Page 1

PRETO

ATOS E FATOS Ano XXIII - número 2.548

São Luís-MA, Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

E-mail: jornalatosefatos@yahoo.com.br

PREÇO R$ 1,00 Outros Estados R$ 1,50

CAMPANHA

FALTA DE RECURSOS PREJUDICA JAKCSON E COMITÊ DE ROSEANA ESNOBA PREFEITOS E

nquanto os prefeitos ali ados estão sendo esno bados pelo comando da campanha da governa dora Roseana Sarney, o candidato do PDT, Jackson Lago, vem sofrendo as agruras de uma aguda crise de anemia financeira. PÁGINA 2

Prefeito usa PM para intimidar deputado e prejudicar o povo

Jackson Lago e Roseana Sarney

MP quer proibir vendas no Jardins do Cohafuma PÁGINA 10

Jackie Khouri está entre os seis com pré-contrato para ‘Fazenda 3’ PÁGINA 9

Homem é encontrado morto no Cohafuma

O deputado Manoel Ribeiro (foto) disse ontem (17), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que o prefeito de Bom Jardim, Roque Portela (PDT), usou a Polícia Militar para prejudicar a administração do prefeito de São João do Caru, Jackson Bidu (PP) e a população do município. PÁGINA 2 Carregador de frutas na Ceasa conhecido como ‘Índio’ ou ‘John’

PÁGINA 11

UPA do Itaqui-Bacanga realiza mais de 10 mil atendimentos PÁGINA 5

UPA do Itaqui Bacanga atende a demanda de moradores do Itaqui-Bacanga

Homem é encontrado morto no Tibirizinho PÁGINA 11

Flávio Dino usará propaganda gratuita para fazer denúncias PÁGINA 2

Seis internos fogem do prédio da Funac na Maiobinha PÁGINA 11


2G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

CAMPANHA

MOVIMENTOS SOCIAIS CONTRA A GLOBO "Os movimentos sociais em geral, e em particular a Via Campesina, que sustentam a proposta do jornal Brasil de Fato, têm adotado uma postura política de evitar adesões explícitas a candidaturas. Mas todos eles manifestaram publicamente a decisão política de não medirem esforços para derrotar a candidatura Serra. A vitória do Tucano seria a volta de neoliberalismo e do desprezo aos movimentos sociais. Quem tiver dúvida bastar analisar o que foram os 16 anos do governo tucano em São Paulo. E nisso o candidato Serra tem sido honesto. Quando perguntado pelo Jornal da Band o que acha do MST e da reforma agrária, respondeu secamente que iria criar o Ministério da Segurança Nacional. Mas claro impossível. As forças que o sustentam são a burguesia mais reacionária e corrupta desse país. E, certamente, o Departamento de Estado do Estados Unidos está torcendo muito por sua vitória, para com isso, alterar a correlação de forças na América Latina e fazer com que a bússola se mova para direita e para o norte". Os comentários da Via Campesina se identificam perfeitamente com o que o povo brasileiro assistiu há poucos dias. A posição tendenciosa do Jornal Nacional da Rede Globo, tentando desestabilizar a candidata Dilma Roussef para favorecer escandalosamente José Serra.

CEB's CRITICA A CORRUPÇÃO POLÍTICA A 44ª Assembléia Regional das Comunidades Eclesiais de Base-CEB's, realizada na cidade de Caxias, teve como tema central - CEB's na "Caminhada Transformadora e Libertadora. Fé e Ação Política Cidadã". Os participantes refletiram que Jesus Cristo confiou a cada um e a cada uma de nós a missão de dar continuidade à construção do Reino de vida plena de justiça e misericórdia que Deus Pai e Mãe quer para os seres vivos que Ele criou. Tomaram consciência que muitos irmãos e irmãs vivam mergulhadas ainda no anti-reino da violência, da corrupção política e administrativa, da fome, da negação da terra e do direito, da intolerância e da discriminação racial, étnica e sexual. Diante de sentimentos fortes de apelos que surgem da indignação e da fé fomentam gritos fortes por justiça e libertação. Como Igreja Viva, a CEB's continuará intensificando a participação combativa e afirmativa em todas as instâncias sociais e institucionais, mediante ações políticas que reconheçam e defendam os direitos a desigualdade, a integridade da criação e o bem estar de cada cidadão e cidadã, mas principalmente para os mais pobres do Maranhão. Uma outra posição definida com muita determinação reside no combate com a denuncia pública e às instituições a corrupção na política, dentro dos princípios emanados da Lei da Ficha Limpa.

"TEU VOTO TEM CONSEQUÊNCIAS" A Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de São Luis e a Comissão de Justiça e Paz iniciam hoje no salão paroquial da Igreja de São João Batista , o Seminário - "Pela Ética e Cidadania na Política: Teu Voto Tem Conseqüência". A iniciativa da Igreja Católica reside na responsabilidade com o Povo de Deus diante do compromisso de proporcionar maiores esclarecimentos sobre as eleições para a presidência, governador, senador e deputados estaduais e federais e oportunizar aos eleitores a escolha dos seus candidatos de acordo com a consciência de cada um, afirma o padre Daniel Soardo, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese.

COMPROMISSO DE CIDADANIA A abertura do Seminário será feita às 19 horas por Daniel Seidel, presidente da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, que além de fazer uma analise da conjuntura política, social e econômica atual do país, fará uma ampla explanação sobre Compromisso e Cidadania. No dia seguinte no mesmo horário o padre Inaldo Serejo, Coordenador Regional da Comissão Pastoral da Terra abordará o tema: "Economia, Terra e Água - Conflitos Agrários e os Governos do Maranhão Frente aos Conflitos Agrarios". Os conflitos, confrontos, desigualdades sociais, exclusão, perseguição do agronegócio à agricultura familiar com estímulos e proteção de instituições do Poder Público e outros questionamentos, estarão no centro dos debates.

CORRUPÇÃO ELEITORAL E LEI DA FICHA LIMPA O tema Corrupção Eleitoral e Administrativa e Lei da Ficha Limpa será explanado pelo conceituado e respeitado juiz de direito Marlon Reis. O magistrado se tornou conhecido e respeitado em todo o país, pela sua postura e ações de combate a corrupção eleitoral, se constituindo em grande defensor da ética e da liberdade de consciência do eleitor, principalmente os que residem em áreas pobres e de fácil capitulação para políticos inescrupulosos.

COMPROMISSO CIDADÃO DE CANDIDATOS CRISTÃOS O ultimo dia do Seminário será marcado com a palestra do padre Claudio Bombieri, integrante da Associação Carlo Ubiali. Ele, bastante conhecido pelas lutas em defesa dos povos indígenas e defensor dos direitos humanos, é um religioso que faz da sua vida trabalhos constantes de formação de consciências criticas falara sobre: "Ética e Compromisso Cidadão de Candidatos Cristãos nas Eleições e no Exercício Parlamentar". O tema é muito importante sob o ponto de vista, de que muitos políticos se dizem cristãos e católicos para pedir o voto e no parlamento fazem dos votos recebidos o caminho para negociatas e corrupção.

AUTO ESCOLAS COLOCAM VIDAS EM RISCO Uma prática criminosa que vem sendo colocada em pratica por vários instrutores de auto-escolas. Como instrutores de pessoas portadoras de licenças de aprendizagem emitidas pelo Detran, muitos acabam se tornando também orientadores de pessoas com idades inferiores a 18 anos. A negociação envolve a permanência do portador da licença de aprendizagem no interior do veiculo para qualquer caso emergencial. Se o Detran colocar uma fiscalização volante nas áreas de aprendizagem poderá flagrar muitos infratores. O mais irresponsável no caso é o próprio instrutor, que coloca em risco muitas vidas, além de que no contexto deve rolar uma grana para garantir a corrupção, pouco se importando com as conseqüências.

SACRIFICIO PARA DISPUTAR O JEM'S No ultimo domingo encontrei um grupo de estudantes do município de Açailandia que está em São Luis para participar dos Jogos Estudantes Maranhenses. Todos com pratos, colheres e copos se cotizarvam para pagar no caixa do supermercado em que eu também me encontrava. Bastou alguns minutos de conversa para revelações estarrecedoras. Disseram que vieram para São Luis sem qualquer ajuda da prefeitura de Açailandia e se não fosse a solidariedade de comerciantes e cidadãos do município não participaram do JEms As dificuldades os levaram a pedir mantimentos para as refeições durante o período em que estiverem em nossa capital. Foi adicionado as suas bagagens carne, feijão, arroz, macarrão e temperos. Hospedados no Estádio Castelão, as dificuldades tiveram continuidade. Em um pequeno alojamento estão 18 estudantes e para as refeições todos compraram pratos, colheres e copos. Eles disseram bem claro que vieram disputar os jogos estudantis maranhenses por amor e respeito ao município de Açailandia.

Juscelino Oliveira faz carreata em Açailândia Aguardado com grande expectativa pelo eleitor de Açailândia, o candidato a deputado Estadual Juscelino Oliveira, lançou oficialmente a sua campanha rumo a Assembleia Legislativa do Estado realizando a maior caminhada política da história daquele município. O evento, que teve início por volta das 17h00min e se encerrou por voltas das 20:00 levou às principais ruas de Açailândia cerca de 2 mil pessoas que com muita alegria agitavam suas bandeiras empolgando os eleitores que deixavam os seus afazeres para acompanhar de perto a maior mani-

festação pública desta eleição. Juscelino desfilou pelas ruas da cidade de braços dados com a candidata a deputada federal Nice Lobão, o suplente do senador Edson Lobão Pastor Bel, amigos, correligionários, e várias outras autoridades políticas do Estado do Maranhão. Pela primeira vez na história política de Açailândia um candidato lança oficialmente a sua candidatura nas dependências de uma Igreja Católica. O encerramento do evento aconteceu na quadra da Igreja São Francisco de Assis, no centro da cidade e foi marcado por discursos fortíssimos do Pas-

tor Bel, dona Nice Lobão e o candidato a deputado estadual Juscelino Oliveira. DOBRADINHA - Juscelino fez questão de frisar a dobrinha feita com a candidata a deputada federal Nice Lobão que já começou a trazer frutos para a população de Açailândia. Através da influência do Senador Edson Lobão que foi Ministro de Minas e Energia, Juscelino anunciou a boa nova de uma ação que a principio irá amenizar a crise financeira instalada no setor siderúrgico. A Vale cedeu às pressões do setor e a ação do senador Lobão e a deputada federal Nice Lobão que faz dobradinha em

Açailândia com Juscelino Oliveira e resolveu baixar o preço do minério em R$ 10,00 que no momento dará uma sobrevida para as produtoras de Ferro Gusa de Açailândia, que deverá garantir a segurança do emprego de centenas de trabalhadores. ISAMARA COM DINO - O que causou supresa entre os militantes do partido progressista foi a presença da candidata Isamara Meneses com seus carros adesivados na carreata do candidato a governador Flávio Dino, que não tinha nem 15 % do volume de gente e de carros do candidato a deputado Juscelino Oliveira.

BOM JARDIM

Prefeito usa PM para intimidar deputado e prejudicar o povo O deputado Manoel Ribeiro disse ontem (17), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que o prefeito de Bom Jardim, Roque Portela (PDT), usou a Polícia Militar para prejudicar a administração do prefeito de São João do Caru, Jackson Bidu (PP).

pio de São João do Caru. "O prefeito colocou a PM para intimidar todos, inclusive eu, que fui revistado. Afrontaram também, os servidores do programa 'Viva Luz', que cumpriam a obrigação de levar os postes para milhares de pessoas que precisam de energia elétrica, afirmou Manoel.

O deputado relata que depois de muita discussão, os postes acabaram sendo liberados para passar pelos limites do município de Bom Jardim. "Tive que usar de minha autoridade de deputado e de homem para fazer valer o direito do povo", disse Manoel.

Jackson perde espaços por falta de recursos

Prefeitos desprestigiados por coordenação de Roseana

O candidato da coligação "O Povo É Maior", Jackson Lago, tem permanecido a maior parte do tempo atendendo lideranças em seu comitê central e, geralmente, só vai ao interior nos finais de semana. O ex-governador, na verdade, gostaria de percorrer mais cidades, fazer carreatas e grandes reuniões fora da capital. Não pode. Motivo: não tem dinheiro. A escassez de recursos preocupa os coordenadores de campanha. Para que se tenha idéia, até para abastecer os carros que levam membros da coordenação ao interior, passe-se o chapéu nas cidades. A propaganda impressa de campanha não existe. Soube que uma gráfica fez pequena parte, mas o material continua retido por falta de pagamento. Jackson Lago não tem cartazes. Os primeiros programas

Segundo Manoel, o fato aconteceu quando o prefeito Roque Portela, acompanhado de policiais militares do destacamento de Bom Jardim, tentou impedir o transporte (pela MA-318) de postes de iluminação pública, que serão usados para beneficiar milhares de pessoas de povoados do Municí-

para horários de rádio e TVs começaram a ser gravados desde a semana passada, mas bastante limitados. A agência não recebeu um centavo. Os carros de som utilizados até agora são de candidatos a deputado estadual, federal e senador, que estão mais preocupados com a sua própria campanha, com raríssimas exceções, a exemplo de Graça Paz, Weverton Rocha e Roberto Rocha, que casaram seus materiais com o candidato a governador do PDT. Os amigos mais próximos, que foram acusados de sair do governo cassado com fabulosas quantias, só vivem lamentando miséria. Conheço uns dois que passaram até a andar em carros populares, quando antes ostentavam importadões. Os empreteiros, que tam-

bém faturaram os tubos na gestão do ex-governador, não pingaram uma gota na campanha de Jackson Lago. Boa parte investe agora na campanha de Roseana. O candidato pedetista, que leva a desvantagem de continuar com a candidatura sub judice (até que o TSE ou o STF decidam sua questão), por isso não atrai doadores ou investidores, ficou na beira da estrada. Por último, tem amargado queda nas pesquisas eleitorais realizadas até agora. Existe, também, a nítida preocupação dos demais candidatos da oposição com a situação de Jackson. Se a ladeira permanecer aos seus pés, adeus possibilidade do segundo turno. E Roseana Sarney pode preparar a festa. (Do Blog de Luis Cardoso)

Não tem sido proveitosa a visita de prefeitos à sede do comitê de campanha da candidata Roseana Sarney, no Olho D´água, próximo da residência do vicegovernador João Alberto. Boa parte sai de lá reclamando barbaridades. Mas a de hoje foi demais. Deram um chá de cadeira nos prefeitos de Buriticupu, Primo, na sua esposa candidata a deputada estadual, e em Tratorzão, de São Domingos do Maranhão. Eles chegaram na sede da coordenação por volta das 11h. Saíram de lá soltando fumaça pelo nariz e não foram atendidos, por volta das 13h. (Do Blog de Luis Cardoso)

Programa de Rádio e TV será espaço de denúncia da realidade social do Maranhão, diz Flávio Dino O programa de Rádio e TV do candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino, terá como mote central denúncias da realidade social e apresentação de propostas honestas e novas idéias para mudar o Maranhão. Foi o que antecipou Flávio Dino, ontem, antes de embarcar para Brasília onde participou ontem (terça-

feira) de votações importantes como a PEC 300, da qual é defensor, e que fixa piso salarial nacional para policiais e bombeiros. A propaganda eleitoral gratuita dos candidatos ao governo do estado tem início nesta quarta-feira. Para Flávio Dino, o programa eleitoral inicia uma segunda fase na campanha, pois se

soma a outras ações da campanha como a mobilização de rua e, ainda, o uso de ferramentas como a Internet. Na opinião do candidato, com o horário eleitoral será possível potencializar o crescimento de sua candidatura já observado em pesquisa recentemente divulgada. "O tempo de que dispomos será suficiente para combater-

mos o atraso e projetarmos o futuro", afirmou Dino. Flávio retorna de Brasília nesta quarta-feira para dar continuidade a sua agenda de campanha. À tarde reúne-se com coordenadores do seu programa de governo. À noite, Flávio participa de debate com os empresários promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM).


3P

O L Í T I C A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

TREINAMENTO DO VOTO

TRE promove eleições simuladas em Paço do Lumiar e Raposa O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão promove, neste sábado (21), nos municípios de Paço do Lumiar e Raposa (93ª Zona Eleitoral), eleições simuladas. O objetivo é possibilitar o treinamento do voto pela população

e testar o novo sistema de votação biométrica. O sistema de votação biométrica foi implementado no Maranhão em 2009, tendo como pioneiros os dois municípios. O sistema identifica o eleitor por meio da

impressão digital e fotografia do eleitor, tornando a votação mais segura, de acordo com a Justiça Eleitoral. O evento reproduzirá todo o procedimento a ser adotado no dia das eleições, em 3 de outubro.

No sábado, os eleitores de Paço do Lumiar e Raposa poderão comparecer ao seu local de votação e seção eleitoral, das 8h às 12h, portando título eleitoral e documento com foto - ambos obrigatórios nestas eleições.

CGJ e CEF chegam a acordo sobre regulamentação de procedimento cartorial A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) e a Caixa Econômica Federal (CEF) chegaram a um acordo ontem, 17, quanto a regulamentação de procedimento cartorial para empreendedores que atuam no programa "Minha Casa, Minha Vida" neste estado. Por sugestão do corregedor Antonio Guerreiro Júnior, aceita por unanimidade, um assessor da CGJ manterá contatos com a Caixa informando eventuais pendências de empreendedores nos cartórios de Registro de Imóveis, também quanto ao pagamento de emolumentos. A CEF só aceita firmar contratos com empreendedores e loteadores depois da área loteada e do pagamento dos tributos. Um dos assuntos em pauta foi exatamente a posição de empresários estaduais que atuam no "Minha Casa, Minha Vida". Eles querem dos car-

Guerreiro Júnior reúne executivos da CEF e representantes da Anoreg e Ferj para discultir regulamentação cartorial

tórios de Registro de Imóveis desconto de até 90% nos emolumentos, quando esse percentual é restrito a construção de unidades habitacionais até R$ 60 mil e a mutuário com renda entre três e seis salários-mínimos. O problema se estende a todo o país. No Maranhão, a Corregedoria decide os impasses.

A Lei nº 11.977/09 diz que as reduções de emolumentos ao empreendedor e ao adquirente pessoa física devem ser consideradas separadamente. Incorporadores e loteadores podem obter abatimento de 90% para a construção de unidade habitacional até R$ 60 mil. Os índices chegam a 80% e 75%, respectivamente, para

unidades entre R$ 60.000,01 a R$ 80.000,01 e de R$ 80.000,01 a R$ 130.000,00. Mesmo operando com valores acima de R$ 130.000,00, os empresários miram o primeiro índice. Como os cartórios não aceitam a troca de índice e a perda de receita, a Corregedoria é chamada a resolver cada caso. O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e Associação dos Notários e Registradores (ANOREG) lançaram, este ano, nota técnica conjunta na qual fazem comentam o texto da Lei nº 11.977 e suas implicações sobre o "Minha Casa, Minha Vida". Entre outros tópicos, consideram a necessidade de padronizar a interpretação e aplicação da legislação pelos notários e registradores. Em seqüência, a Corregedoria baixou provimento que segue o padrão do IRIB.

TJ vai economizar 200 mil por ano com a antiga seda da AL O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon vistoriou, ontem, 17, as dependências da antiga sede da Assembléia Legislativa do Estado, no Centro da capital, que está sendo reformada para sediar setores administrativos e juizados especiais. Durante a visita ao local, o presidente informou que a transferência de órgãos da Justiça estadual que funcionam em prédios alugados para a nova sede administrativa da Rua do Egito ocasionará uma redução de custos com a locação de imóveis em torno de R$ 200 mil por ano para o Poder Judiciário. "Poderemos concentrar toda a área administrativa do TJ, permanecendo no prédio principal a atividades fim (jurisdicional). Com a mudança,

vão melhorar as condições de trabalho dos servidores e o atendimento prestado ao público", declarou. O desembargador ponderou que o Tribunal precisa urgentemente de um novo prédio, mas que a prioridade de investimento da gestão é a Justiça de 1º grau, que necessita de obras de construção, ampliação e reformas de fóruns, serviços já licitados pelo TJ. Na sede administrativa deverão funcionar a diretoria administrativa e a divisão de Licitação e Contratos, a diretoria Financeira, a diretoria de recursos humanos, a diretoria de Engenharia, o Ferj, e a coordenação de manutenção de equipamento da diretoria de Informática. Também serão transferidos dois juizados especiais e instalado o 1º Juizado Especial da Fazenda Pública.

Presidente do TJ vistoria obras da nova sede administrativa do TJ ADEQUAÇÃO - Os direto- com o presidente os detalhes res do TJ, Alessandra Darub da adequação da obra às ne(geral), Francisco Pereira (ad- cessidades administrativas do ministrativo) e Antonio José Tribunal e a distribuição de Lago (engenharia) discutiram pessoal nas dependências.

Por Djalma Rodrigues

djalrodrigues@bol.com.br

Astro destaca ação de Castelo na restauração da S. Dumont Apesar de ser declaradamente sarneisista, o vereador Astro de Ogum (PMN), destacou, na sessão plenária de ontem, na Câmara Municipal, o trabalho do prefeito João Castelo no que concerne à restauração da Avenida Santos Dumont. Astro afirmou que é um trabalho de grande envergadura, enfatizando esperar que o prefeito venha a implementar novas ações como esta. Para ele, Castelo tem plena condições de modificar o atual panorama da acidade, através de trabalho como a que realiza na Avenida Santos Dumont.

Vereadores criticam mordaça da legislação eleitoral O vereador Chico Viana (PSDB), levantou uma questão que vem atormentando os parlamentares. A mordaça imposta pela legislação eleitoral, que proíbe os candidatos de serem citados ou de expressarem suas opiniões em emissoras de rádio e televisão. Viana disse que essa é uma das maiores contradições da política brasileira, porque proíbe o povo de tomar conhecimento sobre as propostas de quem pleiteia representá-lo. O presidente da Câmara, Isaías Pereirinha corroborou com o pensamento de Viana e afirmou que seria esta a hora de se pressionar os congressistas a acabarem com monstrengos como esse.

Secretário de Esporte fará palestra na zona rural O secretário Municipal de Esportes e Lazer, Carlos Goiabeira, fará palestra, na tarde desta sexta-feira, para estudantes da Unidade de Ensino Básico Honório Odorico Ferreira, no Tajipuru, na zona rural da cidade. Falará sobre a importância do esporte para o desenvolvimento do homem. Goiabeira atende a convite da gestora daquela escola, a jornalista Elineusa Matos, da equipe de Atos e Fatos. A palestra faz parte de uma série de atividades que marcam os 42 anos de fundação daquela unidade de ensino. O presidente da Câmara Municipal, Isaías Pereirinha mandará um representante.

Festa de Nazaré agita a cidade de Vitória O secretário executivo da Câmara Municipal de São Luís, Miguel Pinheiro, está fazendo convite, em São Luís, para o festejo de Nossa Senhora de Nazaré, que este ano completa 287 anos, em Vitória do Mearim. Os festejos, segundo Miguel, começam no próximo dia 30, estendendo-se até 8 de setembro. Miguel afirma que esse festejo é uma das maiores tradições religiosas do interior do Maranhão, que atrai milhares de pessoas todos os anos.

O feriadão que se avizinha, 7 e 8 de setembro, não será de refresco para os candidatos a cargos eletivos. &&& Eles aproveitarão a folga para estreitamento de relações com o eleitorado. Ó sonho de conquista de uma vaga ou da reeleição. &&& Neto Evangelista (PSDB), é um dos cotados a uma vaga na Assembléia Legislativa este ano, por pelo menos três motivos. &&& Filho do saudoso João Evangelista, tem a garra do pai, é genro da prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge e conta com o apoio do grupo que dava sustentação política ao pai. &&& Por conta de todos estes atributos, analistas políticos garantem que Neto Evangelista está entre os tucanos mais emplumados. &&& Quem também dá apoio a Neto Evangelista é o deputado federal Roberto Rocha, que disputa uma vaga no Senado.


4G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Roberto Rocha é recebido na Associação dos Criadores do Maranhão O candidato a senador pela coligação "O Povo é Maior", Roberto Rocha (PSDB), cumpriu uma importante agenda de campanha nesta noite de segunda-feira (16). O candidato tucano participou de uma reunião na Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (ASCEN) a convite do presidente da entidade Marco Túlio Dominici. O objetivo da reunião promovida pela ASCEM foi ouvir as propostas do candidato Roberto Rocha para esse importante setor da economia maranhense que é a agropecuária. Durante a renião, realizada na Praça do Produtor, no Parque Independência, Marco Túlio afimou que a eleição de Roberto Rocha é importante para os produtores maranhense pelo fato de ser um conhecedor do assunto e histórico aliado da classe. "Roberto Rocha sempre foi um aliado das causas dos produtores e conhece como poucos no Maranhão os problemas enfrentados pela nossa classe, da mesma forma como sabe indicar caminhos para superar esses problemas. Já demonstrou no exercício do mandato de deputado federal, principalmente enquanto presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, que tem habilidade e equilíbrio para enfrentar assuntos polê-

micos. Eleito senador saberá valorizar o potencial agropecuário maranhese", afirmou. Roberto Rocha, por sua vez, agradeceu o convite feito pelo presidente da ASCEM e falou sobre os desafios que os prodotores terão pela frente no que diz respeito à legislação, que cada vez mais será rigorosa no trato da relação produção x conservação ambiental. O candidato a senador afirmou ainda que é preciso trabalhar para que o Maranhão deixe de ser um estado basicamente sustado pela setor primário e avançar para a agroindústria. "Quero incialmente agradecer a Ascem, na pessoa do presidente Marco Túlio, pelo convite para falar sobre a nossa candidatura ao Senado Federal e as nossas propostas para o setor. Quero afirmar também que o Maranhão é pedaço de chão mais rico que existe no Brasil. Possui potencialidades que nenhum outro estado tem, ou seja, muitas terras, uma bacia hidrográfica extraordinária, um porto que precisa ser otimizado para ser o maior entreposto das Américas, além de um povo trabalhador. É preciso focar na vocação econômica do Maranhão e avançarmos para tranformar esse estado numa potência agropecuária", disse.

Abertas as inscrições para seletivo de qualificação do Prominp Na primeira etapa do processo de seleção pública aberta, ontem (17), que o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) realizará este ano com o objetivo de qualificar mão-de-obra para atender às demandas futuras da indústria nacional de petróleo e gás, o Maranhão foi contemplado, inicialmente, com a oferta de 634 vagas. Até 2016, deverão ser qualificados 26.000 profissionais em todo o estado para atender a demanda de emprego que será gerada com a instalação da Refinaria Premium I da Petrobras, em Bacabeira. As inscrições para o processo seletivo de qualificação do Prominp começaram, nesta terçafeira (17), com a oferta de 27.915 vagas, em 13 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior. Das 634 vagas ofertadas para o Maranhão, todas inicialmente para São Luís, 208 são para áreas de nível básico (en-

A

canador industrial e pintor); 336 para nível médio (eletricista força e controle, eletricista montador, topógrafo, assistente de logística e profissional de suprimento); além de 90 vagas para profissionais de nível superior (engenheiro de campo, engenheiro elétrico/instrumentação e engenheiro de planejamento). O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, informou que, no total 26.000 profissionais serão qualificados pelo Prominp no estado, além dessas 634 vagas nessa primeira etapa. Ele disse, ainda, que este ano será iniciado o processo de qualificação de cerca 7.000 trabalhadores na área de obras civis para atuarem na construção da Refinaria Premium. A qualificação de mão de obra civil integra as ações do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ), um programa criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que no estado é coordenado pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres).

LUGA-SE APARTAMENTO TIPO (KITNE TE) NO COHATRAC IV: SALA, COZINHA AMERICANA, QUARTO E BANHEIRO. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO!!!

**TRATAR COM CARLOS: 88134970** FUNDADOR: Udes Lemos da Cruz

DIRETORA GERAL Nonata Marques

São Luís-MA, Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

Site: atosefatos.jor.br

SUPERINTENDENTE Jorge Luis Raiol

EDITOR Djalma Rodrigues E-mail: atosefatos@elo.com.br O jornal Atos e Fatos é uma publicação da COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDA Redação e parque gráfico-Avenida Guaxenduba - nº 285 Centro - Fone: 3254-0597-CEP-65000-000 CNPJ. 23.671.134/0001-30

CARINHO DOS EVANGÉLICOS

Roseana recebe bênção da Assembléia de Deus Em noite de celebração, no Templo Central da Assembléia de Deus, em São Luís, Roseana Sarney, governadora e candidata à reeleição pela coligação O Maranhão não Pode Parar (PMDB, PT, DEM, PMN, PTdoB, PRP, PV, PSL, PP, PRTB, PSDC, PTN, PHS, PR, PRB e PSC), recebeu o carinho dos evangélicos, nesta segunda-feira, 16. Calorosamente abraçada pelos irmãos, ela participou da Assembléia Geral, presidida pelo pastor José Guimarães Coutinho, com presença de todos os pastores, missionários, evangelistas e familiares. "Vim aqui para pedir a bênção nesta campanha para todos os envolvidos na eleição. O Brasil inteiro, não só o Maranhão, precisa de tranqüilidade, de paz para escolher bem candidatos realmente compromissados com o bem do povo.", declarou Roseana na reunião, realizada sempre às segundas-feiras. O encontro com Roseana foi fruto de convite do pastor Coutinho, prontamente aceito pela candidata. "Nós da

Roseana recebe a bênção de pastores e membros da Assembléia de Deus Assembléia de Deus estamos passos dela são seguidos pela ligados à Roseana há muito Assembléia de Deus. A noite de tempo, desde a época do pas- hoje é só uma confirmação destor Estevão Ângelo (já faleci- sa parceria", observou. do). Temos respeito e admiSATISFAÇÃO - Em converração por ela, pelo trabalho e sa com os fiéis, Roseana readedicação ao Maranhão", dis- firmou a satisfação de ter recese o pastor Coutinho. bido o convite e dos estreitos O pastor Fábio Leite tam- laços de amizade mantida, ao bém lembrou a antiga ligação. longo dos anos, com os mem"Essa parceria com a Roseana bros da Assembléia de Deus. tem raiz no compromisso que "Tenho confiança em Deus, que ela tem com o Maranhão. Os sempre esteve comigo, e por

isso me sinto preparada para cuidar do meu povo, que tanto amo", ressaltou. Na ocasião, Roseana destacou suas propostas de governo. Entre elas, a continuidade das ações para tornar o Maranhão cada vez mais atraente aos novos investidores. Roseana falou ainda do trabalho realizado em pouco mais de um ano de gestão, caso da integração de municípios por meio da construção e recuperação de estradas; dos investimentos nas áreas da segurança pública, com a compra de viaturas, armamento e capacitação de profissionais; de saúde, citando a construção 72 hospitais em todo o Maranhão; na valorização do servidor público; e em programas sociais, como o Viva Luz, Meu Primeiro Emprego (criado em sua primeira gestão) e Viva Gente e Programa do Leite. Ao final, a candidata confirmou o apoio dos evangélicos da Assembléia de Deus. Ela recebeu uma bênção com votos para que siga tranqüila na caminhada eleitoral.

Seme e Eletrobrás discutem programas na área de energia A elaboração e o desenvolvimento do programa Uso Eficiente de Energia Elétrica em Prédios Públicos foi um dos assuntos discutidos na reunião entre o secretário de Minas e Energia, Israel Ferreira, e o presidente das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás), José Antonio Muniz Lopes. No encontro, realizado este mês na sede da Eletrobras, no Rio de Janeiro, Israel Ferreira tratou sobre o andamento de ações da Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme) voltadas para o setor de energia. A Eletrobrás firmou compromisso de enviar ao Maranhão uma equipe técnica para realizar um balanço do programa Conservação de Energia Elétrica (Procel). Participaram da reunião vários diretores da Eletrobras, entre os quais, o de Tecnologia, Carlos Magno de Freitas; Planeja-

Israel Ferreira, José Antônio Muniz e técnicos da Eletrobras mento e Engenharia, Sebastião nação pública). O Reluz de- posicionamento da Eletrobras Florentino da Silva; e o superin- senvolvido pela Seme, cha- sobre cada solicitação. A setendente de Operações no Ex- mou atenção dos diretores da cretaria vai acompanhar o anEletrobrás, pela importância damento dos projetos já soliterior, Sinval Zaidan Gama. Foram discutidos temas que a iniciativa representa citados, como o projeto de como a elaboração do Mapa para a economia na área de elaboração do Mapa Eólico e do Uso Eficiente da Energia Eólico e parceira no Projeto iluminação pública. Reluz (uso eficiente de ilumiA Seme vai acompanhar o em Prédios Públicos.

CGJ e Serasa propõem parceria para otimizar base de dados do Judiciário Técnicos do Serasa estiveram ontem, 17, com o corregedor Antonio Guerreiro Júnior, quando apresentaram proposta de parceria do órgão com a Corregedoria Geral da Justiça para otimizar o cadastro de inadimplentes e a base de dados do Judiciário. O diretor do Fórum do Calhau, juiz Alexandre Lopes de Abreu, a diretora geral da CGJ, Sumaya Heluy e o assessor da diretoria

Maurício Gaspar participaram do encontro. O software para o envio instantâneo de ofícios judiciais ao Serasa Experian apresentado pelos técnicos promete facilitar o envio e recepção de ordens judiciais, agilidade na tramitação de ofícios e a redução de riscos de fraudes (possibilitada pelo uso de certificação digital), bem como de riscos decorrentes do descumprimento de ordens judiciais.

Entre os benefícios apontados pelo software estão o melhor atendimento ao cidadão e a redução do tempo de tramitação e cumprimento de ordens judiciais. A economia com papéis, impressões e serviços de postagem é outra vantagem elencada. Salto de qualidade - Para o corregedor, a novidade significa um salto de qualidade no trabalho do Judiciário. "Tudo o que vier colaborar com a Justiça é bem-vindo",

afirmou Guerreiro Júnior. Na visão do diretor do Fórum, a parceria implica na redução de tempo e gastos com pessoal e material por parte do Poder Judiciário para o cumprimento das decisões judiciais quanto a cancelamento e suspensão de registro de partes no cadastro de inadimplentes do Serasa. Um termo de compromisso será elaborado a partir das considerações dos participantes do encontro.


5G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

PRONTO ATENDIMENTO

UPA do Itaqui-Bacanga realiza mais de 10 mil atendimentos Mais de 10 mil atendimentos já foram realizados, até agora, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da área Itaqui-Bacanga, inaugurada no mês de junho, deste ano, em São Luís, ao lado do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Lá estão sendo feitos cerca de 300 atendimentos por dia, englobando pacientes da área e também de outros bairros da capital. Na tarde de ontem (17), a governadora Roseana Sarney esteve no local checando a rotina do atendimento na unidade. Ela estava acompanhada do secretário de Saúde, José Márcio Leite, da diretora da UPA, Ana Eugênia Araújo, e de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde. "Viemos aqui conferir o trabalho que está sendo feito pelos profissionais da saúde depois de pouco mais de dois meses de atividade da unidade e estamos constatando que está valendo a pena," disse a governadora, reforçando que o governo tem como trabalho manter a Unidade de Pronto Atendimento, mesmo sendo esta uma parceria com o Governo Federal. Segundo Ana Eugênia Miranda, os atendimentos na UPA da área Itaqui-Bacanga desafogam os pronto-socorros e postos de saúde e dispõe de serviços voltados para várias áreas. "Temos aqui os atendimentos de urgência e emergência e desde que foi inaugurada, esta unidade tem

São Luís-MA, Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

Site: atosefatos.jor.br

Governadora vistoria atendimento na UPA do Itaqui-Bacanga

Bastidores dos MUNICÍPIOS Por Isaias Rocha

e-mail: isaiasrocha21@gmail.com

FRASE DO DIA

Não condene a opinião do outro porque ela difere da sua. Vocês dois podem estar errados. (Dandemis)

DILEMA DE SANTO

São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, está numa saia justa, sobre quem atender com sua graça: os candidatos majoritários da oposição e do governo estiveram na cidade para participar de compromissos políticos, e fazer promessas para ganhar a eleição. O único ausente é o Jackson Lago (PDT), mas, ele ganhar, não seria graça, mais milagre.

MAIS UM INELEGÍVEL

A Câmara de Bacabeira reprovou as contas do ex-prefeito José Reinaldo Calvet (PSL), no ano de 2000. Depois de ter sido notificado, Calvet enviou sua defesa, via fax à Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara, que segundo o parecer do relator, os argumentos do ex-prefeito foram considerados insatisfatórios, diante das irregularidades identificadas no processo de prestação de contas. (Com informações do Blog do Daniel Mendes)

PAIXÃO POR POLÍTICA

O jornal AQUI-MA, mostrou ontem, a história de Rosmaldo Carlos Piedade, que apesar de ter imensas dificuldades pela deficiência física, não desanima, nem abre mão de votar. Hoje a Coluna Bastidores dos Municípios, descobriu que a verdadeira paixão de Rosmaldo, mais conhecido por "Amador", é pela política. Em 2004, por exemplo, ele foi candidato a vereador em Cedral concorrendo pelo Partido da República.

MEDO DE QUE?

Ontem a Coluna Bastidores dos Municípios recebeu e-mail supostamente de líderes da oposição denunciando suposto uso de uma estrutura oficial para uma reunião política, sábado (14), na Capital, mas ninguém quis assumir a autoria.

APRENDER ASSUMIR trabalhado sem parar, prestando um bom atendimento à população", disse a diretora. De acordo com Joana do Carmo, conselheira de saúde da área Itaqui-Bacanga, a unidade chegou para melhorar a vida dos moradores da região.

"Tínhamos uma grande necessidade que agora está sendo suprida e temos observado a satisfação dos moradores e dos pacientes atendidos", disse Joana do Carmo. A moradora Elizama Sousa completou. "Somos mui-

to gratos por essa unidade de saúde, pois nossa região realmente precisava", disse. Outras unidades de pronto atendimento estão sendo construídas, na capital e no interior do estado, totalizando nove em todo o Maranhão.

MP firma acordo com município de São Luís para capacitar servidores em Libras A Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência firmou, na manhã de ontem, 17, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de São Luís para capacitar servidores da prefeitura em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assinaram o acordo o promotor de Justiça Ronald Pereira dos Santos e o procurador-geral do

município, Francisco de Assis Souza Coêlho Filho. O município de São Luís tem um prazo de um ano para capacitar, no mínimo, 5% dos servidores da prefeitura, conforme exige a Lei Federal nº 10.436/ 2002 e o Decreto Federal nº 5.626/2005. Atualmente, dos 27.071 servidores, somente 633 estão capacitados para se comunicarem em Libras, o que corresponde a 2,33% do total. No documento, foi acordado

também o envio, a cada dois meses, pelo município à referida Promotoria, de relatórios sobre os servidores que realizarem o curso de capacitação e o cronograma dos funcionários que vão ser capacitados no bimestre seguinte. Em caso de desobediência ao que foi estabelecido no TAC, dentro dos prazos estipulados, o município estará sujeito à multa de R$ 1 mil por dia de atraso.

Os dirigentes oposicionistas têm que aprender assumir o que denunciam e não ficar usando a imprensa como escudo. Da minha parte, ou mostram a cara, dão nome aos bois, ou não tem espaço.

'JEGUE DO SOM'

A candidata a deputada estadual Zetinha Sampaio (PDT), irmã do ex-deputado e exprefeito de Açailândia, Deusdedith Sampaio tem agora um novo propagandista: diferente dos outros candidatos, em sua campanha ela utiliza um "Jegue de Som" para chamar a atenção para sua candidatura. Trocou a gasolina pelo milho e o capim.

NÃO POUPA

O ex-governador Zé Reinaldo, candidato a senador pelo PSB, toda vez que fala em público não poupa ataques ao principal concorrente, João Alberto (PMDB), a quem se refere sempre como "carcará".

PREOCUPAÇÃO

João Alberto, por sua vez, em seus discursos deixa transparecer claramente sua preocupação com a segunda vaga do Senado, para qual a oposição é favorita, pedindo sempre votos para os dois candidatos do PMDB.

"CHÁ DE CADEIRA"

Não tem sido proveitosa a visita de prefeitos ao comitê da candidata Roseana Sarney, no Olho D'água. Ontem, por exemplo, deram um chá de cadeira nos prefeitos de Buriticupu, Primo, e em Tratorzão, de São Domingos do Maranhão. E pior: os dois não foram atendidos e saíram de lá reclamando barbaridades. (Do blog do jornalista Luis Cardoso)

GRATA SURPRESA

A ex-prefeita de Barra do Corda, Darcy Terceiro (PTdoB) é uma das gratas revelações da nova safra à Assembléia Legislativa. "Mãe Darcy", como é conhecida conta com o apoio de dez prefeitos e poderá se eleger deputada estadual com uma votação muito expressiva.

DINO QUASE LÁ

A corrida pelo Governo do Estado poderá ser decidida em 2º turno. Sim, o candidato Flávio Dino, do PCdoB, cada vez mais embalada a disputa rumo ao Palácio dos Leões, e está muito perto de ultrapassar Jackson Lago, segundo colocado na corrida eleitoral, é o que indica a última pesquisa da Escutec.

MUITO FORTE

O candidato a deputado estadual Lima Neto (PMN) conseguiu colocar uma forte campanha nos municípios da Região do Munim e Lençóis Maranhenses. Em Rosário, por exemplo, deverá vir muito bem votado, onde tem apoiadores que transferem votos.

DISPUTA ACIRRADA

César Pires (DEM) e Gardênia Castelo (PSDB) devem travar a disputa principal em Bacabeira para ver qual dos dois sairá o mais votado para a Assembléia Legislativa naquele município.

'JUIZ-DELEGADO'

Tem delegado no interior do Maranhão "decretando" segredo de Justiça por conta própria, impedindo o acesso da imprensa a inquéritos que, por lei, são públicos. Pelo jeito, nem precisa mais de juiz.

SARAVÁ, IRMÃ!

A coluna Bastidores dos Municípios vai contar nos próximos dias, a história de uma candidata a deputada estadual, do meio evangélico, que pintou sua propaganda na fachada de um terreiro de Umbanda. Na hora do voto, ela aceita até o candomblé?

JINGLE DA PROMESSA

O governo do estado prometeu construir mais de 64 hospitais em diversos municípios maranhenses. A promessa ainda não se concretizou. Até agora, apenas uma das sessenta e quatro unidades foram construídas. E o pior: ainda tem candidato fazendo média e usando a 'promessa não cumprida' com jingle de campanha.

LETRA MORTA

Os servidores de Cururupu viram na prática o que a gente fala faz tempo. Por conta do atraso no pagamento dos salários dos servidores municipais, a Prefeitura teve que assinar com o MP um Termo de Ajustamento de Conduta. Porém, até o momento, os vencimentos dos meses de maio, junho e julho deste ano, ainda não foram depositados. Resumindo: a prefeitura simplesmente não cumpriu.

POLÍCIA NELES

Em diversos municípios maranhenses, alguns candidatos estão se especializando em fechar apoio com corruptos, cassados, condenados, ladrões do dinheiro público em geral. Isso não é campanha. É formação de quadrilha.

VAZAMENTO

O problema das finanças da prefeitura de Timon não é o bloqueio do INSS. O problema é hidráulico. Basta fechar a torneira da licitação que irriga o planejamento e a fazenda, entre outros.

PRATO CHEIO

Se exonerar o trio parada dura: licitação, planejamento e fazenda, vai sobrar dinheiro, mas vai faltar nas contas da prefeita e isso ele não quer nem ouvir falar. Seu prato predileto é o 'roubalo' com jabá.


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

CLASSI & CAMILE Responsabilidade da Gislane Publicidade

9606-9004 Horários: 2ª, 3ª e Sábado - 8:00 às 12:00

(098) 8895-4518

Deleicious Salgados VENDE-SE Sa do lgado ces , b s em olo ge s, e ral etc , ...

TRATAR COM REGIANE CONTATO: 8823-8102 E-MAIL: 1303@hotmail.com

U

ma casa na Aveni da Principal da Cida de Olimpica com 7 compartimentos e uma área de 20 metros

Tratar: (98) 8854-8036


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

A

LUGA-SE APARTAMENTO TIPO (KITNE TE) NO COHATRAC IV: SALA, COZINHA AMERICANA, QUARTO E BANHEIRO. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO!!!

**TRATAR COM CARLOS: 88134970**


8E

S

P

O

R

T

E

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

BRASILEIRÃO 2010

Juntos entre dez primeiros, cariocas ‘aquecem’ rivalidade O Campeonato Brasileiro chega a sua 15ª rodada e nem o mais otimista dos cariocas poderia imaginar, antes do início da competição, que os quatro times estariam entre os dez melhores colocados e brigando por uma vaga no G4. Mesmo com a conquista do Flamengo em 2009, só o Fluminense, que manteve o atacante Fred e contratou muito, começou a competição entre os candidatos ao título. Agora, depois de uma arrancada de Vasco e Botafogo, eles mostram força, deixam a rivalidade ainda mais 'aquecida' e os torcedores ficam animados por um final de ano feliz. Com 32 pontos, o Fluminense é líder isolado. O Botafogo, que chegou a frequentar a zona do rebaixamento, aparece na quarta posição, com 21. Flamengo e Vasco estão empatados com 20 na 8ª e 9ª posições, respectivamente, e podem chegar ao G4 na próxima rodada. Para Caio Ribeiro, comentarista da TV Globo, o grande motivo da boa fase do futebol carioca é o trabalho feito pelos treinadores. Segundo ele, a experiência e o conhecimento dos elencos são fundamentais para um rendimento favorável. - Acho que a melhora está ligada ao perfil dos treinadores. O Vasco, depois da entrada do PC, é outro. Mesmo antes dos reforços, o time já apresentava uma postura diferente. Tanto o Joel como o Muricy são treinadores que sabem da importância do elenco e trabalham no tempo certo. Tem que dividir com o trabalho dos jogadores, mas os técnicos têm um papel fundamental nessa fase. O Flamengo tomou poucos gols e isso acabou ajudando. O Rogério está se virando com o que tem - disse. A presença dos quatro cariocas entre os dez primeiros colocados não é inédita. O Brasileiro de 2007, por exemplo, terminou dessa forma, com o Flamengo em 3º, o Fluminense em 4º, o Botafogo em 9º e o Vasco em 10º. Em quatro rodadas do campeonato de 2007, os cariocas estavam entre os dez melhores.

Washington, Jobson, Petkovic e Éder Luís fizeram gols na rodada O que não é comum é o pe. Além do técnico Muricy mão, técnico do Vasco. Campeão estadual em sentimento de "superioridade" Ramalho, que foi tricampeão em relação aos demais cen- brasileiro pelo São Paulo e é cima do Flamengo, o Gloriotros. Na era dos pontos corri- considerado um dos melho- so manteve o elenco, o técnidos, o Flamengo só liderou o res do Brasil, contratou Wa- co Joel Santana, e ainda conBrasileiro em 12 rodadas, sen- shington e repatriou Belletti, seguiu a volta dos jogadores do dez em 2008 e duas ano Emerson e Deco, que deve Maicosuel e Jobson. Depois passado. O Botafogo ficou na estrear no próximo domingo de chegar a frequentar a zona frente em 15 rodadas, três em no clássico contra o Vasco. do rebaixamento, o Glorioso 2005 e 12 em 2007. O Flumi- Os resultados aparecem: em conseguiu uma melhora connense em duas rodadas de 14 jogos, o time venceu dez. siderável e agora ocupa a O adversário do Fluminen- quarta posição. 2005, duas em 2006 e quatro Atual campeão brasileiro, o vezes este ano. Já o Vasco se na próxima rodada vem de apareceu em 1º lugar apenas uma recuperação muito boa. Flamengo não conseguiu manuma vez nos pontos corridos, O Vasco, que começou mui- ter o "Império do Amor", ataem 2007, após a 5ª rodada. to mal e ficou seis rodadas na que formado por Adriano e VagOutro fator importante, é que zona do rebaixamento, se viu ner Love, e ainda sofre com o desde o Brasileiro de 2008 na necessidade de reforçar a sistema ofensivo. Zico voltou (31ª rodada) os quatro não equipe para não voltar para a ao clube como diretor execuvenciam juntos. Serie B. Mesmo com poucas tivo e vem tentando realizar um receitas, a diretoria trabalhou trabalho de reestruturação. e acabou 'transformando' o Depois de apostar em várias Confira o desempenho time com a renovação de Car- duplas de ataque, ele acertou dos cariocas no Campeonato Brasileiro los Alberto e as chegadas de a contratação de Leandro Zé Roberto, Eder Luis e do Amaral, que se recuperava de Líder isolado do Campeo- eterno ídolo Felipe. Dos 21 uma lesão no joelho, e de Renato Brasileiro deste ano, pontos disputados após a nato Abreu. Sem grandes estrelas, o rubro-negro não concom 32 pontos, o Fluminen- Copa, o time conquistou 15. - O futebol carioca está seguiu se manter no G-4. Mas se foi o clube carioca que mais investiu para a compe- mais sério, investindo para também não se vê ameaçado tição. Depois de sofrer com ser campeão. Não pensando pela zona de rebaixamento, a possibilidade de um rebai- em rebaixamento, pensando como a falta de reforços podexamento na temporada pas- em reforços de peso. É as- ria sugerir. A distãncia para o sada, a diretoria tricolor abriu sim que deve ser. Fico feliz 16º colocado, o Atlético-PR, é os cofres e reforçou a equi- pelos clubes - disse PC Gus- de seis pontos.

São Luís-MA, Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

Indonésia quer fazer amistosos com Brasil e Argentina As autoridades da Indonésia planejam convidar Brasil e Argentina para amistosos contra a seleção do país no fim do ano, informou ontem a imprensa local. Segundo o jornal "Jakarta Globe", os planos preveem o jogo contra o Brasil para o dia 7 de novembro, enquanto os argentinos seriam adversários no mês anterior, em 12 de outubro. Os dois jogos aconteceriam no estádio Bung Karno, na capital, Jacarta, com capacidade para 81 mil espectadores. Ainda de acordo com o jornal, o amistoso contra o Brasil custaria US$ 1,5 milhão (R$ 2,6 milhões), enquanto os argentinos aceitariam jogar por US$ 1,2 milhão (R$ 2,1 milhões), mas a Indonésia tentará negociar um valor menor, pois as duas seleções podem

estar na Ásia nas datas em questão: enquanto a Argentina enfrentaria a Tailândia, o Brasil jogaria na China. - Acreditamos que é possível trazer Brasil e Argentina a Jacarta. Estamos dispostos a pagar o transporte e o alojamento, mas o cachê é muito alto - disse ao "Jakarta Globe" um dirigente da federação local. O mesmo dirigente afirmou ainda que o Ministério de Esportes do país autorizou o recrutamento de jogadores holandeses de origem indonésia para dar mais força à seleção do país. A expectativa das autoridades é fazer com que alguns destes jogadores cheguem ao nível de Giovanni van Bronckhorst, vice-campeão mundial com a Holanda, e que tem pais nascidos nas Ilhas Molucas.


9T

E L E V I S Ã O

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Horóscopo ÁRIES Finalmente um dia produtivo, em que tudo parece fluir melhor pra você, que está intuitivo e vendo longe! Aproveite o ótimo embalo astral. Amigos e amores também em alta, é bom conviver com gente que pensa e sente como você.

Si te : atosefatosj .or.br

Quem Quem já já assinou assinou pré-contrato pré-contrato para para entrar entrar na na ‘Fazenda ‘Fazenda 3’ 3’ A coluna teve acesso a seis nomes de pessoas com pré-contratos assinados com a Record para participar do reality show "A fazenda 3". Jackie Khouri (ex-BBB), Sérgio Abreu (ator), Nani People (transformista), Mnique Evans e Lizzi Piu Piu ("Pânico na TV"). O sexto nome na "Fazenda 3" é Sérgio Mallandro. Ele já começou até a se preparar para o isolamento. O conrato dele com o teatro do Norte Shopping só vai até este mês. E no Barra Square poderá ser suspenso a qualquer momento.

TOURO Tenha um pouco mais de confiança na vida, taurino! Aposte firme em um futuro mais risonho, e continue trabalhando firme. Feche um negocio ou decida um assunto de longo prazo, há proteção para isso. Reconhecimento e sustentação.

Lucilene Caetano apresenta a nova camisa do Goiás

GÊMEOS Hoje tudo irá bem se você encontrar aquele que invista em seus talentos e pressentimentos. Sozinho não vai dar pra ser feliz, nem pra fazer nada direito. Chame um amigo pra conversar. Na comunicação a dois, verdades surgirão. CÂNCER Altos e baixos emocionais e orgânicos abalam você que está mais sensível e até distraído hoje. Para não ficar tão aéreo e desconectado do que precisa fazer no trabalho, adote pausas criativas. Um novo convite, um novo trabalho em breve. LEÃO Entusiasmo e fé em si mesmo, em seus projetos, no seu talento! Assim você vai longe, muito porque acredita em algo de verdade. Amigos e colegas de Libra ou Sagitário serão seus apoios. Cheque o visual antes de uma reunião importante. VIRGEM Nada como curtir a intimidade, onde você pode sonhar e soltar a imaginação. Sem essa saudável parada, difícil manter o pique pra continuar na batalha. Sua alma peregrina pede inspiração. Medite, leia, explore mundos. LIBRA Boas noticias ou novidades que finalmente se encaixam nas suas expectativas e possibilidades. Dia ótimo pra finalizar negociações de trabalho, terminar uma pendência e superar problemas com alguém. Conte com a ajuda de amigos. ESCORPIÃO Setor financeiro em destaque, possibilidade de engatar de vez um novo negocio; só falta se organizar melhor e dar os últimos acabamentos. Mudança de rotina será positiva. Comunicação boa e conhecimento valorizam sua abordagem. SAGITÁRIO Percepção mais aguda de quem você é, do que deseja para seu presente. Lua em seu signo se harmoniza pela manhã com Saturno estabilizando emoções e de tarde com Vênus, favorecendo amores e amizades. Entusiasmo! CAPRICÓRNIO Hoje você poderá conferir se foi melhor ter sido cético ou desconfiado em relação a proposta de trabalho ou assunto relacionado. Fora dos holofotes, é mais fácil também reconhecer que as vezes lhe falta coragem de arriscar. Dogmatismo é ruim.

A musa do Goiás, Lucilene Caetano, posou com a nova camisa do time esmeraldino. As fotos aconteceram na noite de quinta, 12, na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio.

‘Tenho mania de fazer sexo todo dia’, diz Alexandre Frota Alexandre Frota já teve o mundo a seus pés. Foi casado com Claudia Raia, trabalhou na Globo e ganhou muito dinheiro. Perdeu quase tudo. Decidiu mergulhar na carreira de ator pornô e, quando todos imaginavam que ele estaria acabado, deu a volta por cima. Hoje é diretor assistente da Record, onde bate cartão todos os dias às 7h da manhã. Sem papas na língua, Frota não fugiu de nenhuma das nossas Perguntas Fora do Comum. Na entrevista, ele revela ser viciado em sexo, assume sua vaidade ao confessar que se depila, mas jura que nunca fará plástica.

Foto do ensaio nu de Kelly Brook para a 'Playboy' Foram divulgadas na sexta-feira, 13, mais fotos do ensaio nu que Kelly Brook fez para a revista "Playboy". A atriz e modelo inglesa é capa da edição de setembro da revista americana.

Adriana Bombom perde pensão de R$ 12 mil que ganhava de Dudu Nobre Adriana Bombom não perdeu apenas a guarda das filhas para Dudu Nobre. Com a decisão da Justiça, ela deixa de ganhar uma pensão do pagodeiro no valor de R$ 12 mil por mês. Esta quantia era paga para cobrir as despesas de alimentação, estudos e atividades extracurriculares das meninas. Bombom não tem direito a pensão por já ter recebido 50% de tudo o que Dudu ganhou durante o tempo em que estiveram casados. E, além do mais, a dançarina tem duas fontes de renda. Uma como repórter do "TV fama", da RedeTV!, de onde recebe R$ 8 mil. E outra é da Nouvelle, uma marca de produtos capilares, de onde recebe R$ 10 mil. O contrato com a empresa, que tem duração de dois anos, termina em 2012. Durante os próximos 90 dias que seguem (prazo determinado pela Justiça para avaliar como será a guarda provisória de Dudu com as filhas) haverá uma guerra silenciosa entre o ex-casal.

“Não sou bonitona nem gostosona”, diz Milene Domingues

AQUÁRIO Astral bem favorável pra você finalmente convencer os últimos refratários a seguir por um novo caminho. Isso se aplica em qualquer âmbito da vida. Somando sensibilidade com responsabilidade, você vai longe - até no amor. PEIXES Dia de realçar seus talentos e fazer sucesso, pisciano! Reuniões produtivas com gente de cabeça aberta, inspire-os com novas proposições. Estudos, viagens e relações com estrangeiros. Publicações e encontros.. Tudo muito bom!

São Luís-MA, Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

Milene Domingues, ex-jogadora de futebol e ex-mulher do craque Ronaldo, com quem teve Ronald, de 10 anos, estreia como comentarista de Belas Na Rede, da Rede TV!, dia 22, às 19h, ao lado de Paloma Tocci, Juliana Cabral, Marília Ruiz e Gabriela Pasqualin. Solteira há um ano, desde que terminou o namoro de cinco anos e meio com o também jogador David Aganzo, Milene, 31, por enquanto não pensa em ter filhos, mas, se depender do filho Ronald, será mãe em breve: "Ele me deu um prazo de dois anos para engravidar. Quer ganhar um irmãozinho".

Novelas PASSIONE Fred afirma a Clara que vai entregar as joias para Bete, se ela não passar todas as ações que Totó recebeu de herança para o nome dele. Danilo é levado por uma ambulância e Stela e Sinval o seguem. Saulo tenta intimidar Noronha com suas ameaças, mas ele o enfrenta. Mauro confessa para Melina que esteve com Diana e fica atônito ao saber que vai ser pai. Gerson percebe a inquietude de Diana. Stela e Sinval conversam com o médico que irá cuidar de Danilo. Arthurzinho diz que Lorena saiu de casa e deixou uma carta para Stela. Agnello chega ao sítio com Lorena. Clara seduz Fred e não deixa que ele perceba suas verdadeiras intenções. Melina vê Diana chegar com Gerson e anuncia sua gravidez para a família. TI TI TI Marcela e Edgar se emocionam. Luisa fica aborrecida porque não consegue falar com Edgar. Luti cria um blog com o pseudônimo de Beatrice M. para Mabi e ela planeja usá-lo para desmascarar os farsantes do mundo moda. Mabi conhece Ariclenes e fica encantada. Luti apresenta desenhos mal feitos para Jacques e decepciona o estilista, que desiste de contratá-lo. Edgar leva Marcela para passear. Valquíria fica indignada ao saber que Luti não desenha bem, enquanto Lipe suspeita da armação. Desirée tenta falar com Armandinho, mas ele a ignora. Amanda comenta com Desirée que está namorando Jorgito. Edgar e Marcela se divertem. Camila não se contém de ciúmes e vai atrás de Edgar. Bruna diz a Gustavo que, em seu sonho, Osmar pedia que ela cuidasse de Julinho. Edgar e Marcela dançam. Stela tenta aconselhar Jaqueline, que acredita que o mundo vai acabar em 2012. Adriano diz a Suzana que vai tentar um contato com Victor Valentim mesmo contra a sua vontade. Edgar chega em casa com Marcela e encontra Camila a sua espera. ESCRITO NAS ESTRELAS Alex vê Zeca intimidando Vanessa e corre para ajudá-la. Jair usa o altofalante de sua camionete para assustar Zeca e sua turma. Sofia e Beatriz comentam a sintonia entre Vicente e Virgínia durante o jantar. Berenice imagina que Ricardo poderia se casar com Vitória/Viviane em vez de Jane. Jair e Alex levam Vanessa até a casa de Mauro. Viviane afirma para Gilda que vai tentar esquecer Ricardo. Jair se vangloria para os filhos por ter expulsado Zeca e Alex o desmente. Calixto se espanta ao saber que o filho tem uma namorada. Mauro e Vanessa namoram na praça. Suely descobre que Mariana e Guilherme estão juntos. Ricardo afirma a Vicente que escolheu a mulher certa para ficar com ele. Chico corteja Mundinha. Etelvina afirma a Filhinho que ela escolherá uma esposa para ele. Jane descobre que Vanessa não está em casa e fica nervosa. Daniel aparece perto de Viviane, mas não ouve o seu pedido de ajuda para parar de pensar em Ricardo. Jardel fica furioso ao ser acordado para falar com Jane sobre Vanessa. Vanessa diz para Mauro que sua mãe não pode saber sobre a atitude de Zeca. Berenice chega para falar com Madame Gilda e Zenilda a recebe. MALHAÇÃO Cristiana questiona a gravidez de Bia, mas desiste quando Bernardo afirma que a namorada mostrou os exames positivos. Linda termina o namoro com Livramento ao perceber que ele iria dar fim no relacionamento. Juju vê Rita chorando por causa do livro de Bimba e pergunta se ela ainda quer processá-lo. Nanda se sente culpada por ter ajudado Bia a ficar com Bernardo. Bimba agradece o apoio de Lise. Tati critica Bia por fingir que está grávida para conseguir ficar com Bernardo. Bernardo tenta convencer Bia a adiar o casamento. Bia conta para Bernardo sobre a viagem de Flávio e Cristiana, e ele fica enciumado. Flávio fala com Cristiana sobre a viagem deles. Cristiana encontra a máquina fotográfica de Silvia. Juju fica cismada quando Zuleide comenta que Bia foi com ela ao obstetra e não contou sobre sua gravidez. Cristiana desconfia quando Silvia impede que ela veja as fotos que estão em sua câmera. Livramento demonstra sua vontade de ser padrinho de Lise e Serjão, ao lado de dona Tânia. Letícia diz a Livramento que dona Tânia também terminou o seu namoro e o diretor fica feliz. Anselmo compra uma passagem para um lugar bem distante e a atendente estranha.


10G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS COMUNICAÇÃO O. M. S RODRIGUES – ME – FRIGOSOUSA, torna público que requereu junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA (Superintendência de Recursos Naturais), a Outorga do Direito de Uso da Água do Poço do Frigorífico para fins de uso doméstico e industrial, localizado na rodovia BR-135 / km 12/Rua José Braulino, nº 02, bairro Mata da Itapera, São Luís/MA, conforme processo nº 3871/2010. COMUNICAÇÃO SEBITE COMÉRCIO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO LTDA, torna público que requereu junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais SEMA a Renovação da Licença de Operação para a atividade de comércio varejista de combustível e lubrificantes para veículos automotores e derivados de petróleo, localizado na Avenida Rodoviária, n.º 12, Canequinho-Centro, Barreirinhas/MA, conforme processo n.º 5690/2009. COMUNICAÇÃO A Companhia Energética do Maranhão - Cemar, torna público que requereu junto à Secretaria de Esta-do de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA a Licença de Instalação para a Subestação 34.5/13,8kV e Linha de Distribuição Bom Jardim-São João do Caru - Programa Luz Para Todos (PLPT), localizada nos Municípios de Bom Jardim/São João do Caru, conforme processo n.º 3175/2010. COMUNICAÇÃO A Companhia Energética do Maranhão - Cemar, torna público que requereu junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA a Licença de Instalação para a Subestação 34.5/13,8kV e Linha de Distribuição Brejo-Santa Quitéria - Programa Luz Para Todos (PLPT), loca-lizada nos Municípios de Brejo/ MA e Santa Quité-ria/MA, conforme processo n.º 4024/2010. COMUNICAÇÃO A Companhia Energética do Maranhão - Cemar, torna público que requereu junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA a Licença de Instalação para a Subestação 34.5/13,8kV e Linha de Distribuição Caxias-São João do Sóter - Programa Luz Para Todos (PLPT), localizada nos Municípios de Caxias/ São João do Sóter, conforme processo n.º 3177/2010. COMUNICAÇÃO A Companhia Energética do Maranhão - Cemar, torna público que requereu junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA a Licença de Instalação para a Linha de Distribuição 34,5kV Fortaleza dos Nogueiras/São Pedro dos Crentes - Programa Luz Para Todos (PLPT), localizada nos Municípios de Fortaleza dos Nogueiras/MA e São Pedro dos Crentes/MA, con-forme processo n.º 4021/2010. COMUNICAÇÃO A Companhia Energética do Maranhão - Cemar, torna público que requereu junto à Secretaria de Esta-do de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA a Licença de Instalação para a Subestação 34.5/13,8kV e Linha de Distribuição Presidente Dutra Governador Eugenio Barros - Programa Luz Para Todos (PLPT), localizada nos Municípios de Presidente Dutra/Governador Eugenio Barros, conforme processo n.º 3176/2010. COMUNICAÇÃO A Companhia Energética do Maranhão - Cemar, torna público que requereu junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA a Licença de Instalação para a Subestação 34.5/13,8kV e Linha de Distribuição Santa Inês-Bom Jardim - Programa Luz Para Todos (PLPT), localizada nos Municípios de Santa Inês/MA e Bom Jardim/MA, conforme processo n.º 4022/2010. COMUNICAÇÃO A Companhia Energética do Maranhão - Cemar, torna público que requereu junto à Secretaria de Esta-do de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA a Licença de Instalação para a Subestação 34.5/13,8kV e Linha de Distribuição Viana -Penalva Programa Luz Para Todos (PLPT), localizada nos Municípios de Viana/Penalva, conforme processo n.º 4023/2010. COMUNICAÇÃO A BRASCO LOGÍSTICA OFFSHORE LTDA, torna público que requereu junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA a Li¬cença de Operação para a atividade de implantação da base de apoio logístico operacional, localizado no distrito industrial, na Cidade de São Luís-MA, conforme processo n.º 3178/10. COMUNICAÇÃO A Mearim Derivados de Petróleo torna público que requereu junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA a Licença Previa para implantação de um posto de combustí-vel no município de Arari/MA, conforme processo n.º 3642/2010. PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMON COORD. GERAL DE CONTROLE DAS LICITAÇÕES PUB. DO MUNICÍPIO AVISO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS 004.008-2010 A Coordenadoria Geral de Controle das Licitações Públicas do Município, torna público que realizará licitação na modalidade Tomada de Preços nº 004.008/2010 tipo menor preço POR LOTE, abertura: 02/09/10, às 08h00min. Objeto: prestação de serviços de recuperação de estrada vicinal nas localidades São Lourenço, Pajeu, Povoado 89 e Água Limpa no município de Timon-MA. Fonte de recursos: Convênios. Local: Praça São José S/N Centro na sede da Prefeitura Municipal de Timon. Adquirir edital mediante comprovação de recolhimento de taxa R$ 50,00, c/ c 14.755-9 CPL/PMT Banco do Brasil - Ag. 2726-X / Timon-MA. Outras informações: fone 099-3212-1500 Sala da Coordenação de Controle de Licitações, Prefeitura Municipal de Timon - Praça São José, s/nº, Centro. e-mail: lydia35@gmail.com. TOMADA DE PREÇOS 004.009-2010 A Coordenadoria Geral de Controle das Licitações Públicas do Município, torna público que realizará licitação na modalidade Tomada de Preços nº 004.009/2010 tipo menor preço POR LOTE, abertura: 02/09/10, às 11h00. Objeto: prestação de serviços de assistência técnica individual, coletiva, mobilização e organização comunitária em bairros do município de Timon-MA. Fonte de recursos: Convênios. Local: Praça São José S/N Centro na sede da Prefeitura Municipal de Timon. Adquirir edital mediante comprovação de recolhimento de taxa R$ 50,00, c/c 14.7559 CPL/PMT Banco do Brasil - Ag. 2726-X / Timon-MA. Outras informações: fone 099-3212-1500 Sala da Coordenação de Controle de Licitações, Prefeitura Municipal de Timon - Praça São José, s/nº, Centro. e-mail: lydia35@gmail.com. CONCORRENCIA 004.005/2010 A Coordenadoria Geral de Controle das Licitações Públicas do Município, torna público que realizará licitação na modalidade Concorrência 004.005/2010 tipo menor preço GLOBAL, abertura: 20/09/10, às 9h00min. Objeto: serviço de pavimentação asfáltica na MA 040, no trecho Timon/Parnarama. Fonte de recursos: Convênios. Local: Praça São José S/N Centro na sede da Prefeitura Municipal de Timon Adquirir edital mediante comprovação de recolhimento de taxa R$ 50,00, c/c 14.7559 CPL/PMT Banco do Brasil - Ag. 2726-X / Timon-MA. Outras informações: fone 099-3212-1500 Sala da Coordenação de Controle de Licitações, Prefeitura Municipal de Timon - Praça São José, s/nº, Centro. e-mail: lydia35@gmail.com. Timon-MA, 13 de Agosto de 2010. Maria Lidia de Araújo Nascimento - CGCLPMT

EDITAL DE PROCLAMAS /Nº 251.2010 O Oficial de Registro Civil da 1ª Zona, Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar que Joaquim Magne, Francês, Solteiro, Professor de Educação Física, filho de Michel Magne e Monique Christiane Cordier, e Patrícia de Souza Costa, Brasileira, Solteira, Estudante, filha de Josenildo Lima Costa e Maria de Nazaré de Souza Costa, requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts. 1 521.1 523, do Código Civil) poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 17 de Agosto de 2010.

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

IRREGULARIDADES

MP quer suspender vendas do conjunto Jardins no Cohafuma O Ministério Público do Maranhão, por meio da 3ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção ao Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís, ingressou com uma Ação Civil Pública cautelar inibitória e de exibição de documentos contra as empresas Cyrella Brasil Realty e Oaxaca Incorporadora e contra a Prefeitura de São Luís. As ações referem-se ao empreendimento Jardins, que está sendo construído entre as avenidas Luís Eduardo Magalhães e Jerônimo de Albuquerque, no Cohafuma. Na ação proposta no último dia 3, o Ministério Público aponta irregularidades na concepção do empreendimento, que estaria em desacordo com as Lei nº6.766/79 e 4.591/65. Apesar de ser vendido como um condomínio, o projeto tem diversas características que, na verdade, são de um loteamento. "O que se vê no memorial de incorporação do empreendimento Jardins é o uso ilegal de disposições de condomínio ordinário, em condomínio edilício, visando, com isso, fugir à regra da Lei nº6.766/ 1979", afirma o promotor de Justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, autor da ação. PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDARÉ-MIRIM Comissão Permanente de Licitação AVISO DE REMARCAÇÃO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS Nº 011/2010/ SIEST - construção de três (3) Postos de Saúde nos Povoados Santa Helena, Colônia Pimentel e Morada Nova, neste Município. A Prefeitura Municipal de Pindaré(MA), através da Comissão Permanente de Licitação - CPL, resolve remarcar a data de abertura da tomada de preço em epígrafe para o dia 06.09.2010 às 9hs. Informações adicionais pelo telefone: (98) 36542842. Pindaré-Mirim(MA), 17 de agosto de 2010. PEDRO SOUSA GONÇALVES, Presidente da Comissão Permanente de Licitação. PREFEITURA MUNICIPA DE OLINDA NOVA - MA AVISO DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 008/2010 A Prefeitura Municipal de Olinda Nova - MA. Através de seu pregoeiro, torna público para conhecimento dos interessados que realizará licitação na modalidade Pregão Presencial, com objetivo de: Aquisição de 02 Motocicletas. Data da Abertura: 30/08/2010 às 10:00Hs. De acordo com a Lei 10.520/02 e subsidiariamente a Lei nº 8.666/93 e suas alterações. O Edital poderá ser consultado, na Comissão Permanente de Licitação - CPL no Prédio da Prefeitura Municipal, localizado na Av. Vitorino Freire s/n, Centro, de segunda a sexta feira, das 08:00 às 12:00 horas. Olinda Nova - MA, 16 de agosto de 2010. Antônio José Abreu Costa - Pregoeiro.

Condomínios edilícios são os comumente negociados no mercado imobiliário, nos quais há uma parte de posse exclusiva (casas, lojas ou apartamentos) e outra de uso comum entre os moradores, como áreas de lazer ou vias de circulação interna. Já os condomínios ordinários são temporários, criados durante o processo de partilha de uma área de terras. Nesse modelo, o condomínio é formado entre aqueles que têm direito à terra e a posse não é dividida por áreas, já que todos tem direito sobre a mesma área. Nesses casos, a utilização possa ser setorizada mediante acordo entre as partes. Esse tipo de condomínio se desfaz no momento em que a partilha das terras é realizada. Para o promotor, outro indicativo forte de que a criação de um condomínio com "subcondomínios" esconde um parcelamento do solo para fugir às regras da lei é que, no próprio memorial de incorporação, está dito que cada subcondomínio possui áreas privativas e áreas comuns próprias. "Logo, o comprador de um subcondomínio não é co-proprietário das áreas comuns de outro subcondomínio", explica.

O Ministério Público também alertou para a inexistência de abastecimento público de água e outros impactos ambientais e urbanísticos significativos e que comprometem a sustentabilidade do local e da área onde está inserido. Um dos problemas mais visíveis é o do trânsito, que demonstra uma grave situação de risco para a ordem urbanística. "Fica caracterizado o risco pois o empreendimento aparenta burlar a legislação federal de parcelamento do solo, acarretando um super adensamento populacional", afirma o promotor Fernando Barreto. Na ação, cautelar o Ministério Público pleiteia a suspensão das vendas e da oferta ao publico. O objetivo da medida é evitar futuros prejuízos aos eventuais compradores de unidades habitacionais no empreendimento, até que esclarecidos os critérios usados para sua aprovação. Essas pessoas podem estar adquirindo imóveis em um local que pode se revelar insustentável sob os pontos de vista urbano e ambiental. DOCUMENTOS - Outro motivo para a ação cautelar é a sonegação de informações pelo Município de São Luís. Desde 22 de junho de 2010 foi

solicitada da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a apresentação do processo de licenciamento ambiental, o que nunca aconteceu. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação também não atendeu a nenhuma das requisições enviadas, sendo a primeira delas recebida em 1° de julho. Outro problema apontado pela promotoria é o fato de a cópia do memorial de incorporação apresentada pela empresa Cyrella não informar o número do alvará de aprovação e nem do respectivo processo. O promotor de Justiça afirmou que ainda não havia se deparado com uma situação como essa, com a publicidade do empreendimento antes do registro do memorial de incorporação, memorial registrado sem número de alvará de aprovação e a permanente sonegação dos processos pelo Município. Diante da situação, houve a necessidade de mover a ação cautelar e dar publicidade à investigação, iniciada em 21 de junho deste ano, e da qual a empresa Cyrella foi devidamente informada. Os fatos também serão comunicados às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor.


11 P

O

L

Í

C

I

A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

BRONCAS

GUERRA AO TRÁFICO

Foto: Edilson Julião

Serviço de Inteligência ‘estoura’ ponto de venda de drogas na Ilha De posse de informações passadas via Disque Denúncia (3223.3800), agentes do Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Maranhão localizaram e prenderam, no início da tarde de ontem, vários traficantes que vinham comercializando drogas na Rua São João, Primavera, área do Bairro do Coroadinho. Na casa de Jean Ferreira da Silva, o "Gegê", de 22 anos, situada na Rua São João, s/nº, Primavera, os policiais também encontraram Fábio José Silva, o "Papito", morador da Rua das Cajazeiras, 02, Primavera. A abordagem ocorreu por volta das 13h30 de ontem, e muitos dos acusados conseguiram escapar. No local, os policiais encontraram 36 "petecas" de crack em cima de uma estante e R$ 42,00, o que caracteriza dinheiro do tráfico de drogas. TENTOU ESCAPAR - O traficante Jean Ferreira da Silva, o "Gegê" logo que pressentiu a chegada dos homens do Serviço de Inteligência da PMMA, tentou dispensar várias petecas de crack, jogando-

Um corpo foi encontrado na manhã de ontem (17) no Tibirizinho, zona rural de São Luís. O corpo de Celso Araújo Lopes, de 27 anos foi encontrado num galpão abandonado chamado curtume em avançado estado de decomposição. No corpo há 4 perfurações e acredita-se que ele tenha levado quatro facadas, duas no peito direito e suas no peito esquerdo. Segundo a família da vítima, Celso estava desaparecido desde a noite de domingo (15), quando ele saiu de casa embriagado e não retornou mais. O corpo foi levado para o IML para perícia.

Seis internos da Funac fugiram na manhã de ontem (17), na Maiobinha. Segundo informações, eles fizeram um buraco no muro aproveitando que os monitores estavam desarmados. Segundo informações, eles foram proibidos de usar qualquer tipo de armamento por determinação da direção da Funac, baseada em denúncias de que os internos estavam sendo vítimas de torturas por parte de alguns monitores.

Traficantes são presos comercializando cocaína

“Gegê” e as numa vala. Os policiais perceberam a manobra do delinqüente e recolheram a droga. No imóvel também foi encontrada ume menor de idade. Os acusados "Gegê" e "Papito" foram encaminhados

“Papito”, presos na Operação policial para o 10º DP, no Bairro do mento com o tráfico. Depois de ouvidos e autuBom Jesus, e apresentados ao Delegado Francisco Cu- ados, os acusados "Gegê" e nha, que os atuou em flagran- "Papito" foram encaminhados te por tráfico de drogas. A para o Centro de Triagem,em menor foi ouvida e liberada em Pedrinhas, onde aguardarão seguida, por não ter envolvi- pronunciamento da Justiça.

Foto: Edilson Julião

Cadáver em estado de decomposição

gos em sua casa, porque lá tinha muita formiga e morcegos. Os amigos não se importavam com esses detalhes. Sabiam que ele fazia de sua casa o abrigo que encontrou próximo ao serviço, na Ceasa, onde trabalhava como braçal. Os peritos tiveram muito trabalho para encontraram e resgatar os restos mortais de Indio que se encontravam debaixo das tábuas. No local, o odor era insuportável. Foi instaurado inquérito na Delegacia de Polícia do Vinhais para investigar a causa mortis de Indio. O cadáver seguiu para o Instituto Médico Legal (IML) para os exames de praxe.

Polícia apreende menor acusado de assaltar van de São José de Ribamar Polícia Militar conseguiu apreender na manhã de ontem, 17, por volta das 10h, um adolescente de 15 anos, que participou de um assalto a uma van do transporte alternativo, que faz linha para o município de São Jose de Ribamar. O menor estava acompanhado de um outro comparsa, também de 15 anos, conhecido como "Bananinha". Segundo informações do sargento Lommis, no assalto, o cobrador da van, identificado como Adalto Godinho Lopes, de 26 anos, foi baleado na nuca e no braço direito por Bananinha. Ele foi levado para o hospi-

Homem é encontrado morto no Tibirizinho

Seis internos fogem do prédio da Funac na Maiobinha

‘Índio’ é encontrado morto no Cohafuma Populares encontraram no início da tarde de ontem, embaixo de umas tábuas num prédio situado na avenida Jerônimo de Albuquerque, local onde funcionou a Cemar no Cohafuma, o corpo de um homem em adiantado estado de decomposição. De imediato, foi identificado como sendo o carregador de frutas na Ceasa conhecido apenas como "Índio" ou "John", de aproximadamente 35 anos. Desde sábado, ele estava sem aparecer no seu local de trabalho. Amigos disseram que Índio bebia muito, era brincalhão e tratava os amigos por "John". Nas conversas, ele sempre dizia que não levava os ami-

São Luís-MA, Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

tal Djalma Marques (Socorrão I), onde foi submetido a uma cirurgia para retirar a bala que estava alojada na nuca e passa bem. O assalto aconteceu no inicio da manhã de ontem, 17, por volta das 6h30, na Avenida dos Africanos, próximo a loja da Ilha Pisos. Já Flavio Lima de Castro, 38 anos, foi capturado por volta de 12h, no bairro Coroadinho, Ele é acusado de dar fuga a Bananinha. Flávio está detido na DAI. AÇÃO - De acordo com o motorista do veículo, José Arimatéia Rodrigues de Souza, de 46 anos, a dupla entrou no veículo e anunciou o assalto,

próximo a barreira eletrônica, localizada em frente à loja. Depois de anunciar o assalto, Bananinha puxou uma revolver calibre 38 e com a arma voltada para a cabeça do motorista, disse para que ele entrasse em uma rua localizada logo depois da barreira eletrônica. Enquanto Bananinha ameaçava o motorista, o outro comparsa aproveitou para roubar alguns pertences dos passageiros. Horas depois do assalto, a polícia conseguiu localizar os dois menores em uma casa na Rua da União na Vila Conceição, próximo ao campo de futebol, mas só con-

seguiu prender apenas um dos envolvidos. Bananinha, acusado de ser o autor dos disparos que atingiu o cobrador, conseguiu fugir do local. Na casa, os policias conseguiram encontrar a quantia de R$ 61, roubado do cobrador, que estava escondido em um buraco de um tijolo. Em busca realizada pela área, a polícia conseguiu prender no fim da manhã, um rapaz identificado apenas como Flávio, acusado de ter dado fuga para Bananinha em uma bicicleta. O adolescente apreendido foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAÍ).

Policiais federais prenderam em flagrante, na última sexta-feira 14, três pessoas comercializando cocaína no estacionamento de um shopping center da cidade. A Polícia Federal revelou, ontem, 18,a identidade dos traficantes. São eles, Mirtes Maria Goiabeira Souza, conhecida por Mirtinha, Jackson Ramon Ataíde, além de Diego Mousinho Soares. Em poder do bando foi apreendido a importância de R$ 1,5 mil. De acordo com a PF, os traficantes atuam na área do centro de São Luís, mais precisamente na rua São Pantaleão. No mês passado, foi preso Carlos José Santos de Sousa Lameiras, o Cazé, sobrinho da Mirtinha, que passou a ser monitorada pela polícia. Mirtinha é reincidente no tráfico de drogas.

Cinco acidentes em rodovias federais no MA apenas na segunda Um ciclista de 42 anos morreu atropelado no km 432 da BR 316, por um carro Mercedez Benz/LK de placas HPA-0810. O acidente aconteceu por volta das 12h30 desta segunda-feira por imprudência do próprio ciclista segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No mesmo dia a PRF registrou um total de cinco acidentes, sendo um apenas com danos materiais e um total de quatro feridos, três com lesões leves e um com lesões graves.

Juíza manda interditar delegacia de Polícia de Imperatriz A juíza Samira Barros Heluy, titular da 5ª vara criminal de Imperatriz e corregedora de presídios da comarca, determinou ontem, 16, a interdição da 10ª Delegacia Regional de Polícia do município "até que sejam feitas as adaptações necessárias para adequar as instalações às exigências legais. O uso das celas - em caráter excepcional - por no máximo duas pessoas por vez, e por tempo suficiente para a realização de procedimentos legais alusivos à prisão em flagrante, é outra medida da magistrada. Samira Barros Heluy fixa o prazo de cinco dias para que a Secretaria de Estado da Segurança Pública faça a transferência, para outra unidade prisional, de todos os presos recolhidos na 10ª Delegacia Regional. As providências foram comunicadas por ofício ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, com anexo da portaria que determina as medidas (Portaria 08/2010). SOBREVIVÊNCIA - Samira Heluy ressalta as condições insalubres da Delegacia, "que não apresenta qualquer condição para a sobrevivência humana". Segundo a juíza, chamam a atenção no lugar "a falta de vaso sanitário em condições de uso, o comprometimento da fiação elétrica, excesso de calor e acentuada falta de segurança". Esse último fator, na visão da juíza, causado principalmente, pela "fragilidade da estrutura das celas". Ainda de acordo com a portaria, três celas com dimensões "que impossibilitam acomodar colchões e redes em quantidade suficiente e a livre movimentação dos ocupantes" abrigam atualmente 28 presos provisórios. Samira Heluy destaca o que classifica como "descaso histórico com o sistema carcerário", causa de "evasões em massa, rebeliões e atos de violência nas unidades prisionais". "As aviltantes condições de alojamento dos presos de Imperatriz abalam gravemente qualquer idéia possível de dignidade da pessoa humana, diante do desrespeito pela vida e pela integridade física e moral do cidadão encarcerado", opina a magistrada.

Leia Atos e Fatos na Internet www.atosefatos.jor.br


PRETO

12S

O

C

I

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

CONTATOS: (98) 8803-7222 / 8172-6004 E-mails: wilmavickyfranca@hotmail.com portfoliovip.atosefatos@yahoo.com.br Orkut: wilmavickyfrança colunista social

São Luís-MA, Quarta-feira, 18 de Agosto de 2010

Portfólio Vip Viccky kyFr Fraannça ça WWiillmmaa Vi

Studio StudioPersonal PersonalGroup: Group:um umnovo novo conceito em personal trainning

A

espera acabou! Chegou a hora de você ter um personal trainer! Com proposta inovadora e um novo conceito so bre exercícios físicos e saúde, o Studio Personal Group foi idealizado para atender com uma metodologia específica e personalizada, alcançando resultados, respeitando os limites do corpo. Longe de ser uma academia comum, o Studio Personal Group, tem seu diferencial voltado àqueles que treinam com acompanhamento personalizado, pois entende que cada aluno possui objetivos e necessidades individuais e específicas, que precisam ser respeitadas e aperfeiçoadas. Para isso, o aluno contará com um staff de educadores físicos especializados, que são referência no mercado, e que por, meio de um trabalho multidisciplinar, atuam em conjunto com nutricionistas, cardiologistas, fisioterapeutas, massoterapeutas, para que o aluno alcance seus resultados com disposição e, acima de tudo, saúde. E caso prefira, o aluno também poderá trazer o seu personal trainer para o nosso espaço, contando com toda a comodidade e conforto que oferecemos a ele. E as inovações não param por aí. O Studio Personal Group possui metodologia diferenciada, em que você escolhe entre realizar o seu treinamento individualmente (personal trainer) ou em grupos (personal

groups) de 2 a 5 alunos, com valores mais acessíveis, que podem se reunir para malhar com um mesmo objetivo. Por exemplo, há grupo para familiares e amigos que desejam malhar juntos e ainda outros grupos que necessitam de um acompanhamento mais especializado, como as gestantes, cardiopatas, emagrecimento e definição, atletas, adolescentes e melhor idade. Mas não basta ter apenas ótimos profissionais e metodologia diferenciada. É preciso ter uma infraestrutura da melhor qualidade. O Studio Personal Group possui equipamentos de última geração, em uma área total de 280m², completamente climatizada, incluindo os vestiários e banheiros; além disso, está localizada em uma área privilegiada, na Vila Premier (Hotel Premier), na Avenida dos Holandeses, e possui estacionamento próprio, coberto. Além de apresentar nova proposta para o acompanhamento de exercícios físicos, o Studio Personal Group disponibiliza outros serviços como pilates, spinning, jump e massoterapia, que podem ser desfrutados por qualquer pessoa independentemente de estar devidamente matriculado na academia.Rodolfo Almeida e Gino Longhi,sócios proprietários da academia receberam convidados e imprensa com um elegante coquetel de inauguração e a Coluna Portfólio Vip deste jornal esteve lá para conferir com esta colunista e sua equipe. A empresária Paula Parise que produziu a balada We Love Brasil, dia 14 de agosto no Praia Mar Hotel com Thiago Lima músico e coordenador da CASACOR

Pai e filho, Rodolfo e Dr. Arthur Almeida

O empresário Pedro Afonso, esta dirigindo um dos point's mais badalados da Ponta Dàreia o Bar My House com música ao vivo com os melhores artistas maranhenses, tocando MPB, pop rock, sertanejo e samba da melhor qualidade aos domingos com o badaladíssimo sambista Zé Costa do grupo Amigos do Samba na foto o empresário esta ao lado desta colunista e do talentosíssimo cantor Léo Portela a grande sensação das quintas feira, o menu é indispensável totalmente demais um verdadeiro sabor de variedades um luxo...

O jovem empresário Mário túlio com a namorada Ana Iracema

Gino Longhi sócio da Academia

Esta colunista conferindo a moderna aparelhagem da academia vamos malhar! Vamos...

Gente em Destaque

Iêda Areia com a filha e o marido O empresário, músico e cantor Augusto Bastos esta com o seu Studio bombando nessas campanhas políticas, o político que quiser música de qualidade é só procurar a qualidade de quem produz os melhores jingles. O Studio Sotaque é atualmente um dos melhores Studios de gravação de São Luis e em breve será inaugurada uma sala de musica nos Studios Sotaque, os alunos interessados serão aproveitados para gravações no próprio Studio

Solange Silva, lembrou da Corpus Academia (saudades) Os irmãos Almeida, Rodolfo, Gustavo, Henrique e um amigo

Fabio Bastos e a esposa Lívia Bastos

2º Edição do Festival do SESI Música Vem aí mais um grande evento. É a 2ª Edição do Festival Sesi Música. A premiação chega a R$ 2 mil. O edital já está disponível no site www.fiema.org.br/sesi. Os maranhenses classificados participaram da fase nacional em 2009, que mobilizou mais de 29 mil empresas de todo o país e um público superior a 28 mil pessoas. A seleção dos maranhenses está prevista para o dia 16 de setembro. As inscrições terminam agora 20 de agosto.

As assessoras da Cores Comunicação, as belas Flavia e Luana

Encontro com empresários maranhenses Acontece nesta quinta-feira (19), a partir das 19h, o 4º Encontro com Empresários Industriais Maranhenses numa iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Na programação, a apresentação dos novos negócios da Gusa Nordeste e do Consórcio Estreito Energia (CEST). O objetivo da Fiema é oportunizar que os empresários e população local acompanhem o andamento dos projetos em implantação no Estado, fase em que se encontram investimentos feitos e oportunidades de emprego e negócios.

Os empresários Marcos Maciel com o pai seu Maciel e o irmão Eduardo Maciel, convidaram amigos e jornalistas para um café da manhã para à comemoração de um ano da loja Jacaré Home Center no Cohajap, o café da manhã foi servido com muito requinte aos convidados que ainda foram prestigiados com um lindo brinde da loja

Jornal do dia 18/08/2010  

atos e fatos