Issuu on Google+

ASSOCIAÇÃO

DE PAIS E ENCARREGADOS

DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE

PROENÇA-A-NOVA

PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2013/2014

1. NOTA INTRODUTÓRIA

As iniciativas de promoção da cultura científica integradas no projeto Floresta de Ciência (apoiado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica) constituem uma das apostas do plano de atividades da Associação de Pais e Encarregados de Educação para o próximo ano letivo. Além de prever a realização de ateliers mensais na escola, a vinda de cientistas e o desenvolvimento de concursos escolares que promovem a experimentação e criatividade dos alunos, a iniciativa irá terminar com uma Feira de Ciência aberta a toda a comunidade e com a qual se pretende abranger pessoas de todas as faixas etárias. Com esta iniciativa e com as ações da Escola de Pais, no âmbito do programa Agir – CLDS, a Associação de Pais assume o compromisso de procurar reforçar tanto a ligação à escola como à sociedade envolvente. O plano de atividades que agora se apresenta visa essa intervenção em diferentes vertentes, promovendo tanto tertúlias e encontros de reflexão como ações de formação e, por outro lado, iniciativas intergeracionais que permitam às famílias comunicar e conviver fora de espaços formais como é a escola. Considera-se que iniciativas como o magusto, o peddy paper e a comemoração do Dia do Pai, pela adesão que tiveram em anos anteriores e pelo envolvimento que permitem das famílias são para manter e reforçar no próximo ano letivo. Outro dos objetivos consagrados é o aperfeiçoamento de alguns instrumentos de gestão, nomeadamente no que diz respeito à base de dados dos associados, cobrança de quotas, angariação de subsídios e otimização dos mecanismos de comunicação e ligação aos associados.

2. ATIVIDADES No âmbito do plano de ações da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Proença-a-Nova, apresenta-se o Plano de Atividades para o ano letivo 2013/2014.

1


ASSOCIAÇÃO

DE PAIS E ENCARREGADOS

DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE

PROENÇA-A-NOVA

2.1 ATIVIDADES DE GESTÃO

O Conselho Executivo reunirá, ordinariamente, uma vez por trimestre e extraordinariamente sempre que se justifique. O Conselho Executivo exercerá as competências de que está incumbido, nos termos do artigo 21º dos Estatutos da Associação1. A representação dos Pais e Encarregados de Educação no Conselho Geral será assegurada por membros dos órgãos sociais. O Conselho Executivo realizará as reuniões que se considerarem convenientes com os responsáveis das instituições locais, com vista à formulação de propostas para a promoção de uma formação de sucesso para os nossos filhos e educandos.

2.2 ATIVIDADES DE NATUREZA PEDAGÓGICA, SOCIAL E CULTURAL

As atividades de natureza pedagógica, social e cultural consistem em:  Incentivar o espírito de observação e a cultura científica, através de um programa estruturado de ações experimentais e de reflexão sobre temas de interesse, que se apresenta em anexo;  Estimular a participação dos pais e encarregados de educação na vida da escola, de modo a formar uma cultura de participação;  Realizar tertúlias sobre temas de interesse para os pais, encarregados de educação e restante comunidade educativa;  Promover ações de formação que contribuam para capacitar pais, educadores e

restantes agentes da comunidade educativa;  Promover e apoiar iniciativas que promovam o convívio e a troca de experiências tanto em contexto escolar como fora do espaço formal da escola.

1

Cfr. aviso nº 3333/2008, publicado na 2ª Série do DR, nº 91, de 12 de Maio

2


ASSOCIAÇÃO

DE PAIS E ENCARREGADOS

DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE

PROENÇA-A-NOVA

2.3 ATIVIDADES 1º PERÍODO As atividades a realizar no 1º período consistem na:  Realização da cerimónia de reconhecimento de mérito dos alunos, relativa ao ano letivo 2012/2013;  Realização de magustos com jogos tradicionais;  Realização de ateliers mensais, vinda de um cientista à escola e lançamento de um concurso de ciência;  Realização de tertúlias e ações de formação com as seguintes temáticas:  Riscos da internet e estratégias para os pais os minimizarem;  Ação direcionada para auxiliares de ação educativa;  Hiperatividade e dislexia.

2.4 ATIVIDADES 2º PERÍODO As atividades a realizar no 2º período consistem na:  Realização de tertúlias e ações de formação com as seguintes temáticas:  Consumo abusivo de álcool na adolescência e juventude;  Outros temas a desenvolver.  Comemoração do Dia do Pai;  Realização de ateliers mensais e vinda de um cientista à escola.

2.5 ATIVIDADES 3º PERÍODO As atividades a realizar no 3º período consistem na:  Realização de um peddy paper com equipas intergeracionais;  Realização de tertúlias / ações de formação sobre temáticas a definir;  Realização de ateliers mensais, vinda de um cientista à escola, anúncio dos resultados do concurso de ciência e realização de uma Feira de Ciência;

3


ASSOCIAÇÃO

DE PAIS E ENCARREGADOS

DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE

PROENÇA-A-NOVA

 Participação no Dia do Agrupamento, em moldes a definir;  Participação e apoio nas festas de fim de ano realizadas nas escolas do agrupamento.

Ao longo do ano letivo a associação procurará incentivar, apoiar e participar em atividades levadas a efeito pelas escolas do agrupamento, instituições e associações do concelho.

3. DATAS DE REALIZAÇÃO E DESTINATÁRIOS As datas de realização e destinatários das atividades supradescritas encontram-se em anexo ao presente plano. A realização de algumas atividades propostas está dependente dos meios financeiros disponíveis e dos meios humanos que voluntariamente se oferecerem para colaborar com a associação na respetiva organização, bem como dos apoios logísticos e financeiros que for possível obter. Proença-a-Nova, em 17 de junho de 2013 O Conselho Executivo da Associação,

4


Plano de atividades apeeaeppn 2013 2014