Geonovas 33 - Nº 1 & 2 2020

Page 89

AssOCiAçãO PORTUGUEsA DE GEólOGOs

visitantes. Complementar a tradicional venda de amostras, disponibilizando peças artesanais de bijuteria e peças de arte, confecionadas com minerais ou rochas, e desenvolver atividades paralelas que envolvam os visitantes, poderá ser uma forma de potenciar o interesse por este evento. – Disponibilizar, para itinerância, as exposições temporárias, prioritariamente as que têm um cariz mais didático, algo que já atualmente é feito e que tem tido uma grande recetividade por parte de escolas e municípios da região. – Envolver a comunidade estudantil universitária de uma forma mais dinâmica, como aconteceu a partir do ano transato com a criação de um Grupo de Voluntários do Museu, ou com a colaboração de alunos de Teatro e Artes Performativas, que no Dia Aberto de 2018 encenaram o texto científico “Dois irmãos, muito diferentes” da autoria do Professor Doutor Galopim de Carvalho. – Atrair alunos e público em geral para atividades como “Férias no Museu” ou “À Descoberta da Geologia”, atividades já implementadas, e que devem ser continuadas pois indubitavelmente são uma forma de comunicar ciência e de cativar, particularmente os mais jovens, para a geologia. – Dar continuidade à realização de palestras e workshops no âmbito da Geologia, que têm contado com uma assistência significativa, sobretudo de docentes do Ensino Básico e secundário. Trata-se de uma forma de comunicar ciência e de contribuir para a literacia científica do grande público, um dos grandes objetivos do Museu. – Prosseguir o desenvolvimento do “Jardim Geológico de Trás-os-Montes e Alto Douro”, um projeto ainda embrionário cujo lançamento ocorreu em 2019. Este é, no presente, o grande desafio do MGFR, que assim extravasa as quatro paredes, disponibilizando no EcoCampus vários percursos pedestres que incluirão um conjunto de estações geológicas, nas quais o visitante pode observar e compreender aspetos geológicos diversificados através da"leitura" das rochas de Trás-os-Montes e Alto Douro expostas.

M.E.P. Gomes, A. Alencoão, J.M. lourenço 87

– De forma não só a colmatar as limitações referidas na discussão dos resultados, mas também para aferir até que ponto as melhorias introduzidas e as atividades propostas são aceites por parte dos visitantes, prevê-se a implementação de uma nova fase de inquéritos. – Dentro das possibilidades, e tendo em conta as restrições financeiras, é objetivo do MGFR ter uma estrutura cada vez mais dinâmica e mais próxima do público que o procura. 6. Agradecimentos Os autores agradecem ao Dr. Álvaro Pereira e Drª Rafaela Machado o contributo dado durante a aplicação dos questionários. Referências Carvalho, P. s. 2012. O Desempenho dos Museus em Portugal. Dissertação de Mestrado não publicada, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, 100 p. Coke, C., Favas, P. e Gomes, E. 2011. Museu de Geologia da UTAD: 25 anos ao serviço da cultura científica. in Gomes, E., Coke, C., Favas, P. (Coords), Comemorações dos 25 anos do Museu de Geologia da UTAD 1986-2011 (pp 11-21) UTAD, Extra série, Vila Real. Despacho DR n.º 4527/2019 Diário da República, 2.ª série — n.º 85 — 3 de maio de 2019. DGE,2018 https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico. Consultado em 20 de março de 2020. DR 2019. Despacho n.º 4527/2019 Diário da República, 2.ª série — n.º 85 — 3 de maio de 2019. Gomes, E., Alencoão, A., lourenço, M. & Coke, C. 2014. O Museu de Geologia Fernando Real e Perspetivas Futuras. in semedo, A., nascimento, E. n. & Centeno, R. (Coords), Atas do Seminário Internacional O Futuro dos Museus Universitários em Perspetiva., (pp 133-143). iCOM 2006. http://archives.icom.museum/ethics.html, consultado em 15 de janeiro de 2020. iCOM 2015. http://icom-portugal.org/2015/03/19/definicao-museu/, consultado em 20 de fevereiro de 2020. iCOM 2019. https://icom.museum/wp-content/uploads/ 2019/09/Resolutions 2019 Es.pdf, consultado em 20 de fevereiro de 2020. Martins, s. & Coke, C. 2010. “Museus e Centros de Ciência: Divulgação das Geociências no nordeste


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.