Page 1

ATOS E FATOS São Luís-MA, Terça-feira, 8 de Fevereiro de 2011

Ano XXIII - número 2.678

E-mail: jornalatosefatos@yahoo.com.br

PREÇO R$ 1,00 Outros Estados R$ 1,50

EM CONFRONTO COM O GTA

DOIS BANDIDOS SÃO MORTOS APÓS ASSALTO AO BRADESCO O GTA, em operação conjunta com a polícia da cidade de Chapadinha (260 km da capital), entrou em confronto com assaltantes na região, ontem, e 0 saldo foi positivo para a polícia maranhense, que matou dois dos três bandidos durante troca de tiros. Um terceiro assaltante foi baleado, mas fugiu. Os corpos dos assaltantes mortos devem chegar ao Instituto Médico Legal, onde serão identificados. PÁGINA 10

Políticos NA SAÚDE fazem defesa do secretário Luís Fernando

Ricardo Murad tem apoio do Governo e da Oposição

CASO DOS SUPLENTES

Câmara desrespeita STF e não empossa Chiquinho Escórcio

Secretário Ricardo Murad durante a chegada para tomar posse

O novo secretário de Saúde do Estado, deputado Ricardo Murad, garantiu, ontem, durante sua posse, que vai centrar todos os esforços para entregar os 72 hospitais espalhados pelo interior

Secretário Luís Fernando UDES CRUZ - Página 2

do Estado. Na Secretaria da Saúde, Murad foi homenageado com festa e recebeu declarações favoráveis de governistas e oposicionistas. PÁGINAS 3 e 7

Polícia Militar prenderam três homens (foto) que ocupavam um automóvel Gol, cor preta, placa HPU-7804 (MA-São Luís), estacionado em atitude suspeita na avenida dos Portugueses, próximo ao Hospital da Mulher.

Denarc ‘estoura’ ponto de venda de drogas no Barreto Foto: Edilson Julião

Serviço de Inteligência tira traficantes de circulação

Foto: Edilson Julião

P O L Í C I A

Lucienir Campos, a ‘Tita’,

PÁGINA 10

Polícia prende vigilante com dezenas de pedras de crack PÁGINA 10

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou ontem (7) que vai continuar dando posse aos suplentes de deputados licenciados seguindo a lista dos mais votados dentro das coligações e não dos partidos. A decisão vai contra liminares recentes concedidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que determinaram a posse de suplentes do mesmo partido do deputado que se licenciou. Com isso, o maranhense Chiquinho Escórcio (foto) não será empossado no lugar de Pedro Novais. PÁGINA 3

PM prende homem suspeito de matar o próprio irmão PÁGINA 10

CPI da Fapema não vai sair do papel UDES CRUZ Página 2


2G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Terça-feira, 8 de Fevereiro de 2011

Coluna UDES CRUZ, veiculada nos jornais ATOS E FATOS e O QUARTO PODER, bem como em outros portais A REELEIÇÃO DEVE CONTINUAR Na euforia da vitória de Arnaldo Melo e sentindo-se como uma expressão política, o deputado Rogério Cafeteira anunciou que iria liderar um movimento para acabar com a reeleição na Assembleia Legislativa. Foi chamado pelo seu presidente, que o repreendeu e observou que evitasse qualquer outro comentário sobre o assunto. Os novos membros da mesa diretora do parlamento estadual nem bem começaram a administração, já alimentam o sonho da reeleição diante da possibilidade de um quadro que poderá se desenhar na área do executivo. Roseana Sarney tem projeto em ser candidata ao Senado Federal, Washington Oliveira poderá ser candidato a deputado federal ou permanecer no governo de acordo com o jogo de interesse do grupo político liderado pela família Sarney. A hipótese de um presidente do legislativo vir a assumir o governo não é totalmente inviabilizada, mas somente virá a ser concretizada, naturalmente pelo parlamentar que estiver no exercício da presidência e a confiança que o grupo poderá ter nele. Até lá muitos entendimentos surgirão, muito jogo de cintura será costurado e a conjuntura política poderá ser uma totalmente diferente da que é pensada atualmente. Os sonhos são muitos, as dificuldades residem em transformá-los em realidade.

O GOVERNO E MOVIMENTO SINDICAL RURAL O governo atual e todos os demais que o antecederam, sempre se mostraram indiferentes às problemáticas do meio rural, principalmente quando se trata da agricultura familiar e a produção de alimentos. Nos últimos dois Gritos da Terra, o Movimento Sindical Rural, liderado pela Fetaema, entregou ao Governo do Estado pautas de reivindicações que visam a garantia de direitos para a produção de alimentos, destacando-se a moradia, assistência técnica, estradas, armazéns, escolas, postos de saúde, insumos básicos e o respeito à dignidade de homens e mulheres. A primeira sinalização surgiu quando o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural foi finalmente transferido para a Sedapro para ser direcionado à pequena agricultura. Uma outra determinação que poderá ser posta imediatamente em prática, trata da transferência da Sagrima para a Sedapro, do cooperativismo, do associativismo e do Conselho de Desenvolvimento Rural. Caso as transferências sejam concretizadas, o governo atenderá mais uma reivindicação do Movimento Sindical Rural, faltando a implementação de programas sociais e uma reparação urgente no orçamento da Sedapro. Para Francisco Sales de Oliveira, presidente da Fetaema, de pouco ou nada vai adiantar a transferência dos segmentos para a Sedapro, se não houver um orçamento compatível com as ações que se fazem necessárias para mudar a realidade no campo. O Maranhão é hoje um dos poucos Estados da Federação em que não há incentivos para a produção de alimentos pela agricultura familiar. Todos os governos que apóiam a pequena agricultura conseguiram mudar as suas realidades no campo, destacou Chico Sales.

Políticos defendem Luís Fernando

O

fato de ter repercu tido, em artigo, o que disseram alguns deputados sobre falta de diálogo entre eles e os secretários da Casa Civil e da Articulação Política, do governo Roseana, no episódio da eleição da Assembléia Legislativa, me fez receber telefonemas de amigos que duvidam da palavra dos parlamentares. Principalmente, no que se referia ao ex-prefeito Luis Fernando (foto). Meus interlocutores estranham que somente com os deputados, e logo com os deputados, o ex-prefeito Luis Fernando tenha se negado a dialogar. A mim, garantiram mais de dois prefeitos que o secretário da Casa Civil, nalgumas vezes, ele próprio, retorna ligações, em seu celular, para ouvir reivindicações. Levando-me ao tempo em que ele era secretário de estado ou, mais recentemente, na Prefeitura de Ribamar, o dr. Luis Fernando recebia e ouvia atentamente as colocações que fazíamos sobre sua administração. Assim, não relutei em concordar com os políticos que me telefonaram.

REPRE SENT ANDO REPRESENT SENTANDO O PT C EM BRASÍLIA PTC

VIOLÊNCIA ASSUSTA A POPULAÇÃO O elevado número de assassinatos na capital, os manjados assaltos a coletivos e a volta dos assaltos a bancos no interior seriam problemas da maior seriedade e preocupação para as autoridades, se houvessem respostas imediatas e eficazes por parte do aparelho policial com ações preventivas e repressivas. Falar de roubos e furtos no cotidiano, já estão banalizados e ninguém está perdendo tempo em denunciar em razão de nada adiantar. Entendo que o momento exige um posicionamento do Governo do Estado, através do Secretário de Segurança Pública e do Comandante da Polícia Militar. Discursos evasivos, retaliações, perseguições não constroem nada, e o tempo perdido para ferir a honra, a sensibilidade das pessoas e a destruição, poderia perfeitamente ser utilizado para garantir os direitos dos cidadãos de ir e vir.

CANDIDATOS À SUPERINTENDÊNCIA DO INCRA Muito embora o PT e o PMDB tenham definido que somente a partir de março é que começarão a definir os cargos federais no Maranhão. A corrida é bastante acelerada nos bastidores. Não é segredo dentro do PT local, que Joãozinho do PT, José Inácio Rodrigues e um desconhecido professor Segisnando estariam pleiteando a Superintendência do Incra.

RICARDO MURAD RETORNOU À SAUDE O deputado Ricardo Murad retornou ontem à Secretaria de Estado da Saúde. Com a determinação que lhes é inerente, pretende concluir as obras de mais de 70 hospitais em todo o Estado e colocá-las em funcionamento. As dificuldades que poderá encontrá-las residem em que algumas prefeituras não queiram participar da administração e aplicação de recursos do SUS nas unidades hospitalares.

A CPI QUE NASCE MORTA

Enquanto a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores-PT definiu que o posicionamento do partido será de compor o bloco do Governo do Estado, na Assembléia Legislativa, a banda do PT que não atende aos apelos dos Sarney já pensa em criar uma CPI da FAPEMA. Os contra Sarney querem pegar pela perna os petistas que foram agraciados com bolsas de estudos naquela fundação, que é parte da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

A CPI que o PT contra Sarney pensa criar para investigar os critérios que nortearam a distribuição de bolsas a petistas e não petistas, já nasce morta. Servirá apenas como forma de denunciar petistas ligados ao sarneysismo. Porque aprovada, ela não será. Nem a própria bancada do PT, na Assembléia Legislativa, fechará, na sua totalidade, com a idéia.

EUCLIDE S NET OE EUCLIDES NETO OS VEREADORES O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Euclides Moreira Neto, tocou o dedo em vespeiro, ao criticar o vereador Ivaldo Rodrigues. Bateu de frente com mais da metade dos vereadores de São Luis. Ávidos, eles querem a cabeça do assessor de Castelo. Pior para Euclides é que Castelo não tem uma boa convivência com os vereadores.

POLÍTICOS MOSTRAM FORÇA DE RICARDO

Vice-presidente nacional do Partido Trabalhista CristãoPTC, o ex-deputado Edivaldo Holanda (foto), está em Brasília, onde representa o presidente nacional da sigla, Daniel Tourinho, em debates relativos à formatação de uma pauta sobre a posição do PTC diante da reforma eleitoral que será posta em discussão no Congresso Nacional. No final de semana, Edivaldo Holanda, que também é presidente do PTC, no Maranhão, estará em São Luis.

DIREITOS HUMANOS: MARANHÃO SERÁ DENUNCIADO O Maranhão está entre os Estados que serão denunciados a organizações internacionais por desrespeito aos direitos humanos. A decisão é da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A violência exacerbada praticada pela Secretaria de Segurança Pública contra homens e mulheres indefesos, além de se constituir em covardia é também uma demonstração clara de que o Poder Público é um dos grandes fomentadores da violência. Com exceção da OAB, do Ministério Público e da Defensoria Pública, várias entidades que se intitulam defensoras dos direitos humanos e da dignidade de homens e mulheres estão em profundo silêncio bastante comprometedor. Será que na Assembleia Legislativa do Estado existe pelo menos um deputado capaz de ir a tribuna para se solidarizar com as vítimas? É uma pergunta que se faz necessária.

BRIGA ANUNCIADA NO PT

PAÇO SEM ASSE SSORIA ASSESSORIA Se a prefeitura de Paço do Lumiar vinha enfrentando problemas com relação à imagem da chefe do executivo, eles vão aumentar, agora, com a decisão de acabar com sua assessoria de comunicação. Faltou assessoria para evitar que decisão tão exdrúxula fosse tomada.

TADEU P ALÁ CIO PALÁ ALÁCIO E PEREIRINHA O ex-prefeito Tadeu Palácio, atual secretário de Turismo do estado, é tido como o principal nome que o grupo da governadora Roseana Sarney tem, no PMDB, para disputar a sucessão municipal de 2012. Por isso, há quem especule que esteja sendo articulada a presença do presidente da Câmara Municipal de São Luis, Isaias Pereirinha, numa chapa encabeçada por Tadeu Palácio.

O deputado Ricardo Murad (foto) provou que é um político forte. A sua posse na Secretaria da Saúde, ontem, reuniu governistas e oposicionistas, que não deixaram de declarar a esperança de melhorias para os municípios do Maranhão. Pelo visto, foi melhor para Ricardo ser secretário do que presidente da Assembleia.

GUTERRES COM OB ÃO MINIS TRO LLOB MINISTRO OBÃ O secretário de Minas e Energia, Ricardo Guterres (foto), esta em Brasília, onde conversa com o ministro Edison Lobão sobre assuntos da sua pasta. Ele apresentará ao ministro algumas idéias e projetos que já elaborou com objetivo do governo Roseana implantar no Maranhão.

Convocados da Educação deverão apresentar exames à Perícia Médica Os 606 excedentes de concurso público para professor convocados pelo Governo do Estado semana passada deverão comparecer, desta quartafeira (9) até o dia 22 deste mês (dias úteis), à Superintendência de Perícias Médicas do Estado para apresentação de

exames atualizados, conforme exigido em edital. Para facilitar o trabalho de recepção dos exames na Superintendência de Perícias Médicas (localizada na Avenida Magalhães de Almeida, 167, Centro, ao lado do Camelódromo), a Secretaria de

Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) informa que serão atendidas 60 pessoas por dia, obedecendo a ordem de chegada. O atendimento terá início às 8h30. Os convocados deverão apresentar os seguintes exames: hanseníase baciloscopia,

vídeo laringoscopia, raio x do tórax, parasitologia de fezes, sumário de urina, hemograma completo, lipidograma total, sorologia para lues, eletroencefalograma, eco dopplercardiograma, glicemia em jejum, além de atestado de sanidade mental emitido por psiquiatra.


3P

O L Í T I C A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Terça-feira, 8 de Fevereiro de 2011

ESCÓRCIO ESTÁ FORA

Marco Maia afirma que vai empossar suplentes de coligações O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PTRS), afirmou ontem (7) que vai continuar dando posse aos suplentes de deputados licenciados seguindo a lista dos mais votados dentro das coligações e não dos partidos. A decisão vai contra liminares recentes concedidas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que determinaram a posse de suplentes do mesmo partido do deputado que se licenciou. "Vamos continuar cumprindo a lei, que estabelecem que os suplentes são da coligação. A Câmara continua com

esse entendimento", afirmou Maia. O presidente da Câmara disse inclusive que as liminares só serão cumpridas depois de um processo interno. "A corregedoria da Casa fará uma análise [da liminar]. Não podemos tirar o direito de defesa de um deputado." Segundo Maia, a decisão não é uma afronta ao Supremo, é apenas a "utilização de um critério universal". A interpretação do Supremo sobre a posse dos suplentes começou no julgamento de uma liminar em dezembro de 2010, quando por 5 votos a 3, decidiu pela convocação do

Grupo trabalha consenso na Famem com nome de Lisboa A nove dias da eleição para a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), as ações de bastidores estão bastante movimentadas. Ontem à tarde, reuniram-se, na sede da entidade, os dois principais candidatos, Júnior Marreca, de Itapecuru e Zé Mário, de São João dos Patos. Acompanhados de membros de suas respectivas chapas e de assessores, discutiram a possibilidade de consenso, sem chegarem a um denominador comum. Um dos participantes da reunião sugeriu um consenso em torno do nome do atual presidente da entidade, Raimundo Lisboa, prefeito de Bacabal, que poderia ser lançado para a reeleição.

"O Lisboa vem fazendo um excelente trabalho, modernizou a entidade, através da informática, planejou muita coisa que antes era impensável, realizou cursos, seminários, nos orientou em todos os sentidos, através da Escola de Gestão. Por mim, ele deveria repetir o mandato, assinalou um prefeito da região da Baixada. Outro gestor municipal destacou uma das principais características de Lisboa que é a conciliação, para defender o nome dele para a reeleição. Ouvido, Lisboa não quis comentar o assunto, enfatizando que a Famem é um órgão extremamente democrático e que tudo o que acontecer é por conta da decisão da maioria de seus membros.

suplente do mesmo partido na substituição do deputado Natan Donadon (PMDB-RO). A alegação é a regra de fidelidade partidária imposta pelo próprio STF, em 2007, segundo a qual o mandato pertence ao partido e não ao parlamentar. Até agora, porém, as decisões foram concedidas em caráter liminar, sem julgamento de mérito. Na sexta-feira, a ministra Carmem Lúcia decidiu que os suplentes Humberto Souto (PPS-MG) e Carlos Victor (PSB-RJ) devem assumir as cadeiras dos licenciados Alexandre Silveira (PPS-MG) e

Ivaldo Rodrigues pede imediata exoneração de Euclides da Func Por ter se sentido agredido com declarações do presidente da Func (Fundação Municipal de Cultura), Euclides Moreira, publicadas em veículos de comunicação e por uma nota assinada pelo mesmo ncaminhada ao PDT solicitando a sua expulsão do partido, o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), fez um contundente pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na manhã de ontem, (07), dizendo-se indignado e pedindo ao prefeito João Castelo a imediata exoneração do dirigente da Func. O parlamentar pedetista afirmou que Euclides Moreira "é um despreparado, um desqualificado, que não tem sensibilidade política, e é lamentável que um homem como ele em um lugar estratégico tenha a insensatez, e não te-

Ricardo Murad na Saúde tem apoio de Governo e Oposição Com uma grande festa, o deputado Ricardo Murad (PMDB) reassumiu na manhã de ontem (7) o comando da Secretaria de Saúde, logo após cerimônia reservada no Palácio dos Leões, comandada pela governadora Roseana Sarney. Além de Ricardo e familiares, participaram do ato o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, o secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, lideranças comunitárias e outras personalidades. A chegada de Ricardo à sede da secretaria foi muito animada. Ele quase não consegue descer do carro. Foi logo cercado por repórteres, deputados, prefeitos e correligionários. Presente à festa, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, disse acreditar que Ricardo fará um grande trabalho como secretário da Saúde.

Cerca de 500 pessoas o aguardavam na entrada do prédio. O som dos aplausos da multidão se misturava ao de fogos de artifício. Alguns servidores ainda cantaram a música "Eu voltei", de Roberto Carlos, cujo refrão diz: "Eu voltei agora é pra ficar/Por que aqui, aqui é meu lugar". "Estamos felizes com seu retorno", dizia uma das faixas na entrada do prédio colocada pelos funcionários. COM APOIO DE ALIADOS E ADVERSÁRIOS

"Temos de nos reiventar. A partir de agora Ricardo Murad está dedicado 24 horas para a saúde. Estamos tocando um dos maiores projetos do país, que é da construção de 72 novos hospitais. O José Márcio fez um trabalho extraordinário. Senhores prefeitos, nós vamos ser parceiros. Não vim pra cá para resolver os problemas das unidades de

Alexandre Cardoso (PSB-RJ). O problema é que a Câmara já deu posse a João Bittar (PR-MG) e Dr. Carlos Alberto (PMN-RJ), tendo por base a seqüência das coligações. Desde o ano passado, o suplente de deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB), tenta tomar posse. Ele agora quer a vaga do colega Pedro Novais (PMDB), que está como ministro do Turismo. No lugar de Novais, assumiu o suplente da coligação, Davi Alves Silva Júnior (PR). Escórcio está contestando esse posicionamento da Câmara Federal no STF.

saúde, mas para dar ao Maranhão um sistema de saúde pública", disse o deputado Ricardo Murad. Os prefeitos, inclusive os adversários do governo Roseana, aprovaram a volta de Ricardo para a secretaria. Enquanto o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, do PSDB, disse que Ricardo Murad "é muito determinado e quando esteve na pasta, pela primeira vez, teve um carinho enorme por Imperatriz", o prefeito de Caxias, Humberto Coutinho, outro adversário do Governo, garantiu que "Caxias espera que ele faça um grande trabalho pela saúde do Maranhão". Já o prefeito Henrique Salgado, do município de |Pindaré, também adversário do Governo Roseana, chegou a dizer que "ele nunca deveria ter saído da secretaria. Foi a melhor coisa que aconteceu para os prefeitos".

nha equilíbrio para tratar com o parlamento". Ele fez essa afirmação para enfatizar estar indignado, e que com a crítica dirigida a sua pessoa como vereador, a Câmara Municipal também tenha sido atingida, ao tempo que pediu o apoio de seus colegas "para que não seja desmoralizado, pois se eu for a Câmara também vai ser desmoralizada". Ivaldo Rodrigues disse ainda que da sua parte foi feita uma crítica construtiva sobre o corte dos recursos financeiros destinados ao Carnaval, ao tempo que lembrou ter falado que a Func deveria ser transformada em uma Secretaria de Cultura, "pois nada mais justo que um município como São Luís tenha a sua Secretaria de Cultura, já que a cidade é detentora de uma grande diversidade cultural".

Audiência na Câmara debate problemáticas na educação Por solicitação da vereadora Rose Sales (PCdoB), através do requerimento nº 674/2010 aprovado em plenário, a Câmara Municipal de São Luís realiza nesta terça-feira, (08), às 8h30, uma audiência pública para tratar sobre as problemáticas existentes na Rede Municipal de Educação, que "implicam na qualidade do processo de ensino e aprendizagem, gerando perdas significativas à vida dos educandos das modalidades do ensino infantil à educação de jovens e adultos, oriundos da camada popular, e, aos profissionais de educação no seu fazer educativo cotidiano", justifica a parlamentar comunista. Foram convocados para a audiência pública os secretários Municipal de Educação, Suely Tonial; de Administração, Maria Margareth Reis; da Fazenda, José Mário Bittencourt Araújo; de Governo, Albertino Leal, e o procurados do Município de São Luís, Francisco Coelho. Já como convidados participarão o promotor de Educação, Paulo Avelar, a procuradora estadual Virgínia Saldanha, representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Defensoria Pública da União, Controladoria Geral da União, lideranças sindicais e sociais e prestadoras de serviço de transporte escolar com pagamentos em aberto.

Por Djalma Rodrigues

djalrodrigues@bol.com.br

Ricardo garante entregar os 72 hospitais agora O novo secretário de Saúde do Estado, deputado Ricardo Murad, garantiu, ontem, durante sua posse, que vai centrar todos os esforços para entregar os 72 hospitais espalhados pelo interior do Estado, que garantiu quando esteve à frente da pasta pela primeira vez, em 2008. Por conta da promessa que não foi cumprida, Murad até hoje é alvo de gozação por parte dos adversários. Ele quer ultrapassar esse obstáculo, já que há quem diga que a promessa de Ricardo teria sido um ato puramente eleitoreiro.

Apenas três municípios do MA têm aterro sanitário (I) Entre os problemas que o Brasil enfrenta em relação à preservação do meio-ambiente, está a gestão do lixo e a sua destinação final. Levantamentos recentes, de acordo o Ministério Público, mostram que 70% dos municípios brasileiros têm destinações inadequadas dos resíduos sólidos. No Maranhão, o cenário também é complicado: apenas três municípios afirmam ter aterro sanitário como destino do lixo recolhido no local.

Apenas três municípios do MA têm aterro sanitário (II) O dado do Maranhão foi revelado em um levantamento realizado pelo Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural (Caouma). O relatório de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Estado do Maranhão mostra a situação de 127 municípios do Estado, que se dispuseram a responder os questionários enviados pelo Ministério Público. Outros 90 não se manifestaram.

Apenas três municípios do MA têm aterro sanitário (III) De acordo com o relatório, além dos três municípios que afirmam ter aterro sanitário - destino aceitável para os resíduos que não podem ser aproveitados -, 102 dizem ter apenas "lixões" como unidade de disposição final dos resíduos, um percentual de 80,3% dos municípios. No Brasil, 50,8% dos municípios afirmam ter esse tipo de destino final para o lixo. "O cenário é superior à média brasileira, o que aponta a necessidade de medidas eficazes para a sua reversão", diz o promotor de Defesa do Meio Ambiente e responsável pelo Caouma, Luís Fernando Barreto.

Apenas três municípios do MA têm aterro sanitário (IV) Alguns municípios afirmam, ainda, ter outro tipo de destino para o lixo, como o aterro controlado e a queima. "Atualmente, o único destino aceitável para o lixo é o aterro sanitário, mas o que vemos que é ele quase inexiste no país e, principalmente, no Maranhão", comenta Fernando Barreto. No total dos municípios que prestaram informações, 97,7% trabalham como disposição inadequada dos resíduos sólidos.

A Assembléia Legislativa realizou, ontem, uma sessão relâmpago. Quase nada foi discutido. &&& O presidente do Legislativo Estadual, Arnaldo Melo, ainda não anunciou nenhum dos membros de sua diretoria. &&& Nos bastidores, muitos jornalistas estão se articulando para ocupar a Diretoria de Comunicação da AL. &&& O vereador Ivaldo Rodrigues vem pegando pesado com o presidente da Func, Euclides Moreira Neto.


4G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís vai sediar Congresso Internacional de Turismo Congresso do Skal Internacional será realizado em São Luís de 30 de março a 3 de abril de 2012. O anúncio foi feito, ontem (7), durante abertura do 41º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil que está acontecendo, esta semana, a bordo do navio Costa Serena, que está fazendo tour pela costa brasileira. Participam do congresso, a presidente no Brasil, do Skal Internacional, Ana Carolina Medeiros - que é maranhense - e o secretário de Estado de Turismo, Tadeu Palácio, além de profissionais ligados ao setor. O Skal é uma organização internacional representado por associações filiadas em 90 países do mundo livre. A instituição reúne transportadores, agentes de viagens, hoteleiros, organizadores de eventos, organismos oficiais de turismo, mídia especializada, dentre outros segmentos que compõem o trade turístico mundial.

De acordo com Ana Carolina Medeiros, a escolha de São Luís para sediar o evento mostra os novos rumos do turismo no Maranhão, "Nosso estado vive hoje um grande momento no turismo, estamos muito felizes em levar o congresso para o nosso Estado". ANIVERSÁRIO DA CIDADE - De acordo com Tadeu Palácio, a realização do congresso é importante para São Luís porque acontecerá no ano em que a cidade vai completar 400 anos. "Estamos trabalhando para realização de uma grande festa de aniversário de nossa cidade, o que inclui também a captação de grandes eventos, a exemplo do congresso do Skal", comemorou Tadeu Palácio. O secretário lembrou que, além dos 400 anos, São Luís completará 15 anos como cidade Patrimônio da Humanidade. "A proposta é inclui atividades para movimentar o turismo maranhense atraindo visitantes", assinalou Tadeu Palácio.

Banco do Brasil prorroga inscrições de concurso O Banco do Brasil prorrogou as inscrições do concurso público para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, que exige nível médio completo. O concurso abrange 48 cidades dos Estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe. O salário é de R$ 1.280,10, mais gratificação semestral de 25%, paga mensalmente. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais. A convocação dos aprovados respeita a demanda da instituição financeira e também o prazo de validade do concurso, que é de um ano, prorrogável por igual período. O edital informa que ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas seleções 2007/002, 2008/ 002 e 2009/001, até o término de suas vigências (12/ 09/2011, 20/06/2012 e 16/ 07/2011, respectivamente). Do total de vagas que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade da seleção externa, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência. As inscrições devem ser feitas até as 14h de 9 de fevereiro pelo site www.concursos fcc.com.br ou em postos de inscrição listados no edital, das 9 às 12h e das 13h às

17h. A taxa é de R$ 40. A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 20 de março. As provas serão aplicadas nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá (no Acre), Macapá (no Amapá), São Luís, Pinheiro, Bacabal, Imperatriz, Balsas, Presidente Dutra, Caxias, Chapadinha (no Maranhão), Alta Floresta, Barra do Garças, Cuiabá, Cáceres, Juína, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Tangará da Serra (em Mato Grosso), Recife, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Serra Talhada, Petrolina (em Pernambuco), Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano (no Piauí), Natal, Mossoró (no Rio Grande do Norte), Porto Velho, JiParaná, Vilhena (em Rondônia), Boa Vista, Rorainópolis (em Roraima), Aracaju, Estância, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto e Capela (em Sergipe). Na segunda-feira (4), o Banco do Brasil lançou outro concurso para os Estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná. A prova foi aplicada no domingo (6). A organizadora também é a Fundação Carlos Chagas. A instituição também organizou o último concurso do banco realizado no ano passado, para o interior de São Paulo. FUNDADOR: Udes Lemos da Cruz

DIRETORA GERAL Nonata Marques

SUPERINTENDENTE Jorge Luis Raiol

EDITOR Djalma Rodrigues E-mail: atosefatos@elo.com.br O jornal Atos e Fatos é uma publicação da COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDA Redação e parque gráfico-Avenida Guaxenduba - nº 285 Centro - Fone: 3254-0597-CEP-65015-560 CNPJ. 23.671.134/0001-30

São Luís-MA, Terça-feira, 8 de Fevereiro de 2011

CUSTO DE VIDA

Imesc divulga valor da cesta básica em São Luís O preço da cesta básica em São Luís, no mês de janeiro, apresentou a mesma tendência de acréscimo registrada em 14 das 17 capitais brasileiras em que o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realiza a pesquisa. De acordo com dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), o valor da cesta deste mês foi de R$ 188,89 - valor superior em R$ 2,62 em relação ao mês de dezembro de 2010. Segundo o presidente do Imesc, Fernando Barreto, dos 12 produtos que compõem a cesta, seis sofreram acréscimos em seus preços médios, o tomate (30,5%), óleo (5,9%), leite (3,8%), açúcar (2,7%), arroz (1,7%) e banana (1,6%). "Três produtos apresentaram redução. O café, com -24,3%; o feijão, com -9,5% e a carne com 5,8%", contabilizou. Para adquirir os produtos que compõem a cesta, o trabalhador que ganha até um salário mínimo comprometeu 37,0% de sua renda e toman-

Preço da cesta básica em São Luís, no mês de janeiro, aumentou do por base uma jornada de trabalho de 220 horas mensal, ele necessitou trabalhar 81 horas e 29 minutos para obter esses produtos. Portanto, afirmou o presidente do Imesc, "sobram apenas 63,0% do seu salário para outras despesas como habitação, vestuário, transporte e lazer". COMPARATIVO - Foi detectado também acréscimo no preço da cesta básica em

Brasília (9,41%), Fortaleza (5,25%), Rio de Janeiro (3,94%), Aracaju (3,91%), Salvador (3,86%), Florianópolis (3,54%), Vitória (3,41%), Belo Horizonte (3,34%), João Pessoa (3,07%), Goiânia (2,98%), Natal (2,17%), Manaus (1,48%), Belém (1,09%) e Porto Alegre (1,01%). As capitais Curitiba, São Paulo e Recife sofreram redução de -2,79%, -1,47% e -0,32%,

Sedel leva esporte e lazer ao Bairro do Desterro

Crianças e adolescentes participam do programa "Maranhão Feliz", da Sedel A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) promove, neste sábado (12), a segunda ação do "Programa Maranhão Feliz". Desta vez, a Sedel desenvolverá um dia de atividades esportivas e de lazer no Bairro do Desterro, em São Luís. O evento, denominado de "Desterro Feliz", começa às 8h30 O objetivo do "Desterro Feliz" é criar um envolvimento entre a Sedel e a comunidade do Desterro utilizando, para isso, a prática esportiva. De acordo com o chefe do Departamento de Lazer da Sedel, Gilmário Pinheiro, é importante destacar que este tipo de ação promovida pela secretaria tem a função de atender toda a comunidade e

qualificação de profissionais. Ações como esta são parte de um grande projeto do governo e da Sedel de levar esporte recreativo e o lazer às comunidades maranhenses. Este projeto visa uma grande abrangência no estado. "É um novo momento do lazer que também trata da qualificação de profissionais numa multiplicação atendendo às comunidades mais carentes" explicou Gilmário Pinheiro. Dentre as atividades programadas pela Sedel para o "Desterro Feliz", destacamse o futebol de travinha, basquete, vôlei, peteca, futsal, tênis de mesa, jogo de damas, dominó, xadrez, jogo de botões, queimado, capoeira e recreação.

Gilmário Pinheiro destacou que o "Desterro Feliz" também vai abrir espaço para atividades artísticas e culturais existentes no Bairro do Desterro. MARANHÃO FELIZ - O "Programa Maranhão Feliz" foi iniciado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer no dia 29 de janeiro. Na ocasião, a Sedel promoveu "Liberdade Feliz", ação destinada para a comunidade do Bairro da Liberdade. O evento reuniu crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais. Assim como o "Liberdade Feliz" e o "Desterro Feliz", a Sedel pretende dá continuidade a este programa a outros bairros de São Luís e no interior do estado durante todo o ano.

respectivamente. Os valores registrados foram de São Paulo (R$ 265,25), Manaus (R$ 255,80), Brasília (R$ 255,65), Porto Alegre (R$ 254,70), Rio de Janeiro (R$ 252,24), Vitória (R$ 250,26), Florianópolis (R$ 246,58), Belo Horizonte (R$ 244,12), Goiânia (R$ 241,59), Curitiba (R$ 237,17), Belém (R$ 288,55), Natal (R$ 200,21) e Aracaju (R$ 182,76).

Aposentados reivindicam agência bancária em João Lisboa A vereadora e sindicalista Maria Rodrigues Araújo, a Maria do Sindicato, protestou ontem contra a decisão que obrigou aposentados e pensionistas a sacar os benefícios previdenciários nas agências do banco Bradesco, em João Lisboa. Antes, os benefícios eram feitos na agência do banco do Brasil. "O Bradesco venceu a licitação para gerenciar as contas dos beneficiários do INSS. Contudo não dispõe de estrutura e nem agência em nossa cidade, apenas um banco postal dos Correios que não suporta a grande demanda da comunidade joãolisboense", explica ela, que reivindica à superintendência do banco Bradesco no Maranhão a urgente instalação de uma agência na cidade de João Lisboa. Maria do Sindicato assinala que os aposentados e pensionistas serão obrigados a deslocar-se para as cidades de Senador La Rocque ou Imperatriz, para conseguir sacar o benefício, correndo riscos de assaltos. "Temos muitos idosos que não têm condições de se locomover todos os meses para essas cidades", frisa. Ela manifestou também preocupação em relação aos riscos que estarão sujeitos os idosos com a chamada "saidinha bancária", bem como a falta de estrutura do banco postal do Bradesco, localizado na praça do Mercado, e que expõe idosos ao sol e chuva.


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

Horários: 2ª, 3ª e Sábado - 8:00 às 12:00

(098) 8895-4518

“KK Cabeleireiros” Venha conferir nossa inauguração! Manicure e pedicure, colorimetria, escova definitiva, escova marroquina, corte, depilação etc...

Endereço: Rua 04 n° 21 - Alto Pinho Contatos: (98) 8835-7565

Deleicious Salgados Sa do lgado ces , b s em olo ge s, e ral etc , ...

CCE - CENTURY - GARANTECH TRATAR COM REGIANE CONTATO: 8825-8102 E-MAIL: 1303@hotmail.com


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

A

LUGA-SE APARTAMENTO TIPO (KITNE TE) NO COHATRAC IV: SALA, COZINHA AMERICANA, QUARTO E BANHEIRO. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO!!!

**TRATAR COM CARLOS: 88134970**


7G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

São Luís-MA, Terça-feira, 8 de Fevereiro de 2011

Site: atosefatos.jor.br

NOVA MISSÃO

Governadora empossa Ricardo Murad na Secretaria de Saúde A governadora Roseana Sarney assinou a nomeação de Ricardo Murad como secretário de Estado de Saúde, em reunião, ontem (7), no Palácio dos Leões. Logo depois, na sede da SES, ele foi empossado no cargo em solenidade com presença de prefeitos, secretários estaduais, servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e deputados estaduais e federal. A solenidade no Gabinete da governadora contou com a presença de familiares de Murad (incluindo a mulher, Teresa Trovão Murad, ex-deputada estadual); o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; e do ex-secretário de Saúde, José Márcio Leite. Presentes, também, os deputados estaduais Manoel Ribeiro e Max Barros; e os secretários da Casa Civil, Luís Fernando Silva; da Articulação Política, Hildo Rocha; chefe da Casa Militar, José Vieira; e da Comunicação, Sérgio Macedo. A governadora agradeceu a dedicação de José Márcio Leite e anunciou a nomeação dele para a Fundação Hospitalar do Maranhão, que vai gerir toda a rede de atendimento do estado, e para o Conselho de Desenvolvimento do Estado. Na mesma fala anunciou a indicação de Manoel Ribeiro como líder do Governo na Assembleia Legislativa (AL). O presidente da AL, Arnaldo Melo, reafirmou o seu propósito de formar uma base

Governadora assina a nomeação de Ricardo Murado para a Saúde forte e coesa em favor da go- aquilo que a população espe- soma e união e que os municívernabilidade. José Márcio ra". Murad destacou que tra- pios têm a mesma responsaagradeceu as demonstrações balhará em sintonia com os bilidade que o Estado, daí a de confiança da governadora, prefeitos municipais e com o importância do trabalho em conjunto. "Eu não vim para cá e Ricardo Murad disse que apoio da Assembleia. O secretário afirmou que fi- para resolver só o problema das aposenta temporariamente sua ação política para retomar cará totalmente dedicado às unidades de saúde do estado, sua atividade administrativa questões da secretaria. "Trans- vim para dar ao Maranhão um em favor do programa de Saú- firo todas as minhas atividades modelo de saúde pública dige atribuições políticas ao depu- no de seu povo, para que a pode do Governo do Estado. SAÚDE É VIDA - Na sole- tado líder do governo, Manoel pulação possa ter um atendinidade realizada na SES, Ri- Ribeiro e ao líder do bloco, de- mento de saúde de qualidade", cardo Murad disse que dará putado Stênio Resende. Saú- declarou. "Nós não vamos traprioridade absoluta para a con- do o presidente da Assembleia, balhar só, quero os prefeitos do clusão do programa Saúde é Arnaldo Melo, que tem a res- meu lado, no meu gabinete, Vida, considerado o maior na ponsabilidade de conduzir o Le- para juntos colocarmos em práárea de saúde pública da his- gislativo para que o governo tica o maior programa de saútória do Maranhão, com a inau- possa desempenhar as suas de pública da História do Maguração de 72 novos hospitais. ações; passo, agora, a me de- ranhão", completou. O presidente da AssemA Secretaria, segundo dicar exclusivamente para cumanunciou Murad, passará por prir o programa de saúde, este bléia, Arnaldo Melo, destacou que a saúde é um setor imporuma reforma estrutural, "para é o meu compromisso". Ao falar para os prefeitos, tante para o estado e é impresque se torne mais rápida e eficiente e possa desenvolver ele destacou que saúde é cindível que o governo conte

com o apoio do legislativo para agilizar os projetos que chegarem à Casa. "Estaremos lá inteiramente empenhado nessa missão. O Ricardo Murad é um homem trabalhador, ágil nas suas ações, determinado e eu não tenho dúvida que a Secretaria de Estado de Saúde está em ótimas mãos". O presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Raimundo Lisboa, louvou a iniciativa da governadora Roseana Sarney de reconduzir Ricardo Murad para a Secretaria de Saúde. "Queremos aqui, em nome de todos os municípios maranhenses, desejar sucesso nessa nova empreitada", disse.

BALANÇO - O trabalho feito pelo ex-secretário José Marcio Leite, enquanto esteve à frente da Secretaria, foi elogiado por todos os presentes. Ao entregar o cargo ele agradeceu a governadora pela confiança depositada nele e disse que a secretaria está com suas finanças equilibradas e as endemias estão sob controle. Marcio Leite agradeceu o apoio dos prefeitos, deputados e vereadores durante sua missão na SES e adiantou que será nomeado pela governadora Roseana Sarney como presidente da Fundação Hospitalar do Estado do Maranhão, "que será outra missão onde cuidará da rede de hospitais".

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DO MATO - MA AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2011 - CPL. A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL, torna público que realizará às 09:00 horas do dia 21 de fevereiro de 2011, na Praça 10 de Novembro - Centro, município de Lagoa do Mato, Licitação do tipo Menor Preço Global, para Contratação de Empresa para Aquisição de Material Gráfico para os Órgãos da Prefeitura Municipal, na forma da Lei n. 10.520/02 e subsidiariamente nos termos da Lei Nº 8.666/ 93 com alterações posteriores. Este Edital e seus anexos estão a disposição das 10:00 às 15:00 horas, no endereço acima citado, onde poderão ser consultados gratuitamente, ou obtido mediante o recolhimento da importância de R$ 80,00 (oitenta reais), feito, exclusivamente, através de depósito na conta da Prefeitura no Banco do Brasil. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço. PREGÃO PRESENCIAL Nº- 002/2011 - CPL A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL, torna público que realizará às 09:00 horas do dia 22 de fevereiro de 2011, na Praça 10 de Novembro - Centro, município de Lagoa do Mato, Licitação do tipo Menor Preço Global Por Lote, para a Aquisição de Gêneros Alimentícios para Alimentação Escolar visando a manutenção das Atividades da Educação Básica no município, na forma da Lei nº 10.520/02 e subsidiariamente nos termos da Lei Nº 8.666/93 com alterações posteriores. Este Edital e seus anexos estão à disposição das 10:00 às15:00 horas, no endereço acima citado, onde poderão ser consultados gratuitamente, ou obtido mediante o recolhimento da importância de R$ 80,00 (oitenta reais), feito, exclusivamente, através de depósito na conta da Prefeitura no Banco do Brasil. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço. PREGÃO PRESENCIAL Nº- 003/2011 - CPL A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL, torna público que realizará às 11:00 horas do dia 22 de fevereiro de 2011, na Praça 10 de Novembro - Centro, município de Lagoa do Mato, Licitação do tipo Menor Preço Global Por Lote, para a Aquisição de Material Didático e de Expediente para as Escolas da Educação Básica, visando a manutenção das atividades da Educação Básica do município de Lagoa do Mato, na forma da Lei nº 10.520/02 e subsidiariamente nos termos da Lei Nº 8.666/93 com alterações posteriores. Este Edital e seus anexos estão à disposição das 10:00 às15:00 horas, no endereço acima citado, onde poderão ser consultados gratuitamente, ou obtido mediante o recolhimento da importância de R$ 80,00 (oitenta reais), feito, exclusivamente, através de depósito na conta da Prefeitura no Banco do Brasil. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço. PREGÃO PRESENCIAL Nº- 004/2011 - CPL A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL, torna público que realizará às 13:00 horas do dia 22 de fevereiro de 2011, na Praça 10 de Novembro - Centro, município de Lagoa do Mato, Licitação do tipo Menor Preço Global Por Lote, para a Aquisição de Material Hidráulico, visando a Manutenção das Atividades do Sistema de Abastecimento de Água do município de Lagoa do Mato, na forma da Lei nº 10.520/02 e subsidiariamente nos termos da Lei Nº 8.666/93 com alterações posteriores. Este Edital e seus anexos estão à disposição das 10:00 às15:00 horas, no endereço acima citado, onde poderão ser consultados gratuitamente, ou obtido mediante o recolhimento da importância de R$ 80,00 (oitenta reais), feito, exclusivamente, através de depósito na conta da Prefeitura no Banco do Brasil. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço. PREGÃO PRESENCIAL Nº 005/2011 - CPL. A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL, torna público que realizará às 15:00 horas do dia 22 de fevereiro de 2011, na Praça 10 de Novembro - Centro, município de Lagoa do Mato, Licitação do tipo Menor Preço Global Por Lote, para Contratação de Empresa para Manutenção em Veículos Automotores de Propriedade desta Prefeitura Municipal, na forma da Lei n. 10.520/02 e subsidiariamente nos termos da Lei Nº 8.666/93 com alterações posteriores. Este Edital e seus anexos estão a disposição das 10:00 às 15:00 horas, no endereço acima citado, onde poderão ser consultados gratuitamente, ou obtido mediante o recolhimento da importância de R$ 80,00 (oitenta reais), feito, exclusivamente, através de depósito na conta da Prefeitura no Banco do Brasil. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço. Lagoa do Mato, 07 de fevereiro de 2011. JEAN CARLOS AIRES DA SILVA - Presidente da CPL

V

endo terreno, sendo 2 lotes juntos, em Barreirinhas, bairro Amapá, medindo 552,48m2 total.

Valor R$ 24.000 ,00 24.000,00 Obs: Aceito carro ou propostas.

CONTATO: 8886-4925 / 8835-1718


8G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 213/ 2011 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que JOSÉ DE JESUS OLIVEIRA FILHO, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Pedreiro, filho de José de Jesus Oliveira e de Joselina Almeida Oliveira, residente e domiciliado nesta Capital, e EDVANIA DE JESUS ARAUJO, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Do Lar, filha de Maria Tereza de Jesus Araujo e de xxxx. xxxx. xxxx., Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 07 de Fevereiro de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 205/ 2011 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que CARLOS MAGNO ALVES DE CARVALHO, de nacionalidade Brasileira, estado civil Comerciante, filho de José de Ribamar Carvalho Carvalho e de Magali Alves de Carvalho, residente e domiciliado nesta Capital, e ROSEANE AGUIAR MENEZES, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Aux. de Limpeza,filha de Carlos Alberto Pinto de Sá Menezes e de Maria da Graça Aguiar Menezes, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 07de Fevereiro de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 218/ 2011 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que RONALD EMANOEL COSTA LIMA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Analista de sistema, filho de Raimundo Nonato Viana Lima e de Isabel Maria Costa Lima, residente e domiciliado nesta Capital, e ANA GABRIELLA ASSIS DUARTE, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Psicóloga, filha de Aluisio Antonio dos Santos Duarte e de Rosimere Assis Duarte, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 07 de Fevereiro de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 217/ 2011 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que LUZINALDO COLINS ALGARVIO, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Bombeiro militar, filho de Loreci Crispim Algarvio e de Edna Colins Algarvio, residente e domiciliado nesta Capital, e SEBASTIANA BARBOSA MACHADO, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Autônoma, filha de Sebastião Chaves Machado e de Isaura Barbosa Machado, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 07 de Fevereiro de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 216/ 2011 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que MARCELO CLEITON CANTANHEDE MARINHO, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Instrutor de Informática, filho de Lázaro Ribeiro Marinho e de Domingas Marta Cantanhede, residente e domiciliado nesta Capital, e OSMARIA SILVA ARAUJO, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Op. de Telemarketing, filha de Osmar Alves de Araujo e de Maria Silva Araujo, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 07 de Fevereiro de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº212/ 2011 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que JURACI JANSEN DOS SANTOS, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Vigilante, filho de Zacarias Lima dos Santos e de Lindalva Margarida Jansen dos Santos, residente e domiciliado nesta Capital, e REGINA DOS SANTOS SILVA, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Comerciária, filha de José Ribamar da Silva e de Vitalina dos Santos Silva, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentálo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 07 de Fevereiro de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 211/ 2011 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que BRAZ FERREIRA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Aposentado, filho de Raimunda Ferreira e de xxxx. xxxx. xxxx., residente e domiciliado nesta Capital, e MARIA DE FATIMA SANTOS DINIZ, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Lavradora, filha de Justino Diniz e de Gregoria Freitas Santos Diniz, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 07 de Fevereiro de 2011. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 133/ 2011 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que ANTHONY DE SOUSA DIAS,de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Comerciário, filho de Antonio Lessa Dias e de Maria do Nascimento de Sousa, residente e domiciliado nesta Capital, e ADENILDE GARRETO SILVA, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Do Lar, filha de Raimundo Silva e de Maria das Dores Garreto Silva, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 07 de Fevereiro de 2011.

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Terça-feira, 8 de Fevereiro de 2011

CAPACITAÇÃO

Jovens ribamarenses recebem certificados de cursos profissionalizantes Em cerimônia realizada na quadra do Colégio Patronato, mais de dois mil jovens do município de São José de Ribamar receberam certificados de conclusão de cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente no Caminhão da Juventude, projeto pioneiro no Maranhão criado e mantido pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB). A solenidade, comandada pelo próprio Gil Cutrim, também contou com as participações dos vereadores Nonato Lima (PP), Djalma (PSL) e Marlene Monroe (PTB); do presidente do Senac/Ma e da Federação do Comércio do Estado do Maranhão (Fecomércio), José Arteiro da Silva; do procurador de Justiça, Eduardo Nicolau; do diretor regional do Senac/Ma, José Airton Lopes; secretários municipais; além de várias outras lideranças políticas e comunitárias da cidade. Lançado em agosto do ano passado, o projeto Caminhão da Juventude, que é executado com recursos próprios da Prefeitura, é uma ação pioneira que funciona como uma escola itinerante profissionalizante gratuita, promovedora da inclusão digital e que tem como objetivo capacitar os jovens ribamarenses visando inseri-los, de forma mais rápida e eficiente, no concorrido mercado de trabalho. Até o momento, mais de dois mil jovens ribamarenses, das regiões da Sede (duas etapas), Parque Vitória, Vilas, Maiobinha, Jardim Tropical (duas etapas) e Panaquatira, já foram PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPECURU-MIRIM-MA AVISO DE LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2011. A Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim/ MA torna público que realizará licitação na forma da Lei 10.520 de 17 de julho de 2002, na modalidade Pregão Presencial do tipo menor por lote. OBJETO: Aquisição de Material de Expediente, Limpeza e Gêneros alimentícios para suprir as necessidades das Secretarias no exercício de 2011. DATA DE ABERTURA: 18/02/2011 às 10:00 hs. DOCUMENTOS E PROPOSTAS serão recebidos na data da abertura na sala da Comissão de Licitação localizado na Rua do Sol, n° 257- Centro. O Edital e seus Anexos estão à disposição dos interessados mediante taxa no valor de R$ 30,00 (trinta reais) através de depósito em qualquer agencia do Banco do Brasil S.A. conta corrente nº 12988-7, Agência 0562-2, estamos disponível no horário das 08:00 às 12:00h, Itapecurumirim, 03 de fevereiro de 2011. Antônio Carlos Silva Araújo - Pregoeiro. PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BENTO ERRATA DE AVISOS DE LICITAÇÃO Prefeitura Municipal de São Bento informa aos interessados que os AVISOS DE LICITAÇÃO, publicados no Jornal ATOS E FATOS, SEÇÃO *********, PAGINA *****, em ****.****.2011: ONDE SE LÊ: "PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2011" LEIASE: "PREGÃO PRESENCIAL Nº 15/ 2011"; ONDE SE LÊ: "PREGÃO PRESENCIAL Nº 11/2011" LEIA-SE: "PREGÃO PRESENCIAL Nº 16/2011"; ONDE SE LÊ: "PREGÃO PRESENCIAL Nº 12/2011" LEIA-SE: "PREGÃO PRESENCIAL Nº 17/2011". ROSIANE NASCIMENTO SOARES CASTRO. PREGOEIRA, São Bento-Ma, 07 de fevereiro de 2011.

capacitados, gratuitamente, com cursos profissionalizantes de excelência no atendimento, excelência em vendas, unhas decoradas, habilidades gerenciais, introdução ao processamento de dados, sistema operacional, processador de texto e noções básicas de Internet. O projeto Caminhão da Juventude funciona da seguinte forma: O laboratório de informática (com 12 computadores interligados à Internet), assim como o espaço para a realização dos cursos profissionalizantes, que também possui computadores interligados à Internet, foi instalado no container de um caminhão baú de 13 metros de comprimento, que foi totalmente adaptado e climatizado para receber bem os jovens. Até a próxima sexta-feira, o Caminhão ficará instalado no Cohatrac V, onde estão sendo capacitados mais 300 jovens. "Nosso objetivo é encerrar o ano de 2011 capacitando mais de 3.500 jovens. A juventude de São José de Ribamar pode ter a certeza de que esta administração, além de ampliar o trabalho do Caminhão, continuará desenvolvendo importantes ações direcionadas para qualificar os jovens do nosso município", afirmou Gil Cutrim. Formada no curso de ha-

Gil Cutrim entregou certificados para os estudantes capacitados no Caminhão da Juventude bilidades gerenciais, a estu- cado de trabalho", disse. dante Elda Raquel da Costa Avaliação semelhante fez fez questão de agradecer o José Arteiro da Silva. "O Caapoio que o prefeito Gil Cu- minhão da Juventude serve de trim está dando aos jovens da exemplo para todo o Maracidade. "O prefeito Gil inves- nhão. É uma iniciativa que te na juventude oferecendo a demonstra que, quando o gesoportunidade de capacitação tor público tem compromisso, e, conseqüentemente, uma é possível transformar a realiinserção mais rápida no mer- dade dos jovens". PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº. 210660.014/2011 TOMADA DE PREÇOS Nº: 014/2011 MODALIDADE DE CLASSIFICAÇÃO: MENOR PREÇO GLOBAL. OBJETO: Contratação de empresa para prestação dos serviços de assessoria e consultoria contábil, nas secretarias de Planejamento e Finanças, Desenvolvimento, Trabalho Social, Educação, Fundo Municipal de Saúde-FMS, Fundo Municipal de Combate a Pobreza. DATA DA ABERTURA: 25/02/2011 HORARIO: 07h30min ENDEREÇO: AV. MUNDICO MORAIS, S/N° - CENTRO - MATÕES - MA. AQUISIÇÃO DO EDITAL: Poderá ser consultado e adquirido com a Comissão Permanente de Licitação no horário de 08h00min às 13h00min, de Segunda a Sexta - Feira. Pelo valor de R$ 100,00 (Cem reais), pagos através de DAM (Documento de Arrecadação Municipal); DEMAIS INFORMAÇÕES: Poderão ser adquiridas no telefone 99-3576-1160, via correio eletrônico: pmm.licitacoes@hotmail.com e também com a Comissão de Licitação no horário e endereço retro mencionados nesta publicação. Matões-MA, 07 de fevereiro de 2011. Publique-se. HAIRLAN FERREIRA SOARES - Presidente da CPL


9E

S

P

O

R

T

E

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

FUTEBOL

Novo Peixe Pedra é apresentado aos desportistas de Ribamar Numa solenidade marcada por mensagens de comprometimento com o trabalho que está sendo iniciado, o novo time do São José de Ribamar Esporte Clube foi oficialmente apresentado, neste último sábado (05), aos desportistas do município. Acompanhado dos vereadores Nonato Lima (PP), Lindoso (PSL), Negão (PMDB) e Henrique Queen (PDT); do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edmar Cutrim; além de vários secretários municipais; o prefeito Gil Cutrim (PMDB), cuja administração está oferecendo total apoio ao Peixe Pedra, agradeceu aos atletas e a comissão técnica por terem escolhido o São José para trabalhar. Ele assegurou que todas as condições de trabalho estão sendo oferecidas pela diretoria com o objetivo do grupo conquistar o Campeonato Maranhense, primeira competição que a equipe vai disputar este ano. Gil Cutrim também alertou os atletas sob a responsabilidade que cada um passará a ter com o clube, mas principalmente com os ribamarenses, que são apaixonados pelo Peixe Pedra. "Nossa torcida é exigente, por isso espero que todos saibam ser atleta dentro e fora do cam-

Gil Cutrim com os novos jogadores e direção técnica do Peixe Pedra po, porque nós também sere- uma boa equipe, trabalhar Rony e Da Silva (atacantes). sério para conquistar os títuO presidente do time, Zemos exigentes", frisou. Formado, em sua maioria, los das competições que ire- quinha Macedo, disse que jopor atletas oriundos das divi- mos disputar. Sou exigente gar no São José é uma honra sões de bases de vários clu- e chego com muita vontade para qualquer atleta e que os bes maranhenses, como o de trabalhar e de vencer", jogadores contratados têm condições de fazer boa camAmericano, por exemplo, o afirmou o técnico. novo São José de Ribamar Participaram da apresenta- panha no Campeonato MaraEsporte Clube conta com pou- ção os jogadores Wanderson, nhense e brigar pelo título. "Nosso grupo é forte, tem cos jogadores do ano passa- Júnior, Roberto Santos (goleido. Responsável pelas contra- ros); Nadson, Tiago, Bruno, bons jogadores e nossa cotações, o técnico Osvaldo (zagueiros); Jefferson, Ricardi- missão técnica é competenMonteiro, que pela primeira vez nho, Carlos Mearin, (laterais); te. A diretoria, com o apoio do dirige uma equipe da divisão Dudú, Valtinho, Luis Henrique, prefeito Gil Cutrim, vai se esprincipal do futebol maranhen- (volantes); Zidane, Ted, Juni- forçar ao máximo para garanse, optou por jogadores novos. nho, Marquinho; Boy e Buiú tir todas as condições de tra"Nosso objetivo é montar (meias), Cláudio André, Talito, balho", disse.

De volta à Seleção Brasileira, Júlio César diz: ‘É como a primeira vez’ Julio César está de volta. jogos e, digamos, está de Convocado pela primeira vez satisfatório para bom - acresdepois do fracasso da Sele- centou o goleiro do italiano ção Brasileira na Copa do Inter de Milão, que tem 53 joMundo da África do Sul, no gos pela Seleção. Além de Julio César, já ano passado, o goleiro chegou a Paris, para o amistoso estão concentrados em Pade quarta-feira, contra a Fran- ris o também goleiro Gomes, ça, empolgado com a chan- os laterais Rafael, Daniel Alce dada pelo técnico Mano ves, André Santos e MarceMenezes. E falou feliz sobre lo, os zagueiros Breno, David Luiz, Luisão e Thiago Silesse recomeço. - Estou me sentindo como va, os volantes Lucas, Sanse fosse a primeira vez. É um dro, Ramires e Elias, os meirecomeço. Agora é manter a as Anderson, Renato Augusregularidade no clube para ser to, Hernanes e Jadson e os chamado mais vezes - decla- atacantes Robinho, Alexanrou o goleiro na chegada ao dre Pato, Hulk e André. Para completar a delegahotel onde está hospedada a Seleção Brasileira. ção verde e amarela na FranTitular absoluto do Brasil na ça ainda falta chegar o goleiro era Dunga, Julio César deixou Neto, da Fiorentina. A comisa Copa do Mundo bastante são técnica, que saiu do Rio abatido. Depois de falhar no de Janeiro e de São Paulo na primeiro gol da derrota por 2 a noite de domingo, também não 1 para a Holanda, nas quartas se apresentou ainda. de final, o camisa 1 chorou O primeiro treinamento da bastante a eliminação. E até Seleção Brasileira será às para ter um descanso, não foi 19h (16h de Brasília), no Cenconvocado para os quatro jo- tre Omnisports Dr. Jean Blot. gos sob o comando de Mano. O amistoso contra a França - Estou voltando de três será na quarta-feira, no Stacontusões que tive. Fiquei de de France, às 18h (de Bradois meses parado. Mas es- sília). É o primeiro jogo do tou bem fisicamente. Fiz três Brasil no ano. Julio César está de volta a Seleção

São Luís-MA, Terça-feira, 8 de Fevereiro de 2011

Após exames, Liedson garante: 'Não preciso de tempo para me adaptar' A nova arma de ataque do Corinthians não vê a hora de estrear. Depois de realizar exames médicos na manhã de ontem, no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo, Liedson aguarda apenas o aval do técnico Tite para voltar a vestir a camisa alvinegra no Campeonato Paulista. O centroavante ficou sete anos e meio no Sporting-POR e agora retornou para ser a "sombra" de Ronaldo. Apesar do longo período longe do Brasil, ele acredita que não terá dificuldades em se acostumar com o estilo brasileiro. - Não preciso de tempo para me adaptar. Acho que vai ser mais fácil. Lá (em Portugal) é mais pegada, correria. Aqui é mais técnica - afirmou. Liedson foi aprovado nos testes realizados pela manhã. Ele também não necessitará de um prazo para se recondicionar, já que vinha atuando normalmente pelo clube de Lisboa. O jogador assinou contrato à tarde, no Parque São Jorge, e inicia os treinamentos com o grupo nesta terça-feira. - Eu não parei de jogar des-

Após exames, Liedson aguarda aval do técnico de agosto. Estou bem fisicamente, mas tenho que deixar a decisão para o treinador. Quero conhecer todo o grupo primeiro e depois pensar em jogar - ressaltou. O centroavante, aliás, acompanhou pela televisão a vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o rival Palmeiras, domingo, no Pacaembu, pelo Paulistão. - Sofri bastante, mas gostei do resultado. As coisas estão voltando ao normal - completou.

Após desobedecer técnico e perder pênalti, Diego é multado em • 100 mil

Diego no momento em que cobra o pênalti no travessão: Desobediência rendeu multa de R$ 227 mil Não bastasse a má campanha no Campeonato Alemão, o Wolfsburg segue com alguns problemas dentro do próprio grupo. Segundo o jornal alemão "Bild", após desobedecer ao técnico Steve McClaren e perder o pênalti na derrota para o Hannover, no último sábado, o meia brasileiro Diego será multado em € 100 mil (cerca de R$ 230 mil) pela diretoria do clube. Na ocasião, Diego sofreu a penalidade aos 35 minutos do segundo tempo, quando os Lobos perdiam por 1 a 0. Do banco, o treinador ordenou que

Patrick Helmes fosse o cobrador, mas o brasileiro conversou rapidamente com o atacante e chamou a responsabilidade. O chute carimbou o travessão. - Fico louco quando jogadores não escutam as ordens que eu dou e ignoram as minhas decisões - disse Steve McClaren após a partida. Ainda de acordo com a publicação, Diego também deixará o time titular do Wolfsburg na partida contra o Hamburgo, no próximo fim de semana. Os Lobos ocupam a 12ª colocação, com 23 pontos.

Fla vai comprar 50% dos direitos econômicos do goleiro César As atuações decisivas na vitoriosa campanha do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior, no mês passado, convenceram o departamento de futebol rubro-negro. Segundo o diretor Luiz Augusto Veloso, o clube vai adquirir 50% dos direitos econômicos do goleiro César nesta semana. Dos 11 titulares campeões da Copinha, apenas o camisa 1 pertence a outro time (Sendas). Ele está emprestado até o fim de 2011. - O Flamengo vai exercer o direito de compra de metade dos direitos econômicos previsto em contrato. Existe, inclusive, o interesse de comprar um percentual maior, mas o Sendas não acha interessante no momento. A negociação para a permanência de César no Fla é aparentemente simples. O Sendas cobra R$ 150 mil para ceder o percentual do jogador de 19 anos. - A ideia é que ele passe a treinar com os profissionais, como quarto goleiro, e jogue

César foi destaque do Flamengo na Copinha com os juniores. Atualmente, o grupo do Flamengo tem quatro jogadores para a posição: Felipe, Paulo Victor, Vinícius e Marcelo Lomba. Este último chegou a viajar a Campinas para acertar com a Ponte Preta, mas o negócio não evoluiu por conta de uma divergência financeira entre os clubes. - O Lomba tem que jogar. Depois de ter terminado o ano jogando, nós achamos que será melhor para ele. Existem outras propostas e vamos analisar.


10P

O

L

Í

C

I

A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

BRONCAS

FECHANDO O CERCO

Polícia mata 2 assaltantes que roubaram o Bradesco O GTA, junto com a polícia da cidade de Chapadinha (260 km da capital), entrou em confronto com assaltantes na região, onte, e 0 saldo foi positivo para a polícia maranhense, que matou dois dos três bandidos durante a troca de tiros. Na última quinta-feira, o trio assaltou a agência do

Banco do Bradesco, na cidade de Santa Quitéria (362 km de São Luís), levando a quantia de R$ 2 mil, sendo que mil reais eram em moedas de R$ 1. Desde o dia do crime, eles estavam escondidos na mata entre as duas cidades. A polícia, utilizando o helicóptero do GTA, o Águia 2,

CURTAS

GUERRA AO TRÁFICO

Agentes do Serviço de Inteligência da Polícia Militar, de posse de informações passadas através do Disque Denúncia (3223.5800), localizaram e prenderam três homens que ocupavam um automóvel Gol, cor preta, placa HPU-7804 (MA-São Luís), estacionado em atitude suspeita na avenida dos Portugueses, próximo ao Hospital da Mulher. As informações davam que conta que no interior do veículo estaria o suposto traficante Wellington Monteiro Soares, o "Bidó", morador da Rua Tailândia, Bairro Anjo da Guarda. Segundo a denúncia, "Bidó" teria saído em companhia de mais dois homens para buscar droga no Bairro do Barreto. Na abordagem, o condutor do veículo, Rosalino Veiga dos Santos Filho, morador da Rua Tibéria, Bairro Anjo da Guarda, se identificou como policial militar, que estaria aguardando pronunciamento da PMMA para sua reforma; e Cláudio Henrique Mendes Ribeiro, morador da Rua Boa

Ônibus atropela e mata ciclista Deu entrada às 12h20 de ontem, na sala de necropsia do Instituto Médico Legal - IML, o cadáver do ciclista Bruno Thiago Amorim Furtado, atropelado e morto pelo ônibus, de placa HPE0906 (MA-São Luís), linha Tropical/Santos Dumont. O fatal acidente ocorreu na avenida Guajajaras, próximo à agência do Banco do Brasil, no Bairro São Cristóvão. Segundo informações passadas por policiais, Amauri seria o motorista do ônibus, que não prestou socorro à vítima, fugindo do local, tomando rumo desconhecido.

Foto: Edilson Julião

Procedente da avenida 03, casa 31, Vila Cafeteira, área do Maiobão, deu entrada ao meio-dia, na sala de necropsia do Instituto Médico Legal, o corpo de Gilson Pereira da Costa, 37 anos. Morador da Avenida 04, Quadra 22, casa 12, Residencial Carlos Augusto, área do município de Paço do Lumiar (MA), Gilson Pereira foi morto a pauladas. Um molho de chaves que estava no bolso da vítima foi entregue à sua esposa Valdinete Diniz Cirqueira.

Presos autuados em flagrante na delegacia sos e apresentados no 5º DP Esperança, na Vila Nova. AUTUADOS EM FLA- (Bairro Anjo da Guarda), ao GRANTE - Os homens do Ser- Delegado titular Gustavo Maviço de Inteligência chamaram chado, que os atuou em flareforço policial. No "pente- grante por tráfico de drogas. fino" dentro do carro do miliCláudio Mendes e Wellingtar, os policiais encontraram ton Soares desceram para o uma faca peixeira, duas pe- Centro de Triagem, em Pedridras grandes de crack, uma nhas. Já Rosalino Veiga, por caixa de som amplificada e R$ ser PM, foi encaminhado para 91,00 - o que caracteriza di- o Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, onde denheiro do tráfico de drogas. Os três homens foram pre- verá ser decidido seu futuro.

Denarc “estoura” ponto de venda de drogas no Barreto

Luiz Gonzaga é morto a tiro Procedente do Socorrão II, passou pelo Instituto Médico Legal, o cadáver de Luiz Gonzaga Geyson, 31 anos, que residia na Rua Santa Rosa, casa 18, Geniparana. Foi vítima de arma de fogo.

Jesus é assassinado a bala Também vítima de tiro disparado por desconhecido, deu entrada no IML, o corpo de Ronilson de Jesus Santos Pereira, 38 anos, que residia na Rua Nova Aurora, casa 92, Bairro Aurora.

Lucienir Campos Policiais do Departamento de Combate a Narcótico (Denarc), através do Disque Denúncia (3223.5800), localiza-

PM prende homem suspeito de matar o próprio irmão A Polícia Militar (PM) de Caxias prendeu no último sábado, (5), Ranildo dos Santos Costa, de 25 anos. Ele é acusado de desferir três facadas contra seu irmão Renato dos Santos Costa, de 27 anos. O crime ocorreu na Avenida Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Trizidela. O homicídio teria acontecido após uma discussão entre os irmãos. A PM foi acionada pela própria irmã dos envolvidos que denunciou o crime. Em depoimento, Ranildo contou que o motivo do crime foi porque ele e outras duas irmãs sofriam abusos do irmão mais velho. As informações devem ser investigadas pela polícia. Após a prisão, o acusado foi levado para a Delegacia Regional onde foi autuado pelo crime de homicídio pelo delegado Venildo José Bezerra. Logo depois foi encaminhado ao Centro de Custódia de Caxias.

Polícia Civil prende vigilante com dezenas de pedras de crack Uma equipe de investigadores de Polícia Civil, da Delegacia Especializada em Entorpecentes da Cidade de Imperatriz, coordenada pelo Delegado Arthur José Benazi, prendeu em flagrante delito, na madrugada de sábado (5), o vigilante Raimundo Oliveira Paula, de 60 anos. Ele estava em poder de 27 pedras de crack. Todas embaladas e prontas para comercialização. Após o recebimento de diversas ocorrências envolvendo o tráfico de entorpecentes na região do Mercadinho, no centro de Imperatriz, a equipe de Polícia Civil iniciou as investigações para apurar as denúncias. De acordo com informações repassadas pelo Delegado, Raimundo era responsável por vender as drogas em diversos pontos daquela região. Ainda de acordo com informações do Delegado, a polícia vem trabalhando dia e noite para reduzir o tráfico de drogas. "As investigações vão continuar a fim de descobrir os responsáveis pela distribuição da droga, mantendo assim o trabalho de combate ao trafico na cidade", disse Arthur Benazzi.Raimundo Oliveira, após a detenção, foi conduzido à Delegacia de Entorpecentes onde foi lavrado o flagrante. Após os procedimentos judiciais ele foi encaminhado ao Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Imperatriz.

PM prende casal com drogas no Coroadinho

Foto: Edilson Julião

Às 02hs de ontem, procedente do Hospital Municipal Djalma Marques - o Socorrão I, deu entrada no Instituto Médico Legal, o corpo de Adeilson dos Santos Nunes, 23 anos, que residia na Rua Fé em Deus, Vila São Sebastião, área do Bairro Coroadinho. Foi vítima de arma de fogo.

calibre 12 e um rifle automático calibre 762. O helicóptero usado na operação vai trazer os corpos dos assaltantes mortos para o Instituto Médico Legal (IML) de São Luís. O mesmo helicóptero retornará para levar outra equipe do GTA ao local para dar prosseguimento às buscas.

Serviço de Inteligência tira traficantes de circulação

Morto a pauladas na Vila Cafeteira

Baleado não resiste e morre

localizou o trio e iniciou uma perseguição. O assaltante que sobreviveu tem na faixa etária de 45 a 50 anos. Ele conseguiu fugir, mas existe a possibilidade de ter sido baleado. A polícia pretende capturá-lo nas próximas horas. No local do confronto foram apreendidos duas escopetas

São Luís-MA, Terça-feira, 8 de Fevereiro de 2011

Coelho, a ‘Tita’, ram e prenderam Lucienir Campos Coelho, o "Tita", de 29 anos, morador da Rua Gomes da Silva, casa s/nº, Bairro Bar-

reto, que estaria comercializando drogas naquela área. Os agentes da Deic, sob o comando do Delegado Cláudio Mendes,foram até ao local das denúncias e confirmaram a veracidade do crime. Em poder de Lucienir "Tita", os agentes do Denarc encontraram 31 "petequinhas" de crack e R$ 28,70, incluindo moedas, o que caracteriza dinheiro do tráfico de drogas. FLAGRANTE - Após receber voz de prisão, Lucienir "Tita" foi conduzida até à sede do Denarc, na avenida Beira-Mar, e autuada em flagrante pelo Delegado Agnaldo Timóteo, por tráfico de drogas. Em seguida, o delegado providenciou a transferência da traficante para o Presídio Feminino, em Pedrinhas. A Operação enfrentou muitas dificuldades para atingir seu objetivo. Ao avistarem os agentes do Denarc, "soldados" do tráfico tentaram avisar Roseane Carvalho, de 28 anos, irmã de "Rosinha do Pó". De nada adiantou. Roseana foi detida e recebeu um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Uma equipe da Polícia Militar prendeu, no domingo (6), um casal responsável por traficar substâncias entorpecentes na área da Vila dos Frades, nas proximidades do Coroadinho. Zezimar Aroucha Pinheiro e Márcia Raquel Gonçalves Dias foram presos em flagrante após denúncias recebidas pela PM. As denúncias indicavam o endereço de Zezimar, localizada na Rua São Jorge, na Vila dos Frades, como sendo local de armazenamento e fornecimento das drogas. No local, a polícia encontrou em poder do casal 230 trouxinhas de merla, 124 pedras de crack e 24 papelotes de maconha. Ambos foram levados ao Plantão da Vila Embratel, onde foram autuados por tráfico de entorpecentes.

Polícia prende homem acusado de tráfico de drogas e homicídio Policiais Civis de Timon prenderam no fim da tarde da última sexta-feira (4), no bairro Parque São Francisco, em Timon, Silvestre Silva Lima, de 23 anos. De acordo com informações da polícia, Silvestre é acusado do tráfico de entorpecentes. A polícia apreendeu grande uma grande quantidade de droga com o acusado - 44 pedras de crack, 20 papelotes de maconha, uma pedra de 40g de crack, uma balança de precisão e cerca de R$ 80 em dinheiro. Silvestre também é investigado da morte de uma pessoa identificada como "Marcio Maguin", assassinado no fim do mês de janeiro na cidade de Timon. Silvestre responde processo por porte ilegal de arma. Ele foi autuado em flagrante e encaminhado ao Presídio Jorge Vieira, localizado em Timon.

Corpo encontrado em Cantanhêde pode ser de assaltante O corpo de um homem foi encontrado em matagal, nas proximidades do município de Catanhêde. A polícia desconfia que possa ser um dos integrantes do bando que assaltou a agência dos Correios de Pirapemas. Um médico legista está sendo contactado para ir ao local, ainda hoje, ajudar na identificação da vítima. Ao lado do corpo, os policiais encontraram também uma escopeta calibre 12, utilizada no assalto em Pirapemas Se for constatado pela perícia do Instituto Médico Legal (IML), subirá para quatro o número de assaltantes mortos em confronto com a polícia na madrugada de sexta-feira (4). Morreram durante tiroteio Maurício Silva Costa, "Junior do Sacavém" e Maurício Ribeiro. Segundo a polícia, este último criminoso esteve envolvido no assalto na Fribal em outubro de 2009. Maurício Ribeiro também é acusado de ter participado de uma tentativa de assalto ao banco PanAmericano em novembro de 2009.

Leia Atos e Fatos na Internet www.atosefatos.jor.br

Profile for atosefatos jornal

Jornal do dia 08/02/2011  

atosefatos

Jornal do dia 08/02/2011  

atosefatos