Page 1

PRETO

ATOS E FATOS Ano XXIII - número 2.526

São Luís-MA, Quinta-feira, 22 de Julho de 2010

E-mail: jornalatosefatos@yahoo.com.br

PREÇO R$ 1,00 Outros Estados R$ 1,50

DENUNCIOU CRIMES

FOI MORTO COM 10 TIROS NA PRESENÇA DA ESPOSA M

arco Aurélio Paixão Silva, o "Matosão", motorista, 36 anos, foi assassinado com mais de dez "balaços" no começo da manhã de ontem. O crime aconteceu na residência de Matosão, localizada em um conjunto de quartos na Rua Marly Sarney, na Vila Ivar Saldanha (próximo ao Elevado Alcione Nazaré) e foi cometido por dois desconhecidos. Ele havia denunciado supostos bandidos e até autoridades do sistema penitenciário do Maranhão, em depoimento que prestara na sede da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos. Há suspeitas de que o depoimento apressou seu assassinato. PÁGINA 11 Os assassinos entraram no quarto da vítima e efetuaram os disparos. No detalhe em vida

PÁGINA 2

Advogados de Roseana querem uma punição para Aderson Lago

PÁGINA 3

Ex-procurador garante que João Alberto não é inelegível

Roseana Sarney inicia hoje campanha na Região dos Cocais Vice-governador João Alberto

Governadora e candidata a reeleição, Roseana Sarney retoma agenda de campanha PÁGINA 3

Jornais promovem reunião segunda-feira no Lítero

P

roprietários e diretores de, pelo menos, seis jornais diários de São Luis, com circulação em vários municípios do Estado, marcaram reunião para a próxima segunda-feira, às 13 horas, na sede do Lítero, no Anil, onde discutirão assuntos do interesse dos veículos considerados nanicos, bem como o momento político maranhense.

Izabel Goulart posa para campanha de moda praia

Entre outros assuntos que deverão ser discutidos na reunião, os dirigentes de jornais impressos pretendem conversar sobre a criação de uma entidade representativa da categoria. Entre os veículos que participarão do encontro estão o Jornal Extra, O Quarto Poder, O Debate, Atos e Fatos, A Tarde, Tribuna do Nordeste e Correio de Notícias.

PÁGINA 12

Homem é preso por ter matado jovem Polícia Rodoviária Federal a facãozadas no bairro do Maracanã apresenta traficante no 12º DP PÁGINA 11

PÁGINA 11


2G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Quinta-feira, 22 de Julho de 2010

DEFESA

GRITO DA TERRA FAZ DENUNCIAS

Mais de 3.500 trabalhadores e trabalhadoras rurais realizam hoje em São Luís, o Grito da Terra 2010. Ele será marcado por cobranças e denuncias e mais precisamente pelo abandono que se impõe a mulheres e homens do meio rural maranhense. O ano passado o Governo Federal destinou à agricultura familiar 15 bilhões de reais e no presente exercício elevou para 20 bilhões de reais. As maiores criticas do Movimento Sindical Rural estão reservadas para o governo do estado. No Grito da Terra de 2009, as lideranças entregaram pessoalmente ao executivo uma pauta de reivindicações com destaque para assistência técnica e a produção de alimentos. As lideranças manifestamse indignadas por nenhuma das reivindicações terem sido atendidas e de posteriormente o Governo do Estado ter se negado a responder os motivos que impediram o cumprimento do que foi acordado no Palácio dos Leões. Uma outra questão bastante criticada e de proporções serias foram os cortes acentuados nos investimentos para a pequena agricultura no presente exercício. Previsto inicialmente para 90 milhões de reais até o final do ano não deverá ultrapassar os 30 milhões de reais. Desde as primeiras horas de hoje os trabalhadores e trabalhadoras rurais começaram a se organizar em frente a biblioteca Benedito Leite na Praça Deodoro de lá percorrerão varias ruas do centro até o Palácio dos Leões para a entrega da pauta do Grito da Terra 2010.

ALESSANDRO MARTINS CONTINUA NO XADREZ

Diante do pedido de vista do processo pelo desembargador Raimundo Nonato Sousa, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça adiou para a próxima semana o julgamento do pedido de habeas corpus para Alessandro Martins, executivo da Euromar acusado da prática de vários crimes, dentre os quais formação de quadrilha, estelionato e outros, que acabaram por resultar em uma prisão no Rio de Janeiro, onde se encontrava foragido. O pedido também se estende a outros cinco acusados de fazerem parte da quadrilha, conforme destaca a denúncia. O indiciado que fez um acordo com o Ministério Público para a delação premiada, chegou a afirmar que todos os crimes que lhes são imputados, a maioria foi iniciativa e prática da Vokswagem do Brasil com a participação dos mais altos dirigentes da montadora e da Euromar. O desembargador José Luis Almeida, membro da 1 Câmara Criminal que já havia negado habeas corpus para o acusado manteve a sua coerência e ratificou voto contra. Ele também manifestou-se contra o posicionamento dos advogados da defesa que se limitaram a criticar o Ministério Público, a Secretaria de Segurança e a própria justiça de primeiro grau sobre a preventiva dos acusados e destacou uma decisão do STF em que não é necessária a extensa fundamentação para a prisão preventiva, além de os acontecimentos levarem a crer que os acusados, sem compromisso com a sociedade vinham perturbando a ordem pública, afirmou o desembargador José Luis Almeida. Alessandro Martins continua recolhido a um dos xadrezes do Comando Geral da PM.

COLIGAÇÃO “O POVO É MAIOR” FOI ÁS REGIÕES TOCANTINA E SUL

O deputado federal Roberto Rocha, candidato ao Senado Federal avaliou como positiva, diante da receptividade popular, a agenda da coligação "O Povo é Maior" em 17 municípios das regiões Tocantina e Sul do Maranhão. Iniciada em Imperatriz, a caravana com os candidatos majoritários da coligação foi até a cidade deAlto Parnaíba, tendo recebido durante todo o percurso apoios de importantes lideranças, observa Roberto Rocha.

MOVIMENTO SINDICAL RURAL VAI COM DILMA E FLÁVIO

O Movimento Sindical Rural decidiu por maioria em plenária que nas próximas eleições deverá apoiar à presidência a candidata Dilma Roussef; para governador, o deputado federal Flávio Dino e para deputado estadual ficará com Valdimar Barros, que busca a reeleição. Quanto aos demais cargos o Movimento preferiu não se manifestar.

POLOS SINDICAIS AVALIARAM A FETAEMA

Foi encerrada no final da tarde de ontem, a 3ª Plenária Estadual de Avaliação do Mandato da Gestão 2008-2012, da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Maranhão. A reunião que foi realizada no Centro de Estudo Sindical Rural, reuniu aproximadamente 300 delegados dos Pólos Sindicais do Estado. O presidente da Fetaema, Francisco Sales de Oliveira registrou que o encontro foi para analisar os passos da entidade rumo à consolidação do projeto político proposto para transformar o Brasil Rural - Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Debates sobre as conjunturas política, social e econômica nacional e estadual e até a interna do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, foram importantes sob o ponto de vista dos rumos traçados para o desenvolvimento de ações. Um importante momento de reflexão foi quando da colocação por Francisco Sales de Oliveira de um texto do documento base da 3ª Plenária Estadual: "A gestão iniciada no dia 30 de julho de 2008 completa dois anos de atuação, e o mandato coincide com uma conjuntura política estadual e nacional muito complexa. Historicamente o Movimento Sindical tem sabido discernir entre os projetos políticos em disputa na sociedade, aquele que mais se aproxima do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. A Fetaema precisa enfrentar grandes desafios e deve lutar pela união da categoria não permitindo a desagregação de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Precisamos avançar no processo de transformação do Brasil e do Maranhão".

DIVORCIO E JUVENTUDE FORAM DESTAQUES NO SENADO

São considerados destaques do primeiro semestre dos trabalhos de plenário do Senado, as aprovações das emendas à Constituição Federal - PEC'S, da Juventude (42/08), do Divórcio (28/09), da prorrogação do Fundo da Pobreza (14/08) e a que acabou com a aposentadoria de interesse público para juízes (89/03). Mereceram também muita importância, a Lei da Ficha Limpa (PLC 58/10) e a que alterou o Estatuto do Torcedor, endurecendo punições contra quem praticar ou incentivar violência nos estádios e ginásios.

QUEM CONTRATAR EX-PRESIDIÁRIO TERÁ BENEFÍCIOS

Será votada em agosto na Comissão de Assuntos Sociais do Senado o projeto de lei que cria incentivos para as empresas que contratarem pessoas egressas do sistema prisional. De autoria da senadora Marisa Serrano (PSDB/MG), o PLS 70/10 registra: as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real poderão deduzir, do imposto de renda, o valor pago pelos encargos sociais incidentes sobre a remuneração dos expresidiários, mas apenas durante os dois primeiros anos de contratação.

FALTAM MULHERES NO PARLAMENTO

A Coordenação Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral tem lamentado o baixo índice de participação das mulheres no Poder Legislativo do País - 9% na Câmara Federal e 12% no Senado. Diante da realidade crescente da violência contra mulher e da necessidade de leis mais duras para os agressores, a participação feminina nos parlamentos será de fundamental importância para alterações e criação de leis mais determinadas para punir infratores e assegurar à dignidade humana da mulher com políticas públicas realmente eficazes.

ÓTICAS DINIZ INSTALARÁ A SUA 462ª LOJA

O empresário Arione Diniz anunciou para o início de agosto a instalação da loja de numero 42 das Óticas Diniz no Maranhão. Será no município de Barra do Corda e receberá o número 462 das franquias em todo o Brasil. Arione Diniz reconhecido nacionalmente como um dos empresários brasileiros bem sucedidos, atendendo o convite da Associação Comercial de Minas Gerais, fará palestra para jovens empreendedores mineiros na primeira semana de agosto.

Ex-procurador garante que joão alberto não é inelegível O advogado Marcos Lobo, ex-procurador geral do Estado, apresentou ao TRE, ontem, a defesa do vice-governador e candidato ao Senado João Alberto Souza (PMDB), na impugnação feita pelo Ministério Público Eleitoral contra o candidatoma senador pela coligação "O Maranhão Não Pode Parar". A procuradora regional eleitoral Carolina da Hora Mesquita denunciou que, em três ocasiões, o vice-governador teria substituído a governadora Roseana Sarney (PMDB) no comando do Executivo - na presidência das reuniões do dias 24 de maio e de 21 de junho de 2010, do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas de Governo (Congep) - além de ter com-

parecido na posse da procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, no dia 14 de junho, representando a governadora Roseana. No entendimento de Marcos Lobo, em nenhum momento o vice-governador substituiu a governadora, mas sim a representou. De acordo com ele, a substituição que gera inelegibilidade só ocorre nos casos de licença, doença ou férias. "Sem muito esforço é fácil comprovar que nos períodos alegados pelo impugnante (Ministério Público) não houve investidura (ato formal) no cargo de governador pelo impugnado (João Alberto), até por que o exercício efetivo do cargo titular, em qualquer hipótese, é incompatível

com o exercício do mesmo cargo pelo substituto", explica o advogado. Diz ainda o advogado de João Alberto que, no caso concreto, não ocorreu substituição, pois das próprias alegações e documentos juntados pelo impugnante se conclui que o impugnado não estava a exercer os poderes e atribuições inerentes à competência de governador. Não ocorreu substituição por que não estava a exercer nenhuma das competências. A peça de defesa do candidato a senador do PMDB esclarece que o preceito da lei estadual que criou o Congep diz que "nas ausências e impedimentos do governador do Estado, o conselho será presidido pelo vice-governa-

dor". "Se tivesse o impugnado substituído a governadora nas reuniões não teria ele atuado como vice-governador; as atas consignariam que presente o governador ou governador em exercício; 'tendo em vista o impedimento da governadora. Fato é que o impugnado, nessas reuniões, atuou por ausência da governadora e não por impedimento dela'. Explicação parecida é dada na acusação referente ao evento onde o candidato ao Senado participou da posse da procuradora-geral. Marcos Lobo anexa uma série de documentos, inclusive uma certidão da Assembléia Legislativa, comprovando que não há nenhum ato assinado por João Alberto nesse período como governador.

Castelo vistoria obra de pavimentação na área do antigo Canal do Caratatiua O prefeito de São Luís, João Castelo, vistoriou, na tarde de ontem (21), o início da obra de pavimentação que inclui a Rua Pedra do Sol, a Travessa do Babaçu e outras vias localizadas no entorno do antigo Canal do Caratatiua. A área, que já passa por serviços de terraplanagem, receberá ainda drenagem, sarjetas e meio-fios, novo canteiro central e asfaltamento. A obra abrirá alternativa de tráfego para veículos e desafogará o trânsito na região, beneficiando diretamente bairros como Caratatiua, Alemanha, Ivar Saldanha e João Paulo. “Isto aqui era uma obra inacabada, que virou, ao longo dos anos, um lixão e um vergonhoso esgoto a céu aberto. Mas tudo isto vai acabar”, garantiu Castelo. Depois de percorrer toda a extensão da obra, que possui mais de 400 metros, Castelo disse que diversas artérias da cidade – a exemplo da Avenida Santos Dumont, que está sendo completamente recuperada - irão ganhar melhorias urbanas. “São Luís vai virar um canteiro de obras”, afirmou. Durante a visita, o prefeito manteve contato direto com a comunidade. “Eu moro há 50 anos aqui e é a primeira vez na minha vida que vejo um

Obra de pavimentação alcançará mais de 400 metros até o final da Travessa do Babaçu prefeito vir pessoalmente para manha e do João Paulo, mas, aplicar asfalto nas duas vias que acabar com os problemas das lamentavelmente, estava intra- compõem a rua Pedra do Sol e ruas deste nosso bairro”, afir- fegável. Agora, as coisas co- toda a Travessa do Babaçu”, mou o mecânico César Antô- meçam a melhorar”, afirmou explicou João Rodolfo. Acompanharam João Casnio Martins, de 59 anos, que Assis Ericeira. O chefe da Assessoria Téc- telo também na vistoria os fez questão de cumprimentar e parabenizar João Castelo nica da Prefeitura, o engenhei- secretários-adjuntos de Obras ro João Rodolfo, que acompa- e Serviços Públicos, Ricardo pela iniciativa da Prefeitura. UMA OBRA HÁ MUITO nhou João Castelo na vistoria, Medeiros, e de Desporto e TEMPO ESPERADA – Os garantiu que a Prefeitura de São Lazer, João Batista, além do serviços de drenagem e asfal- Luís vai executar no local to- secretário de Comunicação, tamento eram uma reivindica- dos os serviços necessários Edwin Jinkings. A Secretaria Municipal de ção antiga dos moradores do para deixar a área, conhecida Caratatiua. De acordo com o como Canal do Caratatiua, em Obras e Serviços Públicos (Secomerciante Francisco de As- condições dignas de trafegabi- mosp) está trabalhando na área sis Nascimento Leite, mais co- lidade tanto para pedestres, com a utilização de caçambas, pá-carregadeira, patrol e de nhecido como Assis Ericeira, quanto para motoristas. “A Prefeitura vai realizar ser- uma retoescavadeira, que faque mora há 27 anos na Rua Pedra do Sol, os problemas da viços de drenagem para escoar zem a limpeza do local, retivia nunca mereceram a aten- toda a água da chuva que des- rando lixo, entulhos e mato, ce para a rua e que seguirá seu para facilitar os serviços de terção de gestores anteriores. “Esta nossa rua interliga o percurso por um canal. Esta- raplanagem e drenagem e, posCaratatiua aos bairros da Ale- mos preparando o local para teriormente, o asfaltamento.

Tribunal de Justiça encaminha processo administrativo contra juiz para análise do CNJ Na sessão plenária administrativa de ontem (21), o Tribunal de Justiça decidiu, por maioria, encaminhar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) processo administrativo disciplinar contra o juiz José de Arimatéia Correia Silva, hoje afastado do cargo. O Pleno acolheu o voto do relator, desembargador Stélio Muniz, para que o conselho examine se o processo deverá ser julgado junto com outros que já

se encontram naquele órgão, ou se deverá ser julgado separadamente pelo TJ. Em sessão plenária de 5 de maio passado, o Tribunal de Justiça decidiu pela instauração de processo e afastamento dos juízes José de Arimatéia e Abrahão Lincoln Sauáia. Sorteado para ser o relator do processo do qual o juiz Arimatéia é parte, o desembargador Stélio Muniz disse que recebeu, junto com os autos, ofício

do corregedor nacional de justiça, ministro Gilson Dipp, encaminhado ao TJ, solicitando informações detalhadas dos fatos objeto das investigações. Muniz lembrou que em procedimento recente adotado pelo próprio CNJ, ao analisar processo isolado em que o representado era o juiz afastado Abrahão Lincoln, o Conselho decidiu retirar o processo de pauta, a pedido do seu atual presidente, ministro Cezar Peluso, para que

fosse juntado a outros de mesma natureza contra o juiz para julgamento conjunto. REPRESENTAÇÃO - O processo administrativo disciplinar instaurado contra José Silva resulta de uma representação da empresa Marcopolo, inicialmente condenada pelo magistrado a substituir um veículo defeituoso adquirido por um consumidor, sob pena de multa diária de R$ 1 mil e mais R$ 20 mil a título de indenização por danos morais.


3P

O L Í T I C A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Quinta-feira, 22 de Julho de 2010

“AÇÃO TEMERÁRIA”

Advogados de Roseana querem uma punição para Aderson Lago Os advogados da coligação "O Maranhão Não Pode Parar" apresentaram, no TRE defesa da governadora Roseana Sarney (PMDB) na impugnação feita pelo candidato Aderson Lago (PSDB). Eles querem que o TRE puna o candidato denunciante por crime de "litigânca de má-fé" e "ação temerária", por entenderem que Aderson Lago agiu de forma maldosa para prejudicar Roseana e sua acusação está destituída de fundamentos fáticos ou jurídicos, exercitada apenas por

desavença pessoal, política. Os advogados Heli Dourado, Pedro Marinho, Alfredo Duailibe Neto e Wilson Azevedo, nas ações populares - uma por causa do nome dado à Passarela do Samba e a outra devido ao uso da letra R estilizada na frase "Maranhão, Um Novo Tempo" usadas por Aderson Lago (PSDB) para tentar impugnar Roseana, asseguram que a governadora não foi condenada. Na primeira, foi mandado apenas retirar seu nome do logradouro

e na segunda a governadora foi retirada da ação "por absoluta perda superveniente do objeto". Sobre multa aplicada à governadora, ano passado, pelo TRE, segundo os advogados, não torna nenhum candidato inelegível. "O que existe é a tentativa desesperada de falsear fatos tentando levar a justiça a erro, incidindo em ação temerária, e por isso, deve ser punido implacavelmente pelas aleivosias perpetradas. A impugnação da can-

didata apenas figura como 'pano de fundo' no desenrolar das demandas eleitorais, sendo vítima da política rasteira maranhense, já que nos autos não se verifica seu envolvimento nos supostos fatos apontados, e mesmo assim é perseguida implacavelmente pelos embusteiros de plantão com inverdades absurdas, que não contribuem com a democracia e com a evolução do processo político brasileiro", afirmam os advogados que defendem Roseana Sarney.

Roseana Sarney inicia campanha na Região dos Cocais nesta quinta A Governadora e candidata a reeleição, Roseana Sarney (PMDB), retoma agenda de campanha por 15 municípios na região dos Cocais. Nesta quintafeira, (22), ela estará nos municípios de Capinzal do Norte, Santo Antonio dos Lopes, Governador Archer e Dom Pedro, na região dos Cocais, onde permanecerá até domingo. Na primeira semana de campanha, Roseana consolidou-se como a candidata que congrega 30 prefeitos da região do Vale do Pindaré, da região Tocantina e da Baixada Maranhense, em prol da Coligação "O maranhão não pode parar" (PMDB, PT, PMN, PTdoB, PRP, PV, PP, PRTB, PSDC, PTN, PHS, PR e PRB). O coordenador político da campanha, Hildo Rocha, diz que na sexta-feira,

(23), a candidata manterá contato e fará caminhadas com lideranças comunitárias, representantes de associações e políticos nos municípios de Senador Alexandre Costa; Governador Eugênio Barros; Graça Aranha e Presidente Dutra. No encerramento desta etapa, Roseana visitará, no sábado (24), os municípios de Santa Filomena, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú e Grajaú. Já, no domingo (25), a candidata estará em Arame, Lagoa Grande e São Raimundo do Doca Bezerra. "Não apoiei Roseana na última campanha. Mas, nem por isso a candidata descriminou o nosso município. Agora, nesta eleição, voto Roseana Sarney", declarou o prefeito de Mirinzal, Brasil de Mirinzal, na semana passada, durante a viagem pela região.

PREFEITOS QUE APOIAM ROSEANA SARNEY

A iniciativa deve contar com a colaboração de 15 magistrados que irão auxiliar no trabalho de sentenciar os processos, bem como assessores de juízes. De acordo com Osmar Gomes, o local da ação deve ser o CEUMA (Renascença). "Estamos mantendo contato com a instituição", diz o magistrado. Na última semana de agosto, quando acontece a etapa final do Esforço, serão realizadas 400 audiências de instrução e julgamento (audiências unas). PRAZOS - Nossa meta é dentro de um mês e meio encerrar 800 processos, afirma Gomes. Nas palavras do juiz, há

djalrodrigues@bol.com.br

Escórcio perde status de candidato mais rico no MA O folclórico Chiquinho Escórcio, que ainda se gaba de haver sido suplente de senador, havendo assumido o mandato durante algum tempo, perdeu o status de candidato mais rico do Maranhão, para o ex-superintendente regional da Caixa Econômica Federal, José Carlos Nunes Júnior, que adotou o nome político de Zé Carlos da Caixa, e que disputará uma vaga de deputado estadual. Zé Carlos declarou um patrimônio de R$ 118 milhões, contra os R$ 26,8 milhões declarados por Escórcio. A governadora Roseana Sarney perde feio para ambos, já que declarou uma "mixaria" de R$ 7,8 milhões, enquanto o deputado federal Clóvis Fecury diz ser dono de apenas R$ 5,8 milhões.

Justiça tira jornal Extra de circulação O jornal Extra, de Alagoas, foi proibido de circular esta semana por decisão da justiça eleitoral, a pedido de Ronaldo Lessa. O candidato do Chapão alega que o semanário praticou crime eleitoral ao divulgar notas sobre o desempenho de sua campanha, que começa a fazer água. Na verdade, Lessa entrou em desespero com a divulgação, por este semanário, das falcatruas praticadas contra o erário durante os oito anos em que governou Alagoas. Lessa foi a maior farsa política na história de Alagoas e sua administração a mais corrupta já vista no Estado.

Dilma foge de mais um debate com Serra e Marina Líder do governo na Câmara, o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT) afirma que a ausência da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, no primeiro debate da internet brasileira, se deve a "problemas de agenda". A coordenação de campanha da candidata informou que ela não comparecerá ao Debate On-Line 2010, promovido em conjunto por iG, MSN, Terra e Yahoo!, na próxima segunda-feira (26), às 15h. "Nós recebemos diversos convites, mas o UOL tinha encaminhado antes. Ela acertou vários debates e, por razões de agenda, não irá a esse", disse Vaccarezza.

TRE fecha centro social de candidato a deputado federal pelo PDT

Esforço concentrado visa julgar 800 processos na Vara de Entorpecentes Um esforço concentrado que acontece na Vara de Entorpecentes da capital promete julgar cerca de 800 processos da unidade judicial. Idealizado pelo juiz Osmar Gomes, juiz auxiliar da comarca de São Luís atualmente respondendo pela Vara, o Esforço consistirá em duas etapas - a primeira, no período de 02 a 06 de agosto, e a segunda, que deve acontecer na última semana do referido mês. Na primeira edição da ação serão sentenciados 396 processos conclusos à espera de sentença - alguns conclusos há quase um ano, conforme informação do juiz.

Por Djalma Rodrigues

duas semanas à frente da Vara de Entorpecentes, a informação é de que tramitam na unidade cerca de 1400 processos. Segundo o juiz, a finalidade da ação é evitar excessos de prazo, e consequentemente evitar os habeas corpus impetrados por acusados junto ao Tribunal de Justiça quando dos excessos. "O Tribunal tem decidido que o prazo razoável para concluir um processo de tóxicos é de 200 dias. Quando passa desse prazo, configura constrangimento. O que nós queremos é evitar esse constrangimento", garante o magistrado. Além de evitar o excesso

de prazos, o Esforço Concentrado visa também dar uma satisfação à sociedade. "Não é concebível que um cidadão fique preso por um ano sem que a Justiça diga se ele é culpado ou inocente", declara o juiz, ressaltando que a finalidade não é condenar inocente ou absolver culpados. "Enquanto estiver na Vara vou pautar meu trabalho dentro dessa filosofia", afirma Osmar Gomes. Segundo ele, atualmente os processos que estão sendo instruídos na Vara estão sendo julgados em no máximo dois ou três dias. "Isso quando não são julgados no mesmo dia", acrescenta.

Fiscais do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio fecharam o Centro Social Jardim da Fonte, na rua Deoclecio Lopes, no Jardim da Fonte, em Queimados (Região Metropolitana do Rio de Janeiro). O centro é de propriedade do candidato a deputado federal Jefferson Dias da Silva (PDT) e era aberto apenas em ano eleitoral, segundo informações do TRE-RJ. O local estava em condições precárias de higiene. No centro social, foram apreendidos diversos instrumentos de uso odontológico e médico "em péssimo estado de conservação", medicamentos, blocos de requisição de exames da prefeitura de Queimados, fichas de inscrição em que se exigia informações do título de eleitor e uma relação com nomes de pessoas, números de títulos e o local onde votavam.

A lei do ficha limpa está tirando o sono de muito figurão não apenas no Maranhão, mas no Brasil inteiro. &&& O prefeito de Cururupu, Francisco Pestana, que já esteve com Sarney Filho, Zé Reinaldo e Jackson Lago, agora virou roseanista desde os tempos de criancinha. &&& O deputado federal Julião Amin (PDT), teme perder em votos para um novato que tenta chegar à Câmara Federal. &&& O ex-secretário de Educação do Município, Moacir Feitosa, que disputa uma vaga na Câmara Federal, reune sua equipe de campanha no próximo sábado.


4G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

Maranhão recebe reunião do Plano Turístico Meio Norte Acontece na próxima quinta-feira (22), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana em São Luís, a reunião dos integrantes do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) do Plano de Desenvolvimento Turístico do Meio Norte que inclui os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A reunião que inicia a partir das 8h, vai contar com representantes do Ministério da Integração Nacional, gestores das cidades que fazem parte do plano e representante de órgãos estaduais. Na pauta, a aprovação do documento final que incluiu mais 13 municípios maranhenses no plano turístico, além das ações prioritárias que serão implantadas nos municípios maranhenses que fazem parte do Plano Turístico Meio Norte. Para o secretário de Turismo do Maranhão, Tadeu Palácio, a reunião com o GTI é de fundamental importância, pois vai contribuir estrategicamente para o desenvolvimento do Estado. "Estamos fazendo um trabalho de parceria com todas as regiões maranhenses que fazem parte do plano turístico, é um trabalho que requer pesquisa e apoio da população, tenho certeza

que o Maranhão só tem a ganhar com mais um projeto que traz desenvolvimento para o nosso Estado", explica. O PLANO - O Plano de Desenvolvimento Turístico do Meio Norte está sendo elaborado em bases sustentáveis por um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) instituído por Decreto da Presidência da República de 06/11/2008, integrado por 26 Ministérios e órgãos federais; Secretarias de Estado do Ceará, Maranhão e Piauí e pela Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), sob a coordenação do Ministério da Integração Nacional e do Ministério do Turismo. A área de abrangência do Plano compreende sete regiões estaduais de planejamento, sendo três do nordeste do Maranhão, duas do norte do Piauí e duas do noroeste do Ceará, envolvendo 77 municípios (22 do Ceará, 22 do Maranhão e 33 do Piauí). A área totaliza 66.000 Km² e é habitada por 1,86 milhão de pessoas. O Plano contempla, além do turismo - segundo o estudo, essencial para o desenvolvimento da região - atividades como a agropecuária, o extrativismo, a pesca e o artesanato rural.

Grupo de pesquisadores da Uema integra Sociedade Brasileira de Ligas Acadêmicas A Liga Acadêmica de Clínica Médica (Lacme), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), tornou-se membro efetivo da Sociedade Brasileira das Ligas Acadêmicas de Clínica Médica que é um braço da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM). A Lacme é uma entidade sem fins lucrativos, organizada e coordenada por acadêmicos e professores do curso de Medicina da Uema. O orientador da liga, professor Sinésio Torres Júnior, explica que a instituição tem como objetivo resgatar a relação médico-paciente, estimular a realização de atividades de cunho científico e promover a integração aca-

A

dêmica com a comunidade. Por meio da liga estão sendo realizadas atividades de assistenciais e seminários. São discutidos diversos temas relacionados á clínica médica como: cardiologia, neurologia, pneumologia, medicina intensiva, urgência e emergência, nefrologia, gastroenterologia, hematologia, endocrinologia, reumatologia e doenças infecciosa e parasitárias, além de discussões sobre casos clínicos observados nos ambulatórios da rede hospitalar de Caxias como Hospital Gentil Filho e Policlínica de Atendimento Médico de Caxias (PAM). Mais informações: http://lacme uema.blogspot.com/

LUGA-SE APARTAMENTO TIPO (KITNE TE) NO COHATRAC IV: SALA, COZINHA AMERICANA, QUARTO E BANHEIRO. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO!!!

**TRATAR COM CARLOS: 88134970** FUNDADOR: Udes Lemos da Cruz

DIRETORA GERAL Nonata Marques

SUPERINTENDENTE Jorge Luis Raiol

EDITOR Djalma Rodrigues E-mail: atosefatos@elo.com.br O jornal Atos e Fatos é uma publicação da COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDA Redação e parque gráfico-Avenida Guaxenduba - nº 285 Centro - Fone: 3254-0597-CEP-65000-000 CNPJ. 23.671.134/0001-30

São Luís-MA, Quinta-feira, 22 de Julho de 2010

INCENTIVO

Prefeitura finaliza mais uma capacitação de pescadores e marisqueiras A Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAGRI), finalizou recentemente a segunda etapa do curso de capacitação em processamento de pescados. O curso faz parte das ações desenvolvidas pela administração Luis Fernando Silva (DEM), licenciado do cargo por um período de 90 dias, e que continuam sendo executadas pela gestão do prefeito em exercício, Gil Cutrim (PSL), com o objetivo de capacitar os profissionais da área e incentivar à atividade pesqueira no município. A exemplo do primeiro módulo, onde foram ministradas aulas práticas sobre processamento de pescados e mariscos com visão empreendedora, 40 profissionais autônomos, entre pescadores e marisqueiras residentes nos bairros do Vieira, Vila Roseana Sarney, Vila Julinho, São Raimundo e Maruin, participaram da segunda etapa, que teve como foco ações de beneficiamento de sururu, filetagem de pescado e de camarão, passando pela produção de croquete de peixe e fishburger, até noções de asso-

Marisqueiras e pescadores receberam certificado de conclusão do curso de processamento em pescados ciativismo, cooperativismo e e lingüiça de qualquer peixe. bilidades de emprego para meio ambiente. Antes eu jogava fora o couro todos que dele participaram, Para o pescador Joaquim do peixe, mas depois deste pois com os conhecimentos Portugal de Almeida, 64, o curso fique sabendo que ele adquiridos será mais fácil concurso foi importante porque, pode ser aproveitado como seguir trabalhar em empresas segundo ele, ao longo de matéria-prima para uma série do ramo ou por conta própria. mais de 30 anos, nunca ha- de produtos. Mais uma vez, só O curso foi fruto de uma via conhecido outras formas temos que agradecer a inicia- parceria entre a Prefeitura ride aproveitamento do pesca- tiva da Prefeitura", afirmou. bamarense, Instituto Federal do, além das tradicionais. Já a marisqueira Laurene de Educação Tecnológica "Eu aprendi como fazer, por Vale Santos disse que o cur- (IFMA) e Ministério da Pesexemplo, croquete de cação so poderá abrir novas possi- ca e Aquicultura.

Ações de caravana da Sedihc encerradas em São Benedito do Rio Preto O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Sérgio Tamer, foi um dos palestrantes no encerramento das atividades da Caravana dos Direitos Humanos no município de São Benedito do Rio Preto, na terça-feira (20). A equipe da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc) concluiu as ações na região do Baixo Parnaíba, a exemplo do que fez na semana passada em Balsas, município pólo da região do Cerrado Sul. A palestra fez parte da programação da última etapa da Caravana, que tem como tema principal o "Sistema Nacional dos Direitos Humanos e Política Nacional dos Direitos Humanos". Em andamento desde agosto de 2009, o projeto está na fase de finalização de suas atividades, realizando oficinas e seminários de capacitação para agentes multiplicadores das regiões do Cerrado Sul, Baixo Parnaíba e Alto Turi. Nesta última etapa, a Sedihc escolheu três municípios como pólos das ações da Caravana. Depois de passar por Balsas, o projeto chegou a São Benedito do Rio Preto, onde realizou um grande seminário para os agentes locais. Em sua explanação, Sérgio Tamer destacou a importância da conexão que deve haver entre os direitos civis e políticos e os direitos sociais. Para Tamer, a Caravana se encerra com muito sucesso, pois ao longo de quase um ano conquistou centenas

Tamer ministra palestra em São Benedito de pessoas dos mais distin- blico das cidades. AÇÕES ESPECÍFICAS - O tos segmentos sociais compromissadas com a causa secretário observou que cada dos direitos humanos. "Esse município desenvolverá ações projeto é importante porque específicas considerando a essas pessoas, que traba- realidade local. "O que há de lham tanto no setor público comum nos municípios visitaquanto no setor privado, as- dos é que o desenvolvimento sumiram com as prefeituras das políticas públicas, qualquer o compromisso de dissemi- que seja a sua área, terá semnar a cultura dos direitos hu- pre que ter como objetivo a redução das desigualdades somanos", enfatizou. Tamer fez um balanço da ciais", disse Tamer. A partir da criação da Rede evolução desses direitos e realçou a relevância de três prin- de Servidores Amigos dos Dicípios básicos em matéria de reitos Humanos, formada por direitos humanos: indivisibilida- funcionários públicos municide, interdependência e univer- pais na perspectiva de implesalidade desses direitos. A mentação dos direitos, a Caação tem como objetivo estru- ravana credenciou um repreturar espaços para o fortaleci- sentante em cada cidade que, mento do controle social nas voluntariamente, ficará conecáreas das políticas públicas e tado às ações da Sedihc, para dos direitos criando colegiados que toda e qualquer violação de Conselhos Municipais de dos direitos humanos detecDireitos Humanos, envolvendo tada possa ser solucionada. a sociedade civil e o poder pú- A comunicação entre os vo-

do Rio Preto luntários e a secretaria será feita por meio do www.portaldacidadania.com.br. "A sociedade civil juntamente com os integrantes do poder público terão que ter esse papel fiscalizador e controlador das políticas sociais. Sob esse aspecto, podemos dizer que essa foi a grande conquista da Caravana dos Direitos Humanos", completou Tamer, explicando que os 22 municípios visitados durante as atividades do projeto contarão com os representantes voluntários. Dentro dessa proposta, a Sedihc está trabalhando a ampliação do alcance dos Centros de Referência em Direitos Humanos (CRDH), que deverão passar a atuar em mais 35 municípios do estado. Atualmente, o CRDH funciona em Bacabal, Açailândia e Imperatriz.


5G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

CARÊNCIAS NUTRICIONAIS

SES discute melhoria no PROGRAMA DO LEITE Em reunião realizada esta semana com cerca de 50 produtores de leite da região do Baixo Mearim, um dos três pólos que dão suporte ao Programa do Leite no Estado, o secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, garantiu que vai discutir junto a setores ao Governo do Estado a implantação de medidas para aumentar a produção e melhorar a renda dos produtores. O programa é colocado em prática pela SES em parceria com o Governo Federal. Dentre as inúmeras reivindicações ouvidas pelo secretário, uma diz respeito ao desejo dos produtores de leite de contarem com o apoio de um profissional que possa dar suporte ao manejo adequado dos rebanhos. O que evitaria perdas de produção, ocasionadas por problemas como a mastite e a acidez do leite, dificuldades que inviabilizam a ordenha das vacas e o repasse da produção. Sobre este aspecto, o secretário sinalizou que irá solicitar o apoio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged). "A intenção é colocar a disposição do programa, um profissional veterinário para realizar o acompanhamento e treinamento junto aos produtores, no sentido de sanar os problemas fitossanitários", afirmou Márcio Leite. Na reunião, o secretário explicou a questão do valor pago pelo programa em um litro de leite, que corresponde

São Luís-MA, Quinta-feira, 22 de Julho de 2010

Site: atosefatos.jor.br

Bastidores dos MUNICÍPIOS Por Isaias Rocha

e-mail: isaiasrocha21@gmail.com

FRASE DO DIA

Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo. (Leon Tolstoi)

A PROVA DE FOGO

A Lei Complementar 135/10, mais conhecida como "Ficha Limpa", está aí. Mais com dúvidas do que com respostas, mas está. Se cumprida conforme os objetivos que a inspiraram, ela entrará para a história como um divisor de águas na política brasileira. Se, ao contrário, não se impuser, será mais uma, como tantas outras, que servirá apenas como chacota.

NÚMEROS INFERNAIS

Não foi sem razão que o governo Roseana usou o slogan "Governar é cuidar das pessoas". Vejamos: mais da metade da população vivendo na pobreza absoluta. Mais de um terço dos moradores no Estado vivendo na pobreza extrema. Escolas da rede pública estadual fracassam feio no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os dois itens acima - condições de vida e qualidade do ensino - tiveram novos dados publicados nos últimos dias. Foram levantamentos distintos, claro, mas que mostram a calamidade em que vivemos no Maranhão. Até quando?

ÓRGÃO CAPENGA

O Conselho Tutelar de Açailândia é mais um dos que capengam sem muito apoio público. Isso talvez justifique o elevado número de indigentes mirins pelas ruas de nossas cidades. Maltrapilhos e famintos, repetem o discurso: "Tio, me dê 10 [centavos] aí!".

ESCOLAS SUCATEADAS

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Davinópolis (SINTEED), a 10 km de Imperatriz, denuncia o estado de abandono das escolas públicas da rede municipal. O sucateamento na estrutura física das escolas é bastante visível, tendo em vista que há tempos as mesmas não passam por uma reforma.

NA ROTA DO TURISMO Reunião para definir melhoria do Programa do Leite a 0,65 centavos. Segundo ele, mente em crianças de 2 e 7 nado a base da alimentação a equiparação a 80 centavos, anos, além de gestantes e diária de pessoas que não tem preço sugerido pelos produto- nutrizes (mulheres que estão se quer o que comer durante res sob alegação de que este em fase de amamentação), o o dia. Justamente por isso é o valor que vem sendo prati- Programa do Leite visa a dis- esta necessidade não é só um cado por laticínios na região, tribuição diária de mais de 46 desejo do secretário enquanjá foi autorizado pelo ministé- mil litros de leite tipo "C" em to gestor de Saúde e represenrio da Saúde e deve começar 100 municípios maranhenses tante do governo estadual. É a ser repassado a todos os conveniados. A responsável também um apelo dos própriprodutores no máximo até no- pelo programa no estado, Flá- os produtores e de famílias que via Abdalla explicou que meta se encontram em situação de vembro de 2010. PROGRAMA - Com o ob- da SES é expandir ação aos risco nutricional em muitos jetivo de combater as carên- 217 municípios maranhenses. municípios do interior do esta"Este programa tem se tor- do", justificou Abdalla. cias nutricionais, principal-

No Nordeste, Barreirinhas é o quarto destino mais vendido pela CVC, principal operadora turística do País. O município colocou o Maranhão na rota do turismo. Nosso Estado só fica atrás das cidades de Porto Seguro (BA) e Natal (RN). A informação surgiu em São Paulo e o prefeito Alberico Filho (PMDB) tratou de espalhá-la através de assessoria de imprensa.

“TODOS PELA EDUCAÇÃO”

Mais de R$ 145 mil. Este valor foi liberado pelo governo federal, através do Ministério da Educação, visando a reforma e ampliação de escolas, em atendimento ao plano de ações articuladas do município de Alcântara. O convênio do projeto foi feito no âmbito do plano de metas e compromisso do programa "Todos pela Educação".

PAC EM APICUM-AÇU

O governo federal, por meio do no Programa de Aceleração do Crescimento-PAC/2008 destinou R$ 271.600,00 mil para construção do sistema de abastecimento de água para atender o município de Apicum-Açu, administrada pelo prefeito Sebatião Lopes Monteiro (PDT). Os recursos, procedentes do Ministério da Saúde, fazem parte de um convênio com valor total de R$ 1.358.000,00 milhões.

NÃO APOSTARIA

Edilázio Filho (PV) acredita que será o único candidato da prefeita de Timon, Socorro Waquim (PMDB), a deputado estadual. Eu também acredito na existência do Papai Noel.

PIRÃO COM CAROÇO

A prefeita de Axixá, Sônia Campos (DEM), anda iludindo muitos candidatos. Foi com muita sede ao pote, ao abrir várias frentes de negociações visando fechar apoio com candidato A, B, C e D para a Assembléia Legislativa. Resultado: acabou morrendo de sede. Como diz o ditado: Pirão que muitos mexem encaroça.

TUCANO BATENDO “ASAS”

O prefeito de Governador Edison Lobão, Lourêncio Moraes, não segue a decisão do seu partido, o PSDB, que fez coligação com o PDT do ex-governador Jackson Lago. O prefeito apoia a governadora Roseana Sarney. Ela também tem o apoio do ex-prefeito Washington Plácido. Na semana passada, Roseana foi recebida pelos dois, mas em eventos separados. Os dois grupos não se misturam.

PMDB “DANÇANDO” A VALSA

O PMDB adota aquela do "vai na valsa", onde tudo é permitido. Enquanto prefeitos do PSDB declaram apoio a Roseana, diversos ex-prefeitos do PMDB afirmam que apóiam Jacson Lago (PDT) para o governo do Estado. Na próxima semana, a Coluna vai trazer a lista com diversos nomes que estão 'dançando' a valsa com o pedetista.

MERCADO EM CRESCIMENTO

O diretor da Agência Municipal do Trabalho, de Timon, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social - SEMDES, Silmar Braga, enviou e-mail à Coluna, destacando que houve um crescimento considerável na geração de novos postos de trabalho em Timon, levando-se em conta o período de janeiro de 2009 a junho de 2010, com 3.735 trabalhadores que foram admitidos em todos os setores, conforme dados concretos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho.

COELHO NETO GANHA VAGAS

O Conselheiro Estadual de Juventude Samuel Bastos esteve reunido na manhã de ontem com o prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva (PSDB). Durante a reunião vários assuntos foram tratados e o membro do Cejovem informou ao prefeito a inclusão do município na segunda etapa do Projeto Primeiro Emprego com a disponibilidade de 70 vagas. O Conselho Estadual de Juventude formalizou uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária e está acompanhando a implantação do projeto nos municípios maranhenses.

IMPERATRIZ RECEBE AMBULÂNCIAS

O secretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite, desembarcou ontem em Imperatriz para fazer a entrega de quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), adquiridas em parceria com o Ministério da Saúde. O evento foi realizado na sede da Unidade Regional de Saúde de Imperatriz.

COMPROMISSOS EM AÇAILÂNDIA

A agenda de compromissos do gestor estadual na região tocantina se estende pela quinta-feira. Estão programadas reuniões para tratar sobre os investimentos do Estado na melhoria dos serviços de UTI neonatal da macrorregional de Imperatriz, bem como uma visita ao município de Açailândia.

MAIS UM EX-PREFEITO CONDENADO

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Codó (MA) Ricardo Antônio Archer ao pagamento de R$ 467.752,53, valor atualizado, ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Relatório apontou irregularidades na aplicação feita pela prefeitura dos recursos do Fundo de Manutenção e Valorização do Magistério do Ensino Fundamental (Fundef) e do Programa Nacional de Alimentação (Pnae).

CONVÊNIO NOS LENÇÓIS

A Secretaria Estadual de Saúde, ainda sob o comando de Luiz Alfredo Guterres, assinou convênio de R$ 4.470.000,00 com o município de Barrerinhas para a conclusão de obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município.

CAMPESTRE COM TODO GÁS

A prefeitura municipal de Campestre contratou R$ 1.600.300,00 em combustível de S.M. dos Santos Goedel para atender os veículos das secretarias de administração, saúde e educação.


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

CLASSI & CAMILE Responsabilidade da Gislane Publicidade

9606-9004 Horários: 2ª, 3ª e Sábado - 8:00 às 12:00

(098) 8895-4518

Deleicious Salgados VENDE-SE Sa do lgado ces , b s em olo ge s, e ral etc , ...

TRATAR COM REGIANE CONTATO: 8823-8102 E-MAIL: 1303@hotmail.com

U

ma casa na Aveni da Principal da Cida de Olimpica com 7 compartimentos e uma área de 20 metros

Tratar: (98) 8854-8036


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

A

LUGA-SE APARTAMENTO TIPO (KITNE TE) NO COHATRAC IV: SALA, COZINHA AMERICANA, QUARTO E BANHEIRO. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO!!!

**TRATAR COM CARLOS: 88134970**


8E

S

P

O

R

T

E

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

SEGUNDO A CBF

Nome do técnico da Seleção deve ser conhecido nesta sexta-feira A torcida do Brasil não precisará esperar muito mais para saber quem será o substituto de Dunga. A CBF informou que o nome do novo técnico da Seleção deve ser anunciado entre esta sexta-feira e a próxima segunda-feira. Seu primeiro compromisso será o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, na cidade de Nova Jérsei.

- O anúncio deve ser na sexta e, se tudo der certo, na segunda será o pacote todo: apresentação do treinador e convocação para o amistoso - disse Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, garantindo que o presidente Ricardo Teixeira ainda não acertou com qualquer profissional. Desde que a saída de Dunga foi confirmada, logo após

a eliminação da Seleção Brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo, alguns nomes vêm sendo especulados. Um dos principais é Luiz Felipe Scolari, que recentemente assumiu o Palmeiras. Também na linha de frente estão Mano Menezes, do Corinthians, e Muricy Ramalho, do Fluminense. Ricardo Gomes, do São Paulo, Abel Braga e

Leonardo são alguns que correm por fora. Ricardo Teixeira está em São Paulo para uma reunião sobre o estádio da cidade-sede na Copa de 2014. O dirigente encontrou-se com o governador Alberto Goldman, com o prefeito Gilberto Kassab e com o secretário de planejamento e presidente do comitê paulista Francisco Luna.

Gum planeja abraço no reencontro com técnico Cuca, agora no Cruzeiro Os personagens da incrível arrancada do Fluminense na fuga do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2009 dificilmente vão esquecer tudo o que passaram. Nesta quinta, às 21h (de Brasília), no Maracanã, no duelo com o Cruzeiro, um dos protagonistas da história estará do lado oposto, o técnico Cuca, que agora comanda a equipe da Raposa. O zagueiro Gum planeja dar um abraço no antigo treinador. Ele, no entanto, lembrou que cada um defenderá seus interesses em campo quando a bola rolar. - Vai ser um reencontro, mas temos que pensar que isso é normal. Será um grande amigo em campo, mas,

Gum, zagueiro quando a bola rolar, será cada um buscando seu objetivo em campo. Ele fez um grande trabalho no Fluminen-

do Fluminense se, aquela arrancada no Brasileiro ficou marcada. Claro que não é possível agradar a todos, mas acho que a

maioria vai dar um abraço nele - disse o defensor. Gum comentou sobre a dificuldade que o Flu tem encontrado nos jogos que disputa em casa e não tem muito espaço para atacar, já que os adversários normalmente atuam mais fechados. - Jogando em casa, temos a responsabilidade maior. Quem vem jogar contra, vem mais recuado, defensivo, e torna tudo mais complicado. Temos que ter paciência, e a torcida também. Mas prefiro jogar em casa. O Flu é o segundo colocado no Brasileiro com 19 pontos. O time tem a chance de assumir a liderança se vencer o Cruzeiro e o Corinthians tropeçar no Atlético-GO.

Maurício Ramos comemora nova chance e quer retomar titularidade Maurício Ramos terá a chance de retomar a posição da qual era dono no Palmeiras em 2009. As suspensões de Danilo e Léo fazem com que o zagueiro seja o escolhido do técnico Luiz Felipe Scolari para formar dupla com Edinho, no jogo contra o Botafogo, quinta-feira, às 21h, no Pacaembu. Atrapalhado por lesões, o camisa 15 não apresentou o mesmo futebol do ano passado, quando era homem de confiança do elenco no Campeonato Brasileiro. Agora, com a nova oportunidade, ele espera reconquistar a vaga de titular. - Eu estou buscando o meu espaço. Reconheço que no primeiro semestre deste ano eu não rendi o mesmo que no ano passado, mas o jogador não pode desanimar nunca. Estou em um time grande e sei que o segredo é trabalhar cada vez mais, pois a oportu-

nidade aparece e eu tenho de estar pronto para agarrá-la afirmou Maurício Ramos, ao site oficial do Verdão. Contratado junto ao Coritiba em 2009, o defensor tem 64 jogos e cinco gols com a camisa do Palmeiras. Neste ano, porém, seu rendimento caiu: foram 11 partidas e somente um tento marcado, na vitória por 4 a 2 sobre o Grêmio. Sem o problema no púbis que o incomodava no primeiro semestre, Maurício Ramos espera ter boa sequência no time. - Tive uma lesão no púbis que atrapalhou a minha prétemporada. Quando me recuperei, o time já estava jogando e eu tive que esperar. É importante para o atleta ter uma sequência de jogos para atingir a melhor forma. Agora estou 100% e não vou poupar esforços para poder me firmar - garantiu o zagueiro.

Maurício Ramos (centro) espera retomar posição de titular no Palmeiras No ano passado, ele fez - Nós vivemos uma fase parte de uma das defesas maravilhosa no ano passado menos vazadas do Brasilei- e o pensamento de todos aqui rão, com 45 gols sofridos é fazer ainda melhor nesta em 38 jogos. temporada - finalizou Maurício.

Hoffenheim confirma o retorno de Maicosuel ao Botafogo O Hoffenheim anunciou ontem em seu site oficial que a transferência de Maicosuel para o Botafogo foi fechada. Segundo a nota do

clube, o técnico Ernst Tanner foi quem informou sobre a concretização do negócio. O comunicado do Hoffenheim não deu detalhes dos

valores pagos pelo clube carioca, mas a imprensa alemã especula que o Glorioso tenha desembolsado € 4 milhões (cerca de R$ 9 mi) para repatriar o atle-

ta. O valor é € 500 mil (R$ 1,1 mi) mais baixo do que aquele pago pelos alemães há pouco mais de um ano para tirar Maicosuel do Botafogo.

São Luís-MA, Quinta-feira, 22 de Julho de 2010

Mesmo ainda em tratamento, Gilberto garante que tem condições de jogar

Gilberto (à direita) garante que jogará Depois de dois dias ausente dos treinamentos por conta de uma tendinite no tornozelo direito, o meia Gilberto, do Cruzeiro, acredita que iniciará o jogo contra o Fluminense, nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Maracanã. De acordo com o jogador, o tratamento feito durante a semana foi eficaz, e ele só dependeria do técnico Cuca para estar em campo. - Acho que jogo. Depende do treinador. Depois do jogo contra o Goiás, senti dores no tendão de Aquiles, por isso o treinador ficou com a dúvida. Com o tratamento que está sendo feito, vai dar para jogar. Com a provável escalação de Gilberto, o torcedor cruzeirense respirou aliviado, já que Roger - lesionado - já está fora da partida. Gilberto foi o autor do gol da vitória sobre o Goiás e tem sido um dos destaques do time após a Copa do Mundo.

O meia explicou que a vontade de jogar fez com que seu rendimento subisse consideravelmente em relação ao primeiro semestre. - Voltei da Copa e tive três dias de descanso. Fiquei 40 dias com a Seleção e tive poucas oportunidades. Gosto e vou ter sempre a alegria de jogar, mesmo com 34 anos. Sobre o reencontro com o Maracanã, o meia carioca se sentirá em casa. - É uma alegria total. Quando subo as escadas do vestiário do Maracanã, é uma alegria de estar pisando em um dos maiores estádios do mundo. Ainda mais por ser no Rio, minha cidade, por eu ter jogado no Flamengo, no Vasco. Mas vai ser um jogo difícil e tenho certeza que a torcida do Fluminense vai fazer uma grande festa. Só nos resta entrar em campo e conseguir os três pontos.

Jogadores do Ceará treinam em Atibaia antes de duelo contra o Bugre O elenco do Vozão está em Atibaia, cidade do interior de São Paulo, onde fez treinamento na terça-feira. O técnico Estevam Soares comandou algumas atividades em campo com o grupo de 20 jogadores. Pensando na partida diante do Guarani, na próxima quinta, o treinador coordenou um treino tático com os titulares, que em seguida deram algumas voltas no gramado do campo do hotel. Já o restante dos atletas terminaram os trabalhos com chutes a gol. Enquanto a delegação alvinegra segue se preparando para encarar o Bugre, em Campinas, os atletas que ficaram em Fortaleza dão continuidade aos trabalhos fortes na sede do clube, em Carlos de Alencar Pinto. Na tarde desta terça, os suplentes realizaram trabalhos no gramado do Vovozão. Com o campo reduzido, eles participaram de um treino recreativo, apenas para aperfeiçoamento da parte técnica e tática. BAIXAS NO ELENCO - A

diretoria do Ceará anunciou nesta terça-feira que os meias Jorge Henrique e Esley foram emprestados, respectivamente, para o Vila Nova e o América-RN, times que disputam a Série B do Brasileirão. Outra baixa no time ficou por conta do volante Heleno, que não participou dos três últimos jogos do Alvinegro no Brasileirão. Mas não se trata de dispensa do atleta. Contra o Atlético-MG, o jogador cumpria suspensão pelo terceiro amarelo e diante do Corinthians ficou fora por conta da expulsão contra o Vitória. Partida em que acabou levando um gancho de dois jogos. Já contra o Internacional, Heleno foi relacionado pelo técnico Estevam Soares, porém sofreu uma lesão de última hora e não viajou com o grupo. Segundo o Departamento Médico do clube, Heleno sofreu uma lesão na coxa esquerda. O atleta está fazendo fisioterapia e nesta quarta passará por uma nova reavaliação médica.

Jogadores do Bugre se reapresentam no Brinco de Ouro O elenco do Guarani se reapresentou na segunda-feira, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa. Os atletas alviverdes, que no último domingo arrancaram um empate por 1 a 1 com o Botafogo, no Engenhão, aprimoraram a parte física na academia de musculação do clube. A delegação desembarcou

em Campinas às 14h de segunda-feira. Quem não enfrentou o Glorioso, no Rio de Janeiro, participou de um treinamento técnico, às 15h30m, no CT bugrino sob o comando do técnico Vagner Mancini e do auxiliar Anderson Batatais. Os jogadores do Guarani treinaram na terça-feira, às 15h30m, no Brinco de Ouro.


9T

E L E V I S Ã O

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

São Luís-MA, Quinta-feira, 22 de Julho de 2010

Si te : atosefatosj .or.br

Horóscopo Gianne Albertoni exibe as formas perfeitas em capa de revista

ÁRIES Aventura e novidade são estímulos poderosos, capazes de empurrar você para mudanças há muito desejadas. Mais liberdade é uma meta a ser conquistada.Um dia especial para você investir com mais sucesso no amor e na paquera!

TOURO 'Quem não arrisca não petisca' é um ditado a ser posto em pratica hoje, antídoto perfeito para sua contumaz teimosia em confiar apenas no palpável, visível e seguro. Energia astral de hoje predispõe a conquistas mais amplas e temerárias.

Novelas PASSIONE Clara disfarça e desliga o telefone. Danilo fica intrigado e não consegue mais falar com Clara. Agostina tenta convencer Gemma a viajar com ela para o Brasil. Stela e Agnello se beijam. Mônica aconselha Lorena a não se preocupar com a aprovação de Stela em relação ao seu namoro. Agnello afirma para Stela que não vai se separar de Lorena. Felícia não revela para Fátima a identidade do homem que a engravidou. Fred é nomeado diretor financeiro da metalúrgica. Clô decide que Françoise Caron será a decoradora de sua casa. Fortunato lamenta com Olavo o fato de Clô não querer levá-lo para a nova casa. Berilo pensa em Agostina enquanto está com Jéssica. Clara marca um encontro com Danilo. Gemma pede para Clara ajudá-la na cozinha. Myrna entrega a Fred uma pasta com a documentação sobre os acionistas da metalúrgica. Mauro conhece Pereira, um funcionário que trabalhou com Noronha no projeto da Skinny Top. Melina comenta com Fred que contratou uma organizadora de eventos para o casamento.

Com a desenvoltura de quem foi modelo profissional por muitos anos, Gianne Albertoni posou para a cpa da próxima revista "Zero", que chega às bancas em agosto. A apresentadora revelou, nas fotos, que ainda mantém a forma impecável dos tempos de passarela. Gianne posou para Bruno Pavão, em São Paulo, e foi maquiada por Michel Nakamura. Na entrevista, ela contou que está estudando jornalismo para se aperfeiçoar na carreira de apresentadora. - Como disposição não me falta, todos os dias depois de gravar ao vivo de manhã e gravar as matérias externas à tarde, sento na primeira fila da classe para estudar à noite. Não é mole, não! - contou.

GÊMEOS O desafio de hoje é atender ao mesmo tempo a necessidade de se entrosar bem com as pessoas e atuar em conjunto com elas, e também garantir um espaço em que seu esforço e capacidade sejam valorizados. No amor, confusões. CÂNCER Organismo se ressente mais hoje, então tenha cuidado com sua rotina, alimentação e evite lidar com químicos ou instrumentos perigosos. Falta de direção e insatisfação com trabalho gera muitas perguntas serias e importantes. Muito amor. LEÃO Vênus, Marte e Saturno em Virgem reforçam importância de ser coerente e responsável com dinheiro, especialmente se você tem algo em sociedade. Pense bem antes de comprometer valores. Bem-estar vem de se sentir amado e querido.

Lembra do ex-BBB Bruno Jácome? Está com um corpão...

VIRGEM Clima astral bom pra você se empenhar mais nos esportes e nas atividades que dependem exclusivamente de seu planejamento e estratégia individual. Mesmo sorrindo e sendo bacana com as pessoas, a área está livre para você agir. Siga adiante! LIBRA Trabalho não terminado cobra atenção e cuidados. Esperança e entusiasmo no trabalho. Lua e Vênus em tensão passageira desaconselham ocupar-se de amor e de amizade durante o dia, somente a noite o clima estará desanuviado. ESCORPIÃO Saturno está se despedindo de Virgem definitivamente. Aproveite estas ultimas horas para rever projetos com amigos. Talvez você tenha esfriado com um grupo porque não há mais identidade. Assuma isso e vire a pagina de vez. SAGITÁRIO Lua em seu signo traz a tona suscetibilidades e sensibilidades menores. Um dia bom para se cuidar mais e deixar o mundo esperando lá fora. Você tem de cavar dentro de você o sentido e o propósito para continuar seguindo, com alegria e esperança. CAPRICÓRNIO Astral de hoje permite observar mais e se expor menos. Assuntos burocráticos e legais precisam ser decididos sem mais tardar. Viagens e assuntos ligados a universidades também entram nesse rol: o de Saturno, que está saindo de Virgem. AQUÁRIO Mente plástica, animada e aberta para incorporar contribuições de outras pessoas favorece todo tipo de trabalho e atividade em equipe. Você pode ser convidado para uma viagem, ou um novo negocio, interessante. Sonhos e espiritualidade. PEIXES Vigie sua imagem publica, meça o tempo que você empata nas relações pessoais, profissionais e na organização da casa. Importante acertar um conjunto de regras mutuas até amanhã, pois Saturno em Virgem propicia criação de estruturas duradouras.

O ex-BBB Bruno Jácome, do "Big Brother Brasil 7", fotografou para um novo book de fotos. O mineiro conciliará a carreira de cantor com a de modelo. E pelo jeito, vai arrasar. Repara no 'corpitcho' do rapaz. Saradíssimo!

ESCRITO NAS ESTRELAS Zenilda se desespera ao ver Viviane e chama a polícia. Mauro se apresenta a Jardel como namorado de Vanessa. Jardel seduz Márcia, que fica interessada. Viviane resolve contar a verdade para Zenilda que promete ajudá-la. Jane teme que Jardel aceite ficar com Vanessa. Sofia e Beatriz se oferecem para ajudar Vicente na comunidade, mas acabam se arrependendo. Yasmin avista a mulher que estava com Afonso no shopping e fica intrigada. Guilherme afirma para Virgínia que seu namoro com Mariana é sério. Viviane alerta Zenilda para tomar cuidado com Gilmar. Jair cede ao apelo de Linda e a produtora rasga o contrato dos meninos. Magali fica feliz com o noivado de Gilmar e Leninha. Jair chega em casa arrasado e avisa que seus filhos não passaram no teste. Judite descobre o endereço do flat onde Guilherme está morando. Jair tenta contar a verdade para Fabiana, mas ela não acredita. Jovenil e Magali tentam alegrar os netos. Vitória/Viviane consegue chamar Ricardo apenas pelo nome e Sofia fica escandalizada.

Família de Toninho Cerezo apoia carreira do filho, que virou travesti Gustavo Cerezo, filho mais velho do ex-jogador e atual técnico do Sport Toninho Cerezo, afirma que a família apoia a orientação sexual de Leandro, que se transformou no travesti Lea T. Segundo ele, todos (exceto o pai) sabem do sucesso que ela faz na Europa como estilista e modelo. A informação de Gustavo só vem a confirmar o que Cerezo não quis admitir anteontem para a coluna: que Lea T é mesmo sua herdeira. A travesti, que pensa em mudar de sexo, virou notícia em revistas de moda do mundo todo ao estrelar a nova campanha da grife francesa Givenchy. Para ter uma ideia do sucesso da filha de Toninho Cerezo no mundo da moda, a "Vogue" francesa de agosto dedicará uma página inteira à "moça", que posou para a publicação completamente nua.

TI TI TI Osmar não resiste ao acidente e a equipe de resgate avisa a Gustavo. Bruna acerta os últimos detalhes do quarto de Osmar enquanto aguarda a chegada do filho. Rebeca encontra o cartão de Natasha entre as coisas de Orlando e se revolta. Bruna sonha com Osmar e quando acorda descobre que o filho está morto. Marcela é levada para o hospital. Renato decide viajar para Londres. Adriano conta para Suzana que Jacques é inimigo de infância de Ariclenes. Ariclenes propõe um negócio a Suzana. Bruna não se conforma com a morte de Osmar. Amanda é arrogante durante a sessão de fotos e Francis a repreende. Ângelo demonstra interesse por Stéfany e Marta alerta que ela gosta de Armandinho. Stéfany e Desirée se enfrentam no quarto de Armandinho e são expulsas por Dona Mocinha. Ariclenes convida Chico para trabalhar com ele. Jaqueline sugere que Jacques mude seu estilo para concorrer com os grandes estilistas. Luti encontra Valquíria na faculdade e cobra o prejuízo que ela causou ao passar o trote para a cantina.

Serginho aproveita vida de patrão e pega sol em iate Serginho está aproveitando bem a vida pósBBB. Na terça-feira, 20, o paulista postou uma foto sua pegando sol em um iate. Cheio de pose, ele aparece com uma roupa de banho bem fashion e relaxa, confortável, na proa da embarcação. Que inveja!

MALHAÇÃO Tati diz para Rodrigo que está namorando Beto. Cristiana reclama com Bernardo e Antônio por acreditarem que ela não consegue arrumar um emprego. Silvia leva um anúncio de um emprego para Antônio. Nanda reclama de ter que fazer faxina na casa. Bia implora para que Bernardo não termine o namoro com ela. Reco, Jotapeg e Rodrigo sugerem que Anselmo leve Zuleide ao parque de diversão. Bernardo pede para Bia tentar arrumar um emprego para ele com seu pai. Zuleide fica irritada com o convite de Anselmo e ele fica ainda mais preocupado. Bia beija Bernardo na frente de Cristiana. Rita e Juju tentam convencer Zuleide a contar sobre sua gravidez para Anselmo. Beto sugere que Bernardo vá procurar emprego no Rocket. Começa a Semana das Profissões no Primeira Opção e Livramento anuncia a presença de Linda, deixando dona Tânia enciumada. Tati leva Beto para o Escondidinho. Livramento fica constrangido com os comentários de Linda. Bernardo não consegue o emprego no Rocket.


10A

N Ú N C I O S

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS EDITAL DE PROCLAMAS /Nº 214/ 2010 O Oficial de Registro Civil da 1ª Zona, Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar que OTO ANTERO PRAZERES FILHO, brasileiro, Solteiro, comerciante, filho de Oto Antero Prazeres e Olinda Santana Prazeres, e MARIA FRANCISCA MAGALHÃES SILVA, brasileira, Solteira, professora, filha de Raimundo Soares da Silva e Maria do Lago Magalhães e Silva, requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521. 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 09 de Julho de 2010. EDITAL DE PROCLAMAS /Nº 213/ 2010 O Oficial de Registro Civil da 1ª Zona, Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar que ROBERTO ROSA DOS SANTOS, brasileiro, Solteiro, comerciário, filho de Anaice Rosados Santos, e GILVANA DE SÁ FERREIRA, brasileira, Solteira, Téc. Enfermagem, filha de Durval Oliveira Ferreira e Ivone Martins de Sá Ferreira, requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521. 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 09 de Julho de 2010. EDITAL DE PROCLAMAS /Nº 212/ 2010 O Oficial de Registro Civil da 1ª Zona, Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar que KAWÊ MONTEIRO DE OLIVEIRA, brasileiro, Solteiro, analista, filho de Gilmar Monteiro Teixeira e Maria do Amparo de Oliveira Nunes, e ANDREIA GEORGE FEITOSA BARROS, brasileira, Solteira, prendas, filha de João Batista de Barros e Maria Feitosa de Barros, requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521. 1 523, do Código Civil) poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 09 de Julho de 2010. EDITAL DE PROCLAMAS /Nº 211/ 2010 O Oficial de Registro Civil da 1ª Zona, Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar que DANIEL PEREIRA LIMA, brasileiro, Solteiro, empresário, filho de Luiz Lopes Lima e Josefa Pereira de Sá Lima, e SRAYA AFIFE LIMA MALUF, brasileira, solteira, advogada, filha de Jamil Maluf Filho e Walkiria Gomes Lima Maluf, requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521. 1 523, do Código Civil) poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 09 de Julho de 2010. EDITAL DE PROCLAMAS /Nº 206/ 2010 O Oficial de Registro Civil da 1ª Zona, Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar que FELIPE LIMA FERNANDES RIBEIRO, brasileiro, eng. Agrônomo, filho de Raimundo Antonio Fernandes Ribeiro e Maria de Fátima Lima Fernandes Ribeiro, e MARCIA REGINA SOUSA GOMES, brasileira, Solteira, eng. Civil, filha de Antonio Salviano Gomes e Sinforosa de Jesus Sousa Gomes, requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil) poderá apresentálo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 09 de Julho de 2010. EDITAL DE PROCLAMAS /Nº 215/ 2010 O Oficial de Registro Civil da 1ª Zona, Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem possa interessar, que JOSUE SOUZA DOS SANTOS, brasileiro, Solteiro, aux. administrativo, filho de Elieudes Galeno dos Santos, e ANA CELIA CARVALHO DA SILVA, brasileira, Solteira, aux. administrativo, filha de Bernardo Viana da Silva e Francisca Alves de Carvalho, requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521. 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 09 de Julho de 2010. EDITAL DE PROCLAMAS /Nº 210/ 2010 O Oficial de Registro Civil da 1ª Zona, Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar que JEFFERSON FURTADO DE JESUS, brasileiro, Solteiro, Téc. Eletromecânico, filho de Raimundo João de Jesus e Marinilde da Conceição Furtado de Jesus,e TATIANE KARINE LIMA GOMES, brasileira, Solteira, assis. administrativo, filha de Josemar Gomes e Maria de Lourdes Lima Gomes, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521.1 523, do Código Civil) poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 09 de Julho de 2010. EDITAL DE PROCLAMAS /Nº 209/ 2010 O Oficial de Registro Civil da 1ª Zona, Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem possa interessar que JAILSON GONÇALVES CUTRIM, brasileiro, Solteiro, vigilante, filho de Joaquim Costa Cutrim e Eliane Maria Gonçalves Cutrim, e ISABEL CRISTINA GOMES OLIVEIRA, brasileira, Solteira, prendas, filha de João Luís Oliveira e Maria do Rosário Gomes, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521. 1 523 do Código Civil) poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 09 de Julho de 2010. EDITAL DE PROCLAMAS /Nº 208/ 2010 O Oficial de Registro Civil da 1ª Zona, Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar que EDSON SANTOS CAMARA BOTELHO, brasileiro, Solteiro, autônomo, filho de José Domingos Botelho e Izabel da Conceição Camara Botelho, e JELCILENE BARBRA SILVA BARROS, brasileira, Solteira, Pedagoga, filha de José Rosendo Barros e Maria das Graças Silva Barros, requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521. 1 523, do Código Civil) poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 09 de Julho de 2010. PREFEITURA MUNICIPAL DE GUIMARÃES - MA AVISO DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2010 A Prefeitura Municipal de Guimarães - MA, através da pregoeira, torna público para conhecimento dos interessados que realizará licitação na modalidade Pregão Presencial, com objetivo de: Aquisição de Equipamentos Hospitalares. Data da Abertura: 03/08/2010 às 10:00Hs. De acordo com a Lei nº 10.520/02 e subsidiariamente a Lei nº 8.666/93 e suas alterações. O Edital poderá ser consultado, na Comissão Permanente de Licitação - CPL no Prédio da Prefeitura Municipal, localizado na Rua Dias Vieira nº 105, Centro, de segunda a sexta feira, das 08:00 às 12:00 horas. Guimarães - MA, 20 de julho de 2010. Eliene Pimenta Machado - Pregoeira.

Site: atosefatos.jor.br ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 976/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que ABIMAEL DUTRA SILVA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Divorciado, profissão Caseiro, filho de Maria Dutra Silva e de xxxx. xxxx. xxxx., residente e domiciliado nesta Capital, e ELENILCE FERREIRA BARBOSA, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Do Lar, filha de Nilce Ferreira Barbosa e de xxxx. xxxx. xxxx., Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 21 de Julho de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS N? 971/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que JOSÉ RIBAMAR SANTOS DE ALMEIDA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Divorciado, profissão Professor, filho de Severo Leonardo de Almeida e de Beatriz Lira dos Santos, residente e domiciliado nesta Capital, e SUZANA DE MARIA COELHO DOS SANTOS, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Cons. de Vendas, filha de Timóteo Pereira dos Santos e de Maria Zildete Coelho dos Santos, Residente e domiciliado nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 21 de Julho de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 975/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que HAYLTON SILVA ALVES, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Empacotador, filho de Raimundo Nonato de Sousa Alves e de Maria Raimunda Silva Alves, residente e domiciliado nesta Capital, e ELIANE ROCHA, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Do Lar, filha de Antonia Valentina Rocha e de xxxx. xxxx. xxxx., Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 21 de Julho de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 974/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que MOISES AUGUSTO SAMPAIO, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Comerciário, filho de José de Ribamar Sampaio e de Teresinha Sousa Santos, residente e domiciliado nesta Capital, e LAUDECI CAVALCANTE FERREIRA, de naturalidade Brasileira, estado civil Divorciada, profissão Cabeleireira, filha de Abraão Eduardo Ferreira e de Maria Cavalcante Ferreira, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 21 de Julho de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 973/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que RAPHAEL COSTA FERREIRA REZENDE, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Administrador, filho de Reginaldo Antonio Santos Resende e de Maria Isabel Chaves Costa Ferreira Resende, residente e domiciliado nesta Capital, e ANDRÉA LIMA TELES, de naturalidade Brasileira, estado civil Divorciada, profissão Assessora Jurídica, filha de Antonio de Jesus Sousa Teles e de Veranilde de Jesus Lima Teles, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 21 de Julho de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 972/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que ORLANDO ALMEIDA SEGUNDO, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Empresário, filho de Orlando Almeida e de Edna Maria Silva Almeida, residente e domiciliado nesta Capital,e ANA CELESTE COSTA PACHECO, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Aux. Contábil, filha de Renato Ericeira Pacheco e de Ada Gloria da Costa Pacheco, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 21 de Julho de 2010. PREFEITURA MUNICIPAL DE BARÃO DE GRAJAÚ COMISSÃO PERMANENTE DE LICTAÇÃO TOMADA DE PREÇO Nº. 014/2010 - ERRATA Nº 01/2010 A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Barão de Grajaú - MA, designada pela Portaria N.º 001/2010, datada de 04/01/2010, torna público para conhecimento dos interessados, QUE: a Licitação nº 014/2010, modalidade TOMADA DE PREÇOS, com abertura inicialmente programada para o dia 05/07/2010, às 10:00 horas, fora adiada para o dia 22/07/2010 ÀS 10:00 Horas. MOTIVO: Não atendimento ao Art. 21, parágrafo 2º, Inciso III da Lei nº 8.666/1993. Onde os interessados poderão obter gratuitamente, cópia do presente Edital, junto a Comissão Permanente de Licitação, no seguinte endereço: Rua Seroa da Mota, nº. 414, Centro, nesta Cidade, na Secretaria Municipal de Administração e Finanças. Tendo como objeto: contratação de empresa para executar serviços de recuperação de estradas vicinais, neste Município, em atendimento ao Convênio Estadual nº 134/ 2010/DEINT-MA e Recursos do Tesouro Municipal, para atender as necessidades deste município. Conforme Anexos do Edital. Barão de Grajaú-MA, 5 de Junho de 2010. Francisco Roberto Carneiro Araujo Junior. Presidente da CPL.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUIMARÃES - MA AVISO DE CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2010. A Prefeitura Municipal de Guimarães - MA, por meio da Comissão Permanente de Licitação em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, torna público aos interessados que realizará Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios, diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações, destinado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, considerando o disposto no artigo 21 da Lei nº 11.947/2009 e na Resolução CD/FNDE nº 38/2009. O Edital estabelecendo as condições e demais informações necessárias à participação poderá ser retirado na Comissão Permanente de Licitação, situada na Rua Dias Vieira nº 105, Centro e a documentação de habilitação e o Projeto de Venda deverão ser entregues até as 14:00 horas do dia 03/08/2010, no mesmo endereço. Guimarães - MA, 20 de julho de 2010. Eliene Pimenta Machado - Presidente da CPL

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARÃO DE GRAJAÚ - MA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇO Nº 015/ 2010-07-21 A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Barão de Grajaú - MA, designada pela Portaria Nº. 001/2010, datada de 04/01/2010, torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar, na Modalidade TOMADA DE PREÇO sob o N.º 015/ 2010, do tipo Menor Preço Global,no dia 22/07/2010, às 16:00 horas, na sala de reunião da CPL, situada na Rua Seroa da Mota, nº. 414 - Centro, nesta Cidade, na Secretaria Municipal de Administração, para contratação de empresa para executar serviços de construção de Unidade de Saúde, neste Município, em atendimento ao Convênio Estadual nº 98/2010/ SES-MA e Recursos do Tesouro Municipal, para atender as necessidades deste município. Os interessados poderão obter gratuitamente, cópia do presente Edital, junto a Comissão Permanente de Licitação, no endereço acima mencionado. Barão de Grajaú - MA. 25 de Junho de 2010. Francisco Roberto Carneiro Araujo Junior. Presidente da CPL.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS - MA AVISO A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de São João dos Patos - MA, designada pela Portaria nº 001/ 2010, datada de 04/01/2010, torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar Licitação, na Modalidade TOMADA DE PREÇOS sob o Nº 024/2010, regime de execução (menor preço global) no dia 19/07/2010, às 14:00 horas, na sala de reunião da CPL, situada à Av. Getúlio Vargas, nº135 - Centro, nesta Cidade, na Secretaria Municipal de Administração e Finanças, para contratação de empresa para executar construção de dois postos de saúde - Bairro Açudinho e Líder, conforme anexo I, para atender as necessidades deste Município. Os interessados poderão obter cópia do presente Edital, junto a Comissão Permanente de Licitação, mediante pagamento de taxa de entrega no valor de R$ 70,00 (setenta reais), através de DAM expedido pela Secretaria Municipal de Fazenda, no endereço acima mencionado. São João dos Patos - MA, 30 de Junho de 2010. Raimundo de Oliveira Dias, Presidente da CPL.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARÃO DE GRAJAÚ COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS Nº. 016/2010 A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Barão de Grajaú - MA, designada pela Portaria Nº. 001/2010, datada de 04/01/2010, torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar Licitação, na Modalidade TOMADA DE PREÇOS sob o N.º 16/2010, do Tipo Menor Preço por Item, no dia 30/07/2010, às 10:00 horas, na sala de reunião da CPL, situada na Av. Seroa da Mota, nº. 414, Centro, nesta Cidade, na Secretaria Municipal de Administração e Finanças, para contratação de empresa especializada para executar serviços de análises clínicas (exames laboratoriais) destinado à manutenção deste Município, conforme anexo I. Os interessados poderão obter gratuitamente, cópia do presente Edital, junto a Comissão Permanente de Licitação, no endereço acima mencionado. Barão de Grajaú. 09 de Julho de 2010. Francisco Roberto Carneiro Araujo Junior. Presidente da CPL.

São Luís-MA, Quinta-feira, 22 de Julho de 2010 PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMON COORDENADORIA GERAL DE CONTROLE DE LICITAÇÕES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE TIMON AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL A Coordenadoria Geral de Controle de Licitações Públicas do Município, através do Núcleo Executivo de Licitações da Secretaria Municipal de Educação-SEMED, torna público que realizará licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL nº 002.004/SEMED/2010, tipo menor preço por item com abertura para o dia 06/08/2010, às 09 horas. Objeto: AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO. Fonte de Recurso: FUNDEB/ MDE. Local: Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, localizado à Rua Maria Carlos da Silva, s/nº. Bairro Parque Piauí, na Cidade de Timon-MA. Outras informações, Rua Maria Carlos da Silva, s/nº, bairro Parque Piauí, Timon-MA. lisemed@gmail.com. Fone: (099) 3212-3262, de segunda à sexta das 07h30min às 13h00min. A Coordenadoria Geral de Controle de Licitações Públicas do Município, através do Núcleo Executivo de Licitações da Secretaria Municipal de Educação-SEMED, torna público que realizará licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL nº 002.005/ SEMED/2010, tipo menor preço global por lote com abertura para o dia 09/08/2010, às 08:30 horas. Objeto: Serviços de manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos eletros e eletrodomésticos. Fonte de Recurso: FUNDEB/MDE. Local: Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, localizado à Rua Maria Carlos da Silva, s/nº. Bairro Parque Piauí, na Cidade de Timon-MA. Outras informações, Rua Maria Carlos da Silva, s/nº, bairro Parque Piauí, Timon-MA. lisemed@gmail.com. Fone: (099) 3212-3262, de segunda à sexta das 07h30min às 13h00min. A Coordenadoria Geral de Controle de Licitações Públicas do Município, através do Núcleo Executivo de Licitações da Secretaria Municipal de Educação-SEMED, torna público que realizará licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL nº 002.006/ SEMED/2010, tipo menor preço global com abertura para o dia 10/08/2010, às 09 horas. Objeto: Contratação de instituição de ensino superior para ministrar curso de especialização para profissionais da Educação. Fonte de Recurso: FUNDEB. Local: Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, localizado à Rua Maria Carlos da Silva, s/nº. Bairro Parque Piauí, na Cidade de Timon-MA. Outras informações, Rua Maria Carlos da Silva, s/nº, bairro Parque Piauí, Timon-MA. lisemed@gmail.com. Fone: (099) 3212-3262, de segunda à sexta das 07h30min às 13h00min. A Coordenadoria Geral de Controle de Licitações Públicas do Município, através do Núcleo Executivo de Licitações da Secretaria Municipal de Educação-SEMED, torna público que realizará licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL nº 002.007/ SEMED/2010, tipo menor preço global com abertura para o dia 11/08/2010, às 09 horas. Objeto: Contratação de empresa especializada em educação para executar as atividades pedagógicas, material didático especifico, alimentação, na formação continuada para professores da educação infantil, ensino fundamental, educação especial e educação de jovens e adultos. Fonte de Recurso: FUNDEB. Local: Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, localizado à Rua Maria Carlos da Silva, s/nº. Bairro Parque Piauí, na Cidade de Timon-MA. Outras informações, Rua Maria Carlos da Silva, s/nº, bairro Parque Piauí, Timon-MA. lisemed@gmail.com. Fone: (099) 3212-3262, de segunda à sexta das 07h30min às 13h00min. A Coordenadoria Geral de Controle de Licitações Públicas do Município, através do Núcleo Executivo de Licitações da Secretaria Municipal de Administração-SEMAD, torna público que realizará licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL nº 004.010/ SEMAD/2010, tipo menor preço global com abertura para o dia 05/08/2010, às 08 horas. Objeto: Contratação de empresa especializada para realização de trabalho técnico social no Bairro Vila Santa Isabel. Fonte de Recurso: Convenio. Local: Sala de reunião da Prefeitura de Timon. Aquisição do edital mediante comprovação de recolhimento de taxa R$ 50,00, c/c 14.755-9 CPL/PMT Banco do Brasil - Ag. 2726X / Timon-MA. Outras informações: fone 099-3212-1500 Sala da Coordenação de Licitações, Praça São José, S/N Centro. e-mail: lydia35@gmail.com. Timon-MA, 21 de Julho de 2010 Maria Lidia de Araújo Nascimento - CGCLPM. PREFEITURA MUNICIPAL DE ZÉ DOCA PREGÃO PRESENCIAL Nº 41/2010. PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 141/2010 A Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Zé Doca - MA, na forma da Lei Federal no 10.520 de 17 de Julho de 2002, aplicando-se subsidiariamente a Lei Federal no 8.666/93 e suas alterações, comunica que no dia 04.08.2010 às 9:00h, fará licitação para Aquisição de um veículo 0 km tipo van, na modalidade Pregão Presencial do tipo menor preço global. Os interessados deverão procurar à sede da Prefeitura Municipal, na Av. Militar, s/n, Vila do BEC, Zé Doca-MA, onde poderão ser consultados gratuitamente ou adquiridos o Edital e seus Anexos, mediante recolhimento do valor de R$ 100,00 (cem reais) feito exclusivamente através do pagamento do Documento de Arrecadação Municipal - DAM. E outras informações das 9:00 às 12:00 h, de segunda a sexta-feira. Base Legal Lei nº 8.666/93 e seus Articulados. Zé Doca (MA), 20 de Julho de 2010. PEDRO DA SILVA SANTOS Pregoeiro. Raimundo Nonato Sampaio - Prefeito Municipal. PREFEITURA MUNICIPAL DE ZÉ DOCA PREGÃO PRESENCIAL Nº 42/2010. PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 142/2010 A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Zé Doca - MA, na forma da Lei Federal no 10.520 de 17 de Julho de 2002, aplicando-se subsidiariamente a Lei Federal no 8.666/93 e suas alterações, comunica que no dia 04.08.2010 às 11:00h, fará licitação para Aquisição de carteiras escolares, na modalidade Pregão Presencial do tipo menor preço global. Os interessados deverão procurar à sede da Prefeitura Municipal, na Av. Militar, s/n, Vila do BEC, Zé Doca-MA, onde poderão ser consultados gratuitamente ou adquiridos o Edital e seus Anexos, mediante recolhimento do valor de R$ 100,00 (cem reais) feito exclusivamente através do pagamento do Documento de Arrecadação Municipal - DAM. E outras informações das 9:00 às 12:00 h, de segunda a sexta-feira. Base Legal Lei nº 8.666/ 93 e seus Articulados. Zé Doca (MA), 20 de Julho de 2010. PEDRO DA SILVA SANTOS - Pregoeiro. Raimundo Nonato Sampaio - Prefeito Municipal. PREFEITURA MUNICIPAL DE ZÉ DOCA TOMADA DE PREÇO Nº 21/2010 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 43/2010 A Comissão Central de Licitação da Prefeitura Municipal de Zé Doca-MA, na forma da Lei Federal no 8.666/93 e suas alterações, comunica que no dia 09.08.2010 às 9:30h, fará licitação para Contratação de empresa para execução de obra de Construção de casas habitacionais do programa Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social - FNHIS, na modalidade Tomada de Preço na forma execução indireta sob regime Empreitada por Preço Global. Os interessados deverão procurar à sede da Prefeitura Municipal, na Avenida Militar, s/n° - Vila do BEC - Zé Doca-MA, onde poderão ser consultados gratuitamente ou adquiridos o Edital e seus Anexos, mediante recolhimento do valor de R$ 100,00 (cem reais) feito exclusivamente através do pagamento do Documento de Arrecadação Municipal - DAM. E outras informações pelo telefone (098) 3655-3645 das 9:00 às 12:00 h. Base Legal Lei nº 8.666/93 e seus Articulados. Zé Doca(MA), 20 de Julho de 2010. ROSIMAR COSTA MARINHO - Pres. Da C.P.L. Raimundo Nonato Sampaio - Prefeito Municipal. PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORIA DO MEARIM AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 05/2010 A prefeitura Municipal de Vitória do Mearim-MA, torna público para o conhecimento dos interessados, que realizará às 09:00 horas do dia 03 de Agosto de 2010, na sua sede à Av. Carlos Raimundo Figueiredo, nº 10, Manijituba, Vitória do Mearim-MA, licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL, do tipo menor preço GLOBAL , objetivando a aquisição de Equipamentos de informática e móveis de interesse da Secretaria Municipal de Saúde , com recursos oriundos do convênio assinado com o Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Saúde , tudo de conformidade com a Lei nº. 10.520/02 e subsidiariamente a Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores e ainda pelas exigências do Edital e seus Anexos. O Edital e seus anexos poderão ser consultados gratuitamente no endereço acima ou ainda adquirido mediante recolhimento de uma taxa de R$ 50,00 (cinqüenta reais), feito através de Documento de Arrecadação Municipal-DAM ou deposito bancário, Vitória do Mearim-MA, 19 Julho de 2010. Luiz Carlos Pereira Figueiredo - Pregoeiro


11 P

O

L

Í

C

I

A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

BRONCAS

GRAVES DENÚNCIAS

Ex-presidiário é morto com mais de dez tiros Marco Aurélio Paixão Silva, o "Matosão", motorista, 36 anos, foi assassinado com mais de dez "balaços" no começo da manhã de ontem. O crime aconteceu na residência de Matosão, localizada em um conjunto de quartos na Rua Marly Sarney, na Vila Ivar Saldanha (próximo ao Elevado Alcione Nazaré) e foi cometido por dois desconhecidos. Ele havia denunciado supostos bandidos e até autoridades do sistema penitenciário do Maranhão, em depoimento que prestara na sede da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos. Há suspeitas de que o depoimento apresou seu assassinato. A esposa da vítima, Ângela Almeida, de 31 anos, contou em detalhes como tudo aconteceu. Segundo ela, há pouco mais de uma semana, Matosão estava sendo seguido e constantemente ameaçado de morte. O motivo, segundo ela especulou, pode ter sido um acerto de contas, já que a vítima havia cumprido pena de quatro anos (em regime semiaberto) por tráfico de drogas e estava solto há uma semana, depois de ser beneficiado com a liberdade condicional. A EXECUÇÃO - O casal estava dormindo quando dois homens bateram na porta da casa, se identificando como policiais. Ângela perguntou o motivo da presença dos matadores no local, momento em que percebeu um deles ficando em cima do peitoril da janela e o outro em frente à porta da casa. Assustada, ela pediu para Matosão se esconder atrás da porta, enquanto falava com o suposto policial. Porém ao abrir a janela, o homem aproveitou para invadir a residência. O acusado pulou sobre a cama e foi logo puxando um revolver à procura do alvo. Com a esposa e a filha de quase dois anos expostas ao perigo, Matosão pulou em cima do assassino para tentar desarmá-lo. Entretanto o outro desconhecido apareceu

na janela e começou a disparar contra a vítima. O homem com o qual Matosão brigava também atirou contra o desafeto. A vítima morreu na cama que dormia. Em seguida, os dois fugiram em uma motocicleta preta. QUERIAM ALUGAR UM QUARTO - Segundo a proprietária dos quartos, Maria dos Reis, os assassinos chegaram simulando interesse em alugar um dos imóveis, o que motivou o filho dela a ir com eles até aos quartos. "Eles chegaram dizendo que queriam alugar um quarto. Quando meu filho foi mostrar o local, eles aproveitaram para rendê-lo e concretizar o que tinham para fazer", declarou a assustada mulher. Em liberdade condicional, Matosão passava o dia num quarto alugado e, à noite, retornava para ao Complexo Penitenciário, para dormir. FALOU DEMAIS - Condenado por assalto e tráfico de drogas, "Matosão", foi beneficiado com a liberdade condicional. Depois, foi a uma emissora local e, num programa policial, fez várias denúncias contra a direção do Complexo Penitenciário. Denunciou torturas, extorsões e outros crimes ali. A Delegacia de Homicídio investiga o caso. Até o fechamento desta edição, a Polícia não havia localizado os suspeitos e nem comprovado os reais motivos do assassinato. O cadáver de Matosão foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames de praxe. DENUNCIAS NA SMDH Para Luís Pedrosa, a morte de "Matosão" não deve ser banalizada e tida como resultado de confronto entre presos. Os repórteres policiais comentavam, ontem, que presidiários e autoridades do sistema penitenciário do Maranhão serão investigadas pela Promotoria de Justiça, Polícia

Denarc estoura “boca de fumo” na área da Ilhinha O delegado titular do Departamento de Combate a Narcóticos (Denarc), Cláudio Mendes Pereira, juntamente com policiais civis lotados naquela Especializada, de posse de denúncia anônima, se deslocou até à Ilhinha, na localidade conhecida por Portelinha, para investigar tráfico de drogas que estaria acontecendo ali. Na residência de Nelson Ribeiro Rodrigues Neto, de 24 anos, foram encontrados dois usuários consumindo maconha. Depois de uma busca minuciosa, foram encontrados na casa, uma pequena caixa de isopor contendo 500 gramas de merla, 25 cartuchos de maconha transgênicas, conhecida por "Skank", quatro petecas de crack, além de barrilha e R$ 165,00 em dinheiro trocado,

Nelson Ribeiro Rodrigues proveniente da venda da droga. Nelson Ribeiro foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Já contra os usuários do entorpecente foi lavrador um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por uso de droga.

São Luís-MA, Quinta-feira, 22 de Julho de 2010

Federal, Denarc e Secretária de Segurança Pública, em razão dos depoimentos prestados pelo motorista Marco Aurélio da Paixão, o Matosão, que falou à imprensa sobre escândalo do sistema penitenciário no Maranhão. O assunto veio a tona durante uma coletiva de imprensa na sede da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), em presença do ouvidor de Segurança Pública, José de Ribamar de Araújo e o advogado da SMHD, Luís Antônio Pedrosa, que revelaram os detalhes de um esquema. "Matosão" cumpria pena por tráfico de entorpecentes e, desde o último dia 13, estava em liberdade condicional por ter revelado diversos crimes dentro do sistema prisional. Pela revelação vinha sendo ameaçado de morte após presenciar e comentar, em Pedrinhas, vários assassinatos, abusos de autoridade, tráfico de celulares, armas, drogas, torturas e mortes. O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Carlos James Moreira da Silva, e o diretor da Casa de Detenção, Elisier, foram alguns dos denunciados durante o depoimento de Matosão ao Ministério Público. Após a morte de Marco Aurélio, a viúva do presidiário prestou depoimento durante a tarde de quarta-feira. Ela também ajudou na realização de um retrato falado dos assassinosde seu marido. Com as denúncias de Matosão, o Ministério Público, que investigava alguns casos, percebeu que boa parte do depoimento se assemelhava aos casos investigados pelo Promotor de Investigação Criminal, Cláudio Guimarães. PRESSENTINDO A MORTE - "Os denunciados são acusados de participarem de um grupo ativo de extermínio dentro de presídios. Qualquer preso que interferisse na gestão ou dívidas no tráfico, segundo

as denuncias, estava marcado para morrer. Ele denunciou três mortes que haviam acontecido sem explicação e outras pessoas, segundo o relato, também estão marcadas para morrer. Nomes, números de telefones, nomes de autoridades, presos, agentes penitenciários, foram revelados", disse Pedrosa. Foi denunciado, também, que noo presídio, presos negociavam a agilização de processos, redução de pena e liberdade, traficantes de regime fechado, cuidavam em liberdade dos negócios para que o dinheiro fosse repassado a quem lhes garantisse a ausência das celas. Matosão já pressentia a própria morte e pediu proteção, que não foi garantida. Ele solicitou ao sistema de segurança porque sabia que estava marcado para morrer. Antes da morte ele procurou a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadanoia, a Ouvidoria de Segurança Pública, para inclusão no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita). O processo havia sido encaminhado após o livramento condicional concedido no dia 13 de junho pelo juiz Jamil Aguiar da Silva, titular da Vara de Execuções Criminais e Penas Alternativas. Um ofício também havia sido encaminhado pelo ouvidor de Segurança Pública do Maranhão José de Ribamar de Araújo e Silva, ao secretário de Segurança Pública, Aluísio Guimarães Mendes Filhos. Luís Pedrosa acredita que a morte de "Matosão" não deve ser banalizada e tida como resultado de confronto entre presos. O procedimento investigatório será instaurado pelos diversos órgãos, assim como a prisão dos acusados o mais breve possível, e os culpados punidos, ressaltou.

Homem é preso por ter matado jovem a facãozadas no bairro do Maracanã Jaílson da Silva, de 30 anos, foi preso por policiais da delegacia do Maracanã (12º DP) na manhã de ontem por ter assassinado a golpes de facão, no último domingo, Cleomar de Oliveira, de 20 anos, o "Cleó". O paradeiro dele só foi descoberto graças a informações dadas pelo Disque-Denúncia (3223-5800). Em depoimento prestado ao delegado Kairo Clay, o acusado contou ter sido por legitima defesa, uma vez que a vítima havia tentado matá-lo com o facão usado no crime. Jaílson disse ter sido perseguido por mais de um ano pela vítima que constantemente o ameaçava de morte. "Ele sempre procurou me matar. Tudo por que uma vez ele tomou gosto com minha companheira e eu reclamei", declarou. O delegado falou que a ficha criminal de Cleó é extensa e que provavelmente os fatos aconte-

PRF apresenta traficante no 12º DP Policiais Rodoviários Federais (PRF) apresentaram, na segunda-feira (19), Caetano Costa Soares Filho, conhecido como 'João', ao 12º DP da Policia Civil, por transportar cerca de 250g de crack, em forma de tijolo, na sua bagagem de viagem, que fazia para o município de São João Batista. O delegado, Kairo Clay disse que em levantamentos preliminares foi investigado que a droga pertencia ao primo que havia sido assassinato, por ex-presidiários, na Vila Embratel. Foi investigado sobre o homicídio de José Murilo Ferreira Pereira, ocorrido no dia 02 deste mês, na Vila Embratel. As informações repassadas pelo acusado serão apurados pela equipe de apoio da Superintendência da Policia Civil na Capital (SPCC).

‘João’ o acusado de transportar drogas

PC recupera equipamentos furtados de Igreja

Gueguê foi detido pelos policiais

Policiais civis do 12º Distrito Policial (DP) detiveram Gleidson Silva Albuquerque, conhecido por Gueguê, sob acusação de furto dos equipamentos da Igreja Assembleia de Deus da Vila Coliê, localizada em Pedrinhas, ocorrido no dia 1º deste mês. Segundo informações do delegado, Kairo Clay, o acusado Gueguê furtou um aparelho de DVD, caixas acústicas amplificadas, uma mesa de som, dentre outros equipamentos. O delegado, após receber informação pelo Disque Denúncia efetivou a detenção do acusado que informou a localização dos equipamentos. Os objetos foram encontrados com receptadores, sendo alguns traficantes da área. Os furtos foram entregues pela Policia Civil ao responsável pela administração da Igreja.

Irmão de Bruno chega no Maranhão até amanhã O irmão do ex-goleiro do Flamengo, Bruno, Rodrigo Fernandes das Dores Sousa, de 23 anos, deve chegar no Maranhão hoje ou amanhã. A previsão é do escrivão da delegacia de Peritoró, Josenilton Teixeira Godinho. Ele aguarda somente a chegada da carta precatória expedida pelo juiz da 1° Vara da comarca de Coroatá, André Bezerra, para que a equipe seja enviada para Teresina para buscar o acusado de estupro. O escrivão não soube afirmar como será o recambiamento do acusado. No entanto, garantiu que após chegar o documento na delegacia, uma equipe será enviada para trazê-lo. "Estamos esperando a carta precatória. Quando chegar, iremos busca-lo", declarou. A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da assessoria de comunicação, afirmou que o acusado será levado para a delegacia de Coroatá onde aguardará por julgamento. Rodrigo está na delegacia de polícia de Campo Maior, onde aguarda a decisão.

PM reformado preso por estelionato Jaílson alega legítima defesa ceram do jeito que Jaílson relatou. "A vítima era um assaltante perigoso que estava perseguindo um homem trabalhador. Não vou pedir a prisão dele, pois o mesmo colaborou com as investigações e não possui ficha na polícia. Mas cabe a Justiça determinar se ele vai responder o processo em liberdade ou não", declarou Clay.

O Policial militar reformado, Estevão Loureiro, foi preso sexta-feira (16), no bairro Codozinho, em São Luís, por policiais civis sob acusação dos crimes de estelionato e documentos falsos. A prisão preventiva foi cumprida pela delegada da Policia Civil, Ludmila de Jesus Pimenta Cruz Nunes.

Leia Atos e Fatos na Internet www.atosefatos.jor.br


PRETO

12T

E L E V I S Ã O

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Si te : atosefatosj .or.br

Lucilene Caetano, musa do Brasileirão, se transforma em Beyoncé

Lucilene Caetano, a musa do Brasileirão, encarnou a cantora Beyoncé para a revista "Top". A modelo colocou um maiô pretinho à la "Single Ladies" com um fenda no meio e deixou o cabelão bem volumoso. Para manter o corpão, Lucilene malha 3 horas por dia e ainda pratica shiatsu e ioga.

Stephannie Oliveira, filha do jogador Bebeto, faz ensaio para TV de surfe Stephannie Oliveira gravou o quadro "40 graus Woohoo", do programa de surfe "Woohoo", comandado pelo dono da agência 40 graus models, Sérgio Mattos. Na atração, a filha do jogador Bebeto de Freitas mostrará o bakcstage de um ensaio fotográfico.

Izabel Goulart posa para campanha de moda praia Izabel Goulart é a estrela da nova campanha da de moda praia da grife italiana "Calzedonia". Com diferentes biquínis e maiôs, a top brasileira caprichou nas poses em um cenário paradisíaco à beira mar. Viciada em redes sociais, Izabel avisou para seus seguidores do Twitter na última terça-feira (20) que está curtindo uma semana de férias do trabalho até o próximo domingo: "Bom dia pessoal! To sumida pois estou na minha semana de ferias! Comecou sabado e termina no domingo".

São Luís-MA, Quinta-feira, 22 de Julho de 2010

Tania Khalill posa de lingerie Tania Khalill mostrou que está cada vez mais em forma. A atriz é garota-propaganda da Darling e posou com a coleção de lingeries primavera/verão 2011 da marca . Tania fotografou em casarões de São Paulo durante vários turnos do dia. Durante o ensaio, a mulher do cantor Jairzinho contou que vai estrear dia 7 de agosto, no Teatro Imprensa, em São Paulo, a peça "Vamos?", ao lado do ator Caco Ciocler, com direção de Otávio Martins. O espetáculo conta do diálogo sobre sexo, amor e tentações entre um homem e uma mulher.

Jornal do dia 22/07/2010  

atosefatos