Issuu on Google+

atitudepreventiva.org


Antigamente, saúde era vista como sendo o estado de ausência de doença. É preciso entender que esta é apenas uma visão organicista, superficial e descompromissada em relação à realidade atual. Hoje é possível fazê-la ser entendida como um estado de bem estar físico, mental e social. Este projeto foi elaborado pelo princípio da racionalidade, no desenvolvimento de ideias e métodos em busca de soluções. Imaginar um país, em desenvolvimento, sem que sua população tenha conhecimentos básicos sobre prevenção em saúde, é impróprio e inaceitável!

O que é o Atitude Preventiva? É o projeto que transcenderá a qualquer iniciativa, sobre prevenção em saúde, já desenvolvida na área social brasileira.


Foco Diferenciado Não é “mais uma” campanha social, é uma campanha cultural para mudar muitas vidas.


De que maneira? -Atuando na inclusão da educação em saúde preventiva, na forma de entretenimento, para interagir efetivamente com a população;

-Indo ao encontro da população em geral, com presença marcante também nas instituições privadas ou públicas;

-Abordando todas a classes culturais e socioeconômicas;

-Nas diversas áreas acadêmicas; -Uso de uma inovadora Rede Social;

-Sendo referência nacional, através do uso da internet, sobre ensinamentos preventivos;

-Contribuição, efetivamente, na transformação do atual sistema de saúde pública brasileiro;

-Métodos educativos em saúde; - Inserção para criar multiplicadores de cultura preventiva; -Conscientizando a população prevenção como defesa da vida;

O Projeto

sobre

-Estimular os jovens na construção de um futuro com melhor qualidade de vida;


-Interação com as diversas classes culturais e sociais em associações de moradores, centros comunitários, comunidades, entidades religiosas, conselhos distritais de saúde, escolas das redes pública e privada, universidades, sindicatos, empresas privadas e estatais, instituições militares, associações de funcionários, clubes e onde mais houver a necessidade de informação. -Que a população possa assimilar os conhecimentos sobre prevenção e diagnóstico oportuno das seguintes patologias: obesidade, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, diabetes, hepatites B e C, além de hábitos saudáveis, prevenção da DORT Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho) e vícios posturais;

-Identificar milhões de pessoas que estão doentes, mas que ainda não sabem de sua condição; -Informar à população sobre os riscos dos danos irreversíveis à saúde causados pela evolução das doenças no atraso do diagnóstico; -Formar multiplicadores de cultura preventiva em saúde; -Conscientizar a população importância da prevenção;

sobre

a


Diversos Públicos Da criança ao adulto, todos serão impactados pelo projeto.


Equipe Multidisciplinar Profissionais de saúde, artes cênicas, design, comunicação, multimídia, internet e representantes da sociedade civil, trabalhando em conjunto pelo mesmo objetivo.

Agência Interativa Ensinamentos, Informações atualizadas e vídeos sobre os temas ligados ao projeto sendo abordados durante o ano inteiro.

Eventos Ocasiões memoráveis com muita arte e conhecimentos sobre saúde, distribuição de revistas para os presentes etc.

Quadrinho e Mangá Revistas especiais elaboradas para crianças e adolescentes aprenderem a se cuidar mais lendo aquilo que gostam!


Vídeos e Fotos Entrevistas, documentários e registros multimídia dos momentos mais importantes de todos os eventos do projeto.

Otimização para Sistema de Busca: Organizar as informações e programação das páginas de modo a facilitar que o projeto seja encontrado em sites de busca (Google, Yahoo, Bing, etc).

Rede Social Própria Perfis, grupos, fóruns e espaço de interação para todo o público dos países de língua portuguesa.

Redes Sociais de Massa: Interação com os usuários das redes já conhecidas (Facebook, twitter, orkut, etc).


Formador de Opinião O projeto será um importante veículo de informação, se destacando frente à opinião pública.


O projeto Atitude Preventiva nasce do desejo de mudar a atual realidade. Será possível selecionar indicadores de mudanças, comparando o antes e o depois deste projeto. Este novo conceito de educação em saúde vem em busca de soluções urgentes, para a problemática, que atualmente permeia a saúde pública brasileira.

BOM PARA TODOS! O projeto beneficiará a todos: À população, o projeto possibilitará melhor qualidade de vida. Para os cofres públicos, haverá redução significativa de gastos com tratamentos de doenças evoluídas. Para as instituições médicas, por que sempre vislumbraram a prática da prevenção. Para o judiciário, este terá redução no número de processos judiciais. Para os patrocinadores, além de contribuir para o bem estar da coletividade terão maior visibilidade para suas marcas.

Há ainda muito a ser criado, mas certamente, esta iniciativa contribuirá para a construção de um novo modelo de educação em saúde. A Cultura Preventiva em Saúde é um direito a ser conquistado, e a nós, cidadãos, cabe hoje o privilégio de contribuir com um pedacinho desta responsabilidade social! Isto, por si só, torna a realização deste trabalho gratificante e enobrecedora para todos aqueles que dele participem.

Considerações Finais


Parceiros de Atitude:

atitudepreventiva.org


sintese