Page 1

a sua viagem roteiros inspiradores OS 5 programas preferidos de

Gilberto Braga

Dubai para iniciantes

Escolha a mala certa para viajar p ks

ara blogs e s

s ite

Lin

em paris

A n o I • N º 1 • m a rç o d e 2 013

Uma revista totalmente interativa!

Miami

s ia tod as as matér

!

e

m

Fugindo do óbvio e descobrindo o Wynwood District

Pratos imperdíveis no Rio de Janeiro | Malas do desejo | Entrevista com Paulo Castello Branco


Quem somos?

A revista A sua Viagem é uma produção das jornalistas Flavia Mariano e Renata Araújo dos blogs: Viagem para Mulheres e You Must Go!

A Sua Viagem é uma revista totalmente interativa. Onde estiver uma palavra sublinhada ou em negrito, há um link para você ler mais sobre o assunto. Você também pode acompanhar as jornalistas que escrevem a revista pelo Instagram, Facebook e Twitter. E, assim, saber de todas as suas viagens e dicas no dia a dia. Tem dúvidas, sugestões, nosso e-mail está sempre pronto para você: contato@asuaviagem.com

Flavia Mariano é jornalista e escritora com pós graduação em jornalismo literário. Já trabalhou na TV, no rádio e no impresso. Tem 3 livros publicados entre eles romances femininos e um de intercâmbio. É Editora dos blogs Depois dos 25 – Dilemas Femininos e Viagem para Mulheres, onde dá dicas de viagem e conta suas experiências de viagem. Flavia já passou por mais de 36 países. Tem foco em viagem romântica, lua de mel, review de hotéis e destinos, viagem sozinha e terceira idade, além de dar dicas de look de viagem.

ViagemParaMulheres

flaviamarianos

RENATA ARAÚJO é jornalista com 20 anos de profissão, formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidad Complutense de Madrid. Já trabalhou como repórter e apresentadora na TV Globo, Canal Multishow, Canal Brasil e Telecine, para onde presta serviços até hoje. Também é correspondente de canais internacionais no Brasil, como ABC News, PBS e Global Radio News e colunista cultural da Rádio MPB FM, no programa “Tá na Hora”. Renata já morou na França, na Espanha e nos EUA, adora viajar, se hospedar nos mellhores hotéis e comer em bons restaurantes. Consumista, amante de programas culturais e sempre ligada em novas tendências, criou o blog You Must Go! onde divide com os leitores suas aventuras pelo mundo, sempre focada no mercado de luxo e em estilo de vida.

youmustgoblog

renataba


Sumário

A jornalista Flávia Mariano conta tudo sobre Dubai

Pão de queijo com linguiça do Aprazível

Gilberto Braga e sua paixão por Paris

04 Miami

fugindo do óbvio e descobrindo o Wynwood District

07 Pratos imperdíveis no Rio de Janeiro

08 Dubai

para iniciantes

11 Gilberto Braga 12 Paulo Castello Branco e seus 5 programas preferidos em Paris

Entrevista com o presidente do Grupo Águia

13 Malas do desejo Para não ser mais um na multidão

Textos e Fotos: Renata Araújo e Flavia Mariano; Projeto Gráfico e Diagramação: Katia Bonfadini.


dicas capa

Miami

Fugindo do Óbvio

O surpreendente Wynwood Art District por Renata Araújo

O

Wynwood Art Discrit é o lugar do momento, em Miami. Pouco conhecido dos brasileiros - praticamente o único bairro em que não se ouve português a torto e à direita - o antigo gueto portoriquenho, nos anos 90, onde havia ponto de tráfico, se transformou num bairro alternativo e charmoso, cheio de galerias de arte e grandes galpões, está fervilhando e impressiona quem vai pela primeira vez. Localizado na área de midtown, também revitalizada, assim como downtown (onde tinham lojas de eletrônicos de brasileiros nos anos 80, hoje há sofisticados hotéis como o Epic e o JW Marriot), é lá que acontece a Art Basel, todo mês de Dezembro, uma das mais importantes feiras de arte dos EUA e onde temos a impressão de estarmos em outra Miami, que em nada lembra a arquitetura art déco de South Beach e o clima praieiro tão característico da cidade.

4

a sua viagem

Um dos responsáveis por esta mudança, foi o visionário empresário Tony Goldman, dono de hotéis e imóveis nos EUA (incluindo alguns galpões no bairro) e quem ajudou a recriar o Soho, em Nova Iorque e South Beach, nos anos 30. Há cerca de quatro anos, logo depois da Art Basel de 2009, junto com o guru das artes Jeffrey Deitch, diretor do MOCA (Museum of Contemporary Art) de Los Angeles, Goldman teve a grande ideia de chamar renomados artistas da Ásia, Europa, América Latina e EUA, como os brasileiros Os Gêmeos, para que pintassem doze muros de Wynowood. Nasceu assim Wynwood Walls, hoje visitado por centenas de pessoas. “A visão por trás dos Wynwood Walls sempre foi criar um mural internacional ao ar livre mostrando o trabalho dos melhores artistas do gênero”, disse Goldman. “Buscamos uma representação diversa de artistas não somente americanos, mas


dicas

Mural de Eduardo Kobra

Murais grafitados em Wynwood

internacionais, que misturasse a maneira antiga de grafitar, com o mais novo que está sendo feito no mundo. O projeto, foi muito bem batizado por meu amigo Jeffrey Deitch, Museu das Ruas.” Tony Goldman, infelizmente, faleceu há quatro meses e foi homenageado no centro do murais de Wynwood, com seu retrato e seu caracaterístico chapéu de cowboy. Do lado de fora dos Wynwood Walls, a arte continua tomando conta do bairro e cada ida é uma nova descoberta. Vamos andando e percebendo novas pinturas e ângulos de desenhos que ainda não tínhamos descoberto. E o Brasil continua bem representado, como, por exemplo, num grande mural pintado por Cobra e outro por Nunca. No segundo sábado de cada mês, acontece o Wynwood Art Walk, quando as galerias de arte e lojas descoladas abrem suas portas a partir de quatro da tarde até tarde da noite. O lugar fica lotado e o clima é ótimo!

A visão por trás dos Wynwood Walls sempre foi criar um mural internacional ao ar livre, mostrando o trabalho dos melhores artistas do gênero”, disse Tony Goldman, o idealizador do bairro roteiros inspiradores

5


dicas

Além de respirar arte, o bairro oferece ótimas opções gastronômicas para quem faz questão de um bom restaurante

ao lado dos famosos walls, é o mais conhecido deles. Com um terraço bem agradável e mesas do lado de fora, o restaurante é cheio de quadros e esculturas originais e oferece um cardápio variado, no estilo de tapas espanhóis. O bar é um atrativo à parte, sempre cheio e com uma oferta de drinques bem interessante. Logo ao lado, há o italiano Joey’s, com muito boa comida e lotado no sábado do Art Walk. Ali que Romero Brito almoça quase todos os dias, já que seu ateliê fica bem pertinho. O Pride and Joy é outro restaurante com parte ao ar livre, mesas de madeira, clima bem descontraído, saladas e sanduíches no cardápio. Hambúrgueres de primeira! Há ainda o Morgan’s, muito indicado para um brunch no fins de semana. Wynnwood District é a prova de que a arte transforma, transcende e é universal. Um bairro e tanto e que chega para fazer de Miami uma cidade mais rica culturalmente. Mais perto de Los Angeles e Nova Iorque.

Ambiente do Pride and Joy

Centenas de pessoas andando pelas ruas, DJs tocando nas calçadas, street dancers, lounges e todo o tipo de gente. Numa grande praça, há uma concentração de food trucks para todos os gostos. Um programa bem divertido! Além de respirar arte, o bairro oferece ótimas opções gastronômicas para quem faz questão de um bom restaurante e bem mais em conta que em Miami Beach. O Wynwood Bar & Kitchen,

6

a sua viagem

Para saber de Miami, leia também: Um autêntico restaurante espanhol em Miami: Xixón Café Sawgrass Mills - um outlet de luxo em Miami Um centro cultural de primeira em Miami Cinco ótimo hotéis em Miami Roteiro em Miami: compras e restaurantes

O único hotel em Miami com Cinco-Estrelas no Guia Forbes pelo conjunto Hotel, Spa e restaurante Azul. 500 Brickell Key Drive, Miami, FL 33131

+1 (305) 913 8383

mandarinoriental.com/miami


dicas

Pratos

2.

imperdíveis A repórter Renata Aráujo é apaixonada por gastronomia e lista aqui dez pratos imperdíveis de se provar na sua cidade natal, o Rio de Janeiro.

3.

1. Acarajé da Toca do Siri - às vezes bate uma saudade louca de comida baiana. Na Toca, no Leblon, o mini acarajé é dos deuses!

Fotos: Renata Araújo e divulgação

2. Ravioli aberto de queijo feta com abóbora na manteiga tostada de sálvia, mel e pinoles do Quadrucci - o chef Ronaldo Canha faz esta massa levinha e deliciosa.

3. Bruschetta de ovo caipira com grana padano e azeite de trufas da Prima Bruschetteria - servida no café da manhã, deliciosa!

5.

4. Picanha fatiada com arroz de brócolis do Braseiro - um clássico do Rio

5. Pão de queijo com linguiça do Aprazível - além de ter uma vista deslumbrante do Rio, esse clássico mineiro deixa qualquer um de queixo caído. 6. Sushi de ovo de codorna com azeite trufado do Sushi Leblon - sem palavras!

7. Risotto de rabada com broto de agrião e "torresmo" de castanha do Pará do Q Bar apesar de não parecer, é super leve!

8. Capuccino de cogumelos do 00 Bistrô mistura excêntrica que deu muito certo!

9. Spaghetti Juliana do Guiseppe do Lagoon - camarão na medida certa

10. Salada de frango ao pesto e arroz integral do Gula Gula

Bon apetit!

roteiros inspiradores

7


pelo mundo

Dubai para iniciantes por Flavia Mariano

P

repare-se para se surpreender. Edifícios imensos, ponto de ônibus com ar condicionado, estacoes de metro que mais parecem hall de hotéis de luxo, as melhores grifes, pista de esqui do meio do deserto, e praia com água azul onde convivem mulheres de biquíni e outras completamente cobertas. Essa é Dubai. Com uma mistura do moderno e do tradicional, Dubai é um dos sete emirados dos Emirados Árabes. Banhado pelo Golfo Pérsico é o destino certo para todos os bolsos e gostos. Com a divulgação de suas obras gigantescas e linhas aéreas que chegam a fazer o trecho São Paulo - Dubai sem escalas, o destino parece cada dia mais perto e desejado pelos turistas.

Vista aérea de Dubai a partir do Burj Khalifa

8

a sua viagem


Dubai tem opções para todos os gostos. Praia de água cristalina, boa gastronomia e construções que impressionam O que fazer em Dubai? É só escolher. Alguns locais são clássicos e em minha visita pude ver que são obrigatórios. Burj Al Arab – O hotel em formato de vela realmente surpreende e diante dele você tem a certeza de que está em Dubai. Burj Khalifa – É o prédio mais alto do mundo. Você pode visitá-lo chegando ao andar 124. Outra opção, boa para experimentar o luxo de Dubai, é fugir da multidão e tomar um chá da tarde no restaurante Atmosphere. Você pode fazer refeições a quase 442 metros de altura no andar 122. A entrada para o restaurante é pelo exclusivo hotel Armani. Dubai Mall – Além de fazer compras nesse imenso shopping, aproveite para ver o show das águas que acontece em uma área aberta, do lado de fora, diante do Burj Khalifa. Praia em Dubai – Uma das perguntas que mais ouvi quando voltei de Dubai foi: Tem praia?

À esquerda mulher caminha praia e, à direita, a suntuosidade do Burj Khalifa

roteiros inspiradores

9


dicas

Hotel Atlantis

Burj Al Arab

Mas como é? Como se vestir? Dubai tem as praias particulares e as publicas. Veja um vídeo de uma praia pública bem diante do Burj Al Arab.

Aquário no Dubai Mall

Souk Medina Jumeira – É uma ótima opção para um momento romântico da viagem. Com bares e restaurante você ainda pode fazer um passeio de barco no local.

Os valores para alimentação também variam bastante. Em nossa viagem, um dia optamos por um lanche da tarde no Burj Khalifa que custou R$ 150,00 por pessoa. No outro, almoçamos em um restaurante mais frequentado pelos moradores locais. Uma comida deliciosa e farta por R$ 30,00 por pessoa em média. Uma porção deliciosa de falafel saía por R$ 5,00.

Transporte em Dubai

Quantos dias em Dubai?

Taxi, Metrô e Ônibus - Táxi em Dubai é extremamente barato, então você pode praticamente só vai andar de carro. Mas use o metrô, ao menos um dia. Você nunca viu nada igual, fica difícil acreditar que você está em um transporte público. E se passar por um ponto de ônibus, dê uma entrada, eles têm ar condicionado. Dubai é mesmo cheio de surpresas.

Depende. Se você estiver aproveitando uma escala de sua viagem para conhecer Dubai, três dias são suficientes para fazer um tour bem completo. Eu, por exemplo, estava a caminho da Tailândia e fiquei quatro dias e confesso que já saí querendo voltar. Dubai tem muito a oferecer.

Valores Dubai tem desde as lojas de marcas mais luxuosas até as redes que cabem no bolso do viajante mais comedido. No grandioso Dubai Mall ou no Mall of Emirates, fica fácil encontrar lojas que agradam a toda família. Em relação à hospedagem, você pode escolher desde um hotel luxuoso como o Atlantis ou o próprio Burj Al Arab. Para quem quer gastar um pouco menos, as hotéis de rede ou algumas opções locais são uma ótima opção.

Pegue mais dicas sobre Dubai no

Viagem para Mulheres Como tirar o visto para Dubai Qual a melhor região para se hospedar em Dubai Mulher sozinha em Dubai. É seguro? Metrô em Dubai Atmosphere Restaurant – Burj Khalifa


dicas

Gilberto

Braga e seus

5 Paris PROGRAMAS PREFERIDOS EM

por Renata Araújo

O novelista Gilberto Braga fala sobre o que mais gosta de fazer em Paris, cidade pela qual é tão apaixonado que acabou comprando um apartamento no seu bairro preferido, Saint Germain de Près. 1. Passear pela margem esquerda do Sena, da rue des Saints-Pères ao museu d’Orsay, vendo o Louvre do outro lado. 2. Ir ao cinema na parte nova do Forum des Halles. 3. O teatro Comédie Française.

Museu do Louvre

4. Jantar no luxuoso Taillevent. A sala do apartamento do Gilberto, decorado por seu companheiro, Edgar Moura Brasil

5. Jantar no popular Entrecôte, da Porte Maillot; mesmo fazer fila na porta vale a pena. Leia mais sobre Paris aqui: Mandarin Oriental: um hotel de luxo em Paris Pedacinho do mundo árabe em Paris

O tradicional relógio do Museu D'Orsay

O pôr do sol no rio Sena

A magia das sapatilhas Repetto

O famoso prato do entrecôte de Paris

Fotos: Renata Araújo

O melhor crepe de Paris Conheça a loja da tradicional mostarda Maille

roteiros inspiradores

11


entrevista

Paulo Castello Branco por Renata Araújo

Paulo Castello Branco, ex vice-presidente da TAM, assumiu em Agosto a presidência do Grupo Águia, holding de turismo e conta para a repórter Renata Araújo seus desafios no setor. A SUA VIAGEM – Que empresas compoem este grupo e qual sua função exatamente? O Grupo Águia é formado por várias empresas do setor de turismo: Top Service e GI, que atuam na área de turismo de incentivo, basicamente voltadas para o universo coorporativo; Stella Barros, nossa operadora de turismo voltada para o lazer; 4BTS, atua na área de esportes e experiência(responsável pela área de turimo de UFC no Brasil); Gray Line, atua na área de transporte receptivo; HAVAS/WALPAX, empresas que recebem turistas estrangeiros no país; Lynix Taxi Aéreo, de transporte aéreo de executivos dentro do território nacional; Pallas Operadora, responsável pelos campeonatos de futebol dentro do Brasil. Além das empresas acima, atuamos com a Match Hospitality na venda dos ingressos hospitality para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo 2014. Com a Match Connections faremos todo o atendimento dos estrangeiros que virão para as Copas como transfer in, transfer out, passagens aéreas, city tours, etc. Como CEO do Grupo, sou responsável pela estratégia e coordenação de todas estas empresas. A SUA VIAGEM – Quais são os obstaculos para o Brasil desenvolver a pleno a sua vocacao para o turismo? O Brasil se recente de uma infraestrutura adequada para que possa ampliar a vinda de turistas para cá. A deficiência nos aeroportos, portos, estradas, rede hoteleira, ferrovias fazem com que a logística de turismo se torne mais onerosa e difícil.

12

a sua viagem

A SUA VIAGEM – Porque o turismo interno nao é competitivo com o externo e a qualidade de nossos serviços quase sempre fica comprometida? Um dos fatores que atrapalha o turismo interno é a falta de qualificação dos recursos humanos. É inegável que falta treinamento adequado para que as pessoas possam atender os turistas corretamente. A SUA VIAGEM – Quais sao as suas prioridades dentro do grupo a médio prazo? Retomar fortemente as operações da Stella Barros, fazendo com que a operadora cresça no setor de lazer. A SUA VIAGEM – O brasileiro nunca viajou tanto, qual o potencial real deste crescimento ? Acredito que a demominada classe C veio para ficar. A melhor distribuição de renda do país nos últimos anos, somada a uma grande ampliação do crédito, permitiram aos brasileiros consumir turismo. No que se refere ao turismo exportativo, acredito que o mesmo continuará experimentando um forte crescimento, uma vez que o câmbio não sinaliza grandes alterações. A SUA VIAGEM – Pra finalizar, como está a demanda dos ingressos de hospitality para a Copa? O início das vendas de hospitality ocorreu no final de 2010 e o sucesso tem sido impressionante. A previsão é de recebermos 600 mil estrangeiros para a Copa de 2014, sendo que 400 mil virão com ingressos de hospitality. Te agradeço pela entrevista e parabenizo pela iniciativa de sua revista eletrônica dando ênfase ao turismo!


dicas

Malas do

desejo por Flavia Mariano

1.

Para não ser mais um na multidão Apaixonada por malas, eu estou sempre em busca das novidades para dar a dica em primeira mão para as leitoras do Viagem para Mulheres. E para essa seção de whishlist da A sua viagem separei 5 modelos lindos e práticos para você avistar sua mala logo que ela aparecer na esteira. 1. Florence - Bagaggio - Para as apaixonadas por rosa, essa mala é uma opção. Um tom diferente para quem quer ousar com moderação.

3. 2.

2. Comoslite - Samsonite - estilo e qualidade nesse modelo cheio de charme. 3. Cities - Le Postiche - É para aparecer e lembrar o tempo inteiro dos locais por onde você já passou. 4. Saint Tropez - Lansay - Para quem busca algo mais clássico e neutro, essa é uma ótima opção. 5. Romero Britto - Le Postiche - Se o objetivo é se destacar de vez, as malas assinadas por esse renomado artista brasileiro são a opção mais estilosa. Não sabe como comprar a melhor mala para a sua viagem?

5.

4.

Clique aqui!

roteiros inspiradores

13

A Sua Viagem  

Uma revista totalmente interativa, das jornalistas Renata Araujo e Flavia Mariano, autora dos blogs You Must Go e Viagem para Mulheres.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you