Page 1

PRETO

ATOS E FATOS Ano XXIII - número 2.561

São Luís-MA, Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

E-mail: jornalatosefatos@yahoo.com.br

PREÇO R$ 1,00 Outros Estados R$ 1,50

FICHA LIMPA

TSE LIVRA SARNEY FILHO E LIBERA SUA CANDIDATURA O

TSE arquivou recurso do Ministério Público Eleitoral, contra atos do TRE do Maranhão e manteve a candidatura a reeleição do deputado federal Sarney Filho (PV). PÁGINA 3 Deputado federal Sarney Filho

FERIADÃO

Estado, TJ e Prefeitura decretam ponto facultativo na segunda Por conta do feriadão da Independência, o Estado, o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de São Luís decretaram ponto facultativo na próxima segunda-feira (6). PÁGINA 4

Lula adia sua visita a São Luís POLITICANDO - Página 3

‘Playboy’ de Cleo Pires é a mais vendida do ano PÁGINA 9

Aurora pode ficar sem ônibus por causa de ruas esburacadas PÁGINA 2

P O L Í C I A

Preso homem que estuprou a cunhada de 13 anos Adriano Silva Rodrigues (foto), foi preso em Paço do Lumiar, sob acusação de haver estuprado a sua própria cunhada, de apenas 13 anos. PÁGINA 12

PM faz blitz e orienta sobre cadeirinhas

Dupla é presa com 1 kg de maconha na Liberdade Foto: Edilson Julião

Roseana perde votos que seriam de Jackson

P

refeito do PDT, apoi ado pelos deputados Gastão Vieira e Hé lio Soares, revelou a este jornal que não votará com a candidatura da governadora Roseana Sarney pelo desprestígio que os deputados têm, já que não conseguem audiência para que possa expor suas reivindicações à governante. O prefeito pedetista, com pouca disposição para votar

em Jackson Lago, não é recebido por Roseana porque já é tido como roseanista. Fernando Sarney, Luis Fernando e João Abreu lhe fecharam as portas. Outros intermediários nada conseguiram. Resignado, o prefeito vai deixar a campanha de Roseana. “Se agora, que eles precisam de votos, não me atendem, imagine se a governadora for reeleita”, disse o prefeito pedetista.

Polícia cumpre mandado de prisão no João Paulo PÁGINA 12

Anderson Bruno e Clemilton Lobato

PÁGINAS 11 e 12

Polícia Federal prende prefeitos e vereadores por fraude PÁGINA 3


2G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

ABSURDO

MARANHÃO É O MAIOR DESTRUIDOR DO CERRADO De acordo com informações do IBGE, o Maranhão foi o segundo Estado da Federação que mais desmatou áreas específicas do cerrado. Em termos relativos e levando-se em conta o percentual desmatado, o Maranhão aparece como o campeão na destruição do cerrado, seguido pela Bahia e Mato Grosso. O IBGE alerta as autoridades para o ritmo do desmatamento do bioma e já sugeriu medidas urgentes para conter os avanços como a criação de unidades de conservação em áreas de fronteiras agrícolas e de proteção e controle. Como o segundo maior bioma brasileiro, o cerrado vem sendo destruído criminosamente pelo agronegócio perverso da cultura extensiva da soja, do eucalipto, da cana-de-açúcar, além da pecuária. Entre 2002 e 2008, o Maranhão apresentou uma destruição assustadora de 14,8 mil km² e com certeza já deve está muito mais adiantado. Infelizmente, a omissão e a conivência do poder público durante o período citado pelo IBGE favoreceu a destruição do cerrado. As regiões do Alto e Baixo Parnaíba foram as mais sacrificadas. Se perguntarmos, quais os benefícios proporcionados ao povo maranhense durante o período 2002 a 2008? Teremos como resposta, nenhum. Quais os malefícios? Além da destruição ambiental, podemos afirmar que a miséria, a fome e a exclusão social tomaram dimensões inimagináveis.

PLEBISCITO PARA A REFORMA AGRÁRIA A Fetaema, o MST, a CPT e CNBB estão coordenando no Maranhão o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, iniciado ontem e que irá até o dia sete. De acordo com a direção da Fetaema, todos os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e os Pólos Sindicais foram orientados para a mobilização e instalação de seções eleitorais em locais de fácil acesso aos lavradores e lavradoras e de todos os cidadãos e cidadãs que queiram se manifestar na consulta popular. Para Francisco Sales de Oliveira, presidente da Fetaema, pela legislação brasileira, imóveis de um a quatro módulos fiscais são considerados como pequena propriedade, de 05 a 15 são de média propriedade e acima de 15 grande propriedade. O módulo varia de região para região de acordo com a qualidade do solo, clima, infraestrutura e proximidade dos mercados. Com a proposta do limite de 35 módulos fiscais o tamanho poderá variar de 175 hectares próximo aos grandes centros até 3.500 hectares em áreas distantes como a Amazônia. Caso sejam aceitos os limites propostos para a propriedade da terra, de imediato serão disponibilizados no pais mais de 200 milhões de hectares para a reforma agrária, acabando-se com grandes latifúndios improdutivos e especulações, afirma Chico Sales.

PRECARIEDADE NO MIX MATEUS De segunda a domingo freqüentava o supermercado Mix Mateus. A princípio por ocasião da sua instalação, a qualidade do serviço era boa e a satisfação do cliente próximo da excelência. Havia um gerente de nome Bráulio, sempre solicito a resolver quais problemas e tudo funcionava a contento. Hoje nota-se perfeitamente a falta de gerenciamento e não há qualquer preocupação no respeito aos direitos dos idosos, deficientes e gestantes nos caixas determinados para o atendimento preferencial. O estacionamento em frente a loja virou esculhambação. O mais sério é que muitos preços de produtos no varejo, quando do registro nos caixas apresentam valores diferenciados sempre para mais. Uma fiscalização por parte do Procon e do Ministério Público se faz necessária no local e com urgência. Eu pelo menos para evitar stress com os sucessivos desrespeitos desisto de efetuar compras no local.

MOBILIZAÇÃO PARA O COMBATE AO CRACK Somente depois das eleições é que a Câmara Federal deverá votar a deliberação que abrirá crédito extraordinário de 2 bilhões de reais para a Presidência da República e 11 ministérios. O correspondente a 328 milhões de reais será destinado ao Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, instituído pelo Decreto 7.179/10 e que será desenvolvido pela Presidência da República e os Ministérios da Justiça, Saúde e Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Uma política pública emergencial se faz necessária para conter os avanços do crack. O problema poderá assumir proporções inimagináveis, caso não haja uma mobilização nacional para o combate à mortífera droga.

JUIZ SERÁ INVESTIGADO POR TRABALHO ESCRAVO Por decisão unânime do Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal de Justiça do Maranhão vai investigar o juiz de direito Marcelo Baldochi, acusado da prática de trabalho escravo em uma fazenda de sua propriedade na região de Açailândia. O magistrado chegou a receber 24 autos de infração pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego. Várias entidades da sociedade civil organizada voltadas à defesa dos direitos humanos e à dignidade da pessoa, receberam a informação com naturalidade, entendo que a decisão do CNJ não poderia ser outra. A denúncia inicial contra o juiz Marcelo Baldochi foi arquivada pelo Tribunal de Justiça.

CPI NÃO VIU CASOS DE PEDOFILIA Depois do encerramento da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembléia Legislativa Contra a Pedofilia é que começaram a surgir inúmeros casos escabrosos, iniciando casos na área de ação política do deputado Penaldon Jorge, relator da CPI. Durante o período da CPI, a preocupação maior dos membros foi a promoção política e pessoal e privilégios para alguns denunciados.

DISPUTA NO PDT ENTRE JULIÃO AMIN E WEVERTON ROCHA Estão bastante deterioradas as relações entre o deputado federal Julião Amin, candidato à reeleição e Weverton Rocha, que busca um mandato na Câmara Federal. O primeiro sofreu duros golpes em suas bases eleitorais, hoje dando sustentação ao segundo. Os desentendimentos entre os dois tomaram dimensões acentuadas quando o parlamentar foi informado que Weverton Rocha teria colocado o pessoal das Distritais do PDT para trabalhar na informação de que Julião Amin não é mais candidato à reeleição. A briga pode render.

Aurora pode ficar sem ônibus por causa de ruas esburacadas A situação da camada asfaltíca, nas vias públicas do bairro Aurora, em São Luís, poderá aumentar ainda mais os problemas dos morados daquele bairro. Além da lama, que se acumula nos buracos espalhados por todo o bairro, a empresa de transporte coletivo Expresso 1001, responsável pela linha Popular Ipase, que passa pelo bairro Aurora, ameaça retirar o bairro do trajeto, por conta das enormes crateras que danificam diariamente os ônibus da empresa. O Movimento Popular e a União de Moradores do bairro, já procuraram a Prefeitura de São Luís em diversas ocasiões, entretanto, apenas conseguiram a recuperação da Rua nova Aurora, o que não chega nem a amenizar os problemas do bairro. Os moradores da Aurora esperam que o prefeito de São Luís, João Castelo, se sensibilize, e resolva a situação em regime de urgência. SEGURANÇA NO BAIR-

Vice presidente da União de Moradores e coordenador geral do Mov. Popular, vistoria obra de recuperação da Av. Nova Aurora que foi executado pela prefeitura RO - Por outro lado, os mora- de segurança voltou a reinar bre o assunto. dores da Aurora se mostram e a criminalidade está pratiCaso o prefeito de São Luís, satisfeitos com a chegada da camente zero. João Castelo, e seus secretáPolícia Militar, no bairro. MOBILIZAÇÃO - A União rios municipais, não solucioDe acordo com a popula- de Moradores do bairro da nem os problemas das vias ção, com as participações do Aurora se reunirá no dia 03 de públicas do bairro da Aurora, a capitão Nogueira e do coro- setembro, com representan- comunidade está determinada nel Jeferson, da 1ª Compa- tes da prefeitura de São Luís, a paralisar a Avenida Jerônimo nhia, do 8° Batalhão, o clima para mais uma vez tratar so- de Albuquerque, na Cohab.

A tentação do poder e a fragilidade da Democracia brasileira Por Elson Araújo Todos que detêm o poder tendem a abusar dele, já inferia Montesquieu em sua imortal obra O Espírito das Leis, escrita no século XVIII, e que se tornou uma das fontes inspiradoras do chamado Estado de Direito. Na mesma obra, o autor arremata que, só o poder detém o poder numa alusão aos limites que a este deve ser imposto. É impressionante a visão do cidadão Charles-Louis de Secondat, o Barão de Montesquieu, já naquela época, sobre os riscos do poder sem limites. É certo que para se viver em sociedade, é necessário que se viva sob o manto de uma estrutura de poder (O Estado) e por conta disso se abra mão de "parte da liberdade para que haja equilíbrio social", como pregava Rosseau, no seu Contrato Social, também escrito no século XVIII. Os pensamentos de Montesquieu e Rosseau têm influenciado positivamente, ao longo dos anos, várias nações que incluíram em suas constituições, parte de suas avançadas teses democráticas. No entendimento de Rosseau, por exemplo, todos os homens deveriam estar no poder pelo fato de serem senhores de sua liberdade. Como isso não é possível, o tempo mostrou a necessidade da escolha de alguns homens para governar, para liderar gente. Em democracias, como a do Brasil, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário formam o manto do poder estatal. São três poderes livres, independentes e, teoricamente harmônicos; teoricamente porque vez por outra um tenta, e às vezes até consegue, interferir no outro. É o executivo querendo legislar, o judiciário querendo fazer o mesmo e, no meio, um legislativo que deveria fiscalizar os dois, cada vez mais fraco e subserviente. Sucessivos escândalos, mau comportamento legislativo, leniência com os maus atos de quem governa, tem levado a população a desacreditar cada vez mais num poder legislativo que, se funcionasse como deveria, ajudaria a estabelecer um equilíbrio real entre os poderes. Constata-se visivelmente que quando um desses poderes se enfraquece um, ou outro, se fortalece; é nesse aspecto que a democracia passa a correr riscos por conta do desequilíbrio estabelecido. O ideal seria os três equilibradamente fortes. Diante da constatação de um legislativo mais fraco, e desacreditado, necessário faz-se um olhar mais arguto do eleitor para a formação das novas bancadas da Câmara e do Sena-

do. É preciso enviar gente competente e preparada para lá. Gente preparada para os debates e embates na defesa do Maranhão, do Brasil e da nossa insegura democracia. São 513 deputados e 54 novos senadores que serão escolhidos por cerca de 135 milhões de eleitores no dia três de outubro. O atual presidente da República sabe da importância de se manter sob o jugo do Executivo o parlamento nacional, e tem feito, como nunca visto na história do país, um esforço anormal; com uma atenção, principalmente para o Senado (um senador vale por três, disse ele recentemente), para "manter a governabilidade" de sua possível sucessora, percorrendo o país e se utilizando da propaganda eleitoral gratuita para pedir votos para os candidatos a deputado e ao senado de sua base. O objetivo é eleger o maior número possível de aliados e dessa forma continuar a realizar e legitimar as vontades do Planalto, no Congresso Nacional. Garantir a governabilidade perante o parlamento tem sido a luta dos últimos presidentes, normal até aí, o que preocupa são as incertezas do que possa a vir a reboque da legitimação da "governabilidade" do que poderá ser um terceiro governo petista. Lula visivelmente sonha com o controle real do Congresso para "anabolizar" o poder de Dilma em caso desta vir a ser eleita presidente do Brasil. Dessa forma, esta ficaria a vontade para institucionalizar um "samba de uma nota só" vindo daí conseguir aprovar o que bem quiser nas duas casas legislativas. É desta forma que surge o perigo real e imediato de se estabelecer no País mecanismos mais rígidos de poder e controle social, como por exemplo, restringir a atuação da imprensa, como já foi tentado antes no curso do atual governo. A população deve ficar atenta a esses movimentos e agir na hora certa, principalmente na questão do voto. Pensar bem no perfil de quem enviar para a Câmara ou, para o Senado. É saudável nesse momento da vida brasileira que o cidadão consciente acolha, como missão, o cuidado com suas escolhas e aposte no equilíbrio de forças para, dessa forma, ajudar manter sólida a nossa, ainda incipiente democracia. Felizmente, na avaliação de analistas políticos, na eleição deste ano, no caso do Senado, ainda se percebe um equilíbrio de forças, embora com uma pequena vantagem governista, o que, segundo eles, não chega garantia de aprovação de questões polêmicas, e, muito menos, mudanças constitucionais que exigiria um quórum de 3/5 dos senadores. Ainda bem!

Adelson Ferreira faz show sexta no Maiobão O cantor e compositor Adelson Ferreira apresentará espetáculo artístico, nesta sexta-feira, 03, a partir das 21 horas no Projeto "O Canto da Ema". O show será composto de músicas de

sua autoria e de artista renomados da MPB e MPM, fazendo também um passeio pelo rock nacional e pelo samba. O Projeto "O Canto da Ema" se desenvolve no bairro do Maiobão, em Paço do Lu-

miar, nas proximidades da Unidade Mista de Saúde, funcionando de sexta a domingo sempre com um vasto número de artistas. Adelson será acompanhado por Dazzel, no violão e guitarra; Roberto Sa-

back, no baixo e violão; Claudio Pereira, na percussão; Nilson, no cavaco e banjo; e, Danny Blue, no teclado. Contatos podem ser mantidos pelos telefones 9966-4248/8862-5014.


3P

O L Í T I C A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

FICHA LIMPA

TSE arquiva recurso do MPE e mantém registro de Sarney Filho O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) arquivou recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra ato do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que deferiu pedido de registro de candidatura a José Sarney Filho, ao cargo de deputado federal nas eleições de 2010. A decisão é do ministro Hamilton Carvalhido. O MPE defendia a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/ 2010), por entender que as inovações trazidas por ela "têm natureza de norma eleitoral material, não se lhe aplicando o princípio constitucional da anualidade previsto no artigo 16, da Constituição Federal". Além disso, ao citar precedente do TSE (Consulta nº 112026), o Ministério Público afirmava que não se poderia falar em aplicação retroativa da lei, "mas tãosomente eficácia imediata, pois o pedido de registro de candidatura em questão é posterior à promulgação da lei". No recurso, o MPE pedia a reforma da decisão questionada sob o fundamento de que estaria configurada uma das hipóteses de inelegibilidade previstas na Lei Complementar nº 64/90 com redação dada pela Lei Complementar nº 135/2010. Isto é, condenação por órgão colegiado da Justiça Eleitoral pela prática de conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação de registro ou diploma, conforme estabelece artigo 1º, inciso I, alínea "j", da norma. O ministro Hamilton Car-

Deputado federal Sarney Filho valhido verificou que foi julga- da Lei nº 9.504/97. Porém, da procedente representação conforme o ministro, a única por conduta vedada contra sanção aplicada foi multa preJosé Sarney Filho, que teria vista no parágrafo 4º, do mesveiculado propaganda eleito- mo artigo, com base no prinral, via internet, no site oficial cípio da proporcionalidade e do município de Pinheiro na jurisprudência do TSE, em (MA), na eleição de 2006, em razão de não ter comprovada violação ao artigo 73, inciso I, a "efetiva potencialidade do

ato ilícito para influir no resultado do pleito". Dessa forma, não teria havido, como resultado, cassação do diploma. "Nesse contexto e em face da novíssima regra eleitoral contida no artigo 1º, I, j, da Lei Complementar nº 64/90, deve ser mantida a decisão Regional, não obstante a contrariedade ao entendimento a quo quanto à impossibilidade de aplicação imediata da Lei Complementar nº 135/2010 e de sua incidência em relação a fatos pretéritos", afirmou o relator. De acordo com ele, apenas a imposição de multa não é causa de inelegibilidade. À época, segundo o ministro, essa era a jurisprudência do TSE, relativamente aos parágrafos 4º e 5º, do artigo 73, da Lei nº 9.504/97. Tal entendimento foi incorporado à Lei das Eleições pela Lei nº 12.034/2009 e, em consequência, foi afastado o caráter necessário da cassação do registro do diploma nos casos de violação ao artigo 73, da Lei das Eleições. Nessa mesma linha, ele citou o RO 218203. Assim, ao analisar os autos, o ministro constatou que José Sarney Filho foi condenado pelo órgão colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, pela prática de conduta vedada, tendo sido imposta multa. No entanto, em sua decisão, o relator explicou que essa penalidade não se insere dentre as causas de inelegibilidade estabelecidas no artigo 1º, inciso I, alínea "j", da Lei Complementar nº 64/90. Por isso, concluiu que José Sarney filho é elegível.

Rose Sales quer articular luta contra violência na escola A criação de um Grupo de Trabalho com a finalidade de prevenir, coibir e atenuar o Bullyng, a violência nas escolas públicas, comunitárias e privadas está sendo articulado pela vereadora Rose Sales (PCdoB), com uma reunião marcada para hoje, (02), a partir das 8h30, no plenarinho da OAB

(Ordem dos Advogados do Brasil), sendo que o GT deverá contar com representantes de órgãos governamentais, não governamentais e outros ligados ao tema. A criação do grupo surgiu diante da situação que se apresenta e com base nas ações de pesquisas e projetos desenvolvidos pela Plan Internacional, que man-

teve contato com a parlamentar do PCdoB. "É nosso dever lutar contra esse tipo de violência na escola, que vai da violência física a intimidação, que comprometem o desenvolvimento psicossocial e emocional de crianças vítimas dessa prática", afirmou Rose Sales, já na luta para a criação de um movimento que

penetre nas escolas, envolvendo secretários municipais, como de Educação, Criança e Adolescência, Saúde, Conselho de Direitos Humanos, Promotoria da Educação, Coordenadoria Municipal da Mulher, Conselhos Tutelares, líderes e educadores comunitários e vereadores engajados nessa luta.

PF prende prefeito, presidente da Câmara e mais 26 por fraude em licitações no MS A Polícia Federal prendeu ontem 28 pessoas em Dourados (MS) por fraude em licitações, corrupção ativa e formação de quadrilha. Entre os presos estão o prefeito da cidade, Ari Artuzi (PDT), a primeira-dama, quatro secretários e nove vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Sidlei Alves da Silva (DEM). No total, foram expedidos 29 mandados de prisão temporária --além de 38 pessoas que obrigatoriamente irão prestar depoimento.

As ações fazem parte da Operação Uragano da Polícia Federal, que tem como objetivo combater os crimes, supostamente chefiados pelo prefeito da cidade. As investigações, que começaram em maio deste ano, apontaram a participação de secretários municipais, empreiteiros, prestadores de serviços, vereadores e servidores públicos. CORRUPÇÃO - As fraudes direcionavam licitação e eram conduzidas por corrupção de servidores públicos e de polí-

ticos. Os acordos rendiam 10% do valor do contrato e eram fechados com as empresas escolhidas ilicitamente. O dinheiro servia para o pagamento de diversos vereadores de Dourados, para caixa de campanha e compra de bens pessoais do prefeito. Também foram presos o atual diretor de Departamento de Licitações, o ex-chefe do setor de licitações, Ignez Maria Boschetti Medeiros (secretária de Finanças), Claudio Marcelo Machado Hall (secre-

tário de Serviços Urbanos), secretário de Obras, Tatiane Cristina da Silva Moreno (secretária de Administração) e os vereadores Aurélio Luciana Pimentel Bonatto, Erivaldo de Melo Moreira, Humberto Teixeira Junior, José Carlos Cimatti Pereira, José Carlos de Souza, conhecido como "Zezinho da Farmácia", Júlio Luiz Artuzi, conhecido como "Tio Julio", Marcelo Luiz Lima Barros e Paulo Henrique Amos Ferreira, conhecido como "Bambu".

Por Djalma Rodrigues

djalrodrigues@bol.com.br

Lula pode adiar sua vinda a São Luís O presidente Lula pode adiar sua vinda a São Luís. Antes prevista para o próximo dia 8, o presidente deverá vir ao Maranhão somente no dia 15 ou em data posterior, por conta de uma apertada agenda. Caso ele venha realmente no dia 8, data do aniversário de São Luís, sequer poderá receber o título de Cidadão, outorgado por iniciativa do presidente da Câmara Municipal, Isaías Pereirinha. Falase, em Brasília, que sua vinda ao Maranhão estaria sendo adiada porque ele quer vir juntamente com o empresário Eike Batista, proprietário da empresa que descobriu uma gigantesca reserva de gás natural em Capinzal do Norte, cuja visita é uma prioridade do presidente.

São Luís terá ponto facultativo na 2ª O prefeito João Castelo deve anunciar, possivelmente amanhã, ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (6), véspera do 7 de Setembro, feriado em homenagem à Independência do Brasil, que antecede ao feriado municipal do dia 8, referente à fundação de São Luís, por Daniel de La Touche. Castelo quer homenagear a cidade com o anúncio de um conjunto de obras a serem executadas. Para tanto, já assinou autorização para a execução de várias deles, como os canais do Coroadinho, do Renascença a revitalização do eixo Itaqui/Bacanga.

Kátia Abreu e Suplicy batem boca em sessão que prorrogou CPI Os senadores Kátia Abreu (DEM-TO) e Eduardo Suplicy (PT-SP) trocaram insultos ontem durante sessão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que discutia a prorrogação da CPI do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Congresso. O petista acusou a senadora, uma das maiores defensoras da comissão, de não ter como hábito comparecer às reuniões da CPI. Irritada, Kátia Abreu rebateu. "Não lhe dou o direito de questionar meu trabalho nesta Casa. Meu mandato é do tamanho do seu. O seu mandato não é maior do que o meu, isso não lhe credencia para chamar minha atenção em público. Sou suplente na CPI do MST, que recebe dinheiro do seu governo. O senhor quer fazer vistas grossas disso. Se não estive lá é porque não foi requerido", reagiu a democrata.

Filha de Serra vê falsificação em assinatura de procuração A empresária Verônica Serra, filha do candidato a presidente José Serra (PSDB), não reconhece a assinatura atribuída a ela num documento usado para quebrar seu sigilo fiscal na delegacia da Receita de Santo André (SP). Segundo a Folha apurou, Verônica considerou a assinatura no documento uma cópia grosseira da sua. Em entrevista na edição de ontem, da Folha, a analista tributária Lúcia de Fátima Milan admitiu ter acessado a declaração de renda, mas a pedido da própria Verônica e com uma procuração registrada em cartório. Ao analisar o documento, Verônica viu que não era sua a assinatura.

Todos os políticos que tropeçaram no TSE por conta da lei do Ficha Suja, acreditam que o STF vai revogar a decisão dos ministros da Justiça Eleitoral. &&& Isso porque acreditam que a retroatividade da lei fere de morte a Constituição Federal, que considera essa uma causa pétrea. &&& Começa a ficar mais apimentada a campanha eleitoral para governador e senador no Maranhão. &&& Já se observa, no horário da propaganda eleitoral, críticas de todos os lados. Isso é um sinal de que a coisa ainda vai pegar fogo.


4G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

Paes 2011 tem novidades para os candidatos O Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2011) trouxe uma novidade para aqueles que irão se inscrever: a segunda opção na escolha do curso. A partir de agora, o candidato pode colocar no formulário a graduação de sua preferência e logo abaixo outra opção que lhe agrade. A segun-

da opção não é obrigatória, mas se for feita precisa obedecer a alguns critérios, como, por exemplo, ter as mesmas específicas que a primeira, sendo assim do mesmo grupo. A inscrição só será efetivada, caso a segunda opção for preenchida, estiver no mesmo grupo da primeira. Acompanhe as informações abaixo.

GRUPO 1: Específicas - Matemática e Física. Cursos - Arquitetura e Urbanismo, Ciências Licenciatura (Física), Ciências Licenciatura (Matemática), Curso de Formação de Oficiais - CBMMA, Engenharia Bacharelado (Civil), Engenharia Bacharelado (Mecânica), Engenharia Bacharelado (Produção), Engenharia da Computação Bacharelado, Física Licenciatura, Matemática Licenciatura. GRUPO 2: Específicas - Matemática e Química. Cursos - Ciências Licenciatura (Química), Química Licenciatura. GRUPO 3: Específicas - Biologia e Química. Cursos - Agronomia Bacharelado, Biologia Licenciatura, Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura, Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Licenciatura (Biologia), Enfermagem Bacharelado, Engenharia Agronômica Bacharelado, Engenharia de Pesca Bacharelado, Engenharia Florestal, Medicina, Medicina Veterinária Bacharelado, Zootecnia. GRUPO 4: Específicas - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Língua Estrangeira (Inglês). Cursos - Letras Licenciatura (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Portuguesa com opção em Inglês), Letras Licenciatura (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas). GRUPO 5: Específicas - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Língua Estrangeira (Espanhol). Cursos - Letras Licenciatura (Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa com opção em Espanhol), Letras Licenciatura (Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas). GRUPO 6: Específicas - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e História. Cursos - Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura (Ciências Política e Sociologia), Direito Bacharelado, Música Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Pedagogia Licenciatura (Magistério). GRUPO 7: Específicas - Matemática e História. Cursos - Administração Bacharelado, Administração Bacharelado (Empresas Rurais e Cooperativas). GRUPO 8: Específicas - Geografia e História. Cursos - Geografia Bacharelado e Licenciatura, Geografia Licenciatura, História Licenciatura.

Estado terá ponto facultativo dia 6 de setembro Por determinação da governadora Roseana Sarney será facultativo o ponto nos órgãos públicos da administração direta e indireta do Estado, na próxima segundafeira (6), devido aos feriados de 7 de Setembro (Dia da In-

dependência do Brasil), na terça-feira, e de 8 de Setembro (Aniversário de São Luís), na quarta-feira. A determinação não atinge os órgãos que prestam serviços essenciais à população, como polícia e saúde.

FUNDADOR: Udes Lemos da Cruz

DIRETORA GERAL Nonata Marques

SUPERINTENDENTE Jorge Luis Raiol

EDITOR Djalma Rodrigues E-mail: atosefatos@elo.com.br O jornal Atos e Fatos é uma publicação da COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDA Redação e parque gráfico-Avenida Guaxenduba - nº 285 Centro - Fone: 3254-0597-CEP-65000-000 CNPJ. 23.671.134/0001-30

São Luís-MA, Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

VALE DO TOCANTINS

Vidigal defende a criação da Universidade Federal O candidato ao senado, ministro Edson Vidigal defendeu ontem em Imperatriz a criação da Universidade Federal do Vale do Tocantins. Vidigal entende que as regiões sul e sudeste do Maranhão não podem ficar dependentes de criação de campus universitários pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, e Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. - Há uma demanda de mercado e um grande número de jovens carente de oportunidades que somente o estudo pode oferecer; e as nossas duas universidades possuem orçamentos limitados que mal dão para suprir os cursos que elas já oferecem diz o candidato. Vidigal acredita que ao instituir uma universidade federal na região, estará criando

Edison Vidigal, Carlinho Amorin, Lula Almeida, Ildemar Gonçalves, Hélio Santos e Jean Carlos condições para o seu pleno sa e a extensão de acordo com desenvolvimento, onde a mão a demanda da região, o que de obra capacitada e melhor permitirá um crescimento orremunerada será formada por denado pela Ciência e a necessidade do povo - explica. "filhos da terra". O ex-presidente do Supe- Essa nova universidade oferecerá o ensino, a pesqui- rior Tribunal de Justiça também

vai sugerir à bancada de deputados estaduais eleita em 2010, que apresente projeto na Assembléia Legislativa criando a Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Maranhão, desmembrada da UEMA. - Assim teríamos duas universidades, uma federal, cujo projeto apresento no Senado, e uma outra estadual, que é importante que seja regionalizada, a exemplo do que já fazem os estados da Bahia, com cinco universidades regionais e o Ceará, com quatro - avisa. Vidigal participou de uma caminhada na Av, Jacó, em Imperatriz, onde recebeu o apoio de lideranças como os prefeitos Sebastião Madeira e Idelmar Gonçalves, de Açailândia. Além dos candidatos, Carlinhos Amorim (deputado estadual) e Hélio Santos (deputado federal).

Empossado novo defensor público O defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, empossou, ontem (1º), o defensor público Bruno Dixon de Almeida Maciel, aprovado no último concurso. O novo defensor integrará a equipe do Núcleo Regional de Açailândia, que inicia suas atividades ainda neste mês de setembro. Com a recente posse de cinco novos defensores públicos, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) passa a contar com um quadro de 52 profissionais em todo o estado. O defensor geral abriu a solenidade fazendo uma explanação sobre os desafios da Defensoria frente à grande demanda e sobre sua missão constitucional, que é garantir acesso à Justiça a pessoas que não podem pagar um advogado. Fez ainda um breve diagnóstico da atuação da

Defensoria no Estado e enfatizou a função do defensor na garantia de direitos e promoção da cidadania. "O que se espera de um defensor público hoje, além de grandes conhecimentos jurídicos, é uma atuação proativa. É preciso que ele conviva na comunidade onde exerce as suas funções, que compreenda as dificuldades apresentadas pela sociedade e, com ela interaja, na perspectiva da busca de solução compartilhada do problema apresentado", comentou Aldy Mello Filho. Ele disse ainda que "ingressar na carreira da Defensoria é assumir seu quinhão de responsabilidade na construção de uma sociedade mais tolerante, justa, fraterna e igualitária". Aldy destacou ainda o novo momento vivido pela De-

Bruno Dixon assina termo de posse ao lado do defensor geral Aldy Mello fensoria Pública, com a reto- no Dixon assume o cargo mada do processo de interio- cheio de expectativas. "Sei da rização do órgão. Entre as importância de nosso trabaações, já em execução, está lho e também conheço os a expansão do atendimento desafios da Defensoria, por com a entrega, nesta quinta- isso, vou me dedicar para que feira (2), de mais dois núcle- possamos ser um elo entre a os da DPE/MA: um em Açai- comunidade e a Justiça, vilândia e outro em Imperatriz. sando à efetivação dos direiConsciente de seu papel tos fundamentais previstos na como defensor público, Bru- nossa Constituição", garantiu.

Delegacia Virtual contabiliza mais de 180 atendimentos em duas semanas Desde que começou a funcionar oficialmente, a Delegacia Virtual (Devir) do Maranhão já registrou mais de 180 ocorrências de diversas origens. No topo das ocorrências estão os casos de extravio de documentos, que juntas somam 135 registros. Além desses, os furtos de documentos têm 35, seguido pelos furtos de celulares com seis ocorrências. Os registros de diversos objetos chegam a 12. A Delegacia Virtual da Polícia Civil foi implantada no Maranhão com o intuito de facilitar o acesso do cidadão ao serviço público, onde qualquer pessoa poderá registrar no próprio site da delegacia, tipos de ocorrências que anteriormente eram necessários ser feitos pessoalmente numa delegacia mais próxima. Com a nova ferramenta, o cidadão não precisa se deslocar a um Distrito Policial

para registrar uma ocorrência criminal, como furtos ou extravio de documentos, roubos de celulares e ainda localizar foragidos da justiça. O serviço está disponível no endereço eletrônico www.delegacia online.ma.gov.br e o usuário precisa apenas estar conectado com um computador que tenha acesso a internet. Caso não possua um computador, ele pode se deslocar até um dos postos do Viva Cidadão e utilizar o serviço. Segundo informações do delegado Daniel Brandão, gestor do sistema, em apenas uma semana de funcionamento os registros chegam a mais de 27 ocorrências diárias. "Esse aumento de registros se deve ao cidadão que já está consciente do serviço, porém é necessário atentar a questão referente à competência da Devir. Por exemplo, casos de roubos precisam ainda ser registrados

nas delegacias, uma vez que esse tipo de delito necessita de uma ação policial mais rápida por se tratar de um crime grave" enfatizou o delegado. O delegado ressaltou ainda que a diferença entre o roubo e o furto é que para efetuar um roubo o criminoso utiliza da força física e grave ameaça, tendo ou não o uso de arma. Ainda de acordo com o delegado, esses registros de roubos são recusados pelo sistema e encaminhados a uma delegacia. A Devir está vinculada ao Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo). Ela foi testada durante um mês em dois postos do Viva Cidadão em um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública e o VivaCidadão. Em apenas sete dias de funcionamento, cerca de 100 registros chegaram aos computadores da Devir. FUNCIONAMENTO - O

usuário, após fazer o registro no site, receberá um documento confirmando a validação de sua ocorrência, que também será encaminhada para um e-mail cadastrado no ato da solicitação. No correio eletrônico, constará a seguinte mensagem: "Seu Boletim de ocorrência foi aceito". O serviço é gerenciado por atendentes treinados e capacitados para operar o sistema. Essa validação é confirmada por meio de registro documental que legitima a solicitação, gerando um boletim de ocorrência eletrônico com número, dados, e ocorrências do cidadão. Com o boletim de ocorrências eletrônico em mãos, o solicitante poderá acompanhar a resolução do registro, em casos de furto, diretamente com uma autoridade policial na delegacia de seu respectivo bairro ou num distrito situado no local da infração.


5G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

PLANEJAMENTO

SES realiza Oficina para aprimorar serviços de saúde Discutir estratégias para planejamento das ações desenvolvidas pelas Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas foi o principal foco da Oficina de Acompanhamento da Programação das Ações de Vigilância Sanitária 2010 realizada, nesta quarta-feira (1º), no auditório da Vigilância em Saúde Dr. Wellington da Silva Mendes, localizado na Rua Viveiros de Castro, 11 - Apeadouro, São Luís - MA. O encontro encerra nesta quinta-feira (2). A iniciativa da oficina foi da Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária, em parceria com a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/Nadav) e contou com a participação dos servidores da Suvisa, Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Área de Planejamento, Setor Financeiro) e Conselhos de Saúde. Para o secretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite, a Oficina é de extrema importância e vem fortalecer principalmente a gestão dos serviços de saúde, "Temos responsabilidade com vidas humanas. Os municípios precisam estar mais envolvidos nesse processo. É necessário que cada técnico cumpra seu papel", observou o secretário. Entre os temas abordados se destacam as doenças transmissíveis e não transmissíveis; análise situacional da atenção materno e neonatal no estado; estratégia da saú-

São Luís-MA, Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

Site: atosefatos.jor.br

Bastidores dos MUNICÍPIOS Por Isaias Rocha

e-mail: isaiasrocha21@gmail.com

FRASE DO DIA

Auto-conhecimento é o grande poder pelo qual nós compreendemos e controlamos nossas vidas. (Vernon Howard)

AUDIÊNCIAS

Começou ontem, quarta-feira (1º), na Paróquia Imaculada Conceição, no município de Bacabeira, uma da série de três audiências públicas realizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), que irão tratar o processo de licenciamento ambiental da área de graneis líquidos do Terminal Portuário do Rio Mearim.

EMPREENDIMENTO

O novo empreendimento portuário, que tem custo estimado de R$ 485 milhões e criação de três mil empregos na fase de construção e mais 600 postos de trabalho quando entrar em operação, tem relação com a implantação da Refinaria Premium I, da Petrobras, na região, que terá capacidade de produção de 600 mil barris por dia e previsão de iniciar suas operações em 2013, um investimento de US$ 20 bilhões.

OBJETIVO

O objetivo é apresentar o projeto para a população, discutir o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental, esclarecendo as dúvidas e anseios, acolhendo críticas e sugestões. Hoje, dia 02/09/2010, quinta-feira, às 19h, os debates acontecem no município de Rosário, na Igreja Batista Nacional, situada na Rua Coronel Augusto Rocha, s/n - Centro; amanhã, dia 03/09/2010, sexta-feira, às 19h, será a vez do município de Santa Rita. Os debates acontecem no Centro de Convenções José Gonçalo, situado na BR-135, Km 71 - Centro.

FEDENTINA

Moradores do bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, não suportam mais aspirar o cheiro proveniente do Mercado Público, que fica nas proximidades da Estrada de Ribamar. Eles vão organizar um abaixo-assinado para cobrar providências ao Ministério Público. Querem o fim da fedentina! E com urgência!

LEVANTAMENTO Arnaldo Garcia de da família; sociedade e ações de Vigilância Sanitária (Visa), dentre outros. "Uma das maiores dificuldades que encontramos para o desenvolvimento das ações de Vigilância Sanitária passa pelo sub-financiamento, no entanto é de extrema importância que trabalhemos as questões do monitoramento e planejamento. Avaliar consiste, fundamentalmente, em

fala das atividades da Vigilância Sanitária você fazer um julgamento de Nacional de Vigilância Sanitávalor, sob uma intervenção e ria, Oswaldo Miguel Junior, disisso exige qualificação e co- se se sentir motivado por ver nhecimento técnico. Para isso que hoje a história da vigilâna Suvisa criou uma sala de cia é outra. "Quem diria que situação, que através de da- funcionários da Visa estariam dos consegue reavaliar as prá- discutindo planejamento. Isso ticas e realizar com maior efi- mostra que a gestão em saúciência as atividades", enfati- de vem avançando. A oficina é zou o superintendente de Vi- um passo importante para que gilância Sanitária, Arnaldo possamos oferecer um serviço Muniz Garcia. de saúde de qualidade para a O representante da Agência população", salientou Oswaldo.

Um levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego aponta que, de janeiro a junho deste ano, houve uma elevação de 0,25% na criação líquida de empregos formais, passando em Rosário. A Secretaria de Obras - responsável por diversas obras de recuperação de estradas, reforma de escolas e postos de saúde, pavimentação de ruas - que sempre trouxe mão-de-obra de fora, descartou empreiteiras de empregar funcionários de fora da cidade

MÃO DE OBRA

Essa foi um das iniciativas que contribuíram no crescimento de postos de trabalho em Rosário. "Todos os operários que foram contratados pelas empresas responsáveis pelos serviços, são daqui mesmo da cidade, sendo que em algumas obras foram contratados no próprio bairro, facilitando a locomoção do trabalhador e evitando gastos com transporte", informou Bimba.

POR AUSÊNCIA

O Tribunal de Justiça do Maranhão aplicou, nesta quarta-feira, 1º, por maioria de votos, pena de censura ao juiz Thales Ribeiro de Andrade. Os desembargadores entenderam que ficou comprovada a ausência do juiz da comarca de Dom Pedro, para dar aulas numa faculdade de São Luís, sem autorização, nos dias de segunda e sexta-feira, do segundo semestre de 2007 ao primeiro de 2008.

SEGURANÇA

O candidato Flávio Dino (PCdoB) vem constatando a falta de estrutura da segurança pública no interior do estado, com delegacias fechadas, falta de condições de trabalho e baixo efetivo de policiais à disposição da população.

ASSALTO

Falando nisso. Um homem identificado por Rato assaltou, anteontem (31), a agência dos Correios, no município de Alcântara. Armado de revólver, ele rendeu os funcionários da agência e levou a importância de R$ 7 mil. Policiais fizeram diligências para prender o assaltante, que até o momento não foi localizado.

CENSO

Os recenseadores do IBGE, estão com dificuldades para coletar dados no município de Açailândia. Segundo a coordenação do Censo no Maranhão, a coleta de dados do Censo no Estado está acima da média do Nordeste e do país. Mas, em algumas localidades, os recenseadores ainda encontram dificuldades para realizar o trabalho.

CALOR

A população do município de Timon, no Leste do Estado, enfrenta, a partir de agora, os meses mais quentes do ano. Os moradores reclamam constantemente do forte calor. Os especialistas alertam: É preciso ter cuidado, pois o calor intenso é uma ameaça à saúde.

PROPAGANDA

Mesmo com a reunião de esclarecimentos sobre a regulamentação da propaganda eleitoral, realizada dia 16 de agosto, com os presidentes dos partidos políticos e, ou representantes de coligações, dos municípios de Bacabal, Bom Lugar, Lago Verde e Conceição do Lago Açu, vários tipos de irregularidades continuam sendo cometidas, desde o som em alto volume até o desrespeito às áreas próximas a hospitais e escolas.

FISCALIZAÇÃO

Em função disso, o juiz Roberto de Oliveira Paula e o promotor Cláudio José Sodré, da 13ª Zona Eleitoral, responsável pela propaganda eleitoral nas eleições deste ano, auxiliados por Policiais Militares e um decíbelimetro, cedido pela Promotoria do Meio Ambiente, realizaram, ontem (31), uma blitz de advertência. O objetivo era fiscalizar a propaganda irregular por carros de som.

PLEBISCITO

Começou nesta quarta-feira, 1º, e vai até o próximo dia 7 (terça-feira), a votação do plebiscito a favor da redução da propriedade da terra. As urnas estão distribuídas em sindicatos, escolas, igrejas, associações da capital e do interior do estado. Serão feitas duas perguntas com respostas sim ou não: Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter o limite máximo de tamanho ? Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?

CAMPANHA

A Assembleia Legislativa lançou, anteontem, (31) a campanha para a coleta de assinaturas em favor do projeto de lei de iniciativa popular que limita a propriedade da terra em 3.500 hectares. Presentes ao lançamento, a deputada Helena Barros Heluy (PT) e o padre Inaldo Serejo, da Comissão Pastoral da Terra, que integra a coordenação da Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra, no Maranhão. A coleta de assinaturas, na Assembleia, segue até sexta-feira (3 de setembro).


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

CLASSI & CAMILE Responsabilidade da Gislane Publicidade

9606-9004 Horários: 2ª, 3ª e Sábado - 8:00 às 12:00

(098) 8895-4518

Deleicious Salgados VENDE-SE Sa do lgado ces , b s em olo ge s, e ral etc , ...

TRATAR COM REGIANE CONTATO: 8823-8102 E-MAIL: 1303@hotmail.com

U

ma casa na Aveni da Principal da Cida de Olimpica com 7 compartimentos e uma área de 20 metros

Tratar: (98) 8854-8036


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

A

LUGA-SE APARTAMENTO TIPO (KITNE TE) NO COHATRAC IV: SALA, COZINHA AMERICANA, QUARTO E BANHEIRO. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO!!!

**TRATAR COM CARLOS: 88134970**


8E

S

P

O

R

T

E

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Ciente de que está em débito, Rafael Coelho aguarda nova oportunidade Depois de ser recuperar de duas lesões musculares na coxa direita, o atacante Rafael Coelho vive a expectativa de voltar a ter uma chance no ataque do Vasco. Contratado depois de ter um ótimo desempenho no Figueirense, ele espera, enfim, mostrar tudo o que pode render. Nesta terça, em São Januário, o jogador participou do jogo-treino dos reservas contra um time da Marinha. Foi a primeira atividade do atleta com bola. - Tive duas contusões musculares e agora pude voltar a treinar com bola. Se aparecer a chance, vou tentar aproveitar da melhor forma. Acho que estou pronto. Não estou jogando nem 30% em comparação com o ano passado, quando fiz muitos gols. Mas é bola para frente. Vou procurar dar o meu máximo, não ficar para trás. Apesar de saber que concorrência no ataque é dura, Rafael Coelho acredita que pode ser o homem de referência do setor ofensivo vascaíno. O objetivo dele é, com gols, ajudar a equipe a melhorar na tabela de classificação. - Temos dois atacantes de grande movimentação. Se o PC quiser que eu jogue dentro da

São Luís-MA, Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

Site: atosefatos.jor.br

área, vou jogar. Já joguei centralizado no Figueirense e fiz muitos gols. Temos grandes jogadores nesta posição, nosso time está fazendo gols. Acho que não temos um problema. Vou procurar meu espaço novamente e buscar fazer os meus também. Rafael Coelho contou que teve o apoio de familiares para tentar superar os momentos difíceis, quando estava machucado e não podia jogar. Agora, ele quer deixar os problemas no passado. Mas sem esquecer as lições aprendidas. - Quando acontecem estas coisas, tem que parar e pensar. Minha esposa e minha família me deram muita força. Se Deus colocou esta pedra no meu caminho, é para eu atravessar. Concentrei no meu tratamento para voltar bem e não machucar de novo. Meu pensamento é fazer diferente do que fiz neste período. Dedicação nunca faltou, mas em algumas bolas que eu poderia ser mais ousado, toquei para trás. O Vasco, décimo colocado do Brasileiro com 23 pontos, enfrenta o Ceará no próximo sábado, às 18h30m (de Brasília), em Fortaleza.

DESTAQUE DO ATLÉTICO-GO

ELIAS FOI DISPENSADO pelo São Paulo em 2002 Quinta-feira, 26 de agosto de 2010. O Palmeiras comemorava 96 anos de vida e a torcida sonhava com uma vitória sobre o lanterna Atlético-GO no Pacaembu para festejar. Porém, um canhoto de 26 anos acabou com a festa. Com três gols, Elias calou a galera alviverde e garantiu a vitória do Dragão por 3 a 0. Na próxima quinta-feira, o camisa 10 estará novamente na capital paulista. Desta vez, para enfrentar o São Paulo, no estádio do Morumbi. E o jogador poderia até estar em campo com a camisa tricolor, se não tivesse sido dispensado em 2002. Foi no time paulista que Elias começou o sonho de virar jogador de futebol. E o Cícero Pompeu de Toledo é motivo de muitas lembranças, afinal foi sua casa entre os anos de 2000 e 2002, já que dormia no alojamento do time juvenil. Elias chegou ao São Paulo com 17 anos, vindo do desconhecido Tombense (MG), um time bancado por empresários locais. Em uma partida da Taça Belo Horizonte daquele ano, ele chamou a atenção do então técnico são-paulino Toinho. Foi contratado e veio para o time juvenil que treinava no CT de Guarapiranga. - Me lembro quando cheguei era tudo uma novidade

Meia é o maior destaque do Atlético-GO no Campeonato Brasileiro para mim. Mas você sabe tinha o Kléber (atacante, que como funciona as categorias hoje está no Palmeiras) e o de base, é muita gente e a re- Vágner Love, que poucos sanovação é muito grande. Che- bem, mas também foi dispenguei a subir do juvenil para o sado pelo São Paulo. Outro júnior, mas nunca disputei que estava naquele time é o uma Copa São Paulo. Em Paulo André (zagueiro do Co2002, quando o Pita (ex-meia) rinthians). Não guardo mágoassumiu a equipe, eu fui dis- as porque futebol é assim pensado com outros jogado- mesmo. Às vezes você não dá res e acabei parando no Bahia. certo em um time e dá certo É claro que eu queria ter con- em outro - lembrou o jogador. tinuado - lembrou o jogador. Elias tornou-se profissioDaquele time, Elias guarda nal pelo Bahia e defendeu a a recordação de ter vivido com equipe da Boa Terra por seis companheiros que consegui- temporadas. Nesse período, ram grande destaque no cená- saiu duas vezes por emprésrio nacional. Sincero, também timo para jogar em dois grandeixa claro que não guarda des do Rio de Janeiro: Vasco mágoa do time do Morumbi. e Fluminense. Em ambas, fa- No mesmo time também tores externos atrapalharam

sua performance. - No Vasco, cheguei em 2009 com um contrato de quatro meses de experiência. Tive uma conjuntivite que me deixou fora por um mês. Quando voltei, sofri um estiramento muscular na coxa direita e perdi mais um mês. Na volta, o contrato estava perto do final e não houve como continuar. No Fluminense, no início desse ano, vim por indicação do Cuca, que logo foi demitido. Acabei saindo e vim parar no Atlético-GO - lembrou. Destaque do Dragão no Brasileiro, Elias quer voltar a brilhar em uma equipe grande do futebol brasileiro. - Vou ficar aqui até o final do Campeonato Brasileiro. Surgiram algumas propostas, mas quero tirar o Atlético dessa situação. No ano que vem, espero finalmente ter a chance que escapou algumas vezes. Na vida, as coisas acontecem na hora certa. Agora é chegar a São Paulo e fazer uma grande partida. Temos condições de vencer. Estamos crescendo de produção. A chegada do Renê Simôes mudou nossa equipe. Nos últimos três jogos, empatamos fora com o Internacional, ganhamos do Palmeiras e empatamos com o Avaí. Temos de continuar nesse ritmo - concluiu o maestro do time goiano.

Sonho de ser novamente artilheiro faz Keirrison ser traído pela memória O atacante Keirrison vai disputar na quinta-feira, contra o Avaí, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão, seu segundo jogo como titular do Santos. Ele ainda não marcou nenhum gol, não está no melhor de sua forma, lhe falta ritmo de jogo. Mesmo assim, sonha ser, mais uma vez, artilheiro da mais importante competição do País. Em 2008, K9, atuando pelo Coritiba, terminou o campeonato com 21 gols, ao lado de Washington (Fluminense) e Kléber Pereira (Santos). Pode parecer uma missão impossível, mas o atacante cita o próprio Brasileirão 2008 como exemplo de que pode atropelar na reta final e surpreender.

Só que a vontade de ser artilheiro é tanta que até confunde a memória do jogador. Em 2008, ele se atrasou com relação a seus concorrentes por causa de uma lesão. Em suas próprias palavras: - Quando fui artilheiro em 2008, fiquei 13 ou 14 rodadas fora por causa de uma lesão. Lembro que quando voltei, o Kléber Pereira estava com oito ou nove gols e acabei alcançando - diz. Na verdade, os números não são esses. Keirrison se machucou no dia 11 de maio 2008, logo na primeira rodada do campeonato nacional, durante jogo contra o Palmeiras. Ele sofreu uma grave lesão muscular e ficou

quase dois meses parado. Só voltou contra o Internacional, dia 6 de julho, na nona rodada. Ou seja, perdeu sete jogos. Quando voltou, Kléber Pereira havia marcado três gols. Washington, por sua vez, ainda não havia decolado: tinha marcado só um gol. A missão agora é muito mais complicada. Bruno César, do Corinthians, já fez oito gols. Elias, do Atlético-GO, é o vice-artilheiro, com sete. - Sei que é difícil, pois o Santos é uma equipe muito visada, a marcação tem sido forte. Mas esse é um objetivo que pretendo alcançar. Claro que penso no Santos primeiro e depois em mim.

Kerrison está oito gols atrás de Bruno César


9T

E L E V I S Ã O

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Horóscopo ÁRIES Que tal começar o mês fluindo super bem com o clima astral do dia? Nada de pesos e encargos extras, mas muita troca e flexibilidade, pois o que se almeja perfeito não existe, é somente ideal e sonho. A realidade é mais complexa. TOURO Você valoriza suas conquistas, suas vitorias? Um bom mote para iniciar setembro em grande estilo. Marte e Netuno sinaliza duvidas e inseguranças mas quanto mais você perguntar, mais ficará confuso. Medite ou reflita sozinho. GÊMEOS É no seu signo que a mudança de Lua ocorre hoje, iniciando um mês memorável! Bom sinal pra dar a partida numa dieta, limpar a casa e abrir mais espaço para o futuro. Descubra o que tem sentido para você. Vale sete dias. Insista nisso. CÂNCER Desconcentração e irritabilidade podem surgir hoje em momentos delicados; lunação que abre setembro traz a tona emoções esquecidas, necessidades que desdenhou. Agora tudo isso clama. Cuidado com documentos, viagens e conversas. LEÃO Clima de conclusão necessária abre mês, inaugurando período de reavaliação intensa de planos e metas. Amigos cobrarão de você mais participação e dialogo. Bater o pé com teimosia está fora de moda nestes próximos dias. Flexibilidade! VIRGEM Mês começa importante para você, que tem mais é que acertar e ajustar demandas entre vida privada e publica, buscando um equilíbrio mais do que urgente nos próximos dias. Sua popularidade será preservada se buscar essa sintonia. LIBRA Ressaca é a palavra mais correta pra você entender o que se passa nos céus de hoje até 8/9; trabalho não terminado impede vôos mais altos, seja no plano concreto quanto espiritual. Diagnostique e corrija , este é o tempo para isso. ESCORPIÃO A vontade se torna mais volátil e frágil, você se sente pouco firme? É para que as dúvidas possam assomar com força, para que as escute e engate mudanças, pequenas ainda, no sentido de corrigir trajetórias. A síntese virá em breve. SAGITÁRIO Clima alterado entre planetas se traduz em crises de confiança entre sagitarianos, que doravante já não sabem mais em quem confiar ou por que. Desacertos com parceiros e sócios precisam ser encarados. Não tema conversar. CAPRICÓRNIO Difícil traduzir na rotina diária um monte de teorias, será necessário peneirar a busca por uma perfeição ideal, que só existirá adaptada a realidade presente. Informações certas ajudarão você a fazer esse ajuste nos próximos dias. AQUÁRIO Inquietação e dúvidas, você pode não saber o que quer, mas já sabe o que não quer mais, no amor, na luta pela vida. Aquela imagem de correção e pureza foi abalada e a partir daí começa o mês das correções, adaptações e ajustamentos. PEIXES Desvios de rota anteriores podem agora ser corrigidos - casa e relações com sócios, parceiros e cônjuge em primeiro plano na minguante lunar que abre setembro. De hoje a 8/9, focalize atendimento de conforto pessoal e boa comunicação.

Site: atosefatos.jor.br

São Luís-MA, Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

‘Playboy’ de Cleo Pires é a mais vendida do ano Agosto acabou e Edson Aran, diretor da "Playboy", está feliz da vida com o resultado de venda da edição com Cleo Pires na capa. "Com certeza é mais vendida do ano. Acho que nenhuma outra edição venderá tanto. Talvez seja a mais vendida dos últimos 5 anos."

Geisy Arruda pode finalmente posar nua Desde que surgiu - depois de ter sido hostilizada por colegas da faculdade Uniban que não concordavam com seu modo de se vestir para ir às aulas -, Geisy Arruda virou alvo em potencial para revistas masculinas. Só que o tempo passou, esse alvo nunca foi acertado e a moça nunca foi despida. Mas parece que a revista "Sexy" estaria disposta a correr atrás do prejuízo e estampar a "loira da Uniban" em sua edição de aniversário, em novembro. Segundo fontes, Geisy já teria se encontrado duas vezes com o editor da revista para negociar e, só não teria fechado ainda por estar reticente se isso poderia atrapalhar ou não sua participação no reality show "A Fazenda". Durante o papo, Geisy teria pedido para fotografar fora do país e para fazer um ensaio polêmico. Já o editor da revista teria falado da intenção de brincar com a capa da revista, colocando a loira com um adesivo em forma de vestido que, ao ser removido, revelaria a nudez de Geisy.

Nic ole BBahls ahls vvai ai ganhar um rreal eal ppar ar ada ‘P layb oy endida Nicole araa ccada ‘Playb layboy oy’’ vvendida Nicole Bahls está contando os dias para o lançamento de sua "Playboy", que chega às bancas em outubro. A modelo já sabe como vai ser a capa, a data da festa de lançamento, só não quis saber de ver as fotos do ensaio. "Nem faço questão de ver. Eles (o pessoal da Playboy) sabem o que funciona. Eles querem que venda bem e eu também", disse ela ao EGO. Bons números nas bancas significam dinheiro no bolso para Nicole. Além do cachê, ela ganha uma porcentagem sobre as vendas. "Após os cem mil primeiros números, eu ganho um real para cada 'Playboy' vendida", contou ela, que está empolgada para viajar pelo Brasil divulgando a revista. Nicole, que fotografou nua em junho numa praia, teve que ver Larissa Riquelme, a musa da Copa, "passar na sua frente" e pegar a capa de setembro. "Não me importo (da Larissa ter passado na frente), acho que a Larissa fotografa superbem. Quando fiz o ensaio não fechei o mês, só que ele sairia até outubro", opinou. "Outubro é até melhor, é um mês que vende melhor. E acho que a Larissa vai pegar um pouco da 'ressaca' da Cleo Pires (capa de agosto)."

Caio Castro mostra seu charme em ensaio fotográfico Intérprete de Edgar, o dono de uma agência de modelos em "Ti-ti-ti", o ator Caio Castro posou para as lentes de Fernando Torquatto usando produções com diferentes propostas, mas todas na cor preta. "Antecipei shapes que estão presentes nas coleções de verão e também poderão ser vistos nas próximas coleções de inverno. Os looks têm perfis diferentes, como college, couro e esportista, por exemplo", diz o fotógrafo e maquiador. Ele conheceu Caio, em início de carreira, quando o ator entrou em "Malhação", em 2008, e comemora seu crescimento profissional. "Para mim, é muito interessante observar essa evolução. Eu o reencontrei em 'Ti-ti-ti' e vejo um ator intuitivo e de beleza masculina marcante. Acho que é o que está faltando na TV", afirma Torquatto.

Novelas PASSIONE Diana confessa para Gerson que ama outro homem e ele pergunta se é Mauro. Melina avisa a Mauro que vai adiantar o casamento no civil. Fortunato beija Jackie, que o repudia. Bete e os sogros se despedem e Clô expulsa Olavo de casa por ter dançado com a empresária. Gerson invade o quarto de Mauro para tirar satisfações com ele. Brígida ofende Bete por ter dançado com Olavo. Diana interrompe a discussão entre Mauro e Gerson, ameaçando o marido. Diana avisa a Gerson que, se ele não se tratar, irá contar o que sabe. Mauro comenta com Diógenes que está desconfiado de que o filho que Melina está esperando não seja dele. Melina fica perturbada ao se lembrar da insinuação que Diana fez a respeito da paternidade de seu filho. Brígida e Diógenes marcam de se encontrarem. Fortunado e Olavo dormem na antiga casa. Clô chora em seu quarto e Jackie tenta consolá-la. Bete e Totó se encontram com Orlando, que mostra o falso documento que ele entregará a Fred quando fizerem a transação. Mônica e Telma tentam animar Lorena. Chulepa repreende Sinval por não parar de pensar em Danilo e Fátima. TI TI TI Rebeca conversa com Jaqueline sobre a suposta sabotagem na fábrica e pede que ela não comente com Breno. Julinho conhece Dr. Eduardo e lembra de Osmar. Giancarlo não aparece para jantar com Amanda. Armandinho volta para São Paulo arrasado e é consolado por Stéfany. Jaqueline descobre que Breno tem dinheiro depositado no exterior. Armandinho comunica a Gino e Nicole que está namorando Stéfany. Wagner avisa a Luisa que Desirée foi embora do Rio de Janeiro sem concluir o ensaio fotográfico. Bruna que a Gustavo que continuará o trabalho de Osmar com as crianças no hospital. Jacques convida Suzana para jantar. Jacques ouve quando Help sugere que Luiza Brunet use um vestido de Victor Valentim. Desirée diz a Nicole que decidiu largar sua carreira de modelo para casar com Armandinho. Ariclenes tenta descobrir algo sobre o passado de Cecília. Luti encontra Valquíria na faculdade. Jacqueline afirma a Jacques que sabe quem pode conseguir uma foto de Victor Valentim. ESCRITO NAS ESTRELAS Athael, Francisca e Seth rezam por Ricardo e Daniel consegue salvar o pai. Athael comenta com Francisca que Daniel precisa se arrepender e não persistir em seus erros para continuar evoluindo. Antônia e Gilda se preocupam com a demora de Ricardo e Vitória/Viviane. Ricardo conta para Vitória/Viviane que acredita que foi salvo por seu instinto de sobrevivência. Jane tenta descobrir com Vanessa o que aconteceu entre ela e Jardel, mas a filha se recusa a falar. Antônia se tranquiliza ao saber que Ricardo e Vitória/Viviane chegaram à marina e avisa a Gilda. Gilmar vê Ricardo e Vitória/Viviane se beijando. Vitória/Viviane tenta contar a verdade para Ricardo, mas Antônia interrompe a conversa dos dois. Judite conta para Yasmin que instruiu o filho a evitar Mariana e avisa que a dentista irá ajudá-la em sua simulação de aborto. Vicente pede para Virgínia fazer uma regressão com ele até sua vida em Toledo. Vitória/Viviane afirma a Gilmar que vai contar a verdade para Ricardo, mas o vilão a ameaça e garante que vai fazêla mudar de ideia. MALHAÇÃO Pedro sugere aos pais que eles tentem comprar a casa, mas Geraldo reluta em aceitar a ajuda do filho. Catarina diz a Fausto que Cláudia ganhará na justiça o direito da pensão que ele deverá pagar. Fausto tenta convencer Fred a apoiá-lo. Catarina conforta Duda. Pedro diz a Theo e Ângela que fará mais festas para dar entrada na compra da casa. Catarina diz a Babi que pretender organizar festas para ajudar com as despesas da casa. Maicon pede a dona Zica para não entrar no colégio, mas ela o contraria. O goleiro entra na sala de Duda e Obama, deixando Romero inconformado com seus erros de português. Pedro rebate um comentário feito por Eric durante a aula e o deixa irritado. Fred reclama com Creuza por ter que ficar de repouso em casa. Catarina fica preocupada ao ver Júlia passar mal e Artur tenta desviar sua atenção. Lorelai afirma a Seu Pintinho que não tentou seduzir Dodói. Babi se assusta ao ver Maicon no colégio e pede para Franja defendê-la.


10M

U

N

D

O

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

São Luís-MA, Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

Site: atosefatos.jor.br

MINISTRO DE DEFESA DIZ:

“Israel está disposto a ceder Jerusalém Oriental a palestinos” O ministro de Defesa de Israel, Ehud Barak, da oposição trabalhista, disse ontem que Israel está pronto para ceder Jerusalém Oriental aos palestinos, como parte de um acordo de paz. A declaração foi rebatida pelo escritório do primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, que disse que Jerusalém deve continuar "capital indivisível de Israel". Jerusalém é uma das questões centrais do conflito palestino-israelense. Israel conquistou na guerra de 1967 a parte oriental de Jerusalém, que estava sob controle da Jordânia, e depois a anexou como sua capital, numa ação não reconhecida internacionalmente. Por sua vez, os palestinos querem Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado nos territórios da Cisjordânia e faixa de Gaza. "Jerusalém Ocidental e 12 bairros judaicos que abrigam 200 mil pessoas serão nossos. Os bairros árabes, nos quais vivem cerca de 250 mil palestinos, serão deles", disse Barak, que ajudou nos trabalhos de preparação para a retomada do diálogo direto de paz, após 20 meses de paralisação, sob mediação dos EUA. Em entrevista ao jornal israelense "Haaretz", Barak explica ainda que "um regime especial" regeria a antiga cidade --a parte mais disputada de Jerusalém e que abriga pontos sagrados para judeus e muçulmanos, o Muro das Lamentações e a chamada Esplanada das Mesquitas. O plano exposto pelo mi-

Cidade de nistro é muito similar ao negociado em 2000 na cúpula de Camp David, quando Barak era chefe de Governo, e que fracassou por sua rejeição ao retorno de todos os refugiados palestinos desde 1948, quando o Estado de Israel foi criado. Barak assegura ainda que as negociações diretas estarão baseadas no princípio de "dois Estados para duas nações". Segundo ele, o objetivo do novo processo de paz é "colocar fim ao conflito e a possibilidade de qualquer reivindicação futura". Para tal, devem ser considerados todos os aspectos cruciais, como a segurança israelense, a delimitação das fronteiras do Estado palestino, uma solução para o problema dos refugiados e a questão da disputa por Jerusalém, para muitos o ponto nevrálgico do conflito na região. ATAQUE - Barak falou ainda do ataque de terça-feira, no qual quatro israelenses foram mortos a tiros perto de Hebron,

Jerusalém na Cisjordânia, entre eles uma mulher grávida. A ação foi reivindicada por um braço militar do grupo islâmico Hamas, que controla a faixa de Gaza e é radicalmente contrário à negociação com Israel. O atentado deve reforçar o clima de pessimismo que cerca o esforço americano de aproximar israelenses e palestinos numa nova rodada do processo de paz a partir de hoje, em Washington. "É um incidente muito sério", disse o ministro, acrescentando que o ataque foi uma "tentativa de impedir o início da negociação". O ministro adverte, no entanto, que o ataque não pode atingir os abalar o esforço nas negociações de paz. Além disso, abala a sensação de segurança gerada nos últimos meses pela cooperação entre as forças de Israel e da ANP (Autoridade Nacional Palestina), que administra a Cisjordânia. Foi o pior atentado contra civis israelenses em mais de dois anos.

Mineiros presos no Chile se dividem em três grupos para facilitar convivência

Os mineiros chilenos soterrados Os 33 mineiros que estão presos sob uma mina no norte do Chile desde o último dia 5 de agosto se dividiram em três grupos para manter a boa convivência e evitar conflitos pelos próximos três meses que devem permanecer a 700 metros da superfície a espera do resgate. Segundo o jornal chileno "La Tercera", os mineiros decidiram por iniciativa própria se dividir nos grupos Refúgio, Rampa e 105 (referência ao nível em que estão), que cumprem escalas distintas de oito horas de trabalho, convivem e até mesmo dormem em áreas separadas. Os grupos têm ainda líderes separados: Omar Reygada, Carlos Barrios e Raúl Bustos, responsáveis por organizar a vida sob a terra. Os grupos seguiram a afi-

nidade dos mineiros, vindos de três empresas distintas. Muitos deles apenas se conheciam e não tinham uma relação próxima e relatos de alguns deles em cartas a familiares apontam que nem ao menos conversavam. O chefe da equipe de psicólogos que acompanha a saúde mental dos trabalhadores, Alberto Iturra, afirmou ao jornal que todos os grupos passam por etapas de crescimento e enfrentam crises. "Compartilham opiniões e, às vezes, há diferenças", afirmou Iturra, acrescentando que agora eles estão em um momento de aproximação. Nesta terça-feira, o líder da missão da Nasa (agência espacial americana) enviada ao Chile, Michael Duncan, declarou que a principal tarefa dos

especialistas será justamente evitar que os mineiros 'se desesperem". Duncan, que é diretor-adjunto do Centro Médico do Centro Espacial Johnson em Houston, explicou que no tratamento de astronautas "sempre os aconselhamos a não se concentrarem em datas específicas". No caso dos trabalhadores, ele orientou as autoridades locais a fazer o mesmo. "Não podemos criar falsas expectativas. Não podemos especular", insistiu Duncan. A equipe da Nasa conta com dois médicos, um psicólogo e um engenheiro e sua função é ajudar o grupo de chilenos empenhado no resgate a manter a saúde física e psicológica dos trabalhadores da mina San José, presos no local após um deslizamento de terra bloquear o acesso. AVANÇO - Na terça-feira, a perfuradora Strata 950 avançou 15 metros pela terra e deve continuar nos próximos dias a um ritmo de 20 metros diários. No sábado (28), o governo de Sebastián Piñera anunciou esperar que os 33 trabalhadores sejam retirados até outubro, antecipando em dois meses a data máxima prevista anteriormente.


11 P

O

L

Í

C

I

A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1 241/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que FABIO MATOS MACIEL, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Porteiro, filho de Raimundo Nonato Marques Maciel e de Maria Justina Matos Maciel, residente e domiciliado nesta Capital, e ANA AMELIA PINHEIRO DA SILVA, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão professora, filha de Oziel Gomes da Silva e de Rosa Maria Pinheiro, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 30 de Agosto de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS - MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1 262/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que ELENILSON DA SILVA LIMA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Gerente de Vendas, filho de Julio dos Santos Lima e de Helena Maria da Silva Lima, residente e domiciliado nesta Capital, e ANA CAMILA MALHEIROS ARAUJO, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Estudante, filha de Cloves José Bacellar Araujo e de Francisca Silvana Alves Malheiros Araujo, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 01 de Setembro de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1 260/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que SERGIO FERNANDES DA SILVA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Montador, filho de José Ribamar Fernandes da Silva e de Maria da Gloria Sousa da Silva, residente e domiciliado nesta Capital, e FRANCISCA MARIA DE JESUS SOUZA, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Vendedora, filha de Francisca Honorata de Souza e de Izaura Maria de Jesus Sousa, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 01 de Setembro de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1 263/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que FRANCISCO JOSÉ DOS SANTOS SILVA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Contador, filho de José Rodrigues da Silva e de Francisca da Paz dos Santos Silva, residente e domiciliado nesta Capital, e ANDREIA LAGES DA SILVA, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Estudante, filha de José Rodrigues da Silva e de Francisca Gorete Lages da Silva, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 01 de Setembro de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1 266/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que ERICK RAPHAEL REIS TEIXEIRA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Aux. da Contabilidade, filho de Marjone Luiz Alves Teixeira e de Maria Sonia Reis Teixeira, residente e domiciliado nesta Capital, e HÉRICA NATHALINE LOPES FONSECA, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Garçonete, filha de Iran Lopes Fonseca e de xxxxx. xxxxx. xxxxx., Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 01 de Setembro de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1 264/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que NIORGENES MARTINS PEREIRA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Motorista, filho de Evilasio Pereira e de Lucinete Amorim Martins, residente e domiciliado nesta Capital, e CARLA SANTOS CHAGAS, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Professora, filha de Adibe de Souza Chagas e de Raimunda Santos Chagas, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 01 de Setembro de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1 265/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que SERGIO ROBERTO PEREIRA FRANÇA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Divorciado, profissão Motorista, filho de Albino Conceição França e de Maria da Graça Pereira, residente e domiciliado nesta Capital, e NATHALIA CORDEIRO BERNARDES, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Comerciante, filha de Angelo Barros Bernardes e de Marcia Maria dos Santos Cordeiro, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 01 de Setembro de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1 255/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABERA, a quem possa interessar, que JOÃO BATISTA ANDRADE, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Op. de asfalto, filho de José Paulo de Andrade e de Maria da Conceição de Andrade, residente e domiciliado nesta Capital, e MARIA JOSÉ CARMELITA SANTOS SILVA, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Do Lar, filha de José de Ribamar Gamboa Silva e de Maria José Lima dos Santos, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 01 de Setembro de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1 252/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que RAIMUNDO NONATO VERDE SANTOS, de nacionalidade Brasileira, estado civil Divorciado, profissão Aposentado, filho de Miguel Batista Santos e de Joana da Silva Verde, residente e domiciliado nesta Capital, e JOSELMA DE JESUS SANTOS, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Secretária, filha de Maria Madalena Santos e de xxxx. xxxx. xxxx., Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 01 de Setembro de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1 250/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABER, a quem possa interessar, que BENEDITO NUNES DE OLIVEIRA, de nacionalidade Brasileira, estado civil Divorciado, profissão Motorista, filho de Antonia Nunes de Oliveira e de xxxx. xxxx. xxxx., residente e domiciliado nesta Capital, e ANTONILDE RAMOS GOMES, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Costureira, filha de Antonio Tobiasd Gomes e de Dionísia Ramos Coelho, Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e /ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 01 de Setembro de 2010. ENOCH RIBEIRO DE VASCONCELOS, OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE CASAMENTOS DA 4ª ZONA - COHAB-ANIL, SÃO LUÍS -MA. EDITAL DE PROCLAMAS Nº 1 249/ 2010 Prazo: 15 dias. O Oficial de Registro Civil de Casamentos da 4ª Zona - Cohab-Anil, nesta Capital, FAZ SABERA, a quem possa interessar, que JOSÉ RAIMUNDO ARAUJO, de nacionalidade Brasileira, estado civil Solteiro, profissão Servente, filho de Vicente Paulo Araujo e de Maria Paula Costa Araujo, residente e domiciliado nesta Capital, e IRACILDE DA CONCEIÇÃO RODRIGUES, de naturalidade Brasileira, estado civil Solteira, profissão Pescadora, filha de Maria Raimunda Rodrigues e de xxxx. xxxx. xxxx., Residente e domiciliada nesta Capital, requerem a habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (Arts. 1 521 e 1523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 01 de Setembro de 2010.

São Luís-MA, Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

Site: atosefatos.jor.br

FORA DE CENA

Dupla é presa com 1 kg de ‘erva’ na Liberdade Agentes do Serviço de Inteligência da Policia Militar do Maranhão prenderam no final da tarde de terça-feira, 31, no bairro da Liberdade, dois homens acusados de tráfico de drogas. Anderson Bruno Martins Ribeiro, de 21 anos, e Clemilton Lobato Nascimento, de 24 anos, foram presos na Rua do Beco, no Promorar, Liberdade, após denúncias de moradores da área de que eles estavam comercializando drogas no local. Logo depois da denúncia, uma viatura foi acionada para ir até ao local checar a informação. Quando chegou ao

Anderson Bruno e Clemilton Lobato

destino, a guarnição deparouse com dois homens em atitude suspeitas e então resolveram abordá-los. Com a dupla, os policiais encontraram um quilo de maconha prensada, escondida debaixo de uma ponte de madeira, localizada perto de algumas palafitas. Após a abordagem, a dupla foi conduzida para o 8° Distrito Policial, onde foram autuados em flagrante por tráfico de entorpecentes. No final da tarde, a dupla foi encaminhada para o Centro de Triagem em Pedrinhas, onde aguardarão pronunciamento da Justiça.

Homem sai para pescar e morre afogado no Rio Anil Deu entrada no Instituto Médico Legal (IML), o corpo de Walter Máximo Pimenta, 45 anos, que residia na avenida Rio Anil, Conjunto Residencial Ana Jansen, área do Bairro São Francisco. Familiares relatam que, no início da tarde, Walter Pimenta saiu de casa para pescar na área da Ilhinha, na companhia de amigos. Na ânsia de capturar peixes, o grupo caiu na água. Cada um fazia sua tarefa visando uma boa pescaria. Num determinando momento, os amigos sentiram falta

de Walter Pimenta e passaram a procurá-lo. Num determinando momento, alguém gritou que tinha o corpo de um homem boiando na margem direito do Rio Anil. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e, depois de muito trabalho, conseguiu resgatar Pimenta da água. Mas, ele já estava sem os sinais vitais. O cadáver do 'pescador' foi encaminhado ao IML. Depois de examinado, foi liberado aos familiares para o velório e sepultamento.

Walter Pimenta

Homem morre no Socorrão após ser alvejado com cinco tiros O segundo assassinato em menos de 24 horas em Imperatriz aconteceu na noite de segunda-feira (30). O homem identificado como William Bandeira de Sousa, 33 anos, foi alvejado com cinco tiros, fato ocorrido na esquina das ruas Maranhão e São João, no bairro Nova Imperatriz. Willian Bandeira foi encontrado por populares caído, agonizando na esquina das citadas ruas. Imediatamente, acionaram a Polícia Militar, que por sua vez chamou o

SAMU. William Bandeira foi socorrido e levado para o Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão, onde faleceu. Nos bolsos da bermuda de William Bandeira, foram encontrados dois celulares, um vidro de desodorante e uma bolsa feminina. Ainda no hospital, um dos celulares tocou, um funcionário do hospital atendeu e era a pessoa proprietária do celular, que havia sido furtado momentos antes. Os celulares, a bolsa e o vidro de desodorante foram levados para o Plantão Central

EDITAL DE PROCLAMAS nº 265/ 2010 O Oficial de Registro Civil da 1ª Zona, Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar, que Antonio Carlos da Silva, brasileiro, Divorciado, Militar, filho de Carlos Silva e Elisabeth Afonso da Silva, e a pretendente Maria do Espírito Santo Soares Rebouças Pereira, brasileira, Divorciada, Cabeleireira, filha de Antonio Serafim Rebouças e Teresa Soares Rebouças, requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts. 1 521. 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 27 de Agosto de 2010. EDITAL DE PROCLAMAS nº 261/ 2010 O Oficial de Registro Civil da 1ª Zona, Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar, que Roberth Batista Frazão Oliveira, brasileiro, Solteira, Operador de Redução, filho de João Batista Pereira e Oliveira e Teodora Santos Frazão, e a pretendente Francimar dos Santos Martins, brasileira, Solteira, do lar, filha de Raimundo Nonato Pereira Martins e Maria das Paz dos Santos Martins, requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ ou causa suspensiva (arts. 1 521. 1 523, do Código Civil), poderá apresentá-lo, por escrito, perante este Cartório. São Luís (MA), 27 de Agosto de 2010.

da 10ª Delegacia Regional, onde foram restituídos aos legítimos donos. A Polícia descobriu que William Bandeira e um outro elemento, até agora não identificado, foram os autores do furto dos celulares e demais objetos de uma casa localizada na Praça de Fátima. Pessoas que residem no local onde William Bandeira foi encontrado agonizando disseram que ele foi visto na garupa de uma motocicleta e teria sido o elemento que estava pilotando a moto o autor

dos disparos. Para a polícia, o que houve foi um desentendimento entre os dois na partilha dos objetos furtados e pode ter sido o motivo de o outro elemento ter alvejado William Bandeira. O autor dos disparos ainda não foi identificado. William Bandeira é irmão do maestro Wilson Bandeira, desaparecido há cerca de seis anos. Até a tarde de ontem, nove assassinatos haviam sido registrados em Imperatriz no mês de agosto.


12P

O

L

Í

C

I

A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

BRONCAS

NOVAS REGRAS

PM realiza blitz para orientar motoristas sobre o uso da cadeirinha A Polícia Militar realizará durante toda semana blitz educativa sobre as novas regras do Contran como orientar e educar motoristas quanto ao uso de equipamentos de segurança para o transporte de crianças. Esse é o objetivo da ação deflagrada pela Polícia Militar do Maranhão, na manhã de ontem, (1º), na Avenida dos Africanos e em vários pontos da Grande São Luís, com o intuito de orientar e conscientizar os condutores quanto ao transporte de crianças e o uso obrigatório da cadeirinha. Em todo o país, as novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o transporte de crianças em veículos entraram em vigor ontem (1º). Segundo o comandante de Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Jéfferson Teles, a fiscalização nesta primeira semana de setembro será apenas para orientar a população sobre o uso dos equipamentos. "Como a regulamentação começou a valer e a população ainda não está habituada, a Polícia Militar estará, durante oito dias, desenvolvendo ações preventivas, com orientações educativas para que os condutores de veículos se acostumem com as novas regras e passem a cum-

Policiais militares orientam motoristas quanto a necessidade do uso de equipamento para transporte de crianças pri-las", afirmou o tenente-co- ção. As crianças de até dez lo ficará retido até que seja reronel Jeferson. anos devem ser transportadas gularizada a situação e ainda As novas normas do Códi- no banco traseiro. terá que pagar multa no valor de go de Trânsito estabelecem Segundo o tenente-coronel R$ 191,54 reais". que crianças até 7,5 anos de- Jéferson, as blitzen aconteceO comandante de Policiaverão ser transportadas obriga- rão em diversos pontos da ci- mento Metropolitano ressaltoriamente no banco traseiro dade. E a partir da próxima se- tou, ainda, que de acordo com do veículo, utilizando o dispo- mana, a fiscalização vai ser efe- o parágrafo terceiro, do artigo sitivo de retenção. Já as de até tiva, com autuações para quem primeiro da resolução 227 do um ano devem andar no bebê descumprir as normas de se- Código de Trânsito Brasileiro, conforto ou em um equipamen- gurança. "O não cumprimento as normas de segurança não to chamado "conversível". De das normas vai resultar numa se aplicam a veículos de aluum a quatro anos em cadeiri- infração gravíssima, em que o guel, táxis, coletivos, carros nhas e de quatro a sete anos condutor perderá sete pontos na de transporte escolar e peso e meio em assentos de eleva- carteira de habilitação, o veícu- de até 3,5 toneladas.

Adriano Silva Rodrigues, 23 anos, foi preso pela delegacia de Paço do Lumiar

acordo com informações do delegado Wang Chao Jen, responsável pelo caso, a menor de 13 anos veio de Barreirinhas para a casa de Adriano cuidar do filho dele que tinha acabado de nascer. Segundo o delegado, Adriano aproveitava a ausência da esposa, para violentar a menina. O pedófilo foi denunciado por familiares que resolveram procurar a polícia após os relatos da garota. O inquérito foi instaurado e os exames de conjunção carnal comprovaram o ato. O suspeito fugiu para a cidade de Barreirinhas e ficou escondido até que o mandado de prisão preventiva fosse cumprido. Adriano foi encaminhado para o Centro de Triagem da Penitenciária de Pedrinhas.

Polícia cumpre mandado de prisão no João Paulo

Rosivaldo Araújo

Foragido de Pernambuco é preso pela Polícia Civil em São Luís A Polícia Civil do Maranhão prendeu, na tarde de ontem (1º), José Maria dos Santos, o "Santos", de 55 anos. Ele estava foragido da justiça desde 2007 quando, segundo informações policiais, teria assassinado sua esposa na cidade de Jaboatão dos Guararapes, no Estado de Pernambuco. De acordo com investigações policiais, ele estava residindo na capital maranhense, atuando como corretor de imóveis e utilizando documentação falsa. Em São Luís, ele atuava no mercado imobiliário como corretor de imóveis, e se identificava com o nome de "Pereira". A polícia já vinha monitorando José Maria há vários dias, e inclusive havia constatado que ele estava com documentação falsa. Os investigadores prenderam José Maria, por meio de mandado de prisão preventiva expedido pela juíza Maria Teresa Paz, da Vara do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Recife, nas proximidades da Praça João Lisboa, no Centro da capital, por volta das 16hs. Ele foi encaminhado à Delegacia de Homicídios para ser interrogado e em seguida será transferido para o Centro de Triagem em Pedrinhas, onde ficará à disposição da justiça.

Incendiário é preso pela Polícia em São Luís Gonzaga

PC prende estuprador em Barreirinhas Policiais Civis da Delegacia de Paço do Lumiar prenderam, na terça-feira (31), Adriano Silva Rodrigues, 23 anos, acusado de abusar sexualmente da cunhada, uma menor de 13 anos, crime ocorrido naquele município. Adriano estava foragido há seis meses e foi preso no Bairro do Aeroporto, na cidade de Barreirinhas, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela juíza titular da 2ª Vara, Vanessa Clementino Moura. Ele responde processo por ter abusado da cunhada menor 13 anos no mês de dezembro do ano passado. O acusado era caseiro em um sítio em Paço do Lumiar, onde residia com a esposa e o filho recém-nascido. De

São Luís-MA, Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

Agentes da Polinter prenderam, na última terça-feira (1), Rosivaldo de Jesus Costa Araújo, de 28 anos. Após investigações e em posse do mandado, os policiais chegaram ao seu paradeiro, localizado próximo à sua residência localizada no bairro João Paulo. De acordo com infor-

mações da Polinter, Rosivaldo Araújo teve o mandado de prisão expedido, em junho deste ano, pelo juiz Francisco Ronaldo Maciel Oliveira, da 2ª Vara Criminal da Comarca de São Luís. Rosivaldo havia sido condenado a cinco anos e quatro meses de prisão pelo crime de roubo qualificado, ocor-

rido em 2007. A polícia localizou Rosivaldo a partir de informações repassadas ao Disque Denúncia (32235800). Ele ainda tentou fugir, mas foi preso na tarde de terça-feira. Em seguida, foi apresentado na Polinter e encaminhado ao Centro de Triagem de Pedrinhas (CT), onde cumprirá a sentença.

Policiais Civis da cidade de São Luís Gonzaga, a 253 km de São Luís, prenderam, no fim de semana, Francisco Caetano Linhares, conhecido por "PT", de 23 anos. A prisão ocorreu no povoado Centro dos Cruz, a 15 km da sede da cidade, onde o acusado residia. O delegado de São Luís Gonzaga, Leonardo Viégas, informou que já vinha recebendo várias denúncias de pessoas que tinham suas propriedades queimadas. Após investigações e com informações do paradeiro do acusado, o delegado se deslocou com uma equipe em diligência pela região. Francisco foi preso em flagrante, em via pública quando tentava fugir. Francisco confirmou ser o autor dos incêndios nas residências. Com ele também foi apreendido um isqueiro, combustível e uma quantidade de 85 gramas de maconha. CRIMES - Francisco é acusado de incendiar uma associação, onde funcionava uma escola comunitária, numa área de plantio. Até a própria residência onde ele morava com seu pai, que também é testemunha de acusação, juntamente com mais cinco casas próximas à sua. Logo depois de ter sido preso, uma prima de Francisco foi à delegacia denunciá-lo por um estupro cometido no dia 14 de agosto. O acusado nega o crime. Francisco foi autuado em flagrante por dois crimes, de incêndio com base no art. 250 do Código Penal Brasileiro, e pode pegar de três a seis anos de prisão; e por transporte de entorpecente, previsto na Lei nº 11.343/06, podendo pegar de cinco a quinze anos de prisão. Após lavrado o flagrante, Francisco foi encaminhado à delegacia de Alto Alegre.

Acidente com morte na MA-201, em São José de Ribamar Acidente com morte, anteontem à noite, (31) na MA-201, estrada que dá acesso ao município de São José de Ribamar. Um homem identificado por Carlos George Frias estava em uma moto e bateu de frente com uma Van, próximo ao posto Maracajá. De acordo com testemunhas, o motorista da Van, que não teve a identidade revelada, vinha em alta velocidade tentou fazer uma ultrapassem e bateu violentamente na moto conduzida pela vítima. Carlos George foi arrastado pela Van e teve o corpo dilacerado. O motorista da Van fugiu do local.

PRF confirma três mortes em rodovias A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirma o registro de três mortes em rodovias federais que cortam o Maranhão nas últimas horas. Entre Santa Inês e Santa Luzia, uma aposentada de 71 anos foi a vítima. Na BR-135, saída de São Luís, Hildo Cardoso, de 72 anos, também morreu, após ser atropelado. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital. Na Estrada de Ribamar, mais uma morte: Fábio de Jesus, que conduzia uma motocicleta que bateu em uma van.

Presos dois suspeitos de assaltos no Centro de Codó A Polícia Militar prendeu dois homens suspeitos de praticarem assaltos no centro comercial de Codó. No momento da prisão, um deles portava um revólver calibre 38. Os suspeitos ainda não foram reconhecidos pelas vítimas. As vítimas devem comparecer à delegacia para novos depoimentos e para o reconhecimento dos suspeitos. A polícia também apreendeu uma motocicleta com as mesmas características da que foi utilizada nos assaltos.

Assaltante leva R$ 7 mil de agência dos Correios Um homem identificado por Rato assaltou, anteontem (31), as agências dos Correios, no município de Alcântara. Armado de revólver, ele rendeu os funcionários da agência e levou a importância de R$ 7 mil. Policiais fizeram diligências para prender o assaltante, que até o momento não foi localizado. Segundo informações, Rato, que já morou em Alcântara, vive atualmente no bairro do São Francisco, em São Luís.

Leia Atos e Fatos na Internet www.atosefatos.jor.br


jornal do dia 02/09/2010  

atos e fatos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you