Page 1


1 TEM BICHOS NO CIRCO / AUTOR (A): ZIRALDO O Bichinho da Maçã sempre se deu bem com os animais do circo e brincou muito com eles. Mas, na realidade, de circo mesmo é ele próprio, que dança na corda bamba todos os dias!

OS GRANDES NEGÓCIOS DA BRUXA ONILDA / AUTOR (A): ENRIC LARREULA Na história da "Onildolândia", Gastão Mão-aberta faz uma proposta à Bruxa Onilda: montar um parque de diversões em sua homenagem. Em "A Guerra", a protagonista e seus amigos lutam contra a construção de uma rodovia que passaria bem no meio do seu castelo.


2 HISTÓRIAS DIVERSAS / AUTOR (A): MONTEIRO LOBATO Desde a década de 1920, as crianças brasileiras se encantam com as aventuras, descobertas e brincadeiras de uma animada turma, que reúne desde uma boneca de pano que virou gente a uma avó sempre pronta a ensinar e divertir. Emília e Dona Benta são apenas algumas das criações de Monteiro Lobato, mas quem já leu a obra do prestigiado autor paulista logo se lembra de outros personagens igualmente marcantes, como Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia e o Visconde de Sabugosa. Mas o que eles têm de tão especial? Além de curiosos e peculiares, os personagens que vivem no Sítio do Picapau Amarelo ajudam a formar o cenário no qual Lobato insere relatos de todos os tempos – das histórias do Minotauro e de Hércules, trazidas da Grécia Antiga, às desventuras do “cavaleiro da triste figura”, Dom Quixote de La Mancha, passando por toda a riqueza folclórica brasileira, em obras sempre voltadas para o público infanto juvenil.

BORBA, O GATO / AUTOR (A): RUTH ROCHA Borba, o gato, e Diogo, o cão, ensinam a todos uma grande lição: Que cão e gato podem ser amigos, e juntos enfrentar todos os perigos. Eles vão tomar conta da cidade para todos dormirem com tranquilidade. As histórias da SÉRIE VOU TE CONTAR! foram escritas pela Ruth Rocha durante os anos de 1969 a 1981 em várias revistas para crianças que ela dirigiu, publicações que faziam um grande sucesso entre os pequenos. São histórias que mostram situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia: um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe outra profissão, um menino fazendeiro que se torna amigo de um menino escravo, um macaco e um porco que são companheiros de aventuras e saem pelo mundo ajudando as pessoas... e muitas outras coisas mirabolantes, que a gente lê, relê e sempre dão muito que pensar!


3 O TESOURO DAS VIRTUDES PARA CRIANÇAS 2 / AUTOR (A): ANA MARIA MACHADO Esta obra percorre alguns clássicos, partindo de alguns daqueles que viviam pelas antologias escolares. Também inclui histórias contemporâneas – de Clarice Lispector, por exemplo. E alguns contos populares tradicional, daqueles que fazem parte da nossa cultura oral. Em alguns casos, obras que foram escritas há muito tempo podem incluir palavras, maneiras de construir frase, ou expressões comas quais o jovem leitor de hoje não está acostumado. Mas seria uma penas se ele perdesse a oportunidade de ler coisas tão boas só por causa disso. Ainda bem que os pequenos personagens vieram em nosso socorro: dois insetinhos, que volta e meia aparecem em meio à ilustrações trazendo boa dicas.

BAT PAT O LOBISOMEM LUNÁTICO / AUTOR (A): ROBERTO PAVANELLO Psiu! Eu voltei! Os pais do Martim, da Rebeca e do Léo foram viajar e deixaram uma babá para tomar conta dos irmãos Silver. Uma babá, aliás, que não tinha nada de comum: era o tio Larry, que se vestia como um espantalho, tinha um cachorro muito barulhento, adorava charadas e parecia um tanto estranho. Até aí tudo bem, afinal quem não tem suas esquisitices? Mas, quando a casa inteira despertou com uivos e em seguida uma criatura horrível quase atacou a Rebeca, ficamos desconfiados. Será que havia algo de errado com o cãozinho do tio Larry? Ou o mistério era muito maior do que poderíamos imaginar? Ai, ai, ai! Venha saber todos os detalhes da nossa mais nova encren... Quer dizer, dessa aventura de arrepiar os cabelos (e os pelos também)! Fique de olho!


4 ZAC POWER TEST DRIVE 2 : O RESGATE RADICAL DE ZAC / AUTOR (A): H.I. LARRY Zac tem dois novos equipamentos para testar. Será que eles são descolados o bastante para o resgate radical de Zac no zoológico?

MILLA E SUGAR 10: BRUXA POR UM DIA / AUTOR (A): PRUNELLA BAT Você não imagina a confusão em que a bruxinha Milla e a fada Sugar estão prestes a se meter. Tudo começou com a escolha do tema para o baile da escola: justamente bruxas. Aí, bem no dia do baile, dona Elvina, a bisavó de Milla, resolve transformar Alberta, a hamster mais inoportuna da História, em bruxa. Como se não bastasse, o asqueroso do Dragomir está tentando desesperadamente recuperar seus poderes. E, para completar, a enjoada da Amanda acaba sendo sequestrada por engano. Ufa! Só Milla e Sugar para dar um jeito na situação. A bruxa está mesmo solta em Old Town... E você não vai querer ficar de fora, não é? Então respire fundo e embarque nesta aventura!


5 A SOMBRA DA SERPENTE / AUTOR (A): RICK RIORDAN Sadie e Carter são importantes descendentes da Casa da Vida, uma sociedade secreta de magia estabelecida no Egito ainda no tempo dos faraós. Os irmãos sabem que sua herança ancestral lhes reserva um importante papel: seus poderes são fundamentais para a restauração do Maat, a ordem do universo. Mas, uma vez instalado, o Caos é imprevisível, incalculável e incontrolável, e agora que Apófis está livre os Kane têm somente três dias para evitar que a serpente destrua o planeta. Como se isso não bastasse, a sorte deles parece só piorar. Os magos estão divididos. Alguns deuses egípcios estão enfraquecendo e, um a um, começam a desaparecer. Walt, um dos mais talentosos combatentes da Casa do Brooklyn, foi amaldiçoado, e sua energia vital está se esvaindo. Zia agora é responsável por Rá, o deus sol, que está completamente senil e não será de grande ajuda. Sadie e Carter, ao lado de alguns jovens magos e uns poucos aprendizes, são os únicos dispostos a enfrentar a serpente e salvar o mundo.

A PORTA ENCANTADA / AUTOR(A) : ARTHUR TELLMAN "O Reino dos Bosques tinha sido acordado do seu longo sono de escuridão e dor, os outros reinos também se apresentavam para ser libertados." Mago Fábulus Cerca de um mês havia se passado desde a libertação do Reino dos Bosques. Sombroso e seus amigos já se preparavam para partir novamente, rumo a mais um local sob o jugo terrível do Exército das Sombras. Seu destino: o Reino dos Gnomos de Forja, uma terra gelada e inóspita, lar de um povo que dominava a arte de forjar espadas e armaduras, mas que, tomado pelas forças da Rainha Negra, tornara-se responsável pela criação da carapaça quase indestrutível dos Cavaleiros sem Coração. (a frase destacada mais clara) Um cenário completamente diferente que testará a força e a habilidade dos heróis do Reino da Fantasia. Um reino repleto das mais fantásticas criaturas e de inimigos tão frios quanto o eterno inverno da região. Está começando a maior de todas as aventuras. Repleta de emoção, magia, perigos e enigmas. Venha fazer parte desta jornada!


6 AS AVENTURAS DE PI / AUTOR (A): YANN MARTEL Um dos romances mais importantes do século, As aventuras de Pi é uma narrativa singular de Yann Martel que se tornou um grande best-seller. O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.


7 GRAMÁTICA / AUTOR (A): WILLIAM ROBERTO CEREJA "Gramática - Texto, Reflexão e Uso" chega à quarta edição completamente atualizada e enriquecida com um projeto gráfico jovem, moderno e colorido. Rompendo com a tradicional abordagem gramatical, que se limitava ao horizonte da frase, o estudo volta-se essencialmente para o texto e o discurso. Não o texto como pretexto para a mera classificação gramatical, mas como objeto e objetivo maior dos estudos linguísticos; o texto em sua dimensão discursiva, isto é, inserido numa situação concreta de enunciação, servindo a determinado fim, mediando as interações entre os interlocutores. Interessados no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção de textos, os autores adotam uma abordagem inovadora, unindo a morfossintaxe a algumas das contribuições recentes da Linguística, quer no domínio da pragmática, da linguística textual e da análise do discurso, quer no domínio da semântica. Dessa forma, além de trabalharem com a gramática descritiva, também abrem espaços para a gramática de uso e para a gramática reflexiva, aproximando o aluno da realidade social e linguística na qual está inserido. Assim, a "Gramática - Texto, Reflexão e Uso" não se limita às prescrições da norma-padrão da língua; também promove a reflexão sobre variedades linguísticas, graus de formalidade e informalidade do discurso e outros aspectos que envolvem as interações verbais, como enunciado, papel dos interlocutores e intencionalidade discursiva. Ao conceber a língua como interação social, os autores propõem atividades diversificadas que contribuem para que o aluno a analise em uso e estabelecem relações entre os conteúdos gramaticais e as situações cotidianas de comunicação como o jornal, os quadrinhos, os cartuns, os anúncios publicitários, as letras de música, os textos instrucionais, etc. -, tornando o estudo da língua mais atraente, dinâmico e enriquecedor.


8 A ESCRITA INFANTIL / AUTOR (A): MARIA DA GLÓRIA SEBER O caminho da construção é um livro de Maria da Gloria Seber que aborda diversos temas a respeito da escrita infantil, tais como da indiferenciação á diferenciação do grafismo do desenho e da escrita, o progresso evolutivo do grafismo da escrita, a substituição progressiva de formas gráficas não-identificadas por letras, construindo e reconstruindo modos de pensar a escrita, descobrindo os valores sonoros das letras, o entendimento progressivo dos diferentes níveis de segmentação sílabas e palavras, a conquista da base alfabética da escrita, revendo as investigações sobre o desenvolvimento da escrita infantil e a representação da língua escrita e decorrências pedagógicas


www. f b. c om/ Col DARWI N

2013 - 03 - BIBLIOTECA RUBEM BRAGA - EF - VITÓRIA  

DARWIN - A EVOLUÇÃO DO ENSINO

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you