Issuu on Google+

MEDELLÍN COLÔMBIA

ATELIER V - 2016.1 Profs. : Gabriela Leandro Pereira e Thaís Troncon Rosa Tirocinantes: Anna Raquelle, Ciebele Bonfiim, Dilton Lopes, Igor Queiroz e Wagner Campos G.2 Juliana Ferraz Laíse Monteiro Laíza Bastos Luis Guilherme Pires Raysa do Rosário Sarah Jabar


MEDELLIN,

ANTIOQUIA (PROVINCIA)

Área: 1.152 km² Fundação: 1616 População: 2, 743. 049 milhões (segunda maior cidade do pais) Densidade: 5 840 hab/km² Número de Aeroportos: 2 Fica à 443km de Bogotá

Situação geográfica Medellín está situada em um vale estreito, longo e cercado por montanhas. Esta situação geográfica causou grande segregação social na cidade, porque enquanto o ponto mais baixo por onde corre o rio, abriga os preços mais elevados do solo, em direção às montanhas desenvolveu-se uma cidade espontânea sem regra ou ordem.


CONTEXTO Quadro sócio- político anterior ao Plano Urbanístico Medellín já foi considerada a mais desigual e violenta do mundo, com uma taxa de 381 homicídios por 100 mil habitantes (quase 10.000 homicídios num único ano).

Esses índices tinham como principais agentes causadores a imensa desigualdade social e o narcotráfico, que comandava não só a cidade, mas todo o país, tendo em Pablo Escobar a sua principal figura.

Em 1993, Escobar foi morto pelas forças especiais colombianas, e a partir de então iniciou um enorme processo de mudanças na cidade que se inicia com altos investimentos em programas de cultura cidadã e valorização da vida e tem continuidade com reformas estruturais no modelo de segurança pública, transporte, espaço público e educação.


O PLANO Entre os anos de 2004 e 2010, sob a liderança dos prefeitos Sergio Fajardo (2004-2007) e Alonso Salazar (2008-2010), surgiu um movimento cujo princípios foram relatados e divulgados para a comunidade. Além disso, foi realizado um diagnóstico dos principais problemas e suas causas, para que assim, pudesse ser definido o objetivo e estes fossem apresentados e discutido com a população.


O PLANO

Projeto Político

Combate à corrupção, transparência, participação da sociedade, prioridade à cultura e educação. • • •

Conectando a cidade pelos meios de transportes “O melhor para os mais pobres” “Medellín, la mas educada”

Estratégias de Transformação Urbana • • •

Implementação de sistema de transporte público e de acessibilidade eficiente e qualificado; Provisão de serviços públicos de qualidade;

Planejamento urbano e territorial de longo prazo.


TRANSPORTE PÚBLICO Sistema de transporte público integrado Soluções: •

Trens elevados

Metrocable (teleféricos)

• • •

Ônibus BRT

Sistema de micro ônibus para acessar áreas mais remotas Sistema de bondes (em vias de implantação)

*Com adaptações às soluções geográficas


CONECTANDO A CIDADE PELOS MEIOS DE TRANSPORTES


ACESSIBILIDADE Programa Urbano de Acessibilidade

Cuidado com as calçadas, sistema integrado de ciclovia e escadas rolantes *Com adaptações às soluções geográficas


SERVIÇOS PÚBLICOS Provisão de serviços públicos

Pilar social e financeiro do plano

Saneamento básico (mais de 95%);

Serviços fornecidos pela EPM (Empresa Pública de Medellín)

Água potável e energia elétrica (quase a totalidade) – sistema pré-pago


PLANEJAMENTO URBANO

Planejamento Urbano e Territorial •

POT – Plano de Ordenamento Territorial

UPI – Projeto Urbano Integral

Plano Diretor de Áreas Verdes

Elabora projetos específicos e define diretrizes do desenvolvimento urbano com objetivos de curto, médio e longo prazo; Possui processo participativo.

Conceito que utiliza ferramentas de desenvolvimento social, físico e a coordenação interinstitucional para transformar os setores da cidade com maiores necessidades.

Recuperação de bacias hidrográficas, áreas em risco ambiental, gestão do espaço público, habitação social e políticas mais eficientes de ocupação do solo.


ARQUITETURA O papel da Arquitetura

Os edifícios são vistos como motores da transformação e escolhidos mediante concurso público. • • •

Parques bibliotecas localizados em áreas mais carentes;

Parque de Los apies adescalzos

Parque linear integrador ao longo do rio Medellín, com valorização do patrimônio natural;

Projetos de habitações de interesse social na periferia

*Resultado: mais qualidade de vida aos moradores

Parque de Las Luces


“MEDELLÍN, LA MAS EDUCADA” •

El Plan Maestro –Plano setorial de Medellín que permitiu orientar, reordenar, fomentar, criar e projetar um sistema integral de informações e serviços que deram suporte para o processo de educação e formação da comunidade em geral.

Os 9 parques bibliotecas – União de conhecimento, arte e cultura como ferramenta para transformação de áreas que precisavam de intervenção nesses três setores.

Rede Metropolitana de bibliotecas de Medellín


Parque-biblioteca San Javier

Parque-biblioteca Leon de Grieff

Parque-biblioteca Fernando Botero

Parque Biblioteca Tomรกs Carrasquilla La Quintana


UVA - UNIDADES DE VIVIENDA ARTICULADA Projeto iniciado em 2013 pela EPM que visa a exploração da infraestrutura de espaços de armazenamento de água. Contam com: salas multiuso, teatros ao ar livre, espaços para idosos, espaços para crianças, espelhos d’água, mirantes, salas para acesso a internet, banheiros, lavanderias. Política de "Quitar la cerca para estar más cerca“ (tirar a cerca para estar mais próximo). Já foram construídas 12 unidades.


UVA - UNIDADES DE VIVIENDA ARTICULADA

UVA de La Esperanza

UVA de Los Sueños


CONTRAPONTO E CRÍTICA AO PLANO “Medellín: Milagre ou golpe de marketing?” (Drew Reed, 2014) “A paisagem urbana tem sido preenchida com vários projetos de infraestrutura, cujo objetivo é ganhar um lugar entre as obras de arquitetos e urbanistas famosos através de uma espécie de ‘maquiagem urbana’ que embeleza a pobreza. De certa forma, tirar fotos desta pobreza, como se fosse uma atração turística – como eu fiz – é uma tragédia”. (Antonio Fuentes)


REFERĂŠNCIAS https://www.epm.com.co/site/Nuestrosproyectos/ProyectoUVA/UnidadesdeVidaArticulada.aspx

http://www.archdaily.co/co/02-333718/primer-lugar-concurso-nacional-uva-orfelinato-en-la-ciudad-de-mellin https://www.youtube.com/watch?v=Gz7VE5W3syU

https://nextcity.org/daily/entry/medellin-public-space-design-water-towers

http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas/medellin-inovacao-em-planejamento-e-infraestrutura-urbana http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/14.166/5177


Projeto Referência G2 Medellin