Page 1

PRETO

ATOS E FATOS Ano XXIII - nĂşmero 2.509

SĂŁo LuĂ­s-MA, Quinta-feira, 1Âş de Julho de 2010

E-mail: jornalatosefatos@yahoo.com.br

PREÇO R$ 1,00 Outros Estados R$ 1,50

ASSASSINATO E PISTOLAGEM

EMPRESĂ RIO EXECUTADO NO TURU E EX-PREFEITO NA MIRA DA MORTE F

oi encontrado ontem (30), o corpo do empresĂĄrio Aquiles Batis ta Vieira, de 55 anos, que estava desaparecido desde o Ăşltimo dia 18 deste mĂŞs. O corpo do comerciante estava em um mata gal, nas proximidades do motel Le Baron, localizado no bairro do Turu. A polĂ­cia prendeu Hilgo ValĂŠrio AraĂşjo dos Anjos, natural de Porto Grande (AmapĂĄ) e Nizael Mendes Pereira, popularmente conhecido como "Neguinho, nascido em Breves (PA) foram presos. Os dois sĂŁo foragidos da PenitenciĂĄria de MacapĂĄ, de onde fugiram hĂĄ quatro meses. Vieram para o MaranhĂŁo com o propĂłsito de executarem o empresĂĄrio Marco Antonio Miranda, ex-prefeito do municĂ­pio de Bom Lugar, situado a 9 quilĂ´metros de Bacabal. POLITICANDO - PĂĄgina 3 e PĂ GINA 11   Pistoleiros acusados de trama contra o ex-prefeito

Pirapemas tem Coluna semanal no Atos e Fatos PĂ GINA 12

PĂ GINA 2

DEM ganha 2 suplências Professores reivindicam e a Casa Civil de Roseana 4 meses de atraso salarial Edvaldo Holanda assegura que a oposição vai unida para vencer O deputado Edivaldo Holanda (PTC) declarou na manhã de ontem (30) que estå convencido de que as forças de oposição, unidas, vencerão as próximas eleiçþes no Maranhão. "Nós acreditamos que as oposiçþes marcharão firmes com suas candidaturas ao Governo do Estado. Acreditamos chegar ao segundo turno e acreditamos estar unidos ali para ganhar as eleiçþes de 3 de outubro", afirmou o parlamentar. Pà GINA 2

Marina, Serra e Dilma podem ficar sem palanques no MA PĂ GINA 3

Os presidenciĂĄveis Dilma Rousseff (PT), JosĂŠ Serra (PSDB) e Marina Silva (PV)

MONIQUINHA: ‘Morro de ciĂşmes do meu pai’ PĂ GINA 9

Detento Ê assassinado a facadas Ex-policial Ê assassinado a tiros na Penitenciåria de Pedrinhas no bairro do Olho D´à gua Pà GINA 11

PĂ GINA 11


2G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Quinta-feira, 1º de Julho de 2010

OTIMISTA

CERRADO MARANHENSE NA MIRA DE GRUPOS ESTRANGEIROS

O cerrado maranhense poderá ser totalmente destruído e com maior celeridade, caso sejam concluídos negócios com a Coréia do Sul e a China para a implantação de projetos de culturas extensivas. Os municípios de Balsas, Grajaú, Tasso Fragoso, Alto Parnaíba e outros em dimensões menores integram os interesses do capitalismo internacional para a produção de soja, arroz, milho, banana e óleos vegetais com a finalidade exclusiva para a exportação. Segundo a organização não governamental Repórter Brasil, o município de Balsas é o sexto em todo o Brasil que mais destruiu áreas específicas do cerrado, atingindo 874,41 km² nos últimos seis anos. Também merecem atenção nas pesquisas, as cidades maranhenses de Alto Parnaíba, Grajaú, Tasso Fragoso e Barra do Corda.

CONTRA O LIMITE À PROPRIEDADE DA TERRA

A partir da aprovação na Câmara dos Deputados e o encaminhamento ao Senado do projeto de lei que limita em 1.140 hectares o tamanho dos imóveis rurais que podem ser comprados por estrangeiros e o Movimento Nacional pelo Limite à Propriedade da Terra, chineses e coreanos estão tentando negociar com governos de vários Estados, inclusive do Maranhão para o fechamento de transação envolvendo terras públicas, oferecendo em troca instalações de hospitais, escolas e doações outras aos governos. Como de acordo com a Constituição Federal a destinação de terras públicas é para compatibilização com a política agrícola e com Plano Nacional de Reforma Agrária, dificuldades irão impedir a realização de negócios envolvendo terras devolutas.

BISPOS DE BALSAS: DESIGUALDADES GERAM CONFLITOS

O bispo Dom Enemésio Ângelo Lazzaris da Diocese de Balsas, observa que hoje a política agrária ainda é mais excludente para os pequenos agricultores e bem favorável aos monopólios. Estamos todos assistindo a crueldade imposta ao homem do campo, obrigando-os a deixar tudo para o favorecimento dos grandes projetos governamentais. "A questão da política agrária equivocada é que gera a problemática dos conflitos de terras, do trabalho escravo e das mortes no campo. Isso é incentivado pelo governo. O agronegócio progride, vai adiante, e concentra sempre mais a propriedade. A terra está sempre mais em mãos de pouca gente. Mais pessoas têm menos e um grupo menor enriquece mais", afirmou D.Enemésio Lazzaris.

Holanda diz que as oposições vencerão eleições no Estado

O deputado Edivaldo Holanda (PTC) declarou, ontem (30), que está convencido de que as forças de oposição, unidas, vencerão as próximas eleições no Maranhão. "Nós acreditamos que as oposições marcharão firmes com suas candidaturas ao Governo do Estado. Acreditamos chegar ao segundo turno e acreditamos estar unidos ali para ganhar as eleições de 3 de outubro", afirmou o parlamentar. Ele declarou que a convenção do PSDB e do PDT, realizada sábado passado, na sede do Lítero Recreativo Português, foi uma grande festa democrática, que reuniu milhares de pessoas, deixando superlotadas todas as dependências do tradicional clube

social do bairro do Anil Para Edivaldo Holanda, é da maior importância a manutenção das candidaturas da oposição, ameaçadas por intensa boataria dando conta de que seriam impugnadas pela Justiça. "Mesmo enfrentando uma central de boatos plantada nos quatro cantos deste Estado, prestando um desserviço muito grande ao Estado do Maranhão, o importante de tudo é que há a disposição e o sentimento das pessoas com respeito a devolver ao Dr. Jackson Lago a oportunidade de trabalhar o seu plano de governo, durante os próximos quatro anos", afirmou o deputado, lembrando que governo de Jackson foi interrompido por um golpe judicial.

Dilma Roussef e Marina Silva recusaram convites da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária- CNA para sabatinas com as duas candidatas à Presidência da República. A vinculação da CNA e da sua presidenta senadora Kátia Abreu com a candidatura de José Serra e tendenciosamente em não esclarecer em tempo hábil as regras da sabatina, levaram as duas presidenciáveis a não aceitar o convite. Kátia Abreu é hoje no pais, uma das maiores defensoras do agronegócio que mata e desmata. O deputado federal Domingos Dutra que, prometeu fazer e acontecer, enganou companheiros, fez uma farsa de greve de fome e tudo quanto pode ser inimaginável em agressões aos adversários políticos, revela agora que na realidade chegou à aliança com a qual sonhava. Ele será candidato à reeleição à Câmara Federal no chapão PMDB, PT e outros partidos. Já sinalizou entendimentos com Raimundo Monteiro e Washington Oliveira e outros integrantes da coligação.

UNIÃO PARA O COMBATE AS DROGAS

Há poucos dias manifestei a minha preocupação com o avanço das drogas em todos os segmentos da sociedade. Hoje retorno a problemática como um apelo para que façamos o que for possível, principalmente para salvarmos jovens dominados pelo vício destruidor. A droga já invadiu milhares de domicílios, desestabilizou famílias, provocou muitos crimes e vem avançando com um número cada vez maior de viciados. Muito se tem falado de preocupações com o "crack", mas efetivamente de concreto pouco ou nada se tem feito para combatê-lo, a não ser ações ainda tímidas do aparelho policial. A questão é maior do que muitos pensam e o problema tem que ser encarado, debatido e combatido em duas vertentes: a primeira na prevenção e repressão e a segunda com uma política específica de saúde pública. Entendo que o momento exige união de forças com cada cidadão, cada cidadã, cada entidade comunitária, escolas, Igrejas e todas as forças vivas da sociedade como, instituições públicas e privadas e todos os poderes constituídos formem uma grande corrente contra o "crack". Há uma necessidade urgente de que as pessoas criem coragem para denunciar os traficantes e assim façam a sua parte para combater o vício. Somente a união de todos nós como compromisso e responsabilidade com o próximo é que haveremos de resgatar as pessoas vítimas de drogas.

DEM VAI COM PMDB E PT

Foi realizada na manhã de ontem, a convenção dos Democratas. De acordo com a maioria dos filiados do partido, o DEM integrará a coligação PMDB, PT e outros partidos. Ficou definido que o deputado federal Clovis Fecury será candidato a primeiro suplente de João Alberto, o segundo candidato da coligação ao Senado Federal. O partido poderá também definir o nome do deputado estadual Antonio Pereira como candidato à Câmara Federal. Chico Gomes, Max Barros, Raimundo Cutrim, Cesar Pires e Tatá Milhomem partem sem maiores preocupações em busca das suas reeleições.

MERCK VOLTA A POLUIR

Tenho recebido constantes denúncias de moradores da Vila Ivar Saldanha e imediações contra a multinacional Merck, localizada no mesmo bairro, próximo a ponte do Caratatiua. Segundo os denunciantes constantemente à noite, os fornos da empresa alemã queimam produtos que além de exalar um odor insuportável, espalha a céu aberto muita fumaça e fuligem. Estaria em processo um novo desafio às comunidades das áreas e às autoridades?

MAIS POPULARES NA CONVENÇÃO

O deputado Federal Roberto Rocha, candidato ao Senado Federal pela coligação PDT e PSDB e a deputada estadual Gardeninha Castelo, candidata à reeleição se constituíram como os políticos mais populares e bastante procurados na convenção da coligação partidária.

PROGRAMA LEITE É VIDA

DEM ganha mais 2 suplências O partido Democratas oficializou, na manhã de ontem, a sua participação na coligação encabeçada pela governadora Roseana Sarney (PMDB). Em convenção realizada na sede do Diretório Estadual da legenda, foram homologadas as candidaturas à reeleição dos seis deputados estaduais e da deputada federal Nice Lobão. No encontro, também foi confirmada a candidatura do ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques, a uma vaga na Câmara Federal. O presidente regional do DEM, deputado Clóvis Fecury, abriu mão de disputar um novo mandato e será o primeiro suplente do candidato a senador João Alberto (PMDB). Atual vice-presidente do partido no estado, o professor e ex-secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Ricardo Guterres, será o segundo suplente do peemedebista.

NO SENADO E NA CASA CIVIL Ficou acertado que o deputado Clovis Fecury será senador por, pelo menos, 4 anos e que o partido, também, ocupará a Casa Civil do governo Roseana Sarney.

MAURO NÃO QUIS SUPLÊNCIA Conforme esta coluna informou, o senador Mauro Fecury não aceitou sua indicação para candidato a suplente, na chapa do atual vice-governador. Os Fecury, ao contrário do que disseram, vão trabalhar pela eleição de senador, deputado federal e deputado estadual.

JACKSON NÃO CRITICA O PPS O candidato ao governo do Estado, Jackson Lago (PDT), não se abalou com a derrota que obteve no PPS. Recebeu a notícia, vinda de Bacabal, de que o Partido Popular Socialista, PPS, no Maranhão decidiu apoiar a candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) a governador, nas eleições de outubro deste ano. Segundo comentou Jackson Lago, o PPS, assim como todas as legendas comprometidas com a luta por um Maranhão livre, optou por apoiar outra candidatura do campo da oposição. "Isso é bom para o processo democrático. É importante que todos os partidos decidam livremente no primeiro turno a melhor forma de se viabilizarem. Temos convicção, no entanto, de que todos nós estaremos unidos em uma grande frente democrática para derrotar os Sarney, definitivamente, no segundo turno das eleições", disse Jackson Lago.

Fábio Câmara, gestor Regional da Grande São Luis da Secretaria de Saúde do Estado vem coordenando a expansão do Programa Leite é Vida, executado pelo Governo do Estado através de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social. Atualmente são distribuídos 52 mil litros de leite tipo C e deverá tomar uma grande dimensão para chegar aos 217 municípios maranhenses. O programa tem o objetivo de combater carências nutricionais em gestantes e mães que amamentam, e em alguns bairros já chega a 300 famílias em cada um, registra Fábio Câmara.

MIOSÓTIS É VICE DE DINO

AUDITORES FISCAIS COM NOVA DIRETORIA

MELHOR P ARA UM SE GUNDO TURNO PARA SEGUNDO

Será amanhã (sexta - feira) na sede esportiva da entidade no Araçagi, a posse da nova diretoria da Associação dos Auditores Fiscais do Estado do Maranhão. O novo presidente será o auditor fiscal Reginaldo Rodrigues.

Jackson Lago, para que ele, pela força livre e soberana do povo, possa mais uma vez governar o Estado do Maranhão. "Nós saímos daquela convenção com o sentimento de que há sinais visíveis de vitória nesse movimento que está sendo realizado pelo PSDB, PDT, PTC e PPS. É uma vontade das pessoas no Maranhão, nos municípios, nas regiões, e temos certeza de que as oposições haverão de cortar as suas arestas ainda neste primeiro turno. E quando chegarmos ao segundo turno, com certeza marcharemos para travar a última das batalhas e com certeza, mais uma vez, o povo do Maranhão sairá vitorioso", ressaltou Edivaldo Holanda, ao encerrar o seu discurso.

Esta coluna é divulgada simultaneamente nos jornais impressos e on line ATOS E FATOS e O QUARTO PODER, nos portais de O QUARTO PODER dos municípios de São Luis, São José de Ribamar e Rosário, bem como no Blog do Udes Cruz.

DILMA E MARINA RECUSAM CONVITE DA CNA

DUTRA SE BENEFICIARÁ DA COLIGAÇÃO PMDB E PT

Com a cassação do mandato do então governador do Estado, em abril de 2009, explicou Edivaldo Holanda, Jackson Lago foi absolutamente tolhido em sua capacidade de trabalho. E a cassação do mandato não permitiu aos maranhenses, à classe política e ao povo em geral fazer uma análise justa de um governo que não teve a oportunidade de trabalhar o programa traçado para o período de quatro anos de trabalho. Edivaldo Holanda observou que, na convenção do PDT e do PSDB, no Lítero, houve a reafirmação do sentimento das pessoas, a disposição de milhares e milhares de pessoas que querem assegurar uma nova oportunidade às oposições e ao Dr.

O PPS, além de aprovar o apoio do partido à candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão, também formalizou a indicação do vice na chapa de Dino, a psicóloga e integrante da Coordenação de Mulheres do partido, Miosótis Lucio.

Aliados de Jackson não acharam ruim o PPS abraçar Flávio Dino. Acreditam que com isso ele não desiste mais de sua candidatura, podendo ajudar na realização de um segundo turno.

FOLHA DE PIRAPEMAS

A população de Pirapemas tem, a partir de hoje, uma vez por semanas, as informações sobre seu município. Com a importante colaboração de Francisco Macedo e Marcos Vieira, as noticias serão veiculadas na Folha de Pirapemas, na última página deste jornal.

DESGASTE DE CASTELO NA PRAÇA

O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), pela segunda vez, em pouco mais de uma semana, no arraial da praça Maria Aragão, maior espaço junino patrocinado pela administração municipal, não foi bem recebido pela população. Fatos iguais ao ocorrido devem levar o prefeito a uma reflexão sobre o trabalho de sua assesoria, que deve estar falhando em algumas áreas. O fato lamentável aconteceu quando a cantora Eugênia Miranda, uma das atrações da noite, chamou Castelo ao palco.

PAR TIDO LIVRE NO MARANHÃ O ARTIDO MARANHÃO

O embrião do Partido Livre, no Maranhão, através de alguns militantes, participou no domingo, durante a Parada Gay, na Avenida Litorânea, de sua primeira manifestação pública no Estado, sob o comando do empresário José Luna. O Partido Livre é uma di9visão do PV, que não concordou com a imposição do nome de Marina da Silva, como candidata a Presidente da República.

PROFE SSORE SES ALÁRIOS A TRAS ADOS PROFESSORE SSORES SALÁRIOS ATRAS TRASADOS

Marcada para quinta-feira, dia 1º, às 14h, mais uma movimentação de professores em São Luís. Trata-se dos professores que trabalham em escolas e creches comunitárias que estarão reunidos na porta da Prefeitura Municipal de São Luis, para uma manifestação contra o atraso de mais de quatro meses de seus salários. São pais e mães de famílias que têm suas contas atrasadas pela falta de pagamento, sendo que estão trabalhando regularmente sempre com o "alento" de que receberiam os salários logo e até hoje nada acontece, nem mesmo uma resposta de quando ao certo será realizado o pagamento atrasado. Eles estão indignados com o descaso e querem chamar atenção das autoridades para o problema e exigem uma resposta digna e com respeito à categoria.

POR TO NÃ OE STARIA GARANTIDO PORT NÃO ES

Embora o ex-governador Jackson Lago tenha sugerido, em entrevista à rádio Capital (Programa do Djalma Rodrigues, visinho aí da página 3) no último domingo, são insistentes os comentários de que não é 100% certo que o ex-vice governador Luiz Carlos Porto, o Pastor Porto (PSDB), seja o escolhido para compor sua chapa, como candidato a vice-governador.

MARINA, SERRA E DILMA SEM P ALANQ UE S PALANQ ALANQUE UES

A decisão recente do TSE, de proibir uso de imagens e voz dos candidatos presidenciais por coligações regionais que tenham partidos de todas as coligações nacionais, poderá impedir a formação de palanques no Maranhão para os candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). A decisão do TSE deixa claro que, se as coligações regionais quiserem a participação dos candidatos presidenciais, suas alianças só poderão ser feitas com partidos da mesma base nacional.

ZÉ REINALDO PREJUDICADO

"Apesar de tentar tirar do páreo a candidatura do ministro aposentado do STJ, Edson Vidigal (PSDB) ao Senado e não conseguir, agora o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) afirma em seu blog que será mesmo candidato ao Senado, usando o surrado jargão político da luta contra a oligarquia Sarney, da qual ele próprio fez parte por 40 anos até romper seus laços umbilicais". É o que diz um blogueiro local.


3P

O L Í T I C A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Quinta-feira, 1º de Julho de 2010

ATÉ QUE ENFIM

DEM aprova em convenção deputado como vice de Serra Depois de mais de cinco horas suspensa, a convenção nacional do DEM foi retomada às 15h55 de ontem com a chegada do novo vice na chapa de José Serra (PSDB), o deputado federal Indio da Costa (DEMRJ). Por aclamação e em votação relâmpago, Costa teve o

nome homologado. Reabriu a convenção o presidente de honra da legenda, o ex-senador Jorge Bornhausen (SC), que ressaltou a "oxigenação" e "renovação" do partido. "A nossa missão é consagrar a união dos partidos, PSDB e DEM", disse.

Pressionado pelo DEM, Serra anuncia deputado Indio da Costa como vice "Ele é lindo", gritou alguém da plateia, interrompendo Bornhausen e arrancando risos dos integrantes da mesa e do próprio deputado, que tem 39 anos. A votação foi feita logo em

seguida. Por aclamação, Costa teve o nome aprovado. O deputado federal Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), que encaminhou a votação, elogiou Bornhausen pela decisão "firme" de apoiar a renovação do partido e o atual presidente da legenda, Rodrigo Maia (RJ).

DEM local anuncia apoio a Roseana O DEM confirmou em convenção realizada ontem o apoio a candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB). Conforme antecipado em post abaixo, o deputado federal e presidente da legenda, Clóvis Fecury, vai ser o primeiro suplente do candidato ao Senado João Alberto Souza (PMDB). O sem-voto Ricardo Guterres será o segundo suplente. O deputado estadual Antonio Pereira está estudando a possibilidade de vir a disputar uma vaga à Câmara Federal. O ex-prefeito e Imperatriz Ildon Marques, cotado para segundo suplente de Edison Lobão (PMDB), vai disputar uma vaga à Câmara Federal. Vereador por Açailândia, Márcio Aníbal também anunciou sua candidatura a federal. A deputada Nice Lobão vai disputar sua quarta eleição. Clóvis fez um apelo público para que a ex-vereadora Marília

djalrodrigues@bol.com.br

Prefeito que já sofreu atentado novamente na mira da morte (I) Hilgo Valério Araújo dos Anjos, natural de Porto Grande (Amapá) e Nizael Mendes Pereira, popularmente conhecido como "Neguinho, nascido em Breves (PA) foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Km 14 da BR-135 com documentos falsos. Os dois são foragidos da Penitenciária de Macapá, de onde fugiram há quatro meses. Vieram para o Maranhão com o propósito de executarem o empresário Marco Antonio Miranda, ex-prefeito do município de Bom Lugar, situado a 9 quilômetros de Bacabal.

Prefeito que já sofreu atentado novamente na mira da morte (II) Eles estavam em um veículo Corsa, de placas HPV 0865 do Maranhão e portavam documentos no nome de Antônio Alves do Espirito Santo e Heloike Mendes Pereira. Além dos dois suspeitos a polícia também prendeu o motorista do veículo, no entanto, até o momento não foi constatado o envolvimento dele no caso. Segundo o delegado Marcos Afonso Júnior, o motorista teria sido contratado em Bacabal para trazer uma pessoa doente e levar os dois suspeitos para o município.

Prefeito que já sofreu atentado novamente na mira da morte (III) O motorista, que não teve o nome revelado, informou a polícia que não sabia do plano. Em depoimento na SEIC os suspeitos confessaram que haviam sido contratados para matar o ex-prefeito Marcos Miranda por um homem identificado como Nilson e que receberiam R$ 15 mil pelo serviço. Quando era prefeito, Marcos Miranda foi alvo de atentado, levando três tiros, quando abastecia o veículo num posto de combustível na estrada de Bacabal. César, Clóvis, Nice, Chico e Milhomem na convenção do DEM Mendonça também seja can- do processo de negociação. amos à vontade. Mas condidata a federal. "Foi uma trajetória difícil, seguimos preservar uma aliO presidente do DEM dis- mas foi boa porque a gene ança histórica. Foi uma dese não ter dormido ontem pen- saiu mais forte. Hoje é o iní- cisão difícil para mim (escosando em não disputar sua cio de uma nova caminha- lher a suplência de senavolta à Câmara. Ele pediu des- da. Fatores externos ao Ma- dor), mas sei que posso ajuculpas aos convencionais pe- ranhão levaria o partido para dar o ex-governador João Allos erros cometidos ao longo outro rumo onde não ficarí- berto", assegurou.

PPS indica psicóloga para vice de Flávio Dino Em convenção estadual realizada na manhã de ontem, o PPS aprovou o apoio à candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão. O partido também formalizou a indicação do vice na chapa de Dino que terá o desafio de evitar a reeleição de Roseana Sarney (PMDB). O PPS aprovou o nome da psicóloga e integrante da Coordenação de Mulheres do partido, Miosótis Lucio. De acordo com a deputada estadual Eliziane Gama, que é vice-presidente do PPS maranhense, o candidato do PCdoB re-

Por Djalma Rodrigues

presenta uma alternativa viável para vencer o clã Sarney, além de representar um nome ligado à ética e ao social. "É uma candidatura no campo da oposição no estado do Maranhão e o PPS entende que esta candidatura é importante para o processo de alternância de poder", disse a parlamentar. Em 2006, o PPS foi vitorioso no estado quando compôs chapa com Jackson Lago (PDT). Para o Senado, o partido indicará o primeiro suplente na chapa de José Reinaldo Tavares (PSB), que já governou o estado.

Marina, Serra e Dilma podem ficar sem palanques no MA A decisão tomada pelo TSE, de proibir uso de imagens e voz dos candidatos presidenciais por coligações regionais que tenham partidos de todas as coligações nacionais poderá impedir a formação de palanques no Maranhão para os candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Na prática, a decisão do TSE diz o seguinte: se as coligações regionais quiserem a participação dos candidatos presidenciais, suas alianças só poderão ser feitas com partidos da mesma base nacional. Como no Maranhão, as coligações de Jackson Lago (PDT/PSDB/PTC) e de Roseana (PMDB/PT/DEM/PV e

outros…) têm partidos das duas alianças nacionais, nem um dos dois poderá frazer campanha para seus candidatos a presidente - Dilma, no caso de Roseana, e Serra, no de Jackson. Para escapar deste problema, Roseana terá que abrir mão da participação formal de PTB/DEM e PV em sua coligação. Neste caso, estaria liberada para dar palanque a Dilma Rousseff. O caso de Jackson é mais complicado: o PDT está na base de Dilma, mas só terá força eleitoral no estado se coligar com o PSDB, da base de Serra. Como o principal objetivo dos tucanos é a eleição de Serra, entende-se que Jackson ficará fora da campanha nacional.

TSE subdivisão de coligação e impede dois senadores (I) O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão de que a coligação estadual fechada para a eleição a governador não pode se separar para a candidatura ao Senado. Na prática, essa decisão impede que essas coligações se subdividam para lançar mais de dois candidatos a senador.

TSE subdivisão de coligação e impede dois senadores (II) Em São Paulo, por exemplo, norma pode atrapalhar o PTB de se coligar com a chapa do PSDB, DEM e PPS, que vai lançar Orestes Quércia (PMDB) e Aloysio Nunes (PSDB) ao Senado. Isso porque o senador Romeu Tuma do PTB pretende tentar a reeleição. No Maranhão, a decisão prejudica os candidatos Riod Ayoub Jorge, o Coronel Riod (PTB), e o pastor Heber Waldo Silva Costa, o Pastor Bel, lançado candidato anteontem pelo PP.

Não teve jeito, o DEM tanto apertou o PSDB pela vaga de vice que acabou inviabilizando o objetivo do senador tucano Álvaro Dias, que já posava de candidato a vice de Serra. &&& As coligações estaduais foram fechadas, mas ainda pode haver reviravolta, por conta de decisões que poderão ser tomadas por executivas nacionais de algumas siglas. &&& Muito pouco para o DEM do Maranhão, fechar aliança com o PMDB de Roseana Sarney, tendo apenas a vaga de suplente de senador para o deputado federal Clóvis Fecury. &&& Para quem apostava eu Flávio Dino são sairia candidato ao governo, ele deu a resposta com a convenção de seu partido.


4G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Quinta-feira, 1º de Julho de 2010

NEONATOLOGIA

Por Anacleto Araújo

anacletoaraujo@yahoo.com.br

Castelo destaca festejo! O prefeito de São Luís, João Castelo, e a primeira-dama Gardênia Gonçalves são presenças constantes no arraial oficial da praça Maria Aragão. Acompanhados de secretários municipais, eles prestigiam, desde o primeiro dia de festa, a programação junina e destacam a riqueza do folclore e das tradições culturais da capital maranhense. Com uma variedade de manifestações, um cardápio diversificado de comidas típicas, a beleza das brincadeiras e o clima contagiante de Copa do Mundo, as noites do mês mais festivo da ilha não poderiam estar melhores.

População presente Na praça Maria Aragão, a população tem encontrado todos esses ingredientes, demonstrando a satisfação de ter um espaço bem estruturado, de fácil acesso e com uma programação extensa. E nesse clima de celebração, o arraial oficial entra na reta final de ciclo junino. A programação do arraial da praça Maria Aragão se estende até o dia quatro de julho. Até o final da temporada, o espaço contará com a apresentação de mais de 250 grupos folclóricos e artistas, entre bumba-meu-boi de orquestra (46), matraca (23), zabumba (10), baixada (16) e costa de mão (02), tambor de crioula (22), cacuriá (13), dança portuguesa (17), quadrilha (08), dança do boiadeiro (11), dança do coco (05), ritmos variados (10) e shows com artistas maranhenses (40) e com grupos de forró pé-de-serra (26).

Assembléia presta homenagem A Assembléia Legislativa do Maranhão concede hoje, o título de Cidadão Maranhense ao Promotor de Justiça, Márcio Thadeu Silva Marques (infância e juventude). O projeto que reconhece o trabalho de defesa dos direitos da infância desenvolvido pelo promotor é de autoria da deputada Eliziane Gama (PPS). Márcio Thadeu é natural de Brasília(DF) e tem se destacado como defensor dos direitos da infancia e juventude do Maranhão. O título será entregue no Plenário da Assembleia Legislativa a partir das 11h da manhã em Sessão Solene com a participação de várias autoridades.

Fundo cobrirá despesas com leitos para neonatos Os municípios maranhenses, com exceção das macrorregionais de saúde - São Luís, Caxias e Imperatriz deverão repassar, a partir de setembro deste ano, 2% dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados a eles para o Fundo Estratégico de Emergência em Neonatologia. Aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância responsável pela gestão dos recursos da saúde, o Fundo cobrirá despesas com a utilização e instalação de novos leitos para neonatos oriundos da capital e interior do estado. Segundo o secretário de estado da Saúde e presidente da CIB, José Márcio Leite, serão cerca de R$ 500 mil, por mês, e R$ 6 milhões, ao ano, para fortalecer a estrutura dos serviços já existen-

José Marcio Leite durante reunião extraordinária da CIB tes e também assegurar a que 50% deste montante ficontratação de leitos de UTI carão em São Luís, e a outra neonatal em hospitais da metade será repassada às rede privada. Além das ma- unidades de referência do cros de saúde, os recursos Estado, no caso a Maternidadestinados ao Fundo não le- de Marly Sarney e o Hospital vam em conta os relaciona- Materno-Infantil de Imperatriz. dos aos incentivos repassa"O problema da falta de dos aos municípios. leitos da rede pública tem tiO gestor estadual explicou rado o nosso sono. A criação

Programa Leite é Vida tem expansão na zona rural de São Luís

PP realiza convenção Com a presença de dezenas de caravanas oriundas de vários municípios do Maranhão, o Partido Progressista realizou na última terça-feira (29) a convenção estadual onde apresentou os nomes dos pré-candidatos que estarão disputando as eleições deste ano. Durante a convenção, o Presidente Estadual do PP, deputado Waldir Maranhão, confirmou o apoio da legenda à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB) e do candidato a vice, Washington Luiz Oliveira (PT), nas eleições de outubro deste ano. FIM DE PAPO

O evento reuniu cerca de quatro mil pessoas entre militantes, delegados, presidentes de diretórios municipais, deputados estaduais, vereadores e prefeitos. ///// O candidato a vice-governador, Washington Luís, o Senador Edison Lobão Filho (PMDB), o Secretário de articulação política Hildo Rocha (PMDB), Remi Trinta e o deputados estaduais Hélio Soares e João Batista foram algumas das autoridades presentes na convenção. ///// Em seu discurso, o Presidente Estadual do PP e candidato à reeleição, deputado Waldir Maranhão, reafirmou que o partido defende a causa da disseminação do conhecimento. ///// O candidato ressaltou ainda que apenas a educação pode trazer ao Maranhão e ao povo maranhense perspectivas de crescimento. ///// Pastor Bel como candidato ao senado foi um dos nomes apresentados durante a convenção. ///// Pela primeira vez candidato ao senado, pastor Bel disse não temer o desafio e afirmou que a manifestação do povo em todos os 140 municípios que já visitou é sua garantia de vitória. FUNDADOR: Udes Lemos da Cruz

DIRETORA GERAL Nonata Marques

SUPERINTENDENTE Jorge Luis Raiol

EDITOR Djalma Rodrigues E-mail: atosefatos@elo.com.br O jornal Atos e Fatos é uma publicação da COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDA Redação e parque gráfico-Avenida Guaxenduba - nº 285 Centro - Fone: 3254-0597-CEP-65000-000 CNPJ. 23.671.134/0001-30

Secretário José Márcio Leite fala no posto de distribuição O Programa Leite é Vida, iniciativa do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, ganhou expansão na área da Vila dos Cachorros e Muruaí, zona rural de São Luís. Com a ação, cerca de 600 pessoas serão beneficiadas com distribuição gratuita de 1 litro de leite/dia. A clientela são gestantes, nutrizes, crianças de 2 a 7 anos e idosos, todos monitorados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na entrega dos postos de leite às comunidades, no sábado (26), o secretário da Saúde, José Márcio Leite, destacou a importância do programa, que atualmente distribui, diariamente, 52 mil litros de leite, tipo C, à clientela alvo de 115 municípios do Maranhão. "O Leite é Vida é o mais importante programa da SES e seu objetivo primordial é combater as carências nutricionais; a meta do governo é expandilo para os 217 municípios", declarou o secretário. A iniciativa visa proporcionar o

consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional. "A população de Muruaí terá mais saúde com o programa", declarou a coordenadora do posto, Franciane Gomes da Silva, ressaltando que o posto de distribuição fica aberto das 7h às 11h. Para a dona-de-casa Maria Francisca Gomes, mãe de seis filhos, a ajuda é muito bem-vinda. "Nem sempre temos condição de comprar o leite, por isso é importante essa ajuda do governo", afirmou. "O dinheiro que a gente gastava comprando o leite já sobra para outra coisa, como para o pão e o açúcar", complementou a também dona-de-casa Mirian de Souza. A iniciativa é monitorada continuamente pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional da SES, para verificar o ganho nutricional do público beneficiado. O Programa Leite é Vida é desenvolvido por meio do Programa Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social.

desse Fundo é uma medida em curto prazo e também provisória para desafogar o sistema. Vamos continuar trabalhando para avançarmos na resolução deste problema de superlotação das unidades da rede pública", disse José Márcio Leite. Durante a reunião extraordinária da CIB, ocorrida no início dessa semana, o secretário de Saúde de São Luís, Gutemberg Araújo, informou que pretende aproveitar as instalações da Santa Casa para montar uma UTI neonatal. "A situação ficou insustentável. Com a mudança no perfil do Hospital Universitário Materno Infantil precisamos tomar medidas compensatórias para evitarmos a peregrinação de mães pelos hospitais de São Luís", destacou o secretário municipal.

Caema recupera poços e escritórios de atendimento no interior do Maranhão A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), através da Diretoria de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, realizou serviços de manutenção em diversos poços dos Sistemas de Abastecimentos dos municípios de São Vicente de Férrer, Cajapió, Godofredo Viana, Carutapera, e Mirinzal. Dentre os serviços executados, incluem-se, a substituição de conjuntos motor-bombas, limpeza e desenvolvimento com compressores, pistoneamento, teste de vazão e por último a desinfecção com produtos químicos. Na oportunidade, foram recuperadas também, as instalações físicas, elétricas e hidráulicas dos Escritórios de Atendimento de São Vicente de Férrer e Godofredo Viana. Na cidade de Cajapió a operação consistiu na recuperação de 2 poços e ampliação de 2.600 metros da rede, me-

lhorando a vazão da água, além da recuperação do Escritório de Atendimento daquela Gerência. Os serviços atenderão toda a cidade beneficiando cerca de 800 moradores. No município de Carutapera mais 2 poços foram restaurados, melhorando a estrutura de abastecimento de água para a população local. O município de Mirinzal foi contemplado com a reforma total de um poço. Os serviços foram acompanhados de perto pelo diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, engenheiro Cristovam Dervalmar Rodrigues Teixeira Filho e do superintendente do Interior, engenheiro Felipe Fernandes. Na oportunidade, eles fizeram visitas aos Sistemas de Guimarães, Cândido Mendes e Luís Domingues e também à Cidade de Pinheiro onde estava acontecendo a reforma na Estação de Tratamento de Água.

Poço em Mirinzal

Chá beneficente vai discutir questão da violência contra crianças em Rosário e Bacabeira O Ministério Público do Maranhão e o Tribunal de Justiça realizam no próximo sábado, 3, às 18h, no Praiamar Hotel, um chá beneficente no qual serão discutidos os altos índices de violência doméstica contra crianças e adolescentes em Rosário e Bacabeira. Na ocasião, haverá também uma palestra sobre o tema, ministrada por representante

do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). A iniciativa é capitaneada pela promotora de justiça Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça e pela juíza Rosangela Santos Prazeres Macieira, ambas da Comarca de Rosário, de onde Bacabeira é Termo Judiciário. Magistrados, membros do Ministério Público e representantes

da sociedade civil organizada são o público alvo do evento. Além de discutir o problema da violência contra crianças na Comarca de Rosário, as autoras da proposta também pretendem arrecadar roupas, brinquedos e outros produtos que serão entregues a crianças carentes dos municípios. De acordo com a promotora de Justiça Elisabeth Mendon-

ça, cerca de 40 casos chegam mensalmente à promotoria por meio de denúncias. A maioria das denúncias são de agressão física, seguidas de casos de abuso sexual e violência psicológica. Há, no entanto, diversos outros que ficam restritos aos registros policiais e aqueles em que não há nenhum tipo de registro, não chegando ao conhecimento das autoridades.


5G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

ASSISTÊNCIA MÁDICA

UPA aprimora atendimento na área Itaqui-Bacanga A comunidade da área Itaqui-Bacanga já começa a colher os frutos da nova assistência médico-hospitalar inaugurada na semana passada. A UPA do Anjo da Guarda já realizou, em sete dias, mais de 250 atendimentos. Na unidade a população tem acesso às especialidades de clínica médica, ortopedia e pediatria. Com um atendimento diferenciado, o paciente é classificado de acordo com a gravidade de seu estado de saúde em três cores distintas: verde, amarelo e vermelho. O verde são os casos menos graves, o amarelo, os que necessitam urgência e o vermelho são casos de emergência. A moradora da Vila Embratel Núbia Maria Pinto, de 24 anos, chegou acompanhando o irmão, de 16 anos, que estava sentindo dores no estômago, febre e vômitos. "Ele foi rapidamente atendido e já está tomando a medicação. Os exames também já foram todos feitos aqui e estamos esperando o resultado", explica. O senhor José de Ribamar Souza, de 33 anos, é morador da Vila Mauro Fecury e foi levar o seu filho, de 4 anos, para ser atendido. "Foi tudo rápido e ele já está recebendo todos os cuidados. Estou tranqüilo porque sei que ele está em boas mãos", destaca. Aguardando a sua vez, a moradora da Vila Embratel, Francinete Frota, 26 anos, com seu filho de 1 ano, disse que o atendimento é rápido e organizado. "Até para esperar

São Luís-MA, Quinta-feira, 1º de Julho de 2010

Site: atosefatos.jor.br

Bastidores dos MUNICÍPIOS Por Isaias Rocha

e-mail: isaiasrocha21@gmail.com

FRASE DO DIA

O tempo é a essência oculta da vida; é a própria vida em todo o seu percurso. (Carlos Bernardo González Pecotche)

FESTA É COM ELA

A prefeita Sônia Campos (DEM) cumpre um segundo mandato que não é essa cocacola toda, mas não se pode lhe tirar o mérito do município de Axixá ter o melhor e mais organizado São João do Maranhão.

"PÉ DE ORELHA"

O candidato a senador pelo PSDB, Roberto Rocha, está buscando um encontro com o prefeito de Rosário, Marconi Bimba(PRP), para uma conversa de "pé de orelha". Dizem que o assunto é relacionado à corrida rumo ao Senado Federal. Mas, nada foi confirmado.

MAROLA FRACA

Dirigentes da oposição não deram bola para a tentativa de rebelião comandada pelo Presidente da Câmara Municipal de Alto Alegre do Pindaré, vereador Altemar Lima (PPS). No sábado (26), Altemar através do Twitter disparou contra os dirigentes do PDT e PSDB: "O PPS não é e não será sub legenda de nenhum outro partido! Vamos com Flávio Dino! Na coligação PDT/ PSDB não houve espaço para o PPS!", declarou.

JACKSON ACERTA

Ao apresentar novamente o pastor Luis Carlos Porto (PSDB), de Imperatriz, na sua chapa majoritária, o candidato a governador Jackson Lago (PDT) e os partidos de oposição resolveram investir no filão evangélico. O pedetista também acertou ao escolher uma liderança política da região tocantina para ser o candidato a vice na chapa majoritária.

ROSEANA ERRA

Até 5 de julho, todos os partidos deverão oficializar lista de candidatos e os cargos para os quais correrão atrás de votos. E pela enésima vez, Imperatriz ficou fora da chapa liderada pela governadora Roseana Sarney (PMDB), mesmo sendo o segundo maior colégio eleitoral e tendo comprovada pujança econômica no interior. Roseana errou novamente ao escolher seu companheiro de chapa.

TERRA DE NINGUÉM

O candidato a deputado estadual, Edilázio Filho (PV), não conte abocanhar os votos de Bacabeira que, por estar na biqueira da Capital, é furada pelos demais candidatos. Já estão na disputa pelos votos dos bacabeirenses, os deputados a reeleição José Lima (PV), Gardênia Castelo (PSDB) e César Pires (DEM).

Comunidade é atendida na UPA do Anjo já me encaminhou a todos os é tranqüilo", comenta. A paciente Núbia Maria exames que vou precisar faRibeiro, de 23 anos, está sa- zer aqui. Já vou sair daqui intisfeita com o serviço ofereci- clusive com os meus remédido. Moradora da Vila Embra- os". Núbia conclui de forma tel, ela diz que antes para bem simples a grande diferenpoder conseguir ser consulta- ça que o PAM do Anjo da da por um médico esperava Guarda está fazendo em sua um dia inteiro e agora ela foi vida e em sua comunidade: atendida assim que chegou à "Está melhor que atendimenunidade. "Cheguei sentindo to de hospital particular". Com uma área de 1300 dor e fui logo atendida. O médico foi bastante atencioso e metros quadrados, a UPA está

da Guarda oferecendo atendimento de urgência e emergência, ajudando a desafogar os hospitais municipais e organizar o atendimento do Sistema Único de Saúde. Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a outro hospital ou manter o paciente em observação por até 24h.

CIRCO ESTÁ MONTADO

O circo está armado em Paço do Lumiar, mas não é o Disneilândia, ali no Maiobão. É o circo montado para fingir que os buracos das ruas e avenida vão mesmo ser tapados. No picadeiro, a prefeita Bia Venâncio (PDT) comanda a festa, ou melhor, a palhaçada (!)

SÓ TEATRINHO DA BIA

De acordo com informantes da coluna, Bia "assinou" uma ordem de serviço que não vai servir para nada, já que a verba não será liberada, devido aos débitos deixados pelos mesmos Arosos. Os líderes oposicionistas acreditam que a prefeita está fingindo que vai realizar a obra só para pegar voto dos bestas

PREFEITA FLANELINHA

Por falar em ex-prefeito, foi o Amadeu (e não a prefeita da cidade) quem "convidou o povo" para o CAIC do Maiobão, onde foi confirmado o anúncio da obra. Isso é apenas mais uma prova que Bia não passa de uma flanelinha tomando conta da prefeitura para seu ex-cara-metade.

CASO A CASO

Não é simplesmente estar na chamada "lista negra" do TCE e TCU que um candidato terá o registro de sua candidatura negado pela Justiça Eleitoral. Pelo que têm dito os juízes do TRE-MA, cada caso será apreciado no seu contexto. Há nome nessas listas por má aplicação de recursos, mas também há por inobservância técnica, o que difere. Por isso a análise individual.

PESADELO VEM AI

É o dia 5 de julho chegar (data que começarão a serem julgados os pedidos de registros de candidaturas) para começar o pesadelo dos com pendências jurídicas no TCE e TCU.

CUPIDO DA OPOSIÇÃO

Em sua tentativa, mortal, de ser governador, Jackson Lago (PDT) está conseguindo fazer até papel de cupido, juntando gente que prometeu se odiar para o resto da vida. Ele até que tem sucesso.

AGINDO NOS BASTIDORES

Cheira mal a tentativa, na Justiça, de impedir a implantação da Refinaria Premium I em Bacabeira por parte de um grupo ambientalista de São Luís, que foram batizados de 'Gambás'. Os forasteiros querem manter Bacabeira no atraso e São Luís 'sem nadinha'. Já rebatizaram o grupo de "Movimentos dos Contra Nada"

DOIS LADOS

Na sexta, 25, às 10h30, um vereador que compõe a oposição de um município na Região do Baixo Munim chamava a "batucada" do prefeito na Câmara de "quadrilha". Às 11h30, se misturou à quadrilha para não perder os cargos que estavam ameaçados se não votasse pela aprovação de um projeto que estava em pauta na ordem do dia.

PAPO FURADO

Falando nisso, o presidente da Câmara do mesmo município esperou toda a sextafeira, 25, pelo cumprimento da promessa do prefeito de enviar ao Legislativo o restante do duodécimo. Em vão. Ficou para segunda-feira, 28.

ENROLADINHO

Na segunda, a promessa passou para a sexta-feira (02), e assim por diante. O prefeito não precisa mais da batucada. Em outubro, quando quiser mais verba, quem sabe.

SÓ NA PROPAGANDA

O governo foi criticado por deixar no ar propaganda dizendo que vivemos num paraíso, enquanto cidadãos vivem num Estado onde a violência predomina a cada dia. Agora, a propaganda diz que providências estão sendo tomadas para combater a criminalidade, mas as ações, por enquanto, só estão nas propagandas de TV.

PRIMEIRO PANORAMA

Uma pesquisa ao final de julho já dará um bom panorama para o governo e as duas vagas de senador. E que nesta data a campanha propriamente dita já terá começado.


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

CLASSI & CAMILE Responsabilidade da Gislane Publicidade

9606-9004

Horários: 2ª, 3ª e Sábado - 8:00 às 12:00

(098) 8895-4518

Deleicious Salgados VENDE-SE Sa do lgado ces , b s em olo ge s, e ral etc , ...

TRATAR COM REGIANE CONTATO: 8823-8102 E-MAIL: 1303@hotmail.com

U

ma casa na Aveni da Principal da Cida de Olimpica com 7 compartimentos e uma área de 20 metros

Tratar: (98) 8854-8036


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597


8E

S

P

O

R

T

E

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

SEM SORTE

Com Copa ameaçada por lesão, Elano reclama de impunidade No instante em que Tioté, da Costa do Marfim, acertou Elano, no jogo da segunda rodada da Copa do Mundo, o brasileiro teve um misto de preocupação, revolta e alívio. Ele percebeu, naquele segundo, que o adversário estava disposto a machucá-lo, sentiu que estava diante de uma lesão e já imaginou que o problema poderia ter sido ainda pior. Nesta quarta-feira, o meio-campista deu entrevista coletiva para dizer que ainda tem esperanças de voltar a campo em uma Copa que parece estar encerrada para ele por causa do edema ósseo no tornozelo direito. E aproveitou para protestar contra a impunidade aos jogadores que distribuem pancadas no Mundial. - Querem mudar a bola, colocar telão... Não sou de ficar reclamando, porque não

Elano saiu de campo carregado na partida contra a Costa do Marfim estou descartado, tenho es- té) fez uma falta no Robinho perança de melhorar, mas no e poderia ter sido expulso. momento do lance, falei ao Estou com dor, querendo volárbitro: "Você nem falta deu". tar, e não posso. Esse tipo Porque se eu estivesse com de violência tem que ser rea perna no chão, teria que- vista - disse Elano. brado. Em seguida, ele (TioO jogador pede mais rigor

aos árbitros. Ele também reclamou das faltas de Pepe, da seleção portuguesa, em Felipe Melo. - Temos jogadores dentro da nossa seleção com várias características, mas nunca vemos objetivo de maldade, de ferir um companheiro, ao contrário de alguns adversários. Dois exemplos: eu e Felipe Melo. A cada dia que passa, isso vem acontecendo, e os juízes não fazem nada, nem dão falta. O maior prejudicado sou eu. Sou eu que quero estar jogando, estar 100% - comentou Elano. O jogador não tem data para voltar a jogar. Pode ser já na semana que vem, de acordo com o médico da seleção brasileira, José Luiz Runco, ou dentro de mais de um mês. São grandes as chances de Elano não jogar mais no Mundial de 2010.

Argentinos seguem o ‘regime da descontração’ na África do Sul Tudo em nome da leveza. A missão de devolver à torcida o gosto de um título mundial depois de 24 anos parece ser dura o suficiente para os argentinos, que optaram por uma linha de conduta descontraída na África do Sul. Na terça-feira, dois dias após a conquista da vaga nas quartas de final da Copa do Mundo, mais uma tarde de folga para os hermanos fazerem o que bem entendessem. Alguns, como Messi e Palermo, passaram a tarde no condomínio onde estão hospedados os familiares dos atletas. Outros, como Heinze, Mascherano e Verón, preferiram o conforto da concentração. Sem fazer as vezes de disciplinador, Maradona conduz seu grupo de maneira aparentemente oposta à dos arquirrivais brasileiros. Enquanto Carlitos Tevez, autor de dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o México no domingo, estampava a capa de um dos principais jornais argentinos na terça-feira - com direito a vuvuze-

Tevez comemora a classificação argentina para as quartas de final da Copa

la e tudo - os atletas canarinhos seguem preservados de maior exposição - uma reação a excessos do passado. Sem contar que, na segunda-feira, um primo de Maradona não fugiu da reportagem brasileira e revelou que Tevez havia passado o dia se recuperando da comemoração pela boa atuação diante dos mexicanos. Uma declaração que talvez gerasse escândalo. - Ele passou o dia na cama, curando a ressaca da festa pela classificação - disse Antônio Maradona, ao Jornal Nacional, na entrada do conjunto de casas alugadas pelos argentinos. Com a vaga nas quartas de final garantida, a Argentina passa longe de ser a formiga inconsequente da fábula. Resta saber até onde o regime da descontração poderá levar Messi e cia. no Mundial. A Argentina enfrenta a Alemanha, neste sábado, às 11h (de Brasília), na briga por uma vaga nas semifinais.

São Luís-MA, Quinta-feira, 1º de Julho de 2010

Bruno treina no Ninho do Urubu

Marcelo Carné ajuda Bruno: Titular treina com estrutura da base Afastado do elenco rubronegro devido às suspeitas de envolvimento no desaparecimento da estudante Eliza Samudio, Bruno treinou na manhã de ontem no Ninho do Urubu, Centro de Treinamento do Flamengo em Vargem Grande. O jogador trabalhou ao lado do goleiro Marcelo Carné, defensor dos juniores do clube, e sorriu em alguns momentos.

A diretoria do Flamengo informou na última segunda-feira que Bruno ficará separado dos demais jogadores do time principal até que o caso seja esclarecido. Na última terça-feira, a polícia encontrou vestígios de sangue no carro do jogador. O veículo estava apreendido em Minas Gerais por problemas na documentação.

Em treino nem tão secreto, Holanda se dedica a cobrar pênaltis Doze anos depois, a Copa de 1998 ainda está viva na cabeça dos holandeses. Em um treino secreto ontem, jogadores da seleção laranja cobraram pênaltis no gramado da Universidade Witwatersrand, em Joanesburgo. Quando os jogadores perceberam que estavam sendo observados por fotógrafos em um prédio, pararam as atividades e acenaram. Van der Vaart treinou em separado. O meia-atacante do Real Madrid se recupera de uma lesão na panturrilha que o

deixou de fora da partida contra a Eslováquia, pelas oitavas de final. Ryan Babel foi outro que também trabalhou sozinho. As informações são do site do jornal "De Telegraaf". Na Copa de 1998, Holanda e Brasil se enfrentaram nas semifinais. Após empate por em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a vaga foi decidida nos pênaltis, e a seleção verde-amarela venceu por 4 a 2. Um novo encontro está marcado para a próxima sexta-feira, às 11h (de Brasília), desta vez pelas quartas de final.

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA AVISO DE EDITAL Nº17/2010-PROG/UEMA A Pró-Reitoria de Graduação - PROG, da Universidade Estadual do Maranhão UEMA, torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontra afixado nos quadros de avisos da Reitoria, da Pró-Reitoria de Graduação e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA, o Edital nº 67/2010-PROG/UEMA, de 22 de Junho de 2010, referente aos resultados dos Concursos Públicos para ingresso na Carreira do Magistério Superior, realizados pela UEMA, no Departamento de Ciências do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA, nos termos da Resolução nº 465/2004 - CONSUN/UEMA. São Luís, 22 de junho de 2010. Prof. Dr. Porfírio Candanedo Guerra Pró-Reitor de Graduação


9T

E L E V I S Ã O

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Quinta-feira, 1º de Julho de 2010

Horóscopo Moniquinha, filha de Romário: ‘Morro de ciúmes do meu pai’

ÁRIES Dia de Mercúrio, dia de negociar, mas o astral anda nebuloso e você pode errar feio em algum ponto da negociação. Termine o mês com mais prudência, e só confie desconfiando um pouco de tudo que parecer muito bonito. No amor, enlevo e sonho. TOURO Clima astral de fim de mês pede renovação emocional, e isso passa por tirar a limpo algo que anda muito errado com uma pessoa em casa. Seja honesto e claro. Consertos e reformas em casa estão em alta, mas confira cada detalhe antes. Amor em alta. GÊMEOS Junho acaba sob neblina netuniana, que é ótima para sonhar e imaginar ficções e mundos alternativos, mas péssima para acertar o passo na rotina. E como você precisa cuidar mais dela do que tudo agora, o esforço será maior. Desânimo pode surgir. CÂNCER Feche o mês em grande estilo reservando algumas horas para cuidar bem melhor de seus interesses privados. A tarde está melhor para tratar de profissão, dinheiro, negócios. A manhã pode ser mágica para acertar um assunto pendente com alguém. LEÃO Leveza e sintonia profunda com a pessoa amada são possibilidades neste fim de junho. Mas a tentação de se deixar levar por falsas imagens e promessas com quem você não conhece bem. Isso pode afetar o resultado positivo de um empreendimento.

VIRGEM Torça para chegar ao final do dia com otimismo e boa disposição! Reserve suas energias para o final da tarde, melhor período para se reunir com pessoas e tratar de assuntos objetivos e práticos. Antes disso, a mente voa solta. O amor pode decepcionar. LIBRA Parcerias estão em alta hoje, mas você tem mais é que mostrar seus talentos, e exigir explicações de todos os passos - isso, nos negócios! Na vida privada, o mês termina sob um influxo indefinido que distrai e faz perder forças. Arte vai bem. ESCORPIÃO Condições mal paradas em casa, ou falta de informações confiáveis por parte de familiares podem confundir seu julgamento, confira tudo antes de tomar uma decisão seria. Os empregados também andam mais avoados. Amor em baixa. SAGITÁRIO Sensações esquisitas, fraqueza ou mal estar no cardápio astral deste fim de mês. Tudo isso tem a ver com um cenário passageiro, mas prejudicial. Precavenha-se conferindo informações e dados. Expressão confusa, comunicação falha. Distrações. CAPRICÓRNIO Que tal terminar o mês em grande estilo? Sabe aquele seu sonho de consumo? Pois então: fique de olho, pois pode surgir aquela oportunidade para satisfazer esse desejo. Contudo, depois não vá chorar as pitangas pra ninguém, assuma.

Novelas PASSIONE Fred afirma a Bete que Agnello e Agostina não querem conhecê-la. Clara simula estar arrasada com o que Gemma fez e Totó afirma que não a deixará ir embora. Adamo e Alfredo criticam o drama feito por Gemma por causa de Clara. Mimi recebe uma carta de Giovanni, mas fica frustrado com a reação de Benedetto. Fátima reclama com Kelly por Danilo estar gostando de Clara. Mauro tenta convencer Bete a procurar Agnello e Agostina. Clô obriga Jackie a ir com ela comprar uma roupa para ir ao jantar na casa de Bete. Brígida manda Olga devolver tudo que foi encomendado e afirma que o jantar para Clô e Olavo não vai acontecer. Jackie faz Clô comprar um vestido muito exagerado. Berilo marca de se encontrar com Agostina. Jéssica fica desconfiada e resolve seguir o marido. Totó convida Clara para jantar. Adamo e Alfredo impedem Gemma de ir ao encontro de Totó e Clara. Clara faz Totó acreditar que ela tem características iguais a de sua falecida esposa. Donato faz um acordo com Valentina.

De todos os zagueiros que Romário enfrentou, nenhum deles o marcou de forma tão intensa quanto a filha Mônica Santoro, conhecida como Moniquinha. A moça, de 20 anos, filha mais velha do craque com sua primeira mulher, a ex-modelo homônima, confessa que faz marcação cerrada em Romário. "Morro de ciúmes do meu pai. Às vezes, saímos para dançar e fico irritadíssima quando as mulheres se atiram no meu pai. Faço logo cara feia, fico emburrada. Tem gente que nem se aproxima dele quando me vê", conta Moniquinha. Solteira, a jovem, que namorou por cinco anos, também sofre para driblar o paizão. "Só tive dois namorados e meu pai levou numa boa. Mas ele não gosta de conversar sobre paquera, meninos, não. Ele também é bem ciumento comigo", diz Moniquinha que faz, pela primeira vez, um ensaio fotográfico mais ousado. "Acho que meu pai vai cair para trás". Além do ciúme, Moniquinha também herdou de Romário a paixão pelos esportes. Ela pratica futevôlei há 1 ano e meio e surfa há oito. A profissão a ser seguida, no entanto, não está definida. A torcedora do Vasco passou para o quarto período da faculdade de desenho industrial na PUC (com habilitação em design de moda), mas não sabe o que fará no futuro: "Não me encontrei ainda. Só sei que o esporte é hobby porque não tenho disciplina para ser atleta". Apesar de seu pai ter sido o melhor jogador da Copa de 94 e ter trazido o tetracampeonato para o Brasil, Moniquinha se lembra de um momento mais triste: o corte de Romário, quatro anos depois, na Copa da França: "Lembro que chorava muito vendo o sofrimento do meu pai".

Sthefany Brito mostra lado mulherão em fotos De passagem pelo Brasil, pela primeira vez depois de sua separação do jogador Alexandre Pato, a atriz Sthefany Brito, 23 anos, posou para Fernando Torquatto em um ensaio que antecipa as tendências de moda e beleza para o verão. "Aproveitei esse perfil dela, de modelo, magrinha e linda, e em cada foto Sthefany está com um look de uma grife carioca diferente", diz o fotógrafo e maquiador, que conhece a atriz há sete anos. "Ela amadureceu muito, mas continua doce. É uma menina de cabeça boa, que está encontrando um estilo pessoal. Acabou de retornar ao Brasil e queria que se sentisse bem recebida e querida. Nós nos divertimos muito", completou Torquatto. A atriz mora em Milão, na Itália, desde que se casou com o atacante do Milan, em julho de 2009.

Miss Estados Unidos posa de biquíni em Las Vegas para promover concurso A Miss Estados Unidos 2010, Rima Fakih, posou de biquíni em um badalado parque aquático de Las Vegas na quinta-feira, 25. A sessão de fotos teve como objetivo promover o concurso de Miss Universo, que acontece na cidade americana no dia 23 de agosto. Rima causou polêmica no país por sua origem árabe e foi acusada de ter ligação com radicais islâmicos do Líbano. A morena já foi campeã de pole dance e, recentemente, teve um affair com o ex de Paris Hilton, Doug Reinhardt.

Dani Sperle posa sensual e ao lado de dois fortões para campanha de jeans

AQUÁRIO Fragilidade orgânica pode ser maior hoje, assim como tendência a se distrair com idéias, sonhos e assuntos que nada terão a ver com a realidade concreta e imediata. Daí a importância de tirar um tempinho pra cuidar melhor de si. PEIXES Avalie bem suas condições reais antes de aceitar um desafio - sua mente está dispersa e você pode se confundir. A tendência é de se perder por ai, tanto no sentido literal quanto figurado. Ao cair da tarde, essa tendência diminui e você melhora muito!

Dani Sperle acaba de posar para a campanha de uma marca de jeans de Fortaleza e o resultado das fotos foi, como sempre, muita sensualidade e polêmica. A morena fez o ensaio ao lado de dois modelos bem fortões e aparece em poses bem provocantes com ambos.

TEMPOS MODERNOS Leal não acredita em Niemann, mas ele afirma ter como provar que Nelinha não é filha do empresário. Bodanski se recusa a assinar os papéis do divórcio. Goretti descobre que suas filhas não foram à escola e se desespera. Maureen visita Deodora e encontra Portinho. Niemann mostra o exame de DNA de Nelinha e Leal se revolta. Maureen deixa Deodora intrigada ao insinuar que Niemann tem outro filho. Goretti descobre que as Marias não estão na casa de Iolanda e a enfermeira alerta que elas podem estar com o pai. Bodanski fica desanimado e é consolado pelos oito filhos. Nelinha diz a Portinho que não pode reatar com Zeca, pois não quer que Leal saiba a verdade. Zeca diz a Nabuco que não pretende continuar casado com Nara. Niemann sai do escritório de Leal e Duba telefona para Faustaço. Goretti vai ao Pilhanatural e Dodô conta que as Marias foram para o Pizzaredo com Bodanski e os irmãos. Leal pede que Faustaço encontre Nelinha e Zeca. Niemann observa a agonia de Leal pelo monitor. Goretti aparece no Pizzaredo e Bodanski fica nervoso. Leal recebe Zeca e Nelinha em seu escritório e revela que já sabe de tudo. ESCRITO NAS ESTRELAS Propositalmente, Vitória/ Viviane exagera com a falta de etiqueta e Sofia e Beatriz tentam se controlar. Berenice conta para Antônia o que Vitória/ Viviane está fazendo e a governanta acha graça. Mariana diz que não vai ao apartamento de Guilherme, mas Luciana não acredita. Judite fala com Yasmin que quer se aproveitar de sua suposta gravidez. Márcia chama Mauro e Vanessa para dançarem juntos. Jair tenta ir embora da casa de Madame Gilda, mas Zenilda e Fabiana não deixam. Ricardo se diverte com o comportamento de Vitória/ Viviane, enquanto Gilmar, Sofia e Beatriz ficam passados. Ricardo afirma para Vicente que fez a escolha certa ao eleger Vitória/ Viviane para ser a mãe de seu neto. Vitória/ Viviane diz que vai encontrar seu pai e Gilmar a deixa aflita com seus comentários. Zeca entra na academia de balé no momento em que Mauro está ensaiando um solo de dança. Jair fica assustado e tenta ir embora da sala de Madame Gilda. MALHAÇÃO Antônio descobre que Nanda não é sua filha e fica arrasado. Bernardo afirma que cuidará de Clarinha. Anselmo se certifica de que o filho de Elizete é mesmo seu. Nanda se desculpa com Arlete. Bernardo sofre pensando em seu dilema. Elizete pede dinheiro para Anselmo. Bia tenta persuadir Flávio a ter sua primeira noite com Cristiana. Elizete afirma que pode deixar o filho para Anselmo criar. Flávio pergunta a Cristiana se ela ainda gosta de Bernardo. Victor incentiva Anselmo a contar a verdade para Zuleide. Nanda desmarca um encontro de Antônio e Arlete. Linda faz várias exigências para o camarim das The Lícias. Cristiana oferece ajuda a Bernardo. Nanda convence Antônio a ir ao cinema com ela e Silvia. Reco, Jotapeg e Rodrigo ficam curiosos para saber o que Bimba fala com Lise. As The Lícias ficam nervosas com o comportamento de Linda. Tati leva um tombo depois que Rodrigo impede que ela o beije. Elizete entrega o filho para Anselmo. Antônio, Silvia e Nanda saem do cinema e encontram com Arlete. Bernardo procura Cristiana para dizer o que decidiu fazer.


10G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 846/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que RODRIGO CARDOSO LEITE de nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão balconista, filho de Celia Maria Cardoso Leite e de XXXXXXXXXXXXXXX, residente e domiciliado nesta Capital, e ROZILENE LINDOZO MARQUES, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão repositora, filha de João Damasceno Lindozo Marques e de Eurides Lindoso Marques, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis(MA), 30 de junho de 2010. (ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS) ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 859/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que JOSÉ LISBOA DE ARAÚJO JUNIOR de nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão autônoma, filho de José Lisboa de Araújo e de Antonia Brasil de Araújo, residente e domiciliado nesta Capital, e MARIA ZILDA DA COSTA SOUSA, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão do lar, filha de Manoel Mendes de Sousa e de Maria do Socorro Ribeiro da Costa Sousa, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis(MA), 30 de junho de 2010. (ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS) ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 860/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que FRANCISCO JOZAFA GONÇALVES de nacionalidade brasileira, estado civil divorciado, profissão motorista, filho de João Gonçalves Silva e de Maria Dias Silva, residente e domiciliado nesta Capital, e RAIMUNDA TEREZA VELOSO, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão professora, filha de Esmeralda Elias Veloso e de Tereza Silva Veloso, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis (MA), 30 de junho de 2010. (ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS) ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 858/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que BARTOLOMEU LOPES de nacionalidade brasileira, estado civil divorciado, profissão motorista, filho de Antonia Lopes e de XXXXXXXX, residente e domiciliado nesta Capital, e RAQUEL ADRIANA PIRES EVANGELISTA, de nacionalidade brasileira, estado civil divorciada, profissão cobrado, filha de Osvaldo Santos Evangelista e de Maria Eunice Pires Evangelista, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis(MA), 30 de junho de 2010. (ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS) ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 855/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que ISMAEL CARVALHO DE SOUZA NETO de nacionalidade brasileira, estado civil divorciado, profissão motorista, filho de José Gomes de Souza e de Terezinha de Jesus Carvalho de Souza, residente e domiciliado nesta Capital, e ANACLETA MORAIS DOS SANTOS, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão comerciaria, filha de Vital Alves dos Santos e de Lourença Morais dos Santos, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis(MA), 30 de junho de 2010. (ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS) ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 849/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que ITAMAR DE JESUS MENDES FERREIRA de nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão borracheiro, filho de José Ribamar Moraes Ferreira e de Vanda Mendes Ferreira, residente e domiciliado nesta Capital, e CARMEM JOANA FONSECA TRINDADE, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão domestica, filha de José Martins Trindade e de Luzidalina de Fatima Fonseca , residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis(MA), 28 de junho de 2010. (ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS) ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 850/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que ADONIAS MENDES de nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão lanterneiro, filho de Raimundo Gregório Mendes e de Aldina Mendes, residente e domiciliado nesta Capital, e IRISMAR DE JESUS COSTA, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão serviços gerais, filha de Maria Euzamar Costa e XXXXXXXXX de , residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis(MA), 24 de junho de 2010. (ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS)

Site: atosefatos.jor.br

Anselmo Raposo elogia administração Luis Fernando Em visita realizada ontem (30) ao município de São José de Ribamar, o secretário estadual de Educação, Anselmo Raposo, elogiou a administração do prefeito Luis Fernando Silva (DEM), classificando-a como modelo a ser seguido pelos gestores públicos maranhenses. "Sem dúvida nenhuma, o prefeito Luis Fernando executa uma administração que serve de referência para os gestores do Maranhão e de outros Estados. Especificamente no setor educacional, ele promoveu uma grande revolução, cujo resultado é o oferecimento de uma educação de qualidade à juventude de São José de Ribamar", afirmou o secretário. Acompanhado de Luis Fernando, do vice-prefeito Gil Cutrim (PSL) e dos vereadores ribamarenses Nonato Lima (PP), Henrique Queen (PDT), Djalma (PSL) e Marlene Monroe (PTB), Anselmo Raposo conheceu as instalações e o funcionamento da Escola Municipal Liceu Ribamarense, primeira unidade pública de ensino em tempo integral do Maranhão. Construída, implantada e mantida com recursos próprios da Prefeitura, a escola atende 400 alunos -- 320 no Ensino Fundamental e 80 na Educação Infantil - e possui dez salas de aula; laboratório de informática com um computador (conectado a Internet) para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brin-

quedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área de estacionamento. O secretário ficou impressionado com a infra-estrutura da unidade de ensino e com o sistema informatizado que controla a gestão pedagógica, suprimentos, estoque de material e todos os demais aspectos da administração do estabelecimento. Raposo afirmou, ainda, estar feliz em saber que a administração Luis Fernando irá inaugurar, ainda este ano, a Escola Municipal Liceu Ribamarense II e, em breve, iniciará a obra de construção do Liceu Ribamarense III, na chamada região das Vilas de Ribamar. "O prefeito Luis Fernando é pioneiro no que diz respeito à educação pública em tempo integral. Para nós, do governo do Estado, que estamos iniciando este processo de implantação de escolas estaduais em tempo integral, conhecer a experiência exitosa de São José de Ribamar é muito enriquecedor e vai nos ajudar muito", comentou. ESCOLA VERDE - Durante a visita, Anselmo Raposo aproveitou para anunciar que, ainda este ano, o governo do Estado iniciará a construção, em São José de Ribamar, da primeira escola estadual em tempo integral.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALDEIAS ALTAS PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 023/2010 PREGÃO PRESENCIAL Nº 12/2010 A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Aldeias Altas-MA, na forma da Lei Federal no 10.520 de 17 de Julho de 2002, aplicando-se subsidiariamente a Lei Federal no 8.666/93 e suas alterações, comunica que no dia 16.07.2010 às 9:30h, fará licitação para Aquisição de equipamentos hospitalares, na modalidade Pregão Presencial do tipo menor preço global. Os interessados deverão procurar à sede da Prefeitura Municipal, na Avenida João Rosa, n° 285, Centro - Aldeias Altas-MA, onde poderão ser consultados gratuitamente ou adquiridos o Edital e seus Anexos, mediante recolhimento do valor de R$ 100,00 (cem reais) feito exclusivamente através do pagamento do Documento de Arrecadação Municipal - DAM. E outras informações pelo telefone (099) 3563-1308 das 9:00 às 12:00 h. Base Legal Lei nº 8.666/93 e seus Articulados. Aldeias Altas(MA), 28 junho de 2010 - PEDRO DA SILVA SANTOS - Pregoeiro. José Reis Neto - Prefeito Municipal PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 024/2010 TOMADA DE PREÇO Nº 04/2010 A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Aldeias Altas-MA, na forma da Lei Federal no 8.666/93 e suas alterações, comunica que no dia 21.07.2010 às 10:00h, fará licitação para Contratação de empresa para execução de obra de Reforma e Ampliação do Hospital Municipal de Aldeias Altas, na modalidade Tomada de Preço na forma execução indireta sob regime Empreitada por Preço Global. Os interessados deverão procurar à sede da Prefeitura Municipal, na Avenida João Rosa, n° 285, Centro - Aldeias Altas-MA, onde poderão ser consultados gratuitamente ou adquiridos o Edital e seus Anexos, mediante recolhimento do valor de R$ 100,00 (cem reais) feito exclusivamente através do pagamento do Documento de Arrecadação Municipal - DAM, e outras informações pelo telefone (099) 3563-1308 das 9:00 às 12:00 h. Base Legal Lei nº 8.666/93 e seus Articulados. Aldeias Altas(MA), 28 de junho de 2010-HERBERT COSTA PENHA JUNIORPres. Da C.P.L. José Reis Neto - Prefeito Municipal.

ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 851/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que LUIZ WAGNER PINTO de nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão serviços gerais, filho de Delfin Luiz Pinto e de Maria Arcanjala Lima Pinto, residente e domiciliado nesta Capital, e MÁRCIA CRISTINA CARVALHO FREIRE, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão estudante, filha de Raimundo Lucas Freire e de Angelina Carvalho Freire, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis(MA), 28 de junho de 2010. (ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS)

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTREITO AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA nº01 /2010 A Comissão Permanente de Licitação - CPL da Prefeitura Municipal de Estreito- Ma, devidamente autorizada, comunica aos interessados, que promoverá licitação do tipo MENOR PREÇO GLOBAL, mediante "TOMADA DE PREÇO", visando a Contratação de Empresa para construção de estrada vicinal na zona rural do Município, abertura Será dia 30 de julho de 2010 as 08:30 horas, em sua sede, sito à Av. Chico Brito, n. 902, Centro, Estreito (MA), na forma da Lei 8.666/93, onde deverão ser adquiridos o Edital e seus anexos até três dias úteis que antecede a Abertura dos envelopes no valor de 100,00 (cem reais), onde poderão ser Obtidos esclarecimentos adicionais , de 2ª a 6ª feira, no horário das 08:00 as 12:00 horas. Estreito (MA), 30 de Junho de 2010. Osvaldo Silva da Costa - Presidente da CPL.

ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº 852/2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que ANDRÉ FERRAZ PEREIRA de nacionalidade brasileira, estado civil solteiro, profissão mecânico, filho de José João Costa Pereira e de Francenilda Ferraz Pereira, residente e domiciliado nesta Capital, e ROSA MARIA SILVA DOS SANTOS, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão estudante, filha de Antonio Costa dos Santos e de Aumiralice de Matos Silva, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis(MA), 28 de unho de 2010. (ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS)

AVISO DE LICITAÇÃO TOMADA DEPREÇOS nº07 /2010 A Comissão Permanente de Licitação - CPL da Prefeitura Municipal de Estreito- Ma, devidamente autorizada, comunica aos interessados, que promoverá licitação do tipo MENOR PREÇO GLOBAL, mediante "TOMADA DE PREÇO", visando a Contratação de Empresa para pavimentação em bloquetes na sede do Município, abertura Será dia 16 de Julho de 2010 as 08:30 horas, em sua sede, sito à Av. Chico Brito, n. 902, Centro, Estreito (MA), na forma da Lei 8.666/93, onde deverão ser adquiridos o Edital e seus anexos até três dias úteis que antecede a Abertura dos envelopes no valor de 100,00 (cem reais), onde poderão ser Obtidos esclarecimentos adicionais , de 2ª a 6ª feira, no horário das 08:00 as 12:00 horas. Estreito (MA), 30 de Junho de 2010. Osvaldo Silva da Costa - Presidente da CPL.

ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - ANIL, SÃO LUIS-MA EDITAL DE PROCLAMAS Nº /2010 Prazo: 15 dias O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab Anil, nesta capital, FAZ SABER, a quem interessar, que LUCIANO PEREIRA DO NASCIMENTO de nacionalidade brasileira, estado civil divorciado, profissão enc. De açougue, filho de José Francisco do Nascimento e de Margarida Pereira do Nascimento, residente e domiciliado nesta Capital, e MARIA SONIA FREIRE LIMA, de nacionalidade brasileira, estado civil solteira, profissão divorciada, filha de Manoel Ferreira Lima e de Felicidade Freire Lima, residente e domiciliada nesta capital, requereram a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts.1521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito perante este cartório. São Luis(MA), 28 de junho de 2010. (ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS)

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL nº013 /2010 A Comissão Permanente de Licitação - CPL da Prefeitura Municipal de Estreito- Ma, devidamente autorizada, comunica aos interessados, que promoverá licitação do tipo MENOR PREÇO, mediante "PREGÃO PRESENCIAL", visando a Aquisição de uma Pá Mecânica para atender a demanda do Município, abertura Será dia 12 de Julho de 2010 as 08:30 horas, em sua sede, sito à Av. Chico Brito, n. 902, Centro, Estreito (MA), na forma da Lei 10.520/02, onde deverão ser adquiridos o Edital e seus anexos até três dias úteis que antecede a Abertura dos envelopes no valor de 100,00 (cem reais), onde poderão ser Obtidos esclarecimentos adicionais, de 2ª a 6ª feira, no horário das 08:00 as 12:00 horas. Estreito (MA), 30 de Junho de 2010. Osvaldo Silva da Costa - Presidente da CPL.

São Luís-MA, Quinta-feira, 1º de Julho de 2010 PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMA CAMPOS AVISO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS Nº. 006/2010 O Município de Lima Campos - MA, através da Prefeitura Municipal de Lima Campos, por meio da Comissão Central de Licitação, torna público aos interessados que, com base na Lei nº 8.866/93 e alterações posteriores, fará realizar às 08:00h (oito horas) do dia 15 de julho de 2010, licitação na modalidade Tomada de Preços nº 006/2010, sob a forma de execução indireta e regime de empreitada por preço global, do tipo menor preço, tendo por objeto a contratação de empresa de engenharia para execução dos serviços de recuperação de estradas vicinais no Município de Lima Campos-MA, de interesse desta Administração Pública. A presente licitação será realizada na sala da Comissão Central de Licitação, situada na Av. JK, s/n, Centro, Lima Campos-MA,de 2ª a 6ª feira, no horário das 08:00h (oito horas) às 12:00h (doze horas). O edital e seus anexos estão a disposição dos interessados no endereço supra, de 2ª a 6ª feira, no horário das 08:00h (oito horas) às12:00h (doze horas), onde poderão ser consultados gratuitamente ou obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 50,00 (cinqüenta reais) feito, exclusivamente, através de Documento de Arrecadação Municipal. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço ou pelo telefone (99) 3646-1309. Lima CamposMA, 30 de Junho de 2010. ELIETE TOMAIS GOMES - Presidente da CPL. FEDERAÇÃO DE UMBANDA E CULTOS AFRO-BRASILEIROS DO ESTADO DO MA EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO ASSEMBLEIA GERAL (EXTRAORDINÁRIA) A Federação de Umbanda do MA e Culto Afros Brasileiros do Estado do MA PELO PRESENTE EDITAL, convoca os seus filiados para sua Assembléia Geral, ordinária (extraordinária) que será realizada no dia 31 de Julho de 2010, às 16 horas, na sede provisória, localizada na Rua São João, n.º 80, bairro Barreto, nesta cidade, onde estarão em pauta os seguintes assuntos. ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE E MESA DIRETORA , São Luís (MA), 31 de Junho de 2010. GENNERVAL MARTIMIANO MOREIRA LEITE PRESIDENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMON COORD. GERAL DE CONTROLE DAS LICITAÇÕES PUB. DO MUNICÍPIO AVISO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS 004.005/2010 A Coordenadoria Geral de Controle das Licitações Públicas do Município, torna público que realizará licitação na modalidade Concorrência 004.005/2010 tipo menor preço global, abertura marcada para o dia 06/07/10, esta adiada para o dia 09/ 07/2010 às 8h00. Objeto: Recuperação de Pavimentação em pedra paralelepípedo em vias urbanas no município de Timon - MA. Fonte de recursos: Convênios. Local: Praça São José S/N Centro na sede da Prefeitura Municipal de Timon. Adquirir edital mediante comprovação de recolhimento de taxa R$ 50,00, c/c 14.7559 CPL/PMT Banco do Brasil - Ag. 2726-X / Timon-MA. Outras informações: fone 099-3212-1500 Sala da Coordenação de Controle de Licitações, Prefeitura Municipal de Timon - Praça São José, s/nº, Centro. e-mail: lydia35@gmail.com. TOMADA DE PREÇOS 004.006/2010 A Coordenadoria Geral de Controle das Licitações Públicas do Município, torna público que realizará licitação na modalidade Concorrência 004.006/2010 tipo menor preço global abertura marcada para o dia 06/07/10, esta adiada para o dia 09/07/ 2010, às 10h00. Objeto: Construção de Pavimentação em pedra paralelepípedo em vias urbanas no município de Timon - MA. Fonte de recursos: Convênios. Local: Praça São José S/N Centro na sede da Prefeitura Municipal de Timon. Adquirir edital mediante comprovação de recolhimento de taxa R$ 50,00, c/c 14.755-9 CPL/PMT Banco do Brasil - Ag. 2726-X / Timon-MA. Outras informações: fone 099-3212-1500 Sala da Coordenação de Controle de Licitações, Prefeitura Municipal de Timon Praça São José, s/nº, Centro. e-mail: lydia35@gmail.com. TOMADA DE PREÇOS 004.007/2010 A Coordenadoria Geral de Controle das Licitações Públicas do Município, torna público que realizará licitação na modalidade Concorrência 004.007/2010 tipo menor preço global, abertura marcada para o dia 07/07/2010 esta adiada para o dia 12/ 07/10, às 8h00. Objeto: Recuperação de Campos de Futebol no município de Timon - MA. Fonte de recursos: Convênios. Local: Praça São José S/N Centro na sede da Prefeitura Municipal de Timon. Adquirir edital mediante comprovação de recolhimento de taxa R$ 50,00, c/c 14.755-9 CPL/PMT Banco do Brasil - Ag. 2726-X / Timon-MA. Outras informações: fone 099-3212-1500 Sala da Coordenação de Controle de Licitações, Prefeitura Municipal de Timon - Praça São José, s/nº, Centro. email: lydia35@gmail.com. TOMADA DE PREÇOS 004.008/2010 A Coordenadoria Geral de Controle das Licitações Públicas do Município, torna público que realizará licitação na modalidade Concorrência 004.008/2010 tipo menor preço global, abertura marcada para o dia 07/07/2010 esta adiada para o dia 12/ 07/10, às 10h00. Objeto: Recuperação de Estrada Vicinal no município de Timon MA. Fonte de recursos: Convênios. Local: Praça São José S/N Centro na sede da Prefeitura Municipal de Timon. Adquirir edital mediante comprovação de recolhimento de taxa R$ 50,00, c/c 14.755-9 CPL/PMT Banco do Brasil - Ag. 2726-X / Timon-MA. Outras informações: fone 099-3212-1500 Sala da Coordenação de Controle de Licitações, Prefeitura Municipal de Timon - Praça São José, s/nº, Centro. email: lydia35@gmail.com. Timon-MA, 17 de junho de 2010. Maria Lidia de Araújo Nascimento - CGCLPM PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE MÉDICI AVISO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS N° 006/2010 A PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE MÉDICI, através da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL, instituída pela Portaria nº 001/2010, de 04 de janeiro de 2010, torna público que realizará licitação na MODALIDADE: Tomada de Preços; TIPO: Menor Preço por Empreitada Global; OBJETO: Contratação de empresa para a execução dos serviços de recuperação da estrada vicinal da BR 316 ao Povoado Abaixadinho, deste Município. DATA DE ABERTURA: 19/07/2010; HORÁRIO: 9h30min; LOCAL: Sala de Reuniões da CPL, situada a Travessa do Congresso, 181, centro, Presidente Médici/MA; BASE LEGAL: Lei nº. 8.666/93 e suas alterações, Convênio 185/2010-DEINT. AQUISIÇÃO DO EDITAL: O Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados no endereço supra, de 2ª a 6ª feira, no horário das 08h00min às 12h00min horas, onde poderão ser consultados e/ ou obtidos. ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS: No mesmo endereço, pelo Fone: (98) 3326-1116, e e-mail: cplpmedici@hotmail.com. Presidente Médici - MA, 01 de JULHO de 2010. AVISO DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2010 A Prefeitura Municipal de Presidente Médici, através da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL, instituída pela Portaria nº 001/2010, de 04 de janeiro de 2010, torna público para conhecimento dos interessados a Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios, diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações, destinado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, considerando o disposto no artigo 21 da Lei nº 11.947/ 2009 e na Resolução CD/FNDE nº 38/2009. O Edital estabelecendo as condições e demais informações necessárias à participação poderá ser retirado na Sala de Reuniões da CPL, situada a Travessa do Congresso, 181, centro, Presidente Médici/MA, e a documentação de habilitação e o Projeto de Venda deverão ser entregues até as 15h00min horas do dia 19/07/2010, no mesmo endereço supracitado. ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS: No mesmo endereço, pelo Fone: (98) 3326-1116, e e-mail: cplpmedici@hotmail.com Presidente Médici-MA, 01 de Julho de 2010. Aldacir Costa Ericeira - Presidente da CPL


11 P

O

L

Í

C

I

A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

BRONCAS

CRIME DE ENCOMENDA

Presos pistoleiros que planejavam matar ex-prefeito de Bom Lugar do político maranhense. A PRF relatou que, como tinha a informação repassada pelo delegado, estava na BR135, fazendo abordagens em veículos com três ou mais homens dentro. Em uma delas, pararam os três paraenses, que se mostraram bastante nervosos. Ao pedir a documentação para a vistoria, a Polícia desconfiou de documentos falsos. Os documentos estavam novos como se fossem tirados recentemente. Eles foram conduzidos para a delegacia da Vila Embratel (16° DP). De lá, os presos foram conduzidos para a Superintendência Estadual de In-

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam na noite de terça-feira, 29, os paraenses Antônio Alves do Espírito Santo (dirigia o Corsa branco), Heloike Mendes Pereira e Felipe Mendes Pereira. Informações levantadas pela Polícia indicam que eles foram contratados para assassinarem o ex-prefeito Marcos Miranda, do município Bom Lugar (MA). O policial rodoviário Clemilton da Costa Correa disse que a PRF teria recebido uma ligação do delegado do município de Bom Lugar, Jader José Silva Alves, contando sobre o possível atentado contra a vida

vestigações Criminais (SEIC), na avenida Beira-Mar, onde passaram a ser investigados. FUGITIVOS PERIGOSOS - No decorrer das investigações foi constado que Heloike Mendes Pereira e Felipe Mendes Pereira não eram irmãos e também usavam documentos falsos. A verdadeira identidade de Heloike Mendes Pereira é Hilgo Valério Araújo dos Anjos, natural do município de Porto Grande, Estado do Amapá. Já Felipe Mendes Pereira é, na verdade, Misael Mendes Pereira, o "Neguinho", natural do município de Breves, no Estado do Pará. Hilgo Valério e Ne-

guinho são fugitivos da Penitenciária de Berol, no Amapá. Segundo informações da Polícia, os dois pistoleiros receberiam pela morte do exprefeito Marcos Miranda a importância de R$ 15 mil e os revólveres das mãos de um homem identificado, até agora, apenas como Nilton. Quando era prefeito, Marcos Miranda foi vítima de atentado, levando três balaços, quando abastecia seu carro num posto de combustível na estrada de Bacabal. Até o fechamento desta edição, os pistoleiros continuavam sendo investigados pelos homens da SEIC.

O detento Idavisson Lima Xavier, o "Cara de Bruxa" foi assassinado a facadas, por volta das 10h da noite desta terça-feira, 29, na área interna do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Segundo a Assessoria da Secretaria de Estado de Segurança Pública, a vítima foi assassinada por quatro homens identificados como Alex Garcia Mauro Silva, Isael Caetano de Araújo, Valternilson Costa Frazão e Josenilson Rodrigues Bandeira. O quarteto teria serrado a cela da ala B e se dirigiu a cela A onde se encontrava o "Cara de Bruxa". O bando executou o presidiário com uma sessão de facadas. Um dos golpes atingiu as vísceras da vítima que ficaram expostas. O corpo de Idavisson Lima Xavier se encontra no Instituto Médico Legal (IML). Os acusados pelo homicídio foram conduzidos para a delegacia da Vila Embratel, aonde foram autuados em flagrante. De acordo com as informações os quatro presos já vinham ameaçando de morte Idavisson. Em revista feita na penitenciária houve a separação entre os presos de São Luís com os do interior do estado.

Flávio Júlio Pacheco, o ‘Orelhinha’ ras na pedra do necrotério do o velório e sepultamento, que HMDM à espera do rabecão deverá acontecer por todo o do IML. Depois dos exames dia de hoje num dos cemitéride praxe, o cadáver da vítima os da Capital maranhense. VINGANÇA - Ainda de foi entregue aos familiares para

acordo com as informações, há um ano atrás, Orelhinha tentou matar Di Menor, que escapou e esperou o momento certo para se vingar. Ontem, Di Menor decidiu matar o inimigo e pôs seu plano em marcha. Orelinha, que estaria trabalhando como feirante, ao avistar o inimigo, tentou se esconder pulando vários açougues. Mas não escapou da fúria de Di Menor. Foi executado sem piedade, a tiros. Depois, o assassino saiu em disparada na moto, na companhia do comparsa, tomando rumo desconhecido. A Polícia esteve no local e depois diligenciou para localizar e prender o assassino, sem lograr êxito.

Encontrada ossada de empresário desaparecido Foto: Edilson Julião

Detento é assassinado a facadas na Penitenciária de Pedrinhas

Foto: Edilson Julião

‘Di Menor’ executa inimigo com três tiros Executado a tiros, ontem, por volta das 10hs, em frente à feira da Liberdade, Flávio Júlio Pacheco, o "Orelhinha", de 28 anos, morador da Rua Jaçi, casa 07, naquele bairro, que tinha uma rixa antiga com Alisson de Jesus, o "Di Menor". Segundo informações passadas aos plantonistas do Hospital Municipal Djalma Marques - o Socorrão I, a vítima "Di Menor", em companhia de um comparsa desconhecido, numa moto, desferiu três tiros em Orelinha, que caiu gravemente ferido. Ele foi socorrido e levado às pressas ao HMDM, onde chegou já sem os sinais vitais. O corpo de Orelhinha ficou por várias ho-

São Luís-MA, Quinta-feira, 1º de Julho de 2010

Local onde foi achado o corpo do empresário. No detalhe Aquiles Batista Há doze dias, o empresá- Bairro do Turu. divulgar, através do DNA e arrio Aquiles Batista Vieira, de Aquiles Batista sumiu no cada dentária, se o cadáver é 52 anos, morador da aveni- dia 18 de junho. Desde então, ou não do empresário Aquiles da Rio Una, casa s/nº, cen- familiares percorriam hospi- Batista Vieira. tro, município de Morros tais, delegacias e IML à proUm irmão da vítima, que (MA), estava desaparecido. cura de notícias do desapa- pediu para não ser identificaOntem, por volta das 13hs, recido. A penosa peregrina- do, esteve ontem no Plantão populares encontraram um ção, lógico, não apresentava Central da Beira-Mar providencadáver carbonizado (só a resultado positivo. Ontem, fa- ciando a documentação para ossada, com partes do es- miliares do empresário fize- início do trabalho do IML. Inqueleto separadas), uma ram o reconhecimento do ca- formações fidedignas dão consandália e uma carteira de dáver e não resta dívida que o ta que o Delegado Nordman identidade com o nome do corpo é do empresário. Ribeiro está tomando proviempresário, em um matagal Agora, o Instituto Médico dências no inquérito policial já atrás do Motel Le Baron, no Legal (IML) tem vinte dias para em andamento.

Polícia prende dois após tentativa de assalto em Presidente Dutra Uma parceria das Polícias Militar e Civil, no município de Presidente Dutra, distante cerca de 300 km da capital, efetivou a prisão de Francisco das Chagas Alves Lima, o "Neném", e de Roberto Lavor de Sousa, na terça-feira (29), após frustrado assalto a agência dos Correios da cidade. A dupla foi enquadrada no crime de roubo qualificado, de acordo com o artigo 157, do Código Penal Brasileiro (CPB). O delegado titular da 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Francisco Sales Taveira de Oliveira, afirmou que "Neném" e Roberto de Sousa invadiram a agência dos Correios no final do expediente, fazendo dois funcionários reféns. A partir de então, moradores avisaram a Polícia Militar, que fez a negociação com os assaltantes para a liberação dos reféns até as 20h. "Neném" e Roberto Lavor de Sousa foram presos pelos policiais militares e encaminhados para a Delegacia, onde ocorreu a prisão em flagrante. Com a dupla, foram apreendidos dois revólveres calibre 38.

Jovem leva várias facadas no Arraial do Viva do Ipase O jovem Vagner Silva dos Santos, de 22 anos, foi esfaqueado no pescoço, na noite desta terça-feira, no Arraial do Viva do Ipase. De acordo com a polícia, a vítima, que é morador do bairro, teria se desentendido com Alan Medeiros da Silva, de 19. Alan, que também mora no Ipase, é o principal acusado de ter particado o crime. Segundo a polícia,populares viram a vítima sendo esfaqueada no pescoço pelo acusado. Vagner foi socorrido por moradores que estavam presente. A vítima foi encaminhada para o Hospital Djalma Marques (Socorrão I) Após socorrerem a vítima, a população acionou a viatura de número 960, que ao chegar no local saiu em busca de Alan, que foi preso. O acusado foi apresentado ao Plantão Central da Beira-Mar (PCBM).

PRF prende cinco pessoas em rodovias federais no Maranhão A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, nas últimas horas, cinco pessoas em rodovias federais que cortam o Estado, quatro delas por portarem documentos falsos. Em Pedrinhas, no Km 14 da BR-135, agentes da PRF prenderam Antônio Alves do Espirito Santo - condutor de um veículo Corsa, de placas HPV 0865 (MA) -, Heloike Mendes Pereira e Felipe Mendes Pereira - passageiros do mesmo veículo -, por portarem documentos falsos e suspeitos de serem contratados para executarem um homicídio no município de Bom Lugar. A ocorrência foi encaminhada à delegacia de Polícia Civil em São Luís. Em Porto Franco, no Km 56 da BR-010, Luciano Alves Damasceno, condutor de um veículo de placas EJH 0615 (SP), foi detido por portar e apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsificada. A ocorrência foi encaminhada à delegacia de Polícia Civil local. E em Porto Franco, no Km 125 da BR-010, a PRF prendeu Antônio Silva Araújo, por conduzir, um automóvel Uno, de placas JTP 1079 (PA), em estado de embriaguez alcoólica. A ocorrência foi encaminhada à delegacia de Polícia Civil de Estreito.

Ex-policial é assassinado a tiros no bairro do Olho D´Água O ex-policial Benedito Correa Cavalcanti foi assassinado a tiros, ontem à noite, 29, no bairro do Olhod´Água. Segundo informações, o crime foi praticado por dois homens em uma moto nas proximidades do Sesc-Olho D´Água. O ex-policial transitava em uma moto naquela área quando foi abordado por dois homens, que também estavam de moto. Eles dispararam dois tiros contra a vítima que morreu no local. A polícia trabalha com a possibilidade de vingança ou queima de arquivo. Benedito Cavalcanti é acusado de ser o executor da morte do policial militar Robert Barros Cutrim, 26 anos, do 9º Batalhão da Polícia Militar, no dia 4 de junho, no bairro do Coroado. O ex-policial chegou a ser detido e conduzido para o Plantão da Rffsa, mas foi liberado por falta de provas. A polícia chegou a prender um homem, identificado por Jader Santos Galhoso, de 25 anos, acusado de ser o mandante do assassinato do policial Robert Cutrim. De acordo com informações da polícia, Benedito Cavalcanti e Jader Santos Galhoso são suspeitos também de envolvimento com o tráfico de drogas. OUTRO HOMICÍDIO - Na Vila Embratel, Antônio Raimundo dos Santos, 28 anos, foi assassinado a pauladas, garrafadas e pedradas durante uma briga. A autoria e a motivação do crime ainda não foram reveladas pela polícia.

Leia Atos e Fatos na Internet www.atosefatos.jor.br


PRETO

12G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Quinta-feira, 1º de Julho de 2010

SUPERANDO EXPECTATIVAS

São João de muito trabalho e diversão para grupos folclóricos Nos últimos dias dos festejos juninos, integrantes das manifestações da cultura popular maranhense agitam, com ânimo, os arraiais do "São João do Maranhão, a mais bonita festa popular do Brasil", promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura (Secma). A cada nova apresentação, um show encanta com as coreografias e sonoridade das brincadeiras. A alegria tomou conta de espaços nos bairros João de Deus e Fátima. Cada grupo cumpre uma jornada diária com várias apresentações. "Hoje já dançamos em três lugares, além daqui [Viva Vinhais]. Nossa média é de quatro apresentações por noite", revelou a índia guerreira do Bumba Boi Encanto da Ilha, Mariane Pinto. A dançarina contou que, apesar do número de apresentações, o prazer suplantava o cansaço. "Estamos satisfeitos com esse São João. É um dos mais organizados dos últimos tempos e, por isso, ficamos mais felizes a cada nova apresentação. Estamos nos sentindo valorizados", contou. Outro exemplo de dedicação é o vaqueiro de fita de 81 anos do Boi São Cristóvão de Viana, Ignácio Souza. Participante da brincadeira há mais de vinte anos, ele disse que a grande motivação para

MERENDA E SC OLAR EM FFAL AL TA ESC SCOLAR ALT Desde o inicio de 2009 que os alunos das escolas municipais de Pirapemas vêm sofrendo muito com a falta de merenda. Esta situação se agrava ainda mais quando a maioria das escolas é obrigada a liberar os alunos cerca de uma hora e meia mais cedo, provocando a perda de conteúdos, fato que contribui para um rendimento inferior ao desejado para a classe. Talvez os alunos e os pais não saibam que a merenda é um direito deles, garantido por Lei, e é obrigação da Gestão Municipal o fornecimento mensal aos aluno de todas as idades, sendo que o Governo Federal, através MEC, envia os repasses regularmente. A gestão atual se justifica afirmando que os repasses estão bloqueados, tentando jogar a culpa na gestão anterior, e reconhece a falta de merenda. Mas já se passaram um ano e meio e o problema não foi resolvido. Por sua vez, a Câmara de Vereadores e a população afirmam que os recursos estão vindo regularmente.agora Veja quem está com a razão observe os comparativos abaixo:

Muita animação no arraial do Viva Bairro aguentar noites de correria e está sendo uma grande festa. cansaço é o prazer no que se Há compromisso de todos os faz. "Todos da brincadeira têm que estão fazendo o São João a boa vontade em apresentar e isso colabora com os festeo melhor para as pessoas que jos", ressaltou. estão assistindo. Fazemos Esse acordo de comprotudo isso também pela tradi- missos, segundo a supervisora do Arraial do Angelim, Nair ção que seguimos", contou. SALDO POSITIVO - Na úl- Barata, é que está possibilitima noite de programação dos tando a realização de um Espaços Vivas da cidade, co- grande São João. "Só para ter ordenadores e supervisores de uma idéia, aqui no bairro os programação e palco analisa- coordenadores do Viva reserram de forma positiva a tem- varam um espaço exclusivo porada junina. Para a supervi- para que os carros das brinsora do Viva Vinhais, Marléia cadeiras pudessem estacioMendonça, a organização das nar tranquilamente", disse. festas juninas deste ano su- Segundo ela, não há probleperou as expectativas. "Tudo ma que não seja prontamen-

de Fátima te resolvido. "Temos o apoio da polícia, que tem feito a segurança e está aqui todos os dias, para que o horário de encerramento seja respeitado", acrescentou. No Viva Jaracaty, a presidente da União de Moradores do bairro, Rosa Maria, foi a porta voz da comunidade ao ressaltar a satisfação em ter recebido, pela segunda vez, a programação oficial do Governo do Estado. "Essa iniciativa é um estímulo para o bairro, porque muitos não têm acesso a outros espaços para assistir as brincadeiras", disse.

EM PIRAPEMAS DINHEIRO PÚBLICO É JOGADO FORA

Inauguração da pediatria da Fundação Jorge Dino Com mais capacidade de atendimento e internação, uma brinquedoteca novinha em folha, mais consultórios, piso especial, tudo planejado pela Fundação Antonio Jorge Dino para receber as crianças com mais conforto e tecnologia. Este é o cenário na nova Unidade Pediátrica do Instituto Maranhense de Oncologia, que será inaugurada às 16 horas desta quinta-feira, com a presença da gerente de projetos do Instituto Ronald McDonald, Claudia Lócio, e do presidente da Associação Brasileira de Franqueados da Rede McDonald´s, Edmundo Massoni. Dona Enide Dino, presidenta da FAJD, prepara com carinho um grande evento.

Gestor de Pirapemas, Eliseu Moura Do inicio de 2009, até agora, foram jogados pelo ralo mais de 1 milhão de reais. Dinheiro que melhoraria a qualidade de vida do povo de Pirapemas, visto que, deveria ser aplicado no município, em obras que beneficiariam os próprios pirapemenses, mas, por falta de interesse ou por descuido com o dinheiro público, vários convênios que já haviam sido firmados foram PERDIDOS, pois suas vigências já se esgotaram sem que nada fosse construído. São exemplos desses convênios o que pavimentaria com blockets as ruas do Sol, do Campo I, do Campo II e Travessa Antonio Dino (Nº. SIAF 313093) no valor de R$ 394.200,00, que foi iniciado na gestão anterior e paralisada pela atual gestão e o valor já foi totalmente liberado. Há também o que construiria a estrada entre os povoados Tabuleiro e Espinheira (Nº. SIAF 704681) no valor de R$ 649.703,81, seriam 21,3km de estrada que iriam beneficiar vários povoados, facilitando o deslocamento dos seus moradores. No entanto, este valor nem foi sacado, devendo ser devolvido ao Governo Federal por falta de atuação da administração municipal. Os dois convênios venceram no último dia 30, como informa o Portal da Transparência.

PREFEITURA DE PIRAPEMAS NÃO PRE STA C ONT AS À C ÂMARA PRES CONT ONTAS CÂMARA Até o dia 30 de junho de 2010 a Prefeitura Municipal de Pirapemas não havia apresentado cópia de suas prestações de contas à Câmara Municipal para ficar à disposição da sociedade, assim impossibilitando o exame dos gastos do primeiro ano de mandato da atual gestão. Será que isso é uma maneira de encobrir algo. Todos lembram do relatório da CGU que tem 186 páginas de irregularidades só em seis meses, imaginem o que deve ter em um ano. Está explicado por que não apresentar as contas na Câmara.

Jornal do dia 1/07/52010  

atosefatos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you