Issuu on Google+

EDIÇÃO N° 01 11/01/14


A AJI é a concretização do sonho de um grupo de jovens que amam suas raízes, sua cultura, sua cidade e que acreditaram que juntos seriam capazes de realizar as mudanças necessárias para transformar e reconstruir sua cidade. Visto que era necessário a existência de uma instituição destinada exclusivamente para dar visibilidade e reconhecimento da juventude itapajeense.

O QUE É A A.J.I ? Fundada em 31 de Dezembro de 2012, a AJI (Associação Jovem de Itapajé) foi criada com a finalidade de defender os interesses de toda população , em especial, os jovens. Além de promover uma maior interação entre os mesmos, através de atividades culturais, sociais, desportivas e de lazer, a fim de permitir a reconstrução da cidade, construindo também jovens melhores capazes de participar e mudar a sua cidade.


E

stamos todas as manhãs dos sábados pela

Rádio Guanacés AM a partir das 09 horas . Com um programa destinado aos jovens de todas as idades, abordando temas e assuntos que movimentaram o Brasil e o município de Itapajé. Participe ao vivo conosco, pois a nova ordem é se movimentar! Acompanhar e participar!

O programa Juventude na Área - JÁ' comemorou no dia 04 de Janeiro de 2014 o 1° ano de existência e exibição deste inédito espaço oferecido aos jovens do município de Itapajé através da rádio Guanacés Am. Foram 48 programas ao ar durante o Ano de 2013 na qual abordaram várias temáticas envolvendo a juventude. Desde já agradecemos pela oportunidade que foi oferecida para que os jovens de Itapajé pudesse se manifestar frente aos assuntos de nossa cidade e região.


Conhecendo o Município: ‘O Significado do nome Itapajé ’

Itapajé é uma cidade que possui uma história muito rica e cheia de peculiaridades, no entanto, é quase desconhecida pela sociedade local. A cada edição trataremos de um aspecto da cidade e tornaremos conhecida um pouco de sua história.

Nesta primeira edição abordaremos a etimologia. O topônimo Itapajé vem da língua tupi, que significa "curandeiro da pedra“ ou “pedra do feiticeiro”, através da junção dos termos itá (pedra) e paîé (curandeiro) .

A denominação original de Itapajé antigamente era Riacho do Fogo, depois Arraial de Santa Cruz, Vila Constituinte, Santa Cruz da Uruburetama, São Francisco da Uruburetama, São Francisco e, desde 1931, Itapajé. Ou seja, totalizando 7 denominações. FONTE: WIKIPEDIA


Foi notícia: Como definir o dia 15 de Junho de 2013?

Como um fato histórico ocorrido no município, na qual proporcionou espaço para que a juventude se manifestasse frente às decisões que estavam sendo tomado pelo poder público, fazendo deste evento um processo inovador nos jovens da cidade de Itapajé. No I encontrão da Juventude de Itapajé ocorreram várias discussões dos jovens na qual foram indagados a proporem ações prioritárias na futura secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, reconhecendo o jovem como dinamizador da construção dessas políticas.

Essas observações ocasiona grande relevância aos futuros frutos que este encontro possibilitará nas gerações do município, visto que serão desenvolvidos novas oportunidades e mecanismos que providencie a participação constante da juventude nas políticas públicas que estão sendo direcionadas para os mesmos, envolvendo-se na articulação e implantação da eficácia dessas PPJ’s. No entanto, após esse Encontro e até a presente data de publicação deste informativo não houve uma continuação dessa proposta no município, provocando grandes perdas para os jovens itapajeense que CARECE dessas políticas.

Por Mikael Gomes


SE LIGA NO TEMA: Será abordado um tema pré-determinado em cada mês, escolhidos pelos integrantes da AJI ou pelos próprios leitores que darão sugestões. Os temas trabalhados objetivarão informar e entreter a juventude de Itapajé e, por isso, daremos prioridades a temas atuais e de interesse dos jovens. Neste caso é com grande satisfação que abordaremos no Se Liga no tema dessa primeira edição do Jornal Juventude na Área algo de grande e fundamental importância para nossas conquistas que é o tema Juventude e cidadania. A cidadania deve ser acima de tudo uma busca em nossas vidas e uma conquista que devemos almejar pois ela está ligada a nossas ações em busca de uma vida e sociedade melhor. Buscarmos sermos cidadãos conscientes de nosso direitos e saber de forma crítica e construtiva buscar afirmação e espaço dentro da sociedade sendo assim influenciadores de novas conquistas que atingirá a todos. Exercer cidadania é algo de grande importância pois assumimos uma responsabilidade de crescimento e buscas na construção de mecanismos que só vem a nos trazer conquistas maiores desde o lazer á educação. A participação nas organizações de Juventude como: ONGs, associações, grupos ou entidades é uma forma de cidadania do qual podemos buscar a efetivação de políticas sociais que venham a serem concretizadas através de lutas constantes, organização e conquistas. Devemos acima de tudo compreender que quando mudamos de postura e atitude e passamos a sermos elementos fundamentais nas conquistas e melhorias de uma sociedade já estamos dando uma grande passo e passando a sermos peças fundamentais na construção de nossos valores e democracia. Participe seja um cidadão de seu tempo. A Juventude Itapajeense é forte e pode muito mais.

Por Liana Sales

J U V E N T U D E

E C I D A D A N I A Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer“cidade”. FONTE: WIKIPEDIA


Este será um espaço para os jovens leitores, onde serão expostas suas opiniões, seus pedidos musicais (trechos) e sugestões de temas. É um espaço onde o jovem tem a oportunidade de falar e discutir sobre temas de seu interesse, sugestões de pauta de reportagem, comentar sobre temas inerentes aos jovens, portanto, é uma forma de interação que os jovens leitores usufruem para expor seus desejos e anseios á cerca da cidade onde mora, colaborando assim, na difusão e construção de um Itapajé melhor.


JOVENS DA TERRA

Este será o momento de valorizar os talentos dos jovens no município. Contaremos um pouco da história de vida e do trabalho daqueles jovens que realizam alguma atividade social (projetos, associações, grupos), cultural (música, teatro, dança, esporte) e artística (artesanato, xilogravura, escultura), etc. Enfim, buscaremos entreter a juventude itapajeense para incentivá-los ao protagonismo juvenil, na tentativa de formar uma rede de conhecimentos e no exercício da cidadania.


Díz Aí Ajieira!

Liana Sales,ativista social e membro da AJI Todos nos temos um potencial enorme de lutarmos por uma vida melhor, uma cidade mais justa por nossos direitos que no lugar em que nascemos possamos ter a oportunidade de um lazer, estudo, sermos incluídos no cenário social de forma a termos oportunidades concretas de um futuro melhor. A juventude deve viver o que há de melhor, e isso só será possível mediante cada um lutar, buscar, reinvidicar pelas causas sociais. Que a partir desse momento cada jovem possa levantar do seu lugar e acreditar que existe algo bom esperando por ele, que o futuro deve ser o melhor, que podemos mudarmos rumos na história e nos tornamos protagonistas de nossas vidas. E que lutemos sempre para termos e sermos o melhor. A Juventude Itapajeense é forte e nos acreditamos nessa Juventude que tanto tem á contribuir para o nosso município. Grande abraço a todos.

A AJI, representa mais que uma Associação, ela é um movimento social, com o intuito de conscientização e formação cidadã da juventude itapajeense. Uma associação como a AJI é de extrema importância para o êxito das Políticas Públicas de Juventude em nossa cidade, ela tem o papel de fugir da conhecida Política de Pão e Circo!. A AJI é o Ideal Juvenil congregado, nem utopia nem Distopia, e sim ideologia democrática exalada na força transformadora da Juventude!

Artur Araújo, estudante e membro da AJI

Díz Aí Ajieiro!


ASSOCIAÇÃO JOVEM DE ITAPAJÉ –AJI -Contato Acesse o Blog: Jovens de Itapajé Curta no Facebook: Juventudes Itapajeense Email: aji10itapas@gmail.com


Jornal Juventude na Área - JÁ Ed. N°01