, Sex & Magic", em que faz dueto com Justin Timberlake, exibe as curvas em biquínis provocantes em um ensaio ousado para a publicação. Além de posar para ensaios sensuais, rumores dão conta de que Ciara estaria tendo um affair com o rapper 50 Cent. Em entrevista recente, a cantora contou como seria o homem ideal. "Eu quero alguém com quem eu possa trocar confidências, divertido, que me apoie e motive. E que seja sexy também", afirmou.

ESCORPIÃO Tensão nos contatos sociais, capriche mais pra se dar bem com as pessoas, escorpionino! Aceite um convite, pode ser interessante, especialmente pra sua alma. De algo sem importância surgirá um efeito profundo. SAGITÁRIO Respire fundo e comece a semana cuidando dos aspectos práticos de suas incríveis ideias avançadas! Apóie-se em Virgem e Touro pra chegar lá. Amor, sexo e paixão são temas que vibram na surdina. Melhor ser discreto. CAPRICÓRNIO Com um cenário astral que aponta dificuldades pra realizar intentos importantes, resta manter a posição, contentar-se com pouco. Na pressão você não vai conseguir nada. Saúde deve ser vigiada. Aparência e reputação idem. AQUÁRIO Mais importante e mais fácil de lidar hoje é entorno íntimo, família, vida privada. Ali é que são exigidas intervenções criativas, engenhosas, exatas e originais. Tome as decisões necessárias, mas não se desgaste no trabalho. PEIXES Pelo jeito você terá de cortar uma fonte de renda nos próximos dias! É conclusão lógica e respeito por seu valor, também o fim de uma sociedade pode abalar sua segurança. Nem se preocupe, Júpiter está protegendo você!

São Luís-MA, Terça-feira, 28 de Setembro de 2010

Angel sulafricana posa de lingerie em ensaio para grife A modelo sul-africana Candice Swanepoel, que integra o time de Angels da grife Victoria's Secret, estampa novo catálogo de lingerie da marca. As fotos foram divulgadas na terça-feira.

Milena Toscano: ‘Eu posaria nua, sim’ Milena Toscano afirmou, durante a festa de lançamento da novela "Araguaia", na quinta-feira (23), em São Paulo. que aceitaria fazer um ensaio nu. "Eu posaria nua sim, mas não agora", disse, após comentar as fotos sensuais que fez para a revista VIP. "Eu sou modelo desde a adolescência, então fazer esse tipo de foto é tranquilo para mim".

Atenção, fãs de Luan Santana. O sertanejo acabou de divulgar em seu Twitter que vai gravar o segundo DVD de sua carreira no HSBC Arena, no Rio. O show deve acontecer no dia 11 de dezembro com as presenças de Ivete Sangalo e Zezé Di Camargo e Luciano. A gravação do primeiro DVD de Luan Santana reuniu cerca de 85 mil pessoas, em agosto do ano passado, no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande. "A gente pensou muito, viajamos o país inteiro e eu sei que onde quer que seja a família Santana vai estar presente! (...) Preparem-se porque este vai ser o projeto da minha vida e acredito que da vida de vocês também. (...) Nunca nenhum sertanejo gravou um DVD no Rio e acho que vai ser um DVD surpreendente amores. Confiem na gente", escreveu o cantor no Twitter.

Novelas PASSIONE Noronha garante a Fred que não sabe de nada sobre o suposto roubo de Saulo. Laura enfrenta Melina e afirma que não vai mentir para Bete sobre Diana. Mônica conta para Sinval que Danilo era o pai do filho de Fátima. Bete mostra a carta anônima para Mauro. Antero pede a Gemma para não contar nada a Brígida sobre o passado deles. Stela e Sinval tentam encontrar Danilo. Fátima pergunta a Felícia se Mauro é o seu pai. Kelly se emociona ao ver Clara trabalhando na cantina. Diana diz a Mauro que assinará o divórcio depois da corrida de Gerson. Mônica pede ajuda a Lorena para afastar Sinval de Fátima. Danilo implora ajuda a Saulo, que o expulsa de casa. Bete pergunta a Laura o que aconteceu entre Melina e Diana. Noronha conta para Saulo a conversa que teve com Fred. Brígida recebe uma carta anônima idêntica à recebida por Bete. Totó pensa em Clara. Valentina aparece na cantina onde Clara trabalha. Stela pergunta de Danilo para Arthurzinho, quando Saulo surge na sala. Lorena vai à casa de Agnello tirar satisfações sobre o relacionamento do ex com a sua mãe. TI TI TI Edgar combina com Marcela de fugirem para o Rio de Janeiro. Luti confessa que Ariclenes é seu pai e Valquíria não se conforma com a mentira do namorado. Suzana manda prender Ariclenes por invasão a domicílio, mas acaba retirando a queixa contra o ex. Clotilde envia as fotos de Camila na boate para sites de fofoca. Jorgito vê as fotos de Camila na internet e avisa à irmã. Camila teme que Edgar desista de se casar com ela. Luisa vê Marcela partindo e conclui que ela foi encontrar Edgar. Amanda aparece na casa de Jorgito para consolar Camila. Luisa conta para Bruna que Edgar saiu do flat e pode ter desistido do casamento. Marcela encontra Edgar no aeroporto. Luisa insiste que Bruna beba água e a dopa com um remédio para dormir. Gustavo pede para Luisa localizar Edgar e ela pressiona Julinho. Ninguém consegue achar Edgar e Camila acredita que ele realmente desistiu do casamento. Gabriela discute com Valquíria. Luti entrega as flores de Victor Valentim na casa de Camila e fica fascinado ao vê-la vestida de noiva. ARAGUAIA Antoninha se surpreende ao ver Solano e descobrir que ele é seu neto. Fernando fica eufórico com o tamanho das terras de Antoninha. Solano tenta domar o cavalo de Manuela. Cirso avisa a Manuela sobre a presença de Solano. Max demite Cirso porque ele não ter feito a lista com nome dos funcionários que tiraram folga sem permissão. Antoninha se emociona ao conhecer o filho Fernando, mas teme por sua vida e o manda ir embora do Araguaia com o filho. Solano entrega o cavalo para Manuela e a beija. Manuela se enfurece com a ousadia de Solano e os dois discutem. Antoninha pede para contar a verdade sobre as origens de Fernando, mas ele se recusa a ouvir a mãe. Cirso resolve entregar a Max a lista com o nome dos trabalhadores para ter seu emprego de volta. Solano se revolta com a atitude do pai em não querer ouvir a avó e o leva à força até seu quarto. Manuela tenta disfarçar o interesse por Solano. Vitor aparece de surpresa na fazenda de Max e Manuela fica decepcionada. Antoninha conta para o filho sobre a maldição que acomete os homens de sua família que permanecem no Araguaia. MALHAÇÃO Catarina se esquiva de um beijo de Pedro. Dodói reclama das compras de Pintinho para o café da manhã. Maicon lamenta com Zica o fato de ele não poder mais jogar futebol. Catarina conta para Babi e Lorelai que ficou com Pedro. Maicon destrata Babi, que fica surpresa. Catarina impede Eric de beijá-la. Fred lembra que Theo o empurrou no dia do seu acidente. Maicon se preocupa com a reação de Zica à sua nota baixa no teste de português. Odilon estranha os espasmos no braço de Fred durante sua aula. Creuza comenta os sinais que viu em Fred e Cláudia fica preocupada. Ângela disfarça o choro depois que Pedro assume gostar de Catarina. Lúcio fica transtornado quando Eric afirma que está em dúvida sobre seu depoimento para a advogada da família de Catarina. Babi beija Maicon.


10G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS COMUNICAÇÃO E. L. BRANDÃO, torna público que recebeu junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMAM a Licença de Operação para execução dos serviços de confecção de painéis publicitários, letreiros luminosos etc. Localizado na Rua Agenor Vieira nº. 49 bairro São Francisco, em São Luís/MA. E. L. BRANDÃO, torna público que requereu junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMAM a Licença de Operação para execução dos serviços de confecção de painéis publicitários, letreiros luminosos etc. Localizado na Rua Agenor Vieira nº. 49 bairro São Francisco, em São Luís/MA. CLUBE DE ENGENHARIA DO MARANHÃO CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA O presidente do Clube de Engenharia do Maranhão, no uso de suas atribuições estatutárias e, considerando a divergência de período de mandato da atual Diretoria, estabelecido pela Ata da Assembléia Geral de eleição (mandato de 02anos), realizada em 30 de julho de 2008 e o que estabelece o Estatuto (mandato de três anos), , convoca uma Assembléia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 05/ 10/2010 às 17:00 horas, com a presença da metade mais um dos sócios efetivos, em dias com suas obrigações estatutárias e em segunda convocação, às 18:00 horas com qualquer número de sócios presentes. São Luís, 28 de setembro de 2010. Francisco de Assis Peres Soares - Presidente ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1413/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que JOSÉ BATISTA DA HORA JUNIOR de nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão func. público, filho de José Batista da Hora e de Edilamar da Cruz Batista, residente e domiciliado nesta Capital, e ANA FLÁVIA LIMA TELES, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão psicóloga, filha de Antonio de Jesus Souza Teles e de Veranilde de Jesus Lima Teles, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis (MA), 27 de setembro de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1406/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que JOSÉ REMILTON VIANA de nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão vigilante, filho de Dolores Viana e de XXXXXXX, residente e domiciliado nesta Capital, e SHIRLEY SANTOS SILVA, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão do lar, filha de Raimundo Feitosa Silva e de Maria de Belem Santos, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis (MA), 27 de setembro de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1409/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que FRANCISCO AURELIO SANTOS FILHO de nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão arquiteto, filho de Francisco Aurelio Santos e de Lindivalva Goulart Santos, residente e domiciliado nesta Capital, e ROSIANE SOUSA GUIMARÃES, de nacionalidade brasileira, estado civil divorciada, profissão func. Pública, filha de Luiz Carvalho Guimarães e de Rosires Moreira de Sousa, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis (MA), 27 de setembro de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1410/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que ENIO REIS DE CASTRO de nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão operador, filho de Raimundo Nonato Ferreira Castro e de Abinozoete Reis de Castro, residente e domiciliado nesta Capital, e ELISSAMA LIRA BENTO, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão estudante, filha de Raimundo Nonato Bento e de Joanilia Lira Bento, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis (MA), 27 de setembro de 2010.

São Luís-MA, Terça-feira, 28 de Setembro de 2010

Site: atosefatos.jor.br

PROPOSTAS E SUGESTÕES

Municípios contribuem com projeto de governo de Roseana Nas viagens de campanha pelo interior, a governadora e candidata à reeleição, Roseana Sarney (PMDB), que já passou por cerca de 170 municípios de todas as regiões do estado, além de apresentar propostas ouve as sugestões dos municípios para a construção de um democrático programa de governo. Nas cidades, a peemedebista conversa com lideranças políticas, classistas, empresarias e moradores sobre as principais necessidades da localidade. Essas informações são compiladas para integrar o plano de diretrizes e metas do próximo governo da candidata da coligação O Maranhão não Pode Parar (PMDB, PT, DEM, PTB, PMN, PTdoB, PRP, PV, PSL, PP, PRTB, PSDC, PTN, PHS, PR, PRB e PSC). "Roseana tem se comprometido em realizar as solicitações dos municípios, sempre dentro do que é possível fazer. Ela conhece a realidade orçamentária do Estado e não promete o que não pode cumprir", declarou o coordenador político da campanha, Hildo Rocha. As sugestões das comunidades serão somadas às diretrizes do programa de governo. Nos encontros, Roseana também aponta o que é competência do Estado e, em caso negativo, se compromete a buscar parcerias

Roseana Sarney ouve sugestões em Cachoeira Grande para a construção de um democrático programa de governo Entre as áreas mais solicom a União e com as Pre- a produtividade e melhora o feituras para realizar a obra acesso ao crédito", detalhou citadas, estão saúde, seguou a ação. "São encontros o coordenador, ressaltando rança, e saneamento básico. bem abertos, onde as lide- que o mesmo será feito com "No campo da saúde, por exemplo, após a construção ranças ouvem a candidata e o setor pesqueiro. OBRAS ESTRUTURAN- dos hospitais, a proposta é também fazem suas reivindicações", afirmou Rocha. TES - Hildo Rocha destacou criar uma rede de informação. A intenção é fazer um pla- que o projeto de Roseana, Assim, o paciente que tiver nejamento dentro da realida- entregue ao Tribunal Regional um AVC em determinada cide de cada população, pois Eleitoral, já abrange obras dade e não puder ser tratado as solicitações encaminha- estruturantes para todo o es- lá, terá como saber qual a cidas têm por base a vocação tado, mas a intenção é fazer dade mais próxima que ofede cada região. "Nos municí- com que as propostas alcan- reça o serviço", esclareceu. No campo da segurança, pios que têm por base a ativi- cem todos os municípios por dade agrícola, os produtores igual. "Por isso, a conversa entre os projetos estão o aufazem solicitação de melhori- com os moradores de todas mento do efetivo e o fortalecias no setor. Entre outros pon- as regiões. Em algumas, va- mento dos conselhos municitos, Roseana já se compro- mos só intensificar o que já pais. Hildo Rocha assinalou meteu a expandir a assistên- vem sendo realizado nesse ainda que todos os setores são cia técnica aos agricultores período de um ano e cinco contemplados no programa de familiares, pois isso aumenta meses de gestão", declarou. governo da peeemedebista.

Luís Fernando encerra maratona com a entrega de mais de 70 novas obras

ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1411/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que JOSÉ AILTON BATISTA DA SILVA de nacionalidade brasileira, estado civil divorciado, profissão administrador, filho de Raimundo Lauristo Batista e de Maria da Graças Pereira da Silva, residente e domiciliado nesta Capital, e MIRELLA RAIKA BESERRA VIAIRA, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão turismóloga, filha de João Batista Vieira e de Francisca Beserra Vieira, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis (MA), 27 de setembro de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1412/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que GRAZIANNE MEDEIROS CARVALHO DE SOUSA de nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão odontológo, filho de Gilmar Carvalho de Sousa e de Maria da Conceição Medeiros de Sousa, residente e domiciliado nesta Capital, e JUCENILDE MELONIO PEREIRA, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão professora, filha de Juarez Pereira e de Maria Divina Pires Melonio, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis (MA), 27 de setembro de 2010.

Estrada da Boa Viagem foi totalmente pavimentada e urbanizada pela Prefeitura Em solenidade realizada na manhã de domingo (26), o prefeito Luis Fernando Silva (DEM) inaugurou a obra de pavimentação, drenagem e urbanização da estrada da Boa Viagem, importante pólo turístico do município de São José de Ribamar. A entrega da nova estrada finalizou a maratona de inaugurações, iniciada no último dia 18, em comemoração aos 58 anos de emancipação política e administrativa do município. Ao longo deste período, Luis Fernando, que está licenciado do cargo, e o prefeito em exercício, Gil Cutrim (PSL), presentearam os ribamarenses com as inaugurações de mais de 70 novas obras executadas, dentre elas serviços de asfaltamento e urbanização de ruas de vários bairros que, juntas, formam um trajeto de mais de 50 quilômetros.

A obra na Boa Viagem consistiu na pavimentação e urbanização (colocação de meio-fio, sarjeta, calçadas e novo sistema de iluminação pública) de mais de cinco quilômetros da estrada que liga a MA-201 ao pólo turístico. "A praia da Boa Viagem é um dos mais importantes pólos turísticos de São José de Ribamar. Esta região só começou a receber importantes benefícios na administração Luis Fernando. O asfaltamento desta estrada, além de incentivar a atividade turística, vai melhorar significativamente a vida dos moradores", afirmou o vereador Henrique Queen (PDT), que é morador da Boa Viagem. Avaliação semelhante fez o autônomo Arimatéia Azevedo, também morador do pólo turístico. "A nossa vida melhorou

muito com esta obra. Sem falar na situação dos turistas que todos os dias visitam a praia da Boa Viagem. Mais uma vez, o prefeito Luis Fernando dá exemplo para todo o Maranhão sobre como se faz uma administração séria e compromissada com o seu povo", disse. Luis Fernando avaliou que a entrega de mais de 70 novas obras reafirma, mais uma vez, o compromisso de uma administração que trabalha com o povo e para o povo. "Estou muito feliz e tenho certeza que os ribamarenses também estão satisfeitos com as dezenas de obras inauguradas. Nossa administração continuará desta forma: trabalhando sempre pelo desenvolvimento de São José de Ribamar", garantiu. RESUMO DAS OBRAS - Luis Fernando e Gil Cutrim iniciaram

a maratona de inaugurações no sábado (18) entregando a nova Ponte do Miritiua; a Praça Mirante de São José; e das obras de asfaltamento e urbanização da estrada do Timbuba. No domingo, foram inauguradas as obras de asfaltamento e urbanização de vias dos bairros Sarnambi, Recanto São José, J. Câmara II além de 17 ruas do Cohatrac V. A maratona de inaugurações foi retomada na quinta-feira (23) com as entregas da Escola Municipal Gonçalves Dias, no Jardim Tropical; do Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa, na Vila Sarney Filho; do Centro Municipal de Aprendizagem Rural, no pólo agrícola de Bom Jardim; e doViva Bom Jardim. Na sexta-feira (24), dia do aniversário de São José de Ribamar, Luis Fernando e Gil Cutrim inauguraram o Parque Botânico da Cidade, Pré-Escola Municipal do bairro Piçarreira e assinaram ordem de serviço autorizando o início das obras de construção da praça da Bíblia. No sábado (25), foram inauguradas as obras de pavimentação, drenagem e urbanização de ruas dos bairros Santa Terezinha; Recanto da Paz; Vila Flamengo; Vila Cafeteira; Vila Operária; Vila São Luís; Tijupá Queimado; além da estrada da Quinta, trecho Nova Era até a MA-201. Luis Fernando e Gil Cutrim, ainda no sábado, inauguraram os Vivas Matinha, Quinta e Maiobinha, mais três novos importantes espaços de lazer e de promoção das atividades culturais.


11 M

U

N

D

O

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

São Luís-MA, Terça-feira, 28 de Setembro de 2010

Si te : atosefatosj .or.br

NA CISJORDÂNIA

Israelenses retomam obras e lançam dúvida sobre diálogo de paz As construções de casas foram retomadas ontem em várias colônias israelenses na Cisjordânia ocupada, poucas horas depois do fim da moratória de dez meses imposta pelo governo de Israel, informou a rádio pública de Israel. A retomada da construção lança dúvidas sobre o futuro das conversas diretas de paz com os palestinos, que exigem o congelamento total das obras como premissa para qualquer acordo. O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, fez um apelo ao presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, para que não abandone a mesa de negociação, minutos depois de terminar, à meia-noite (19h em Brasília), a moratória. O porta-voz do governo palestino, Nabil Abu Rudeina, disse contudo que uma resposta não será dada até 4 de outubro, após consulta com os líderes árabes. A retomada das obras começou discreta. Na colônia de Adam, tratores aplanavam o terreno para a construção de 30 residências. No assentamento de Ariel, um dos mais polêmicos por estar bem dentro no território palestino, as escavadeiras começaram esta manhã a trabalhar alisando a terra onde serão colocados os alicerces para um novo bairro com 50 casas, informou o serviço de notícias israelense Ynet. As novas casas serão destinadas a famílias de colonos que foram retirados em 2005 do assentamento de Netzarim, na faixa de Gaza. "Estamos aqui por direito", declarou Itzik Vazana, antigo morador de Netzarim, que acrescentou que, desde a retirada das colônias de Gaza, viveu em um trailer. "Espero que o primeiro-ministro continue sendo fiel a sua palavra e facilite nosso retorno a uma vida normal", acrescentou. Em vários assentamentos foram realizadas ontem cerimônias para marcar o fim da moratória e dar as boas-vindas ao reinício das obras. Em Kiryat Arba, perto da cidade de Hebron, sul do ter-

Escavadora remove terra e pedras na retomada das construções em assentamentos judaicos ritório, e em outros oito assen- com a secretária de Estado tamentos as obras devem ser americana, Hilary Clinton, e outros oficiais americanos, retomadas ainda ontem. O fim da moratória autori- assim como com o presidenza qualquer pessoa ou insti- te egípcio Hosni Mubarak e o tuição que dispõe de uma rei jordaniano Abdala, para permissão de construção em informá-los sobre seus esforuma colônia a iniciar as obras. ços para garantir que continuO governo deixou sem efeito em as negociações de paz. Nessas conversas, "Neuma série restrições relacionadas com as permissões de tanyahu deixou claro que Isconstrução impostas aos rael está preparado para continuar mantendo contatos nos municípios das colônias. Apesar das pressões inter- próximos dias para encontrar nacionais e da ameaça da uma forma de continuar as Autoridade Palestina de sus- conversas de paz entre Israel pender as negociações, Ne- e a Autoridade Palestina", afirtanyahu não prolongou a sus- ma o comunicado. "Muitos no mundo se depensão da colonização --o que enfrentaria dura oposição ram conta que minhas intendentro de seu governo e do ções de alcançar a paz são sérias e genuínas e que eu eleitorado israelense. DIÁLOGO - O governo is- cumpro com meus comproraelense não fez declarações missos", afirmou Netanyahu, nas últimas horas, em cum- acrescentando que os "signiprimento do pedido de Ne- ficativos avanços de Israel tanyahu de evitar provocações para suavizar as restrições aos palestinos e melhorar sua e atuar com "contenção". O primeiro-ministro, contu- qualidade de vida, tanto na do, pediu a Abbas "que conti- Cisjordânia como em Gaza". JáAbbas deve consultar connue as boas e sinceras conversas que começamos re- sultar os governos árabes no dia centemente, a fim de chegar 4 de outubro antes de decidir a um acordo de paz histórico se prossegue com as negociações com Israel. "Não haverá entre nossos dois povos". Em comunicado divulgado uma resposta oficial palestina à imprensa, Netanyahu falou antes de 4 de outubro", afirmou ainda: "Pelo futuro de nossos o porta-voz Rudeina, em Paris, povos, vamos nos estabilizar onde Abbas se reunirá nesta no que realmente é importan- segunda-feira com o presidente te. Vamos proceder em con- francês Nicolás Sarkozy. "Neste dia, o presidente versas sinceras e rápidas para chegar a um acordo marco de Abbas consultará os governos árabes e corresponderá à dipaz histórico em um ano". A nota assinala que o che- reção palestina adotar a defe do Governo israelense man- cisão adequada e a resposta teve um "contato próximo" correta", completou Rudeina.

Na capital Caracas, oposição recebeu mais votos do que partidários de Hugo Chávez De acordo com os últimos dados do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, os eleitores de Caracas deram mais votosàs legendas da oposição, representadas pela coligação Mesa da Unidade Democrática (MUD), do que aos partidários de Hugo Chávez. De acordo com o jornal "El Universal" a diferença é apertada, com apenas 741 votos a mais para os opositores, mas mesmo assim envia um sinal a Hugo Chávez de que a "solidez" do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) já enfrenta mais obstáculos do que antes. O último balanço das urnas

publicado pelo CNE dá 95 assentos ao PSUV, 61 aos opositores e 2 a outros partidos. Apesar de ter conquistado mais cadeiras no Parlamento do que a oposição, os chavistas perderam a maioria qualificada, o que deve dificultar a aprovação de leis e reformas propostas pela revolução bolivariana. No Estado de Zulia, onde a oposição venceu 12 dos 15 assentos disponíveis, o governador Pablo Perez atribuiu a vitória à decisão da MUD de apresentar somente um candidato à cada uma das 165 vagas disputadas no Parlamento. "Nós mostramos à Vene-

zuela que podemos vencer se estivermos unidos", disse. Para o professor Miguel Tinker Salas, da universidade Pomona, nos EUA, a perda da maioria qualificada pode levar Chávez a se concentrar na resolução de problemas domésticos, que incluem o aumento da criminalidade, recessão econômica e uma crise energética. O resultado das eleições legislativas "pode forçá-lo s ser mais pragmático e crescentemente mais focado em assuntos internos, especialmente agora que ele tem seus olhos voltados para 2012", quando poderá se reeleger, disse Salas.


12P

O

L

Í

C

I

A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

BRONCAS

FIM DA AGONIA

Crianças desaparecidas são encontradas em praia Encontradas, no início da tarde de ontem (27), as duas crianças que estavam desaparecidas desde o fim da tarde de domingo (26), no município da Raposa. Segundo a polícia, Yuri Gatinho, de 4 anos, e Pablo Gabriel, de 5 anos, foram localizados por pescadores em uma ilha, na praia de Itaputia, no município. A polícia informou, ainda, que as duas crianças teriam passado a noite em cima de uma árvore por causa da maré. Resgate - Os dois meninos foram encontrados pelos pescadores Francisco Matos e José William. Eles estavam numa área de mangue e passaram a noite em uma árvore. De acordo com Francisco Matos, eles passavam próximo ao local onde as crianças estavam quando ouviram o choro de uma delas. Segundo as primeiras informações, as crianças cami-

As crianças foram achadas por pescadores em área de mangue nharam cerca de dois quilôme- para a realização de exames e mílias e vizinhos deram início tros e como estavam sozinhas avaliação médica. as buscas que continuaram acabaram se perdendo. ENTENDA O CASO - As durante toda a manhã de onMuito abatidos e com o cor- duas crianças brincavam na tem (27). Policiais do Serviço po cheio de feridas provocadas porta de casa quando foram de Inteligência e do Grupo por picadas de insetos, as duas vistas pela última vez. Ao per- Tático Aéreo auxiliaram nas crianças foram levadas para o ceber o sumiço de Yuri Gati- buscas realizadas até numa hospital onde foram internadas nho e de Pablo Gabriel as fa- área de mangue.

ções da policia dão conta que "Marquinhos" foi morto dentro da casa, onde morava, no bairro Parque Alvorada II, na periferia da cidade. A motivação e a autoria do crime são desconhecidas, mas chamaram a atenção dos policiais os mais de dez

golpes no abdômen. Outros dois corpos deram entrada no fim de semana no Instituto Médico Legal (IML). Um, vítima de perfuração à bala, que veio da cidade de Açailândia, e o outro de um homem encontrado em estado de decomposição nas pro-

ximidades da ponte Dom Felipe Gregory. Duas motocicletas também foram levadas por bandidos. Uma delas, uma Bros vermelha, de placa NNE-4688, tomada de assalto na rua Tamandaré, no setor rodoviário.

Homem tenta o suicídio ao se jogar da ponte José Sarney Um homem identificado como Sérgio da Silva Santos, 39 anos, morador da Vila Lobão, tentou suicídio ao se jogar da Ponte José Sarney, no início da tarde de ontem. A cena foi testemunhada por um casal de namorados, que descansava embaixo da plataforma, na Avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha. "Estava com minha namorada, debaixo da ponte, quando me assustei com o grito dela. Assim que olhei para trás, só vi o corpo dele estendido no chão. Corri em sua direção para

ver se ele ainda estava vivo, e logo chamei a ambulância", relatou o jovem, que preferiu não ser identificado. Com a queda de aproximadamente 5 metros de altura, Sérgio da Silva Santos teve fratura no braço esquerda e várias escoriações pelo corpo, principalmente na cabeça. Ao seu lado, além do par de sandálias, estava também uma sacola plástica com vários medicamentos. Após cerca de 30 minutos, viaturas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimen-

to Móvel de Urgência (Samu) chegaram ao local, e realizaram os primeiros socorros. Ele foi encaminhado ao Hospital Socorrão I, porém, teve que ser transferido para o Socorrão II, no bairro Cidade Operária. No início da noite, antes do fechamento desta edição, O Estado manteve contato com as unidades médicas que, por meio dos setores de Urgência, informaram que a vítima aparentava sofrer de distúrbios mentais. O diagnóstico prévio foi confirmado, minutos depois,

pelos próprios familiares de Sérgio Santos. DETENÇÃO - Outra ocorrência, envolvendo um deficiente mental, foi registrada, ontem à tarde, no município de Raposa. Joseph dos Santos, 18 anos, foi detido por policiais militares, acusado de causar confusão e baderna no Bar do Gigi, localizado no bairro Garrancho, naquele município. O jovem foi conduzido até o Plantão Policial do Cohatrac e, no caminho, ainda quebrou um dos vidros da viatura 0933.

Fim de semana violento em duas cidades Uma tentativa de homicídio e um assassinato foram registrados na cidade de Humberto de Campos, distante 187 km da capital, neste fim de semana. Os dois crimes foram em decorrência do consumo excessivo de bebida alcoólica. As informações dos crimes são da própria delegada titular do município, Liliam Maria Parussolo. Conforme Parussolo, o crime que acabou provocando a morte de Agildo da Silva Oliveira, de 36 anos, aconteceu no começo da madrugada de sábado, no povoado Cassol, localizado no município de Primeira Cruz. Liliam contou ao O Imparcial Onli-

Cadáver é encontrado dentro de um saco No domingo, por volta das 18h, populares encontraram o corpo de um homem, de cor negra, já em estado de decomposição, próximo à cabeceira da ponte Dom Afonso Felipe Gregory, em Imperatriz. O cadáver estava enrolado em um plástico amarelo, uma sacola branca na cabeça e com os pés amarrados. Para os policias militares que foram até o local, o corpo foi jogado ali provavelmente na madrugada de sábado, os peritos chegaram ao local por volta das 19h e removeram o cadáver para IML.

Traficante é preso no momento em que vendia drogas na porta de casa

Homem é morto com mais de 10 golpes de faca no abdômen O fim de semana em Imperatriz foi marcado por três ocorrências no Instituto Médico Legal. Desconhecidos mataram a facadas o jovem Marcos Antonio da Conceição Baima, conhecido por "Marquinhos". As primeiras informa-

São Luís-MA, Terça-feira, 28 de Setembro de 2010

ne que a vítima, por estar embriagado, teria provocado dois homens identificados como Josiel Silva Rocha, de 23, e Edison Santos dos Santos, de 19. Os envolvidos no crime estavam em um bar no povoado Cassol, que conforme a delegada, é de difícil acesso. "A Polícia Militar que foi ao local. Lá é muito complicado chegar, é por dentro dos matos", comenta. A delegada relata que após terem sido provocados pela vítima, Edison teria pegado um facão e repassado para Josiel que deferiu dois golpes contra Agildo. Este caiu agonizando no chão e momentos depois morreu. "To-

das as duas facadas atingiram o abdômen da vítima que não resistiu faleceu no local", afirma. Cerca de 30 minutos depois do crime, a polícia chegou ao local e prendeu a dupla que não esboçou qualquer reação. Ambos foram levados para a delegacia de Humberto de Campos onde foram autuados em flagrante delito. TENTATIVA DE HOMICÍDIO Após a entrada do aposentado Antonio dos Santos e Santos, de 60 anos, no hospital municipal de Humberto de Campos, por ter sido atingido com dois tiros de revolver, disparados por Rialdo Santos Coelho, de

27, no começo da noite da última sexta, no povoado de Bacabeiras, a Polícia Civil começou a averiguar o caso. De acordo com a delega Liliam Maria, o crime foi sem qualquer motivo aparente. "O autor confessou que estava bêbado e sem mais nem menos disparou os tiros na vítima", conta a delegada. Liliam afirma que o homicídio só não foi consumado porque o filho da vítima, que não foi identificado, teria disparado um tiro na perna do agressor do pai. "Ele fez isso para defender o pai. Ele até agora não apareceu na delegacia", confirma.

Os policiais civis do município de Colinas (a 437 quilômetros de São Luis) conseguiram prender, no fim da tarde da última sexta-feira, 24, um homem acusado de tráfico de drogas na cidade. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP/MA), Mário Fernandes da Silva, de 28 anos, mais conhecido como "Marinho", é acusado de ser o principal distribuidor dos entorpecentes na cidade e municípios vizinhos. A polícia chegou até Marinho após vários levantamentos e investigações que comprovaram a ligação dele com a distribuição das drogas na região. Marinho foi surpreendido e preso no momento em que vendia duas cabeças de crack para um usuário na porta da própria casa. O comprador, conseguiu escapar do local. A polícia vasculhou a casa do acusado e encontrou uma pequena porção de crack e a quantia de R$ 2 mil em dinheiro. Logo após a prisão, Marinho foi conduzido para a Delegacia de Colinas, onde prestou depoimento. Ele ficará preso na Delegacia da cidade à disposição da justiça.

Três pessoas morrem rodovias federais do MA no fim de semana Três pessoas morreram em acidentes ocorridos em rodovias federais do Maranhão, entre a sexta-feira (24) e domingo (26). Duas pessoas morreram no município de Caxias e uma em Santa Inês. O balanço da Polícia Rodoviária Federal, divulgado na manhã de ontem (27), registra 22 acidentes durante os três dias e 37 feridos. De acordo com a PRF, um jovem de 25 anos morreu em um acidente ocorrido às 12h25 da sexta-feira (24), na BR-222, KM 305. O rapaz dirigia uma motocicleta Honda CG Fan. Um outro veículo não identificado estava envolvido no acidente. Outro jovem de 26 anos morreu, também na sexta -feira (24), em um acidente causado por ultrapassagem indevida. Estavam envolvidos no acidente uma caminhonete D-20 e um caminhão Mercedez Benz, que colidiram transversalmente. O acidente ocorreu às 13h10, na BR316, KM 570. Outras três pessoas ficaram feridas. Já no sábado (25), uma pessoa de 30 anos morreu após o veículo Peugeot 206 apresentar problemas mecânicos. O acidente ocorreu na BR-226, KM 004, às 9h20. Duas outras pessoas saíram feridas.

Homem é preso acusado de furto de fios de cobre A Polícia Militar prendeu no dia 25, no início da tarde, Sérgio Silva Sá, 34 anos, acusado de furto de fios de cobre, fato ocorrido no prédio da Mater Clínica, localizado na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no centro da cidade. Sérgio Silva Sá, que já tem histórico desse tipo de crime, foi visto por moradores de um prédio em frente à Mater Clínica quando estava enrolando os fios, que foram apreendidos pelos policiais e levados com o acusado para o Plantão Central da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz. Uma das pessoas que estavam observando a ação criminosa de Sérgio Sá foi até a Delegacia Regional e comunicou o fato a um policial militar que se encontrava no local com uma outra ocorrência. O militar foi até o local e prendeu Sérgio Sá, que a todo momento negava ser o autor do furto. Mas os moradores do prédio viram quando ele enrolou os fios, deixou próximos a um orelhão e estava esperando apenas essas pessoas deixarem o local para retornar e recolher os fios. Segundo os agentes da Polícia Civil que trabalharam no plantão de ontem durante o dia, Sérgio já foi preso várias vezes pelo mesmo caso. Ele saiu da prisão há poucos dias. Sérgio Sá foi autuado em flagrante delito por crime de furto qualificado, com rompimento de obstáculo, que prevê pena de 2 a 8 anos de reclusão e multa.

Leia Atos e Fatos na Internet www.atosefatos.jor.br

Profile for atosefatos jornal

Jornal do dia 28/09/2010  

atosefatos

Jornal do dia 28/09/2010  

atosefatos