Issuu on Google+

Escola Básica ___________________________ Teste de avaliação de Ciências Naturais - 8º Ano (200_/200_) Nome :_________________________________________________________ nº :_______ Turma : 8º___ Prof :_________________ Classificação : ___________________

Lê todas as perguntas e responde com atenção. 1. Define resumidamente os seguintes termos: 1.1. Biologia. 1.2. Ecologia. 1.3. Economia.

2. Estabelece a correspondência entre os termos da coluna I e as frases da coluna II. Coloca os números nos espaços em branco.

COLUNA I Hidrosfera

___

Biodiversidade ___ Atmosfera

___

Biosfera

___

COLUNA II l- Camada gasosa que envolve a Terra. 2- é constituída pelos reservatórios de água da Terra. 3- conjunto de todos os ambientes, desertos, zonas polares, etc., incluindo os seres vivos que neles habitam. 4- grande variedade de seres vivos que existe no nosso planeta.

1


3. Diz o que entendes por desenvolvimento sustentável. Observa a figura seguinte que te auxilia na resposta.

Sociedade

Economia

Ambiente

4. Faz corresponder uma letra da chave aos conceitos ambientais que a seguir se enunciam. Chave:

Letra -

A- Factores abióticos D- Nicho ecológico

B- População E- Comunidade

C- Ambiente F- Factores bióticos

Conceito

____ - 4.1. Papel desempenhado por um ser vivo num ecossistema. ____ - 4.2. Conjunto de todos os seres vivos de uma região. ____ - 4.3. Conjunto de seres vivos da mesma espécie que habitam num mesmo local. ____ - 4.4. Representam relações entre seres vivos. ____ - 4.5. Tudo o que rodeia um ser vivo. ____ - 4.6. Conjunto de factores físicos e químicos que influenciam um ambiente. 2


5. Assinala a afirmação mais adequada em cada um dos conjunto de frases que se seguem:

5.1. I- Ambiente de um ser vivo é o conjunto de todos os factores físicos que vão actuar sobre este. II- Ambiente de um ser vivo é o conjunto de acções sobre este exercidas pelos outros seres vivos e pelos factores físicos e químicos que compõem o local que habita. III- Ambiente de um ser vivo é o conjunto de seres vivos que vivem em torno desse ser vivo. IV- Ambiente de um ser vivo é o conjunto de tudo o que o rodeia, excepto outros seres vivos.

5.2. I- Uma população é um conjunto de seres vivos da mesma espécie. II- Uma população é um conjunto de seres vivos de espécies diferentes. III- Uma população é o conjunto das várias espécies que ocupam uma dada área geográfica. IV- Uma população é um conjunto de comunidades (ou biocenoses).

5.3. I- As diferentes populações de uma espécie ocupam territórios particulares que se designam por nichos ecológicos. II- Quando duas espécies ocupam a mesma área geográfica têm forçosamente o mesmo nicho ecológico. III- A maneira própria como cada população de seres vivos vive é o seu nicho ecológico. IV- A maneira própria como cada comunidade de seres vivos vive é o seu nicho ecológico.

3


6. Refere os factores abióticos que conheces e que condicionam a vida dos seres vivos.

7. O quadro seguinte representa os valores da taxa respiratória (número de inspirações e expirações por minuto), da taxa cardíaca (número de batimentos do coração por minuto) e a temperatura do corpo em ouriços-cacheiros activos e em hibernação.

Temperatura média do corpo Taxa respiratória Taxa cardíaca

Actividade 37 ºC 30 min 80 min

Hibernação 5 ºC 1 a 5 min 4 min

7.1. O que acontece à temperatura do corpo do ouriço-cacheiro quando hiberna (“sono invernal prolongado”)?

7.2. Em qual das situações a taxa respiratória do ouriço-cacheiro é maior?

4


Teste 8ºano cn 1